O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A China lançou, na tarde de segunda-feira, uma sonda à Lua para coletar rochas, na primeira operação do tipo em mais de 40 anos. O foguete "Longa Marcha 5" lançou a sonda do centro de lançamento espacial que fica no sul do país. A sonda chinesa deve pousar na Lua no final de novembro. A devolução das amostras à Terra deve ocorrer no começo ou em meados de dezembro. No início de 2019, o país conseguiu pousar uma nave no lado oculto lunar, uma novidade mundial.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta terça-feira um plano de flexibilização do lockdown no país a partir deste sábado. Os franceses estão em confinamento quase total desde o fim de outubro, após os números do coronavírus aumentarem. MACRON também afirmou que o início da vacinação contra a Covid-19 na França deve começar no fim de dezembro ou em janeiro. Segundo o presidente, a imunização não será obrigatória.
O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, passará a receber os relatórios de inteligência que são enviados a DONALD TRUMP. A decisão foi tomada pela Casa Branca. Esses relatórios passados ao presidente incluem informações confidenciais sobre segurança nacional e ameaças à paz tanto nos Estados Unidos quanto no mundo. A página oficial do time do democrata, inclusive, recebeu o direito de usar .gov, o que sinaliza a oficialização da vitória de BIDEN.
O Brasil precisa chegar a 2033 com 99 por cento de sua população atendida com água tratada e com 90 por cento coleta e tratamento de esgoto. Essas metas fazem parte da Lei do Saneamento Básico, sancionada em julho. Para serem atingidas, no entanto, 24 estados precisam ampliar seus investimentos em saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil. O estudo aponta que 89 por cento da população de Santa Catarina tem água tratada e 24 por cento com coleta de esgoto. No Plano de Saneamento Básico, promulgado em 2013, as metas previam investimentos de 148 bilhões em abastecimento de água e 224 bilhões em esgotamento sanitário ao longo de 15 anos.
O Tribunal Superior Eleitoral identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, esses doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de 54 milhões e 500 mil reais. O levantamento foi concluído na segunda-feira pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal. As informações fazem parte de um cruzamento de um banco de dados de seis órgãos federais, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Ministério Público Eleitoral. Segundo os técnicos, a análise do auxílio emergencial impactou significativamente o total de doações e pagamentos com suspeitas de irregularidades.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, concluiu nesta terça-feira o voto na ação que quer que o governo seja obrigado a apresentar em 30 dias o plano de vacinação contra a Covid-19. O voto é a favor da definição desse prazo. Se o voto do ministro for acompanhado pelos demais, o prazo passa a valer a partir da notificação, ao governo, do resultado do julgamento. Ao todo, o STF analisa quatro ações relacionadas à futura vacina contra a Covid. O julgamento de duas dessas ações, entre as quais a que define o prazo para apresentação do plano, está marcado para quatro de dezembro. LEWANDOWSKI decidiu antecipar o voto.
O Tribunal de Julgamento do impeachment decide nesta sexta-feira se CARLOS MOISÉS será retirado definitivamente do cargo de governador de Santa Catarina, ou se retorna à cadeira após um mês de afastamento. O julgamento decisivo está marcado para as nove horas da manhã e ocorrerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Se o tribunal decidir que houve crime, MOISÉS será retirado do cargo de governador e também poderá perder os direitos políticos. Caso a decisão seja por inocentar o governador, ele volta ao cargo que estava sendo ocupado interinamente pela vice, DANIELA REINEHR. O caso será votado pelos dez integrantes da comissão mista: cinco deputados e cinco desembargadores.
A governadora DANIELA REINEHR suspendeu nesta terça-feira o ato que autorizava o pagamento do aumento salarial dos procuradores do Estado. O tema é o alvo da denúncia do processo de impeachment que afastou CARLOS MOISÉS DA SILVA e será definitivamente julgado na Alesc na próxima sexta-feira. Além disso, a suspensão ocorre um dia antes do Tribunal de Justiça julgar se os procuradores podem ou não receber o aumento. Por decisão do Tribunal de Contas do Estado, o pagamento foi suspenso em fevereiro deste ano. Por isso, os procuradores não estão recebendo o valor. Na prática, a decisão de DANIELA extingue o ato inicial e pode encerrar a questão judicial em discussão no TJ.
