-BANCO CENTRAL TIRA DO AR SISTEMA QUE PERMITE CONSULTA DE VALORES
-PREÇO DA GASOLINA TEM ALTA PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA EM SC
-PROIBIÇÃO PARA RETIRADA DE ÁGUA DE POÇO PREJUDICOU ABASTECIMENTO
-ASSOCIAÇÃO APONTA RECOLHA DE RECICLÁVEIS POR EMPRESA DE LIXO ORGÂNICO
-PREFEITO EM EXERCÍCIO SOLICITA NOVAS CAIXAS D’ÁGUA EM FLORIANÓPOLIS
-SEM DECRETO, VIGILÂNCIA REGISTRA PROCURA DE IDEALIZADORES DE EVENTOS
-PRESIDENTE DA CIDASC VOLTA SER SEDADO PELO HOSPITAL REGIONAL
-ITAIPU RURAL SHOW ESTÁ MANTIDA MESMO APÓS ESTRAGOS NA ESTRUTURA
-JOVEM DISPENSA DROGAS, MAS ACABA PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
-HOMEM É DETIDO APÓS FURTAR R$ 1,300 DE IDOSA DE 72 ANOS
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A erupção vulcânica em Tonga que desencadeou um tsunami foi centenas de vezes mais potente que a bomba atômica que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. A afirmação é da agência espacial americana. Conforme a Nasa, a erupção fez desaparecer uma ilha vulcânica ao norte da capital de Tonga. O governo disse que mais de quatro quintos da população foi afetada pelo tsunami e pelas cinzas. As autoridades confirmaram a morte de três pessoas pelo tsunami na semana passada.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, foi ouvido ao chamar um repórter de um canal americano de “imbecil”. BIDEN completou a frase com palavras de baixo calão. O fato foi captado por um microfone durante um evento da Casa Branca. O comentário veio enquanto os repórteres gritavam perguntas ao sair da Sala Leste após uma reunião do Conselho de Concorrência da Casa Branca sobre os esforços para baixar os preços. BIDEN disse ainda em tom irônico que a inflação era um grande trunfo e após proferiu a frase. O presidente tem ficado cada vez mais frustrado ao enfrentar publicamente questões difíceis nos últimos dias.
Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, a média diária de mortes por Covid-19 no mundo atingiu o maior patamar em quatro meses. As informações são com base nos dados do projeto ligado à Universidade de Oxford. Os números mostram também que a média móvel de novos casos bateu recorde pelo sétimo dia seguido e passou para três vírgula quatro milhões de infectados por dia nos últimos sete dias. Apenas nesta segunda-feira o mundo registrou uma média diária de oito mil, 209 mortes. Esse é o maior patamar desde 24 de setembro de 2021 quando a média estava em oito mil, 358 mortes diárias.
Investir para realização de sonhos está entre os principais objetivos dos brasileiros para 2022. É o que aponta um levantamento feito por uma instituição de saúde financeira e previdência privada. Conforme a pesquisa, 49 por cento dos entrevistados têm como meta financeira investir seu dinheiro, enquanto que 45 por cento pretendem pagar dívidas. Já 26 por cento pretendem comprar um carro ou moto. A pesquisa foi realizada com três mil, 728 pessoas. Já quando questionadas sobre como pretender alcançar seus objetivos financeiros em 2022, 48 por cento disseram que pretendem poupar mais, enquanto 44 por cento querem criar rendas extras. Apenas quatro por cento disseram que vão optar por empréstimos e financiamentos bancários.
O Banco Central tirou do ar nesta terça-feira o sistema que permite a consulta de valores devidos por bancos a pessoas e empresas. O anúncio foi feito um dia após o serviço entrar em operação e depois de sites do Banco Central registrarem na manhã desta terça instabilidade gerada pelo grande número de acessos ao novo sistema, chamado de Sistema Valores a Receber. Em nota, o Banco Central informou que o lançamento da nova plataforma gerou demanda de acessos muito acima do esperado, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do próprio banco, além do Registrato e Minha Vida Financeira. O Banco Central informou ainda que para estabilizar esses site, os acessos estão temporariamente suspensos e deverão ser liberados em breve.
