ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/05/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Organização Mundial da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em vários países, como precaução. A decisão segue a publicação de um estudo na sexta-feira na revista médica The Lancet que considerou ineficaz ou até prejudicial o uso de cloroquina e seus derivados como a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os detalhes da decisão foram divulgados ontem pelo diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM. A OMS iniciou há mais de dois meses ensaios clínicos sobre os efeitos da hidroxicloroquina, mas decidiu suspender os testes porque o medicamento não tem sido eficaz contra a Covid-19 em pacientes hospitalizados.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta segunda-feira o reforço das medidas sanitárias na cidade de Rivera, no norte do país, na fronteira com o Brasil. No local, foi registrado um surto de Covid-19 que causou duas mortes neste fim de semana. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que conversou pela manhã o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO para colocar em prática um tratado de ação sanitária binacional já existente. O uruguaio também conversou com o governador EDUARDO LEITE para alinhar ações conjuntas no combate ao coronavírus. LACALLE POU também informou que os ministérios do Interior e da Defesa adicionarão dois postos migratórios e sanitários aos dois já existentes nos pontos de fronteira para minimizar o tráfego.

Nesta segunda-feira, a empresa de biotecnologia de Maryland, a Novavax, anunciou planos para iniciar a inscrição de aproximadamente 130 pessoas em um ensaio com uma nova vacina experimental contra a Covid-19. A empresa diz que espera obter resultados preliminares de segurança e eficácia em julho. Esta é a décima companhia do mundo a iniciar testes em humanos de possíveis vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus. O primeiro voluntário foi vacinado na noite desta segunda na Austrália, onde a fase inicial do julgamento está sendo realizada em dois locais. Se os resultados forem promissores, o estudo continuará em sua segunda fase, na qual um grupo maior de participantes em vários países será testado para avaliar a segurança, eficácia e capacidade de redução da vacina contra o novo coronavírus.

O Brasil alcançou na segunda-feira, o total de 153 mil 833 pessoas recuperadas do novo coronavírus. O número representa 41 por cento do total de casos confirmados atualmente. O Brasil tem 374 mil 898 com a doença. A quantidade de pessoas curadas tem crescido a cada dia. Nas últimas 24 horas, três mil 922 pessoas se curaram da doença. Outras 197 mil 592 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil até o começo da noite de ontem. Até o momento, de acordo com dados do ministério da Saúde, o país registra 23 mil 473 óbitos. 807 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24 horas.

As concessões de crédito, no período de 16 de março a 30 de abril de 2020, somaram 472 bilhões reais, incluindo contratações, renovações e suspensão de parcelas. Segundo a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, o crédito para empresas cresceu 75 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. No momento que o país enfrenta crise do cronavírus e seus impactos na economia, foi registrado um total de contratações de operações de crédito de 326 bilhões reais. Além disso, os bancos já renegociaram sete milhões e 400 mil contratos com operações em dia. Apesar disso, uma pesquisa feita pelo Instituto Getúlio Vargas mostra que o dinheiro não está chegando na ponta. O Indicador de Facilidade de Acesso ao Crédito das Sondagens Empresariais, calculado pelo instituto registrou perda de 31 pontos entre março e abril. Um dos gargalos que principalmente pequenas e médias empresas têm enfrentado é a burocracia.

Ao ser empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO defendeu a conciliação e o diálogo como metas a serem buscadas para superar a atual crise pela qual o Brasil atravessa. BARROS disse que é preciso diálogo em vez de confronto e razão pública no lugar das paixões extremadas. O novo presidente do TSE também condenou os recentes ataques contra o Supremo Tribunal Federal. Ele também destacou que o adiamento das eleições municipais para 2022, como quer a Confederação Nacional dos Municípios, está fora de cogitação.

