ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 26/04/2021

GLOBO EM FOCO – 26/04/21

-MINISTÉRIO ELEVA PREVISÃO DO ROMBO NAS CONTAS DO GOVERNO PARA 2021

-VETOS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO RETIRAM 150 MILHÕES PREVISTOS PARA SANTA CATARINA

-TUNÁPOLIS COMEMORA HOJE 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

-HOSPITAL DE SJO RECEBE EMENDA PARLAMENTAR

-PSICOLOGA RELATA PROBLEMAS COM MUDANÇAS NO SISTEMA DE ENSINO

-COOFI TEM REGISTRA CRESCIMENTO EM 12 ANOS DE ATIVIDADES

-JOVENS FURTAM MOTO E SOFREM GRAVE ACIDENTE

-PM FLAGRA IRREGULARIDADES EM OPEÇÕES DE TRÂNSITO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse ao "The New York Times" que turistas dos Estados Unidos devem ser "em breve" autorizados a entrar na União Europeia. A declaração foi publicada em reportagem deste domingo no site do jornal americano. Por enquanto, as viagens diretas aos países do bloco seguem restritas a razões de comprovada necessidade. A líder da União Europeia disse que a flexibilização dependerá também da queda dos casos e mortes por Covid-19 no continente. Ela não deu detalhes sobre quando isso acontecerá.


Os Estados Unidos enviarão "imediatamente" para a Índia, que enfrenta uma onda de infecções pela Covid-19, material para fabricação de vacinas, além de terapias, testes, ventiladores e equipamentos de proteção, informou a Casa Branca neste domingo. Washington também identificou suprimentos terapêuticos, kits de teste de diagnóstico rápido, ventiladores e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados imediatamente à Índia. Com um bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia registrou quase 350 mil infecções e duas mil 767 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.


O candidato de esquerda nas eleições do Peru, PEDRO CASTILLO, ampliou sua vantagem na corrida presidencial do país andino, segundo pesquisa divulgada neste domingo, com quase o dobro de apoio da adversária, a conservadora KEIKO FUJIMORI. CASTILLO, que se comprometeu a redigir uma nova constituição para dar ao Estado mais controle sobre a economia, obteve 41 e meio por cento de apoio na pesquisa do Instituto de Estudos do Peru. FUJIMIRI, filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, que apoia a manutenção do modelo de livre mercado do Peru, teve 21 e meio por cento. O segundo turno será realizado no dia seis de junho.

O Ministério da Economia elevou para 286 bilhões de reais a previsão para o rombo nas contas do governo neste ano. O valor consta do relatório extemporâneo de avaliação das receitas e despesas, divulgado na sexta-feira. Com a nova previsão de rombo fiscal, o governo estima que o déficit primário ficará acima da meta de déficit, de até R$ 247 bilhões, prevista no Orçamento da União de 2021. O déficit primário indica quanto o governo deve gastar acima da arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública. Para honrar esse valor adicional, a União terá de emitir mais títulos da dívida.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve decidir nesta segunda-feira sobre os pedidos de importação da Sputnik V, vacina russa, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, contra a Covid-19. A diretoria colegiada da Anvisa tem uma reunião extraordinária marcada para as seis da tarde. No último sábado, agentes especializados da Anvisa finalizaram a visita de inspeção nos laboratórios das empresas Generium e UfaVita, que participam da produção da Sputnik V. A equipe, que chegou à Rússia no dia 16 e já está de volta ao Brasil, trouxe um relatório com as informações coletadas que ajudará na decisão.

A Casa Civil da Presidência da República elaborou uma lista com 23 acusações e críticas ao desempenho do governo federal no combate à pandemia e que devem ser alvos de investigação e questionamento de senadores na CPI da Covid. Entre as acusações estão negligência do governo na compra de vacinas; minimização da gravidade da pandemia e ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença; promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica; e a militarização do Ministério da Saúde. Em nota, a Casa Civil informou que a medida teve objetivo de levantar dados e informações que serão usados pelo governo para responder aos questionamentos da CPI.

Santa Catarina vai perder 152 milhões 183 mil 258 reais com os vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei Orçamentária Anual de 2021 e que foi sancionada na última quinta-feira. A sanção ocorreu no último dia de prazo e após o impasse com o Congresso sobre o aumento de emendas parlamentares e redução dos gastos obrigatórios. O Estado terá redução de recursos em obras de infraestrutura, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade da Fronteira Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, assistência social, aquisição de máquinas, pesquisa e inovação, educação profissional, recuperação ambiental e saúde. As emendas parlamentares poderão suprir em parte o valor que foi vetado no orçamento, mas de igual forma, Santa Catarina terá menos recursos.


A governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, enviou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 para a Alesc. O texto é a base do orçamento, que vai no segunto semestre para a Assembleia Legislativa. Entre outros destaques, a LDO enviada por DANIELA não altera dois pontos delicados: o percentual do duodécimo, que é o repasse aos Poderes, e a quantidade de emendas parlamentares. Pela LDO, a previsão de orçamento do próximo ano é de 34 bilhões e meio de reais em Santa Catarina, um valor de três bilhões a mais do que em 2021. Segundo o texto, as despesas relacionadas ao enfrentamento à pandemia não terão limitação de gastos pelo IPCA.


A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde aponta que houve uma melhoria de classificação em quatro das 16 regiões avaliadas. Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Oeste foram reclassificados para o nível grave na cor laranja. A última matriz, divulgada no dia 17, apontava todas as regiões com risco gravíssimo, na cor vermelha. Apesar da melhoria na classificação, o índice de capacidade de atenção, que mede a ocupação de leitos de UTI, segue em níveis de alerta máximo em todas as 16 regiões. Todas as regiões foram classificadas em nível gravíssimo nesse quesito. O extremo-oeste permanece na bandeira vermelha.

Tunápolis comemora hoje 32 anos de emancipação politico administrativo. O distrito de Tunas teve sua emancipação de Itapiranga conquistada no dia 26 de abril de 1989 após longo trabalho da Comissão de Emancipação. O prefeito MARINO FREY destaca a importância dos pioneiros que iniciaram a colonização na década de 1950 proporcionando desenvolvimento que persiste até os dias atuais. FREY reforça que nada acontece por acaso e ninguém faz nada sozinho para o desenvolvimento do município. Ele reconhece a importância de todas as administrações, pessoas que vivem e trabalham em Tunápolis e todos os empreendedores. O prefeito MARINO FREY projeta ainda mais avanços nos diferentes setores produtivo.

O vice-prefeito LOIVO ZOZ também chama atenção para a importância dos pioneiros e pessoas que lutaram pelo progresso deste a fundação do município de Tunápolis. Para o vice-prefeito, é gratificante percorrer a cidade e o interior e perceber a satisfação das pessoas em fazerem parte desta história. Destaca ainda que o momento de pandemia impede comemorações com presença de público, porém todos devem ter orgulho desta data festiva. LOIVO ZOZ enaltece o potencial do município em várias áreas, motivo de orgulho para a administração e população. Nesta segunda-feira, é feriado em Tunápolis na comemoração do aniversário.

CAESP-APAE de Itapiranga realiza atividades diferenciadas com os alunos. Trabalhar o artesanato com educandos é uma forma de instigar neles vários sentidos e proporcionar diferentes experiências, através da criação e de acordo com os objetivos propostos para esta finalidade. Segundo a coordenadora, professora CARLA DALL SOTO, por meio desta habilidade é possível desenvolver autoestima, percepção de sua capacidade de criação e sustentabilidade. A produção artesanal leva até as famílias o aprendizado que poderá construir com a produção e comercialização dos objetos confeccionados por eles. CARLA observa que no CAESPAPAE de Itapiranga, trabalhamos fortemente com bordados e tapeçaria, nas turmas do Programa de Atividades Laborativas.

O Hospital Santa Casa Rural, de SJO, recebeu recentemente emenda parlamentar no valor de 250 mil reais do estado de SC. De acordo com o presidente da Associação Hospitalar, ORLANDO KUHN, é uma demanda que o hospital esperava há mais de quatro anos e que agora foi consolidada, por intermédio do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL. Além deste recurso, o presidente destaca outras três doações, ambas de dez mil reais, que o hospital recebeu nas últimas semanas. Uma da Sicredi, outra do Sicoob e uma terceira da empresária MÁRCIA “STILP”. Este montante, de 280 mil reais, segundo KUHN, vai ajudar o hospital em vários desafios para a manutenção e o atendimento. O presidente reitera que a Associação já havia investido parte dos recursos particulares na área de construção e que os investimentos próprios são curtos, mas agora os novos recursos vão aliviar o financeiro do hospital.

Uma ala do hospital com pouco uso está sendo remanejada para internação permanente de idosos. Segundo KUHN, a área de longa permanência foi aprovada em assembleia e em seguida o local começou a ser readequado. O presidente do Hospital Santa Casa Rural frisa que existem dois objetivos com este espaço. O primeiro é oferecer um benefício social, para atender a demanda que existe em idosos com idade avançada no município, pois as famílias estão ficando cada vez mais reduzidas e poucos filhos permanecem com os pais. ORLANDO KUHN reforça que alguém precisa cuidar destes idosos e num futuro próximo a instituição de longa permanência será essencial para acolher este público. O segundo objetivo é incrementar a renda do hospital, para que possa manter as atividades e atender a comunidade como um todo.

