ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 25 11 2021

-GOVERNO LIBERA 1,4 BI PARA COMPRA DE CEM MILHÕES DE VACINAS CONTRA COVID

-DECRETO DISPENSA USO DE MASCARAS EM LOCAIS ABERTOS EM SANTA CATARINA

-BARRA BONITA DEFINE PROGRAMAÇÃO DOS 26 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

-ACIDENTE PROVOCA APAGÃO E DEIXA 30 MIL CONSUMIDORES SEM ENERGIA ELÉTRICA

-ACISMO ANUNCIA FINALISTAS DO PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL DESTE ANO

-PM APREENDE CARGA DE VINHO ARGENTINO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE SURTAR E PROVOCAR DANOS EM HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O governo talibã do Afeganistão anunciou a proibição de filmes e dramas televisivos com atrizes mulheres nas TVs do país. Além disso, os extremistas disseram que as jornalistas e âncoras de programas de notícia terão que usar obrigatoriamente o hijab – uma espécie de lenço islâmico sobre a cabeça. O anúncio faz parte de uma série de normas ditadas para empresas de mídia que operam no Afeganistão. Conteúdos que descumpram com os "valores islâmicos ou afegãos" serão banidos. Observadores de uma ONG de direitos humanos criticaram o anúncio e disseram que a liberdade de mídia e imprensa estão se deteriorando no país.

Menos de oito horas após sua eleição pelo Parlamento, a nova primeira-ministra sueca MAGDALENA ANDERSSON foi forçada a renunciar nesta quarta-feira após o fracasso de seu orçamento e a saída de aliados ecologistas do governo. Ela afirmou que existe uma prática segundo a qual um governo de coalizão renuncia quando um partido sai. ANDERSON disse que não quer liderar um governo cuja legitimidade esteja em questão. ANDERSON havia se tornado a primeira mulher eleita para o cargo de primeira-ministra na Suécia, depois de fechar um acordo de última hora na terça-feira com o partido de esquerda.

A nova coalizão que assumirá o governo da Alemanha anunciou nesta quarta-feira que quer legalizar a maconha. A droga estaria a venda em "lojas autorizadas" e seria reservada "para adultos". O anúncio acontece no momento em que social-democratas, verdes e liberais alemães chegaram a um acordo para governar conjuntamente a maior economia da Europa e inaugurar uma nova era após os 16 anos de governo de ANGELA MERKEL. A Alemanha já havia dado luz verde à cannabis para uso terapêutico em 2017.

O IPCA-15 - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – teve alta de um vírgula 17 por cento em novembro, após ter avançado um vírgula 20 por cento em outubro. A informação é do IBGE. De acordo com o órgão, essa foi a maior variação para o décimo primeiro mês do ano desde novembro de 2002, período em que o índice atingiu dois vírgula zero oito por cento. Conforme o IBGE, o acumulado no ano foi de nove vírgula 57 por cento e, em 12 meses, de 10 virgula 73 por cento. O levantamento indicou ainda que todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. A maior variação de quase três por cento ocorreu no setor de Transportes.

O senador DAVI ALCOLUMBRE anunciou nesta quarta-feira que o ex-ministro ANDRÉ MENDONÇA, indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para o Supremo Tribunal Federal, deverá ser sabatinado pelo colegiado na próxima semana. ALCOLUMBRE confirmou a intenção de fazer, na próxima semana, a sabatina de dez indicados para cargos, entre eles ANDRÉ MENDONÇA. Na próxima semana, entre os dias 30 de novembro e dois de de dezembro, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO pretende fazer um esforço concentrado para que a Casa analise e vote indicações de autoridades para cargos públicos. MENDONÇA foi indicado para o STF no dia sete de julho e a sabatina no Senado vai ocorrer quatro meses depois da indicação.

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira a liberação de um bilhão e 400 milhões de reais para compra de mais 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com o ministério, o valor foi liberado por meio de crédito suplementar. Ao todo, durante os anos de 2020 e 2021, foram abertos créditos adicionais no valor de 31 bilhões para compra de vacinas e despesas relacionadas ao combate à Covid. De acordo com o governo federal, o crédito suplementar anunciado nesta quarta-feira não fere o teto de gastos, regra constitucional que limita as despesas da União à inflação do ano anterior.

A mulher acusada de matar uma grávida em Canelinha, na Grande Florianópolis, foi condenada a 56 anos e dez meses de prisão em regime, inicialmente, fechado. O caso, de muita repercussão, ocorreu em agosto do ano passado. A mulher foi acusada de matar uma gestante para ficar com o bebe. Ela foi condenada pelos crimes de homicídio qualificado - feminicídio, motivo torpe, mediante emboscada e por impossibilitar a defesa da vítima -, tentativa de homicídio e mais quatro crimes conexos - ocultação de cadáver, fraude processual, subtração de menor e parto suposto. Ao ser questionada pelo MP sobre os detalhes do crime, ela admitiu que estudou pelo celular como tirar o bebê do ventre da mãe e que se sentiu capacitada para isso. À defesa, ela alegou que só se arrependeu do que fez depois que foi presa.