Nos dois primeiros dias de funcionamento da nova funcionalidade do Registrato, correntistas resgataram cerca de 900 mil reais esquecidos em bancos e instituições financeiras. Conforme o Banco Central, antes dos sites serem tirados do ar, cerca de 79 mil pessoas já haviam consultado a ferramenta, sendo que oito vírgula cinco mil pedidos de devolução de recursos já haviam sido feitos. Em nota, o Banco Central informou que os 900 mil reais serão transferidos via PIX em até 12 dias úteis. Segundo a instituição, atualmente existem oito bilhões de reais esquecidos no Brasil. Desse total, até três vírgula nove bilhões poderão ser resgatados por até 28 milhões de pessoas e empresas na primeira fase. A expectativa é que o serviço seja ampliado para outras modalidades de saque.
A Polícia Civil de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira uma resolução que trata sobre o uso das redes sociais por agentes da corporação. O texto estabelece que os policiais devem evitar comportamentos que indiquem a busca de reconhecimento e promoção pessoal. Além disso, proíbe ainda condutas como a exibição de brasão, equipamentos e propagação de informações falsas. A fiscalização será feita, segundo a Polícia Civil, através da corregedoria e dos superiores hierárquicos. A criação de perfis por policiais segue permitida, de acordo com a resolução, desde que o policial civil não manifeste qualquer opinião que desrespeite sua independência funcional ou que propague discurso de ódio ou fotos e vídeos que afetem a imagem do policial civil.
Mais 40 veículos de transporte escolar foram entregues pelo Governo do Estado aos municípios catarinenses em evento realizado nesta terça-feira em Palhoça. Esta é a terceira remessa realizada em cerca de um mês. Desde que foi anunciado, o investimento já é de 86 vírgula quatro milhões no total. Os municípios beneficiados nessa semana foram, Abelardo Luz, Água Doce, Anchieta, Arabutã, Caibi, Campo Erê, Cordilheira Alta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Fraiburgo, Ilhota, Ipuaçu, Iraceminha, Irani, Itá, Itapiranga, Joaçaba, Lages, Nova Itaberaba, Palma Sola, Pinheiro Preto, Piratuba, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Princesa, Saltinho, São Domingos, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Ludgero, São Miguel do Oeste, Tangará, Treze Tílias, Tubarão, Tunápolis, Vargeão, Videira, Xaxim e Zortéa.
O preço médio do litro da gasolina em Santa Catarina já subiu duas semanas seguidas após os últimos reajustes anunciados pela Petrobras. Conforme a Agência Nacional do Petróleo, o valor médio do combustível no Estado passou de seis reais e 45 centavos para seis reais com 56 centavos, representando um aumento de nove centavos. De acordo com a pesquisa mais recente da Agência feita em 221 postos de gasolina de 20 cidades catarinenses, o preço médio mais alto foi encontrado em Concórdia em seis reais com 81 centavos. Já o mais baixo foi em Tubarão com seis reais e 23 centavos. Em Chapecó o preço praticado é de seis reais e 50 centavos e Xanxerê o litro é vendido a seis reais e 55 centavos. A previsão da agência é que o valor suba ainda mais, ficando entre 25 a 30 centavos mais caro que os preços praticados atualmente.
As chuvas e acompanhadas de rajadas de fortes ventos derrubaram parte da estrutura onde vai ocorrer a feira do Itaipu Rural Show. Isso não vai afetar a realização da feira, que está marcada para ocorrer entre os dias dois e cinco de fevereiro no município de Pinhalzinho. A garantia é da Comissão Central Organizadora do evento. Durante a chuva, algumas árvores também foram atingidas e acabaram caindo e causaram transtornos na cidade. A região do parque de Exposições da Itaipu, próximo à BR-282 foi a mais afetada. Além da queda de árvores, alguns pontos da cidade também tiveram acúmulo de água na via.
A vigésima terceira feira do Itaipu Rural Show terá um espaço específico voltado à criação de suínos. Segundo o responsável pela suinocultura DANIEL SIMON, haverá um espaço com a simulação de uma granja para que os visitantes entendam melhor como funciona a criação de porcos. No mesmo barracão, as empresas parceiras da Cooperitaipu na criação de suínos, estarão demonstrando seus produtos como equipamentos, nutrição, genética e inovações. DANIEL acrescentou que as principais raças utilizadas, que terão foco na exposição, são Landrace e Large White. Conforme ele, a criação de suínos é uma ótima alternativa para pequenos produtores. O responsável afirmou que devido a boa rentabilidade e pouco espaço necessário para instalação de chiqueirões, a região tem um bom potencial para a criação de suínos. SIMON salientou que os produtores integrados a uma cooperativa não sofrem com as variações no preço da carne, pois recebem conforme uma tabela de remuneração. Por isso, conforme o produtor independente acaba tendo mais dificuldade.
