ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 25 11 2022

-DEPUTADO PEDE CPI PARA APURAR SUPOSTOS ABUSOS DE AUTORIDADE DO STF E TSE

-NOVO ESTUDO DA FIESC APONTA PAVIMENTAÇÃO PRECÁRIA NAS BRS DO ESTADO

-MUDANÇA NA EMISSÃO DE NOTAS DE PRODUTOR RURAL PREOCUPA SINDICATO

-ANACLETO ORTIGARA É REELEITO PARA SEXTO MANDATO NA DIRETORIA DO SEBRAE

-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA 47 CASOS DE COVID NESTA SEMANA NO MUNICÍPIO

-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES DESTRÓI SUPERMERCADO NO CENTRO DA CIDADE

-CRESTANI DIZ QUE O MAIS IMPORTANTE É QUE NINGUÉM FICOU FERIDO NO ACIDENTE

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

A ONU celebra nesta sexta-feira o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres em um esforço para alertar o mundo sobre e violência de gênero, uma das violações de direitos humanos mais difundidas em todo o mundo. Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, publicado na última quarta-feira, revela que, das 81 mil mulheres mortas em 2021, cerca de 56 por cento foram assassinadas por parceiros ou outros membros da família. Ou seja, mais de cinco mortes a cada hora. Segundo o relatório, cerca de quatro em cada dez dos assassinatos não têm informações suficientes para que possam ser contabilizados como feminicídios.

Um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas informou nesta quinta-feira que mais de 15 mil pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia até agora. A organização com sede em Haia, criada após as guerras dos Bálcãs na década de 1990, abriu um escritório em Kiev em julho para ajudar a Ucrânia a documentar e rastrear pessoas desaparecidas. O diretor de programa da comissão para a Europa, disse que não está claro quantas pessoas foram deslocadas à força, detidas na Rússia, vivas e separadas dos familiares ou mortas e enterradas em covas improvisadas.

O Governo e a oposição da Venezuela voltarão a sentar-se neste sábado à mesa de diálogo no México. A informação foi confirmada no Twitter pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que desempenhou o papel de mediador nessas negociações. Nesta nova reunião, as partes vão assinar “um acordo parcial sobre questões sociais”, segundo o anúncio, mas não foram adiantados mais detalhes. A Plataforma Unitária, grupo que representa a oposição na Venezuela para este diálogo, emitiu um comunicado confirmando sua participação no encontro que terá a mediação da comunidade internacional.

A partir desta sexta-feira passa a valer a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que determina o uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A Anvisa decidiu na noite da terça-feira determinar que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seja novamente obrigatório no Brasil, contando com dois dias para adaptação. A decisão por retomar a obrigatoriedade da proteção facial ocorre após avaliação da agência do cenário epidemiológico da doença no país. O Brasil enfrenta um aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

O deputado federal MARCEL VAN HATTEM do Novo do Rio Grande do Sul protocolou, nesta quinta-feira, um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue eventuais abusos de autoridade praticados por membros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi protocolado com 181 assinaturas, 10 a mais do que o mínimo necessário. No pedido da CPI, MARCEL VAN HATTEM afirma querer a CPI “com a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do TSE e do STF. Cabe ao presidente da Câmara dar andamento ao pedido de CPI. ARTUR LIRA ainda não se manifestou oficialmente.

Em documento entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, os partidos PP e Republicanos disseram que não concordam com acusação do PL sobre as urnas eletrônicas. PP e Republicanos também pediram para ficarem de fora da multa aplicada à coligação que apoiou o presidente JAIR BOLSONARO. Os três partidos formaram a coligação nas eleições. Nesta semana, o PL acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas. O presidente do TSE, ministro ALEXANDRE DE MORAES, não acolheu a reclamação do partido sobre as urnas e condenou a coligação a pagar 22 milhões e 900 mil reais por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável.

