-CPI DO ABUSO DE AUTORIDADE DO STF E TSE SERÁ PROTOCOLADA
-NOVO ESTUDO APONTA PAVIMENTAÇÃO PRECÁRIA NAS BRS DE SC
-ADMINISTRAÇÃO INAUGURA CAMPO SINTÉTICO HOJE À TARDE
-TURISMO DEVE SER DESENVOLVIDO COM SUSTENTABILIDADE
-NOVO SISTEMA PARA EMISSÃO DE NOTAS SOFRE RESISTÊNCIA
-EQUIPE REALIZA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA DO PLANO DIRETOR
-SAÚDE VOLTA PEDIR A POPULAÇÃO O USO DE MÁSCARAS
-DELEGACIA REGISTRA 26 CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE SUPERMERCADO
-PM PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS
O tempo no extremo-oeste é de sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
A ONU celebra nesta sexta-feira o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres em um esforço para alertar o mundo sobre e violência de gênero, uma das violações de direitos humanos mais difundidas em todo o mundo. Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, publicado na última quarta-feira, revela que, das 81 mil mulheres mortas em 2021, cerca de 56 por cento foram assassinadas por parceiros ou outros membros da família. Ou seja, mais de cinco mortes a cada hora. Segundo o relatório, cerca de quatro em cada dez dos assassinatos não têm informações suficientes para que possam ser contabilizados como feminicídios.
Um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas informou nesta quinta-feira que mais de 15 mil pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia até agora. A organização com sede em Haia, criada após as guerras dos Bálcãs na década de 1990, abriu um escritório em Kiev em julho para ajudar a Ucrânia a documentar e rastrear pessoas desaparecidas. O diretor de programa da comissão para a Europa, disse que não está claro quantas pessoas foram deslocadas à força, detidas na Rússia, vivas e separadas dos familiares ou mortas e enterradas em covas improvisadas.
O Governo e a oposição da Venezuela voltarão a sentar-se neste sábado à mesa de diálogo no México. A informação foi confirmada no Twitter pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que desempenhou o papel de mediador nessas negociações. Nesta nova reunião, as partes vão assinar “um acordo parcial sobre questões sociais”, segundo o anúncio, mas não foram adiantados mais detalhes. A Plataforma Unitária, grupo que representa a oposição na Venezuela para este diálogo, emitiu um comunicado confirmando sua participação no encontro que terá a mediação da comunidade internacional.
A partir desta sexta-feira passa a valer a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que determina o uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A Anvisa decidiu na noite da terça-feira determinar que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seja novamente obrigatório no Brasil, contando com dois dias para adaptação. A decisão por retomar a obrigatoriedade da proteção facial ocorre após avaliação da agência do cenário epidemiológico da doença no país. O Brasil enfrenta um aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.
O deputado federal MARCEL VAN HATTEM do Novo do Rio Grande do Sul protocolou, nesta quinta-feira, um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue eventuais abusos de autoridade praticados por membros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi protocolado com 181 assinaturas, 10 a mais do que o mínimo necessário. No pedido da CPI, MARCEL VAN HATTEM afirma querer a CPI “com a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do TSE e do STF. Cabe ao presidente da Câmara dar andamento ao pedido de CPI. ARTUR LIRA ainda não se manifestou oficialmente.
Em documento entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, os partidos PP e Republicanos disseram que não concordam com acusação do PL sobre as urnas eletrônicas. PP e Republicanos também pediram para ficarem de fora da multa aplicada à coligação que apoiou o presidente JAIR BOLSONARO. Os três partidos formaram a coligação nas eleições. Nesta semana, o PL acionou o TSE para apresentar uma auditoria com supostas falhas no sistema das urnas. O presidente do TSE, ministro ALEXANDRE DE MORAES, não acolheu a reclamação do partido sobre as urnas e condenou a coligação a pagar 22 milhões e 900 mil reais por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável.
