A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse ao "The New York Times" que turistas dos Estados Unidos devem ser "em breve" autorizados a entrar na União Europeia. A declaração foi publicada em reportagem deste domingo no site do jornal americano. Por enquanto, as viagens diretas aos países do bloco seguem restritas a razões de comprovada necessidade. A líder da União Europeia disse que a flexibilização dependerá também da queda dos casos e mortes por Covid-19 no continente. Ela não deu detalhes sobre quando isso acontecerá.
Os Estados Unidos enviarão "imediatamente" para a Índia, que enfrenta uma onda de infecções pela Covid-19, material para fabricação de vacinas, além de terapias, testes, ventiladores e equipamentos de proteção, informou a Casa Branca neste domingo. Washington também identificou suprimentos terapêuticos, kits de teste de diagnóstico rápido, ventiladores e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados imediatamente à Índia. Com um bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia registrou quase 350 mil infecções e duas mil 767 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.
O candidato de esquerda nas eleições do Peru, PEDRO CASTILLO, ampliou sua vantagem na corrida presidencial do país andino, segundo pesquisa divulgada neste domingo, com quase o dobro de apoio da adversária, a conservadora KEIKO FUJIMORI. CASTILLO, que se comprometeu a redigir uma nova constituição para dar ao Estado mais controle sobre a economia, obteve 41 e meio por cento de apoio na pesquisa do Instituto de Estudos do Peru. FUJIMIRI, filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, que apoia a manutenção do modelo de livre mercado do Peru, teve 21 e meio por cento. O segundo turno será realizado no dia seis de junho.
O Ministério da Economia elevou para 286 bilhões de reais a previsão para o rombo nas contas do governo neste ano. O valor consta do relatório extemporâneo de avaliação das receitas e despesas, divulgado na sexta-feira. Com a nova previsão de rombo fiscal, o governo estima que o déficit primário ficará acima da meta de déficit, de até R$ 247 bilhões, prevista no Orçamento da União de 2021. O déficit primário indica quanto o governo deve gastar acima da arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública. Para honrar esse valor adicional, a União terá de emitir mais títulos da dívida.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve decidir nesta segunda-feira sobre os pedidos de importação da Sputnik V, vacina russa, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, contra a Covid-19. A diretoria colegiada da Anvisa tem uma reunião extraordinária marcada para as seis da tarde. No último sábado, agentes especializados da Anvisa finalizaram a visita de inspeção nos laboratórios das empresas Generium e UfaVita, que participam da produção da Sputnik V. A equipe, que chegou à Rússia no dia 16 e já está de volta ao Brasil, trouxe um relatório com as informações coletadas que ajudará na decisão.
A Casa Civil da Presidência da República elaborou uma lista com 23 acusações e críticas ao desempenho do governo federal no combate à pandemia e que devem ser alvos de investigação e questionamento de senadores na CPI da Covid. Entre as acusações estão negligência do governo na compra de vacinas; minimização da gravidade da pandemia e ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença; promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica; e a militarização do Ministério da Saúde. Em nota, a Casa Civil informou que a medida teve objetivo de levantar dados e informações que serão usados pelo governo para responder aos questionamentos da CPI.
Santa Catarina vai perder 152 milhões 183 mil 258 reais com os vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei Orçamentária Anual de 2021 e que foi sancionada na última quinta-feira. A sanção ocorreu no último dia de prazo e após o impasse com o Congresso sobre o aumento de emendas parlamentares e redução dos gastos obrigatórios. O Estado terá redução de recursos em obras de infraestrutura, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade da Fronteira Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, assistência social, aquisição de máquinas, pesquisa e inovação, educação profissional, recuperação ambiental e saúde. As emendas parlamentares poderão suprir em parte o valor que foi vetado no orçamento, mas de igual forma, Santa Catarina terá menos recursos.
A governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, enviou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 para a Alesc. O texto é a base do orçamento, que vai no segundo semestre para a Assembleia Legislativa. Entre outros destaques, a LDO enviada por DANIELA não altera dois pontos delicados: o percentual do duodécimo, que é o repasse aos Poderes, e a quantidade de emendas parlamentares. Pela LDO, a previsão de orçamento do próximo ano é de 34 bilhões e meio de reais em Santa Catarina, um valor de três bilhões a mais do que em 2021. Segundo o texto, as despesas relacionadas ao enfrentamento à pandemia não terão limitação de gastos pelo IPCA.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde aponta que houve uma melhoria de classificação em quatro das 16 regiões avaliadas. Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Oeste foram reclassificados para o nível grave na cor laranja. A última matriz, divulgada no dia 17, apontava todas as regiões com risco gravíssimo, na cor vermelha. Apesar da melhoria na classificação, o índice de capacidade de atenção, que mede a ocupação de leitos de UTI, segue em níveis de alerta máximo em todas as 16 regiões. Todas as regiões foram classificadas em nível gravíssimo nesse quesito. O extremo oeste permanece na bandeira vermelha.
