ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 25/11/2020

GLOBO EM FOCO – 25/11/20

-TSE APONTA 64 MIL BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL COMO DOADORES NAS ELEIÇÕES

-SANTA CATARINA TEM 13 DAS 16 REGIÕES EM RISCO GRAVÍSSIMO PARA CORONAVÍRUS

-TÉCNICOS DA DEFESA CIVIL VISITAM REGIÕES ATINGIDAS PELA ESTIAGEM

-FALTA DE ÁGUA PARA PESSOAS E ANIMAIS É A MAIOR PREOCUPAÇÃO

-MUSEU DE ITAPIRANGA ABRE EXPOSIÇÕES DE URNAS FUNERÁRIAS DE ATÉ MIL ANOS

-INDEFINIÇÃO SOBRE AULA PRESENCIAL CRIA DIFICULDADES NAS ESCOLAS

-INCÊNDIO ATINGE ÁREA DE REFLORESTAMENTO NO INTERIOR

-DUAS MULHERES SOFREM FERIMENTOS EM ACIDENTES COM MOTO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A China lançou, na tarde de segunda-feira, uma sonda à Lua para coletar rochas, na primeira operação do tipo em mais de 40 anos. O foguete "Longa Marcha 5" lançou a sonda do centro de lançamento espacial que fica no sul do país. A sonda chinesa deve pousar na Lua no final de novembro. A devolução das amostras à Terra deve ocorrer no começo ou em meados de dezembro. No início de 2019, o país conseguiu pousar uma nave no lado oculto lunar, uma novidade mundial.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta terça-feira um plano de flexibilização do lockdown no país a partir deste sábado. Os franceses estão em confinamento quase total desde o fim de outubro, após os números do coronavírus aumentarem. MACRON também afirmou que o início da vacinação contra a Covid-19 na França deve começar no fim de dezembro ou em janeiro. Segundo o presidente, a imunização não será obrigatória.

O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, passará a receber os relatórios de inteligência que são enviados a DONALD TRUMP. A decisão foi tomada pela Casa Branca. Esses relatórios passados ao presidente incluem informações confidenciais sobre segurança nacional e ameaças à paz tanto nos Estados Unidos quanto no mundo. A página oficial do time do democrata, inclusive, recebeu o direito de usar .gov, o que sinaliza a oficialização da vitória de BIDEN.

O Brasil precisa chegar a 2033 com 99 por cento de sua população atendida com água tratada e com 90 por cento coleta e tratamento de esgoto. Essas metas fazem parte da Lei do Saneamento Básico, sancionada em julho. Para serem atingidas, no entanto, 24 estados precisam ampliar seus investimentos em saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil. O estudo aponta que 89 por cento da população de Santa Catarina tem água tratada e 24 por cento com coleta de esgoto. No Plano de Saneamento Básico, promulgado em 2013, as metas previam investimentos de 148 bilhões em abastecimento de água e 224 bilhões em esgotamento sanitário ao longo de 15 anos.

O Tribunal Superior Eleitoral identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, esses doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de 54 milhões e 500 mil reais. O levantamento foi concluído na segunda-feira pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal. As informações fazem parte de um cruzamento de um banco de dados de seis órgãos federais, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Ministério Público Eleitoral. Segundo os técnicos, a análise do auxílio emergencial impactou significativamente o total de doações e pagamentos com suspeitas de irregularidades.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concluiu nesta terça-feira o voto na ação que quer que o governo seja obrigado a apresentar em 30 dias o plano de vacinação contra a Covid-19. O voto é a favor da definição desse prazo. Se o voto do ministro for acompanhado pelos demais, o prazo passa a valer a partir da notificação, ao governo, do resultado do julgamento. Ao todo, o STF analisa quatro ações relacionadas à futura vacina contra a Covid. O julgamento de duas dessas ações, entre as quais a que define o prazo para apresentação do plano, está marcado para quatro de dezembro. LEWANDOWSKI decidiu antecipar o voto.

O Tribunal de Julgamento do impeachment decide nesta sexta-feira se CARLOS MOISÉS será retirado definitivamente do cargo de governador de Santa Catarina, ou se retorna à cadeira após um mês de afastamento. O julgamento decisivo está marcado para as nove horas da manhã e ocorrerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Se o tribunal decidir que houve crime, MOISÉS será retirado do cargo de governador e também poderá perder os direitos políticos. Caso a decisão seja por inocentar o governador, ele volta ao cargo que estava sendo ocupado interinamente pela vice, DANIELA REINEHR. O caso será votado pelos dez integrantes da comissão mista: cinco deputados e cinco desembargadores.