Vai para o Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que pretende impedir a exigência de preenchimento cadastral de informações previamente fornecidas a outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A iniciativa, aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, tem como objetivo impedir abuso burocrático por parte de órgãos fiscalizadores. Autor da matéria, o deputado BRUNO SOUZA justificou no projeto que o Brasil ocupa a posição de número 144 no ranking de liberdade econômica. As áreas afetadas pelo texto, caso vire lei, terão prazo de 180 dias para se adequarem à decisão.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa provou nesta semana projeto de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO, que veda a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento de eventos como desfiles carnavalescos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, e de entidades como associações, agremiações, partidos e fundações que pratiquem a intolerância religiosa. A matéria, relatada pelo deputado JULIO GARCIA foi aprovada na forma de emenda substitutiva global, apresentada pela deputada PAULINHA na Comissão de Constituição e Justiça. Em caso de descumprimento do disposto, fica prevista multa de cinco mil a 500 mil reais, bem como a impossibilidade de realizar eventos que dependam de autorização do poder público estadual ou de seus órgãos, pelo prazo de cinco anos.
Um novo estudo realizado pela Fiesc aponta que pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina. O levantamento foi feito entre agosto e setembro e apresentado nesta quinta-feira pelo engenheiro RICARDO SAPORITI. O levantamento identifica pontos críticos em praticamente todos os mil 180 quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163, além de um trecho da BR-470. O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.
O Trigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar com sede em Dionísio Cerqueira vai realizar amanhã promoção de praças. Serão promovidos os policiais militares dos 9 municípios pertencentes ao batalhão. A informação é do comandante FÁBIO HOELSCHER. Ao todo serão promovidos 36 praças, sendo a maioria de policial para cabo da PM. Para ser promovido, o soldado precisa fazer uma prova e avaliação interna, passar por um curso de formação e depois ganha a promoção. Na avaliação dele esse reconhecimento gerou resultados positivos a sociedade que pôde contar com policiais treinados e capacitados, além de ser uma alcance profissional na carreira do soldado. O comandante destacou que durante o ano são realizadas 4 promoções de praça, sendo esta de amanhã a última para este ano. Por isso, HOELSCHER afirmou que no ano que vem a promoção será feita novamente, sempre em datas específicas.
Anchieta está fazendo uma campanha, que é realizada mundialmente entre os dias 20 de Novembro e 10 Dezembro, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acabar a violência contra as mulheres. A primeira atividade da campanha aconteceu na quarta-feira com a realização de palestras para os alunos das escolas estaduais e municipais, tendo como palestrante um promotor de Justiça. O assunto também será abordado pelos profissionais da secretaria de Assistência Social com o grupo de idosos ‘Sempre Unidos’ no dia Primeiro de Dezembro, e, com as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil nos dias 29 deste mês e Primeiro de Dezembro. De acordo com dados da delegacia da Polícia de Anchieta, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 26 casos de violência contra a mulher em Anchieta. Os dados do Fórum da Comarca de Anchieta e Romelândia apontam que, no mesmo período, foram expedidas 25 medidas protetivas de urgência em favor de mulheres.
A programação de natal vai começar neste domingo em Palma Sola. Essa é uma tradição local, promovendo cultura de grandes eventos, principalmente, no fim do ano. A informação é da presidente da Fundação Cultural DAIANE BENETTI. Em todos os anos, Palma Sola realiza o acendimento das luzes natalinas no dia 27 de Novembro. De acordo com ela, para esse ano a programação terá início às 6 da tarde com apresentações municipais e segue com show gospel com a banda Opus Dei. Toda a ação acontece na Rua Coberta, de forma totalmente gratuita. A presidente informou que foram aplicados 240 mil reais este ano. De acordo com ela, as ornamentações foram concentradas na Rua Coberta, em frente da prefeitura, praça central, calçadão e trevos de acesso a cidade. A presidente afirmou que já está tudo pronto e a comunidade espera ansiosa pelo acendimento das luzes de natal. Assim como do início das programações de fim de ano.