Pandemia impediu que a Semana da Literatura 2021 fosse aberta a comunidade. Encerrada sexta-feira, a programação especial foi feita esse ano somente para os estudantes na escola Raul Pompéia de Campo Erê, priorizando a segurança dos alunos. A diretora MÁRCIA BUFFON se orgulha da biblioteca do educandário, que tem mais de quatro mil livros à disposição dos estudantes, incentivando ainda mais a lerem. Comenta que a semana da literatura foi bastante intensa, tentando de várias formas incentivar a leitura em todas as idades, mantendo os cuidados com o coronavírus.
Leitura foi pouco incentivada durante aulas remotas. A diretora MÁRCIA BUFFON, da escola Raul Pompéia de Campo Erê, conta que com a volta dos estudantes a sala de aula, percebeu que muitos perderam o hábito de ler. Por isso, cada criança incentivada à leitura ela considera um sucesso. Comenta que os professores vão trabalhar para que o interesse das crianças pelos livros volte, e seja revertido o quanto antes esse impacto causado pela pandemia. Para isso a escola disponibiliza um tempo todos os dias. São 20 minutos no início de cada período, para estimular que a leitura se torne um hábito diário.
Município de Saltinho sofre com a crise de água. A Secretaria de Agricultura está enfrentando dificuldades para abastecer as propriedades do interior. O secretário ROBERTO ANDRETA diz que são utilizados direto caminhão, tratores e distribuidor para levar água as comunidades. Poços importantes que eram muito usados, já secaram. Uma saída é buscar água da Casan em Campo Erê. Conforme BETO, o transtorno é grande e o transporte demorado. Porém, mesmo com todas as dificuldades ele acredita que está conseguindo atender a todos os pedidos. O secretário pede que os agricultores tenham paciência.
Muitas propriedades do interior de Saltinho já não tem mais água para dar de beber aos animais. Diante disso, o Secretário da Agricultura ROBERTO ANDRETA está usando a escavadeira para abrir poços na tentativa de encontrar água. Essa é a grande prioridade da pasta e todos os outros serviços ficam em segundo plano. Só voltam a normalidade depois que chover bem, como precisa. BETO informa, de outra parte, que mais de 70 por cento das estradas de Saltinho já foram patroladas. A sua Secretaria tem trabalhado no cascalhamento de três novos chiqueirões. Outros quatro foram concluídos.
Lagartas deixam pastagens em situação critica. Segundo o técnico em agropecuária da Cooperalfa em Campo Erê - TIAGO GARLET, principalmente em locais de plantio de pasto e áreas de cobertura, onde o objetivo é formar material orgânico sob o solo, o dano está sendo enorme. Comenta que visitou áreas de cerca de 30 hectares, onde praticamente todas as plantas foram comidas. Por isso, destaca que é fundamental que o produtor monitore todas as áreas. Na visão dele, nesses locais já é necessário o controle químico.
Acompanhamento de todas as áreas é extremamente necessário. TIAGO GARLET explica que o produtor precisa sempre estar atento ao que acontece em sua propriedade, tomando as medidas de manejo necessárias. Atualmente o pasto é a base da alimentação do gado leiteiro da região, impactando diretamente no bolso do agricultor. O técnico em agropecuária informa que o clima seco da região ainda ajuda o desenvolvimento de várias espécies de lagartas, além de deixar a planta fraca. Nessa época a soja e o milho, onde normalmente vão esses insetos, já estão colhidos, por isso as lagartas migram para o pasto, que normalmente é menos acompanhado pelo produtor.
Problema com lagarta há anos afeta lavouras de Campo Erê. A cerca de cinco anos se estendem os prejuízos causados pelo inseto, informa o técnico em agropecuária - TIAGO GARLET. A falta de água aumenta o problema ainda mais, ajudando o desenvolvimento da lagarta e prejudicando culturas que dariam lucro ao produtor. Para que o prejuízo seja o menos possível, orienta que o agricultor acompanhe suas áreas e faça tratamentos preventivos. TIAGO GARLET recomenda a aplicação de inseticidas no solo e tratamento de semente para controlar o inseto. Acrescenta que, junto com a dissecação da área, o produtor aplique também um inseticida que agrida pouco ao meio-ambiente.