O mercado da suinocultura não está passando pelo seu melhor momento. O responsável pela suinocultura do Itaipu Rural Show DANIEL SIMON, afirmou que os custos para produzir estão elevadíssimos se comparado com o valor pago para o produtor independente. Em alguns lugares, a seca também está tornando mais difícil a manutenção do chiqueiro. Ele disse que o setor já foi sinônimo de muito lucro, mas o número de produtores com o tempo acabou diminuindo. Porém, apesar das dificuldades, nos últimos anos a Cooperitaipu está ampliando a criação, aumentando a quantidade de animais e possibilitando mais agricultores entrarem nesse mercado.
A vigilância sanitária do município de São José do Cedro está recebendo questionamentos sobre como os eventos devem funcionar neste período de aumento no número de infecções pela Covid-19. Conforme o fiscal sanitário MARCOS BAGNARA, as regras são as mesmas tendo em vista que o governo estadual não emitiu novo decreto, ou seja, cabe aos municípios decidirem sobre a realização de um evento ou não. Em São José do Cedro, a saúde seguirá as recomendações do Estado no chamado “Evento Seguro” que impõe, entre outras medidas, o uso de máscara de proteção facial e a vacinação contra a Covid com pelo menos uma dose. Caso não tenha se vacinado, será necessário apresentar o laudo do teste com o resultado negativo até 72 horas antes de participar de qualquer evento. O fiscal disse ainda que buscou contato com a diretoria para saber se há alguma informação para novas regras no Estado, mas foi informado que não há previsão de novas portarias. BAGNARA comentou que desta forma os municípios ficam sem direção, além de tudo grandes eventos estão marcados para ocorrer nos próximos meses.
Por outro lado, a busca por esclarecimentos de como devem ser realizados os eventos durante este período, deixou a vigilância sanitária mais tranquila. Com isso, significa que boa parte dos idealizadores está ciente do cenário e dos cuidados necessários. O fiscal sanitário MARCOS BAGNARA, afirmou ainda que os fiscais sanitários irão agir dentro da possibilidade previsto nas recomendações. Ele lembrou também que há alguns dias a comissão em saúde esteve reunida para debater novas ações, mas como o Estado não elaborou uma nova portaria, o município também não realizou novos decretos e segue as orientações do Estado.
A secretaria de Saúde do município de São José do Cedro alerta os moradores sobre o cumprimento do isolamento social orientado pelos profissionais. Mesmo com a falta de um decreto restringindo algumas ações, a secretária JUCELI SOLDÁ afirmou que os órgãos de fiscalização como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão realizando os trabalhos de fiscalização. Caso alguém, que deveria estar em isolamento for flagrado em qualquer ambiente fora de sua residência, poderá sofrer algumas sanções. Vale lembrar que a pessoa isolada assinou um termo se comprometendo em seguir as orientações da saúde. Ou seja, está ciente das regras impostas para frear a crescente de casos ativos em São José do Cedro. Os órgãos estão recebendo informações de que isolados estão descumprindo a orientação e possivelmente sofrerão sanções.
Os três municípios da comarca de São José do Cedro atualizaram mais um informativo da Covid-19. Segundo divulgado pela secretaria de Saúde de Guarujá do Sul, são 52 pessoas infectadas e 129 em monitoramento. Já no município de Princesa são 31 casos ativos e 83 pessoas em isolamento por apresentarem sintomas gripais. Em São José do Cedro são registradas 136 pessoas infectadas e 309 isoladas. Em 24 horas foram confirmadas 22 novos casos.
O presidente da Cidasc, ex-prefeito de São José do Cedro, passou por exames de imagens no final de semana. PLÍNIO DE CASTRO voltou a ser sedado pelo Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde está internado desde meados deste mês. O quadro de saúde do presidente da Cidasc segue estável e outros novos exames serão realizados amanhã. Na noite de domingo, DE CASTRO foi submetido a uma angioplastia para melhorar o fluxo sanguíneo do cérebro. O procedimento ocorreu dentro do planejado, sem intercorrências. Na segunda-feira, ele também passou por outros exames.
O prefeito em exercício do município de São José do Cedro esteve em Florianópolis para debater assuntos pertinentes à população. Em entrevista para a Rádio Cedro ELMAR HENTZ, que também responde pela secretaria de Agricultura, comentou que esteve realizando tratativas sobre o pedido emergência por causa da estiagem no município. Até as últimas informações, o governo do Estado não havia homologado o decreto feito pela prefeitura e debatido há 30 dias. O prefeito também esteve conversando com a Defesa Civil sobre novos empenhos frente ao período enfrentado pelo município. Entre alguns empenhos, ele citou a destinação de novas cisternas para atender a população. HENTZ destacou também que o município foi contemplado com um novo ônibus de 59 lugares para contemplar os estudantes. O novo veículo terá que passar pela regularização documental e a intenção da administração é colocar o veículo escolar em efetivo funcionamento neste ano letivo. Porém, há os processos burocráticos que precisam ser atravessados pelo poder público.
O pavilhão destinado para os catadores de materiais recicláveis em São José do Cedro não está sendo utilizado por todas as famílias contempladas com um espaço. A declaração é do presidente da Associação JOSÉ DOS SANTOS. Segundo ele, boa parte dos trabalhadores não tem usado o espaço construído para esta finalidade. Para ele, estas outras famílias acabam levando os materiais para serem separados em suas casas. O presidente comentou que os recicladores já haviam sido informados sobre o espaço específico para separar os materiais. Questionado ainda sobre uma prensa no local, JOSÉ afirmou não estar funcionando. Por isso, os materiais são colocados na bags e posteriormente sendo levados para o destino correto. Ele afirmou ainda que se o maquinário destinado para a prensa dos materiais estivesse em funcionamento, os trabalhadores poderiam receber um valor maior pelos materiais. Principalmente neste período onde os preços estão baixos para os catadores de recicláveis. JOSÉ comentou também que a empresa responsável pela recolha de lixo orgânico na cidade está fazendo a recolha dos materiais recicláveis, o que não é de responsabilidade da mesma.
Para esclarecer sobre a recolha de materiais recicláveis pela empresa responsável pela recolha do lixo orgânico em São José do Cedro, a Rádio Cedro conversou com o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, que declarou surpresa com a informação. O secretário lembrou que a prefeitura iniciou recentemente a campanha Cidade Limpa, Povo Consciente que instrui a população a deixar os materiais na lixeira. Ele comentou ainda que neste informativo instrui o morador a colocar o lixo orgânico dentro da lixeira e o reciclável ao lado do cesto. Para esclarecer os fatos, o secretário garantiu que vai conversar com o Semae e com a empresa responsável pela recolha do orgânico para saber se isso de fato vem ocorrendo no município e adotar novas medidas. DALMAGRO afirmou ainda que possivelmente isso não deve estar ocorrendo, mas enfatizou que irá apurar a informação e buscar a Rádio Cedro para trazer a manifestação da empresa responsável pela recolha do orgânico.
Por meio da campanha Cidade Limpa, Povo Consciente, implantada efetivamente em outubro passado, a prefeitura de São José do Cedro está enfrentando sérios problemas com o cronograma. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, disse que a recolha de entulhos e galhos tem sido alvo de correntes reclamações da população. O motivo se deve a entulhos em frente das residências. O secretário lembrou ainda que o poder público, através do Semae, esteve distribuindo informativos que contêm os dias da semana e horários que a prefeitura passa para fazer a recolha destes materiais. DALMAGRO comentou que alguns moradores têm relatado que em alguns pontos os entulhos acabam ficando por um longo período às margens das vias. Por isso, ele enfatizou que foi distribuído um informativo constando os dias certos para recolha. Os entulhos e galhos são recolhidos todos os dias da semana, mas em diferentes microrregiões da cidade. Como, por exemplo, nas quartas-feiras, a recolha de galhos de árvores e entulhos é realizado nos bairros Isol e São Luiz, além dos loteamentos Santa Rita e imediações.
