-DEPUTADO PEDE CPI PARA APURAR SUPOSTOS ABUSOS DE AUTORIDADE DO STF E TSE
-NOVO ESTUDO DA FIESC APONTA PAVIMENTAÇÃO PRECÁRIA NAS BRS DO ESTADO
-SUPERINTENDENTE DA CASAN ENALTECE INVESTIMENTOS EM IPORÃ DO OESTE
-BELMONTE ORGANIZA CURSO DE BOAS PRÁTICAS E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
-SJO VAI REALIZAR REUNIÃO PARA DEFINIR O CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2023
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO INTENSIFICAM INSTALAÇÃO DA ORNAMENTAÇÃO NATALINA
-CONFIRMADA IDENTIDADE DE CORPO ENCONTRADO NO RIO URUGUAI
-HOMEM NATURAL DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE NOS ESTADOS UNIDOS
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
A ONU celebra nesta sexta-feira, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em um esforço para alertar o mundo sobre e violência de gênero, uma das violações de direitos humanos mais difundidas em todo o mundo. Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, publicado na última quarta-feira, revela que das 81 mil mulheres mortas em 2021, cerca de 56 por cento foram assassinadas por parceiros ou outros membros da família. Ou seja, mais de cinco mortes a cada hora. Segundo o relatório, cerca de quatro em cada dez dos assassinatos não têm informações suficientes para que possam ser contabilizados como feminicídios.
Um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas informou nesta quinta-feira, que mais de 15 mil pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia até agora. A organização, com sede em Haia, criada após as guerras dos Bálcãs na década de 1990, abriu um escritório em Kiev em julho, para ajudar a Ucrânia a documentar e rastrear pessoas desaparecidas. O diretor de programa da comissão para a Europa disse que não está claro quantas pessoas foram deslocadas à força, detidas na Rússia, vivas e separadas dos familiares ou mortas e enterradas em covas improvisadas.
O Governo e a oposição da Venezuela voltarão a sentar-se neste sábado à mesa de diálogo no México. A informação foi confirmada no Twitter pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que desempenhou o papel de mediador nessas negociações. Nesta nova reunião, as partes vão assinar “um acordo parcial sobre questões sociais”, segundo o anúncio, mas não foram adiantados mais detalhes. A Plataforma Unitária, grupo que representa a oposição na Venezuela para este diálogo, emitiu um comunicado confirmando sua participação no encontro que terá a mediação da comunidade internacional.
A partir desta sexta-feira passa a valer a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que determina o uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A Anvisa decidiu na noite da terça-feira determinar que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seja novamente obrigatório no Brasil, contando com dois dias para adaptação. A decisão por retomar a obrigatoriedade da proteção facial ocorre após avaliação da agência do cenário epidemiológico da doença no país. O Brasil enfrenta um aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.
O deputado federal MARCEL VAN HATTEM do Novo do Rio Grande do Sul protocolou, nesta quinta-feira, um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue eventuais abusos de autoridade praticados por membros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi protocolado com 181 assinaturas, 10 a mais do que o mínimo necessário. No pedido da CPI, MARCEL VAN HATTEM afirma querer a CPI “com a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do TSE e do STF. Cabe ao presidente da Câmara dar andamento ao pedido de CPI. ARTUR LIRA ainda não se manifestou oficialmente.
Em documento entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, os partidos PP e Republicanos disseram que não concordam com acusação do PL sobre as urnas eletrônicas. PP e Republicanos também pediram para ficarem de fora da multa aplicada à coligação que apoiou o presidente JAIR BOLSONARO. Os três partidos formaram a coligação nas eleições. Nesta semana, o PL acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas. O presidente do TSE, ministro ALEXANDRE DE MORAES, não acolheu a reclamação do partido sobre as urnas e condenou a coligação a pagar 22 milhões e 900 mil reais por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável.
