-CONGRESSO DEVE INSTALAR HOJE CPMI PARA INVESTIGAR ATOS DE 8 DE JANEIRO
-IBGE APONTA LEVE ALTA NAS VENDAS DO COMÉRCIO DE SC EM FEVEREIRO
-DEFINIDAS AS NOVAS SOBERANAS DA DÉCIMA QUINTA EFACITUS
-BAILE E FERIADO MARCAM OS 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE TUNÁPOLIS
-MONDAÍ REGISTRA APENAS QUATRO CASOS DE DENGUE NESTE ANO
-SANTA HELENA DISPONIBILIZA CARNÊS PARA PAGAMENTO DO IPTU
-POLÍCIA MILITAR APRESENTA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A REGIÃO
-POLÍCIA ATENDE OCORRÊNCIAS DE INGESTÃO ILEGAL DE BEBIDA ALCOÓLICA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer da tarde. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
O governo francês prometeu fornecer navios, ônibus e trilhos de trem para a Ucrânia, cuja infraestrutura de transporte foi seriamente danificada pela invasão russa. O vice-ministro dos Transportes, CLÉMENT BEAUNE, apelou às empresas francesas, "a partir de agora", para "colaborar, principalmente no setor dos transportes". De acordo com o Ministério da Transição Ecológica da França, "as últimas avaliações estimam o custo da reconstrução da Ucrânia em 383 bilhões de euros", incluindo 83 bilhões apenas para infraestrutura de transporte.
A insegurança na capital haitiana, Porto Príncipe, atingiu níveis semelhantes aos de países em guerra. A afirmação foi feita pela ONU em um relatório no qual destaca o aumento de assassinatos e sequestros no país caribenho e pede o envio de uma força internacional para a ilha. O número de homicídios registrados no Haiti aumentou 21 por cento nos últimos meses, passando de 673 no último trimestre de 2022 para 815 entre primeiro de janeiro e 31 de março deste ano. Já o número de sequestros cresceu 63 por cento nesse mesmo período de referência, de 391 para 637.
Mais de 1 milhão de aves foram mortas no Chile, em meio a um surto de gripe aviária, causada pelo vírus influenza A, desde o final do ano passado. O número inclui tanto os animais vítimas da doença quanto os que foram abatidos preventivamente. Os primeiros casos foram registrados em aves selvagens, mas em pouco tempo se espalhou nas granjas industriais de todo o país, causando uma grave crise no segmento. A crise sanitária atingiu fortemente a economia do Chile. O preço dos ovos sofreu um aumento de 35 por cento desde o final do ano passado, quando o surto teve início. O governo anunciou a suspensão das exportações da carne de frango até que a situação esteja controlada.
A Comissão Mista do Orçamento aprovou nesta terça-feira um projeto que abre crédito de sete bilhões e 300 milhões de reais para o Ministério da Saúde viabilizar o pagamento do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta agora segue para análise do plenário do Congresso. O texto precisa ser aprovado por deputados e senadores em sessão conjunta. O piso salarial das categorias foi aprovado no Congresso em 2022 na forma de projeto de lei e de uma emenda constitucional. A proposta estabeleceu os pisos de: quatro mil 750 para enfermeiros, três mil 325 para técnicos, dois mil 375 para auxiliares de enfermagem e parteiras.
O presidente do Congresso, RODRIGO PACHECO do PSD de Minas Gerais deve ler nesta quarta-feira o requerimento de criação da comissão parlamentar mista de inquérito que vai investigar os atos de 8 de janeiro. Está marcada uma sessão conjunta do Congresso, com deputado e senadores, para o início da tarde. Com a leitura do requerimento, a CPI é oficialmente criada. A etapa seguinte é a indicação dos partidos para definir os membros para a comissão. Até ontem à noite, 239 dos 513 deputados haviam assinado o requerimento. O mínimo para a criação são 171. No Senado, foram 38 assinaturas. O mínimo são 27. Nenhum parlamentar do PT assinou o requerimento.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o requerimento de urgência para o projeto de lei das Fake News, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O tema é debatido no Congresso Nacional após ações do governo LULA para agilizar a tramitação do texto, enquanto as empresas donas de redes sociais e aplicativos de mensagens, como Facebook, Instagram, TikTok, Google e WhatsApp, contestavam a matéria. O placar foi decidido por 238 votos favoráveis a 192 contrários. O texto chegou à Câmara dos Deputados em 2020 e a base da proposta é combater a disseminação de conteúdo falso e perfis inautênticos nas redes com mais de dois milhões de usuários.