Vai para o Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que pretende impedir a exigência de preenchimento cadastral de informações previamente fornecidas a outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A iniciativa, aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, tem como objetivo impedir abuso burocrático por parte de órgãos fiscalizadores. Autor da matéria, o deputado BRUNO SOUZA justificou no projeto que o Brasil ocupa a posição de número 144 no ranking de liberdade econômica. As áreas afetadas pelo texto, caso vire lei, terão prazo de 180 dias para se adequarem à decisão.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa provou nesta semana projeto de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO, que veda a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento de eventos como desfiles carnavalescos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, e de entidades como associações, agremiações, partidos e fundações que pratiquem a intolerância religiosa. A matéria, relatada pelo deputado JULIO GARCIA foi aprovada na forma deemenda substitutiva global, apresentada pela deputada PAULINHA na Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de descumprimento do disposto, fica prevista multa de cinco mil a 500 mil reais, bem como a impossibilidade de realizar eventos que dependam de autorização do poder público estadual ou de seus órgãos, pelo prazo de cinco anos.

Um novo estudo realizado pela Fiesc aponta que pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina. O levantamento foi feito entre agosto e setembro e apresentado nesta quinta-feira pelo engenheiro RICARDO SAPORITI. O levantamento identifica pontos críticos em praticamente todos os mil 180 quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163, além de um trecho da BR-470. O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes instalou placas ao longo da BR-163 para alertar os condutores sobre a preservação da fauna local. Foram escolhidas quatro espécies que habitam a região para compor a campanha: graxaim-do-mato, quati, veado-mateiro e gato-do-mato-pequeno. As placas foram fixadas nas proximidades das áreas de mata. A iniciativa chama a atenção para a possibilidade de animais na pista e o possível risco de atropelamentos e acidentes. Além disso, o DNIT dispõe de uma equipe responsável pelo gerenciamento ambiental da obra de adequação de capacidade e restauração que é executada na rodovia.

A confecção de novos passaportes foi suspensa devido à falta de recursos, mas os pedidos ainda podem ser feitos na Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. A informação é do delegado JEAN HELFENSTEIN. Apenas passaportes emergenciais serão emitidos, porém são casos específicos como por motivos de saúde ou trabalho que não podem aguardar o fim da suspensão. Neste caso, o pedido precisa ser feito à PF de Florianópolis. Até a regularização da situação, a pessoa que deseja ter o documento pode, normalmente, acessar o site da Polícia Federal para fazer o agendamento e comparecer presencialmente na PF de Dionísio para coleta das digitais e fotos. A Polícia Federal recebe, em média, 30 pedidos de passaportes por mês na região.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste juntamente com as extensões de base de Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita participou na última semana de um treinamento sobre as mudanças envolvendo as notas de produtor rural. A informação é do presidente, LIRIO WATHIER. Ele foi entrevistado nesta semana no Rede Peperi Notícias Segunda Edição e destacou a ação desenvolvida pela Federação dos sindicatos. Conforme ele, o momento foi importante principalmente para os agricultores que a partir do ano que vem terão que emitir notas fiscais eletrônicas e não mais por meio do tradicional bloco de produtor rural.

Com a formação da última semana, os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste estão habilitados para efetuar e também auxiliar os produtores na emissão das notas fiscais eletrônicas. A afirmação é do presidente, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, atualmente o índice de produtores que fazem a emissão eletrônica é baixo na região e esse quadro precisa ser mudado urgente. Segundo ele, a situação vem gerando preocupação aos sindicatos, principalmente pelas dificuldades existentes no interior.

Todos os agricultores serão obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica a partir de julho de 2023. O lembrete é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, LIRIO WATHIER. Questionado se de fato esse novo formato vai funcionar na região Extremo-Oeste ele destacou que a lei exige esse procedimento e nos casos de dificuldades as famílias devem buscar auxilio com o sindicato e suas extensões de base. Ele salientou que nenhum caminhão poderá transportar qualquer produto sem essa nota emitida e por isso os agricultores precisam estar atentos. WATHIER citou o exemplo de Bandeirante, onde uma família será treinada em cada comunidade para auxiliar as demais nesse quesito e elogiou a iniciativa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste também falou sobre o preço do leite pago aos produtores da região. LIRIO WATHIER frisou que a preocupação da entidade ainda persiste visto as quedas frequentes no valor do produto. Ele lamentou a baixo no mês passado e neste também. O sindicalista lembrou do valor recente pago aos produtores que era de quatro reais e 10 centavos e atualmente está em dois reais e 90 centavos, sendo que a grande maioria está recebendo dois reais e 40 centavos o litro de leite. LIRIO WATHIER comentou que a projeção é que o preço fique abaixo dos dois reais por litro, o que pode acabar inviabilizando a continuidade da atividade visto o alto custo de produção e os aumentos constantes nos insumos agrícolas.

