-DEPUTADO PEDE CPI PARA APURAR SUPOSTOS ABUSOS DE AUTORIDADE DO STF E TSE
-NOVO ESTUDO DA FIESC APONTA PAVIMENTAÇÃO PRECÁRIA NAS BRS DO ESTADO
-ITAPIRANGA POSSUI NOVO PROGRAMA PARA CRIAÇÃO DE GADO DE CORTE
-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVO CALENDÁRIO DE EVENTOS
-PM DE ITAPIRANGA AMPLIA AÇÕES DO PROGRAMA VIAGEM SEGURA
-CRAS RELATA CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-ITAPIRANGUENSE MORRE EM ACIDENTE NOS ESTADOS UNIDOS
-INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO EXIGIU FORÇA TAREFA EM SMO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
A ONU celebra nesta sexta-feira o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres em um esforço para alertar o mundo sobre e violência de gênero, uma das violações de direitos humanos mais difundidas em todo o mundo. Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, publicado na última quarta-feira, revela que, das 81 mil mulheres mortas em 2021, cerca de 56 por cento foram assassinadas por parceiros ou outros membros da família. Ou seja, mais de cinco mortes a cada hora. Segundo o relatório, cerca de quatro em cada dez dos assassinatos não têm informações suficientes para que possam ser contabilizados como feminicídios.
Um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas informou nesta quinta-feira que mais de 15 mil pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia até agora. A organização com sede em Haia, criada após as guerras dos Bálcãs na década de 1990, abriu um escritório em Kiev em julho para ajudar a Ucrânia a documentar e rastrear pessoas desaparecidas. O diretor de programa da comissão para a Europa, disse que não está claro quantas pessoas foram deslocadas à força, detidas na Rússia, vivas e separadas dos familiares ou mortas e enterradas em covas improvisadas.
O Governo e a oposição da Venezuela voltarão a sentar-se neste sábado à mesa de diálogo no México. A informação foi confirmada no Twitter pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que desempenhou o papel de mediador nessas negociações. Nesta nova reunião, as partes vão assinar “um acordo parcial sobre questões sociais”, segundo o anúncio, mas não foram adiantados mais detalhes. A Plataforma Unitária, grupo que representa a oposição na Venezuela para este diálogo, emitiu um comunicado confirmando sua participação no encontro que terá a mediação da comunidade internacional.
A partir desta sexta-feira passa a valer a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que determina o uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A Anvisa decidiu na noite da terça-feira determinar que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seja novamente obrigatório no Brasil, contando com dois dias para adaptação. A decisão por retomar a obrigatoriedade da proteção facial ocorre após avaliação da agência do cenário epidemiológico da doença no país. O Brasil enfrenta um aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.
O deputado federal MARCEL VAN HATTEM do Novo do Rio Grande do Sul protocolou, nesta quinta-feira, um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue eventuais abusos de autoridade praticados por membros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi protocolado com 181 assinaturas, 10 a mais do que o mínimo necessário. No pedido da CPI, MARCEL VAN HATTEM afirma querer a CPI “com a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do TSE e do STF. Cabe ao presidente da Câmara dar andamento ao pedido de CPI. ARTUR LIRA ainda não se manifestou oficialmente.
Em documento entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, os partidos PP e Republicanos disseram que não concordam com acusação do PL sobre as urnas eletrônicas. PP e Republicanos também pediram para ficarem de fora da multa aplicada à coligação que apoiou o presidente JAIR BOLSONARO. Os três partidos formaram a coligação nas eleições. Nesta semana, o PL acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas. O presidente do TSE, ministro ALEXANDRE DE MORAES, não acolheu a reclamação do partido sobre as urnas e condenou a coligação a pagar 22 milhões e 900 mil reais por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável.
