ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 26 04 2021

-MINISTÉRIO ELEVA PREVISÃO DO ROMBO NAS CONTAS DO GOVERNO PARA 2021

-VETOS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO RETIRAM 150 MILHÕES PREVISTOS PARA SANTA CATARINA

-DECISÃO REDUZ RECURSOS DESTINADOS PARA A RECUPERAÇÃO DA BR 163

-VEREADOR PEDE AULA DE REFORÇO PARA REDUZIR IMPACTOS DA PANDEMIA NAS ESCOLAS

-CAMPANHA IMUNIZA MAIS DE 200 CRIANÇAS DO CENTRO CONTRA A GRIPE

-SUSPEITO DE COMETER FURTOS EM RESIDÊNCIAS É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

-HOMEM PERDE SEIS MIL REAIS NO GOLPE DO “NUDES” NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse ao "The New York Times" que turistas dos Estados Unidos devem ser "em breve" autorizados a entrar na União Europeia. A declaração foi publicada em reportagem deste domingo no site do jornal americano. Por enquanto, as viagens diretas aos países do bloco seguem restritas a razões de comprovada necessidade. A líder da União Europeia disse que a flexibilização dependerá também da queda dos casos e mortes por Covid-19 no continente. Ela não deu detalhes sobre quando isso acontecerá.

Os Estados Unidos enviarão "imediatamente" para a Índia, que enfrenta uma onda de infecções pela Covid-19, material para fabricação de vacinas, além de terapias, testes, ventiladores e equipamentos de proteção, informou a Casa Branca neste domingo. Washington também identificou suprimentos terapêuticos, kits de teste de diagnóstico rápido, ventiladores e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados imediatamente à Índia. Com um bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia registrou quase 350 mil infecções e duas mil 767 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

O candidato de esquerda nas eleições do Peru, PEDRO CASTILLO, ampliou sua vantagem na corrida presidencial do país andino, segundo pesquisa divulgada neste domingo, com quase o dobro de apoio da adversária, a conservadora KEIKO FUJIMORI. CASTILLO, que se comprometeu a redigir uma nova constituição para dar ao Estado mais controle sobre a economia, obteve 41 e meio por cento de apoio na pesquisa do Instituto de Estudos do Peru. FUJIMIRI, filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, que apoia a manutenção do modelo de livre mercado do Peru, teve 21 e meio por cento. O segundo turno será realizado no dia seis de junho.

O Ministério da Economia elevou para 286 bilhões de reais a previsão para o rombo nas contas do governo neste ano. O valor consta do relatório extemporâneo de avaliação das receitas e despesas, divulgado na sexta-feira. Com a nova previsão de rombo fiscal, o governo estima que o déficit primário ficará acima da meta de déficit, de até R$ 247 bilhões, prevista no Orçamento da União de 2021. O déficit primário indica quanto o governo deve gastar acima da arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública. Para honrar esse valor adicional, a União terá de emitir mais títulos da dívida.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve decidir nesta segunda-feira sobre os pedidos de importação da Sputnik V, vacina russa, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, contra a Covid-19. A diretoria colegiada da Anvisa tem uma reunião extraordinária marcada para as seis da tarde. No último sábado, agentes especializados da Anvisa finalizaram a visita de inspeção nos laboratórios das empresas Generium e UfaVita, que participam da produção da Sputnik V. A equipe, que chegou à Rússia no dia 16 e já está de volta ao Brasil, trouxe um relatório com as informações coletadas que ajudará na decisão.

A Casa Civil da Presidência da República elaborou uma lista com 23 acusações e críticas ao desempenho do governo federal no combate à pandemia e que devem ser alvos de investigação e questionamento de senadores na CPI da Covid. Entre as acusações estão negligência do governo na compra de vacinas; minimização da gravidade da pandemia e ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença; promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica; e a militarização do Ministério da Saúde. Em nota, a Casa Civil informou que a medida teve objetivo de levantar dados e informações que serão usados pelo governo para responder aos questionamentos da CPI.

Santa Catarina vai perder 152 milhões 183 mil 258 reais com os vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei Orçamentária Anual de 2021 e que foi sancionada na última quinta-feira. A sanção ocorreu no último dia de prazo e após o impasse com o Congresso sobre o aumento de emendas parlamentares e redução dos gastos obrigatórios. O Estado terá redução de recursos em obras de infraestrutura, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade da Fronteira Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, assistência social, aquisição de máquinas, pesquisa e inovação, educação profissional, recuperação ambiental e saúde. As emendas parlamentares poderão suprir em parte o valor que foi vetado no orçamento, mas de igual forma, Santa Catarina terá menos recursos.

A governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, enviou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 para a Alesc. O texto é a base do orçamento, que vai no segunto semestre para a Assembleia Legislativa. Entre outros destaques, a LDO enviada por DANIELA não altera dois pontos delicados: o percentual do duodécimo, que é o repasse aos Poderes, e a quantidade de emendas parlamentares. Pela LDO, a previsão de orçamento do próximo ano é de 34 bilhões e meio de reais em Santa Catarina, um valor de três bilhões a mais do que em 2021. Segundo o texto, as despesas relacionadas ao enfrentamento à pandemia não terão limitação de gastos pelo IPCA.

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde aponta que houve uma melhoria de classificação em quatro das 16 regiões avaliadas. Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Oeste foram reclassificados para o nível grave na cor laranja. A última matriz, divulgada no dia 17, apontava todas as regiões com risco gravíssimo, na cor vermelha. Apesar da melhoria na classificação, o índice de capacidade de atenção, que mede a ocupação de leitos de UTI, segue em níveis de alerta máximo em todas as 16 regiões. Todas as regiões foram classificadas em nível gravíssimo nesse quesito. O extremo-oeste permanece na bandeira vermelha.

O movimento de cargas na aduana de Dionísio Cerqueira aumentou cerca de 15 por cento no primeiro trimestre deste ano. A informação é do delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE. Nos primeiros três meses de 2021, foram registradas três mil 352 declarações de despacho. Mil 483 foram de importação e mil 869 para exportação. O número é 15 virgula quatro por cento maior do que os primeiro trimestre de 2020. A quantidade de veículos de carga que cruzou a fronteira também foi maior. De acordo com TOLLEMACHE, três mil 597 caminhões carregados com mercadorias entraram ou saíram do país. O número é dez por cento maior do que o registrado entre janeiro e março do ano passado.

O delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE, ressaltou que o tempo entre o registro e o despacho para importação de mercadorias é de cinco horas em média. Para exportação, o tempo entre os registros e despachos é ainda menor: são cerca de 25 minutos. O delegado confirmou que a perda registrada em 2020 foi recuperada apenas neste primeiro trimestre. TOLLEMACHE destacou que além de recuperar as perdas, a aduana está registrado um saldo positivo de exportações e importações.. O delegado também comentou que todos os caminhoneiros que atravessam a fronteira precisam ter testado negativo para Covid-19. A exigência do governo argentino entrou em vigor no último dia 12 e está sendo cobrada na aduana de Dionísio Cerqueira.

O leilão de gado geral, realizado no último sábado no parque de exposições, atingiu os objetivos da associação dos criadores de bovinos. A avaliação é do vice-presidente da entidade, MOACIR PIROCA. De acordo com ele, todos os 500 animais foram vendidos. Ele comentou que o mercado do boi gordo está aquecido e a previsão era de que todos os animais fossem comercializados. A média de valores ficou em 12 reais e 72 centavos o quilo. O volume de negócios ficou perto de dois milhões de reais. PIROCA disse que o valor fica na região, aquecendo a economia local. O próximo leilão está marcado para o dia 22 de maio.

Um grupo de voluntários plantou, no último sábado, 36 árvores na região central da cidade. A informação é do empresário VITÓRIO BOLFE. Ele explicou que a ação seguiu as regras definidas na legislação municipal que fixa as normas para o plantio. A iniciativa contou com o apoio de entidades e empresas da cidade que bancaram o custo do projeto. BOLFE comentou que a intenção é repetir esse trabalho durante o ano. Ele citou que os locais do plantio são discutidos com os moradores que se comprometem em cuidar das plantas. O empresário disse que as pessoas interessadas também podem retirar as mudas e fazer o plantio.

