-TSE APONTA 64 MIL BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL COMO DOADORES NAS ELEIÇÕES
-SANTA CATARINA TEM 13 DAS 16 REGIÕES EM RISCO GRAVÍSSIMO PARA CORONAVÍRUS
-AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DISCUTE PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-PREFEITURA DIRECIONA SERVIÇOS PARA ATENDER DEMANDAS DA ESTIAGEM
-MUNICÍPIO ESTÁ LEVANDO 200 MIL LITROS DE ÁGUA POR DIA PARA O INTERIOR
-INCÊNDIO DESTRÓI GALPÃO AGRÍCOLA EM PROPRIEDADE RURAL
-RAPAZ SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM HOMICÍDIO NA REGIÃO É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A China lançou, na tarde de segunda-feira, uma sonda à Lua para coletar rochas, na primeira operação do tipo em mais de 40 anos. O foguete "Longa Marcha 5" lançou a sonda do centro de lançamento espacial que fica no sul do país. A sonda chinesa deve pousar na Lua no final de novembro. A devolução das amostras à Terra deve ocorrer no começo ou em meados de dezembro. No início de 2019, o país conseguiu pousar uma nave no lado oculto lunar, uma novidade mundial.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta terça-feira um plano de flexibilização do lockdown no país a partir deste sábado. Os franceses estão em confinamento quase total desde o fim de outubro, após os números do coronavírus aumentarem. MACRON também afirmou que o início da vacinação contra a Covid-19 na França deve começar no fim de dezembro ou em janeiro. Segundo o presidente, a imunização não será obrigatória.
O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, passará a receber os relatórios de inteligência que são enviados a DONALD TRUMP. A decisão foi tomada pela Casa Branca. Esses relatórios passados ao presidente incluem informações confidenciais sobre segurança nacional e ameaças à paz tanto nos Estados Unidos quanto no mundo. A página oficial do time do democrata, inclusive, recebeu o direito de usar .gov, o que sinaliza a oficialização da vitória de BIDEN.
O Brasil precisa chegar a 2033 com 99 por cento de sua população atendida com água tratada e com 90 por cento coleta e tratamento de esgoto. Essas metas fazem parte da Lei do Saneamento Básico, sancionada em julho. Para serem atingidas, no entanto, 24 estados precisam ampliar seus investimentos em saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil. O estudo aponta que 89 por cento da população de Santa Catarina tem água tratada e 24 por cento com coleta de esgoto. No Plano de Saneamento Básico, promulgado em 2013, as metas previam investimentos de 148 bilhões em abastecimento de água e 224 bilhões em esgotamento sanitário ao longo de 15 anos.
O Tribunal Superior Eleitoral identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, esses doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de 54 milhões e 500 mil reais. O levantamento foi concluído na segunda-feira pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal. As informações fazem parte de um cruzamento de um banco de dados de seis órgãos federais, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Ministério Público Eleitoral. Segundo os técnicos, a análise do auxílio emergencial impactou significativamente o total de doações e pagamentos com suspeitas de irregularidades.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concluiu nesta terça-feira o voto na ação que quer que o governo seja obrigado a apresentar em 30 dias o plano de vacinação contra a Covid-19. O voto é a favor da definição desse prazo. Se o voto do ministro for acompanhado pelos demais, o prazo passa a valer a partir da notificação, ao governo, do resultado do julgamento. Ao todo, o STF analisa quatro ações relacionadas à futura vacina contra a Covid. O julgamento de duas dessas ações, entre as quais a que define o prazo para apresentação do plano, está marcado para quatro de dezembro. LEWANDOWSKI decidiu antecipar o voto.
O Tribunal de Julgamento do impeachment decide nesta sexta-feira se CARLOS MOISÉS será retirado definitivamente do cargo de governador de Santa Catarina, ou se retorna à cadeira após um mês de afastamento. O julgamento decisivo está marcado para as nove horas da manhã e ocorrerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Se o tribunal decidir que houve crime, MOISÉS será retirado do cargo de governador e também poderá perder os direitos políticos. Caso a decisão seja por inocentar o governador, ele volta ao cargo que estava sendo ocupado interinamente pela vice, DANIELA REINEHR. O caso será votado pelos dez integrantes da comissão mista: cinco deputados e cinco desembargadores.