Negociação firmada pelo Ministério da Agricultura com o governo da Rússia para ampliação de negócios entre os dois países, resultou na reabilitação de nove plantas frigoríficas brasileiras de carne suína para exportação, das quais quatro são catarinenses. Estão autorizadas a retomar vendas ao mercado russo as unidades da BRF em Campos Novos, da Pamplona em Presidente Getúlio, e as da Seara nos municípios de Seara e Itapiranga. O governo russo anunciou a compra de cotas de 100 mil toneladas de carne suína e de 200 mil toneladas de carne bovina, tendo como contrapartida a compra de fertilizantes por parte do Brasil.

O governador catarinense, CARLOS MOISÉS, editou nesta quarta-feira, um novo decreto alterando algumas regras da pandemia no Estado. As máscaras em locais abertos não são mais obrigatórias, desde que seja respeitado o distanciamento. O item, contudo, segue obrigatório em locais fechados. Os eventos estão permitidos com cem por cento de público, mas é necessário seguir os protocolos de vacinação ou testagem. Em relação as vacinas, adultos com duas doses, adolescentes com pelo menos uma e as crianças, acompanhadas dos responsáveis, liberadas. A determinação para regras básicas como uso de álcool em gel, distanciamento e máscaras em locais fechados, segue valendo. O Estado de Calamidade Pública em Santa Catarina também foi prorrogado até o fim de março de 2022.

A segundo turma do Curso técnico em Agronegócio vai se formar neste final de semana. A formatura está marcada para as sete horas da noite de sábado no Latitude Eventos. O curso é uma iniciativa do sindicato dos produtores rurais em parceira com a Faesc – Federaçao da Agricultura do Estado – e Senar, serviço de aprendizagem rural. De acordo com o presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA, cerca de 20 alunos fizeram o curso e vão receber a outorga de grau neste sábado. Ele comentou que os estudantes são oriundos de vários municípios da região. O curso, de acordo com TEIXEIRA, contribui para a ampliação do conhecimento e serve de estimulo para garantir a sucessão nas propriedades rurais da região.

O curso técnico em agropecuária ocorreu de forma híbrida no município. De acordo com o presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA, os alunos tiveram 80 por cento da carga horária de forma online e 20 por cento das aulas foram presenciais. Ele disse que o curso abordou questões técnicas que tem relação direta com o dia-a-dia das famílias que vivem no campo. TEIXEIRA reforçou que o curso técnico em Agronegócio teve boa aceitação na região, tanto que já foram formadas duas turma. Ele disse que o objetivo do sindicato, da Faesc e do Senar é continuar com o curso na região, abrindo novas turmas a partir do ano que vem.

Dois municípios da região participaram da primeira mostra de boas práticas e inovação na educação promovida nesta semana pela Federação Catarinense de Municípios. O evento ocorreu na Alesc e 13 municípios do estado apresentaram, em forma de painel, suas práticas e inovações. Entre as cidades que foram convidadas para compartilhar as ações e projetos no setor estão duas da Ameosc: São João do Oeste e Anchieta. São João tem um dos menores índices de analfabetismo do país. Anchieta ficou em primeiro lugar em Santa Catarina e o quarto lugar no país no resultado das notas do ÍDEB, índice de Desenvolvimento da Educação Básica no último ano e nas séries finais do ensino fundamental.

Uma colisão de um caminhão contra um poste da rede elétrica deixou sete municípios da região sem energia elétrica ontem a noite. O acidente aconteceu na Willy Barth por volta das 11 horas da noite. Um caminhão, placa de Teutônia, saiu da pista e bateu contra um poste. Logo depois, um Peugeot também colidiu contra um poste na Willy Barth, centro da cidade. De acordo com o Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, a primeira colisão afetou o fornecimento de energia para sete cidades da região: São Miguel do Oeste, Anchieta, Paraíso, Descanso, Bandeirante, Guaraciaba e Barra Bonita. A energia foi reestabelecida em menos de meia hora.

