ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 26/02/21

Homens armados sequestraram 317 meninas de uma escola na cidade de Jangebe, na Nigéria, nesta sexta-feira, de acordo com a polícia do país. É o segundo sequestro como esse em pouco mais de uma semana. O país vive um problema de segurança: há mais milícias armadas e sequestros em escolas estão se tornando comuns. Autoridades afirmam, mas sem se identificar, que os sequestros se tornaram mais comuns porque o governo paga os valores de resgate. O governo nega ter feito isso. A polícia do estado e os militares começaram as buscas para tentar resgatar as 317 vítimas.

Os Estados Unidos bombardearam prédios em uma região no leste na Síria na quinta-feira. Os alvos eram instalações de milícias que recebem apoio do Irã, de acordo com os militares americanos. Segundo as Forças Armadas dos Estados Unidos, essa ação foi uma retaliação a um ataque com míssil no Iraque no início deste mês. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram em consequência do ataque americano. As autoridades disseram que foi "um punhado" de gente, de acordo com o "New York Times", mas os militares não fizeram um balanço da operação.

A Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina determinou que quem quiser uma carteira de habilitação deverá fazer um curso sobre gênero e estudar temas como masculinidades, patriacardo, feminicídios e acesso de mulheres ao setor de transporte. Os motoristas terão de passar por um módulo que vai abordar tópicos como "Masculinidades: patriarcado e heteronormatividade; Mitos sobre a violência; Feminicídios, Transfeminicídios; e Crimes de Ódio". Para completar, o Ministério do Transporte difundiu um "Manual Especial" para readaptar as placas e as sinalizações de trânsito com perspectiva de gênero, promovendo a chamada "linguagem inclusiva" na qual os gêneros masculino e feminino ficam neutros, perdendo a terminação "o" e "a", alteradas para "e".

O desemprego no Brasil teve a terceira queda seguida e ficou em 13 vírgula nove por cento no trimestre encerrado em dezembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No entanto, 13 milhões e 900 mil brasileiros ainda estavam desempregados. Já a taxa média de desemprego no ano de 2020 foi de 13 e meio por cento, a maior da série iniciada em 2012. Em 2019, foi de 11 vírgula nove. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Coníinua. Na pesquisa anterior, referente ao trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego estava em 14 vírgula um por cento.

O setor de vendas on-line registrou um salto recorde em 2020, refletindo o aumento na demanda por conta da pandemia de coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram entrar no comércio eletrônico. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas foi de 68 por cento na comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo, que passou de cinco por cento no final de 2019 para um patamar acima de 10 por cento em alguns meses do ano passado. A associação estima que 20 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de reais em compras pela internet.

A Câmara dos Deputados deve votar nesta sexta-feira a proposta de emenda à Constituiçãoque cria novas regras para a imunidade parlamentar e para a prisão de deputados e senadores. A votação foi adiada na noite da quinta-feira. Na prática, a PEC pode dificultar a prisão de parlamentares em alguns casos, por isso vem sendo chamada por críticos do texto de "PEC da Impunidade". Entre outros pontos, a PEC estabelece que o parlamentar não pode mais ser afastado do mandato por decisão judicial; pode ser preso em flagrante por crime inafiançável, mas deve que ficar sob custódia da Câmara ou do Senado até que o plenário decida se mantém ou não a prisão e não pode mais ser responsabilizado civil nem penalmente.

O Ministério da Saúde anunciou ajuda da Força Nacional do SUS a Xanxerê nesta quinta-feira, mesmo dia em que a cidade decretou estado de calamidade pública, lei seca e o fechamento de serviços não essenciais devido ao avanço da pandemia do coronavírus. O auxílio federal "chega a cidade a qualquer momento", segundo informou o senador catarinense, JORGINHO MELLO. O apoio ocorre em razão do colapso no sistema hospitalar pela falta de leitos para doentes com coronavírus, e do aumento de casos ativos na cidade. Até ontem, 27 pacientes com Covid-19 aguardavam leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo e uma pessoas estava na fila do leito de enfermaria.

O colapso que se aproxima do sistema de saúde em Santa Catarina motivou a busca por leitos de UTI na rede particular. Em ofícios enviados no início da tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde pede orçamentos para compra de leitos de tratamento intensivo em hospitais particulares. O ofício, assinado pelo secretário ANDRÉ MOTTA, já foi enviado para, ao menos, quatro unidades de saúde da rede privada da Grande Florianópolis ou com atendimentos estadualizados. São elas: Hospital Baía Sul e Casa de Saúde São Sebastião de Florianópolis, Unimed e SC Saúde, planos de saúde com abrangência estadual. O pedido do Estado é por orçamentos com o valor médio diário de um leito de UTI para pacientes com Covid-19. Segundo o documento, os valores vão compor um banco de preços e auxiliar futuras aquisições.

