ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 26-03-2021 Sexta-feira

-AUXÍLIO EMERGENCIAL COMEÇA A SER PAGO NO DIA QUATRO DE ABRIL

-TRIBUNAL MISTO VOTA HOJE ABERTURA DE PROCESSO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS

-FEIRA LIVRE MUNICIPAL SERÁ RETOMADA HOJE

-DIRETOR DA ESCOLA DE LINHA SÃO LOURENÇO AVALIA PRIMEIRAS SEMANAS DE AULAS PRESENCIAIS

-AUDIÊNCIAS REMOTAS DIFICULTAM ACORDOS NO FÓRUM

-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE IPORÃ DO OESTE AVALIA AÇÕES E PROJETOS DO SETOR

-EPAGRI ALERTA PARA GOLPES APLICADOS NO INTERIOR

-PENA DE MOTORISTA QUE CAUSOU ACIDENTE FATAL PODE CHEGAR A 12 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70centavos. O euro está valendo seis reais e 72centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A farmacêutica americana Pfizer e a empresa alemã BioNTech começaram a testar uma vacina contra Covid-19 em crianças menores de 12 anos na esperança de ampliar a vacinação para esta faixa etária até o início de 2022. Os primeiros voluntários do teste de estágio inicial receberam as primeiras doses nesta semana. A vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada por agências reguladoras dos Estados Unidos no final de dezembro para pessoas de 16 anos e mais velhas. O teste pediátrico, cujos participantes mais jovens serão crianças de seis meses, foram lançados a exemplo de projeto semelhante iniciado pela concorrente Moderna na semana passada.


Um ex-governador e candidato à presidência do México foi condenado por lavagem de dinheiro depois de admitir que aceitou mais de três milhões e 500 mil dólares em subornos que usou para comprar propriedades nos Estados Unidos. TOMÁS RUVALCABA, de 64 anos, governador do estado de Tamaulipas entre 1999 e 2004 e candidato do Partido Revolucionário Institucional à presidência do México em 2005, se declarou culpado de uma acusação de lavagem de dinheiro. O ex-líder político está detido em uma prisão no Texas e pode pegar até 20 anos de prisão nos Estados Unidos. A data do julgamento ainda não foi definida.


O governo argentino suspendeu nesta sexta-feira todos os voos de e para Brasil, Chile e México. As novas restrições entram em vigor à meia noite de sábado e valem por tempo indeterminado. Amedida visa conter o avanço de uma segunda onda de Covid-19 no país e a proliferação de novas variantes. Os voos que chegam ou partem para o Reino Unido seguem suspensos e as fronteiras terrestres continuarão fechadas. A fronteira aérea só está aberta a argentinos e moradores que estão voltando do exterior.


Os viajantes deverão pagar por três testes de Covid-19 para entrar na Argentina. O primeiro teste, no aeroporto deve custar três mil pesos, cerca de 800 reais.


O Instituto Butantan avançou no desenvolvimento de sua própria vacina contra a Covid-19 e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para iniciar os testes clínicos com voluntários. A nova candidata a vacina será chamada de "Butanvac", e o objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano. O pedido de autorização se refere às fases Um e Dois de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com mil e 800 voluntários. Na fase Três, até nove mil pessoas irão participar e nesta etapa vai ocorrer a verificação da eficácia do imunizante do Butantan.


O presidente JAIR BOLSONARO editou o decreto de criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado na edição da madrugada desta sexta-feira do Diário Oficial da União. A criação do comitê, com parceria do Congresso Nacional, foi anunciado por Bolsonaro na quarta, após reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada. O encontro contou com governadores, ministros e chefes de poderes. O comitê, segundo o texto, será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça. BOLSONARO afirmou que o comitê se reunirá toda semana com autoridades para decidir ou redirecionar o rumo do combate ao coronavírus.