A governadora DANIELA REINEHR suspendeu nesta terça-feira o ato que autorizava o pagamento do aumento salarial dos procuradores do Estado. O tema é o alvo da denúncia do processo de impeachment que afastou CARLOS MOISÉS DA SILVA e será definitivamente julgado na Alesc na próxima sexta-feira. Além disso, a suspensão ocorre um dia antes do Tribunal de Justiça julgar se os procuradores podem ou não receber o aumento. Por decisão do Tribunal de Contas do Estado, o pagamento foi suspenso em fevereiro deste ano. Por isso, os procuradores não estão recebendo o valor. Na prática, a decisão de DANIELA extingue o ato inicial e pode encerrar a questão judicial em discussão no TJ.

Subiu para 13 o número de regiões de Santa Catariana com risco gravíssimo para coronavírus. Esse é o quadro do novo mapa do governo do Estado divulgado nesta quarta-feira. Outras três regiões estão em nível grave, na cor laranja. O novo mapa aponta um agravamento da situação em relação à semana passada, quando eram três regiões em alerta gravíssimo e 13 em situação grave. Nesta semana, a situação se inverteu. Apenas as regiões Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai e Extremo Oeste estão na bandeira laranja. O mapa de classificação de risco é divulgado semanalmente pelo governo catarinense. Os níveis de risco, gravíssimo, grave, alto e moderado, são calculados a partir da combinação de fatores como transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos de coronavírus em cada região.

Parlamentares da Bancada do Oeste participaram de reunião para debater ações que minimizem os efeitos da estiagem. A reunião virtual na manhã de ontem teve a presença do secretário estadual da Agricultura RICARDO GOUVÊA, e representantes da Fetaesc. Uma das reclamações dos produtores é que os recursos não estão chegando para quem precisa. GOUVÊA disse que o governo liberou várias frentes para minimizar o impacto aos produtores e que é uma das maiores estiagens dos últimos 50 anos. Segundo ele, o Executivo está usando 15 milhões de reais repassados pela Alesc. São recursos para perfuração de poços artesianos e construção de cisternas ou caixas para contenção de águas. O secretário ressaltou que esses recursos não têm juros e em algumas modalidades é cobrado 50% do valor. O presidente da Fetaesc, WALTER DRESCH, afirma que é necessária uma linha de crédito específica, além de ver o que está impedindo a chegada dos recursos aos afetados. Os parlamentares lamentaram que as informações sobre as providências adotadas pelo Executivo não estejam chegando aos agricultores.

Ano atípico impende funcionamento da unidade de tratamento de dejetos humanos de linha Campinas. A unidade irá atender o município sede Descanso, e mais sete municípios da região. Segundo o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, há um acordo verbal com a Casan de que o órgão deve assumir o projeto experimental pelos próximos dois anos. O objetivo é que a Casan faça a cobrança da taxa para recolha dos dejetos na mesma tarifa da água. LAUXEN afirma que o que tem atrasado o andamento dos trabalhos foi à pandemia, e agora a estiagem, que não garante água suficiente para os trabalhos na unidade. O secretário lembra que Descanso e demais municípios tem prazo para regularização das fossas, o que deve ocorrer no período estabelecido, considerando a boa adesão dos munícipes. LAUXEN antecipa que para o próximo ano está previsto um programa para regularização de fossas e passeios públicos.

Técnicos da Defesa Civil visitam regiões atingidas pela estiagem. Nesta terça-feira as ações foram concentradas no Extremo Oeste catarinense. A força-tarefa está analisando as estratégias utilizadas e que são colocadas em prática pelas prefeituras. Desta forma, outro foco das vistorias é fornecer informações aos municípios sobre o apoio realizado pelos governos do Estado e Federal, bem como o acesso a itens de assistência humanitária para minimização dos efeitos da estiagem. Segundo o diretor de Gestão de Desastres, ALDRIN DE SOUZA, a situação observada em campo é crítica e deve se agravar em função da tendência hidrológica. A equipe percebeu que os cursos de água e nascentes com pouca água, poços secando e a população com dificuldade de captação em fontes superficiais. A lavoura está sofrendo perdas, principalmente de milho, que apresenta crescimento inadequado para a época.