Vai para o Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que pretende impedir a exigência de preenchimento cadastral de informações previamente fornecidas a outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A iniciativa, aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, tem como objetivo impedir abuso burocrático por parte de órgãos fiscalizadores. Autor da matéria, o deputado BRUNO SOUZA justificou no projeto que o Brasil ocupa a posição de número 144 no ranking de liberdade econômica. As áreas afetadas pelo texto, caso vire lei, terão prazo de 180 dias para se adequarem à decisão.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa provou nesta semana projeto de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO, que veda a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento de eventos como desfiles carnavalescos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, e de entidades como associações, agremiações, partidos e fundações que pratiquem a intolerância religiosa. A matéria, relatada pelo deputado JULIO GARCIA foi aprovada na forma de emenda substitutiva global, apresentada pela deputada PAULINHA na Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de descumprimento do disposto, fica prevista multa de cinco mil a 500 mil reais, bem como a impossibilidade de realizar eventos que dependam de autorização do poder público estadual ou de seus órgãos, pelo prazo de cinco anos.
Um novo estudo realizado pela Fiesc aponta que pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina. O levantamento foi feito entre agosto e setembro e apresentado nesta quinta-feira pelo engenheiro RICARDO SAPORITI. O levantamento identifica pontos críticos em praticamente todos os mil 180 quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163, além de um trecho da BR-470. O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.
A AMEOSC está participando nesta semana da terceira Conferência Mundial de Turismo, em Valência, na Espanha, a Capital Europeia do Turismo Inteligente. A entidade está representada pelo prefeito de Anchieta e presidente, IVAN CANCI, e pelo secretário Executivo, AIRTON FONTANA. Participam do congresso especialistas mundiais em turismo, que abordam os 5 eixos que formam um destino turístico inteligente. Os eixos abrangem a governação turística, a transformação digital do setor turístico e a circularidade aplicada ao turismo. Assim como da acessibilidade dos recursos turísticos, os novos indicadores ou o metaverso aplicado ao turismo, sem deixar de lado a importância da sustentabilidade como eixo de transformação do setor. Na avaliação do presidente, o evento é importante porque fortalece a visão de turismo desenvolvida na região. O objetivo é absorver o máximo de conteúdo para aplicar e transformar o setor regionalmente.
O Extremo Oeste conta com diversos atrativos naturais, mas é necessário acreditar na potencialidade e buscar empreendedores para investir nos municípios. O presidente da AMEOSC, IVAN CANCI, comenta que isso precisa ser pensado e elaborado com sustentabilidade, explorando as belezas naturais, aproveitando os eventos tradicionais que ocorrem na região, como a Oktoberfest, para a divulgação dos roteiros. Porém, é necessário ter grandes investimentos em infraestrutura. O presidente destaca que é preciso o apoio do governo do Estado e do governo Federal em políticas que são de responsabilidade dos dois poderes. Com esses trabalhos, CANCI destaca que em 10 anos a região estará bem desenvolvida, mas que é preciso envolver a comunidade local e regional, visando atrair público de outras localidades. IVAN CANCI enfatiza que os investimentos no turismo precisam partir de ações sustentáveis, sendo esse o principal objetivo da associação.
Santa Helena trabalha na instalação da ornamentação natalina em ruas da cidade. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Convênios, ISMAEL DALLACORT, os trabalhos iniciaram há alguns dias, quando o município recebeu os novos materiais adquiridos através de uma licitação. Ele cita o auxílio de voluntários para a instalação das luzes e demais enfeites na praça municipal, na prefeitura, em alguns trechos da Avenida Brasília e demais espaços públicos. A expectativa é de que a instalação da ornamentação seja concluída até o dia dois de dezembro, visto que a partir do dia cinco vão iniciar as atividades culturais relacionadas ao Natal, com o acendimento oficial das luzes natalinas. ISMAEL DALLACORT salienta que alguns materiais que estavam em boas condições foram reaproveitas e a aquisição dos novos materiais se deu através de um processo licitatório.