A prefeitura de Itapiranga inicia mobilização para definir prioridades para os próximos quatro anos. O Plano Plurianual será definido com participação online dos munícipes. Tradicionais reuniões para coletar sugestões e estabelecer prioridades em comunidades e bairros ficam inviáveis em tempo de pandemia. Secretário de Fazenda e Planejamento, MACIEL WELTER diz que os itapiranguenses terão todas as condições de acesso para participarem da elaboração do PPA. Ele avalia que será uma forma mais fácil de coletar as sugestões, pois cada cidadão terá liberdade de horário para contribuir. Destaca que é fundamental a participação popular para contribuir nas ações do poder público nos próximo quatro anos. O secretário chama atenção. De acordo com MACIEL WELTER, a prefeitura tem prazo até o mês de agosto para estabelecer as prioridades do Plano Plurianual. O projeto deve ser aprovado na câmara de vereadores até o fim do ano.

Retomada das obras na Avenida Uruguai ocorrem após solução de impasse no projeto. A informação é do secretário de Fazenda e Planejamento, MACIEL WELTER. De acordo com ele, no decorrer da execução das obras surgiram problemas que não haviam sito constatados no projeto original. Foi preciso adequar os trabalhos e discutir com as empresas um novo sistema para garantir sustentabilidade da base. MACIEL acredita que será possível dar sequencias nas obras e encaminhar a colocação do asfalto. O secretário reconhece que os prazos precisam ser alterados para a conclusão das obras e ainda não estipula data para inauguração.

Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga mantém foco em parcerias com os produtores rurais. A Cooafi surgiu em dois de abril de 2009 e completa 12 anos de atividades priorizando benefícios a pequenos produtores rurais com transações favoráveis no custo benefício. Segundo o gerente Administrativo da COOAFI, DANIEL BRANDÃO, a trajetória iniciou com 39 associados fundadores e com objetivo principal de proporcionar legalidade das agroindústrias. Atualmente são mais de 300 associados e uma grande gama de produtos e serviços disponibilizados. Em destaca a compra e venda coletiva visando melhor retorno aos produtores rurais e preço mais acessível dos insumos usados nas propriedades. BRANDÃO avalia que o crescimento da cooperativa é fruto de um trabalho conjunto e de uma equipe comprometida em superar os desafios impostos.

Cooafi registrou avanços nos últimos anos com a conquista da sede própria, ampliação dos serviços e produtos disponível para associados e clientes. Cooperativa mantém a compra de produtos para a merenda escolar com rótulo e legalização da comercialização dos pequenos produtores rurais proporciona opção de renda com garantia aos pequenos produtores. DANIEL BRANDÃO ressalta que os desafios são constantes, como os problemas causados pelo custo de produção que impede maior rendimento. Salienta ainda que a queda no valor do leite tem causado dificuldades do momento e exige ainda mais planejamento e cuidados com investimentos e sistema de produção. O gerente Administrativo da Cooafi lembra que o alto custo de produção de leite e carne, significa também que a comercialização de grãos está altamente favorável.

Tradicional encontro da Família Cooafi é afetado pela pandemia. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga costumava reunir os agricultores para comemorar aniversário. DANIEL BRANDÃO cita que os encontros também serviam para capacitações. O planejamento iniciado deste o Programa Microbacias, possui ainda a Epagri como uma das parcerias. O gerente Administrativo da Cooafi aponta evolução em sistemas de produção de leite e maior produção por propriedade. BRANDÃO aponta a Cooafi como parceira na assistência técnica, venda de insumos e também na compra da produção.

Mudanças no sistema de ensino causam maior carga horária aos professores. Também são registrados problemas com a saúde mental dos profissionais. A informação é da psicóloga de Itapiranga MARIA RAMBO. Ela relata que os efeitos da pandemia na saúde mental afeta a população em geral e de forma específica os professores. As principais queixas percebias são de aumento da ansiedade e do estresse. A causa está na maior carga de trabalho, pois acabou o momento do descanso em casa. Também pesa no surgimento de problemas, a incerteza de conseguir ensinar da forma que o professor deseja e a falta de contato humano que causa solidão e até raiva e frustração por perceber que o aluno não aprendeu aquilo que o professor tentou passar.