Falta de água para pessoas e animais é a maior preocupação. ALDRIN DE SOUZA destaca a dificuldade dos municípios de manter a capacidade dos reservatórios de água. lembra que em muitas localidades está sendo realizado o transporte de água para animais e abastecimento humano. Além de agilidade na avaliação da documentação para a homologação de situações de emergência para o fornecimento rápido de itens de apoio, um plano de trabalho foi colocado em prática. Para os municípios com situação de emergência reconhecida, a defesa civil está fornecendo reservatórios de 5, 10, 15 e 20 mil litros para ampliar a capacidade de reserva com foco no abastecimento humano, água potável envasada e o kit de transporte de água limpa. O sistema é montado sobre um caminhão disponibilizado pelas prefeituras. Até o momento já foram entregues 180 reservatórios de 5 e 10 mil litros para ampliar a capacidade de reservação nas comunidades. Pelo Governo Federal, estão sendo disponibilizados recursos para a compra de diesel e cestas básicas.

Dia D para coleta do preventivo será realizado neste sábado em Tunápolis. A ação é alusiva ainda ao Outubro Rosa, mês voltado à prevenção de doenças do público feminino, já que em função da pandemia atividades nesta data não foram possíveis. Conforme a enfermeira, ROSELI BONAVIGO, devido aos cuidados para evitar a transmissão do vírus, as mulheres devem agendar o exame durante a semana, e comparecer sábado no horário agendado. Ela lembra que o objetivo é evitar aglomerações, por isso, os atendimentos serão agendados pelo telefone 3632 1147. ROSELI enfatiza que a prioridade serão as mulheres que tem dificuldade em comparecer a unidade de saúde em horário comercial durante a semana. Ela cita que no sábado o atendimento inicia as oito horas, com intervalo ao meio dia, ea tarde, os exames serão realizados das 13 as 17 horas.

A enfermeira chama atenção para algumas mudanças no horário de atendimento das equipes. ROSELI BONAVIGO explica que a partir desta semana cada equipe de ESF volta a atender os pacientes da sua área. Anteriormente havia uma escala de revezamento. Para tanto, os exames devem ser agendados pelas mulheres cada uma em sua área. Segundo a enfermeira, a idade prioritária para coleta do preventivo é dos 25 aos 64 anos, mas o exame pode ser realizado também por mulheres mais jovens, principalmente se houver histórico de cancer na família. Após a coleta o material é encaminhado para laboratório, e o resultado depende da demanda. ROSELI enfatiza que a procura pela realização dos exames preventivos ocorreu neste ano, mas devido às restrições com a pandemia, alguns atendimentos não puderam ser realizados. Para o Novembro Azul a ação ainda será definida.

Com novo aumento dos casos de Covid em São João do Oeste, médico alerta para cuidados que devem ser adotados pela população. Conforme o médico da unidade de saúde, GABRIEL LENTZ, nos últimos meses o município havia registrado uma redução nos casos de Covid, mas nas últimas duas semanas voltou a registrar aumento. Ele cita que no momento são três pacientes ativos com sintomas e dois pacientes estão internados no hospital regional, um deles na UTI. Os dois fazem parte do grupo de risco, sendo um idoso de 77 anos e hipertenso, e o outro é obeso e asmático, este que está na UTI. O profissional explica que quando o paciente chega na unidade de saúde, passa pela triagem de enfermeira, é encaminhado para o médico da ala Covid, e se os sintomas forem positivos para o vírus, é indicado o isolamento por dez dias. No décimo dia é feito o teste rápido, com resultado em 20 minutos.

Para o médico da unidade de saúde de São João do Oeste, cansados do isolamento e das restrições impostas pela pandemia, às pessoas estão relaxando nos cuidados e se aglomerando. GABRIEL LENTZ destaca que a maioria das transmissões ocorre de forma comunitária, ou seja, contaminação de pessoa a pessoa no contato diário. O médico afirma que o ideal é ainda fazer o uso de máscara em todos os ambientes, seja nas ruas, no comércio ou no contato com outras pessoas. Ele chama atenção também para a importância do uso de álcool gel e a lavagem frequente das mãos. Conforme o médico, o vírus não permanece muito tempo ativo no ar, e a transmissão ocorre geralmente por gotículas do paciente infectado, por isso, a orientação é manter o distanciamento social de ao menos um metro e meio. Os principais sintomas são tosse, falta de ar, febre, coriza, congestão nasal, diarreia e dor abdominal.