Instalação da Decoração Natalina segue em ritmo acelerado em Mondaí. Trabalho é realizado pela Secretaria de Educação e Cultura com a colaboração da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Com o tema “Magia do Natal”, a decoração deste ano está sendo instalada em postes, árvores, canteiros centrais, praças e na sede da Prefeitura. Na praça central terá um pinheiro gigante com luzes coloridas, um presépio, a casa do papai-noel e diversos pinheiros que serão decorados pelo comércio local no dia dois de dezembro. De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, SANDRA REGINA CALLAI SCHUH, o colorido do natal vai ganhando destaque e chamando a atenção das pessoas nos tons variados entre dourado, prata, azul, vermelho, verde e branco.
A Secretária de Educação e Cultura de Mondaí salienta que também serão instalados enfeites maiores, cascatas de luz e mangueiras de Led com temas natalinos. Segundo SANDRA REGINA CALLAI SCHUH, o objetivo é de deixar a cidade ainda mais bonita para a população mondaiense e para os visitantes. A abertura da programação da “Magia do Natal” acontecerá no dia três de dezembro, às 20 horas, na Rua Coberta, ao lado da praça central de Mondaí. A primeira atração terá um Musical da Casa da Cultura, seguido da chegada do Papai Noel, acendimento das luzes e show com o Grupo Águas Nativas. Durante todo o mês de Dezembro, nas quintas-feiras, será feito o natal nos bairros com a participação das escolas e da banda municipal. O mesmo evento também será realizado todas as sextas-feiras, na Rua Coberta.
Programa Defesa Civil na Escola realiza entrega de materiais. A Escola de Educação Básica Everardo Backheuser de Descanso foi contemplada através de um programa piloto realizado em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com a diretora, JACINTA ORO, os materiais foram entregues nesta quarta-feira para os alunos das três turmas do sétimo ano. Conforme ela, a escola de Descanso foi pioneira na implantação do programa que aborda formas de prevenção e ações a serem adotadas em situações adversas, relacionadas principalmente ao clima. Já o coordenador municipal da Defesa Civil de Descanso, GUILIAM PEDRON, salientou que o programa teve grande empenho de toda a equipe profissional e alunos da escola para o seu desenvolvimento.
PEDRON frisou ainda que o conteúdo apresentado possibilita e contribui para a formação de cidadãos mais preparados com informações e conhecimentos sobre as adversidades que podem ocorrer no dia a dia. Por sua vez, o coordenador regional da Defesa Civil com sede em São Miguel do Oeste, sargento EVANDRO DA SILVA, enalteceu a entrega dos materiais, como forma de reconhecimento aos alunos que participaram da ação. Entre os itens foram entregues agendas, almanaques, cadernos para alunos e professores, placa de PVC para instalação na escola e adesivos diversos. DA SILVA salientou que a partir de 2024, todas as escolas da rede pública de Santa Catarina vão aderir ao Programa Defesa Civil na Escola.
São João do Oeste vai realizar reunião para definir o calendário de eventos de 2023. A informação é do diretor de cultura do município, TONICO WOLFART. De acordo com ele, o encontro acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Vereadores. WOLFART chama atenção para a importância de que todas as entidades, sociedades e comissões organizadoras participem da reunião para que o calendário seja organizado da melhor forma, com oportunidade para todos. Ele frisa que o calendário de eventos tem o objetivo de evitar conflito de datas com realização de festas e bailes num único dia em locais diferentes. Além disso, TONICO WOLFART destaca que caso algum organizador for promover evento que não consta no calendário, terá que consultá-lo a fim de não interferir nos eventos de outras comunidades ou entidades do município de São João do Oeste.