O apagão que atingiu São Miguel e mais seis cidades da região ontem a noite deixou pelos menos 30 mil consumidores no escuro. De acordo com o gerente da Celesc, SANDRO VALMORBIDA comentou que a colisão no poste da rede elétrica ocorreu no São Sebastião e provocou um curto circuito que queimou um religador na subestação do bairro São Gotardo. Ele explicou que os prejuízos foram expressivos, mas a equipe da Celesc atuou rapidamente para reestabelecer a energia para a população. Ele disse que o motorista ou a empresa que se envolveu no acidente são responsáveis pelo fato e terão que pagar pelo prejuízo. Já os consumidores que tiveram algum dano em equipamentos ou eletrodomésticos, em função do incidente, podem procurar os canais de atendimento para tentar um eventual ressarcimento.

A Administração de Barra Bonita já definiu a programação em alusão ao aniversário do município. A informação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. De acordo com ele, a decisão ocorreu após reuniões da Comissão Central Organizadora das festividades. Ao todo, serão cinco dias de ações festivas entre os dias 10 e 29 de dezembro, data em que Barra Bonita comemora 26 anos de emancipação. Segundo AGNALDO, o primeiro evento será o acendimento das luzes de natal, chegada do Papai Noel e entrega de doces e presentes para crianças menores de 12 anos residentes no município. A ação está prevista para a noite do dia 10 de dezembro.

Além da programação natalina no dia 10 do mês que vem, haverá também a entrega das premiações do concurso de fotografias. A ação é uma iniciativa da secretaria de Educação de Barra Bonita. O lembrete é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele destacou que nesse dia haverá a entrega de um calendário de 2022 com as 12 fotografias premiadas. Ele salientou que logo após haverá um show com RICARDO FRIZON e Banda. Os eventos vão acontecer na Praça Municipal com início às sete e meia da noite.

A programação de aniversário de Barra Bonita segue no sábado, dia 11 de dezembro, com a realização do primeiro ciclo pedal. A afirmação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele pontuou que a largada será às duas horas da tarde em frente ao Posto de Combustíveis e os trajetos serão de 25 e 35 quilômetros. A organização é do grupo Bike Barra. e mais informações podem ser obtidas através da página no Instagram @bikebarra2021 ou pelo WhatsApp 49 9 8419-7376 com RAFAEL. Já no domingo, dia 12, ocorre a primeira trilha ecológica do Pubi Ecoturismo com início ás oito horas da manhã na Linha Caçador Baixo. Informações e inscrições podem ser feitas com DEIVID pelo WhatsApp 49 9 8417-4574 ou na página Pubi Ecoturismo no Instagram.

Os eventos de aniversário de Barra Bonita será retomada no dia 19 de dezembro, onde na oportunidade vai ocorrer o terceiro encontro de pilotos de parapentes e asa-delta. Além disso, será realizada a primeira mateada com a presença do grupo de cavalarianos. Os eventos vão ocorrer a partir das nove horas da manhã no Clube de Voos Livre Torre dos Ventos, na Linha Arapongas. Na ocasião, haverá voos duplos e os interessados podem fazer o agendamento com MAURÍCIO através do WhatsApp 49 9 9964-0444. Ao meio-dia será servido almoço no local e reservas devem ser feitas com VALDECIR pelo 49 9 9815-5917. AGNALDO DERESZ lembrou que para a mateada, cada pessoa deve levar cuia, bomba de chimarrão e térmica, sendo que erva-mate e água quente serão disponibilizados no local.

O encerramento das festividades alusivas aos 26 anos de Barra Bonita será em 29 de dezembro com o tradicional corte do bolo e show com IGOR e JUNIOR. A programação final será realizada no Clube Independente, na sede do município. O início está previsto para às oito horas da noite e o prefeito, AGNALDO DERESZ, espera que a população participe da toda a programação. Ele frisou que todos os cuidados em relação a Covid-19 serão cumpridos e respeitados, como o distanciamento adequado, uso de máscaras e álcool em gel. O prefeito declarou que ao todo, a Administração vai investir mais de 25 mil reais com toda a programação festiva alusiva ao aniversário de Barra Bonita.

O Natal regional 2021 de São Miguel do Oeste vai ser lançado hoje a tarde no município. Os eventos e atividades previstas para a reta final do ano serão confirmados a partir das quatro e meia da tarde no salão nobre da prefeitura. Em entrevista recente para a Peperi, o secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO, disse que o objetivo era retomar as atividades e o encontro da comunidade nas atividades natalinas, principalmente na praça Walnir Botaro Daniel. Neste ano, o tema do Natal Regional é “tempo de renovação”. Os detalhes da programação serão divulgados no Globo em Foco de amanhã.

Apenas uma pessoa testou positivo para Covid nesta quara-feira em São Migue do Oeste. Outros sete moradores entraram para a lista de recuperados. No total, 27 ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação permanece em 60 por cento com 12 pacientes internados na UTI Covid. Na enfermaria destinada para os casos leves da doença, apenas uma pessoa está internada com covid.