O Governo do Estado inicia nesta semana a mobilização dos municípios catarinenses para a Campanha Maio Laranja que visa combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é levar informação para incentivar principalmente as denúncias. A secretaria de assistência social elaborou materiais gráficos que podem ser impressos e divulgados nas redes sociais para falar dos abusos e incentivar denúncias. O cronograma da campanha do Maio Laranja em Santa Catarina também inclui visitas aos municípios. Dados apontam que em 2020, Santa Catarina era o quarto estado do país com mais casos de violência contra crianças e adolescentes.
As vendas do comércio catarinense tiveram leve alta de zero vírgula quatro por cento em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. O resultado de Santa Catarina em fevereiro foi décimo entre as 27 Unidades da Federação.Já em relação a fevereiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista catarinense avançou cinco vírgula três por cento. O índice de Santa Catarina foi puxado pela alta nas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação que subiu 32 por cento, o maior entre as atividades. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a alta foi de 42 por cento.
O primeiro trimestre de 2023 foi marcado por recorde em Santa Catarina, com um montante exportado de dois bilhões e 700 milhões de dólares. Os países da Ásia foram os que mais compraram produtos catarinenses no período analisado. Segundo o Observatório FIESC, a expansão econômica foi notadamente para os mercados da Índia, Japão, Arábia Saudita e China, com as vendas de carnes de aves e suínas e óleo de soja. No que se refere ao valor total das exportações, a Arábia Saudita cresceu 37 por cento, a Índia expandiu 31, a China aumentou 27 e o Japão alcançou 16 por cento. Entre os produtos da pauta exportadora, Santa Catarina ainda se destaca com a ampliação das vendas de produtos mais intensivos em tecnologia como partes de motor, motores elétricos e telefones para esses países.
As novas soberanas da décima quinta Efacitus – Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis foram escolhidas em evento com desfile na noite desta terça-feira, no ginásio de esportes do município. Ao todo, 12 candidatas concorreram aos cargos de rainha e princesas e desfilaram diante dos jurados e do grande público que se fez presente. O evento também contou com a presença de autoridades e soberanas dos municípios vizinhos. Após o desfile de escolha das novas soberanas da Efacitus, ainda teve baile de aniversário do município, com animação do Grupo Momentos. A nova corte da Efacitus tem como Rainha: MAÍZA ZOZ LUDWIG, Primeira Princesa: LUANA OBERGER e Segunda Princesa: MARIANE PREIS. O desfile foi transmitido ao vivo na página do Portal Peperi no Facebook.
Tunápolis comemora 34 anos de emancipação político-administrativa. Criada no dia 26 de abril de 1989, a então comunidade de Tunas, que pertencia ao município de Itapiranga, havia sido elevada à categoria de Distrito. Em maio de 1987, após manter contato com diversas lideranças do Distrito, se discutiu a possibilidade de emancipar a comunidade de Tunas. Após diversas tentativas que envolviam alguns empecilhos, resultou-se com êxito em uma consulta para sugestão de nomes para o município e entre os vários nomes sugeridos na época, foram postos em votação sugestões como Tunápolis, Nova Tunas, Itunas e Tritunas, vencendo o nome Tunápolis. A partir disto, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado marcou a primeira eleição municipal para outubro de 1989. Houve três candidatos a prefeito: BERTILO WIGGERS, MÁRIO BECKER e BRENO LOEBENS, saindo vitorioso o senhor BERTILO WIGGERS (em memória).