MARIA RAMBO observa que as aulas presenciais já oferecem grande dificuldade, no sistema online o problema é ainda mais acentuado. A psicóloga lembra que a maioria das escolas retornou ao sistema presencial, porém ainda persistem atividades remotas e contato frequente dos pais e alunos com os professores. MARIA RAMBO alerta para a necessidade de buscar a rede de apoio social e compartilhar com outros professores o sofrimento, angustia e dificuldades. Saber que não está sozinho faz bem e ainda pode receber apoio que alivia muitos problemas. Salienta ainda que o trabalho em casa precisa ter um espaço específico para realizar suas atividades e impor horários para estar disponível ao esclarecimento de dúvidas. A psicóloga diz que estes sentimentos são normais e comuns. O problema é quando isso persiste e neste caso é preciso procurar ajuda profissional e não esquecer de cuidar de si.

Operações da Polícia Militar resultam em diversas notificações por diferentes infrações na região. A Polícia Militar de Itapiranga realizou uma operação de trânsito neste final de semana, de sexta-feira até a noite de ontem. Quatro veículos que apresentavam irregulares foram recolhidos ao pátio conveniado, duas CNH’s foram apreendidas e alguns motorista notificados por apresentarem infrações, mas que em seguida foram liberados. Ao total as guarnições flagraram 12 infrações durante a operação. A polícia Militar de São João do Oeste também realizou trabalho especial no fim de semana. Foi recolhida uma CNH, aplicadas oito notificações por irregularidades no trânsito e um veículo foi recolhido.

PM encontra muda de maconha em apartamento em Tunápolis. A Polícia Militar encontrou, em um apartamento, mudas de maconha plantadas em um vaso. A ocorrência foi registrada sábado. De acordo com a PM, uma guarnição em rondas visualizou na varanda de um apartamento, um vaso com muda de uma planta semelhante à maconha. Diante do fato, a guarnição parou para verificar a situação. Com autorização do síndico, entraram no prédio e recolheram a planta. No momento não havia ninguém em casa. Os pés de maconha foram apreendidos e confeccionado boletim de ocorrência. Os proprietários serão intimados para responder sobre a droga.

Menor é apreendido e homem preso com munição. A Polícia Militar prendeu um homem por direção perigosa, porte ilegal de munição e corrupção de menores no fim de semana, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição realizava operação de trânsito na Rua Marcílio Dias, quando abordou um veículo, o qual não obedeceu e tentou fugir. Os militares perseguiram o veículo e o localizaram aos fundos de uma residência. O Canil do Batalhão de Fronteira foi acionado e o cão seguiu a trilha deixada pelos envolvidos, até a localizar os suspeitos. No veículo, os policiais encontraram três munições calibre 22. O carro foi recolhido ao pátio conveniado. O Conselho Tutelar acompanhou o menor que foi apreendido e o homem foi preso.

Homem perde seis mil reais ao cair em golpe do nude. A Polícia Militar atendeu o caso de estelionato ao meio dia de sábado, em SMO. De acordo com a PM, um homem relatou que perdeu seis mil reais no golpe dos nudes, pelo Facebook. Ele trocou mensagens e fotos íntimas com uma suposta menina. Após dois dias, um falso "delegado" de Alto Feliz, no RS, entrou em contato com a vítima, informando que a mãe da menina o procurou. Segundo o falso delegado, a menina teria 14 anos, e a mãe estaria desesperada. Por orientação do falso delegado, houve acordo de depósito de três mil reais para internação da menina envolvida, por ter havido trauma devido à situação. No momento de desespero, a vítima enviou seis mil reais. Dias depois, o estelionatário novamente entrou em contato solicitando mais dinheiro. Ao suspeitar da extorsão, o homem procurou a Polícia Militar. A PM alerta que este golpe é muito comum na região e já fez diversas vítimas.

Suspeito de furtos é preso após perseguição de moradores. A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de furto no Bairro Sagrado Coração, em SMO, por volta das 22 horas de sábado. De acordo com a Polícia Militar, guarnições foram informadas de que um homem estaria sendo perseguido por moradores, que o flagraram tentando invadir uma residência. Os policiais iniciaram as buscas e encontraram o suspeito. Com ele foram encontrados uma faca e dois facões. Diante dos fatos, foi confeccionado Boletim de Ocorrência. Os envolvidos e objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

Jovens furtam moto e sofrem grave acidente. Uma moto Honda CG 125, emplacada em Anchieta, saiu da pista por volta das nove horas deste domingo, na Rodovia SC-305, em Anchieta. O condutor, de 19 anos, e o passageiro, de 15, sofreram ferimentos graves e foram levados para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Enquanto a guarnição da Polícia Militar Rodoviária fazia o atendimento do acidente, perceberam que a moto tinha sido furtada durante a madrugada, porém o crime ainda não havia sido registrado pelo dono.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.