A Acismo confirmou, nesta quarta-feira, a relação dos finalistas do prêmio Destaque Empresarial 2021. Na primeira etapa, os empresários votaram de forma on line e os três mais votados em cada categoria estão na final marcada para o dia três de dezembro no Clube Comercial. Ao todo, são 27 finalistas da indústria, comercio e serviços. Em cada segmento, há uma nova divisão em pequeno, médio e grande negócio. O evento deste ano tem como tema “Destaque Empresarial 2021, o ano da superação dos empreendedores”. A edição também celebra os 52 anos da Acismo. De acordo com o coordenador do Destaque Empresarial, GIOVANI GOBII, o objetivo do evento é eleger os empresários que tiveram destaque nos negócios ao longo dos últimos dois anos. O encerramento com a escolha dos vencedores deve reunir cerca de 500 pessoas no Clube Comercial na semana que vem.

Os finalistas da categoria Serviços de grande porte são os empresários ROGÉRIO DOS SANTOS, MIGUEL ÂNGELO BOCALON e EDEMAR FRONCHETTI. Na categoria serviços de médio porte os finalistas são FRANCISCO JOÃO HERDINA, VILMAR LIMA DE SOUZA e VICTORIO BOLFE. Entre os prestadores de serviços de pequeno porte, os empresários que receberam mais votos e estão na final são TATIANE PIVETTA, VANEIDE TROIAN e ADAIR LUIZ ORSO. Na indústria grande porte, os finalistas são VOLMIR MEOTTI, ACARI LUIZ MENESTRINA e ASTOR KIST. Entre os empresários industrias de médio porte os classificados são DIOVANA STRIEDER SCHACKER, VITOR VALAR e LUIZ ANTÔNIO FOPPA. Na indústria de pequeno porte a final será entre VILMAR LIMA DE SOUZA, ANDRÉ DE SIQUEIRA e GUILHERME BRUSTOLIN.

Na categoria comércio os nove finalistas escolhidos na primeira etapa da votação são os seguintes: FRANCISCO ANTÔNIO CRESTANI, FLÁVIA TREVISAN e FABIO SCHAURICH na sub-categoria de grande porte e EDUARDO BEDIN, ANDRONEI MACARI e EULO CENTENARO de médio porte. No comércio de pequeno porte, os finalistas são TIAGO SABEDOTT, MARCELO FOPPA e JUARES DOS SANTOS JR. Na final do dia três, haverá uma nova votação também com a participação dos empresários da Acismo no clube Comercial. A rádio Peperi vai transmitir o evento ao vivo a partir das sete horas da noite.

A segunda etapa da votação que vai definir os nove empresários agraciados com o destaque empresarial deste ano já começou. De acordo com o coordenador do evento, GIOVANI GOBBI, os empresários associados da Acismo estão recebendo um email com um novo link e senha para a votação definitiva. A escolha vai até o dia três quando serão anunciados os vereadores. Na primeira etapa, cerca de 250 empresários votaram. GOBBI disse agora há pouco no Peperi Entrevista que o Destaque Empresarial é tradicional e um reconhecimento para os empresários com atuação destacada na comunidade.

A Polícia Militar fez uma apreensão de vinhos da Argentina nesta quarta-feira em Romelândia. O fato ocorreu na Linha São João Batista, interior do município. A guarnição da PM encontrou um carro parado na rodovia com problemas mecânicos. Ao verificar a situação, os policiais encontraram 50 caixas de vinho dentro do carro. O condutor disse que carregou a mercadoria em Dionísio. O destino era Maravilha. O veículo foi recolhido e o vinho foi levado para a Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

Um homem foi detido depois de provocar danos materiais no Hospital de Descanso. Segundo a Polícia Militar, um homem estava alterado quebrando o patrimônio da unidade. Os policiais e enfermeiros imobilizaram o homem que desacatou os Policiais Militares. Segundo a PM, ele quebrou uma janela do hospital. Ele sofreu ferimentos no braço e foi atendido no local. Depois disso, ele foi preso e levado para a delegacia.

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Dionísio Cerqueira. A PF investiga o contrabando de camarão e de descaminho de vinhos oriundos da Argentina no município. Os mandados foram cumpridos nas residências de dois suspeitos que usavam contas bancárias para receber dinheiro enviado por pessoas e empresas que adquiriam produtos oriundos de contrabando e de descaminho. A prática configura o crime de “lavagem” de dinheiro. As contas que operavam são as conhecidas “contas de passagem”. Os verdadeiros destinatários do dinheiro utilizam o sistema para que não sejam identificados. Nas contas de um casal e de uma empresa foram depositados 11 milhões e 700 mil reais entre os anos de 2017 e 2019.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.