O departamento de Urbanismo de São José do Cedro está trabalhando com a repintura das faixas de trânsito em virtude da aproximação do final de ano. A afirmação é do diretor EVANDRO DE VARGAS. O trabalho acontece durante todo o ano atendendo pontos específicos, mas agora a ideia é fazer uma geral na área central. Para melhor identificação, os meios-fios de cada encruzilhada foram pintados com tinta amarela e o restante com a tinta de cor branca. O objetivo, segundo ele, é garantir a maior durabilidade do material possibilitando que a sinalização permaneça por mais tempo. Na avaliação dele essa escolha é possível comparar os trechos pintados com tintas daquelas pintadas com cal. O diretor explicou que a tinta é mais cara em relação ao cal, porém o saco de cal não tem uma duração maior para execução, assim gastando mais pacotes de cal resultando em maior despesa.
Devido ao número de casos de Covid-19 em Santa Catarina e no Brasil, a diretoria epidemiológica pediu aos municípios que permaneçam vigilantes e que preencham as lacunas de vacinação, além da recomendação do uso de máscaras. Em Guaraciaba, seguindo a orientação de demais esferas, a secretária de Saúde DAIANE DORIGON, comentou que a Vigilância Epidemiológica através da secretaria da Saúde emitiu uma nota de recomendação aos moradores visando o controle de casos em Guaraciaba. A orientação é de retomar o uso da proteção facial em locais com aglomeração de pessoas, como hospital e secretaria de Saúde, além da higienização das mãos com álcool e gel. Caso alguém estiver com suspeita da contaminação deve procurar a unidade de saúde para testagem e avaliação médica. A medida visa frear qualquer descontrole de contaminação, evitando restrições mais severas.
A secretaria de Saúde também registrou queda na procura pelas doses subsequentes da primeira injeção contra a Covid-19 em Guaraciaba. A secretária de Saúde DAIANE DORIGON, comentou que a primeira dose foi aplicada em mais de 10 mil pessoas, a segunda caiu para menos de 9 mil vacinados e a terceira injeção apenas 6 mil retornaram para tomar a vacina. Já a quarta dose, compareceram até então duas mil e 400 pessoas em Guaraciaba. Por isso, ele destacou sobre a importância dos moradores procurarem as unidades de saúde para completarem o esquema vacinal. Assim, evitando que o número de casos suba significativamente. Os agentes de Saúde estão realizando um trabalho de busca ativa para orientar os cidadãos tomarem as doses necessárias. DAIANE não descartou a possibilidade de estender o horário de atendimento ao público para atender os moradores. A secretária afirmou que as doses contra a covid estão disponíveis na unidade e, caso necessário, o setor solicita novos frascos.
O grupo Terno de Reis de São José do Cedro conta com uma programação de apresentações que marcará o encerramento das atividades deste ano. Os detalhes são do coordenador IRONI BASEI. A primeira apresentação deste cronograma acontece no dia 2 de Dezembro durante o acendimento das luzes de natal de Guaraciaba. No dia seguinte acontece uma apresentação em São José do Cedro. Já no dia 16 será em Guarujá do Sul e no Distrito de Mariflor. A última apresentação do grupo está prevista para acontecer no dia 6 de Janeiro. Ainda há datas abertas para apresentações e podem ser feitas até a próxima semana. BASEI comentou que o grupo preparou 4 novos cantos para apresentar, mas o repertório conta com mais de 100 músicas de todos os gêneros. Também é realizado cantos italianos e alemães. Semanalmente os integrantes se reúnem para ensaiar. O grupo completa 18 anos de atividades e novos integrantes passaram a fazer parte do grupo Terno de Reis.