As alterações nas leis do trânsito. O programa Atalaia Entrevista teve duas participações do sargento FELIPE ANDRETA, da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. Conforme ele, as mudanças se devem muito aos avanços da tecnologia. Agora, quando o motorista for renovar sua CNH, o Detran vai verificar no seu prontuário se o exame toxicológico foi feito dentro do prazo, que são dois anos e seis meses. Se, em até 30 dias após o prazo não foi tomada a providência, será gerada multa de mil 460 reais. Condutores das categorias C, D e E, para caminhão, bi trem e ônibus, estarão sujeitos a mais multas.
Policial Militar Rodoviário consulta a situação do exame toxicológico em abordagem na estrada. O motorista profissional que está com seu exame vencido, num primeiro momento não será penalizado para poder se ajustar a lei. Porém, exame toxicológico vencido a partir de 12 de abril, tem que ser regularizado em 30 dias. Agora, quando o condutor for autuado numa infração leve ou média em 12 meses, que gera três ou quatro pontos, não recebe nenhuma multa. Nesse caso a infração é transformada numa simples advertência.
Novas leis de trânsito também falam do recall, que é a revisão obrigatória nos carros que saem de fábrica, quando a marca chama. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, quando tem recall o proprietário terá até um ano para fazer a correção na peça em que pode gerar um problema. Sargento FELIPE ANDRETA da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste destacou que se a revisão não for feita em 12 meses, o condutor será impedido de ser licenciado.
Frente fria pode provocar geada nos próximos dias. O frio deve continuar no sul do país neste início de semana, segundo previsão da Defesa Civil de Santa Catarina. Há possibilidade de geada em algumas regiões do estado devido às baixas temperaturas. Conforme a Defesa Civil, a entrada de uma massa de ar frio e seca deixa o tempo firme e provoca queda nas temperaturas a partir da noite de hoje. A semana iniciará com sol e poucas nuvens na região Oeste e com temperaturas amenas, não passando dos 23°C em algumas localidades. Já a noite as temperaturas caem e devem ficar abaixo dos 10°C no Oeste. As demais regiões também apresentam dias típicos de outono, com frio ao amanhecer e a presença do calor a tarde.
Incêndios mobilizam bombeiros no final de semana. O primeiro deles ocorreu ontem em Francisco Beltrão. Por volta das seis e quarenta da manhã, uma casa no cruzamento entre as ruas Santo Antônio, e Santa Luzia, bairro Cristo Rei pegou fogo enquanto o morador dormia. Quando as chamas puderam ser vistas do lado de fora, vizinhos acordaram o morador da casa. O homem de 29 anos teve queimaduras de primeiro grau nas costas, mas dispensou o atendimento médico. Segundo os bombeiros, o interior da casa ficou parcialmente destruído. O fogo começou possivelmente por causa de um curto circuito numa geladeira.
Segundo incêndio atendido pelos bombeiros foi numa casa localizada no bairro alvorada, em Marmeleiro. A residência ficou completamente destruída devido ao sinistro por volta das duas horas e quarenta e cinco minutos da madrugada de hoje. O corpo de bombeiros de Francisco Beltrão foi chamado para combater as chamas e fazer o rescaldo do local. Conforme a Polícia Militar, vivem na casa o dono, de 19 anos, e seu irmão menor de idade. No momento do incêndio eles estavam dormindo, mas acordaram com o calor do fogo. Segundo eles, possivelmente um curto circuito na parte elétrica possa ter causado o incêndio.
Jovens furtam moto e sofrem grave acidente. A motocicleta CG 125 emplacada em Anchieta saiu da pista por volta das nove horas da manhã de ontem, na Rodovia SC-305. O condutor, de 19 anos, e o passageiro, de 15, sofreram ferimentos graves e foram levados para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Enquanto a guarnição da Policia Militar Rodoviária fazia o atendimento do acidente, perceberam que a moto tinha sido furtada durante a madrugada, porém o crime ainda não havia sido registrado pelo dono.
Caminhão tomba na SC-157 e motorista tem ferimentos graves. Um caminhão com placa de GlorinhaRS tombou na SC-157, ontem. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o acidente foi por volta de 11 horas e 25 minutos e o veículo era conduzido por um homem de 63 anos, que teve lesões graves. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional Oeste, em Chapecó. A PMRv não deu detalhes sobre como o acidente aconteceu.
Homem morre ao perder o controle de bicicleta e cair em telhado de casa. No início da noite de sábado, a vítima andava de bicicleta pela Rua Jose Valter Kemper, que é bastante íngreme. Ele não conseguiu reduzir a velocidade, bateu no meio fio, foi arremessado em um barranco, caiu no telhado da casa e morreu. A queda de aproximadamente três metros o deixou com ferimentos graves. O SAMU e o Corpo de Bombeiros o levaram ao hospital, mas ele não resistiu.