A governadora DANIELA REINEHR suspendeu nesta terça-feira o ato que autorizava o pagamento do aumento salarial dos procuradores do Estado. O tema é o alvo da denúncia do processo de impeachment que afastou CARLOS MOISÉS DA SILVA e será definitivamente julgado na Alesc na próxima sexta-feira. Além disso, a suspensão ocorre um dia antes do Tribunal de Justiça julgar se os procuradores podem ou não receber o aumento. Por decisão do Tribunal de Contas do Estado, o pagamento foi suspenso em fevereiro deste ano. Por isso, os procuradores não estão recebendo o valor. Na prática, a decisão de DANIELA extingue o ato inicial e pode encerrar a questão judicial em discussão no TJ.
Subiu para 13 o número de regiões de Santa Catariana com risco gravíssimo para coronavírus. Esse é o quadro do novo mapa do governo do Estado divulgado nesta quarta-feira. Outras três regiões estão em nível grave, na cor laranja. O novo mapa aponta um agravamento da situação em relação à semana passada, quando eram três regiões em alerta gravíssimo e 13 em situação grave. Nesta semana, a situação se inverteu. Apenas as regiões Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai e Extremo Oeste estão na bandeira laranja. O mapa de classificação de risco é divulgado semanalmente pelo governo catarinense. Os níveis de risco, gravíssimo, grave, alto e moderado, são calculados a partir da combinação de fatores como transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos de coronavírus em cada região.
A Federação Catarinense de Municípios está buscando um acordo para comprar a vacina CoronaVac para os municípios de Santa Catarina. A informação é do diretor executivo da FECAM, DIONEI VALTER DA SILVA. Conforme ele, todas as medidas já tomadas foram paliativas e preventivas, porém, a vacina é a única solução eficiente.De acordo com ele, a preocupação da Federação é com a agilidade a partir da definição de uma vacina contra a Covid-19. Segundo DIONEI, a FECAM está trabalhando em um protocolo de intenções que visa colocar o estado no radar de um dos fabricantes dessa ou de qualquer outra vacina.
A ação desenvolvida pela Federação Catarinense de Municípios visa agilizar a compra das vacinas contra o Coronavirus assim que a Anvisa aprovar o material. A afirmação é do diretor executivo da FECAM, DIONEI VALTER DA SILVA. Ele destacou que a partir desse trabalho, os municípios que tenham interesse poderão estar comprando com antecedência para imunizar os profissionais da Saúde e os grupos de risco. Ele reforçou que o objetivo é proporcionar agilidade na compra, evitando que os 295 municípios de Santa Catarina fiquem esperando a definição por parte do Ministério da Saúde.
O protocolo de intenções feito pela FECAM visa colocar Santa Catarina em uma lista de prioridade para receber a vacina contra o coronavirus. A explicação é do diretor executivo da Federação, DIONEI VALTER DA SILVA. Ele comentou que esse protocolo não obriga os municípios a realizarem a compra, mas sim, garante uma possibilidade de ter uma vacina de forma mais rápida. Ele disse que a decisão da aquisição ou não da vacina será de cada prefeito e os mesmos vão definir quais serão os primeiros grupos a serem vacinados.
A CoronaVac e outras vacinas têm em comum os ingredientes vindos da China, porém, as teorias devem ser deixadas de lado e a ciência deve ser respeitada. A declaração é do diretor executivo da FECAM, DIONEI VALTER DA SILVA. Ele ressaltou que os municípios catarinense só terão acesso ao medicamento após a liberação da Anvisa. O profissional salientou que a Federação está atenta a essa questão e lembrou que a entidade já cobrou e auxiliou de maneira significativa o governo do Estado em ações para evitar maiores prejuízos com a pandemia da Covid-19. DIONEI confirmou que a grande intenção da FECAM é possibilitar aos municípios maior segurança para que todos possam voltar as atividades tradicionais o mais rápido possível.
A Câmara de Vereadores homenageou nesta terça-feira, em sessão solene, os membros da Força Expedicionária Brasileira que combateram na segunda Guerra Mundial. Uma placa alusiva à data foi entregue ao ex-combatente LINDOLFO GUILHERME AREND, morador de São Miguel do Oeste, que hoje está com 100 anos. Também foram lembrados na sessão os ex-combatentes GUERINO MOCELIIN e CLAUDINO SCHUTZ, ambos vinculados ao décimo quarto RCMEC, que faleceram recentemente. O proponente da sessão solene, vereador EVERALDO DI BERTI, disse que ressaltou que, devido à pandemia, a sessão, inicialmente prevista para maio, teve de ser adiada e foi feita de forma mais modesta na noite de ontem. O presidente da Câmara lembrou ainda da importância de homenagear essas pessoas.