O governo de Santa Catarina confirmou lockdown para os dois próximos fins de semana. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira em reunião de emergência convocada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA com o grupo gestor. O Estado vive o pior momento da pandemia, com aumento exponencial de casos ativos de coronavírus e colapso na rede de saúde. Todos os serviços não essenciais serão fechados em todas as cidades do Estado entre as 11 horas da noite desta sexta-feira até as seis horas de segunda-feira, primeiro de março. O mesmo vai se repetir no fim de semana dos dias seis e sete de março, incluindo o final da noite da sexta-feira e a madrugada da segunda. Durante a semana valem as regras impostas em decreto publicado na última quarta, que restringe público e horários de funcionamento durante 15 dias em praias, ônibus, academias e casas noturnas, entre outras atividades.

Encerra hoje inscrições para cursos profissionalizantes do IFSC de São Lourenço do Oeste. Quem lembra é BRUNO DE AZEVEDO professor responsável pelas relações externas do Instituto Federal de Santa Catarina Campus de São Lourenço do Oeste. São 11 cursos de qualificação profissional com atividades não presenciais e previsão de início para o primeiro semestre de 2021. As inscrições encerram hoje e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição.

Em todo o IFSC são 66 cursos de qualificação profissional, distribuídos em 14 cidades. O professor BRUNO, dá destaque para o Campus de São Lourenço do Oeste. Os cursos e vagas disponíveis são para: Programador Web, 80 vagas; Desenvolvimento de Aplicativos Básicos para Celulares e Tablets, 30 vagas; Para Planilhas Eletrônicas, 60; Marketing e Vendas para Pequenos Negócios, o IFSC oferece 40 vagas em São Lourenço; Comunicação e Atendimento ao Cliente são 40; Planejamento e Controle de Estoque também 40 vagas. O Instituto oferece ainda curso de Controle Financeiro e Gestão e Políticas Públicas e Ferramentas para Educação 40 vagas cada um; Língua Inglesae Matemática para Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais 30 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Inscrições. Ao acessar o sistema, no site do IFSC, o interessado deve clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o campus São Lourenço do Oeste e o curso escolhido. O professor chama atenção para que após preencher todos os dados solicitados, o aluno deve conferi-los e gerar o comprovante. No ato da inscrição é preciso informar número do CPF e do documento oficial de identidade. O processo seletivo será feito por sorteio público, programado para primeiro de março, às 15 horas. A divulgação dos selecionados em primeira chamada ocorrerá em dois de março, a partir das 18 horas.

A matrícula online dos sorteados para a primeira chamada será entre três e oito de março. O professor BRUNO DE AZEVEDO do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de São Lourenço do Oeste, explica que, caso não sejam preenchidas todas as vagas na primeira chamada, há previsão de segunda chamada em 17 de março. Ele acrescenta que, nesse caso as matrículas on-line acontecem entre 18 e 23 do mês que vem. AZEVEDO salienta que todos os cursos são gratuitos e é importante que o candidato leia todo o edital para ficar a par de todos os requisitos para ingressar nos cursos.

Médica assegura: esse é o pior momento da pandemia. MARTA GERBER, do Hospital de Campo Erê, atribui isso tudo as dois motivos: relaxamento aos cuidados e a uma provável mutação do coronavírus. Ele está vindo bem mais rápido e agressivo. Salienta que os médicos estão tendo bem mais dificuldades nas tentativas de salvar pacientes. Relata que ano passado o Hospital Santo Antônio teve 5 pacientes que precisaram de muito oxigênio. Agora, a maioria das pessoas precisam ficar muito mais tempo internadas, usando oxigênio. O problema se agrava quando a doença ataca os rins e é preciso fazer hemodiálise.

Pessoas de todas as idades correm perigo com Covid-19. Doutora MARTA GERBER confirma que mesmo os mais jovens estão abertos ao vírus. Hospital Santo Antônio tem paciente com Covid, não está lotado, mas não consegue transferir ninguém para lugar nenhum. A lista de espera está muito grande. Para uma vaga de UTI, tem 30 pacientes na espera. A médica espera que o Governo do Estado monte um hospital de campanha urgente na nossa região. Mesmo que isso aconteça, não haveria vaga para todos. Como o vírus está vindo muito rápido, são necessários pelo menos 10 dias de internamento para aparecer alguma melhora.

