-PUXADA PELOS ALIMENTOS, PRÉVIA DA INFLAÇÃO TEM ALTA DE 0,31% EM JANEIRO
-13 MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA VÃO RECEBER DOSES DA VACINA CONTRA A DENGUE
-CARTÓRIO ELEITORAL REGISTRA GRANDE PROCURA DE ELEITORES EM JANEIRO
-VALTER DRESCH TOMA POSSE PARA NOVO MANDATO NA FETAESC NA SEMANA QUE VEM
-HEMOSC EMITE PARECER TÉCNICO A FAVOR DA INSTALAÇÃO DE PONTO DE COLETA DE SANGUE EM SMO
-PM PRENDE HOMEM COM MANDADO JUDICIAL DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS
-TOMBAMENTO DE CAMINHÃO CARREGADO COM BRITA DEIXA HOMEM FERIDO NA BR 163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens.
Autoridades da Rússia recuperaram nesta quinta-feira as duas caixas pretas do avião militar russo transportando prisioneiros ucranianos que caiu na quarta-feira, de acordo com a agência estatal de notícias russa Tass. Equipes que fizeram buscas no local da queda também encontraram fragmentos de mísseis. A aeronave caiu quando sobrevoava a cidade russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. A bordo, havia 74 pessoas, segundo o Ministério da Defesa russo, entre elas 65 prisioneiros ucranianos que seriam levados para uma troca com prisioneiros russos. A agência RIA, citando membros da equipe de emergência que vasculharam o local da queda, disse que as caixas pretas estão em bom estado e foram levadas para análise.
Pelo menos dois civis morreram e 11 policiais ficaram feridos no protesto que os apoiadores do ex-presidente EVO MORALES fizeram nesta semana contra os juízes que inabilitaram sua candidatura presidencial para 2025. MORALES foi presidente entre 2006 e 2019. No último ano, ele foi forçado a renunciar devido a uma revolta social que denunciava supostas fraudes eleitorais para obter um quarto mandato. Em dezembro de 2023, o Tribunal Constitucional impediu EVO de se candidatar novamente, com o argumento de que já cumpriu os dois mandatos permitidos pelo regulamento. Depois de quatro dias de manifestações, o governo afirmou que duas pessoas morreram quando ficaram presas nos bloqueios de estradas realizados por cocaleiros, produtores de folha de coca, e outras organizações de agricultores.
A conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia ainda é considerada prioridade para os países sul-americanos. O assunto voltou a ser tema de discussão durante o encontro de ministros das Relações Exteriores dos países que integram o bloco, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e da Bolívia, que está em processo de entrada no grupo. A reunião ocorreu em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira. Na declaração conjunta divulgada após o encontro, os chanceleres indicaram que será prioridade concluir os aspectos pendentes das negociações para o acordo comercial com a União Europeia e chegar à assinatura de uma proposta equilibrada para ambas as partes, o mais rápido possível.
Em ano de eleições municipais, o valor destinado por parlamentares para as chamadas "emendas PIX" é recorde. Serão oito bilhões e 200 milhões de reais, que correspondem a um terço dos 25 bilhões que os deputados e senadores têm direito dentro das chamadas emendas individuais, que são impositivas, ou seja, obrigatórias. As emendas individuais de transferência especial — termo técnico das emendas PIX — foram a modalidade preferida pelos parlamentares. Obrigatoriamente, 50 por cento, pelo menos, dos valores precisam ter como destino a saúde. A outra metade é de livre escolha. No Orçamento de 2024, deputados e senadores aplicaram 13 bilhões na saúde. Dos 12 bilhões restantes, 68 por cento vão para estados, municípios e para o Distrito Federal pelas transferências especiais.
Levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar revela que o setor totalizou, em dezembro do ano passado, 51 milhões 81 mil e 18 usuários de planos de assistência médica, superando, pela primeira vez, a marca de 51 milhões. Os planos exclusivamente odontológicos registraram, por sua vez, 32 milhões 668 mil 175 beneficiários. O setor engloba 680 operadoras ativas médico-hospitalares com beneficiários e 238 operadoras ativas exclusivamente odontológicas com beneficiários. Em um ano, os planos médico-hospitalares tiveram crescimento de 957 mil 197 beneficiários em relação a dezembro de 2022.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 31 por cento nos preços em janeiro. A informação foi divulgada hoje pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice teve uma leve desaceleração de zero vírgula zero nove ponto percentual na comparação com o mês anterior, quando teve alta de zero vírgula 40 por cento para dezembro. Com os resultados, o IPCA-15 acumulou quatro vírgula 47 por cento na janela de 12 meses. Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em janeiro. O destaque absoluto foi o grupo de Alimentação e bebidas, que subiu um vírgula 53 por cento no mês.