O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta quinta-feira que os pagamentos da nova rodada do auxílio emergencial começarão na primeira semana de abril. Segundo o presidente, os pagamentos começarão no dia quatro ou cinco. O governo pagará quatro parcelas mensais do auxílio. Os valores variam entre 150 e 375 reais, conforme o perfil de quem recebe. O valor médio do benefício será de 250 reais. Na última semana, o Congresso Nacional autorizou o governo federal a realizar novos pagamentos do auxílio emergencial com a aprovação de uma emenda constitucional. Depois, duas medidas provisórias abriram caminho no orçamento para até 44 bilhões destinados aos pagamentos.



Um ano depois de registrar a primeira morte por Covid-19, Santa Catarina chegou a 10 mil óbitos por complicações da doença. Desde março de 2020, 786 mil 197 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no território catarinense, segundo boletim desta quinta-feira do governo do estado. Nos hospitais, 334 pacientes estão à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva. Segundo documento da Secretaria de Estado da Saúde enviado ao Ministério Público de Santa Catarina, ao menos 233 morreram enquanto aguardavam por uma vaga de UTI Covid, entre janeiro e o começo desta semana. A taxa de ocupação na UTI do Sistema Único de Saúde é de 96 vírgula 42 por cento, contando UTI-geral e UTI-Covid.


A Justiça deu prazo de três dias para o governo do Estado apresentar documentos que comprovem que as restrições recentes para conter a Covid-19 foram tomadas com base em critérios técnicos e científicos. Essa condição já havia sido determinada em decisão judicial da semana passada. A decisão foi publicada nesta quinta-feira.O governo deverá apresentar no processo documentos como cópia da gravação das reuniões do Centro de Operações de Emergência em Saúde, órgão composto por técnicos, epidemiologistas e integrantes de órgãos e instituições do Estado. O Estado deverá apresentar também cópia das atas das reuniões e dos documentos que apresentem à Justiça as evidências científicas e justificativas técnicas das medidas recomendadas pelo Coes nessas duas reuniões e da posterior decisão do governador sobre a sua adoção ou não.


O Tribunal de Julgamento, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, analisa nesta sexta-feira o relatório referente ao segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS. A denúncia está relacionada à compra de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação, feita no início da pandemia da Covid-19. A sessão, por teleconferência, foi aberta as nove horas da manhã com a leitura da denúncia. Em seguida, os denunciantes e a defesa do governador se manifestaram. Logo depois, a relatora proferiu seu parecer e voto. Caso a denúncia seja aceita, a vice-governadora assume o cargo de MOISÉSque será afastado por até 180 dias. Se isso ocorrer, haverá o julgamento por crime de responsabilidade, o que pode levar à perda definitiva do posto de governador.


-INSCRIÇÕES PARA NOVOS CARGOS NO IBGE ENCERRAM HOJE

-FEIRA LIVRE MUNICIPAL SERÁ RETOMADA NESTA SEXTA-FEIRA

-DIRETOR DA ESCOLA DE LINHA SÃO LOURENÇO AVALIA PRIMEIRAS SEMANAS DE AULAS PRESENCIAIS

-AUDIÊNCIAS REMOTAS DIFICULTAM ACORDOS NO FÓRUM

-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE IPORÃ DO OESTE AVALIA AÇÕES E PROJETOS DO SETOR


Vendas da Páscoa devem crescer até três por cento em relação a 2020. Mesmo com os impactos financeiros negativos devido à pandemia, o comércio tem expectativa de crescimento nas vendas da Páscoa deste ano. A informação é do presidente estadual da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, nesta páscoa há expectativa de alta de até três por cento nas vendas na comparação com ano passado. O protagonista da data continua sendo o chocolate, contudo, o tradicional ovo terá uma queda, principalmente em famílias onde não há crianças. A entidade realizou um levantamento com mais de 400 empresários do estado. Segundo o presidente, nesta pesquisa foi constatado que os comerciantes farão investimento em propaganda e promoção para alavancar as vendas. O ticket médio neste ano, ficará entre 51 e 100 reais.