Curso de boas práticas e manipulação de alimentos será realizado em Belmonte. Treinamento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Fiscal da Vigilância Sanitária do município, LURDES GEREMIAS, o curso vai ocorrer no dia sete de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores e será ministrado pela nutricionista do município, CRISTINA GIONGO. A Fiscal da Vigilância Sanitária ressalta que serão tratados diversos temas sobre o assunto e os interessados precisam apenas se deslocar ao local do curso.
A fiscal da Vigilância Sanitária de Belmonte chama atenção que o curso será exigido para quem pretende trabalhar com alimentos na Facibel – a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, que ocorrerá no mês de janeiro. LURDES GEREMIAS salienta que o curso presencial preparado pela nutricionista vai proporcionar muitos conhecimentos aos participantes, pois conta com diversos conteúdos didáticos. No entanto, as pessoas que não puderem realizar o curso presencial, posteriormente poderão fazê-lo online através do site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Superintendente da Casan enaltece investimentos da estatal no município. DANIEL SCHARF esteve ontem em Iporã do Oeste. Durante sua visita na cidade, ele enalteceu os investimentos realizados pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento nos últimos dois anos, visando melhorar o abastecimento de água. Citou os trabalhos de revitalização de toda a rede de distribuição e a instalação de novos pontos de captação no Rio Macaco Branco. Além disso, mencionou a instalação de dois novos reservatórios com capacidade de 250 mil litros cada, para suprir a demanda de consumo no verão e durante períodos de estiagem. SHARF salientou que somente para reservação de água foram investidos dois milhões e 400 mil reais no município. Os novos reservatórios devem entrar em funcionamento nos próximos dias. A afirmação é do superintendente da Casan, DANIEL SCHARF. Conforme ele, os reservatórios já estão instalados e aguardando apenas a chegada de algumas peças necessárias para que ocorra a interligação com o sistema existente, o que deve acontecer na semana que vem.
Casan planeja novos investimentos em Iporã do Oeste. Conforme o superintendente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento, DANIEL SCHARF, as demandas estão elencadas no Plano de Saneamento Básico de Iporã do Oeste e vão demandar novos investimentos no município. Citou como exemplo a necessidade de atender 90 por cento do território com água tratada. Para isso, a Casan já incluiu no seu planejamento hídrico, a construção de uma nova Estação de Tratamento com vazão de 20 litros por segundo. SHARF disse ainda que esse processo se encontra na fase de regularização do terreno e licenciamento ambiental. Sobre os recentes investimentos, o chefe do escritório local da Casan, LUIS MICKNA, destacou que as melhorias realizadas já estão refletindo na diminuição dos vazamentos e perdas de água, com maior volume sendo efetivamente destinado para o consumo nas residências de Iporã do Oeste.
Uma carreta Volvo, com placas de Belmonte, foi levada por bandidos na madrugada desta quinta-feira. O fato aconteceu por volta da 01h, quando o veículo de carga estava estacionado em um posto de combustíveis em Barueri, no interior de São Paulo. O motorista estava dormindo dentro da carreta quando os bandidos anunciaram o assalto. A carreta possuía rastreador, porém, ainda na madrugada de ontem, por volta das 03h, a carroceria foi desengatada em Osasco e a partir desta localidade, não foi mais possível rastrear o cavalinho. O proprietário do veículo informou que um motorista se deslocou até São Paulo para buscar a carroceria abandonada e prestar apoio ao condutor do veículo roubado. A carreta possuía seguro.
Um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros no início da tarde desta quinta-feira em um supermercado e residências próximas, no centro de São Miguel do Oeste. O fogo começou por volta da 12h no depósito do Super Vipi Center e se alastrou em direção as casas. O depósito ficou tomado pelas chamas e as equipes trabalharam para conter o fogo e realizar os rescaldos. O trânsito na Rua Almirante Tamandaré foi bloqueado para a realização dos trabalhos e militares do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado foram empenhados para auxiliar na operação. Guarnições do Corpo de Bombeiros de Maravilha, Iporã do Oeste e Guaraciaba, além da Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU, Casan e Celesc também prestaram apoio. Segundo a Defesa Civil, uma residência que fica atrás do depósito foi atingida, mas os danos foram de pequena monta. As chamas foram combatidas por volta das 15h, quando iniciou o rescaldo das edificações.
