-CÂMARA DEVE VOTAR HOJE PEC QUE MUDA REGRAS DA IMUNIDADE PARLAMENTAR
-GOVERNO CATARINENSE CONFIRMA LOCKDOWN NOS FINAIS DE SEMANA
-ACCS ORIENTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR INTERDIÇÃO DE FRIGORÍFICOS
-CONSERVATÓRIO DE MÚSICA TERÁ AULAS NA CIDADE E INTERIOR
-UCEFF INICIA ANO LETIVO NO SISTEMA REMOTO
-ITAPIRANGA DEFINE RETORNO DAS AULAS NA PRÓXIMA SEMANA
-POLÍCIA PRENDE DOIS JOVENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS
-PRESOS EM ITAPIRANGA PODEM TER CONEXÃO COM FACXÃO DO RS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Homens armados sequestraram 317 meninas de uma escola na cidade de Jangebe, na Nigéria, nesta sexta-feira, de acordo com a polícia do país. É o segundo sequestro como esse em pouco mais de uma semana. O país vive um problema de segurança: há mais milícias armadas e sequestros em escolas estão se tornando comuns. Autoridades afirmam, mas sem se identificar, que os sequestros se tornaram mais comuns porque o governo paga os valores de resgate. O governo nega ter feito isso. A polícia do estado e os militares começaram as buscas para tentar resgatar as 317 vítimas.
Os Estados Unidos bombardearam prédios em uma região no leste na Síria na quinta-feira. Os alvos eram instalações de milícias que recebem apoio do Irã, de acordo com os militares americanos. Segundo as Forças Armadas dos Estados Unidos, essa ação foi uma retaliação a um ataque com míssil no Iraque no início deste mês. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram em consequência do ataque americano. As autoridades disseram que foi "um punhado" de gente, de acordo com o "New York Times", mas os militares não fizeram um balanço da operação.
A Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina determinou que quem quiser uma carteira de habilitação deverá fazer um curso sobre gênero e estudar temas como masculinidades, patriacardo, feminicídios e acesso de mulheres ao setor de transporte. Os motoristas terão de passar por um módulo que vai abordar tópicos como "Masculinidades: patriarcado e heteronormatividade; Mitos sobre a violência; Feminicídios, Transfeminicídios; e Crimes de Ódio". Para completar, o Ministério do Transporte difundiu um "Manual Especial" para readaptar as placas e as sinalizações de trânsito com perspectiva de gênero, promovendo a chamada "linguagem inclusiva" na qual os gêneros masculino e feminino ficam neutros, perdendo a terminação "o" e "a", alteradas para "e".
O desemprego no Brasil teve a terceira queda seguida e ficou em 13 vírgula nove por cento no trimestre encerrado em dezembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No entanto, 13 milhões e 900 mil brasileiros ainda estavam desempregados. Já a taxa média de desemprego no ano de 2020 foi de 13 e meio por cento, a maior da série iniciada em 2012. Em 2019, foi de 11 vírgula nove. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Coníinua. Na pesquisa anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego estava em 14 vírgula um por cento.
O setor de vendas on-line registrou um salto recorde em 2020, refletindo o aumento na demanda por conta da pandemia de coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram entrar no comércio eletrônico. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas foi de 68 por cento na comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo, que passou de cinco por cento no final de 2019 para um patamar acima de 10 por cento em alguns meses do ano passado. A associação estima que 20 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de reais em compras pela internet.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta sexta-feira a proposta de emenda à Constituiçãoque cria novas regras para a imunidade parlamentar e para a prisão de deputados e senadores. A votação foi adiada na noite da quinta-feira. Na prática, a PEC pode dificultar a prisão de parlamentares em alguns casos, por isso vem sendo chamada por críticos do texto de "PEC da Impunidade". Entre outros pontos, a PEC estabelece que o parlamentar não pode mais ser afastado do mandato por decisão judicial; pode ser preso em flagrante por crime inafiançável, mas deve que ficar sob custódia da Câmara ou do Senado até que o plenário decida se mantém ou não a prisão e não pode mais ser responsabilizado civil nem penalmente.
O Ministério da Saúde anunciou ajuda da Força Nacional do SUS a Xanxerê nesta quinta-feira, mesmo dia em que a cidade decretou estado de calamidade pública, lei seca e o fechamento de serviços não essenciais devido ao avanço da pandemia do coronavírus. O auxílio federal "chega a cidade a qualquer momento", segundo informou o senador catarinense, JORGINHO MELLO. O apoio ocorre em razão do colapso no sistema hospitalar pela falta de leitos para doentes com coronavírus, e do aumento de casos ativos na cidade. Até ontem, 27 pacientes com Covid-19 aguardavam leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo e uma pessoas estava na fila do leito de enfermaria.