Depois de ser eleito em 2016 com mais de 650 votos, o vereador ODEMAR MARQUES teve uma votação muito baixa no pleito deste ano. O pedetista, que é o vereador mais idoso do Brasil, tentou a reeleição mas não teve o mesmo sucesso de quatro anos atrás. Na eleição do domingo retrasado, ele recebeu apenas 48 votos, apenas sete por cento da votação obtida em 2016. Em entrevista para a Peperi, ODEMAR afirmou que não conseguiu entender porque teve uma aprovação tão baixa. Ele disse que fez o melhor trabalho possível no legislativo e que ficou muito triste com o resultado da eleição. ODEMAR citou que teve uma decepção muito grande com a população de São Miguel do Oeste.
O vereador do PDT ODEMAR MARQUES afirmou que trata todos da mesma forma, dentro e fora da política, e que conduziu todo o mandato para ajudar as pessoas. O pedetista disse, em entrevista para a rádio Peperi que o eleitor de São Miguel do Oeste é inteligente, mas deveria ter observado o trabalho que ele fez nesses quatro anos. O vereador também citou que a onda de renovação na câmara, com a reeleição de apenas quatro vereadores, é outro fator que pode explicar o insucesso que ele teve nas urnas neste ano. Ele reforçou que é um vereador batalhador e lamenta que tenha sido excluído do legislativo pela população.
O MDB foi o partido que mais elegeu vereadores no pleito deste ano na região da Ameosc. A sigla conquistou 57 cadeiras nos 19 municípios da associação, duas a mais do que na eleição de 2016. O número representa 32 por cento do total de 177 vereadores da região. O PT foi o segundo partido com mais vereadores eleitos: 29, três a mais do que a bancada atual da sigla. O PP e o PSD elegeram 24 vereadores cada um. Depois, aparecem o PL com 15 cadeiras e o PSDB com nove. O tucanos atualmente tem 14 vereadores na região. O PSL elegeu seis vereadores neste, o dobro do número atual. O PDT fez cinco vereadores, o PSB quatro, o Cidadania três e o Podemos um vereador.
O número de mulheres eleitas para as câmaras de vereadores dos municípios da Ameosc aumentou em cerca de 35 por cento no pleito deste ano. Atualmente, as 19 cidades da associação de municípios do extremo-oeste contam com 23 vereadoras. Na eleição deste ano, o número de eleitas passou para 31. Apesar do aumento da representatividade feminina no legislativo, a Ameosc terá mais câmaras sem mulheres a partir do ano que vem. Atualmente, as cidades de Palma Sola, Descanso, Santa Helena e Dionísio Cerqueira não tem bancada feminina. No próximo mandato, cinco municípios não terão vereadoras: Palma Sola, Barra Bonita, Guaraciaba, Santa Helena e Paraíso não elegeram mulheres neste pleito.
A Câmara de Vereadores fará hoje à noite uma audiência pública para debater a situação do abastecimento de água em São Miguel do Oeste. De acordo com a vereadores que propôs a audiência, MARIA TEREZA CAPRA, o encontro também vai discutir a qualidade da água fornecida à famílias, as cobranças das faturas e as soluções para resolver o problema no município. Foram convidados para a audiência representantes da prefeitura, da Casan, do Ministério Público de Santa Catarina, do Procon e da União das Associações de Moradores de Bairros, a UAMB. A vereadora disse que há inúmeras reclamações da população com relação ao abastecimento de água e que é preciso avançar no debate para encontrar uma solução efetiva para essa questão que se agravou neste ano.
Além da falta de água, a população também está sofrendo com a qualidade do produto oferecido pela Casan. Na sessão em que a câmara aprovou o requerimento para a realização da audiência pública desta semana, a vereadora MARIA TEREZA CAPRA apresentou um vídeo recebido de uma moradora em que a água que sai da torneira é marrom. Ela disse que fez um requerimento de informação à Casan e que a empresa “simplesmente não respondeu”. A audiência de hoje é aberta a comunidade, mas a participação será limitada a 70 lugares no plenário do Poder Legislativo. As medidas de prevenção à covid-19, como distanciamento social, uso de álcool em gel, uso de máscara e medição de temperatura, serão adotadas no evento. A audiência será transmitida ao vivo pela rádio Peperi FM 99 vírgula nove.