Santa Catarina já tem mais de quatro mil e 600 casos confirmados de dengue, maior número já registrado da doença no estado. Os dados são referentes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 16 de maio de 2020 e foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Um novo sorotipo da doença foi identificado no estado, o DENV4. Dos quatro mil 601 casos de dengue confirmados, 93 por cento foram contraídos dentro do estado, ou seja, são autóctones. Joinville, no Norte catarinense, lidera o ranking, com dois mil 958 casos. A dengue atualmente está presente em 46 cidades catarinenses. Dez cidades estão em epidemia, comoCaibi, Maravilha e São Miguel do Oeste. Em comparação com o ano passado, o aumento de casos de dengue em Santa Catarina é de 190 por cento.

A série de demissões em função da crise da pandemia começa a aparecer com mais peso nos números do seguro-desemprego em Santa Catarina. Na primeira quinzena de maio, foram registrados 30 mil 163 pedidos do benefício no Estado, o que representa um crescimento de 118 por cento frente ao mesmo período de 2019, quando foram encaminhadas 13 mil 834 solicitações. Os dados do Ministério da Economia mostram que Santa Catarina foi o sexto Estado com mais solicitações do seguro-desemprego no Brasil. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que é responsável pelo serviço, informou que do total de pedidos feitos na primeira quinzena de maio, 83 por cento foram habilitados. Durante todo o mês anterior, Santa Catarina registrou 45 mil 577 solicitações de seguro-desemprego, o que representou um aumento de 52 por cento frente ao mês de abril de 2019.

A presidência da Assembleia Legislativa confirmou o fechamento da Casa e a suspensão das atividades por uma semana. O motivo é o registro de um caso confirmado do novo coronavírus e outras quatro suspeitas entre servidores da instituição. As atividades estão suspensas até a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada em reunião da mesa diretora com os líderes dos partidos. Em nota, a Alesc informou que todos os quatro servidores com suspeita de covid-19 já fizeram testes e aguardam os resultados. Com o fechamento da Alesc, os depoimentos dos ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da saúde, HELTON ZEFERINO e da servidora MÁRCIA GEREMIAS PAULI, que seriam ouvidos na CPI dos respiradores nesta terça-feira, foram transferidos para a terça da próxima semana.

Secretaria de Educação de Campo Erê organiza distribuição da merenda escolar. A secretária LEDI EHREBRINCK informa que semana passada foi feito o cadastro das famílias que serão beneficiadas. Já havia uma quantia em alimentos e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação enviou recursos para completar o que precisa. Na Escola Maria Nelly a merenda já foi entregue. Amanhã será a vez da escola Doze de Novembro. Quinta e sexta-feira haverá distribuição da alimentação escolar para todas as escolas de Campo Erê que ainda não receberam.

Professora e orientadora pedagógica não tem dúvida: isolamento social compromete aprendizado do aluno. LARISSA RÍBOLI, que trabalha para o município de Campo Erê e também para o Estado, explica sua posição. O ensino é feito mediante relação social direta entre professor e aluno e isso parou. O que ocorre agora, salienta, é uma relação mediada pela tecnologia. Ao relacionar os problemas, LARISSA lembra que há aqueles alunos que nem tem internet em casa. Outra questão é que é grande a porcentagem de pais analfabetos e aí não há a menor condição de avançar.

Se existem problemas com o ensino presencial, agora nem se fala. A professora faz questão de frisar que mesmo nas casas onde os pais tem curso superior, não terão condições de auxiliar muito seus filhos, porque não foram preparados para isso. Aluno esforçado, que tem internet, pode amenizar as dificuldades, enviando perguntas aos professores, mas e aqueles que não tem computador? Indaga LARISSA. Esses alunos terão que esperar terminar a pandemia para poder clarear suas dúvidas. Tecnologia é muito importante, mas como complemento e não fazendo a primeira função, acrescenta.

Os mais prejudicados serão crianças da pré escola e as do período de alfabetização. A orientadora LARISSA RÍBOLI fala que aluno aprende em três situações: ouvindo, vendo e fazendo. No seu entendimento, para ano que vem será preciso criar um plano de educação muito bem estruturado para poder amenizar um pouco os prejuízos que os estudantes estão tendo agora.