Subiu para 13 o número de regiões de Santa Catariana com risco gravíssimo para coronavírus. Esse é o quadro do novo mapa do governo do Estado divulgado nesta quarta-feira. Outras três regiões estão em nível grave, na cor laranja. O novo mapa aponta um agravamento da situação em relação à semana passada, quando eram três regiões em alerta gravíssimo e 13 em situação grave. Nesta semana, a situação se inverteu. Apenas as regiões Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai e Extremo Oeste estão na bandeira laranja. O mapa de classificação de risco é divulgado semanalmente pelo governo catarinense. Os níveis de risco, gravíssimo, grave, alto e moderado, são calculados a partir da combinação de fatores como transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos de coronavírus em cada região.
Campo Erê confirma a primeira morte por Covid-19. A saúde pública do município informa que o idoso de 81 anos, estava internado no Hospital da Fundação em São Lourenço do Oeste. Ele estava internado já há alguns dias e morreu nessa madrugada com suspeita de coronavírus. Exame foi coletado e confirmou que a morte foi devido ao vírus. A família CECHETTI autorizou a divulgação do nome, é seu ANGELO CECHETTI que era bastante conhecido na cidade. Seu sepultamento ocorreu no início da manhã de hoje, seguindo todas as recomendações para casos assim.
Campo Erê tem mais de 30 casos ativos de coronavírus. A afirmação é da coordenadora da vigilância em saúde. De acordo com ela, o último boletim divulgado no final da tarde de ontem, aponta que o município já teve ao todo, 157 casos da doença. Desses 157, 32 estão se recuperando, 84 coletaram exame e aguardam o resultado e 116 estão sendo monitorados pela equipe de saúde. Agora, Campo Erê tem também um óbito confirmado.
Federação Catarinense de Municípios busca acordo para comprar vacina CoronaVac para os municípios de Santa Catarina. A informação é do diretor executivo da FECAM, DIONEI DA SILVA. Conforme ele, todas as medidas já tomadas foram paliativas e preventivas, porém, a vacina é a única solução eficiente.De acordo com ele, a preocupação da Federação é com a agilidade a partir da definição de uma vacina contra a Covid-19. Segundo DIONEI, a FECAM está trabalhando num protocolo de intenções que visa colocar o estado no radar de um dos fabricantes dessa ou de qualquer outra vacina.
Ação desenvolvida pela Fecam visa agilizar a compra das vacinas assim que a Anvisa aprovar o material. Segundo o diretor executivo, a partir desse trabalho, os municípios que tenham interesse poderão estar comprando com antecedência para imunizar os profissionais da Saúde e os grupos de risco. Ele reforça que objetivo é proporcionar agilidade na compra, evitando que os 295 municípios de Santa Catarina fiquem esperando a definição por parte do Ministério da Saúde.
Protocolo de intenções feito pela FECAM quer colocar Santa Catarina numa lista de prioridade para receber a vacina contra o coronavírus. A explicação é do diretor executivo da Federação, DIONEI DA SILVA. Ele comenta que esse protocolo não obriga os municípios a realizarem a compra, mas sim, garante uma possibilidade de ter uma vacina de forma mais rápida. Ele diz que a decisão da aquisição ou não da vacina será de cada prefeito e os mesmos vão definir quais serão os primeiros grupos a serem vacinados.
A CoronaVac e outras vacinas têm em comum os ingredientes vindos da China, porém, as teorias devem ser deixadas de lado e a ciência deve ser respeitada. A declaração é do diretor executivo da FECAM, DIONEI DA SILVA. Ele ressalta que os municípios catarinenses só terão acesso ao medicamento após a liberação da Anvisa. O profissional salienta que a Federação está atenta a essa questão e lembra que a entidade já cobrou e auxiliou de maneira significativa o governo do Estado em ações para evitar maiores prejuízos com a pandemia. DIONEI confirma que a grande intenção da FECAM é possibilitar aos municípios maior segurança para que todos possam voltar as atividades tradicionais o mais rápido possível.