O colapso que se aproxima do sistema de saúde em Santa Catarina motivou a busca por leitos de UTI na rede particular. Em ofícios enviados no início da tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde pede orçamentos para compra de leitos de tratamento intensivo em hospitais particulares. O ofício, assinado pelo secretário ANDRÉ MOTTA, já foi enviado para, ao menos, quatro unidades de saúde da rede privada da Grande Florianópolis ou com atendimentos estadualizados. São elas: Hospital Baía Sul e Casa de Saúde São Sebastião de Florianópolis, Unimed e SC Saúde, planos de saúde com abrangência estadual. O pedido do Estado é por orçamentos com o valor médio diário de um leito de UTI para pacientes com Covid-19. Segundo o documento, os valores vão compor um banco de preços e auxiliar futuras aquisições.
O governo de Santa Catarina confirmou lockdown para os dois próximos fins de semana. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira em reunião de emergência convocada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA com o grupo gestor. O Estado vive o pior momento da pandemia, com aumento exponencial de casos ativos de coronavírus e colapso na rede de saúde. Todos os serviços não essenciais serão fechados em todas as cidades do Estado entre as 11 horas da noite desta sexta-feira até as seis horas de segunda-feira, primeiro de março. O mesmo vai se repetir no fim de semana dos dias seis e sete de março, incluindo o final da noite da sexta-feira e a madrugada da segunda. Durante a semana valem as regras impostas em decreto publicado na última quarta, que restringe público e horários de funcionamento durante 15 dias em praias, ônibus, academias e casas noturnas, entre outras atividades.
Comitê de Crise de Itapiranga decide pela volta das aulas presenciais. A equipe realizou reunião na manhã de hoje para avaliar situação da pandemia no município e medidas a serem adotadas. Conforme a secretária de Saúde, enfermeira CLAIR HEINEN, coordenadora do Comitê de Crise, o grupo com 19 representantes de diferentes entidades, decidiu pela volta as aulas presenciais no município a partir de quarta-feira, dia três de março. Ela ressalta que as escolas estão preparadas para receber os alunos e todos os educandários devem seguir as medidas de prevenção. A secretária destaca ainda que o governo estadual já autorizou o retorno e alguns municípios da região estão tendo aula com os alunos frequentando as escolas.
Itapiranga está adotando medidas para controle da presença de imigrantes. Cadastramento inicia no começo de março. De acordo com a Secretária de Assistência Social de Itapiranga, SIMONE FELIN, o cadastramento é necessário para melhor precisão do número de imigrantes na cidade. A ferramenta utilizada vai ao encontro das política públicas da assistência social que é a vigilância socio existencial. Para SIMONE, esse diagnóstico socio-territorial proporciona um melhor planejamento do serviço prestado à população. Aumento de imigrantes impacta na área social, saúde e educação. Observa que a estimativa é de mil e 500 imigrantes no município.
A secretária de Assistência Social cita que o cadastramento inicia a partir de 2 de março na secretaria de Assistência Social, das 8 e 30 as 11 e 30 e das 13 às 16 horas. Trabalho será em conjunto com as agentes comunitárias de saúde. Conforme SIMONE FELIN, serão distribuídas senhas para melhor organização e evitar aglomerações. Revela que o cadastramento contribui ainda com o gerenciamento de recursos para a saúde, educação e segurança pública. Destaca que o Ministério da Cidadania publicou uma portaria para recursos exclusivos de refugiados. A partir disso, um plano de ação foi elaborado pela Secretaria de Assistência Social com aprovação do Conselho Municipal e Nacional. Através do cadastro será possível elencar necessidades de aplicação de recursos investindo de forma correta. 128 mil reais ainda estão disponíveis.
SIMONE FELIN destaca que conforme o plano de ação, os recursos contemplam repasse de colchões, cobertores, travesseiros, jogos de lençol, kit de alimentação e higiene e limpeza. Ela afirma que não há previsão de novos recursos do governo federal. Cita que a demanda aumenta a cada dia a nível municipal e nacional. Objetivo da secretaria de Assistência Social é atender as necessidades da população que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
ACCS orienta sobre cuidados na pandemia para evitar interdição de frigoríficos. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), LOSIVÂNIO DE LORENZI, o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus na suinocultura é uma preocupação constante. Ele comenta que no início não esperava que a pandemia demoraria mais de três meses, quando na realidade já está próxima de completar um ano no Brasil, e com uma nova variante que contamina cada vez mais. LORENZI salienta que os frigoríficos e laticínios concentram quantidade significativa de pessoas, que mantêm um contato próximo. Alerta que qualquer funcionário que entrar no frigorífico infectado por Covid-19 poderá causar o fechamento do local de trabalho.