Ontem à noite, no auditório da Câmara de Vereadores, aconteceu a audiência pública para revisão do Plano Diretor em Princesa. Os trabalhos foram abertos pelo secretário de Administração VALTAIR EPPING e pela Arquiteta e Urbanista RUTI FREESE. A coordenadora da Equipe Técnica RUTI FREESE, disse que essa audiência foi o primeiro passo para os trabalhos de revisão da lei que norteia o desenvolvimento futuro de Princesa. O objetivo foi receber as primeiras demandas da comunidade e discutir as alterações que devem ser colocadas no Plano Diretor. Durante a audiência, ocorreu uma abordagem geral sobre as próximas etapas do trabalho de revisão. Para o ano que vem, segundo a coordenadora, os trabalhos terão sequência quando as oficinas serão abertas à participação da comunidade. Para desenvolver o estudo técnico do Plano Diretor, o município de Princesa contratou uma empresa especializada neste tipo de estudo.
A secretaria de Agricultura de Anchieta receberá novos equipamentos agrícolas no mês que vem. Os equipamentos serão repassados para gestão dos grupos de agricultores. A informação é do secretário RAFAEL FERREIRA. A retirada de 3 carretas agrícolas e um distribuidor acontece no começo de dezembro em Florianópolis. Os carretões serão empenhados para a gestão dos grupos visando melhorar os trabalhos na propriedade. Uma balança bovina também foi recebida há algum tempo pela administração, que agora estuda uma comunidade específica para a instalação do equipamento e posterior uso dos agricultores. Já o distribuidor ficará a cargo da secretaria fazer a gestão e atender as demandas na distribuição de calcário e cama de aviário. O setor também recebeu ontem um distribuidor de calcário. Atualmente são 6 grupos de agricultores ativos em Anchieta e outros 3 estão em processo de formação com a escolha da diretoria. Anchieta possui 13 regiões rurais divididas pela agricultura para facilitar o atendimento das demandas.
A implantação do sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas ainda sofre resistência por parte de alguns agricultores de Anchieta. O secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA, comentou que os produtores são resistentes ao que é novo na propriedade, mas com o tempo vão precisar se inteirar deste modelo implantado pelo ministério da Fazenda. O atual bloco de produtor será extinto passando a vigorar este modelo eletrônico. Segundo ele, o setor ainda oferece suporte para os produtores aprenderem como funciona o sistema através de cursos desenvolvidos em grupo. Aqueles que estão em curso começam a trabalhar com a nota fiscal eletrônica, assim unindo a parte teórica e prática. Está aberto o período de inscrições para participar de novas etapas do curso. Por isso, aos que ainda não fizeram a capacitação devem ir até a secretaria de Agricultura para se inscrever. FERREIRA destacou que a ideia é alcançar 50 por cento dos agricultores com o novo sistema. O prazo final para uso do bloco de papel encerra no dia 30 de junho do ano que vem.
A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, está participando nesta semana da terceira Conferência Mundial de Turismo, em Valência, na Espanha, considerada a Capital Europeia do Turismo Inteligente. A entidade está representada pelo prefeito de Anchieta e presidente IVAN CANCI, e pelo secretário Executivo AIRTON FONTANA. Participam do congresso especialistas mundiais em turismo, que abordam os 5 eixos que formam um destino turístico inteligente. Estes eixos abrangem a governação turística, a transformação digital do setor turístico e a circularidade aplicada ao turismo. Assim como da acessibilidade dos recursos turísticos, os novos indicadores ou o metaverso aplicado ao turismo, sem deixar de lado a importância da sustentabilidade como eixo de transformação do setor. Na avaliação do presidente o evento é importante porque fortalece a visão de turismo desenvolvida no extremo-oeste. O objetivo é absorver o máximo de conteúdo para aplicar e transformar o setor regionalmente.