A reportagem da Peperi percorreu o interior do município nesta semana e ouviu agricultores que estão sofrendo com a estiagem. JOSÉ DRESCH, de 52 anos, morador da Linha Nereu Ramos, disse que a situação é muito complicada e que as perdas são incalculáveis. Ele comentou que vai conseguir manter a alimentação do rebanho de leite por mais 20 dias. Se não chover, pode falar alimento para os animais. DRESCH citou que os dois açudes da propriedade estão secos. O agricultor relatou que é “triste ver o gado berrando e não ter condições de tratar”. O agricultor disse que a seca deste ano se compara com outra estiagem bastante severa que aconteceu no final da década de 1970.
Agora é esperar que Deus nos abençoe com uma boa chuva. A afirmação é do agricultor da Linha Limeira, VALMOR LUIZ PANISSON. Ele disse, em entrevista para a Peperi, que a falta de chuva reduzi a produção de leite na propriedade em 40 por cento. No milho, a perda está em 60 por cento e na soja o prejuízo será de quase cem por cento. PANISSO disse que a situação está cada vez pior e a família precisa receber água da prefeitura para os animais e para atividades na casa. O agricultor citou que com a queda na produção e na renda, aumenta a preocupação com as contas que estão chegando. Ele destacou que essa é a pior seca dos últimos anos.
As secretarias de obras e agricultura vão direcionar os serviços para combater os efeitos da estiagem no município. A partir de agora, os demais trabalhos ficam suspensos para que as equipes, maquinas e veículos sejam usados em ações de auxílio aos agricultores atingidos pela falta de chuvas. A decisão foi anunciada pelo prefeito WILSON TREVISAN após reunião com a equipe de governo. De acordo com o prefeito, os trabalhos de manutenção de estradas e demais intervenções da secretaria de obras ficam suspensos, tanto na área rural quanto na área urbana, enquanto perdurar a situação de estiagem. A determinação está em decreto assinado nesta terça-feira. O prefeito pediu a compreensão da população e a colaboração para economizar água durante este período.
O decreto sobre a estiagem publicado nesta terça-feira também prevê a concessão de férias coletivas para os servidores do setor de Obras e de Agricultura, a partir do dia 20 de dezembro. O município vai manter apenas uma equipe mínima, responsável por questões emergenciais e de combate aos efeitos da estiagem. Os serviços que são executados por empresas terceirizadas, por ora, ficam mantidos. Atualmente, o Município está transportando cerca de 200 mil litros de água por dia, para abastecer mais de 120 propriedades, em áreas onde não há atendimento da Casan. O trabalho é realizado em três veículos e outros dois caminhões estão sendo adaptados para realizar este trabalho a partir da próxima semana.
São Miguel do Oeste está em situação de emergência desde o dia dois de outubro e ainda aguarda o reconhecimento do decreto por parte do estado. Apesar de ser um dos primeiros a decretar emergência, o documento ainda não oficializado pela Defesa Civil do estado. As perdas no setor agrícola já ultrapassam os 23 milhões e meio de reais. O secretário de agricultura, ANTONIO ORSO disse ontem programa Boa Tarde Peperi que a situação é muito grave. Ele se emocionou ao falar que já começa a faltar agua e alimento para os animais.
O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em residência nesta terça-feira em Anchieta. O fato aconteceu por volta do meio-dia no Bairro Novo Lar. Os bombeiros foram chamados por um morador que identificou um princípio de incêndio originado por um vazamento de botijão de gás. Segundo relato dos moradores da casa, os vizinhos ajudaram a controlar o fogo. Houve danos no forro e na parte elétrica da casa, mas ninguém ficou ferido. Conforme os bombeiros, o local foi isolado para posterior perícia.
Um incêndio destruiu um galpão agrícola nesta terça-feira no interior do município de Romelândia. Os bombeiros de Anchieta foram mobilizados para o atendimento da ocorrência na linha Primeirinha. O incêndio começou por volta das duas e meia da tarde em um galpão aproximadamente 360 metros quadrados. Quando os bombeiros chegaram no local, vizinhos já haviam contido as chamas. Foram gastos cerca de mil litros de água no combate e rescaldo. Não houve vítimas. As causas do incêndio não foram divulgadas oficialmente.
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira, um rapaz de 19 anos suspeito de envolvimento em um homicídio registrado em Belmonte no final de semana. O mandado judicial de prisão preventiva foi cumprido por volta das duas horas da tarde de ontem. O crime aconteceu na madrugada de domingo, depois de uma briga no centro da cidade. Um homem de 40 anos foi morto com um golpe de faca. A Polícia Civil continua com as investigações para se há envolvimento de outras pessoas no crime. O rapaz detido ontem foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.