A Receita Federal vai pagar em 31 de janeiro pouco mais de 39 milhões de reais para 18 mil 498 contribuintes de Santa Catarina. O valor é referente ao lote residual de restituição do Imposto de Renda, destinado a quem caiu na malha fina eou regularizou pendências com o Leão. O órgão abriu a consulta para o contribuinte identificar a situação das declarações com alguma divergência. Caso estejam sanadas, está apto a receber o valor que será creditado automaticamente na conta indicada na declaração. A consulta é feita através do site Meu Imposto de Renda. Ao abrir, seguir até na lista de serviços e clicar em "Consultar a Restituição". A página solicita CPF, data de nascimento e ano da declaração.
A produção industrial catarinense apresentou um recuo de zero vírgula sete por cento em novembro na comparação com outubro. Esse é o terceiro recuo consecutivo na análise mensal da produção industrial do estado. De acordo com a Fiesc, o desempenho em novembro de 2023 foi afetado por setores como confecção, madeira e móveis. Dados do Observatório da FIESC apontam, no entanto, que na comparação com novembro de 2022, a indústria catarinense cresceu dois vírgula dois por cento, enquanto a produção industrial brasileira avançou um vírgula três por cento no período. No acumulado do ano, houve recuo de um vírgula sete por cento em Santa Catarina.
Santa Catarina iniciou 2024 com alta de 910 por cento de casos de dengue entre primeiro e 23 de janeiro, na comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, são quatro mil e 43 casos prováveis da doença, com uma morte confirmada em Joinville. A cidade, inclusive, é uma das 13 que vão receber inicialmente, do Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue. O imunizante será aplicado a partir de fevereiro em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Os municípios que receberão, primeiramente, a vacina estão todos no Norte do estado. Além de Jonville o imunizante será aplicado em moradores de Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha
Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.
O Retrato Falado deste final de semana vai receber a dona GRACIOSA MINOSSO DE MARCO. Ela vai contar as histórias que envolvem o processo de formação da comunidade da Linha Grápia, no interior de Paraíso. A família da Dona GRACIOSA veio do Rio Grande do Sul na década de 1950. Ela vai falar sobre a mudança para Santa Catarina e sobre os primeiros anos da comunidade. O Retrato Falado com a dona GRACIOSA MINOSSO DE MARCO começa as 10 horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre os preparativos e a expectativa para a Faismo de 2024. O programa vai receber o coordenador da Comissão Central Organizadora, CLEOMAR ZACCHI. Ele vai falar sobre os trabalhos de organização do parque e as últimas definições para a feira que será realizada entre os dias 14 e 18 de fevereiro. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das noticias da semana. A entrevista com CLEOMAR ZACCHI está programada para as 11 e meia da manhã deste sábado.
A Secretaria de Saúde de Belmonte vai realizar, a partir das duas horas da tarde da próxima segunda-feira, a dedetização de bocas de lobos e sumidouros no perímetro urbano. A medida foi adotada para evitar a proliferação de mosquitos, em especial Aedes Aegipty, e baratas. Segundo a secretaria de Saúde, JAQUELINE KOSWOSKI, a preocupação está em evitar a infestação do mosquito da Dengue, como ocorreu nos últimos anos, já que o número de focos tem aumentado nos últimos dias. Além disso, ela solicita maior colaboração dos moradores. JAQUELINE disse que é preciso que todos façam a sua parte limpando os terrenos, recolhendo lixos e evitando acúmulo de materiais que possam se tornar um criadouro. Ela reforçou que a situação não é nada confortável e a Dengue não é brincadeira.
Mais de 60 pessoas serão ouvidas na próxima semana no processo sobre suposta fraude em concurso público da prefeitura de Flor do Sertão. Os depoimentos serão tomados entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro nas audiências de instrução e julgamento de uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina. A ação visa apurar uma possível fraude no Concurso Público realizado pelo município de Flor do Sertão. No ato, 69 testemunhas serão ouvidas e os 20 réus serão interrogados. De acordo com a denúncia, sete réus - os que fizeram a prova do concurso - teriam fraudado a licitude do certame ao terem recebido antecipadamente as provas e gabaritos e utilizado o material para serem aprovados. Eles teriam tido êxito nas provas e recebido notas incompatíveis com os demais candidatos aprovados.
