ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 26 02 2022

-GOVERNO FEDERAL PUBLICA DECRETO QUE REDUZ IPI EM ATÉ 25 POR CENTO

-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA CRESCEU 6,4% EM 2021

-CCO DISCUTE ALTERAÇÕES NO LAYOUT DOS ESTANDES PARA A FAISMO 2022

-LIDERANÇAS DO BRASIL E ARGENTINA DEBATEM PASSAGEM DE TURISTAS POR PARAÍSO

-LIFETYCON INGRESSA COM PEDIDO DE RECUPERAÇAO JUDICIAL

-PM PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM SUSPEITO DE FURTO EM RESIDENCIA

-AGRICULTOR SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO INTERIOR DE DESCANSO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O terceiro dia de ataques russos à Ucrânia começou com tensão em Kiev. As forças russas cercam a cidade e há relatos de explosões em diversas regiões do subúrbio. Um prédio residencial foi atingido por um míssil na manhã deste sábado. Não houve vítimas. Neste sábado, as forças da Rússia capturaram a cidade de Melitopol, no sudeste da Ucrânia, segundo a agência de notícias russa Interfax. Os ucranianos não confirmaram a tomada de Melitopol pelos inimigos. Os ucranianos tentem resistir aos militares russos lançando coqueteis molotov contra os tanques que ingressam em diversas cidades do país. O governo da Ucrânia também diz ter derrubado aeronaves da Rússia.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou em vídeo publicado na manhã deste sábado em suas redes sociais que a Ucrânia não vai baixar as armas. Na gravação feita em frente ao seu escritório na capital do país, ele afirmou que vai defender o estado. Na publicação, o presidente pediu que ninguém acredite em falsificações. Ele afirmou que “Nossa arma é a verdade, e nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, nossos filhos, e vamos defender tudo isso”. O ataque da Rússia à Ucrânia é o maior de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial, há 80 anos.

As forças armadas da Ucrânia divulgaram um relatório de baixas dos invasores da Rússia, na manhã deste sábado. Após intensos combates na capital Kiev e seus arredores, os ucranianos relataram que pelo menos três mil e 500 russos morreram e outros 200 foram feitos prisioneiros. Além das perdas humanas, o exército local destacou que 14 aeronaves foram abatidas. Entre as forças terrestres, foram destruídos 110 veículos blindados, assim como 536 canhões de artilharia. Do lado russo, foi destacado o êxito do cerco em três frentes à capital. Na tomada de um aeródromo, 200 ucranianos teriam sido abatidos e um grande contingente de helicópteros teria conseguido pousar nas proximidades de Kiev.

O governo abriu nesta sexta-feira consulta pública sobre o processo de privatização dos Correios. O anúncio foi publicado no "Diário Oficial da União". A consulta ficará disponível por 45 dias, na plataforma Participa Mais Brasil, para que os interessados possam dar suas contribuições sobre o tema. Também será realizada uma audiência pública no dia 24 de março. As regras para o debate ainda não foram divulgadas pelo governo. A consulta e a audiência públicas são etapas obrigatórias dentro do processo de privatização, e antecedem a análise do Tribunal de Contas da União. Porém, o edital de venda só poderá ser publicado caso o Senado aprove, sem mudanças, o projeto que abre caminho para a privatização dos Correios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta sexta-feira que a conta de luz das famílias de baixa renda incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica continuará com a bandeira verde em março, em que não há cobrança adicional. Para os demais consumidores, continua em vigor a bandeira tarifária escassez hídrica, a mais cara em vigor. Quem não está na tarifa social continuará pagando 14 reais e 20 centavos a mais por 100 quilowatt-hora consumidos no mês. O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. É o que aconteceu ao longo de 2021, devido à crise energética.

O governo federal publicou nesta sexta-feira decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados. A medida alivia a carga tributária na produção de automóveis, eletrodomésticos da chamada linha branca, como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa, secadoras e outros produtos industrializados. O texto, assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO, consta em edição extra do Diário Oficial da União. Para a maior parte dos produtos, a redução foi de 25 por cento. Alguns tipos de automóveis tiveram redução menor na alíquota, de 18 e meio por cento. Produtos que contenham tabaco não tiveram redução do imposto. De acordo com cálculos informados pelo Ministério da Economia, a redução do IPI representará uma renúncia tributária de 19 bilhões e 500 milhões para o ano de 2022.