O atual prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destaca que desde a emancipação político-administrativa, foram nove gestões, que com esforço e dedicação, traçaram caminhos para o progresso do município. Entre inúmeras conquistas, FREY comemora a execução do Asfalto da Fronteira, um sonho de muitas décadas. Cita ainda o destaque do município no movimento econômico da Ameosc, com mais de 500 milhões de reais. Somente na agropecuária, são mais de 450 milhões. O prefeito considera que esse resultado é a somatória do trabalho em conjunto dos munícipes. MARINO FREY enfatiza que são números que trazem retornos que podem ser investidos em prol da população do município. Para comemorar o aniversário, a comunidade de Tunápolis festejou na noite de ontem, o trigésimo quarto aniversário com um grande baile no Ginásio Municipal FRANCISCO CACILDO FROELICH. Hoje é feriado no município.
Tunápolis tem resultado positivo com incentivos a empresas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, SÉRGIO EIDT, relata investimentos significativos em vários empreendimentos empresariais. O município contribui cedendo áreas públicas, mediante apresentação de um plano de expansão de atividades e geração de empregos. Ele menciona que em pouco mais de dois anos, foram entregues 64 autorizações de incentivos para empresários. O Secretário destaca que ocorre parcerias em áreas privadas, onde a prefeitura contribui principalmente com terraplenagem. De acordo com EIDT os programas do município permitem que os empresários realizem investimento em estrutura.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tunápolis menciona várias inaugurações em maio e junho, incluindo fábrica de móveis, galpão industrial, setor de transportes, empresa de mármore e outros segmentos em que a prefeitura investiu mais de 100 mil reais em terraplenagem, com obra de três mil metros quadrados. SÉRGIO EIDT relata ainda situações em que várias empresas deixaram o perímetro urbano e realizaram adequações nas questões ambientais em terrenos com melhores condições para o desenvolvimento das atividades. O Secretário lamenta que ainda existem situações em que a prefeitura não pode auxiliar os empresários em edificações já consolidadas. Os incentivos estão condicionados à geração de emprego e aumento do movimento econômico.
Prefeitura de São João do Oeste fará repasse de 500 mil reais para o hospital manter atividades. Outras ações visam realizar adequações que deixaram de ser feitas nos últimos anos. O vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, relata uma grande preocupação com o Hospital Santa Casa Rural. Ontem o Conselho Municipal da Saúde aprovou o repasse extra do município no valor de 500 mil reais. Agora o projeto necessita do aval da Câmara de Vereadores para os recursos chegarem ao hospital. Segundo o vice-prefeito, meio milhão de reais não é suficiente para sanar as dívidas da unidade de saúde e realizar investimentos urgentes. RASCH destaca que o socorro da prefeitura evita problemas que poderiam causar o encerramento das atividades.
De acordo com RUDI RASCH, a dívida é superior a 470 mil reais, além de pendências em adequações. O vice-prefeito de São João do Oeste menciona como urgente os ajustes solicitados pelo Corpo de Bombeiros, com prazo final em 15 de maio. Este encaminhamento já foi feito para evitar complicações no atendimento dos pacientes. RASCH chama atenção para outro problema sério que é referente a uma questão ambiental, pois o hospital não possui o sistema de tratamento de esgoto que é exigido. RUDI RASCH projeta até 200 mil reais de investimentos necessários para adequações que estão pendentes e com isso será preciso ainda mais recursos. O vice-prefeito lembra que já foi aprovada uma dotação orçamentária para socorrer a administração do Hospital Santa Casa Rural com o valor de meio milhão de reais.
De acordo com RUDI RASCH, não existe risco dos munícipes ficarem sem atendimento hospitalar, pois os projetos já foram elaborados para atender as exigências pendentes. Conforme o vice-prefeito, a intervenção da prefeitura é necessária, pois não existiria outra forma de obter altos valores para sanar problemas que o Hospital Santa Casa Rural possui. RUDI RASCH menciona que a partir deste ano, a gestão do hospital é compartilhada com o Instituto Santé, com meta de oferecer uma quantidade bem maior de serviços e desta forma, viabilizar a manutenção da unidade. O vice prefeito reforça que é preciso ampliar as especialidades e prestar maior número de atendimentos para aumentar as receitas do hospital.