O extremo-oeste conta com diversos atrativos naturais, mas é necessário acreditar nessa potencialidade e buscar empreendedores para investir nos municípios. O presidente da AMEOSC IVAN CANCI, comentou que tudo isso precisa ser pensado e elaborado a base da sustentabilidade explorando as belezas naturais. Além de aproveitar os eventos tradicionais que ocorrem na região como a Oktoberfest para divulgação dos roteiros. Porém, simultaneamente a isso, é necessário ter grandes investimentos em infraestrutura. O presidente ainda destacou ser preciso o apoio do governo do Estado e do governo Federal em políticas que são de responsabilidade dos dois poderes. Com esses trabalhos, CANCI destacou que em 10 anos a região estará bem desenvolvida. Mas é preciso envolver a comunidade local e regional visando atrair público de outras localidades do Estado e do País. Sempre valorizando suas atividades e crenças, além da gastronomia e cultura regional. Os investimentos no turismo precisam partir de ações sustentáveis, sendo esse o principal objetivo da associação.
A pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL, revela que deve haver um aumento nas vendas acima de 6 e meio por cento para o Natal 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. A projeção de tíquete médio de compras ficou em 170 reais. Os detalhes são do presidente IVAN TAUFFER. Os produtos mais procurados para a grande data do varejo, de acordo com a sondagem, serão roupas e calçados – 32 por cento, brinquedos – 17 por cento e eletroeletrônicos – 17 por cento. Na hora do pagamento, o cartão de crédito e débito estará na preferência de 70 por cento dos clientes. O crediário aparece nas respostas de 18 por cento e completam a lista de alternativas o pagamento via PIX com 17 vírgula 8 por cento. Para quase 60 por cento dos empresários, os clientes irão deixar para fazer suas compras em cima da hora. O presidente acredita que mesmo com as incertezas da economia e o aumento da inflação, o natal é uma data muito tradicional e deve garantir sucesso de vendas pelo Estado.
A expectativa de vendas para este final de ano é superior ao que foi registrado em 2022 em São José do Cedro. O pagamento parcial ou total do décimo terceiro salário contribui muito com essa projeção. A declaração é do empresário LUCAS BRANDALISE. Como foi no ano passado, os consumidores devem unir o útil ao agradável para presentear os familiares. O seu ramo de roupas e calçados está entre os mais procurados nesta época. Ele acredita que isso vai elevar a projeção de vendas e, possivelmente, superar quaisquer expectativas dos empresários. Questionado sobre as vendas alusivas a Copa do Mundo, o empresário relatou que durante a partida entre Brasil e Sérvia a sua loja concedeu 40 por cento de descontos aos consumidores que estavam comprando na loja naquele momento. O objetivo foi aquecer as vendas antes do natal. BRANDALISE ainda disse que no mês que vem será realizado um atendimento especial para atender o público trabalhador.
Acontece logo mais a tarde o ato inaugural do campo sintético da praça central, ao lado do ginásio de esportes, em São José do Cedro. A programação vai começar às 3 da tarde com ato solene e pronunciamento das autoridades. A informação é do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO. Ele comentou que a obra teve alguns improvisos durante a execução, causando demora na entrega do campinho à sociedade. Porém, a cada visita feita pela engenharia da prefeitura foi notada que algumas adequações seriam necessárias para finalizar a obra conforme era a intenção do poder público. O campo finalizado tem uma área total de 793 metros quadrados, sendo investido aproximadamente 175 mil reais. Após a solenidade, às 3 e meia será realizado um amistoso infantil sub-10 e na sequência uma partida de futebol entre os bombeiros da corporação de São José do Cedro contra os estudantes da APAE Viviane. Depois das 4 da tarde, o espaço será oficialmente aberto para o público atendendo o objetivo. Não haverá limitação de horário.
Um jovem ficou ferido em um acidente com motocicleta registrado no início da noite de ontem em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu na rodovia BR-163, nas proximidades do Trevo do Centro de Eventos. Como consequência do acidente, o condutor da moto ficou ferido. Ele foi socorrido pelas equipes do Samu. Segundo os socorristas, ele apresentava suspeita de fratura no punho esquerdo, além de escoriações nos braços e pernas. Após os procedimentos no local ele foi encaminhado ao hospital da cidade para atendimento médico.