Um estudo realizado pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina apontou que avançar o sinal vermelho foi a infração de trânsito mais cometida pelos motoristas durante o Carnaval de 2021. O levantamento, divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos no trânsito, principalmente durante o feriado. Outro dado do estudo é o crescimento de infrações por recusa do teste do bafômetro durante o Carnaval em Santa Catarina. De acordo com o Detran, em cinco anos, houve um crescimento de 342 por cento nos registros. Só em 2021, foram 832 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

O Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto cresceu seis vírgula quatro por cento em 2021, com a segunda maior alta do país. A maior alta foi no Rio Grande do Sul com sete vírgula quatro por cento. O Brasil, no mesmo indicador, cresceu quatro e meio por cento. Esse indicador é calculado com base nas pesquisas do IBGE por setor. No ano passado, segundo esses levantamentos, o setor de serviços liderou crescimento em Santa Catarina, com alta de 14 vírgula oito por cento, a indústria geral avançou 10 vírgula três por cento e o comércio avançou um e meio por cento.

Santa Catarina conta com saldo positivo em novas empresas neste começo de ano. De acordo com o Observatório da Junta Comercial de Santa Catarina, ao todo, 18 mil 253 novos negócios foram abertos no Estado em janeiro, enquanto as empresas extintas totalizaram seis mil 742, o que corresponde ao saldo de 11 mil 511 empreendimentos no primeiro mês de 2022. O quantitativo de empresas constituídas representa um aumento de 100 por cento em relação a dezembro de 2021 que teve um saldo de cinco mil 745 novos negócios. Em relação aos setores, o comércio varejista e atacado em geral e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como em 2021, segue como destaque. Das empresas constituídas, 79 por cento foram registros de Microempreendedores Individuais.

O Peperi Debates deste sábado analisou o papel do poder legislativo para o desenvolvimento do município. São Miguel do Oeste completou, na semana passada, 68 anos de emancipação e o programa de amanhã vai reunir os vereadores para olhar para os avanços e para as barreiras que devem ser vencidas para que a cidade continue crescendo. O Peperi Debates contou com a presença dos vereadores VANIRTO CONRAD do PDT, RAVIER CENTENARO do PSD, NINI SCHARNOSKI do PL e CARLOS AGOSTINI do MDB. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

São Miguel do Oeste é uma cidade próspera e uma das melhores do Brasil. A afirmação é do presidente da câmara de vereadores, VANIRTO CONRAD. De acordo com ele, o desenvolvimento do município se devem, em grande parte, ao espirito empreendedor. Ele citou que os moradores de São Miguel são trabalhadores e não se intimidam com as dificuldades. VANIRTO destacou que o poder público, incluindo o legislativo, também faz a parte dele no sentido de viabilizar caminhos para o desenvolvimento. Um dos desafios que a cidade precisa superar é a busca de novas empresas, principalmente indústrias. VANIRTO também citou que a infraestrutura rodoviária ainda é uma carência que afeta o município, como as BRs e a avenida Willy Barth.

São Miguel do Oeste está crescendo, mas não tem um desenvolvimento à altura da população. O comentário é do vereador NINI SCHARNÓSKI. Ele disse que é preciso desenvolver ações e incentivos para atrair grandes empresas. NINI criticou a burocracia que ainda existe no município e que atrasa a abertura de novos empreendimentos. Segundo o vereador, São Miguel do Oeste está parado em vários aspectos e sendo superado por cidades menores, como Maravilha. NINI destacou que câmara tem um papel importante para o desenvolvimento do município, mas atualmente perdeu a capacidade de discutir porque apenas homologa projetos que vem da prefeitura. Ele também voltou a defender a instalação de uma grande área industrial entre São Miguel do Oeste e Descanso.

Os números mostram que São Miguel do Oeste está crescendo e se desenvolvendo também. A avaliação é do vereador do PSD, RAVIER CENTENARO. Ele citou que a geração de emprego carteira assinada vem crescendo desde 2007 e o Índice de Desenvolvimento Humano do município também está em expansão. O vereador disse que o município deve continuar buscando novas empresas, mas precisa ficar atento para as consequências sociais desse crescimento. Para ele, o incentivo ao crescimento industrial é o caminho que deve ser seguido, mas os incentivos devem ser levados para outros setores, como o da inovação, por exemplo. RAVIER disse que o município ter um equilíbrio na busca de grandes indústrias e no apoio dos pequenos empreendimentos.

A concessão de incentivos econômicos do poder público é um aspecto importante para o desenvolvimento do município, mas é preciso ações para qualificar a mão de obra. A afirmação é do vereador CARLOS AGOSTINI, o TATU. Ele disse que as indústrias tem um papel central no desenvolvimento porque vendem seus produtos para fora da cidade e trazem dinheiro para movimentar a economia local como um todo. O vereador comentou que o município tem muitos problemas que precisam ser enfrentados, como por exemplo, a falta de qualificação dos trabalhadores. Ele defendeu uma política de incentivos junto com um modelo de profissionalização da mão de obra. Para TATU, o município também deve priorizar o apoio as pequenas empresas já instaladas ao invés de concentrar as ações para atrair uma grande indústria