Vítima do coronavírus ficou 4 dias à espera de vaga em UTI e acabou não resistindo. Conforme a médica MARTA GERBER, uma mulher de 45 anos, de Saltinho, utilizava um aparelho de ventilação no Hospital de Campo Erê, e precisou ser entubada. Ela acabou falecendo a caminho de Brusque, onde continuaria a receber os cuidados médicos. A ciência ainda não avançou na busca de um remédio para coronavírus. Todos passam a estar em grupo de risco. Doutora MARTA frisa que isolamento é não participar de aglomeração, e respeitar o distanciamento mínima entre as pessoas.

Polícia e vigilância sanitária autuam pessoas que não cumprem leis do decreto. Segundo a Secretária de Saúde de Palma Sola DÉBORA PREVEDELLO, nos últimos dias, foram sete pessoas multadas por não estarem utilizando máscara de proteção. Ela comentou que este número é surpreendente pelo tamanho populacional do município. Desde março do ano passado, a Secretaria vem orientando a população para os cuidados e prevenção para evitar a propagação do coronavírus. Semanalmente os profissionais da saúde realizam orientações no comércio.

Em Palma Sola o decreto em vigor, prevê multa por descumprimento de medidas. A secretária DÉBORA salientou que, a nova determinação tem como objetivo alertar os moradores para tomarem as medidas preventivas. O decreto prevê multa no valor de 100 reais para cada descumprimento de medida. Ela destacou que o boleto é gerado automaticamente na prefeitura, e enquanto não for quitada, o valor passa para dívida ativa. SONORA

Comércio adere intensivamente ao uso da máscara e passou a solicitar dos clientes o uso dela. DÉBORA salientou que antes do planejamento do decreto, o prefeito CLEOMAR MANTELLI, reuniu representantes do comércio e igrejas para definir as leis, e de como deveriam ser implantadas. O objetivo da prefeitura é orientar a população. Além disso, a secretária, comentou que a saúde pública do município recebeu até o momento dois lotes de vacinas, sendo aplicados em grande parte dos profissionais da saúde e bombeiros. Os municípios da região não possuem informação de quantas doses devem chegar. Devido a isso, destacou que não é possível planejar quantas pessoas dos grupos prioritários devem ser vacinadas nos próximos dias, mas acredita que em breve o Ministério da Saúde anuncie novas remessas.

Quilombo tem mais três óbitos confirmados, bebê de 10 meses está entre as vítimas. O município divulgou ontem três óbitos pelo novo coronavírus. Agora, a cidade chega a 20 vítimas fatais pela doença. Uma delas é um bebê de 10 meses que estava internado em Chapecó. Não há informações de como a criança foi infectada pelo vírus, mas, segundo a prefeitura, o bebê estava internado há sete dias no Hospital Regional do Oeste, e morreu na terça-feira. Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Quilombo, a criança apresentava um problema imunológico, que estava sendo investigado. Os pais do menino também positivaram para a Covid-19. A prefeitura não deu mais detalhes sobre as outras vítimas.

IBGE Agência de São Lourenço do Oeste tem vagas temporárias para trabalhar no Censo 2021. A informação é de VILMAR DREY – Coordenador de área do Censo Demográfico da agência de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, a abertura de um novo processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas temporárias, é para os cargos de recenseador e agente censitário. O processo de seleção será realizado diretamente pelo site: (www.cebraspe.org.brconcursos). O coordenador chama atenção para as vagas, requisitos, remuneração e demais informações. Para Agente Censitário é preciso, Ensino médio completo e ter 18 anos completos. A remuneração para esse cargo é dois mil e 100 reais. Os interessados podem se inscrever até 15 de março. Taxa de inscrição é de 39 reais e 49 centavos e a data da prova é 18 de abril.

Para Agente Censitário Supervisor, a remuneração é de mil e 700 reais. Também é preciso ter Ensino médio completo e 18 anos completos. Da mesma forma as inscrições via internet no site do Cebraspe, com taxa de inscrição de 39 reais e 49 centavos. Até o dia 15 do mês que vem. Já a vaga para Recenseador é necessário ter Ensino Fundamental completo e ter 18 anos. O que muda é a remuneração. Nesse caso é por questionário coletado, tudo depende da produção do candidato. Nesse caso a taxa de inscrição é de 25 reais e 77 centavos e a data da prova é 25 de abril. DREY destaca que no ato de inscrição o candidato poderá escolher a área de trabalho e a cidade onde fará a prova.

