ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/02/22

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 81 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O terceiro dia de ataques russos à Ucrânia começou com tensão em Kiev. As forças russas cercam a cidade e há relatos de explosões em diversas regiões do subúrbio. Um prédio residencial foi atingido por um míssil na manhã deste sábado. Não houve vítimas. Neste sábado, as forças da Rússia capturaram a cidade de Melitopol, no sudeste da Ucrânia, segundo a agência de notícias russa Interfax. Os ucranianos não confirmaram a tomada de Melitopol pelos inimigos. Os ucranianos tentem resistir aos militares russos lançando coqueteis molotov contra os tanques que ingressam em diversas cidades do país. O governo da Ucrânia também diz ter derrubado aeronaves da Rússia.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou em vídeo publicado na manhã deste sábado em suas redes sociais que a Ucrânia não vai baixar as armas. Na gravação feita em frente ao seu escritório na capital do país, ele afirmou que vai defender o estado. Na publicação, o presidente pediu que ninguém acredite em falsificações. Ele afirmou que “Nossa arma é a verdade, e nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, nossos filhos, e vamos defender tudo isso”. O ataque da Rússia à Ucrânia é o maior de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial, há 80 anos.

As forças armadas da Ucrânia divulgaram um relatório de baixas dos invasores da Rússia, na manhã deste sábado. Após intensos combates na capital Kiev e seus arredores, os ucranianos relataram que pelo menos três mil e 500 russos morreram e outros 200 foram feitos prisioneiros. Além das perdas humanas, o exército local destacou que 14 aeronaves foram abatidas. Entre as forças terrestres, foram destruídos 110 veículos blindados, assim como 536 canhões de artilharia. Do lado russo, foi destacado o êxito do cerco em três frentes à capital. Na tomada de um aeródromo, 200 ucranianos teriam sido abatidos e um grande contingente de helicópteros teria conseguido pousar nas proximidades de Kiev.

A seguir:

-GOVERNO FEDERAL PUBLICA DECRETO QUE REDUZ IPI EM

ATÉ 25 POR CENTO.

O governo abriu nesta sexta-feira consulta pública sobre o processo de privatização dos Correios. O anúncio foi publicado no "Diário Oficial da União". A consulta ficará disponível por 45 dias, na plataforma Participa Mais Brasil, para que os interessados possam dar suas contribuições sobre o tema. Também será realizada uma audiência pública no dia 24 de março. As regras para o debate ainda não foram divulgadas pelo governo. A consulta e a audiência públicas são etapas obrigatórias dentro do processo de privatização, e antecedem a análise do Tribunal de Contas da União. Porém, o edital de venda só poderá ser publicado caso o Senado aprove, sem mudanças, o projeto que abre caminho para a privatização dos Correios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta sexta-feira que a conta de luz das famílias de baixa renda incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica continuará com a bandeira verde em março, em que não há cobrança adicional. Para os demais consumidores, continua em vigor a bandeira tarifária escassez hídrica, a mais cara em vigor. Quem não está na tarifa social continuará pagando 14 reais e 20 centavos a mais por 100 quilowatt-hora consumidos no mês. O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. É o que aconteceu ao longo de 2021, devido à crise energética.

O governo federal publicou nesta sexta-feira decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados. A medida alivia a carga tributária na produção de automóveis, eletrodomésticos da chamada linha branca, como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa, secadoras e outros produtos industrializados. O texto, assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO, consta em edição extra do Diário Oficial da União. Para a maior parte dos produtos, a redução foi de 25 por cento. Alguns tipos de automóveis tiveram redução menor na alíquota, de 18 e meio por cento. Produtos que contenham tabaco não tiveram redução do imposto. De acordo com cálculos informados pelo Ministério da Economia, a redução do IPI representará uma renúncia tributária de 19 bilhões e 500 milhões para o ano de 2022.

A seguir:

-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA CRESCEU 6,4%

EM 2021.

Um estudo realizado pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina apontou que avançar o sinal vermelho foi a infração de trânsito mais cometida pelos motoristas durante o Carnaval de 2021. O levantamento, divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos no trânsito, principalmente durante o feriado. Outro dado do estudo é o crescimento de infrações por recusa do teste do bafômetro durante o Carnaval em Santa Catarina. De acordo com o Detran, em cinco anos, houve um crescimento de 342 por cento nos registros. Só em 2021, foram 832 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

O Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto cresceu seis vírgula quatro por cento em 2021, com a segunda maior alta do país. A maior alta foi no Rio Grande do Sul com sete vírgula quatro por cento. O Brasil, no mesmo indicador, cresceu quatro e meio por cento. Esse indicador é calculado com base nas pesquisas do IBGE por setor. No ano passado, segundo esses levantamentos, o setor de serviços liderou crescimento em Santa Catarina, com alta de 14 vírgula oito por cento, a indústria geral avançou 10 vírgula três por cento e o comércio avançou um e meio por cento.

