ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/03/21

A líder da Alemanha, ANGELA MERKEL, desistiu, nesta quarta-feira, de um adotar um plano para impor medidas mais restritivas para combater a Covid-19 no feriado da Páscoa no país. Ela pediu desculpas aos alemães depois que a proposta de tornar o confinamento mais severo foi criticada. MERKEL e os governantes dos 16 estados da Alemanha pediram, na terça-feira, para que as pessoas ficassem em casa durante cinco dias. Pela medida, as lojas seriam fechadas, inclusive as de bens essenciais. Ela disse que a ideia de uma paralisação na Páscoa foi traçada com a melhor das intenções, mas que não foi possível implementar as medidas com tão pouco prazo.

A Argentina se retirou nesta quarta-feira do Grupo de Lima, criado em 2017 para buscar uma saída para a crise na Venezuela, ao argumentar que tem sido inútil para ajudar a resolver o conflito interno no país vizinho. O governo de ALBERTO FERNÁNDEZ afirmou que, em um contexto em que a pandemia devasta a região, as sanções e bloqueios impostos à Venezuela e suas autoridades só agravam a situação de sua população e, em particular, dos seus setores mais vulneráveis. O objetivo d0 grupo é promover uma solução pacífica para a crise na Venezuela e condenar a ruptura da ordem democrática.

O governador da Virgínia, nos Estados Unidos, assinou nesta quarta-feira a lei que põe fim à aplicação da pena de morte em presídios estaduais. A decisão já havia sido aprovada no início do ano pelo Legislativo local e aguardava a sanção do governador, o democrata RALPH NORTHAM. Com isso, o estado que já foi o segundo com mais execuções na história dos Estados Unidos se tornou o vigésimo terceiro no país a abolir a pena capital. O governador afirmou que a pena de morte afetou, de maneira desproporcional, a população negra do país por conta de um "sistema judicial falho".

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira cortes em torno de quatro por cento nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. É a segunda redução no preço da gasolina e a primeira no diesel após a escalada que levou ao anúncio de demissão do presidente da estatal, ROBERTO CASTELLO BRANCO, em fevereiro. Segundo a companhia, a partir desta quinta, a gasolina passará a ser vendida nas refinarias por um preço médio de dois reais e 59 centavos. A redução é de 11 centavos por litro. O diesel também terá corte de 11 centavos e será vendido na refinaria por dois e 27. As variações acompanham o recuo na taxa de câmbio: o dólar chegou a superar os cinco reais e 80 centavos no início do mês e hoje é negociado em torno dos cinco e 50.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que busca incentivar pessoas físicas e jurídicas a contratar, com recursos próprios, leitos clínicos e de UTIs da rede privada para utilização pelo Sistema Único de Saúde. O texto segue para o Senado. A carência por leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva tem aumentado a mortalidade no país durante a pandemia. O texto cria um programa chamado Pró-Leitos, que terá validade enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Segundo a proposta, os leitos contratados serão destinados exclusivamente aos doentes de Covid-19. Ontem, o Brasil superou a marca de 300 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional. A informação é do secretário da Receita Federal, JOSÉ ROBERTO TOSTES. Segundo o secretário, os impostos que não forem pagos em abril, maio e junho ainda poderão ser quitados em até seis parcelas, a partir de julho. Segundo Tostes, a medida adiará o pagamento de 27 bilhões e 800 milhões de reais e pode alcançar 17 milhões de contribuintes. No início da pandemia de Covid, em março de 2020, o Comitê Gestor do Simples adotou medida similar. Na época, os prazos foram adiados em seis meses.

Produtores rurais e pescadores de Santa Catarina terão novos programas de apoio à investimentos. A Secretaria de Estado da Agricultura investirá 27 milhões de reais em seis novas linhas de crédito e subvenção aos juros para melhoria da competitividade e da renda da agricultura familiar e da pesca. Nesta quarta-feira, 24, o secretário ALTAIR SILVA apresentou os programas recém-lançados aos deputados estaduais durante sessão da Assembleia Legislativa. Com os novos programas, a Secretaria da Agricultura atuará em cinco frentes: financiamentos sem juros; subvenção de juros de financiamentos contraídos junto aos agentes bancários; políticas públicas para jovens e mulheres; apoio para cuidar do solo e conservar água e apoios emergenciais.

O deputado estadual afastado JÚLIO GARCIA pediu licença por 60 dias para possibilitar a convocação de um suplente. Os primeiros nomes na fila do PSD são o ex-deputado estadual JEAN KUHLMANN, de Blumenau, e ULISSES GABRIEL, de Orleans. JULIO GARCIA foi preso preventivamente em 19 de janeiro por decisão da juíza federal JANAÍNA CASSOL no âmbito da Operação Alcatraz. A prisão foi revogada em plenário duas vezes, mas a volta do deputado ao parlamento tornou-se um impasse ainda à espera de posição do Supremo Tribunal Federal. Com o pedido de licença, a Alesc volta a contar com 40 deputados ativos. A assembleia aguardava que o afastamento do mandato de JÚLIO GARCIA completasse dois meses antes de tomar alguma providência sobre convocação de suplente.