Associação Catarinense dos Criadores de Suínos orienta sobre cuidados na pandemia para evitar interdição de frigoríficos. De acordo com o presidente LOSIVÂNIO DE LORENZI, o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus na suinocultura é uma preocupação constante. Comenta que no início não esperava que a pandemia demoraria mais de três meses, quando na realidade já está próxima de completar um ano no Brasil, e com uma nova variante que contamina cada vez mais. LORENZI salienta que os frigoríficos e laticínios concentram quantidade significativa de pessoas, que mantêm um contato próximo. Alerta que qualquer funcionário que entrar no frigorífico infectado por Covid-19 poderá causar o fechamento do local de trabalho.

Frigoríficos estão tomando todas as medidas necessárias para evitar a transmissão do vírus. O presidente comenta que é feita aferição da temperatura dos funcionários que entram no local de trabalho, desinfecção diária com álcool em gel e uso de máscara, e pede que os cuidados continuem para a produção não parar. Ele verifica que os suinocultores também estão tomando todas as providências para que não ocorra interdição de alguma propriedade. Como os chiqueiros ficam em local aberto, segundo LORENZI, a circulação de pessoas é mais fácil do que na indústria, o que demanda atenção especial.

Primeiro trimestre sempre é ruim para suinocultura, pois há um consumo menor. Neste ano, porém, como saíram menos pessoas no carnaval, a procura por carne suína foi maior. No mercado independente, o preço está entre 7,40 a 7,50 reais o quilo. Já na integração, é de 6 a 7 reais, além da bonificação de carcaça, o que segundo LORENZI representa um mercado promissor. Por outro lado, a suinocultura sofre com os altos cultos dos grãos. No caso da produçãoindependente, conforme o presidente da ACCS, os suinocultores quase não cobrem os custos de produção, porque o preço dos grãos aumentou muito. SC, que registrou déficit de três milhões de toneladas em 2021, tem a previsão de mais dois milhões de toneladas de déficit neste ano. Este cenário, portanto, representa demanda de importação superior a cinco milhões de toneladas de grãos.

BNDES está abrindo financiamentos a longo prazo para fazer armazenamento de grãos. Isso representa oportunidade para o agricultor adquirir insumos mais baratos. LOSIVÂNIO DE LORENZI salienta que a Coreia do Sul voltou a importar carne suína do Brasil, o que indica um ano positivo para o setor. Segundo ele, novos investimentos estão surgindo, principalmente no Paraná e no Mato Grosso, enquanto Santa Catarina tem um aumento mais tímido. Uma das preocupações do ramo, apontada pelo presidente da ACCS, é o ataque que o agronegócio brasileiro vem sofrendo, seja em decorrência do desmatamento da Amazônia para produzir, ou pelo bem estar animal. LORENZI enfatiza que a ACCS está rebatendo as acusações e mostrando o potencial do Brasil e de SC, estado livre de febre aftosa sem vacinação.

Gaeco afirma que foram cumpridas 27 prisões de integrantes do PCC na região. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosasdeflagrou ontem, uma megaoperação para combater ação de uma facção criminosa que tinha como objetivo expandir atuação em Santa Catarina. A operação foi coordenada pelo Gaeco de São Miguel do Oeste e teve resultado em 12 estados. De acordo com o Ministério Público, os presos fazem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC) e buscavam expandir a atuação na região Extremo Oeste. O Gaeco informou que além de São Miguel do Oeste foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão além de prisão em Descanso, Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Descanso, Romelândia entre outros municípios.

Acidente com cinco veículos deixa duas pessoas feridas na PR-182. A colisão aconteceu na tarde de ontem entre Francisco Beltrão e Ampére. O acidente envolveu um caminhão, uma SW de Francisco Beltrão, um Hyundai I30, placas Mercosul, um Corolla também com placas Mercosul e uma camionete emplacada em Francisco Beltrão que acabou capotando após a colisão. O condutor da camionete sofreu ferimentos e foi encaminhado ao hospital em Ampére. A passageira do I30 também se feriu e precisou ser socorrida ao hospital em Francisco Beltrão. O condutor do caminhão que teria provocado a colisão não parou no local e não foi identificado. SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária atenderam o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.