A Feira da Agricultura Familiar da Faismo movimentou cerca de 300 mil reais em negócios. A informação é da coordenadora da exposição, LEONILDA VILANI. Ela disse que esse foi o valor gerado pela comercialização dos produtos expostos pelos agricultores. LEONILDA disse que além das vendas feitas no parque existe uma projeção de negócios que vão acontecer a partir da divulgação dos produtores durante o evento. Ela comentou que a expectativa da comissão organizadora e dos agricultores familiares. Na visão da extensionista da Epagri, a feira dos pequenos produtores foi importante para as famílias e também para a economia da região.

O professora ANACLETO ORTIGARA foi reeleito, no começo desta semana, para um novo mandato na diretoria do Sebrae de Santa Catarina. Ele foi reeleito para mais quatro anos no cargo de diretor administrativo do Serviço de Apoio à Micro e pequena empresa no estado. ORTIGARA vai para o sexto mandato consecutivo. Ele teve o nome aprovado junto com os demais membros da diretoria pelo Conselho Deliberativo do Sebrae que é composto por 15 membros representantes do setor produtivo, entidades empresariais, de instituições financeira, do Sebrae Nacional, do governo estadual e de universidades.

A reeleição para mais quatros anos na diretoria do Sebrae é um sinal de que o trabalho foi bem feito no atual mandato. A avaliação é do diretor administrativo do órgão, ANACLETO ORTIGARA. De acordo com ele, o Sebrae de Santa Catarina reduziu despesas, teve o orçamento duplicado e multiplicou por quatro o total de atendimentos. ORTIGARA reforçou que os resultados do Sebrae catarinense estão entre os primeiros do país. Ele citou que os dados da entidade no estado são muitos positivos, como por exemplo, receita própria e número de atendimentos. Alem disso, os projetos e iniciativas na área de inovação e encadeamento produtivo desenvolvimento pelo Sebrae para as micro e pequenas empresas do estado servem de modelo para o país.

O orçamento do Sebrae para o próximo ano foi dividido em duas linhas de atuação. O diretor administrativo do órgão, ANACLETO ORTIGARA citou que a estratégia prevê30 por cento do orçamento em atividades de esforço simples, como orientações para abertura de empresas e outros 70 por cento em iniciativa mais complexas voltadas para a produtividade e evolução da performance das empresas. ORTIGARA reforçou que o órgão vem aumentando a sua atuação em quantidade e contribuição para aumentar a longevidade das empresas. Para a região, ele garantiu que o Sebrae vai continuar presente e apoiando bons projetos para as micros e pequenas empresas.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o medico do município, ANTONIO DUARTE. Ele vai falar sobre o aumento de casos de coronavírus na cidade e os cuidados que as pessoas devem ter neste momento. O médico também vai explicar porque os diagnósticos voltaram a subir e qual é a gravidade dessa nova onda de Covid. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o médico ANTONIO DUARTE está programada para as 11 e meia.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste confirmou 62 novos casos de Covid neste mês. A média é de mais de dois registros da doença por dia. Somente nesta semana, foram 47 casos diagnosticados, média de mais de 10 por dia. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, a cidade tem 56 casos ativos. Nesta semana, as vigilâncias epidemiológica e sanitária emitiram uma nota conjunta de alerta e de recomendação as pessoas diante do aumento dos casos de Covid. Entre as orientações está o uso da máscaras em ambientes fechados e de grande aglomeração, especialmente para idosos e pessoas com comorbidades.

A Polícia Militar prendeu dois homens por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Por volta das dez e meia da manhã, uma guarnição da PM abordou uma moto Biz saindo de uma rua conhecida por ocorrências envolvendo tráfico de drogas. O motociclista estava com cerca de cinco gramas de cocaína e 145 reais em dinheiro. A PM confirmou que ele havia recebido a droga de outro homem em uma oficina mecânica. Na casa do suspeito, foram encontradas algumas frações de cocaína, embalagens vazias para fazer a divisão da droga e 500 reais em dinheiro. Os dois homens foram presos e levados para a delegacia de Polícia.