CDL mantém canal direto com associado para repasse de informações. Quem explica essa ferramenta é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Oeste SIDNEI KASBURG. Segundo ele,

objetivo é informar detalhadamente o que prevê o Decreto Municipal em vigor atualmente e promover a conscientização nas pessoas. A CDL está desenvolvendo diariamente um trabalho de orientação e repasse de informações detalhadas aos associados, por meio de um canal direto com eles e também pelas redes sociais. Objetivo é mantê-los a par do que prevê o Decreto Municipal, de uma forma mais detalhada.

A ideia é padronizar a informação, evitando que haja divergências de interpretação. KASBURG, destaca que além do trabalho de orientação referente ao Decreto e conscientização para prevenir a disseminação do covid-19 no município , a CDL auxilia o empresário a alavancar seus serviços em meio a pandemia. Para isso, repassa informações que favoreçam a inovação e impulsionem o movimento econômico. Para isso, são disponibilizadas palestras on-line, divulgação de linhas de crédito disponíveis e assessoria empresarial.

Ações de incentivo podem evitar medidas mais drásticas. O presidente da CDL de São Lourenço do Oeste SIDENI KASBURG entende que tudo que está sendo feito é para evitar ou amenizar decisões das autoridades competentes caso o número de casos de coronavírus tenha um aumento considerável, prejudicando assim o movimento econômico do município. Frisa que a maior preocupação é com o equilíbrio financeiro das empresas, com a manutenção dos empregos e com o desenvolvimento da cidade.

Anchieta confirma nove casos de dengue. DIEGO REI, coordenador municipal do programa da dengue e gerente de controle em saúde pública, informa que além dos nove confirmados há mais um aguardando resultado de exame. Outros nove já foram descartados. REI frisa que a Secretaria de Saúde acompanha os pacientes, mas como não há um tratamento específico, os sintomas são controlados buscando não agravar o estado de saúde da pessoa, além de prevenir a disseminação da doença.

Chegada do frio dificulta a proliferação do Aedes. Com o início do inverno, DIEGO comenta que o número de focos deve diminuir. Atualmente Anchieta tem 15 focos. O coordenador salienta que já foram feitos três trabalhos de fumigação no município, todos num raio de 300 metros ao redor das casas e trabalhos dos diagnosticados. Outro ato em prevenção foi a dedetização de bueiros, buscando eliminar focos da dengue e também de outros insetos.

Municípios da região tem aumento no número de casos de coronavírus. Nos últimos dias vários exames de Covid-19 estão tendo resultados positivos. Municípios de toda a região tem apresentado um crescimento significativo de pessoas com coronavírus. Chapecó lidera com o maior número. São 820 casos confirmados, três óbitos, 313 suspeitos e 268 pessoas recuperadas da doença. O município de São Miguel do Oeste está com 29 casos. Destes, sete já estão recuperados. São José do Cedro são dois casos. Tigrinhos três, sendo um recuperado. Jupiá duas pessoas contraíram a doença, e em Quilombo o número chega a oito. Campo Erê e São Bernardino registram apenas um caso cada, ambos já recuperados. Anchieta, ontem confirmou mais dois chegando a um total de seis. Francisco Beltrão tem 16 casos suspeitos, 15 confirmados, nove recuperados e duas mortes por coronavírus.

Idosa de Irati morre com Covid-19 em Chapecó. O caso é de uma mulher de 75 anos, que internou no Hospital Regional de Chapecó no dia 26 de março, após passar pelo Hospital São Bernardo de Quilombo com suspeita de coronavírus. Ela tinha vindo recentemente de um cruzeiro e logo depois teve a confirmação que contraiu o vírus. A mulher era portadora de problemas respiratórios. A idosa morreu na madrugada de hoje, dois meses após o internamento.

Acontece sessão ordinária da câmara de vereadores. Segundo a presidente do legislativo de Campo Erê, REASILVA RAIMONDI, essa foi a primeira reunião do legislativo após o início da quarentena do coronavírus. Foram tomadas as precauções, como o distanciamento mínimo e uso de álcool em gel. Informa que haviam três projetos para serem debatidos, todos vindos da Secretaria da Cidade do município.