Casos de raiva em animais geram preocupação em Santa Catarina. Estado teve três casos confirmados somente neste ano. De acordo com a Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, apesar de serem poucos casos, é preciso manter a atenção, já que a doença é grave e pode ser transmitida de animais para seres humanos. Ela destacou em entrevista ao RPN desta quarta-feira, que as medidas de prevenção são cruciais para evitar novos casos. Conforme TATIANE, existe o Programa Nacional de Controle da Raiva que promove ações e trabalhos nas propriedades, com o objetivo de levar informações aos produtores rurais e maior educação sanitária da população, fazendo com que as pessoas saibam as características da doença e as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas.
A vacinação dos rebanhos é fundamental para controlar os casos de raiva. Conforme a Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, é preciso incentivar os produtores a fazerem a aplicação da vacina contra a raiva em bovinos, equinos e também nos pequenos animais domésticos. Outra ação importante apontada pela Veterinária é o cadastro dos abrigos de morcegos, principalmente dos morcegos vampiros, pois são eles que mordem os animais para sugar o sangue e transmitir a doença. Os morcegos vampiros geralmente se abrigam em bueiros, cavernas, buracos, árvores ou até em construções abandonadas, sendo importante que as pessoas notifiquem a Cidasc, diante da presença de morcegos em um desses locais. A partir disso, é feito o monitoramento da reprodução e do comportamento da espécie.
Os produtores também devem prestar atenção no comportamento dos animais em suas propriedades. A Médica Veterinária da Unidade Conveniada da Cidasc de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, TATIANE ALBUQUERQUE, cita que caso seja identificada salivação em excesso, distanciamento do rebanho, falta de apetite ou até a presença de mordida com sangue no pescoço, deve ser feita uma notificação ao escritório da Cidasc mais próximo. Em qualquer um desses casos, os profissionais tem até 24 horas para visitar a propriedade e identificar se existe suspeita de raiva. Em caso de necessidade, poderá ser feita a coleta de material ou captura dos morcegos para análise em laboratório. Ela considera que é preciso melhorar o índice da cobertura vacinal dos animais, pois muitos produtores sequer sabem o que é a raiva e ainda desconhecem a existência de vacina a baixo custo contra a doença.
O município de Mondaí registrou apenas quatro casos de dengue neste ano. Conforme o Secretário de Saúde, GUINTER OTTO DREHER, todos os pacientes que contraíram a doença residem no interior, na região da divisa com Itapiranga. Ele destaca que esses casos podem ser importados, pois os pacientes se deslocam diariamente para trabalhar no município vizinho. DREHER observa que neste ano não foi registrado nenhum caso em pacientes que moram na cidade de Mondaí, o que comprova a eficácia das ações de prevenção e conscientização promovidas pela pasta.
A Secretaria de Saúde de Mondaí também segue fazendo o encaminhamento de pacientes para os mutirões de cirurgias eletivas promovidas pelo Estado. Conforme o Secretário, GUINTER OTTO DREHER, no início desta semana alguns pacientes também foram contemplados com cirurgias de oftalmologia em um mutirão realizado no Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. Ele ressalta que a Unidade Básica de Saúde de Mondaí possui uma equipe completa para prestar um bom atendimento aos munícipes.
O município de Santa Helena está efetuando a entrega dos carnês do IPTU 2023 aos contribuintes. De acordo com o Secretário de Administração, MARCELO CAMPAGNARO, os carnês já podem ser retirados na prefeitura ou serem impressos diretamente no site do município. Ele destaca que as pessoas que tiverem dificuldades podem procurar o setor de tributos em horário comercial para retirarem as guias referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano. A orientação é que o pagamento seja feito no Sicoob Oestecredi ou na Caixa Econômica Federal, que são os bancos conveniados. A expectativa é de arrecadar o valor de 208 mil 685 reais com o IPTU em 2023, que deve ser investido em várias ações.