TAUFFER destaca que as vendas poderão ser maiores se não houver agravamento da crise sanitária nos próximos dias. Caso contrário, o comércio poderá sofrer novamente impactos negativos. Neste levantamento realizado pela FCDL, aproximadamente 41 por cento dos entrevistados acreditam que as vendas para a data serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 33 por cento avaliaram que deverá ser igual. IVAN TAUFFER informa que nesta pesquisa foi questionado sobre o meio de pagamento, e quase 50 por cento disseram que será através do cartão de crédito, e 20 por cento pelo crediário. Na região do Extremo Oeste, o pagamento em dinheiro como o crediário continua sendo a principal forma. O presidente comentou ainda sobre as compras através de sites. TAUFFER cita que apesar da facilidade das compras pela internet, os consumidores podem adquirir os produtos no comércio local. Ele reitera que as compras realizadas em sites não geram lucro para o município.


Profissionais afastados do posto de Saúde continuam atendimento remoto. A informação é da secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO. Segundo ela, uma médica, entre outras profissionais da Saúde do município estão afastadas por conta de gestação. Ainda assim, elas trabalham de forma remota, em função do risco de infecção do coronavírus. A médica avalia exames, renova receitas e faz outras atividades possíveis da área, mesmo estando em casa. ROSELI comenta que a demanda na Saúde é grande desde ano passado, quando alguns atendimentos tiveram que ser adiados. Muitos pacientes não puderam ser avaliados antes e alguns conseguiram fazer exames recentemente. Devido à alta demanda, a secretária pede para as pessoas não trazerem mais exames agora, para atender o que já está em atraso. Novo período para apresentar exames será comunicado à população.


Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, os casos de Covid-19 estão mais estáveis no município nas últimas semanas, assim como na região. Por outro lado, há um agravamento nos casos registrados. Pacientes com sintomas mais graves estão vindo na unidade de saúde, no momento da pandemia com mais hospitalizados. ROSELI BONAVIGO solicita para a população continuar a seguir as normas estabelecidas, seja dos decretos estaduais ou municipais, que são justamente para evitar mais contaminações ou que pessoas necessitem ser hospitalizadas. Ela reforça que os hospitais estão lotados até além da capacidade de atendimento, o que requer o máximo de cuidado para não haver sobrecarga maior no sistema de saúde.


Inscrições para novos cargos no IBGE encerram hoje. O prazo de inscrições para um processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de São Miguel do Oeste encerra nesta sexta-feira, 26. A informação é do coordenador de área da região Extremo Oeste, CLÁUDIO RADTKE JUNIOR. De acordo com ele, as vagas são para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento. Esse é um novo processo e a previsão é que sejam contratadas seis pessoas para trabalhar na agência de São Miguel do Oeste. As vagas são para o trabalho de pesquisa, além de abranger empresas, cartórios e demais funções na própria agência. RADTKE orienta aos interessados em participar do processo seletivo do IBGE a fazer a inscrição pela internet, no endereço eletrônico é o www.cebraspe.org.br. Neste site os candidatos terão acesso a todas as informações.


CLÁUDIO RADTKE reitera que a taxa de inscrição é de 33 reais e só podem se inscrever aqueles que tiverem concluído o ensino médio. Os inscritos no processo seletivo do IBGE terão que realizar prova objetiva, marcada para o dia dois de maio. Os seis melhores colocados da região vão atuar no IBGE de São Miguel do Oeste e terão salário de R$ 1.387,50, além de vale-alimentação no valor de 458 reais. O coordenador de área da região Extremo Oeste comenta que o período de validade do processo seletivo será de três anos e é uma grande oportunidade para aqueles que estão desempregados. Dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp do IBGE de São Miguel do Oeste, no número 3622 0774.


Transporte de calcário é gratuito no município. Conforme ROBSON ZAPPANI, secretário de Agricultura de Descanso, o município auxilia no Programa Troca-Troca de Calcário com transporte gratuito para os produtores. Algumas entregas de calcário já aconteceram e o trabalho continua nos próximos dias, por meio da parceria entre Epagri e Secretaria de Agricultura. O secretário explica que para aderir ao programa o agricultor deve ir ao escritório da Epagri e fazer o encaminhamento. Ele deverá apresentar análise de solo, entre outras características da área que pretende recuperar. A Epagri providencia o calcário junto com a cooperativa, enquanto o município se responsabiliza pelo transporte.