No momento, o presidente da ACCS observa que os frigoríficos estão tomando todas as medidas necessárias, como aferição da temperatura dos funcionários que entram no local de trabalho, desinfecção diária com álcool em gel e uso de máscara, e pede que os cuidados continuem para a produção não parar. Ele verifica que os suinocultores também estão tomando todas as providências para que não ocorra interdição de alguma propriedade. Como os chiqueiros ficam em local aberto, segundo LORENZI, a circulação de pessoas é mais fácil do que na indústria, o que demanda atenção especial. Em relação ao cenário da suinocultura, o presidente da ACCS verifica que o primeiro trimestre sempre é ruim para a atividade, pois há um consumo menor. Neste ano, porém, como saíram menos pessoas no carnaval, a procura por carne suína foi maior.
No mercado independente, o preço está entre 7,40 a 7,50 reais o quilo. Já na integração, é de 6 a 7 reais, além da bonificação de carcaça, o que segundo LORENZI representa um mercado promissor. Por outro lado, a suinocultura sofre com os altos cultos dos grãos. No caso da produçãoindependente, conforme o presidente da ACCS, os suinocultores quase não cobrem os custos de produção, porque o preço dos grãos aumentou muito. SC, que registrou déficit de três milhões de toneladas em 2021, tem a previsão de mais dois milhões de toneladas de déficit neste ano. Este cenário, portanto, representa demanda de importação superior a cinco milhões de toneladas de grãos.
LOSIVÂNIO DE LORENZI reitera que o BNDES está abrindo financiamentos a longo prazo para fazer armazenamento de grãos, o que representa oportunidade para o agricultor adquirir insumos mais baratos. Ele salienta que a Coreia do Sul voltou a importar carne suína do Brasil, o que indica um ano positivo para o setor. Segundo LORENZI, novos investimentos estão surgindo, principalmente no Paraná e no Mato Grosso, enquanto Santa Catarina tem um aumento mais tímido. Uma das preocupações do ramo, apontada pelo presidente da ACCS, é o ataque que o agronegócio brasileiro vem sofrendo, seja em decorrência do desmatamento da Amazônia para produzir, ou pelo bem estar animal. LORENZI enfatiza que a ACCS está rebatendo as acusações e mostrando o potencial do Brasil e de SC, estado livre de febre aftosa sem vacinação.
Estudante da região em intercâmbio na Colômbia descreve como o país mantém Covid-19 sob controle. ALESSANDRA HENTGES, natural de São João do Oeste e acadêmica do curso superior de Psicologia, está em intercâmbio na Colômbia desde dezembro. A experiência foi possível por meio da empresa AIESEC, uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e estudantes, através de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. A AIESEC trabalha com várias plataformas, dentre elas, o voluntário global em ONGs, escolas ou fundações em diversos países do mundo. Todos os projetos da empresa estão vinculados aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
ALESSANDRA participa do programa voluntário na cidade de Ibagué, há 200km da capital Bogotá, junto com uma colega de faculdade. Os projetos têm duração de seis a oito semanas e o único requisito é ter entre 18 e 30 anos. Conforme ALESSANDRA, Ibagué tem vários povos, conhecidos na Colômbia como comunas. A missão da acadêmica é atender cinco comunas vulneráveis, formadas por crianças, mulheres e idosos. Neste projeto são realizadas atividades diversas para autoconhecimento, autonomia, empoderamento feminino, trabalho em equipe e no caso da estudante de São João do Oeste, também é apresentada a cultura brasileira, através de imagens, músicas e danças, além de ensinar algumas palavras em Português.
A acadêmica destaca que a pandemia do coronavírus está controlada na Colômbia, que inclusive já permite festas, eventos e reabertura de casas noturnas, desde que os frequentadores usem máscara e álcool em gel. O momento é reflexo das restrições rígidas que a nação vizinha do Amazonas adotou em dezembro, quando os casos e mortes por Covid-19 atingiram o pico, com todos os hospitais lotados. O sistema de confinamento na Colômbia, segundo ALESSANDRA, era chamado de Toque de Queda. Ele proibia sair de casa a partir das 20h de sexta-feira até as 5h de segunda-feira, mesmo para locais de atendimento essencial, como mercados. Caso alguém necessitasse de medicamento, era preciso ligar na farmácia e ela providenciava a entrega na residência.
A tradição cultural de Itapiranga segue bem preservada com oferta de aulas de música gratuitas aos moradores da cidade e do interior. O Conservatório de Música possibilita acesso a pessoas de diferentes idades com núcleos de aula de fácil acesso. O período de inscrição encerra hoje, porém, por ser online tem possibilidade de ingresso nos próximos dias. A diretora de cultura e turismo, FERNANDA STHAL, salienta que as inscrições estão disponíveis em link no site da prefeitura. Aulas serão disponibilizadas na sede do Conservatório na antiga escola São Vicente, bairro Santa Tereza Alto, comunidades polos de linha Presidente Becker, Santo Antônio, Conceição, Popi, Soledade, Dourado, Santa Cruz, Cordilheira, Sede Capela e Chapéu.