Dez por cento da produção de água da Casan de Campo Erê vai para Anchieta. De acordo com ARENOR WAGNER – gerente da companhia em Campo Erê, o nível do reservatório do município é bom, e por isso consegue fornecer água para outros. Conforme ele, atualmente a produção de água da Casan de Campo Erê é de cerca de um milhão e 800 mil metros cúbicos. Frisa que a captação segue a mesma, porém o tempo de coleta aumentou, funcionando 24 horas por dia. O gerente explica ainda que essa água não é vendida, mas é cedida a Anchieta por sistema de “Exportação”.
Água fornecida para Anchieta supre 80 por cento da demanda do município. Os outros 20 por cento, segundo ARENOR, são captados no município mesmo, que consegue produzir de 150 a 210 metros cúbicos por dia. Informa que, comparado ao mesmo período do ano passado, a redução das chuvas chega a 700 milímetros, uma quantidade muito grande, que castiga a região. Comenta que a seca deve continuar por mais tempo, e faz um apelo à população que cuide da água, evite atividades não essenciais e economize ao máximo. Frisa que só assim vai ser possível evitar uma crise hídrica.
Anchieta busca reconhecimento como maior produtora de milho crioulo do Brasil. Conforme a secretária da administração, CAMILA BARONIO, a ideia é preservar as tradições na produção de alimentos, proteger a região nos aspectos culturais e econômicos, além de acessar mercados mais exigentes. Ela cita que estes são alguns dos benefícios proporcionados pelo levantamento da Indicação Geográfica.
Para diagnosticar o potencial, consultores do Sebrae Nacional estiveram em Anchieta. ANSELMO BUSS JUNIOR e HELINTON LUGARINI conheceram em Anchieta ações da Associação dos Pequenos Agricultores de Milho Crioulo Orgânico e Derivados e da Cooper Anchieta. Eles comentaram que o assunto já era debatido pela Epagri e UFSC, em diferenciar o município. A indicação visa uma “Denominação de Origem”. Segundo CAMILA quando os colonizadores chegaram, na década de 1950, trouxeram sementes para iniciar o cultivo do milho. A partir dali foi mantida a cultura, que foi expandida na década de 90.
Entidades incentivam a produção das sementes crioulas e a fabricação da farinha. CAMILA destaca que para fomentar o setor e aumentar a venda dos derivados é promovida a Festa Nacional das Sementes Crioulas, já realizada em sete edições. A primeira ocorreu em 2001 e contou com a participação de lideranças de vários estados e de outros países. Os visitantes vieram trocar experiências, conhecimentos e sementes. O evento foi organizado por movimentos sociais e em 2018 foi promovida pela Administração.
Muitas pesquisas universitárias foram realizadas para analisar as propriedades das sementes, localização, qualidade dos grãos e de que maneira o clima interfere na formação das plantas. CAMILA considera que estes estudos científicos contribuirão no reconhecimento de Anchieta como a principal produtora do Brasil. A produção abrange ainda Guaraciaba e Palma Sola. As entidades preveem a expansão das sementes de milho e pipoca crioula.
ADILSON ESPERANÇA se reelege para o legislativo de São Lourenço do Oeste. Eleito para mais um mandato na câmara, o vereador agradece a DEUS e a todos os munícipes que confiaram e o escolheram para depositar seu voto. Comenta que uma eleição é sempre uma surpresa, porém acreditava que conseguiria mais uma vez. De acordo com ele, o bom trabalho, esforço e dedicação que teve como vereador foram os principais motivos que fizeram com que fosse escolhido para voltar a ocupar uma cadeira a partir de janeiro.
Reeleição é devido a dedicação no primeiro mandato. ADILSON ESPERANÇA acredita que fez um bom trabalho nos últimos quatro anos, e por isso foi escolhido mais uma vez para compor a Câmara de Vereadores. O vereador reeleito em São Lourenço garante que vai orgulhar todos aqueles que votaram nele. Destaca que vai trabalhar mais uma vez com esforço e dedicação, para que quem confiou nele não se arrependa da sua escolha para o legislativo.