O programa Cidade empreendedora do Sebrae está completando quatro anos nos municípios do extremo-oeste. De acordo com o coordenador regional do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa, UDO TRENEPOHL, a intenção é renovar as ações do programa por mais dois anos nas cidades. Ele explicou que o Cidade Empreendedora trabalha com uma série de iniciativas para apoiar os pequenos empreendimentos, como os projetos de educação empreendedora, liderança, desburocratização, abertura de salas do empreendedores e linhas de credito para os micro e pequenas empresas. TRENEPOHL citou que dentro do Cidade Empreendedora, o Sebrae também oferece ações verticais estratégicas para setores como turismo e inovação como alternativas para o desenvolvimento das cidades.

O deputado federal DARCI DE MATOS, relator da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara cumpriu roteiro pelos municípios da região na última semana. Ele se reuniu com prefeitos e empresários para discutir o projeto que está em tramitação na câmara dos deputados. Em entrevista para a Peperi, DARCI DE MATOS disse que a reforma administrativa é fundamental, pois vai trazer economia de 300 bilhões de reais em dez anos aos cofres públicos. A proposta altera, entre outras questões, as regras do serviço público e modifica, por exemplo, o conceito de estabilidade. Ele citou que o projeto vai instituir um novo perfil para o serviço público nos órgãos federais, estaduais e municipais.

O município de São Miguel do Oeste começa a semana com 76 casos ativos de Covid. No final de semana, apenas um novo caso foi diagnosticado e 16 pessoas entraram para a lista de recuperados. O nível de casos ativos está no patamar de novembro do ano passado, o menor dos últimos cinco meses. O Hospital Regional confirmou três óbitos causados pela Covid no final de semana, dois de moradores de São Miguel do Oeste e um de São José do Cedro. A UTI tem taxa de ocupação de 92 por cento com 23 pacientes confirmados. Na enfermaria são 12 pacientes internados e taxa de ocupação de 75 por cento.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado um dia especial de vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a seis anos incompletos. A ação ocorreu entre oito da manhã e quatro da tarde na praça Walnir Bottaro Daniel. Ao todo, foram vacinadas 216 crianças desta faixa etária pertencentes a famílias que residem na área central da cidade. Segundo a secretária GENI GIRELLI, foi estipulado o horário das oito ao meio-dia para crianças seis meses a três anos incompletos e, do meio-dia as quatro da tarde para as crianças de três a seis anos incompletos. O objetivo desse cronograma foi evitar a aglomeração de pessoas no local de vacinação. O resultado ficou dentro da expectativa da secretaria de saúde do município.

Além da vacinação na praça para as famílias que moram no centro da cidade, a campanha de imunização contra a gripe está ocorrendo em todos os postos de saúde dos bairros. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, as famílias estão sendo comunicadas pelos agentes comunitários de saúde sobre as datas de agendamento da vacinação para cada faixa etária. As doses são aplicados nos postos para evitar aglomerações. GENI disse que as pessoas devem ficar atentas e respeite às datas, locais e horários de vacinação. Ela comentou que, aos poucos, todos serão atendidos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem previsão de ser concluída no mês de julho. A segunda etapa será com gestantes e puérperas. Em seguida, serão vacinados os profissionais da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas.

A Exposuper, principal evento de produtos, serviços e equipamentos para supermercados, foi adiada para o mês de outubro. A informação é do presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI. De acordo com ele, o encontro estava marcado para o mês de junho em Joinville, mas foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. Durante o Peperi Rádio Repórter de sábado, CRESTANI comentou que a Exposuper é um evento importante para o setor, especialmente depois que a Acats deixou de realizar os encontros regionais de supermercados. Entre o final dos anos 90 a década de 2000, São Miguel do Oeste realizou 13 edições no parque de exposições. Na época, CRESTANI era vice-presidente regional da entidade. Ele disse que a retomada os eventos regionais, no momento, está descartada.

A vendas no supermercados catarinenses teve nova alta no mês de março. De acordo com o presidente da Acast, FRANCISCO CRESTANI, o setor fechou o mês passado com um resultado quatro vírgula 54 por cento superior ao mesmo mês de 2021. No acumulado no ano, os mercados já venderam oito e meio por cento a mais do que nos três primeiros meses do ano passado. CRESTANI esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado disse que o resultado é muito positivo. Ele comentou que o setor vem em crescimento desde o ano passado, mas o desempenho do primeiro trimestre de 2021 ficou acima da expectativa. Os números da região, de acordo com ele, ficaram no mesmo patamar dos dados estaduais.