Um acidente foi registrado durante esta madrugada nas proximidades do trevo de acesso ao município de Palma Sola, na SC-305, envolvendo um Celta com placas de Palma Sola. De acordo com o Boletim de Ocorrências, a motorista de 29 anos não apresentava ferimentos, mas se queixava de dores na barriga. Ela estava a mais ou menos um quilômetro longe do acidente, relatando que estava sozinha no veículo e que alguém teria batido em seu carro e se evadido do local. A mulher foi socorrida pelos bombeiros e levada até o hospital de Campo Erê. A Polícia Militar também esteve atendendo a ocorrência. O acidente deve ser investigado para saber se foi uma tentativa de assassinato ou um acidente de trânsito.
Dois homens foram presos por tráfico de drogas ontem pela manhã após a Polícia Militar suspeitar de um motociclista em São Miguel do Oeste. A situação foi registrada enquanto a PM fazia rondas no Bairro São Gotardo, nas proximidades de um local conhecido como ponto de tráfico. Ao abordar o motociclista, ele contou aos policiais que possuía uma bucha de cocaína de um rapaz que estava em uma chapeação. Em buscas pelo local e com as imagens de videomonitoramento, foi notado que o suspeito de vender a droga já tinha passagens por tráfico. Em conversa, ele informou que havia um pouco de droga em sua residência onde foi localizado farelo e alguns pedaços prensados de maconha, um dichavador e papel seda. Além de algumas frações de cocaína fracionadas para comercialização, totalizando 14 gramas e meio, embalagens vazias para fazer a divisão da droga e 500 reais. A droga, dinheiro e celulares foram apreendidos. Quanto o suspeito tanto o motociclista foram algemados e levados à delegacia de Polícia onde foram presos.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o supermercado Vipi na Rua Almirante Tamandaré, em São Miguel do Oeste, ao meio dia de ontem. O local ficou totalmente destruído, no entanto, não houve feridos. Conforme os bombeiros, o fogo iniciou no depósito e se alastrou em direção às residências próximas. Segundo a Defesa Civil, uma residência que fica atrás do depósito do mercado foi atingida, mas os danos foram de pequena monta. As equipes trabalharam para conter as chamas até às 3 da tarde quando se iniciou a operação de rescaldo no supermercado, bem como no depósito. Três horas depois de controlar o incêndio, os bombeiros retomaram as operações, por volta das 8 da noite de ontem. De acordo com a corporação, foram detectados novos, mas “pequenos focos de fogo” no edifício. Durante à noite, a Rua Almirante Tamandaré ficou fechada para o trânsito para eventual necessidade operacional dos bombeiros. Foram utilizados mais de 200 mil litros de água no combate às chamas e rescaldos. A perícia deve ser realizada hoje.
Ao menos 39 bombeiros militares e 19 comunitários foram envolvidos no combate ao incêndio de grandes proporções que atingiu o supermercado Vipi Center em São Miguel do Oeste. O quarteirão chegou ser isolado para que os trabalhos fossem realizados. A corporação de São Miguel, depois de verificar a proporção da situação, pediu apoio dos quartéis de Maravilha, Iporã do Oeste e Guaraciaba. Além de soldados do Exército, Polícia Militar com 5 viaturas e efetivo, Defesa Civil, Samu, Casan e Celesc que prestaram suporte as corporações. Empresas próximas também auxiliaram com caminhões pipa e materiais de apoio. Assim, foram feitas 6 frentes para rescaldo e proteção dos imóveis, finalizando os trabalhos por volta das 5 e 15 da tarde. Foram consumidos pelas chamas mil 947 metros quadrados, sendo possível preservar aproximadamente 200 metros quadrados da área do depósito, além das edificações vizinhas. Quanto a isso, segundo relatos, duas pessoas foram encaminhadas para atendimento médico após inalarem fumaça do incêndio.