ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 25 11 2023

-SENADO QUER VOTAR VETO DE LULA SOBRE DESONERAÇÃO AINDA NESTE ANO

-EM MEIO A CRISE COM SC, LULA DIZ QUE NÃO FALTARÁ DINHEIRO PARA O ESTADO

-LANÇAMENTO DA CAMPANHA USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA

-PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL VAI CUSTAR 55 MILHÕES DE REAIS

-CÂMARA DE SMOESTE É FAVORÁVEL AO RETORNO DA LINHA PÉROLA PARA O MUNICÍPIO

-VEÍCULO PEGA FOGO AO SAIR DA PISTA E CAPOTAR NA SC-492

-EM MENOS DE 24 HORAS, SEIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS EM SMOESTE

O tempo na região Extremo-Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

Produtos fresquinhos e com sabor inigualável. AMANHECER, seu dia merece! Tem leite, creme, manteiga, iogurtes e o doce de leite em três versões, o tradicional, o sem lactose e o doce de leite com cacau, uma receita inovadora no Brasil... É delicioso!

De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.

Após uma operação complexa, cuja negociação durou mais de um mês, o Hamas libertou nesta sexta-feira o primeiro grupo de reféns como prevê o acordo com Israel que instituiu também uma trégua de quatro dias no conflito na região. No total, 24 pessoas foram libertadas, sendo 13 mulheres e crianças israelenses, como previsto pelo acordo. O mais novo do grupo tem dois anos, e a mais idosa, 85. Além dos israelenses, 10 cidadãos tailandeses e um filipino também foram soltos, após negociações paralelas com os governos desses países. Já Israel, além da trégua de quatro dias, libertou 39 palestinos.


O governo de Israel recebeu, nesta sexta-feira a lista de reféns que serão soltos pelos terroristas do Hamas neste sábado. A segunda relação de sequestrados foi enviada ao gabinete do primeiro-ministro do país, BENJAMIN NETANYAHU, e as pessoas serão libertadas em troca de mais 24 horas de trégua no conflito. Após receber a lista, as autoridades de segurança israelenses comunicaram as famílias dos reféns.


A vitória de JAVIER MILEI na Argentina fez com que os preços dos produtos disparassem e aumentassem ainda mais a inflação que já está superior aos 140 por cento anuais. Segundo empresários, a alteração nos preços é constante e clientes pedem fracionamento do quilo de açúcar e a compra de unidades de ovos, ao invés da dúzia. Em uma semana, os preços subiram entre 20 e 30 por cento, chegando alguns produtos terem alta de 50 por cento. O atual governo do peronista ALBERTO FERNÁNDEZ, que entregará o poder com uma inflação que beira os 143 por cento anuais, renovou, nesta semana, os acordos de preços com os fabricantes, mas talvez essa seja a última vez, já que MILEI é contraàs regulações de preço pelo Estado.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta sexta-feira o veto ao projeto de lei que estenderia até 2027 a desoneração da folha de pagamentos. Isso ocorreu após o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA vetar integralmente a proposta aprovada pelo Congresso Nacional que reduzia os tributos pagos por empresas de 17 setores econômicos e pequenos municípios. Segundo o ministro, a medida é inconstitucional e provoca distorções no sistema tributário, sem trazer ganhos efetivos à economia, como a geração de empregos. Essa tese está, de acordo com HADDAD, respaldada em parecer feito pela Advocacia Geral da União.

Os 17 setores com desoneração da folha de pagamento temem demissões em massa e perda de vagas de emprego caso a medida não seja prorrogada. O projeto de lei que prevê a expansão do prazo até 2027 foi aprovado pelo Legislativo, mas vetado integralmente pelo presidente LULA nesta semana. Se a determinação de LULA for mantida, a desoneração termina em dezembro deste ano, com risco de perda de um milhão de empregos após o fim da validade, segundo entidades dos setores contemplados. A previsão é que o veto seja derrubado pelo Congresso Nacional, onde a proposta foi aceita com folga.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, do PSD mineiro disse que quer votar, ainda este ano, o veto do presidente LULA à proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos setores que mais empregam no país. O presidente LULA vetou integralmente o projeto de desoneração com a justificativa de contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade. Ao defender o veto, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, disse que o governo precisa aumentar a arrecadação. HADDAD disse ainda que vai apresentar medidas alternativas ao fim da desoneração, mas não deu detalhes.

O PIX completou três anos neste mês com mais de um trilhão de reais movimentado apenas em Santa Catarina desde a sua criação. Os dados são do Banco Central e mostram que desde 16 de novembro de 2020 até 31 de outubro de 2023, já foram realizadas um trilhão e meio de transações no Estado. Os dados mostram um aumento do uso do sistema de pagamento instantâneo em Santa Catarina, já que em 2022, o PIX movimentou 435 vírgula oito bilhões de reais, enquanto entre janeiro e outubro de 2023, o valor já chegou a 510 vírgula sete bilhões de reais. Atualmente, o PIX tem cinco vírgula nove milhões de usuários em Santa Catarina.

Uma das principais medidas encaminhadas pelo Governo de Santa Catarina para desburocratizar e facilitar o empreendedorismo já está valendo na prática. Trata-se da taxa cobrada na abertura de empresas que já está extinta para todos os pedidos de concessão de inscrição estadual solicitados de 31 de outubro em diante. A revogação da cobrança ocorre automaticamente no sistema e não exige qualquer ação por parte do usuário. Até então, o registro no cadastro de contribuintes tinha o custo de 126 reais com 18 centavos. O fim da taxa é uma das medidas definidas no Plano de Ajuste Fiscal que dependiam de mudanças na legislação e foram aprovadas, sem nenhuma alteração, em projeto que tramitou na Assembleia Legislativa.

O presidente LULA se reuniu ontem com o presidente nacional do Sebrae, DÉCIO LIMA para saber a real situação das chuvas em Santa Catarina. Na oportunidade também foi discutida a possibilidade de LULA vir ao Estado. Segundo DÉCIO, LULA disse que “não faltará nem um real” para as ações de apoio ao Estado que dependem do governo federal. Nesta semana, o presidente adiantou que 70 milhões de reais estão empenhados e ressaltou que a maioria dos municípios solicitou recursos de reconstrução, e não de ajuda humanitária, que são liberados mais rapidamente. A reunião ocorreu após a troca de farpas entre o governador JORGINHO MELLO e o ministro dos Transportes RENAN FILHO nas redes sociais.

A Associação empresarial de São Miguel do Oeste divulgou nesta semana que já iniciou a etapa final de votação para o prêmio de destaque empresarial de 2023. Dessa forma, após a definição dos finalistas, os associados devem escolher os vencedores de cada categoria e porte. Ao todo, são 27 finalistas divididos por indústria, comércio e prestação de serviços, e subdivididos em pequeno, médio e grande porte. Conforme a Acismo, o link de acesso para a votação será o mesmo usado por cada empreendedor na primeira etapa e aqueles que não votaram, vão receber o link via e-mail. O Destaque Empresarial será realizado na sexta-feira da semana que vem e na oportunidade serão conhecidos os nove ganhadores, além do ganhador do troféu Hélio Wassum que será entregue para o mais votado.

Os finalistas para o Destaque Empresarial da Acismo 2023 de comércio de pequeno porte são, DIANE TESSARO da Papelaria Paper Bi, JUARES JUNIOR da Swell Moda Masculina e TIAGO SABEDOTT da Sabedott Materiais de Construção. Já na categoria de médio porte os finalistas são, ANDRONEI MACARI da Macari, CARLINHOS GERHARDT da Gerbran e RAVIER CENTENARO do Super Centenaro. Na categoria de grande porte do comércio concorrem, ADELAR SCHNEIDER das Lojas Magrão, GLADECIR TREVISAN do Treviso Supermercado e JOELSO CECHINATO do Tio Roque Atacarejo.

Já na categoria indústria de pequeno porte os finalistas são, ÂNGELA SEBBEN da Rosa Catarina, CACIANO VIDOR do Móveis Nei e VILMAR DE SOUZA da Heats Brazil Cachaça de Alambique. No quesito indústria de médio porte os finalistas são, JUAREZ DAL VITT da Dalcar Indústria, VANESSA MONTOVANELI da Laticínio Purolatte e VITOR VALAR do Valar Alimentos. Na categoria de grande porte os nomes são de ACARI MENESTRINA da Gran Mestri, ASTOR KIST da Conak e CLAUDIMAR BORTOLIN da Torfresma Industrial LTDA.

Já na categoria prestação de serviços de pequeno porte os finalistas são ADEMIR ORSO da Orso Contabilidade, CAMILA BERTI da Kitanda Delivery De Alimentos Orgânicos e DANIEL FOPPA da Container Oleo LTDA. Já para prestador de serviços de médio porte concorrem, ELENISE ROHDEN da Academia Alternativa, SOLANI BALBINOT do Despachante 001 e VICTORIO BOLFE do Figueiras Hotel & Eventos. Ainda na categoria prestação de serviços de grande porte, os três finalistas são MIGUEL ANGELO BOCALON da Sysmo Sistemas, ROMAR PAGLIARI JUNIOR do Hospital São Miguel e VITOR D’AGOSTINI da Unoesc São Miguel do Oeste. Como de costume a Rádio Peperi vai transmitir o Destaque Empresarial e o Portal Peperi vai fazer a cobertura fotográfica do evento na semana que vem.

A Epagri de Bandeirante juntamente com as demais entidades parceiras vai lançar na próxima semana mais uma edição da campanha “Use chapéu e tenha mais saúde”. A informação é do extensionista rural, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele juntamente com o secretário de Saúde de Bandeirante, EDUARDO OLIBONI participaram nesta semana do Peperi Entrevista e destacaram que o evento já está na décima sétima edição e neste ano vai ocorrer em parceria com o Novembro Azul que é o mês dedicado à saúde dos homens. Conforme eles, dessa forma, uma vasta programação está programada para a próxima segunda-feira, a partir das sete horas da noite no Centro de Múltiplo Uso de Bandeirante.

A ação da próxima segunda-feira visa conscientizar e sensibilizar os homens de Bandeirante quanto a importância dos exames de prevenção, principalmente em relação ao exame de próstata. A afirmação é do secretário de Saúde, EDUARDO OLIBONI. De acordo com ele, o câncer de próstata na maioria das vezes é silencioso e acaba não apresentando sintomas na fase inicial, se manifestando de forma rápida apenas na fase avançada. Segundo ele, é fundamental o acompanhamento médico em todas as idades, principalmente para pessoas acima de 40 anos. Para OLIBONI, a mudança de hábitos e posturas é fundamental para evitar a doença.

Os homens precisam ficar atentos aos sintomas como por exemplo, dificuldade de urinar, sangue na urina e ardência, sendo extremamente necessário a ajuda médica nesses casos. O alerta é do secretário de Saúde de Bandeirante, EDUARDO OLIBONI. Ele frisou que os cuidados precisam ser redobrados principalmente quando já existiram casos da doença na família. Ele pontuou que o diagnostico precoce aumenta a chance de cura e reduz as possíveis complicações futuras. OLIBONI citou que neste ano, a ideia de juntar a campanha do chapéu com o novembro azul visa também conscientizar a população em geral para os cuidados com o câncer de pele, doença que é responsável por 30 por cento dos tumores malignos no Brasil.

A campanha “Use chapéu e tenha mais saúde” é um evento tradicional que a cada ano envolve mais entidades em Bandeirante. A afirmação é do extensionista da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Na entrevista desta semana ele lembrou que o câncer de pele é o primeiro que mais ataca homens no Brasil, principalmente em pessoas de pele claras e o câncer de próstata é o segundo maior causador de doenças, justificando a união das campanhas em Bandeirante. Ele informou que o lema neste ano é “não importa a profissão, cuidar-se é a melhor opção” e visa abranger todos os trabalhadores, não apenas nos agricultores de Bandeirante.

A população em geral precisa ter cuidados ao se expor ao sol, principalmente entre 10 da manhã e três horas da tarde. A orientação é do extensionista da Epagri de Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele comentou que a cada ano aumenta mais as temperaturas e o perigo também acaba sendo maior. Ele disse que além do chapéu é importante o uso de protetor solar e camisetas de mangas longas. Questionado sobre a expectativa de participação no lançamento da próxima segunda-feira, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA frisou que são esperadas entre 150 a 200 pessoas no Centro de Múltiplo Uso de Bandeirante. Haverá também transporte passando por diversas localidades até o centro da cidade.

A direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou na manhã de ontem uma reunião na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Participaram do momento de conversa os vereadores CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA, MOACIR FIORINI, PAULO DRUMM e VANIRTO CONRAD. O momento serviu para explanar sobre os atendimentos realizados neste ano pela unidade onde, de

acordo com o diretor geral do Hospital, RODRIGO LOPES, foram realizados nos últimos 10 meses, praticamente 400 mil atendimentos diversos entre consultas, cirurgias e exames. Ao todo, a unidade conta com 92 leitos, sendo 10 de UTI, além de cerca de 400 funcionários e 90 médicos atuando em 20 especialidades. O Hospital também conta com trabalhadores terceirizados em determinadas funções.

O setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou ao longo de 2023 mais de 10 mil consultas. A informação é do diretor geral do Hospital, RODRIGO LOPES. Conforme ele, foram realizadas ainda quatro mil quimioterapias e cerca de 900 cirurgias. Ele frisou na reunião de ontem que o paciente é encaminhado para o tratamento em aproximadamente 15 dias após o diagnóstico de câncer. LOPES abordou ainda sobre as aproximadamente três mil e 700 cirurgias de urgência e emergência e mil e 700 eletivas, além dos cerca de 60 partos por mês. O diretor lembrou que atualmente a unidade atende 30 municípios e 230 mil habitantes e a sua fila de espera é regulada pela Central de Regulação, sediada em Chapecó e Florianópolis.

A reunião de ontem na Câmara de Vereadores também serviu para apresentar os detalhes de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Segundo a engenheira civil da casa de Saúde, FABIANA LOLATTO, a ampliação vai aumentar a estrutura atual de 10 mil metros quadrados para 16 mil metros quadrados. Conforme ela, com as ampliações que devem ocorrer com a construção de novos andares em estruturas já existentes, será possível ampliar e implantar serviços de UTI Adulto, unidade neonatal, internação pediátrica e obstétrica, Centro de Parto Normal e Obstétrico, internação clínica e centro cirúrgico.

Com as ampliações pretendidas no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o número de leitos vai aumentar consideravelmente na unidade. A garantia é da engenheira civil da casa de Saúde, FABIANA LOLATTO. Ela citou que o número será aumentado de 92 para 158, sendo que, também serão construídas sete salas de cirurgia, duas salas de parto cirúrgico, seis quartos pré-parto, parto e pós-parto e 30 poltronas para quimioterapia. Ela frisou ainda que ao todo, o investimento estimado é de 55 milhões de reais apenas na parte estrutural, sem contar os valores dos equipamentos. Na reunião de ontem, o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM disse que o objetivo a partir de agora é realizar uma audiência com a secretária estadual de Saúde, CARMEN ZANOTTO, e, juntamente com os demais presidentes de câmaras da região, constituir um movimento pluripartidário em prol do Hospital Regional, a fim de buscar recursos para a execução do projeto.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste é totalmente favorável à reintegração da Linha Pérola para o município. A garantia é do presidente, PAULO DRUMM. Ele juntamente com a vereadora CRIS ZANATTA e MOACIR FIORINI participaram da reunião realizada na última quarta-feira na Linha Pérola que discutiu sobre o desmembramento da localidade pertencente atualmente para Bandeirante. Ele lembrou que essa é a segunda reunião sobre o tema, sendo que após o primeiro momento de conversa, buscou informações na Assembleia Legislativa de como proceder nesse quesito.


O tema de desmembramento gera dificuldade pois nem o governo de Santa Catarina e nem a Alesc possuem profissionais responsáveis para trabalhar esse assunto. O comentário é do presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Ele disse que a ideia é mandar um documento em conjunto entre as Câmaras e os prefeitos de ambos os municípios para a Alesc. Ele lembrou que a legislação fala em plebiscito, porém, na sua visão seria extremamente difícil, visto todo o movimento da máquina eleitoral e também a articulação ampla dos dois municípios.

Após o envio de um documento em conjunto para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o presidente MAURO DE NADAL fará todos os encaminhamentos necessários. A afirmação é do presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Para ele, a vontade do povo precisa ser respeitada e o poder legislativo dará todo o suporte necessário para que isso se torne realidade.

As últimas horas foram movimentadas em São Miguel do Oeste para o Corpo de Bombeiros e também para a Polícia Militar. Ao todo, entre a tarde de ontem a às oito horas da manhã de hoje foram registrados seis acidentes e ao menos oito pessoas ficaram feridas. O primeiro deles foi às cinco e meia da tarde na BR-163 na saída de São Miguel do Oeste e envolveu uma Saveiro de Pato Branco e uma CG de São Miguel do Oeste. Segundo a PRF, a Saveiro saiu de uma empresa e colidiu na motocicleta que realiza ultrapassagem no local. As vítimas sofreram ferimentos diversos e precisaram de atendimento médicos. Ambos ocupantes da motocicleta são professores em Barra Bonita.

Já o segundo acidente foi uma hora mais tarde, às seis e meia da tarde e deixou um casal que estava em uma motocicleta ferido. O fato foi na SC-163 e envolveu uma Biz de Belmonte e um caminhão Volvo do município gaúcho de Miraguaí. Na motocicleta estavam um homem de 35 anos e uma mulher de 46 que transitavam sentido a Descanso e em razão de problemas mecânicos caíram na pista, colidindo frontalmente com o caminhão. O veículo maior chegou a passar por cima da motocicleta. Apesar do susto, o casal sofreu ferimentos leves. Mais tarde, às sete e 45 da noite foi registrado o terceiro acidente na Avenida Willy Barth envolvendo um Gol e um Classic. Nesse acidente o Gol realizava um retorno quando foi atingido pelo Classic. Com o impacto, ambos perderam o controle da direção e acabaram saindo da pista. O condutor do Gol recusou o teste do bafômetro.

O quarto acidente foi por volta das 10 e 40 da noite na SC-492, nas proximidades da estrada que dá acesso à comunidade de Campo Salles. No local, um Gol foi encontrado fora da pista totalmente em chamas. Ao todo, foram usados mais de mil litros de água no combate às chamas, porém, apesar do sinistro, ninguém foi encontrado nas proximidades. Já o quinto acidente da noite foi próximo da meia-noite na BR-282, nas proximidades da comunidade de Linha Aparecida e envolveu dois Corsas. Um dos condutores, acabou fugindo do local e outro foi encontrado dentro do veículo. Ele sofreu ferimentos generalizados e foi encaminhado para o Hospital Regional. Já na manhã deste sábado, o sexto acidente foi registrado antes mesmo das oito horas da manhã. Esse último foi na Rua Padre Aurélio Canzi, no centro de São Miguel do Oeste e envolveu um carro e uma motocicleta. Todos esses acidentes tiveram cobertura do Portal Peperi e as fotos estão disponíveis na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.