Vai para o Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que pretende impedir a exigência de preenchimento cadastral de informações previamente fornecidas a outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A iniciativa, aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, tem como objetivo impedir abuso burocrático por parte de órgãos fiscalizadores. Autor da matéria, o deputado BRUNO SOUZA justificou no projeto que o Brasil ocupa a posição de número 144 no ranking de liberdade econômica. As áreas afetadas pelo texto, caso vire lei, terão prazo de 180 dias para se adequarem à decisão.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa provou nesta semana projeto de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO, que veda a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento de eventos como desfiles carnavalescos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, e de entidades como associações, agremiações, partidos e fundações que pratiquem a intolerância religiosa. A matéria, relatada pelo deputado JULIO GARCIA foi aprovada na forma deemenda substitutiva global, apresentada pela deputada PAULINHA na Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de descumprimento do disposto, fica prevista multa de cinco mil a 500 mil reais, bem como a impossibilidade de realizar eventos que dependam de autorização do poder público estadual ou de seus órgãos, pelo prazo de cinco anos.
Um novo estudo realizado pela Fiesc aponta que pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina. O levantamento foi feito entre agosto e setembro e apresentado nesta quinta-feira pelo engenheiro RICARDO SAPORITI. O levantamento identifica pontos críticos em praticamente todos os mil 180 quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163, além de um trecho da BR-470. O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.
Novos livros foram adquiridos pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, visando ampliar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. São 500 novos exemplares, com investimento de quase 23 mil reais. A leitura proporciona diversos benefícios, dentre eles, o acesso ao conhecimento, crescimento profissional e diversão. A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa é referência regional pelo acervo que possui. Faltando em torno de um mês para o Natal, a biblioteca também preparou o Cantinho do Natal, um espaço para tirar fotos ao retirar os livros.
São João do Oeste vai realizar reunião para definir o calendário de eventos de 2023. A informação é do diretor de cultura do município, TONICO WOLFART. De acordo com ele, o encontro acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Vereadores. WOLFART chama atenção para a importância de que todas as entidades, sociedades e comissões organizadoras participem da reunião para que o calendário seja organizado da melhor forma, com oportunidade para todos. Ele frisa que o calendário de eventos tem o objetivo de evitar conflito de datas com realização de festas e bailes num único dia em locais diferentes. Além disso, TONICO WOLFART destaca que caso algum organizador for promover evento que não consta no calendário, terá que consultá-lo a fim de não interferir nos eventos de outras comunidades ou entidades do município de São João do Oeste.
Prefeitura de Itapiranga amplia incentivo na criação de gado de corte. O Projeto Carne foi introduzido pela Secretaria de Agricultura. Trabalho iniciou com touros melhoradores, na inseminação artificial, preparados para o cruzamento nas raças leiteiras Jersey e Holandês. São animais pequenos ao nascer, que apresentam como característica a força genética e bom ganho de peso e qualidade de carne. As tendências para melhorar a produção de corte, até o momento, foram usadas as raças Senepol e Red Angus, havendo a possibilidade e entrada da raça Aberdin para Jersey e Holandês, raça para carne mais uniforme, com grande sabor e qualidade. Segundo o Secretário de Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, é uma ação que visa incentivar a criação de três mil animais no período de três anos, produzindo em torno de 900 toneladas de carne, bem como incrementar o movimento econômico do município.
O Secretário da Agricultura destaca que estão disponíveis duas mil e 800 doses para vacas holandesas e três mil e 300 doses para vacas Jersey. EUSÉBIO TAVARES considera que é uma boa oferta de sêmen para os produtores do município, onde mais de 50 por cento das doses já foram aplicadas, com investimento estimado em mais de 70 mil reais em sêmen. De acordo com o Secretário, as raças Senepol e Red Angus também estão com bom estoque de sêmen disponível. TAVARES cita o apoio que o município proporciona aos produtores rurais visando ampliar o rebanho de gado de corte.
O médico veterinário, DOMICÍLIO STEFANELLO, destaca que testes a campo foram realizados em propriedade na comunidade de Sede Capela. O médico veterinário explica que os proprietários aceitaram o desafio para produzir um exemplar Red Angus e de uma vaca Jersey, macho, criado a pasto, um suplemento de ração, sal mineral à vontade, com 30 meses de idade no abate, com peso de vivo de 551 quilos e 319 quilos de carne após o abate, ou 21 arroba de carne produzida. Através da implementação do projeto, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga tem como objetivo, o aproveitamento da carne a partir do cruzamento Aberdin e as raças Jersey e Holandês, criação em áreas para gado de corte com pastagens, com alimentos e sobras da agricultura. Também produzir uma carne macia e de qualidade para a mesa dos agricultores e consumidores, aumentar o número de animais para venda, principalmente animais para confinadores.