Santa Catarina conta com saldo positivo em novas empresas neste começo de ano. De acordo com o Observatório da Junta Comercial de Santa Catarina, ao todo, 18 mil 253 novos negócios foram abertos no Estado em janeiro, enquanto as empresas extintas totalizaram seis mil 742, o que corresponde ao saldo de 11 mil 511 empreendimentos no primeiro mês de 2022. O quantitativo de empresas constituídas representa um aumento de 100 por cento em relação a dezembro de 2021 que teve um saldo de cinco mil 745 novos negócios. Em relação aos setores, o comércio varejista e atacado em geral e reparação de veículos automotores e motocicletas, assim como em 2021, segue como destaque. Das empresas constituídas, 79 por cento foram registros de Microempreendedores Individuais.

- A SEGUIR:

-SECA TEM DESANIMADO AGRICULTORES DEVIDO ÀS

PERDAS REGISTRADAS NOS ÚLTIMOS ANOS.

-DEPUTADO FEDERAL QUER CRIAR COOPERATIVAS DE

ENERGIA SOLAR.

Abertura das oficinas do Instituto Cultural é marcada por duas grandes apresentações. O Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste marcará o início das suas oficinas culturais com dois eventos especiais no mês que vem. Será nos dias 16 e 17, com entrada gratuita, com shows de GAUDÊNCIO e NOITE RUSSA. Segundo o presidente do Instituto JADER IORIS, não haverá cobrança de ingresso em dinheiro. Os interessados em participar devem levar uma doação de doces. O presidente frisa que o uso de máscara será obrigatório. Sonora

Conforme o presidente, a exemplo da Efaislo, a Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, a abertura das oficinas do Instituto Cultural vai seguir o protocolo Evento Seguro, do Governo do Estado de Santa Catarina. Os doces arrecadados serão utilizados nas ações do Instituto Cultural ao longo do ano. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8526 (WhatsApp). IORIS lembra que no dia 16 de março às 19 horas e 30 minutos a apresentação fica por conta do Espetáculo Noite Russa. No dia 17 também às 19 e 30 é a vez de Gaudêncio. Ambas as apresentações serão no Centro de Eventos.

Alfa inaugura maior empreendimento da sua história. Ontem a Cooperalfa inaugurou o maior empreendimento industrial de toda a sua história de 55 anos. Trata-se da Nova Indústria de Óleo, localizada no complexo da Linha Tomazelli, Rodovia SC-283, em Chapecó. “Os investimentos não podem parar, pois precisamos agregar valor aos negócios da cooperativa, afim de mantê-la competitiva no mercado”, declarou o presidente ROMEO BET. O projeto da nova Indústria de Processamento de Soja, iniciado em janeiro de 2020 e concluído em fevereiro de 2022, triplicou a capacidade de processamento de soja da cooperativa, passando de 700 toneladasdia para 2 mil toneladasdia, de extração de óleo vegetal e subprodutos como farelo e casquinha.

Esse empreendimento de aproximadamente 300 milhões materializa o trabalho das mais de 21 mil famílias associadas. conforme o diretor da área industrial da Cooperalfa, CLÁDIS FURLANETTO, ao longo das mais de cinco décadas de história, essas famílias cultivam os princípios do cooperativismo, trabalhando com esforço e dedicação para agregar valor à produção agropecuária. O coordenador técnico do projeto, engenheiro civil ANDRÍSIO BET, informou que a nova indústria irá processar 33 mil e 300 sacas de soja diariamente.

Além da indústria de esmagamento de soja, o projeto contempla também a construção de estrutura para armazenagem a granel. São um milhão 250 mil sacas de soja, além do silo já existente. Ainda, segundo ANDRÍSIO, as obras da Tomazelli movimentaram, no pico da execução, um total de 300 pessoas terceirizadas de 30 empresas fornecedoras, incluindo serviços das áreas civil, elétrica, mecânica e de automação e, depois de concluída, passa a movimentar uma média de 300 caminhões diariamente.