Além dos sete aprovados no concurso público que teriam sido beneficiados, o Ministério Público denunciou 13 pessoas pela suposta prática de associação criminosa e de fraude pelo possível fornecimento das provas e dos gabaritos para que determinados candidatos fossem aprovados. Conforme a peça acusatória, eles teriam divulgado conteúdo sigiloso do concurso público, pois teriam permitido e facilitado o acesso de pessoas não autorizadas a informações confidenciais do certame. Segundo o Ministério Público, foram aprovados nas primeiras colocações somente os candidatos previamente escolhidos e que já possuíam algum vínculo com a Administração Municipal seja porque contratados previamente ou por interesse político. Ainda não há decisão da justiça sobre o caso.
A advogada dos 20 réus do processo sobre supostas fraudes no concurso público de Flor do Sertão, MARIA LOIVA DE ANDRADE, nega as acusações do Ministério Pública. A tese da defesa é de negativa de autoria e materialidade, ou seja, não ocorreu nenhuma fraude no concurso. De acordo com a advogada, as provas colhidas na fase investigatória ocorreram de forma ilícita e não há provas da ocorrência da fraude, já que as testemunhas de acusação já foram ouvidas e nada comprovaram. MARIA LOIVA disse que os servidores prestaram concurso em 2014, tomaram posse e os fatos só foram noticiados para as autoridadesem 2016, durante a campanha eleitoral para prefeito. Ela reforçou que os réus não praticaram os fatos narrados na denúncia e não há provas da fraude e da organização criminosa objetivando fraudar o certame.
O ano de 2024 será de muito trabalho para a Justiça Eleitoral brasileira e isso não será diferente na região Extremo-Oeste catarinense. Isso ocorre porque o ano será marcado pelas eleições municipais nos mais de cinco mil municípios brasileiros no mês de outubro. Conforme a chefe da quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON, o trabalho também já está intenso nos municípios de abrangência visando o cadastramento eleitoral. O prazo para alterações termina 150 dias antes do primeiro turno, que neste ano vai ocorrer no dia seis de outubro. Segundo ela, dessa forma, os eleitores têm até o dia oito de maio para fazer o alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, solicitar a troca do local de votação e qualquer outra revisão no cadastro. De acordo com ela, após essa data, esses procedimentos não serão mais permitidos.
Os eleitores interessados em alterar qualquer dado, inclusive a transferência de domicilio eleitoral, devem buscar a Justiça Eleitoral tanto via internet, quanto presencialmente. A informação é da chefe da quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Em São Miguel do Oeste, o atendimento é de segunda a sexta-feira no período da tarde no segundo andar do prédio da Rede Peperi. DEANA destacou que neste primeiro mês do ano a procura está intensa e isso ocorre visto as férias de grande parte dos eleitores. Neste mês, o atendimento está ocorrendo entre uma e seis horas da tarde. A partir de fevereiro o atendimento ao público volta a ser do meio-dia às seis horas da tarde. Ela pontuou que os eleitores que possuem cadastramento biométrico podem fazer todas as solicitações via internet.
Os adolescentes que fazer o primeiro titulo de eleitor neste ano vão precisar comparecer pessoal ao cartório eleitoral para fazer o procedimento. A orientação é chefe da quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Na entrevista desta semana, ela reforçou a importância do programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, sendo essa ação realizada por parte do Tribunal Regional Eleitoral. DEANA lembrou que o trabalho iniciou no ano passado ainda e visa prestar atendimentos em todos os municípios que não são sede de cartórios eleitorais. Ela explicou como será esse atendimento na região e os dias de atendimento em cada município de abrangência.
Esse mesmo trabalho será realizado pela octogésima segunda Zona Eleitoral com sede também em São Miguel do Oeste. Os atendimentos vão ocorrer em Anchieta na terça, quarta e quinta da semana que vem na prefeitura. Já em Barra Bonita os atendimento serão nos dias seis, sete e oito de fevereiro também na prefeitura. Em Romelândia, o atendimento aos eleitores será nos dias 20, 21 e 22 do mês que vem no ginásio Angêlo Giotto e em Guaraciaba o programa “Justiça Eleitoral em Movimento” vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de março na Câmara de Vereadores. A última ação da octogésima segunda Zona Eleitoral será em Paraíso, nos dias dois, três e quatro de abril também na Câmara de Vereadores do município.