ZAPPANI ressalta que o município está sofrendo novamente com a estiagem, motivo pelo qual a prefeitura precisa fazer transporte de água. Ele comenta que existem vários pedidos neste sentido. O município de Descanso também faz limpeza de fontes e em algumas delas houve trabalhos de proteção. Outro trabalho é o de melhorias no viveiro municipal, em relação a mudas nativas e frutíferas. Parte destas mudas são cultivadas ao redor das fontes, justamente para reforçar a proteção.


Feira Livre Municipal de Tunápolis será retomada nesta sexta-feira. Haverá comercialização de produtos de colônias e de artesanato, fornecidos por quinze produtores que já estão inscritos para esta comercialização. A secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, destaca que será um espaço muito importante para exposição e comercialização. Ela considera que a procura é boa e conta com grupo que já fazia parte da comercialização em feira livre. O espaço foi revitalizado para permitir ingresso de novos expositores que estão investindo em suas atividades. A inscrição deve ser feita na secretaria da agricultura para produtos agrícolas e para o artesanato os encaminhamentos podem ser feitos com a associação da categoria.


A Feira Livre tem cuidados especiais com as questões sanitárias e qualidade dos produtos oferecidos. A Secretária da Agricultura de Tunápolis demonstra satisfação com o empenho dos artesãos e produtores rurais para proporcionar opções aos clientes. Estarão disponíveis produtos da agricultura familiar como mandioca, batata doce, laranja, maracujá, pimentão, limão, bergamota e feijão. DIRCELEI ARENHARDT cita ainda disponibilidade de bolachas, cucas, pães, artigos de artesanato. Não será comercializado produtos de origem animal. O funcionamento da Feira Livre de Produtos Coloniais e Produtos da Agricultura Familiar será na sede do Artesanato de Tunápolis, das 15 horas às 19 horas. DIRCELEI lembra que este projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri e Associação Artesanal de Tunápolis.


Diretor da Escola de Linha São Lourenço avalia primeiras semanas de aulas presenciais. VAGNER FERRARI, diretor da Escola de Educação Básica São Lourenço, da comunidade do interior de Iporã do Oeste, avalia que as duas primeiras semanas de atividades presenciais transcorreram de forma positiva. Os alunos retornaram à escola na última segunda-feira, 15, com metade da ocupação e em sistema alternado, no qual cada turma vai uma semana na escola e na outra faz atividades em casa. A escola tem 147 matrículas ativas, das quais apenas estudantes de 15 famílias optaram pelo atendimento 100% remoto. Segundo FERRARI, a peculiaridade da escola é que quase todos os alunos usam transporte escolar, o que requer cuidado especial, pois ele necessita de regras específicas para atender ao distanciamento social e outros protocolos de segurança.


O diretor da escola de Linha São Lourenço destaca a satisfação com a receptividade dos alunos quanto às regras. A partir de questionário enviado às famílias para avaliar a primeira quinzena de aulas presenciais, a escola constatou que os alunos levam para casa uma sensação de segurança. FERRARI lembra que o educandário conta com profissionais que cuidam desde a entrada e ajudam alunos menores a usarem álcool em gel, máscara e a manterem o espaçamento definido nas salas. Essas ações, conforme o diretor, são importantes para trabalhar com tranquilidade e segurança num momento de incerteza. VAGNER FERRARI elogia a conduta dos alunos, que vêm à escola com muita orientação dos pais. Verifica que eles respeitam as restrições estabelecidas e ao mesmo tempo observa a alegria dos estudantes por reencontrar colegas depois de um ano de atividades remotas.


Audiências remotas dificultam acordos no Fórum. A constatação é de RICARDO CONTER, secretário do Fórum da Comarca de Mondaí, que também abrange os municípios de Iporã do Oeste e Riqueza. Com exceção das audiências que envolvem menores em situação de risco ou de réu preso, as demais acontecem no modo remoto. CONTER é responsável por comandar as audiências de mediação familiar, e segundo ele, a resolução seria mais efetiva se fosse de forma presencial. No ambiente do Fórum estão presentes apenas as partes diretamente envolvidas, como marido e mulher, quando se trata de divórcio, portanto o acordo teria menor interferência externa.