As equipes de Assistência Social de Itapiranga realizam importante trabalho no combate a violência contra mulher. O problema é considerado grave e com grande número de registros de direitos violados. No dia 25 de novembro, hoje é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A Psicóloga do CRAS, ANA JÚLIA PELINSON e a Assistente Social MÔNIA KATZER destacam que a data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos. A Assistente Social MÔNIA KATZER cita que o município presta apoio e mantém serviço constante para auxiliar as mulheres que são vítimas de violência.
A Psicóloga do CRAS, ANA JÚLIA PELINSON relata que muitas vezes os diferentes tipos de violência contra a mulher acabam passando despercebidos. Cita que é fundamental evitar este tipo de comportamento do homem, seja em casa ou em qualquer local da sociedade. ANA JÚLIA observa que as consequências da violência contra a mulher acabam afetando outros integrantes da família e até mesmo surgem reflexo no ambiente de trabalho, escola e no convívio social. A Psicóloga considera que as redes de apoio dão suporte necessário para a mulher denunciar e procurar ajuda. Os municípios possuem assistência social bem estruturada e ainda existe o trabalho eficiente das policiais civil e militar na proteção dos direitos das mulheres.
Projeto Viagem Segura ganha destaque na Polícia Militar. Segundo o Comandante do Primeiro Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, FLÁVIO PAULUS, a solicitação é online. Destaca que a Polícia Militar, ampliar divulgação para a edição 2022-2023 do Programa Viagem Segura. O objetivo da operação é proporcionar maior segurança e tranquilidade aos que foram viajar no período de férias. O serviço funciona por meio de um aplicativo com preenchimento de formulário na internet. As pessoas interessadas devem baixar o aplicativo PMSC Cidadão, que possui diversas opções como registro de ocorrências, Rede de Vizinho e Viagem Segura. A partir da aprovação, os policiais que estiverem na guarnição realizam rondas preventivas pelo menos uma vez ao dia durante todo o período de ausência do morador.
FLÁVIO PAULUS observa que não é 100% de garantia que as residências cadastradas não serão alvo de furto ou arrombamento, porém o trabalho da PM amplia a segurança do local. O Comandante recomenda a solicitação sempre antes da família viajar. Conforme FLÁVIO PAULUS o Programa é aberto durante os 12 meses do ano, porém com maior ênfase na alta temporada de verão. Itapiranga possui no momento 25 solicitações, número considerado baixo para a proporção do município.
Itapiranguense morre em acidente de trânsito nos Estados Unidos. AURÉLIO DILL, 54 anos, morreu no início da noite de ontem em acidente de trânsito, em Snellville, estado da Geórgia, Estados Unidos. O Velório e sepultamento serão em Snellville, local da moradia de sua família constituída nos Estados Unidos. AURÉLIO DILL conhecido por Lélo, deixa em luto seus irmãos e familiares, sua esposa norte americana e um filho. Ele era natural da comunidade de Santo Antônio, interior de Itapiranga, filho de HENRIQUE NICOLAU DILL e TEREZIA FEYH DILL. Estudou na escola de Santo Antônio e viveu até a juventude na comunidade com os pais.
Formado em contabilidade, atuou em empresas de Santa Catarina e Paraná. Há 25 anos aventurou em busca de trabalho nos Estados Unidos tento atuado em diferentes atividades. Consolidado profissionalmente, AURÉLIO DILL formou família nos Estados Unidos. Segundo familiares ele pretendia retornar ao Brasil para morar, pois realiza investimentos no seu pais de origem. ÁURÉLIO possui uma irmã, ASTÉRIA que também reside nos Estados Unidos e acompanha os procedimentos após a morte do itapiranguense. A maioria dos irmãos e familiares permanecem em Itapiranga.