O comércio deve funcionar normalmente na segunda e terça-feira de carnaval em São Miguel do Oeste. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, uma pesquisa feita com os associados apontou que 70 por cento dos comerciantes vão trabalhar normalmente nesses dois dias. As repartições públicas do município também terão expediente normal. Não houve edição do decreto de ponto facultativo na prefeitura. Já os bancos estarão fechados segunda e terça-feira. As agencias vão reabrir para atendimento do público na quarta-feira, a partir do meio dia.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa se manifestou a favor da derrubada do veto do Governador CARLOS MOISÉS à proposta que concede redução na alíquota do ICMS de alimentos e bebidas. A decisão final sobre o veto do governador ao Projeto de Lei que trata do assunto será tomada pelo plenário da Alesc na semana que vem. Em entrevista para a Peperi, o deputado MAURICIO ESKUDLARK antecipou que vai votar pela do veto devido ao compromisso de não aumentar impostos. Ele disse que o imposto não é pago pelo estabelecimento, mas pelo consumidor, pois o valor está embutido no preço. ESKUDLARK disse que enquanto os cofres dos governos estão cheios a realidade do cidadão é o contrário, portanto não dá para repassar mais esta conta para a sociedade.

A semana está terminando com um aumento no número de recuperados da Covid no município. De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de saúde, 20 pessoas testaram positivo para a doença nesta sexta-feira, mas outras 29 saíram do isolamento e entraram paralista de recuperados. O total de casos ativos do vírus é de 250. No Hospital Regional, o último boletim divulgado aponta taxa de ocupação de 80 por cento nos leitos da ala de UTI Covid com oito pacientes internados. Na enfermaria, duas pessoas estavam internadas com sintomas leves da doença.

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira, o cronograma completo de vacinação contra covid para a próxima semana em São Miguel do Oeste. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Somente na quinta-feira, não haverá vacinação atendimento na Sala de Vacinas. Na segunda-feira, será aplicada a terceira dose para vacinados até 28 de outubro. Na terça-feira, será oferecida a primeiras dose para crianças de cinco a 11 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença. Os pais devem acompanhar os filhos para a aplicação da vacina. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à covid, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone 3631-2078.

A vacinação contra a Covid prossegue na quarta-feira com a aplicação da segunda dose da Coronavac para vacinados em dois de fevereiro, além da primeira dose para adolescentes e adultos retardatários e a terceira dose para vacinados até dois de novembro. Na quinta-feira não haverá vacinação e na sexta-feira será aplicada a primeira dose para adolescentes e adultos retardatários, a terceira dose para vacinados até quatro de novembro e a segunda dose da JANSSEN para retardatários. As pessoas com a segunda dose da vacina Coronavac em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats 9 9168-1133. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF.Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.

A Administração de São Miguel do Oeste vai realizar na segunda-feira a Audiência Pública para Prestação de Contas do terceiro quadrimestre de 2021. O evento está marcado para as duas horas da tarde com transmissão ao vivo através do Facebook da Prefeitura. A audiência será no Salão Nobre do Centro Administrativo, com apresentação dos dados gerais do exercício financeiro do Município, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. De acordo com a secretária adjunta de Administração, THAÍS COSTA, mais uma vez a audiência acontecerá de forma online, a fim de possibilitar que mais pessoas acompanhem a prestação de contas e evitando aglomeração.

A Comissão de Comercialização da Faismo 2022, esteve reunida com membros da Comissão Central Organizadora, na manhã desta sexta-feira, no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o coordenador da comissão, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, foram definidos detalhes sobre o layout dos estandes nos pavilhões e na área externa. Ele disse que a intenção é deixar os ambientes e estandes com uma melhor circulação e visibilidade. Em entrevista para a Peperi há cerca de duas semanas, o coordenador geral da CCO, IRTON LAMB, antecipou que a distribuição dos estandes seria alterada para a feira deste ano com o objetivo de valorizar os expositores. Com a definição dos locais para as empresas, a CCO vai começar a venda dos estandes para a exposição.

As alterações no layout da Faismo de 2022 foram necessárias diante das modificações na estrutura do parque de exposições Rineu Gransotto. A secretária de Desenvolvimento Sustentável e integrante da CCO, MARLI DA ROSA, acompanhou a comissão durante a vistoria na nova praça de alimentação do parque. A obra terá cerca de mil e 800 metros quadrados e está sendo executada pelo município. O espaço deve resolver um das principais carências estruturais para eventos como a Faismo. Além disso, o município também vai fazer uma reforma no pavilhão central, adequações de acessibilidade e melhorias no pavilhão da Mercoindustrial. A Faismo de 2022 está confirmada para acontecer entre os dias 11 e 15 de novembro.