Um incêndio destruiu totalmente o supermercado Vipi no centro da cidade. O fogo começou por volta do meio dia nos fundos do estabelecimentos e rapidamente se espalhou pela loja. Todos os funcionários e clientes deixaram o local e ninguém ficou ferido, no entanto, duas pessoas chegaram a ser levadas ao Hospital por conta da inalação de fumaça. Os bombeiros foram chamados e usaram cerca de 200 mil litros de agua para combater as chamas. O trabalho só foi finalizado por volta das cinco e meia da tarde. Os bombeiros conseguiram salvar cerca de 200 metros quadrados do depósito e impedir que o fogo atingisse os prédios que ficam ao lado do supermercado. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas oficialmente.

A operação de combate ao incêndio que destruiu o Super Vipi contou com a participação de 39 bombeiros militares e 19 comunitários. O trabalho contou com o reforço de bombeiros de Maravilha, Guaraciaba e Iporã do Oeste. Além do estabelecimento comercial de onde havia iniciado o fogo, as edificações vizinhas também corriam risco de incêndio e por isso foram feitas seis frentes de trabalho. As chamas destruíram mil 947 metros quadrados do supermercado. Além dos bombeiros, a ação contou com o apoio de populares, do Exército que levou efetivo, ambulância e caminhão cisterna para o local, da Polícia Militar, Defesa Civil, CELESC, CASAN, SAMU, além de empresas locais que auxiliaram com caminhões pipa e materiais de apoio.

Cinco horas depois de controlar um incêndio de grandes proporções no Super Vipi, o Corpo de Bombeiros identificou novos focos de fogo e retornou ao local. Por volta das oito horas da noite, uma equipe foi até o supermercado para apagar as chamas. Durante a noite, a Polícia Militar bloqueou a rua Almirante Tamandaré para uma eventual necessidade operacional do corpo de bombeiros e da própria PM. Uma perícia deve ser realizada no local ainda nesta sexta-feira para confirmar a origem do incêndio. A suspeita é de que fogo tenha iniciado na área da padaria. O local tinha seguro.

A empresa Crestani e Filhos, proprietária do Super Vipi, emitiu uma nota na manhã de hoje agradecendo os atos de solidariedade demonstrados no dia de ontem. No documento, a empresa agrade em especial ao atendimento célere e incansável do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Décimo quarto RCMEC, Defesa Civil, Samu, Celesc e Casan. A nota é finalizada com a informação de que o trágico acidente não vitimou nenhuma pessoa e não afastou o desejo de fazer mais por São Miguel do Oeste e região.

O proprietário do Super Vipi, FRANCISCO CRESTANI concedeu uma entrevista para a Peperi nesta manhã de sexta-feira e falou sobre o sinistro que acabou destruindo o supermercado na tarde de ontem. CRESTANI disse que estava em viagem e ficou sabendo após uma ligação de um empresário de São Miguel do Oeste. Ele chegou ao município apenas na noite desta quinta-feira. Ele comentou que apesar do prejuízo material, está feliz que nenhum funcionário e cliente ficou ferido no incêndio. O empresário frisou que equipamentos, prédio e demais questões materiais podem ser conquistam novamente, porém, a vida não. CRESTANI lembrou que em 2012 um incêndio destruiu o depósito da empresa.

O empresário FRANCISCO CRESTANI garantiu, na manhã de hoje, que a empresa será reaberta e vai retomar as atividades. Ele não colocou um prazo para isso e disse que a preocupação agora é com o suporte aos funcionários e pessoas que foram atingidas pelo incêndio. De acordo com empresário, os moradores de apartamentos alagados durante o trabalho dos bombeiros foram conduzidos para um hotel. CRESTANI lembrou que possui 57 funcionários no Super Vipi e em reunião no começo da manhã desta sexta-feira ficou definido que alguns colaboradores vão entrar em férias. A medida serve para ajustar as equipes e evitar as demissões. Ele também agradeceu as empresas, órgãos de segurança e a comunidade em geral pelo apoio recebido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.