CONTER observa que a maioria das pessoas não gosta de ir ao Fórum, pois acham que se trata de um ambiente inóspito, enquanto nas audiências remotas elas ficam em casa e se sentem mais confortáveis para defender suas causas, o que por outro lado dificulta os acordos. Ele complementa que com a pandemia, o fato de os casais viverem juntos por mais tempo aumentou desgastes nas relações e aumentou o número de separações e divórcios que terminam na Justiça. A Oficial de Justiça da Comarca de Mondaí, JOCILENE SPESSATO, explica que o atendimento no Fórum está suspenso até o dia 9 de abril. Na segunda-feira, 29, haverá resolução da Justiça para decidir em relação ao atendimento presencial. A expectativa, segundo JOCILENE, é de prorrogar as audiências remotas, devido à gravidade da situação da Covid-19. O Fórum continua atuando em regime de home-office, com cumprimento de mandados de forma remota e por ligação telefônica, ou contato via WhatsApp. Esse contato, conforme a Oficial de Justiça, tem a mesma validade daquela feita presencialmente.


Secretário de Agricultura de Iporã do Oeste avalia ações e projetos do setor. RAFAEL REINEHR, secretário de Agricultura e que também acompanha o Departamento de Transportes e Obras, destaca que o município está em trâmites finais para formação do novo Conselho de Agricultura. Para tanto, foram reunidas as entidades do município, como também associações municipais, que indicaram membros para a formação. Ele frisa que 20 pessoas vão participar do Conselho, que terá função de elaborar novos projetos, trazer ideias, buscar alternativas para a pasta da Agricultura e também ajudar na evolução do município como um todo. O patrolamento das estradas, segundo REINEHR, continua normal no município. Duas patrolas atuam na recuperação de estradas gerais e secundárias. Nas últimas semanas os trabalhos ocorreram nas comunidades de Linha São Luís, Taipa Alta e São Lourenço.


Quanto ao cascalhamento, estes trabalhos se estenderam na Linha Pirapó recentemente, onde foram recuperados os principais trechos, que careciam de cascalho. Já na Linha FAIC, praticamente todas as estradas serão cascalhadas até o final desta semana. RAFAEL REINEHR pontua que o objetivo é mapear os principais pontos que estão carentes de cascalho e atender ainda antes do inverno. O secretário de Agricultura destaca o projeto de lei aprovado pelo Legislativo e que autoriza o município a revitalizar as propriedades rurais. Ele observa que havia grande demanda dos munícipes para recuperação de acessos e agora basta solicitar o serviço na Secretaria de Obras para a prefeitura abrir protocolo e atender o produtor.


Segundo REINEHR, esta sistemática ajuda na logística da Secretaria e ao mesmo tempo agiliza o atendimento do munícipe. Em relação à estiagem, o secretário frisa que até o momento houve pouco transporte de água, embora ela venha reduzindo sempre mais. Ele verifica que as chuvas torrenciais que estão acontecendo em poucos espaços preocupam o município. Caso a previsão de uma nova estiagem se confirme, será necessário transportar mais água, seja para uso humano ou animal. Um trabalho neste sentido em Iporã do Oeste é a proteção de fontes. De acordo com REINEHR, o município disponibiliza ao agricultor até dois tubos e também máquina para a realização de trabalhos relacionados às fontes protegidas.


O secretário reitera que a ação também envolve órgãos ambientais e engenheiro agrônomo da prefeitura, que acompanha os trabalhos com intuito de prevenir os produtores para situações de estiagem e para fornecer água de qualidade tanto para consumo próprio como animal. RAFAEL REINEHR enaltece também a grande adesão dos munícipes no Programa de Melhoramento Genético. Por meio dele é fornecido nitrogênio de forma gratuita aos agricultores que possuem botijão. Em torno de 150 agricultores do município dispõe de botijão e fazem armazenamento de material genético que adquirem através da prefeitura ou de maneira terceirizada com empresas da região. Conforme o secretário, as respectivas datas do abastecimento são divulgadas a cada semana nos canais de comunicação, como os grupos de WhatsApp.