O presidente da Acats também se manifestou sobre o aumento de preços dos produtos vendidos pelos supermercados da cidade. FRANCISCO CRESTANI disse que algumas mercadorias tiveram os reajustes justificados, mas outras subiram de preço sem muita explicação. O empresário comentou que todos podem tomar atitudes para fugir da majoração. Ele citou que os consumidores devem reduzir ou até evitar o consumo de produtos que subiram muito de preço. CRESTANI ressaltou que os supermercados também podem adotar algumas práticas para inibir os aumentos.

O vereador PAULO DRUMM, líder do governo na câmara, esteve no RPN primeira edição de hoje e explicou os detalhes de uma indicação para a criação de um programa de reforço escolar na rede municipal de ensino. O pedido foi aprovado pela câmara de vereadores na última semana. DRUMM disse que durante o período em que foi secretário de Educação percebeu uma certa defasagem de aprendizado entre os alunos da rede municipal. O vereador destacou que esse problema foi agravado pela pandemia do coronavírus. Ele entende que o município pode contratar profissionais e montar uma equipe de apoio para dar aulas de reforço escolar para os estudantes. A indicação já foi encaminhada para o poder executivo.

Segundo o vereador PAULO DRUM, o déficit de aprendizagem nas escolas terá consequências no desenvolvimento dos estudantes e consequências a médio e longo prazo. Ele disse que o programa de reforço escolar é uma necessidade que ficou ainda mais evidente nesse momento. DRUMM destacou o esforço da secretaria de educação em corrigir essas lacunas, mas afirmou que é preciso adotar novas práticas para amenizar os impactos pedagógicos da pandemia no processo de ensino aprendizagem.

Os vetos do presidente JAIR BOLSONARO na Lei Orçamentária Anual de 2021 retiram recursos previstos para as obras na BR 163. De acordo com informação divulgada pelo Jornal Diário Catarinense, o orçamento aprovado pelo congresso e sancionado pelo presidente na última quinta-feira, corta 13 milhões e meio de reais previstos para a obra de adequação do trecho da rodovia federal que liga São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. Neste mês, a empresa Tork Engenharia começou a trabalhar na obra em São José do Cedro. Segundo o Dnit, o valor que foi cortado diz respeito a parte das emendas parlamentares. Segundo o órgão, os 16 milhões de reais do orçamento para as obras da BR 163 não foram alterados.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com uma moto furtada neste domingo em Anchieta. De acordo coma Polícia Rodoviária, o condutor de uma moto CG 125 saiu da pista e tombou por volta das nove horas da manhã de ontem na SC 305. O motociclista de 19 anos e o passageiro, de 15, sofreram ferimentos graves. Eles foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A moto havia sido furtada durante a madrugada. O crime ainda não havia sido registrado pelo dono. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Um homem perdeu seis mil reais no golpe do “nudes” na última semana em São Miguel do Oeste. O boletim de ocorrência do crime foi registrado no sábado. De acordo com a Polícia Militar, um homem trocou mensagens e fotos íntimas com uma moça pelo Facebook. Dias depois, uma pessoa que se apresentou como delegado de polícia de Alto Feliz, no Rio Grande do Sul informou que a mãe da menina o procurou informando que a filha tinha 14 anos. Ficou combinado que o homem depositaria seis mil para a internação da menina que havia ficado traumatizada com a situação. Depois do depósito, o falso delegado pediu mais dinheiro e o homem procurou a polícia. A PM alertou que o golpe é muito comum e já fez muitas vítimas na região.

Um acidente na rodovia municipal Leolino Baldissera deixou uma pessoa ferida na manhã deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Gol perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu em um poste da rede de energia. O acidente aconteceu por volta das dez e meia na Linha Alto Guamerim. O motorista saiu ileso, mas a caroneira sofreu ferimentos. Ela ficou presa pelo cinto de segurança e foi resgatada por moradores da localidade. A mulher foi atendida pelos bombeiros e levada ao Hospital Regional.

Um homem, suspeito de tentativa de furto em residência, foi preso ontem à noite no bairro Sagrado Coração de Jesus. De acordo com a PM, os moradores do bairro flagraram o homem tentando invadir uma residência. Eles perseguiram o suspeito e chamaram a PM. Todas as guarnições de serviço foram até o local e prenderam o homem em flagrante. Ele estava com dois facões e uma faca. Segundo a PM, ele é conhecido no meio policial por praticar esse tipo de crime. O homem foi detido e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.