O presidente da Federação dos trabalhadores na agricultura de Santa Catarina, VALTER DRESCH, vai tomar posse na semana que vem para mais um mandato a frente da entidade. Ele foi reeleito para mais um mandato na entidade em dezembro do ano passado. Em eleição com chapa única, DRESCH foi reeleito com 94 por cento dos votos dos sindicatos ligados a Fetaesc. Na eleição da Fetaesc, tem direito a voto os representes dos sindicatos. A posse esta marcada para o dia 31 de janeiro, quarta da semana que vem. DRESCH está na federação há 28 anos e vai para o quarto mandato consecutivo na presidência da entidade.
A nova diretoria da Fetaesc reúne agricultores com experiencia na federação e novas lideranças do movimento sindical. A informação é do presidente da entidade, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a composição da nova diretoria tem representantes de diversas regiões e respeita a norma de conter 50 por cento homens e 50 por cento mulheres, além de 20 por cento de jovens. A posse da semana que vem vai reunir os sindicatos dos trabalhadores rurais de todo o estado em evento na sede da federação em São José, na Grande Florianópolis. Ele destacou que as metas e objetivos da nova diretoria serão alinhados na primeira reunião de trabalho que deve ocorrer logo depois da posse na próxima semana.
Uma das primeiras mobilizações da Fetaesc para este ano será o Grito da Terra Brasil. O tradicional evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, está previsto para o mês de abril em Brasilia. O presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, disse que a entidade vai levar a pauta dos agricultores catarinenses para a mobilização. Ele esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e disse que um dos objetivos da federação para o novo mandato é resgatar a importância do movimento sindical na luta dos interesses e defesa dos direitos dos agricultores. DRESCH disse que nos últimos anos houve uma tentativa de enfraquecer os sindicatos e é preciso ressaltar a importâncias dessas entidades para os produtores rurais.
O processo de instalação de uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina em São Miguel do Oeste avançou nesta semana. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual MAURO DE NADAL. De acordo com ele, a área técnica do Hemosc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, sinalizou que a região do Extremo Oeste realmente precisa de uma unidade de coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados. De acordo com ele, a área técnica do Hemosc emitiu uma nova posição a respeito da necessidade do ponto de coleta de sangue na região. NADAL disse que isso não ocorreu anteriormente devido à alegação de que a região não tinha demanda suficiente. Segundo o parlamentar, os novos estudos do Hemosc mudam esse cenário.
Atualmente, todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó, cidade que está a 130 quilometros distante de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, isso cria diversas dificuldades como o tempo que se perde com deslocamento e aumento de custos, por exemplo. Além disso, prejudica também as pessoas que têm o intuito de doar sangue e ajudar o próximo. O deputado confirmou que há um parecer técnico do Hemosc a favor da implantação do ponto de coleta de sangue em São Miguel do Oeste. Ele disse que esse era uma entrave importante e que agora o caminho está aberto para a instalação do ponto de coleta do Hemosc na cidade.
Uma grande Operação com objetivo de coibir a prática de crime de pesca predatória em período de Piracema foi realizada nesta quinta-feira. De acordo com o Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCULI, a Operação teve percurso de Palmitos a Itapiranga com auxílio de aeronaves e patrulhamento aquático. A operação teve acompanhamento do Ministério Público Federal, com a presença do Procurador da República, do Batalhão de Aviação da Polícia Civil - SAER e da Polícia Militar de Santa Catarina, além de duas embarcações no Rio Uruguai da Polícia Militar Ambiental. MINUSCOLI disse que nenhum material foi apreendido. O período de Piracema prossegue até dia 31 de janeiro.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira no interior de São João do Oeste. Por volta das duas horas da tarde, uma guarnição da PM abordou um homem de 27 anos na comunidade de Beato Roque. Durante consulta ao sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão ativo pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi preso e entregue no presídio de São Miguel do Oeste.
Uma pessoa sofreu ferimentos em um acidente na tarde desta quinta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das três e meia nas proximidades do Case. O motorista de um caminhão caçamba carregado com pedra brita perdeu o controle da direção e tombou. Ele trafegava de São Miguel do Oeste para Guaraciaba quando aconteceu o acidente. Mesmo ferido, o homem conseguiu sair da cabine e estava fora do veículo quando a equipe dos bombeiros chegou no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem sofreu ferimentos generalizados. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional.