-SENADO QUER VOTAR VETO DE LULA SOBRE DESONERAÇÃO AINDA NESTE ANO
-EM MEIO A CRISE COM SC, LULA DIZ QUE NÃO FALTARÁ DINHEIRO PARA O ESTADO
-FÓRUM REGIONAL DE TURISMO E CICLOTURISMO SERÁ REALIZADO NO FINAL DO MÊS
-CALÇAMENTO QUE LIGA SJCEDRO A LINHA SÃO VENDELINO FOI INAUGURADO
-PROGRAMA DE INCENTIVO DOS PASSEIOS PÚBLICOS TEVE AS INSCRIÇÕES ENCERRADAS
-ALUNO DA CASA FAMILIAR RURAL SE DESTACA DURANTE APRESENTAÇÃO DO RELATORIO DE ESTAGIO
-MUNICÍPIO ENCAMINHA OFÍCIOS SOLICITANDO 800 MIL REAIS AOS DEPUTADOS
-PROGRAMA JUSTIÇA ELEITORAL EM MOVIMENTO ACONTECERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA EM GJA
-BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA APAGAR INCÊNDIO EM VEÍCULO ABANDONADO
-MOTOCICLISTA COLIDE EM SAVEIRO APÓS REALIZAR ULTRAPASSAGEM PROIBIDA
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
Após uma operação complexa, cuja negociação durou mais de um mês, o Hamas libertou nesta sexta-feira o primeiro grupo de reféns como prevê o acordo com Israel que instituiu também uma trégua de quatro dias no conflito na região. No total, 24 pessoas foram libertadas, sendo 13 mulheres e crianças israelenses, como previsto pelo acordo. O mais novo do grupo tem dois anos, e a mais idosa, 85. Além dos israelenses, 10 cidadãos tailandeses e um filipino também foram soltos, após negociações paralelas com os governos desses países. Já Israel, além da trégua de quatro dias, libertou 39 palestinos.
O governo de Israel recebeu, nesta sexta-feira a lista de reféns que serão soltos pelos terroristas do Hamas neste sábado. A segunda relação de sequestrados foi enviada ao gabinete do primeiro-ministro do país, BENJAMIN NETANYAHU, e as pessoas serão libertadas em troca de mais 24 horas de trégua no conflito. Após receber a lista, as autoridades de segurança israelenses comunicaram as famílias dos reféns.
A vitória de JAVIER MILEI na Argentina fez com que os preços dos produtos disparassem e aumentassem ainda mais a inflação que já está superior aos 140 por cento anuais. Segundo empresários, a alteração nos preços é constante e clientes pedem fracionamento do quilo de açúcar e a compra de unidades de ovos, ao invés da dúzia. Em uma semana, os preços subiram entre 20 e 30 por cento, chegando alguns produtos terem alta de 50 por cento. O atual governo do peronista ALBERTO FERNÁNDEZ, que entregará o poder com uma inflação que beira os 143 por cento anuais, renovou, nesta semana, os acordos de preços com os fabricantes, mas talvez essa seja a última vez, já que MILEI é contraàs regulações de preço pelo Estado.
-SENADO QUER VOTAR VETO DE LULA SOBRE DESONERAÇÃO AINDA NESTE ANO
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, defendeu nesta sexta-feira o veto ao projeto de lei que estenderia até 2027 a desoneração da folha de pagamentos. Isso ocorreu após o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA vetar integralmente a proposta aprovada pelo Congresso Nacional que reduzia os tributos pagos por empresas de 17 setores econômicos e pequenos municípios. Segundo o ministro, a medida é inconstitucional e provoca distorções no sistema tributário, sem trazer ganhos efetivos à economia, como a geração de empregos. Essa tese está, de acordo com HADDAD, respaldada em parecer feito pela Advocacia Geral da União.
Os 17 setores com desoneração da folha de pagamento temem demissões em massa e perda de vagas de emprego caso a medida não seja prorrogada. O projeto de lei que prevê a expansão do prazo até 2027 foi aprovado pelo Legislativo, mas vetado integralmente pelo presidente LULA nesta semana. Se a determinação de LULA for mantida, a desoneração termina em dezembro deste ano, com risco de perda de um milhão de empregos após o fim da validade, segundo entidades dos setores contemplados. A previsão é que o veto seja derrubado pelo Congresso Nacional, onde a proposta foi aceita com folga.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, do PSD mineiro disse que quer votar, ainda este ano, o veto do presidente LULA à proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos setores que mais empregam no país. O presidente LULA vetou integralmente o projeto de desoneração com a justificativa de contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade. Ao defender o veto, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, disse que o governo precisa aumentar a arrecadação. HADDAD disse ainda que vai apresentar medidas alternativas ao fim da desoneração, mas não deu detalhes.
-EM MEIO A CRISE COM SC, LULA DIZ QUE NÃO FALTARÁ DINHEIRO PARA O ESTADO
O PIX completou três anos neste mês com mais de um trilhão de reais movimentado apenas em Santa Catarina desde a sua criação. Os dados são do Banco Central e mostram que desde 16 de novembro de 2020 até 31 de outubro de 2023, já foram realizadas um trilhão e meio de transações no Estado. Os dados mostram um aumento do uso do sistema de pagamento instantâneo em Santa Catarina, já que em 2022, o PIX movimentou 435 vírgula oito bilhões de reais, enquanto entre janeiro e outubro de 2023, o valor já chegou a 510 vírgula sete bilhões de reais. Atualmente, o PIX tem cinco vírgula nove milhões de usuários em Santa Catarina.
Uma das principais medidas encaminhadas pelo Governo de Santa Catarina para desburocratizar e facilitar o empreendedorismo já está valendo na prática. Trata-se da taxa cobrada na abertura de empresas que já está extinta para todos os pedidos de concessão de inscrição estadual solicitados de 31 de outubro em diante. A revogação da cobrança ocorre automaticamente no sistema e não exige qualquer ação por parte do usuário. Até então, o registro no cadastro de contribuintes tinha o custo de 126 reais com 18 centavos. O fim da taxa é uma das medidas definidas no Plano de Ajuste Fiscal que dependiam de mudanças na legislação e foram aprovadas, sem nenhuma alteração, em projeto que tramitou na Assembleia Legislativa.
O presidente LULA se reuniu ontem com o presidente nacional do Sebrae, DÉCIO LIMA para saber a real situação das chuvas em Santa Catarina. Na oportunidade também foi discutida a possibilidade de LULA vir ao Estado. Segundo DÉCIO, LULA disse que “não faltará nem um real” para as ações de apoio ao Estado que dependem do governo federal. Nesta semana, o presidente adiantou que 70 milhões de reais estão empenhados e ressaltou que a maioria dos municípios solicitou recursos de reconstrução, e não de ajuda humanitária, que são liberados mais rapidamente. A reunião ocorreu após a troca de farpas entre o governador JORGINHO MELLO e o ministro dos Transportes RENAN FILHO nas redes sociais.
-PROGRAMA DE INCENTIVO DOS PASSEIOS PÚBLICOS TEVE AS INSCRIÇÕES ENCERRADAS
-MUNICÍPIO ENCAMINHA OFÍCIOS SOLICITANDO 800 MIL REAIS AOS DEPUTADOS
Abertura oficial do Natal Luz 2023 de Guarujá do Sul ocorreu ontem às 19 horas e 30 minutos na praça municipal. A informação é da Secretária de Educação, CLAUDETE ROCKENBACH. Segundo ela, houve no total seis apresentações, tanto por parte das escolas municipais, quanto escola estadual e Apae. Destaca que durante todo o mês de Dezembro haverá programações diferenciadas referente ao Natal e informa que todos os munícipes e cidades vizinhas estão convidados para visitar o espaço preparado pela administração para a comemoração de fim de ano. CLAUDETE menciona que a equipe busca a cada ano melhorar a decoração para proporcionar novas experiências aos visitantes.
A Administração de São José do Cedro informa a toda a população que as inscrições para o Programa de Incentivo dos Passeios Públicos estão encerradas.A informação é da Secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, foram disponibilizadas um limite de vagas para esse projeto, tendo em vista que a prefeitura doou os materiais como contrapartida e o valor previsto para atender o projeto foi utilizado em sua totalidade. KELLY destaca que agora, o município trabalha para atender as famílias inscritas, mas que no momento em que todas forem atendidas e o forem disponibilizados mais recursos para o projeto, as inscrições serão abertas novamente. Uma vez que a ideia principal é que as calçadas da área urbana sejam padronizadas através desse incentivo.
Terceiro Costelão da Agricultura Familiar de Guaraciaba será realizado no dia dois de Dezembro na Linha Olímpio. A informação é do Presidente do Sintraf, MOISÉS LUDWIG. Segundo ele, o evento é realizado todo ano no primeiro sábado do mês de Dezembro e contará com um costelão feito com fogo de chão e será acompanhado de arroz, mandioca e diversas variedades de saladas. O valor da ficha é de 35 reais para adultos, e 15 reais para crianças de oito a 12 anos de idade. Já para as crianças com menos de oito anos, a janta é gratuita. Destaca que é importante que o pessoal reserve a ficha para o jantar, para que o espaço possa ser organizado da melhor forma possível e para não faltar comida para ninguém. LUDWIG estende o convite para que as comunidades de São José do Cedro se façam presentes e destaca que a Linha Olímpio devolverá a visita, para que seja realizado um intercâmbio entre as comunidades.
Recursos arrecadados no Terceiro Costelão de Guaraciaba serão investidos no próximo ano nas atividades voltadas ao coletivo de mulheres e jovens do sindicato. A informação é do Presidente do Sintraf, MOISÉS LUDWIG. Segundo ele, no último mandato foram criados dois novos coletivos, o de jovens e o de mulheres. O coletivo das mulheres foi criado, pois havia certa dificuldade em organizar as demandas de forma separada e por isso, optou-se em criar um sindicato exclusivo para as mulheres desenvolverem suas atividades. Inicialmente foi realizado um trabalho relacionado ao horto medicinal, a fim de agregar conhecimentos sobre a forma de aplicação das plantas medicinais na cura de doenças. Além disso, foram desenvolvidos cursos voltados à culinária, onde as mulheres aprenderam a produzir pães, geleias e conservas. Já o coletivo de jovens foi desenvolvido com o objetivo de realizar o planejamento e organização das propriedades, bem como das vivências nas comunidades e algumas atividades específicas voltadas à produção de leite e gado de corte no município.
No dia 30 de Novembro acontecerá o Primeiro Fórum Regional de Turismo e Cicloturismo no Hotel Figueiras em São Miguel do Oeste. A informação é do Presidente da IGR Caminhos da Fronteira, RICARDO SCALCO. Segundo ele, a partir das oito horas e 30 minutos haverá o café da manhã de boas vindas. Posteriormente a isso, às nove horas haverá a abertura com autoridades e às nove e meia o encontro começará oficialmente com a apresentação da região turista Caminhos da Fronteira. As 10 horas será decidido a rota do cicloturismo e logo em seguida haverá a apresentação das empresas associadas ao IGR. Já na parte da tarde, o evento contará com a participação da consultoria do Sebrae que abordará as oportunidades e tendências do mercado turístico. Além disso, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina também se fará presente, abordando assuntos pertinentes, como políticas públicas e governança turística no estado. Após isso, será comentado sobre o Fungetur, uma linha de financiamento do Ministério do Turismo que tem como objetivo gerar oportunidades aos empreendedores do ramo.
Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira lançará em breve dois roteiros de cicloturismo na região do extremo-oeste catarinense. A informação é do Presidente da IGR, RICARDO SCALCO. Segundo ele, no Fórum que será realizado no dia 30, o vice-presidente da Instância, VALDOIR DETER, fará o lançamento de dois roteiros de cicloturismo atuante e operante na região. Os quais serão de suma importância para o desenvolvimento turístico, uma vez que contemplará todos os municípios que fazem parte da Ameosc. Conforme SCALCO, haverá o Roteiro Norte, que irá de São Miguel do Oeste até Dionísio Cerqueira, e também o Roteiro Sul, que irá de São Miguel do Oeste até Itapiranga.
28 alunos da Casa Familiar Rural de São José do Cedro apresentaram seus relatórios de estágios nesta semana. A informação é da Engenheira Agrônoma, CRISTIANE ADAMS. Segundo ela, 15 alunos são do terceiro ano e 13 alunos são do segundo ano do Ensino Médio. Destaca que os estágios são importantes para fortalecer a ligação entre teoria e prática, bem como promover o intercâmbio de conhecimento entre os alunos, professores e profissionais do setor. Nesse sentido, a apresentação dos relatórios foi uma grande oportunidade para os alunos compartilharem as experiências que adquiriram ao longo do estágio em diversas áreas da agropecuária. Além de aprimorarem as suas habilidades de comunicação, os alunos demonstraram um profundo entendimento prático dos conceitos aprendidos em sala de aula. Conforme CRISTIANE, as apresentações foram diversificadas, abrangendo desde práticas de manejo animal e cultivo de plantas até questões de inovação tecnológica no campo.
Aluno da Casa Familiar Rural se destaca na apresentação do relatório de estágio. A informação é da Engenheira Agrônoma, CRISTIANE ADAMS. Segundo ela, o aluno ARTHUR NIEDERAUER se destacou em seu estágio realizado sobre a produção de algodão em sistema de pivô irrigado no estado do Mato Grosso. ARTHUR começou sua apresentação contextualizando a importância econômica do algodão para o estado e, em seguida, detalhou os benefícios do sistema de pivô irrigado na produção desta cultura. Além disso, ele discutiu as vantagens em termos de eficiência hídrica, controle de pragas e aumento de produtividade. Conforme CRISTIANE, essa apresentação chamou a atenção não apenas dos professores, mas também dos demais alunos e todos os presentes no momento, em virtude de que a cultura e manejo do algodão não está presente na região Sul brasileira.
Durante esta semana foi realizada uma reunião com todos os gestores e assistentes escolares dos 19 educandários pertencentes à Coordenadoria Regional da Educação. A informação é da Supervisora, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA. Segundo ela, uma das pautas do encontro foi referente à distribuição de aulas, as matrizes e mudanças do Ensino Médio, e o repasse dos recados importantes para essa reta final. Também foram realizados repasses gerais a respeito do encerramento do ano letivo que ele deverá acontecer no dia 15 de Dezembro. Destacou aos participantes a importância dos gestores escolares cumprirem a carga horária de 800 horas por ano, para que consigam cumprir os 200 dias impostos pela lei. Conforme SILVANE foi decidido que no ano que vem os professores retornarão ao trabalho no dia cinco de Fevereiro, e os alunos no dia 15.
São José do Cedro realizou ontem a inauguração da primeira etapa do trecho de calçamento entre a cidade e a Comunidade de São Vendelino. A informação é do Prefeito JOÃO DE ANDRADE. Segundo ele, a conclusão da primeira parte dessa obra é motivo de alegria e satisfação, por poder atender a comunidade com o calçamento de pedras irregulares. Fazendo com que a qualidade de vida dos que se deslocam por aquele trecho melhore. Destaca que essa obra estava elencada já no plano de governo, uma vez que ele se sentiu em dívida com a comunidade, pois, conforme as palavras dele, o progresso só chega onde há boas estradas que viabilizem que ele chegue. Diante disso, a administração foi atrás das autoridades estaduais, a fim de buscar recursos para que o projeto pudesse ser executado o mais rápido possível. ANDRADE informa que foram investidos mais de dois milhões no trecho de cinco virgula dois km contemplado com o calçamento e que a segunda parte da obra está prevista para 2024, estando com o projeto quase pronto para que a obra seja finalizada.
Mais obras estão acontecendo no município ao mesmo tempo dessa inauguração. A afirmação é do Prefeito JOÃO DE ANDRADE. Segundo ele, a administração está trabalhando para que a obra entre a ponte da Linha Santo Isidoro até a Esquina Mariflor seja concluído. Destaca que o governo deixou de realizar o repasse da última parcela do projeto por causa de um erro cometido pela empresa durante a execução do cronograma, fazendo com que a obra ficasse parada. Informa que diante dessa pausa, a empresa responsável pediu para as equipes se deslocarem até outro município para concluir outros projetos, mas que ainda em dezembro o repasse do valor será efetuado e a obra será retomada para finalização. ANDRADE menciona também, sobre um pedido da população, para que o trecho entre o Loteamento São Domingos até a via periférica fosse asfaltado. Ele destacou que o trecho não fica no perímetro urbano e por esse motivo deverá ser feito um estudo para viabilizar a criação de um projeto de estrada rural, para que os recursos possam ser solicitados ao governo.
LOA foi aprovada em primeira votação da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul sem nenhuma ressalva. A informação é da Vereadora MÁRCIA FERNANDES. Segundo ela, participaram da última sessão da câmara o Prefeito CLAUDIO JR WESCHENFELDER e o Vice-prefeito NOÉ BENETTI, a fim de prestar esclarecimentos para as comissões, durante avaliação da Lei Orçamentária Anual. Destaca que essa lei é um dos planejamentos mais importantes do governo, uma vez que é através dela que a administração consegue viabilizar todas as ações públicas, determinando os detalhes e ajustes orçamentários necessários para comprimento do PPA, durante os quatro anos de governo. Ressaltou que a parceria feita entre administração e legislativo serve para que sejam esclarecidas eventuais dúvidas e questionamentos sobre as leis antes de serem colocadas em votação.
Programa Justiça Eleitoral em Movimento será realizado em Guarujá do Sul na próxima segunda-feira, 27 de novembro. A informação é da Vereadora MÁRCIA FERNANDES. Segundo ela, a ação acontecerá na Câmara de Vereadores das 9 horas às 16 horas, por meio do atendimento em ordem de chegada. Destaca que na oportunidade, serão realizadas regularizações eleitorais, como cadastramento biométrico, emissão de novos títulos de eleitores e de segundas vias, bem como o pagamento de multas resultantes da não participação em eleições passadas. MÁRCIA informa que para o atendimento ser realizado, é necessário que os munícipes tenham consigo um documento pessoal com foto e um comprovante de residência, bem como um comprovante de reservista para os homens que nasceram até 2004. Ela convida a população para participar e regularizar a situação eleitoral, para que as próximas eleições possam ocorrer sem transtorno para ninguém.
Legislativo de Princesa requereu cerca de 800 mil reais em recursos aos deputados estaduais através de ofícios. A informação é da Vereadora e Presidente da Casa Legislativa, FABI PANCOTTE. Segundo ela, além de fiscalizar as leis, os vereadores também devem buscar recursos para o município. Ela destacou que recentemente mandou um ofício para o deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK, solicitando recursos no valor de 300 mil reais, para aplicação na infraestrutura do município. Além disso, outro ofício foi enviado para o deputado SARGENTO LIMA, solicitando o valor de 300 mil reais para custear a construção da sede do pelotão da Polícia Militar e de um parquinho para as crianças. Já para a deputada DANIELA REINEHR, o ofício enviado contém o pedido de 200 mil reais, que também serão designados para a infraestrutura municipal. Destaca-se que devido ao encerramento do exercício de 2023, todas esses pedidos de valores deverão ser disponibilizados ao município somente em 2024.
Alesc destinará ao Governo Estadual cerca de 80 milhões de reais. A informação é do Presidente da Assembleia, MAURO DE NADAL. Segundo ele, durante esta semana foi efetuado um encontro com líderes partidários, o qual teve como pauta a destinação de recursos às bancadas regionais. No momento foi elaborado um projeto de gestão que tem como objetivo dar oportunidades as bancadas, para que as mesmas consigam resolver os pleitos importantes para o desenvolvimento de cada região. Dentro desse cenário, a Alesc encaminhará ao Governo Estadual cerca de 80 milhões, montante que será dividido pelas seis regiões de Santa Catarina. Sendo assim, cada bancada terá uma parcela dos 80 milhões de reais, a fim de efetuar projetos que façam a diferença nas regiões e em Santa Catarina.
-BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA APAGAR INCÊNDIO EM VEÍCULO ABANDONADO
Colisão entre veículos foi registrada na noite de ontem. O fato aconteceu por volta das 23 horas e 40 minutos, na BR-282 em São Miguel do Oeste, próximo a entrada para a comunidade de linha Aparecida. O acidente envolveu dois corsas e um dos condutores se evadiu do local antes da chegada dos bombeiros. O condutor que ficou no local, foi retirado de dentro do carro pelos bombeiros, que fizeram sua avaliação e encaminharam ao Hospital Regional com ferimentos generalizados, mas estável. A PRF realizou todos os levantamentos necessários e controlou o trânsito no local, que ficou lento devido a ocorrência.
Veículo em chamas é atendido pelos Bombeiros Militares de São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 22 horas e 40 minutos de ontem, na SC-492, na entrada para a comunidade de Campo Sales. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para atender ocorrência de incêndio em veículo Gol, onde foram gastos mais de 1,5 mil litros de água para extinção do fogo. Não havia ninguém no carro ou nas proximidades, configurando apenas danos materiais. Desta forma a PM foi acionada e controlou o trânsito até a chegada da PMRV que realizou todos os demais levantamentos.
Colisão entre carro e moto foi registrada ontem na BR-163. A ocorrência aconteceu por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem na saída de São Miguel do Oeste, sentido a Guaraciaba, envolvendo uma Saveiro com placas de Pato Branco – PR e uma HondaCG emplacada em SMO. Segundo informações da PRF, um caminhoneiro deu vez para que o condutor da Saveiro pudesse ingressar na rodovia e, neste momento aconteceu a colisão, que ocorreu devido a ultrapassagem irregular que o motociclista realizava, passando os veículos que estavam na fila da rodovia. Com o impacto, os dois ocupantes da moto caíram e sofreram diversos ferimentos pelo corpo, sendo necessário o atendimento do Corpo de Bombeiros, que conduziu as vítimas para o Hospital Regional.