Apesar das dificuldades, prefeito de Tunápolis afirma que encerra mandato com bom valor em caixa. Com o processo eleitoral encerrado, RENATO PAULATA entrou em férias desde a última quinta-feira, e quem estará à frente da prefeitura até dia 14 de dezembro é o vice-prefeito AQUILES BAMBERG. A partir do seu retorno, o prefeito destaca que será realizado o fechamento do ano e também os trabalhos de transição do novo governo. Na avaliação do mandato que encerra, PAULATA cita que foram implantados programas mais específicos para os setores produtivos, indústria, comércio e agricultura, mas o trabalho foi possível praticamente nos três primeiros anos, devido a todas as situações de 2020. O prefeito aponta dificuldades com a pandemia desde março e a estiagem que se estende desde setembro do ano passado. Apesar disso, garante que um bom valor ficará em caixa devido aos cuidados de economia adotados.

Em relação a obras, o prefeito de Tunápolis comenta que até final deste ano o objetivo é entregar a população a nova creche municipal. RENATO PAULATA destaca que a nova casa mortuária está em fase final e também deverá ser entregue até dezembro. Na linha Pitangueira o prefeito ressalta que está em andamento a ampliação do centro de turismo e cultura, e que não será possível finalizar este ano. Outra obra licitada, no ginásio de linha Fátima, também ficará com recursos disponíveis para conclusão na próxima gestão. O nova praça esportiva, orçada em 500 mil reais, está em análise na Caixa Econômica Federal, com expectativa de aprovação ainda este ano. PAULATA comenta que a falta de material e de mão de obra tem contribuído para o atraso nas obras. A maior preocupação, segundo o prefeito, é com a falta de água. O município tem realizado o transporte por meio de caminhões pipa terceirizados, em que 60% do valor é pago pela prefeitura.

Indefinição sobre aulas presenciais cria dificuldades nas escolas. A implantação do Programa Apoio Pedagógico segue gerando preocupações nos professores, alunos e gestores escolares. Diferentes entendimentos dos profissionais da educação, justiça e Secretaria de Estado da Educação causam indefinições. Para o supervisor regional de educação de Itapiranga, VILSON VON BORSTEL, são vários fatores que influenciam para o programa ainda não ter decolado. Ele cita a dificuldades nos critérios de contratação de professores e organização de turmas. Com base do processo seletivo é preciso ter professor habilitado e praticamente todos os profissionais estão com carga horária cheia no atual sistema a distância. As escolas enfrentam dificuldades para garantir o quadro suficiente de professores para atender os alunos em todas as disciplinas.

A Regional de Educação está analisando os procedimentos a serem adotados após decisão judicial de ter aulas presenciais com bandeira laranja, risco grave na pandemia da Covid-19. VON BORSTEL também chama atenção para as dificuldades impostas pelas exigências que desestimularam os estudantes voltarem a sala de aula gerando uma instabilidade muito grande. Uma das maiores limitações foi a manutenção da plataforma digital até o fim do ano e com isso os estudantes teriam jornada dupla caso optassem por aulas presenciais. O coordenador avalia que esta situação atrapalha o planejamento para o encerramento do ano letivo. VILSON VON BORSTEL elogia a dedicação dos professores que tiveram que mudar a rotina, conhecer a plataforma e motivar os alunos a participarem do processo. Ele também considera que a pouca adesão ao Programa Apoio Pedagógico ocorre em virtude da eficiência no ensino a distância e o rendimento satisfatório no aproveitamento dos conteúdos passados de forma online.

Encerramento do ano letivo está mantido para o dia 18 de dezembro. Calendário escolar será cumprido com 800 horas de aula conforme estabelece o planejamento da secretaria de Estado da Educação. O supervisor regional, chama atenção que em seguida ocorre conselho de classe. VILSON VON BORSTEL explica que os professores estarão envolvidos com as questões escolares até vésperas do Natal. Destaca ainda que o planejamento para este ano precisa levar em conta o novo momento, a nova realidade. VON BORSTEL lembra que ocorreu formação de turmas para aulas presenciais apenas nas escolas Balduíno Rambo de Tunápolis, Cristo Rei, na comunidade de Cristo Rei e Madre Benvenuta, na cidade de São João do Oeste. Ao total são 15 educandários nos quatro municípios de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga.