Somente um dos três projetos é aprovado. REA explica que os dois projetos que não foram aprovados vieram com algum erro. Eles devem ser revistos e voltam na próxima reunião do legislativo para serem votados. O que foi aprovado trata-se sobre remanejamento de recurso dentro da Secretaria da Cidade. A presidente esclarece que haviam 29 mil reais destinados à aquisição de veículos, e o pedido era de que esse montante possa ser usado na manutenção de máquinas que já pertencem à pasta.

Polícia Militar continua com ações de enfrentamento a COVID-19. Desde o mês de Março a PM trabalha na fiscalização das medidas sanitárias determinadas em decorrência da pandemia do Coronavírus. Os policiais militares têm percorrido o comércio verificando questões como: uso da máscara por clientes e funcionários e a lotação dos estabelecimentos. As ações são voltadas também para vistorias em locais com aglomeração de pessoas. Na área da fronteira a Polícia Militar fiscaliza as medidas sanitárias, muitas destas ações, são desenvolvidas em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar.

Cerca de novecentos estabelecimentos são fiscalizados em uma semana. Além disso, várias outras situações foram alvo de fiscalização pela Polícia Militar nos 35 municípios que compõem a área de atuação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira. Estes atos fiscalizatórios geraram a expedição de 10 termos de notificação e a interdição de um estabelecimento por descumprimento de normas sanitárias. Com a realização destas ações, juntamente com a realização do policiamento preventivo e operações voltadas a situações especificas na esfera criminal, a Polícia Militar vem participando ativamente do enfrentamento a esta crise de saúde pública. O encerramento desta crise passa pela colaboração da sociedade com o cumprimento das medidas preventivas e a denúncia de eventuais situações que possam colocar em risco a saúde pública.

Cerca de 400 pacotes de cigarro contrabandeado é apreendido pela Polícia. A Polícia Militar de Flor da Serra do Sul apreendeu a mercadoria na manhã de hoje. A guarnição fazia seu patrulhamento de rotina, quando viu um veículo Astra transitando em alta velocidade pela cidade. Os policiais deram ordem de parada, mas o condutor não acatou e seguiu em alta velocidade, sentido ao município de Palma Sola. A perseguição durou cerca de 10 km. Em conjunto com a Polícia Militar do estado vizinho, Santa Catarina, foi possível apreender o carro e o cigarro.

Foi montado uma barreira, e quando o motorista do Astra viu os policiais acabou perdendo o controle do veículo e bateu num barranco. Ele abandonou o carro, entrou em um matagal, não sendo mais localizado pela equipe. Em revista no automóvel, foi contatado o carregamento de cerca de 400 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria e o Astra foram entregues na Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

Saída de pista deixa mulher presa às ferragens. A motorista de uma caminhonete L200, placas de Foz do Iguaçu, ficou ferida num acidente de trânsito ontem, na BR-280, entre Marmeleiro e Flor da Serra do Sul. Ela perdeu o controle, saiu da pista, caiu numa ribanceira e parou dentro de um rio nas proximidades da Comunidade Rio Verde. A mulher de 46 anos ficou presa nas ferragens, sofreu ferimentos moderados e foi socorrida pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu. Ela foi levada ao hospital em Francisco Beltrão.

Acidente com trator deixa homem morto no interior. Foi ontem, na Linha Belo Horizonte, interior de Campo Erê. Por volta das 21 horas e 35 minutos, o Corpo de Bombeiros, foi chamado para atender a acidentecom trator Massey Ferguson 630. No local a máquina estava tombada em cima da vítima, identificada como JOSÉ ADEMIR PONCIO, de 49 anos. Quando os socorristas chegaram o homem já estava sem os sinais vitais. O local foi isolado pelas guarnições do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, ficando à disposição dos órgãos de apoio da Polícia Civil e IML.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.