Cinco horas depois de controlar o incêndio de grandes proporções em um supermercado no centro de São Miguel do Oeste, o Corpo de Bombeiros precisou retomar as operações por volta das 20h desta quinta-feira. Segundo a corporação, foram detectados pequenos novos focos de fogo no local. A Polícia Militar informou que a Rua Almirante Tamandaré ficou fechada durante a noite para eventual necessidade operacional do Corpo de Bombeiros no rescaldo da edificação. As equipes de combate utilizaram 200 mil litros de água na ocorrência. A perícia no Super Vipi Center deve ser realizada nesta sexta-feira e até o momento não há informações de como o fogo começou.
Abordagem a suspeito resulta em prisão por tráfico de drogas. Foi por volta das 10h45 desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava rondas, quando avistou uma motocicleta saindo de um local conhecido pelo tráfico de drogas. Ao abordar o motociclista, ele contou que possuía uma bucha de cocaína. Após dar diversas versões, ele confirmou que havia comprado o entorpecente de um rapaz que estava em uma chapeação. Em buscas no local e com as imagens das câmeras, foi avistado que o suspeito de vender a droga já tinha passagens por tráfico. Ele informou que havia um pouco de droga em sua residência, onde foram localizados farelos e alguns pedaços prensados de maconha, materiais para preparação e consumo, além de frações de cocaína, embalagens vazias e 500 reais. Diante dos fatos, foi apreendida a droga, o dinheiro e aparelhos celulares. O homem foi preso por tráfico de drogas.
A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira, que o corpo encontrado boiando no Rio Uruguai em Itapiranga é de SIDINIR DA SILVA, de 39 anos, morador de Mondaí. Ele foi visto pela última vez na quinta-feira da semana passada em um barquinho nas proximidades do Porto da Barca, em Mondaí e não retornou mais para casa. A embarcação em que ele estava foi encontrada na sexta-feira, nas proximidades do porto da barca em Sede Capela, interior de Itapiranga. No barquinho estavam uma mochila, bebida alcoólica e um cachorro que acompanhava o homem. Com o desaparecimento, a família registrou um Boletim de Ocorrência e o Corpo de Bombeiros de Mondaí e Itapiranga iniciaram as buscas. O corpo foi localizado no Rio Uruguai, entre as comunidades de Sede Capela e Linha Dourado, no interior de Itapiranga. Com a identificação, o corpo foi liberado para sepultamento.
Itapiranguense morre em acidente de trânsito nos Estados Unidos. AURÉLIO DILL, de 54 anos, morreu no início da noite de ontem em um acidente de trânsito, em Snellville, estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O velório e sepultamento serão em Snellville, local da moradia da sua família constituída nos Estados Unidos. AURÉLIO DILL, conhecido por Lélo, deixa em luto seus irmãos e familiares, sua esposa norte americana e um filho. Ele era natural da comunidade de Santo Antônio, interior de Itapiranga, filho de HENRIQUE NICOLAU DILL e TEREZIA FEYH DILL. Estudou na escola de Santo Antônio e viveu até a juventude na comunidade com os pais.
Formado em contabilidade, atuou em empresas de Santa Catarina e Paraná. Há 25 anos se aventurou em busca de trabalho nos Estados Unidos, tendo atuado em diferentes atividades. Consolidado profissionalmente, AURÉLIO DILL formou família nos Estados Unidos. Segundo familiares, ele pretendia retornar ao Brasil para morar, pois realiza investimentos no seu país de origem. ÁURÉLIO possui uma irmã, ASTÉRIA, que também reside nos Estados Unidos e acompanha os procedimentos após a morte do itapiranguense. A maioria dos irmãos e familiares permanecem em Itapiranga.