-EPAGRI ALERTA PARA GOLPES APLICADOS NO INTERIOR

-PENA DE MOTORISTA QUE CAUSOU ACIDENTE FATAL PODE CHEGAR A 12 ANOS DE PRISÃO


Polícia encontra tornozeleira eletrônica em lixeira de rodoviária na região. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga foi acionada na manhã de ontem para recuperar uma tornozeleira eletrônica encontrada na lixeira de um banheiro desativado. O objeto, que faz parte de medida de segurança do poder judiciário no acompanhamento de um condenado, foi identificado e encaminhado para a delegacia. Conforme o delegado LEONARDO ZAMBELLI, um homem de 31 anos, que usava a tornozeleira em razão de uma prisão em flagrante, está foragido.


Epagri alerta para golpes aplicados no interior. A Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste fez um alerta nesta semana para os moradores do interior. Conforme o gerente SIDINEI SIMON, existem informações de que estelionatários estão indo nas propriedades e praticando crimes nos agricultores. Os criminosos solicitam aos moradores um pagamento no valor de dois mil reais para auxiliar nos trabalhos de perfuração de poços. SIMON destaca que a ação é ilegal e por isso os agricultores devem ficar atentos. Reitera que nenhum órgão do Estado catarinense realiza cobranças em espécie aos produtores. Conforme ele, nenhuma pessoa ligada ao governo está autorizada a se deslocar até o interior e solicitar recursos para a abertura de poços artesianos ou outros serviços. Todo recurso oriundo de taxas, projetos e demais situações é cobrado através de boletos bancários emitidos por órgãos como Cidasc, Epagri e Secretaria de Estado da Agricultura.


Segundo SIMON, é de extrema importância que as famílias tenham cuidado e não entreguem nenhuma quantia em espécie aos estelionatários. Ele comenta que todos os programas de apoio ao setor produtivo, incluindo o incentivo para perfuração de poços são realizados de forma institucional e os contatos são sempre feitos pelos técnicos responsáveis. Ressalta que é fundamental que qualquer dúvida seja sanada diretamente com os extensionistas e demais profissionais dos escritórios municipais. Até o momento nenhum golpe foi aplicado no Extremo Oeste, porém, em outras regiões já existem vítimas dessa ação. SIDINEI SIMON reforça a importância dos agricultores terem atenção e não realizarem a entrega de qualquer valor em dinheiro aos golpistas.


Pena de motorista que causou acidente fatal pode chegar a 12 anos de prisão. A Polícia Civil de SC, por meio da Delegacia de Caibi, concluiu a investigação do acidente que envolveu caminhão da Casan e matou dois jovens no dia três deste mês. Na tarde daquele dia, tubos se desprenderam de caminha?o da Casan, na SC-283, em Caibi, e atingiram os jovens, que estavam num carro e morreram no local. Após ouvir testemunhas, analisar documentos e fazer exames periciais por parte do Instituto Geral de Peri?cias, foi possi?vel atestar que o condutor do vei?culo da Casan foi o causador do acidente. O caminhão transportava indevidamente a carga de 50 tubos, que pesava 12 toneladas e foi amarrada com menos cintas do que o exigido pela legislac?a?o. Apurou-se que o condutor trafegava em velocidade acima do permitido na via quando a carga se desprendeu.


Depois do acidente, o motorista ainda fez teste de bafômetro, que atestou o consumo de bebida alcoo?lica. Desta forma, ele foi indiciado pela pra?tica de dois homici?dios culposos, qualificados pela embriaguez, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão e suspensa?o do direito de obter habilitac?a?o para dirigir novamente. O inque?rito policial foi encaminhado ao Poder Judicia?rio e ao Ministe?rio Pu?blico, para prosseguir a ação penal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.