Com relação ao quadro funcional, num primeiro momento, a Alfa deverá manter a mesma equipe de colaboradores da indústria de óleo junto à matriz. Ajustando aos poucos conforme necessidade, uma vez que a mudança de perfil da mão de obra será inevitável, pois “sairemos” de uma fábrica sem automação para outra totalmente automatizada. “E o mais importante, a Alfa continuará valorizando e investindo na capacitação de seus funcionários para as novas tecnologias”. O ato de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, regionais, estaduais e do governador do estado Carlos Moisés.

Seca tem desanimado agricultores devido às perdas registradas nos últimos anos. Conforme o secretário de Agricultura de Anchieta RAFAEL FERREIRA, cerca de dez agricultores já deixaram o campo para buscar uma vida melhor na cidade. Já outros relatam altos prejuízos nas lavouras e acabam migrando para uma nova atividade dentro da propriedade. Muitos buscam novas formas para se manter na agricultura e evitar a desistência, porém o custo dos insumos também tem sido um dos problemas dos trabalhadores rurais que necessitam lucrar para sobrevivência da família e investimentos na propriedade.

O secretário disse ainda que outros agricultores estão cedendo a terra para produtores interessados em seguir com o cultivo na propriedade. FERREIRA explicou que este tipo de parceria tem sido realizada em Anchieta onde muitos agricultores utilizam do método de arrendamento para quitar dívidas. Contudo, o secretário afirmou que essa seria uma opção desfavorável por causa da desistência provocada aos agricultores. SONORA

Em Anchieta a cadeia leiteira tem sido a mais afetada com a estiagem. O setor é responsável por mais de 50 por cento do movimento econômico. O secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA, afirmou que a produção acaba sendo afetada devido à baixa qualidade na alimentação do animal. Para buscar manter uma boa qualidade do leite, os produtores buscam suprir com ração, o que torna um alto investimento e encarece o produto. Ele destacou que o município tem dado suporte aos trabalhadores rurais para amenizar os prejuízos, mas ainda é necessário que o governo Federal auxilie os agricultores.

Deputado federal quer criar cooperativas de energia solar. PEDRO UCZAI se especializou na energia limpa e agora quer desenvolver projeto em toda Santa Catarina para as pessoas economizarem, inclusive, dinheiro. Em Campo Erê o parlamentar se reuniu com lideranças no Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar para explicar seu plano. Ele foi o único deputado federal a participar de uma comissão especial que criou a nova lei de energia renovável e distribuída, que já está valendo. Energia solar pode ser instalada na casa, na empresa e em órgãos públicos. E isso pode ser feito por consórcios ou cooperativas. Energia solar é de graça e deve ser para todos, entende UCZAI.

Em 5 anos os investimentos com equipamentos de energia solar se pagam. A partir daí são mais 20 anos de consumo de energia limpa de graça, porque o sol é a matéria prima, explica o deputado PEDRO UCZAI. O parlamentar está financiando cursos para formar os técnicos das cooperativas. Ele defende a ideia de criar associações municipais e uma cooperativa estadual de energia solar. O assunto é novo e por isso ainda existem muitas dúvidas. Mas UCZAI nota que o interesse das pessoas é grande em torno do assunto. Ele quer implantar esse ano e no ano que vem mais de 90 cooperativas de energia limpa no Estado. Primeiramente serão municípios que estão com suas populações menores nos últimos 10 anos.

- A SEGUIR:

-SAÍDA DE PISTA TEM UMA PESSOA FERIDA NA SC-157.

-MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE ENTRE CARRO E

CAMINHÃO EM SÃO LOURENÇO DO OESTE.

Saída de pista tem uma pessoa ferida na SC-157. Por volta das onze e meia de ontem, os bombeiros atenderam ocorrência de acidente de trânsito na SC-157, em linha Guaíra, município de Novo Horizonte. Conforme as equipes, foi uma saída de pista seguida de choque no guard rail. A passageira, uma mulher de 55 anos, precisou de atendimento, mas recusou ser levada a UPA. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência.

Motorista morre em acidente entre carro e caminhão em São Lourenço do Oeste. Um homem morreu na noite de ontem, por volta das 20 horas, na rodovia SC-157, contorno viário Armindo Echer, em São Lourenço. Ele estava em um carro que se envolveu num acidente com um caminhão próximo ao Terminal Rodoviário. O motorista, que acabou morrendo, conduzia um Fiat Palio de São Lourenço do Oeste. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O Instituto Geral de Perícias recolheu o corpo. As autoridades não confirmaram a identidade da vítima e nem as causas do acidente. O carro, que fazia sentido cidade a Chapecó, bateu de frente com um caminhão, placa do Paraná.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.