Nascido em Campo Erê é o novo prefeito de Flor da Serra do Sul. VALMOR FELIPE JUNIOR, que na campanha era chamado JUNIOR VETERINÁRIO, fez 2 mil 503 votos. Deu mil e 97 votos de diferença para o segundo colocado. Diz que nunca tinha sido candidato e seu nome foi ganhando força naturalmente. Página da política está virada porque o novo capítulo, agora, é trabalhar para melhorar Flor da Serra, diz ele. VALMOR tinha certeza da vitória mas não imaginava uma diferença tão grande.
Veterinário da prefeitura não concordava como Flor da Serra era administrado. JUNIOR vinha se preparando para ser prefeito do seu município. Ele vem de uma família de político de Marmeleiro e Campo Erê e a 4 anos já tinha sido convidado para ser candidato a vice, mas não se sentia preparado. Admite que a partir de janeiro terá muitos desafios. Fala em levar novas oportunidades de emprego para sua cidade. A saúde pública também será prioridade no seu governo.
VALMOR FELIPE JUNIOR será um prefeito parceiro e aberto para o povo. Salienta que não faltará honestidade e transparência, do início ao fim. O veterinário faz questão de dizer que fez sua campanha sem nenhuma promessa de cargo para ninguém. Ele está reunindo o grupo de coordenação para começar a definir nomes que irão formar o governo. O novo prefeito tirou licença do trabalho na prefeitura e ele próprio quer participar da transição. JUNIOR prefere manter sigilo nossa nomes e logo quer viajar para Curitiba e Brasília.
ROTAM apreende pistola em Marmeleiro. Por volta das 22 horas de ontem, a equipe ROTAM fazia patrulhamento em Marmeleiro, quando abordou um veículo estacionado na Avenida Macali. O motorista se identificou como sendo advogado e em revista no veículo foi encontrada uma pistola Taurus, calibre 380, com 13 cartuchos. Ele foi detido por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à 19ª Subdivisão de Polícia em Francisco Beltrão.
Vazamento de gás provoca princípio de incêndio. Por volta das 11 horas e 50 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Anchieta foi chamada até a Rua Afonso Alves, Bairro Novo Lar, para atender a um incêndio numa casa. Chegando no local foi confirmado um princípio de incêndio que se formou com vazamento do botijão de gás. Segundo relato dos moradores da casa, com ação conjunta dos vizinhos foi controlado o fogo e retirado o botijão para fora da residência. Não foi necessária a utilização de água. Houve danos de pequena monta no forro e na parte elétrica. Não houve vítimas na ocorrência e o local foi isolado para perícia.
Princípio de incêndio danifica galpão. Os bombeiros de Anchieta foram mobilizados para atendimento de outro incêndio na tarde de ontem, por volta das 14h15, na linha Primeirinha, no interior de Romelândia. No local a equipe foi acionada para combater o fogo em um galpão de uma propriedade. Chegando ao local a equipe verificou que se tratava de princípio de incêndio em uma estrutura de aproximadamente 360 metros quadrados.Populares com bombas costais já haviam controlado as chamas.Foram gastos cerca de mil litros de água no combate e rescaldo.Não houve vítimas.
Polícia realiza grande operação após fuga de abordagem. Uma equipe da Polícia Federal tentou abordar um Jetta emplacado em Chapecó. Foi no início da tarde de ontem na BR-280. O motorista fugiu sentido a Marmeleiro. Houve acompanhamento policial e já na cidade de Marmeleiro o condutor entrou numa estrada de chão, onde a viatura da PRF acabou capotando. O condutor do veículo deu continuidade a fuga e acabou abandonando o carro. De acordo com a PRF, os agentes sofreram apenas escoriações leves e foram levados para atendimento médico. Equipes do 21º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina com uso de helicóptero da Polícia Civil realizam as buscas ao fugitivo. Um suspeito chegou a ser visto nas proximidades do KM-6 em Marmeleiro, mas não foi localizado.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.