A Polícia Militar prendeu ontem um homem por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a guarnição do Tático em rondas avistou uma motocicleta saindo de um local conhecido pelo tráfico de drogas. Ao abordar o motociclista ele cotou que possuía uma bucha de cocaína. Após dar diversas versões às guarnições o mesmo confirmou que havia comprado o entorpecente de um rapaz que estava em uma chapeação. Em buscas no local e com as imagens de videomonitoramento do local foi avistado que o suspeito de vender a droga já havia passagens por tráfico. Em conversa ele informou que havia um pouco de droga em sua residência. Foi localizado 15 gramas, algumas embalagens vazias para fazer a divisão da droga além de 500 reais.
Uma carreta Volvo, com placas de Belmonte, foi levada por bandidos na madrugada desta quinta-feira. O fato aconteceu por volta da uma hora, quando o veículo de carga estava estacionado em um posto de combustíveis em Barueri, no interior de São Paulo. O motorista estava dormindo dentro da carreta quando os bandidos anunciaram o assalto. A carreta possuía rastreador, porém, ainda na madrugada de ontem, por volta das 03h, a carroceria foi desengatada em Osasco e a partir desta localidade, não foi mais possível rastrear o cavalinho. O proprietário do veículo informou que um motorista se deslocou até São Paulo para buscar a carroceria abandonada e prestar apoio ao condutor do veículo roubado. A carreta possuía seguro.
A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira, que o corpo encontrado boiando no Rio Uruguai em Itapiranga é de SIDINIR DA SILVA, de 39 anos, morador de Mondaí. Ele foi visto pela última vez na quinta-feira da semana passada em um barquinho nas proximidades do Porto da Barca, em Mondaí e não retornou mais para casa. A embarcação em que ele estava foi encontrada na sexta-feira, nas proximidades do porto da barca em Sede Capela, interior de Itapiranga. No barquinho estavam uma mochila, bebida alcoólica e um cachorro que acompanhava o homem. Com o desaparecimento, a família registrou um Boletim de Ocorrência e o Corpo de Bombeiros de Mondaí e Itapiranga iniciaram as buscas. O corpo foi localizado no Rio Uruguai, entre as comunidades de Sede Capela e Linha Dourado, no interior de Itapiranga.
Bombeiros detectam novos focos de incêndio e voltam a atuar em supermercado. Cinco horas depois de controlar um incêndio de grandes proporções em um supermercado no centro de São Miguel do Oeste, o Corpo de Bombeiros, retomou as operações, por volta das 20 horas desta quinta-feira. Segundo a corporação, foram detectados pequenos focos de fogo no local. A Polícia Militar fechou a Rua Almirante Tamandaré para o trânsito durante a noite para eventual necessidade operacional do corpo de bombeiros e da PM no rescaldo do local. Até o momento as equipes de resgate utilizaram 200 mil litros de água no combate às chamas e rescaldos. A perícia do local deve ser realizada nesta sexta-feira. Até o momento não há informações de como o fogo se originou.
Por volta das 12 horas e 10 minutos de ontem, a guarnição dos Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionada para atendimento a incêndio em supermercado no centro da cidade. Por ser uma ocorrência com grande área atingida, foi solicitado apoio dos quartéis de Maravilha, Iporã do Oeste e Guaraciaba. Verificou-se que além do estabelecimento comercial de onde havia iniciado o fogo, as edificações vizinhas também corriam risco de incêndio. Foram feitas seis frentes de trabalho, sendo utilizados cerca de 200 mil litros de água para extinção, rescaldo e proteção de imóveis, finalizando os trabalhos às 17 horas e 15 minutos. Duas pessoas foram encaminhadas para atendimento médico, após inalarem fumaça. Foram consumidas pelas chamas dois mil metros quadrados de área construída sendo possível salvar a área do depósito, além das edificações vizinhas.
O incêndio de grandes proporções em São Miguel do Oeste contou com uma força tarefa no combate às chamas. Na missão, foram empenhados 39 bombeiros militares, 19 bombeiros comunitários. A operação contou ainda com o apoio de populares, exército com efetivo, ambulância e caminhão, Polícia Militar com cinco viaturas e efetivo, Defesa Civil, CELESC, CASAN e SAMU. Empresas locais também auxiliaram com caminhões pipa e materiais de apoio.