O governador CARLOS MOISÉS se reuniu com o novo ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, em Brasília no fim da tarde desta quarta-feira, e reforçou as demandas de Santa Catarina para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os principais pleitos foram o envio de equipamentos, como respiradores e monitores multiparâmetros, para a ativação de novos leitos de UTI, a disponibilização de medicamentos para o chamado kit intubação e um reforço de 61 mil e 900 doses extras de vacinas para finalizar a imunização dos trabalhadores de saúde. Sobre o pedido de respiradores e monitores, o governador ressaltou que a entrega dos equipamentos garantirá a abertura de mais 150 leitos de UTI de maneira praticamente imediata.

Aulas presenciais na Escola Emílio Médici retornam na próxima segunda-feira, em Campo Erê. Quem informa é o diretor MAURICIO TREVISAN. De acordo com ele, esse adiamento no início das aulas na escola deve que ser de uma semana, devido a reforma que a escola está passando. O engenheiro não havia liberado o espaço para ocupação. Da mesma forma já anunciada antes, esse retorno vai se dar no modelo tempo escola tempo casa. Na primeira semana volta o grupo A e na segunda o grupo B. De todos os alunos da Médici, apenas 20 optaram por ficar 100 por cento com aulas remotas sem voltar para a sala de aula.

Protocolo de contingência do retorno presencial das aulas precisa ser 100 por cento seguido. O diretor MAURICIO TREVISAN, reforça que os alunos, professores e todos os funcionários da escola terão que se adaptar as essas novas normas para poder voltar a trabalhar de forma presencial. A escola está organizada para oferecer a segurança necessária para os alunos, mas é preciso também que aja por parte deles a consciência de que é preciso atender as determinações para que de fato essas medidas funcionem e não tragam nenhum risco a saúde de ninguém.

Saltinho não tem nenhum caso ativo de coronavírus. Atualização do último boletim mostra que o município não tem ninguém com o vírus ativo. Isso para a saúde pública, é uma grande conquista, pois como disse HÉLIO OLDIGES – secretário de saúde, mostra que a população atendeu o pedido, se cuidou o que contribuiu para essa situação. Da mesma forma, Saltinho não tem nenhum paciente internado por complicações da Covid-19. Destaca o trabalho de todos, citando vigilância sanitária, todos os setores da saúde pública, administração, população e Polícia Militar.

Idosos explanam a felicidade em receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Como conta dona DULCE DANELUZ, que aos 73 anos recebeu a vacina, após um ano sem sair de casa, ansiosa pela imunização. Ela não teve nenhuma reação contrária e recomenda a todos, chegando a sua vez, que vá se vacinar. Garante que vai continuar em casa se cuidando, pois na sua idade nunca viu algo parecido. Reforça a importância dos cuidados. Para ela, quanto mais às pessoas evitarem o vírus, antes ele vai deixar de ser um perigo e a vida poderá voltar ao normal.

É necessário força para superar o distanciamento social. DULCE DANELUZ diz que para amenizar o sofrimento do isolamento, que mesmo sem sair, recebeu a visita dos filhos, mas o tempo todo usando máscara, do lado de fora de casa e mantendo a distância mínima recomendada pela saúde pública. Já tendo recebido a primeira dose, destaca que não teve dor alguma, se sente muito bem, enfim aliviada, agora aguardando o dia 14 para receber a segunda e ficar totalmente imunizada. Da mesma forma, o casal GENI e JANDIRA TOPÁZIO receberam a primeira dose da vacina que tanto aguardavam.

Sem dor, somente alegria com o primeiro passo para a imunização. Marido e esposa que receberam juntos a dose contra o vírus, contam que no início estavam com um pouco de medo. GENI e JANDIRA TOPÁZIO comentam que nunca haviam passado por algo parecido com a pandemia do coronavírus, que exigisse o isolamento dessa forma. Conhecem pessoas que preferiram não ir se vacinar, e imaginam que vão se arrepender, pois é muito bom o sentimento de enfim estar imunizado. Agora aguardam a segunda dose, e torcem para que essa vacinação chegue logo a todos.

Vacinação contra o coronavírus chega para pessoas de 70 a 74 anos. Ainda a tempo de se imunizar. A vacinação que iniciou às oito da manhã de hoje, segue sendo feita até daqui a pouco, as 13 horas, na rodoviária de Campo Erê. Conforme SAMARA RONCHI – coordenadora da Vigilância em Saúde do município, caso algum idoso acima dos 70 não consiga ir hoje para receber a primeira dose, orienta que ligue na unidade de saúde de Campo Erê e marque um horário para se vacinar. Ela conta que a procura nessa faixa-etária está muito boa.

Entre ontem e hoje, mais de trezentas pessoas devem receber a primeira dose. Além desses, com idades entre 70 e 74 anos, os idosos com mais de 80, que se vacinaram em seis de março e que ainda não receberam a segunda dose, tem o sábado para completarem a imunização. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, SAMARA RONCHI, as vacinas para essa segunda etapa já estão no município. Porém ainda não há nenhuma informação de quando chegam mais doses para quem tem menos de 70. Em Campo Erê, boa parte dos profissionais de saúde e militares que receberam a primeira dose, receberam também a segunda.