A prefeitura do município de São José do Cedro foi proibida de retirar água de um poço artesiano em uma propriedade privada que até então cedia água para abastecer a população do interior. A administração não sabe o quê levou o grupo, responsável pelo poço, impedir a prefeitura de retirar água do local. A constatação é do secretário de Obras JAIR POSTAY. A pasta está cedendo cinco caminhões para a secretaria de Agricultura para levar água às propriedades, além de um terceirizado para suprir a demanda no Distrito de Padre Réus. Ao todo são mais de 50 propriedades atendidas pelo setor público, com transportes de água que ultrapassam os 200 mil litros diários. Segundo o secretário, a administração ficou surpresa com a decisão do grupo que não deu mais detalhes do porquê da atitude, sendo que foi dado apenas um prazo para o setor público deixar o local. POSTAY explicou que isso acabou prejudicando o atendimento das famílias que diariamente acionam a prefeitura solicitando água para consumo humano ou animal. Com isso, para abastecer as propriedades para consumo animal, a secretaria está buscando água no Rio Maria Preta, que passa na Linha Sarandi.
Outra situação registrada no interior de São José do Cedro é sobre a solicitação de água. O secretário de Obras JAIR POSTAY, explicou que recentemente um agricultor usou de má fé com o poder público. O secretário comentou que no último final de semana um agricultor solicitou à pasta mais uma carga de água para a sua propriedade. O mesmo já havia pedido uma carga de dez mil litros de água durante a semana para consumo humano e no último sábado novamente pediu. POSTAY explicou ainda que, sem saber para qual tipo de consumo seria, solicitou à equipe que levasse mais uma carga até o local. Ao notar que o reservatório estava cheio, a equipe estranhou e o agricultor pediu para que os mesmos colocassem a água num açude. Conforme o secretário, a água seria para encher o açude devido aos peixes. Apesar disso, a carga foi despejada no local solicitado pelo agricultor. JAIR afirmou que a prefeitura não levará água para esta finalidade.
Internautas da Peperi registraram prejuízos em suas propriedades na tarde de ontem por conta de chuvas acompanhadas de fortes rajadas de vento. Na comunidade de Aparecida, interior de Iporã do Oeste, um galpão foi totalmente destruído por volta das 15 horas. Segundo o proprietário LAIRTON KIKOFF, em questão de dois minutos houve um estrondo, os cavalos saíram correndo próximo ao galpão de máquinas e a estrutura veio ao chão. Ele comentou ainda que o galpão tinha carretão, semeadeira, mas não houve danos nos materiais. Já na comunidade de Bela União, no interior de Belmonte, grande parte de um galpão ficou destelhado. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para retirada de galhos na rodovia entre Tunápolis e Santa Helena, porém o asfalto já havia sido desobstruído na chegada da guarnição.
A Polícia Militar registrou na tarde de ontem, por volta das 14 horas, uma ocorrência de furto e recuperação de objeto furtado ocorrido no Bairro Vila Nova Dois, em São Miguel do Oeste. A PM foi acionada e no local conversaram com a vítima, uma idosa de 72 anos que residia sozinha. Segundo o relato da idosa, um homem entrou em sua residência com o pretexto de consertar a roda de um carrinho, porém passou a vasculhar a casa até encontrar a bolsa da vítima e furtar aproximadamente mil e 300 reais em dinheiro. Com isso, a PM realizou o cerco próximo à residência, em uma área mata, e a guarnição do Patrulhamento Tático localizou o suspeito no mato, próximo à estrada com a saída para a Linha Santa Catarina. Foi localizado com o suspeito 900 reais, que foi reconhecido pela vítima. O dinheiro foi apreendido e o homem foi preso.
Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas preventivas, próxima a Aduana de Cargas em Dionísio Cerqueira. Foi quando a PM avistou três homens na rua, que ao avistarem a guarnição, um deles dispensou um objeto para longe. Em sequência, os três foram abordados e revistados pelos policiais militares, mas nada de ilícito foi localizado, já próximo ao local, foi encontrada uma porção de maconha de aproximadamente 25 gramas, embrulhas em um pacote. Foi dado voz de prisão ao jovem de 18 anos, pelo crime de tráfico de drogas, tendo em vista que ele havia comprado a droga para consumir com os outros dois companheiros. Todos foram encaminhados a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.