A presença dos professores será de acordo com o número de alunos. Aulas de música e canto serão coordenadas pelos professores contratados pelo município, além de profissionais intermediados pelo Conservatório para atividades específicas. Alguns instrumentos são disponibilizados, porém é importante o aluno ter violão, sanfona, teclado e instrumentos de sopro conforme o interesse de cada aluno. A diretora de cultura chama atenção que neste ano serão disponibilizados como novidades aulas de Escaleta e Lira, instrumentos comuns em Fanfarras. FERNANDA STHAL reforça que as aulas são gratuitas visando fortalecer um trabalho que historicamente mantém atividades culturais desde os anos 80. Observa que a evolução é constante na oferta de aulas. O desafio é ter aulas presenciais.
Uceff inicia ano letivo com aulas remotas na próxima segunda-feira. A definição ocorreu nesta quarta-feira em virtude da situação considerada grave em relação a pandemia com colapso na saúde. Os estudantes estão sendo avisados que o ano letivo inicia segunda-feira, dia primeiro de março na forma online. O Plano de Contingências e vários investimentos foram feitos para atender todas as exigências para aulas presenciais. Os espaços foram preparados com distanciamento, comunicação visual em todos os espaços sobre alertas necessários, equipamentos automáticos para disponibilidade de álcool gel e medir a temperatura. O professor do Centro Universitário Uceff, SADI RECKZIEGEL diz que ocorreu impacto na equipe profissional e nos acadêmicos devido a necessidade de iniciar o ano letivo com aulas remotas.
A Uceff está de portas fechadas até a próxima segunda-feira, com a equipe trabalhando atuando de forma remota. Pesquisa com os alunos apontou desejo de aulas presenciais e este também é o interesse da instituição. SADI RECKZIEGEL lembra que a Uceff acompanha o movimento com uso de plataformas para disponibilizar conteúdos em vários cursos reduzindo a presencialidade dos estudantes. Desta forma a instituição está preparada para oferecer conteúdo de qualidade no sistema online. Após o dia 15 de março terá nova avaliação com possibilidade dos acadêmicos comparecerem nas salas de aula. RACKZIEGEL salienta as novas ações serão definidas de acordo com as orientações da área da saúde.
Formaturas mudam de formato e frustram acadêmicos da Uceff. As tradicionais festas em grande estilo ficaram de lado neste ano nas formaturas do Centro Universitário Uceff. Em anos anteriores o Clube Imigrantes e o Complexo Oktober foram cenários de eventos marcantes com grande público e comemorações com amigos e familiares dos formandos. O professor SADI RECKZIEGEL, coordenou o cerimonial de dezenas de formaturas e atualmente participa no formato online tento contato apenas pelas tele do computador. Ele diz que é uma sensação estranha e que não corresponde com a grande expectativa ao concluir um curso de graduação. Algumas turmas estão mantendo o projeto de festa pela formatura e vão aguardar momento adequado após as restrições de aglomeração.
Colisão frontal deixa idoso ferido na Avenida Willy Barth. Um acidente envolvendo dois veículos deixou um idoso ferido nesta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das 13 horas e 30 minutos, na Avenida Willy Barth. Com o impacto do acidente, o Uno foi jogado em cima do canteiro central e o Idoso ficou preso no veículo, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional.
Polícia Civil de Itapiranga prende dois jovens por tráfico de drogas. A operação iniciou as seis horas da manhã de hoje no centro de Itapiranga e contou com apoio da DIC de São Miguel do Oeste, Polícia Militar de Itapiranga e Canil da PM de São Miguel do Oeste. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Conforme o delegado responsável pela delegacia de Itapiranga, LEONARDO ZAMBELLI, foram presos dois jovens de 20 e 21 anos, suspeitos de tráfico de drogas. Eles foram ouvidos na delegacia de Itapiranga e encaminhados para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste. Em uma residência os policiais também encontraram certa quantia de droga e munições calibre .38, balança de precisão e dinheiro em espécie. Também foram apreendidos os celulares dos suspeitos.
Jovens presos em Itapiranga podem ter conexão com facção criminosa do Rio Grande do Sul. Eles são gaúchos, um natural de Estância Velha e outro de Giruá. Ambos já haviam sido presos no ano passado pela polícia do Rio Grande do Sul. Segundo o delegado LEONARDO ZAMBELLI, na Operação realizada na manhã de hoje, os jovens foram localizados em suas residências e não ofereceram resistência no momento da prisão. Com base nos depoimentos e outras informações a polícia civil vai dar sequência nas investigações para apurar sobre a origem dos entorpecentes e a forma de agir dos traficantes. Durante as investigações, um policial recebeu uma carta dando detalhes do local que o crime ocorria.