Produtividade do milho é comprometida pela falta de chuva no plantio do cedo. Vários agricultores relataram ao extensionista da Epagri CLAUDIR GILIOLI, de Campo Erê, que estão sentindo os prejuízos nos grãos. A presença da praga cigarrinha também é um fator negativo para os plantadores. A previsão de colheita era de 180 sacas por hectare. Diante de todos os problemas, fechou apenas em 70 sacas. A escassez de chuva também acarreta desabastecimento de água nas propriedades. O Governo do Estado disponibiliza recursos para socorrer os produtores na estiagem.

Municípios que decretaram emergência por causa da chuva recebem auxílio do Governo Estadual. Conforme o extensionista CLAUDIR GILIOLI, uma das principais medidas é socorrer os agricultores, com algumas linhas especiais. O escritório de Campo Erê já fez 18 projetos para proteção de fonte, captação, armazenamento com caixa d’água e distribuição, inclusive com compra de material para bombeamento. O funcionário da Epagri observa que a grande maioria dos produtores tem fontes de água. O problema é que não tem como armazenar. Quem tem interesse em algum dos programas deve procurar a Epagri.

Ainda não é possível prever quebra na safra de soja. Mas os produtores de leite sentem a falta de umidade na região, com o baixo desenvolvimento das pastagens. Qualidade e quantidade do milho para silagem é outra situação. O extensionista CLAUDIR GILIOLI aconselha os agricultores a se preocuparem com a seca justamente no período de boa chuva. Ao contrário, diz o técnico, ninguém vai conseguir resolver o problema como deveria. As medidas no tempo certo são: armazenar água, melhorar e proteger as fontes e providenciar armazenamento de água.

Investimentos na infraestrutura urbana precisam ser replanejados. A prefeita de Campo Erê explica que os preços dos materiais para asfaltar e revitalizar a cidade subiram muito, e por isso é necessário reprogramar a Secretaria da Cidade. De acordo com ROZANE MOREIRA, pavimentação de várias ruas da cidade e dos bairros é uma grande prioridade do seu governo. É que tem ruas cheias de buraco e com asfalto completamente desgastado. Essa necessidade já era tratada em novembro, logo após as eleições. Em janeiro a Administração Municipal adquiriu 15 mil toneladas de massa asfáltica, que será utilizada já no início de abril.

Prefeita ROZANE só lamenta que todo material que foi e será adquirido é para recuperar asfalto deteriorado. Ela gostaria que novas ruas começassem a ser pavimentadas agora. Voltando a falar dos preços dos materiais, a prefeita de Campo Erê faz questão de frisar que o xisto, que é a matéria prima da massa asfáltica, já subiu esse ano mais de 10 vezes. Passou de 3 mil e 900 reais a tonelada para mais de 5 mil. Todas as ruas da cidade que serão recuperadas em abril serão com recursos próprios, sem emenda parlamentar.

Chuva, vento forte e granizo trazem trabalho para bombeiros de Campo Erê. Ontem por volta das 16 horas, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, foi acionada para atendimento de queda de árvore sobre fiação elétrica da rede de alta tensão, na Rua Gabriel kosteski, bairro Primavera. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com árvore caída sobre a fiação elétrica próximo a uma residência. O local foi isolado e orientado os moradores sobre os riscos. Também foi feito contato coma Celesc, pois a rede estava energizada. Mais tarde, a guarnição atendeu a um deslizamento de pedras na SC-305 nas proximidades da linha São Brás. Foi efetuado a retirada do material e lavagem da pista em aproximadamente uma hora de trabalho. A Polícia Rodovia Estadual de SãoLourenço do Oeste esteve no local. Ação contou ainda com apoio da defesa civil de Campo Erê.

Caminhão sai da pista na SC-157 em Formosa do Sul. Um caminhão IvecoTector 240, conduzido por um homem de 43 anos, acabou saindo da pista e colidindo em uma mureta na SC-157, em Formosa do Sul. O acidente aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira. A Polícia Militar Rodoviária explicou que o caminhão teve danos de média monta e, felizmente, o motorista não se feriu. As causas do acidente não foram informadas.

Um homem ficou ferido após carro capotar na PR-180. Um Gol emplacado em Chapecó capotou próximo a Comunidade de Rio Negreiro, em Marmeleiro. O motorista, de 33 anos, sofreu ferimentos leves na cabeça e foi removido à UPA 24 horas por uma equipe do SAMU. A Polícia Rodoviária Estadual fez o Boletim de Acidente de Trânsito, mas não revelou as causas

Mais de 230 quilos de maconha são apreendidos pelas Polícias Estadual e Federal. A apreensão ocorreu nesta quarta-feira, na SC-157, em São Lourenço do Oeste. Um veículo em atitude suspeita foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em busca veicular foram encontrados diversos tabletes de maconha. Mais tarde um outro veículo também foi abordado. Ao todo, foram apreendidos 231,300 kg da droga. Duas pessoas foram presas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.