MARCELO CAMPAGNARO salienta que 25 por cento do valor arrecadado com o IPTU deve ser aplicados na Educação, 15 por cento na saúde e o restante em demais obras de infraestrutura, atendendo ao disposto em Lei. O Secretário de Administração de Santa Helena lembra que o pagamento com desconto de dez por cento poderá ser feito até o dia 20 de maio e que também é oferecida a opção de parcelamento em duas vezes, com pagamento nos dias 20 de junho e 20 de julho. Caso o pagamento não ocorra até o dia 20 de julho, o contribuinte perderá o desconto e deverá pagar o Imposto em cota única.
MARCELO CAMPAGNARO ressalta que estão isentos do pagamento do IPTU os aposentados que recebem até um salário mínimo e que tenham imóvel no perímetro urbano de Santa Helena. De forma geral, o Secretário de Administração avalia que o município possui uma boa saúde financeira, dispondo de valores restantes do superávit registrado no ano passado, que somado as economias desse ano, permitem bons investimentos em prol da população.
O comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA, apresentou nesta terça-feira, o Projeto Ordem Pública para os municípios do extremo oeste. O comando da PM está percorrendo as regiões do estado para falar sobre o planejamento e os projetos da instituição na área de segurança. O evento foi realizado no auditório do Sicoob São Miguel e contou com a presença de Policiais Militares da nona Região de Polícia Militar, lideranças e autoridades locais. A palestra do coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA foi dividida em três momentos. Na primeira parte, ele abordou a missão constitucional da Polícia Militar, que é a preservação da ordem pública. No segundo momento, o comandante geral da PM apresentou o plano estratégico da instituição para os próximos dez anos. Ele citou que a PM conta com 251 projetos, mas que o foco do trabalho é o cuidado das pessoas, inclusive do ser humano que está usando a farda.
O terceiro ponto da palestra do comandante geral da PM é uma nova doutrina que a instituição está implantando e que trata do terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. O que a Polícia Militar está buscando é a adoção de um modelo que já existe nos Estados Unidos, por exemplo, há 30 anos e que consiste em um processo educativo dos policiais e da comunidade para evitar e enfrentar situações extremas, como o ataque à bancos em Criciúma em 2021 ou o ataque recente a uma creche de Blumenau. PELOZATO explicou que trata-se de um processo educativo e de conscientização que exige uma mudança de cultura e de comportamento para impedir e minimizar casos extremos de violência com múltiplas vítimas.
A Polícia Militar de Santa Catarina participou da segunda corrida da ROTAM, no Paraná. O evento aconteceu no último domingo, em Francisco Beltrão. Policiais Militares lotados no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste e no trigésimo sexto Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Dionísio Cerqueira, participam da corrida. No total, foram 600 participantes, dentre eles atletas de rua profissionais e amadores, que realizaram o percurso único de cinco quilômetros. O primeiro Sargento da PM, MILTON WOLF, de Iporã do Oeste, realizou o percurso em 17 minutos e 56 segundos, ficando em oitavo lugar na classificação geral e em primeiro lugar na categoria Militar.
A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de ingestão de bebida alcoólica em via pública no último final de semana, em contrariedade com as disposições legais que estão previstas em uma lei de 2017, que proíbe o consumo de bebida alcoólica em via pública em São Miguel do Oeste. Ambos os fatos foram registrados em loteamentos novos de São Miguel do Oeste, onde segundo a PM, costumeiramente há registros de Perturbação do Trabalho e Sossego Alheios. Nas duas situações, a guarnição flagrou um grupo de pessoas bebendo em via pública, sendo que todos eles já tinham sido orientados quantos a vigência da lei em abordagens realizadas anteriormente. Diante dos fatos constatados, os policiais confeccionaram boletins de ocorrência, procederam a autuação e realizaram a apreensão de três garrafas de bebida alcoólica, todas parcialmente consumidas. Os envolvidos foram orientados e liberados, cabendo à administração municipal a aplicação de multa.