Museu abre exposições de urnas funerárias de até mil anos . O museu comunitário Almiro Theobaldo Müller de Itapiranga é considerado uma referência por seu amplo acervo de povos que habitaram a região no passado. A partir de hoje terá novas atrações para a população local e turistas que visitam o espaço em prédio histórico ao lado da Igreja Matriz. Conforme a arqueóloga do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, o Ceom, professora MIRIAN CARBONERA, nesta quarta-feira inicia a exposição de urnas arqueológica encontradas no ano passado no interior de Itapiranga. Destaca que em linha Aparecida, no mês de fevereiro de 2019 foi localizado um conjunto funerário com vasilha de argila e tampa. Já em julho do ano passado, em Sede Capela, foi achado uma vasilha sem vestígio que tenha sido usada para enterro de uma pessoa. A urna também não possuía tampa.

A arqueóloga explica que as peças foram restauradas na sede da Uno Chapecó e ficarão à disposição da comunidade de Itapiranga por no mínimo seis meses em um trabalho de parceria com o museu. MIRIAN CARBONERA destaca ainda que as três peças estão acompanhadas de informações uteis para as pessoas entenderem a importância da exposição. O CEOM, realizou ontem o transportes das peças consideras extremamente frágeis e que exigem muito cuidado no manuseio. A arqueóloga avalia que as urnas devem ser de uma época entre 500 e mil anos atrás. A arqueóloga chama atenção que a falta de material com carvão dificulta estabelecer uma data com maior precisão da fabricação das urnas. Após a exposição no museu de Itapiranga as peças voltam para a sede do Ceom, em Chapecó. A exposição foi organizada, a partir de um edital estadual de estimulo a cultura.

Região próximo ao Rio Uruguai é rica em objetos antigos. A arqueóloga MIRIAN CARBONERA, explica que existiram dois momentos de ocupação antes da chegada do homem branco. Estudos apontam que no período de 10 a 12 mil anos ocorreu a primeira colonização e a partir de dois mil anos atrás novos grupos que já eram agrícolas e produziam milho e outras culturas além da caça e pesca, habitaram a região. Conforme a arqueóloga, eram sociedades com grande quantidade de habitantes. Ela cita a grande quantidade de objetos encontrados a partir da colonização em 1926. Reforça que estes objetos fazem parte do patrimônio da humanidade e contribuem para contar as história da região. MIRIAN CARBONERA elogia a postura das famílias que preservam objetos localizados como no caso de MARLENE e VALDEMAR SCHOENHALS de Sede Capela, além da família de TARCISIO TERNUS de linha Aparecida, ambas no interior de Itapiranga.

Duas mulheres sofrem ferimentos em acidentes com moto em Itapiranga. Os acidentes aconteceram por volta das nove horas da manhã desta quarta-feira, na rótula da praça dos Pioneiros. A reportagem da Rádio Itapiranga conversou com o namorado da mulher de 29 anos. Ele contou que ela estava sozinha em uma Honda Biz e teria perdido o controle devido a pista molhada. No local estão sendo realizadas obras. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga e encaminhada ao hospital. Minutos antes o Corpo de Bombeiros atendeu outro acidente na Avenida Beira Rio. Uma mulher de 27 anos sofreu fraturado no fêmur da perda esquerda em choque entre motocicleta Bis e caminhão guincho. Ela foi levada ao Hospital Sagrada Família e posteriormente transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Incêndio atinge área de reflorestamento no interior de Itapiranga. Foi por volta das 16 horas e 45 minutos de ontem, em área de reflorestamento de eucalipto na Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros constatou que aproximadamente um hectare da área foi consumida pelo fogo. Foram salvos aproximadamente sete hectares da área de reflorestamento com uso de aproximadamente cinco mil litros de água para extinção do fogo e rescaldo. A guarnição ainda auxiliou na retirada de um bovino que caiu dentro de uma esterqueira na tentativa de fugir do fogo. O proprietário relatou que o fogo saiu do controle após queimar lixo próximo ao local do incêndio.

Acusado de feminicídio está sendo julgado em Itapiranga. JEFERSON RECKZIEGEL, 33 anos, morador de Campo Novo, Rio Grande do Sul é réu pelo assassinato de CRISTIANE ARENHAD, 37 anos. O Crime ocorreu exatamente há um ano, no dia 25 de novembro de 2019, no Bairro Jardim Bela Vista. A sessão do júri, presidida pelo juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES está ocorrendo, na sede da Assemit, a Associação Empresarial de Itapiranga. A sentença deve ser divulgada no inicio da tarde desta quarta-feira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.