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Paraíso realizaram na tarde desta sexta-feira uma reunião de trabalho para discutir a abertura da fronteira para a passagem de turistas pela Ponte Internacional Peperi Guaçu. O encontro contou com a participação de autoridades do Brasil e Argentina. De acordo com a prefeita, MARLENE GIACOMINI, a intenção da administração de Paraíso é viabilizar a passagem de turistas argentinos. Ela comentou que já está em contato com a Polícia Federal e com a Receita Federal para estruturar o local para que possa receber o efetivo das duas corporações. O documento com a ata do encontro e o pedido para abertura da ponte para a passagem de turistas será encaminhado aos governos do Brasil e da Argentina.

O deputado estadual, MAURO DE NADAL, que esteve em Paraíso ontem, lembrou que em 2013 diversas autoridades estiveram na ponte e foi tratado que o Brasil ficaria com a estruturação da ponte, enquanto a Argentina com o asfalto. Ele frisou que nove anos se passaram e a burocracia do Brasil travou o desenvolvimento da região. O Prefeito de San Pedro, MIGUEL DOS SANTOS, também lembrou do evento realizado em 2013, e comentou que muitas coisas foram requisitadas. Ele disse o asfalto do lado argentino foi feito, porém do lado brasileiro, o trabalho de estruturação da ponte até hoje não aconteceu. Ele pediu para que as autoridades federais do Brasil se esforcem em realizar a abertura da passagem de turistas e comentou que a região está perdendo muito dinheiro, pois o turismo regional é importante para ambos os países.

A Lifetycon ingressou com um pedido de recuperação judicial nesta sexta-feira. O pedido foi protocolado pelo advogado PAULO BALANCELLI e entrou no sistema eletrônico da terceira vara cível de Chapecó as oito e 15 da noite de ontem. A Lifetycon atua no mercado de criptomoedas e captou recursos financeiros de investidores de toda a região, inclusive de São Miguel do Oeste. Desde novembro do ano passado, clientes começaram a relatar problemas como o atraso no pagamento dos rendimentos. A empresa chegou a emitir uma nota alegando que problemas causados por terceiros estavam atrasando os pagamentos, mas que a situação seria normalizada. Neste ano, as reclamações aumentaram e cerca de 10 investidores ingressaram com ações judiciais contra a empresa. Além disso, o Procon de Chapecó também abriu um procedimento para apurar as queixas. Ontem, a empresa ingressou com o pedido de recuperação judicial que será analisado pelo juiz da terceira vara cível de Chapecó.

O efetivo da Polícia Militar Rodoviária está mobilizado para a Operação Alegria 2022. Trata-se de um incremento na fiscalização durante o período de carnaval, quando cresce o fluxo de veículos nas rodovias estaduais de Santa Catarina. A operação começou as seis horas da tarde de ontem e vai até as oito horas da manhã de quarta-feira. Estatísticas demonstram que o volume de acidentes aumenta nos períodos de feriados, principalmente durante o carnaval. Na região, também haverá reforço de efetivo nos principais trechos das SCs.

O Ministério Público de Santa Catarina obteve a condenação de 141 criminosos identificados e investigados durante a Operação Maserati. A operação gerou ao todo 160 condenações. Dos denunciados, 75 foram condenados a penas superiores aos 20 anos de prisão; e a pena máxima foi de 86 anos. Além da prisão, os réus foram condenados ao pagamento de multas que somam mais de quatro milhões e 800 mil reais. A investigação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, teve duração de nove meses e revelou que a intenção da facção criminosa que atuava no tráfico de drogas era expandir a sua atuação em Santa Catarina. Para isso, os criminosos pretendiam "tomar o controle" das cidades menores até chegar ao litoral catarinense. O foco inicial de expansão do grupo seria São Miguel do Oeste, Chapecó, Dionísio Cerqueira e Joinville.

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de furto na noite de ontem na Linha Jacutinga, interior de São Miguel do Oeste. O proprietário da residência alvo do crime relatou que estava voltando para casa quando passou por um homem em atitude suspeita. Ao chegar em casa, ele notou que uma das janelas estava arrombada e que faltavam eletrodomésticos, calçados, joias e maquiagens. Ele então acionou a Polícia Militar que localizou o suspeito com alguns objetos oriundos do furto. Os demais objetos foram encontrados em uma área de mata perto da casa. Diante dos fatos, o homem, que possui uma grande ficha criminal, foi preso e levado à Delegacia de Polícia.

Um homem foi atingido por disparos de arma de fogo na noite desta sexta-feira no interior do município de Descanso. A ocorrência foi por volta das sete e 20 da noite na Linha Campinas. De acordo com o Corpo de bombeiros, a vítima relatou que estava voltando para casa quando um homem começou a segui-lo. Em determinado momento, o homem atirou contra ele. A vítima foi atingida por dois disparos, um deles no ombro. Ele conseguiu ir até uma casa, onde pediu ajuda aos moradores. Os bombeiros foram chamados e prestaram os primeiros socorros. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.