-PREÇOS SOBEM 0,54% EM OUTUBRO COM DISPARADA DA ENERGIA ELÉTRICA
-ALESC APROVA OBRIGATORIEDADE DE TESTE QUE DETECTA A AME EM RECÉM-NASCIDOS
-TEMPORAL PROVOCA QUEDAS DE ARVORES E DESTELHAMENTOS EM CIDADES DA REGIÃO
-VEREADORES APROVAM DOIS PROJETOS QUE AMPLIAM DIREITOS DAS MULHERES
-LIDERANÇAS E MORADORES PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ORÇAMENTO DE 2025
-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE SUSPEITO DE ESTUPRO
-VEÍCULO CAI DE BALSA E MOTORISTA DE 51 ANOS MORRE NO RIO URUGUAI
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
A Inteligência militar da Ucrânia disse, nesta quinta-feira que as primeiras unidades norte-coreanas foram enviadas para a região de Kursk, na fronteira do país com a Rússia, onde forças ucranianas fizeram uma incursão. A declaração, feita no canal Telegram da agência, disse que cerca de 12 mil soldados da Coreia do Norte, incluindo 500 oficiais e três generais, já estão na Rússia, e o treinamento das tropas está ocorrendo em cinco bases militares. Em discurso nesta quinta, após a cúpula do Brics, na Rússia, o presidente russo VLADIMIR PUTIN não negou as alegações de que a Coreia do Norte enviou tropas para a Rússia, mas disse que cabe a Moscou executar sua cláusula de defesa mútua com Pyongyang.
Mais de 800 milhões de dólares, o equivalente a quatro bilhões e meio de reais, em ajuda humanitária para o Líbano foram arrecadados em uma conferência internacional em Paris. O anúncio é do ministro das Relações Exteriores da França, JEAN-NOËL BARROT. A conferência, iniciada pelo presidente francês, EMMANUEL MACRON, que doou 600 mil, reuniu países parceiros do Líbano, as Nações Unidas, a União Europeia e organizações internacionais, regionais e da sociedade civil. O Líbano está sofrendo pesados bombardeios desde o dia 23 de setembro, quando o Exército de Israel começou uma ofensiva contra redutos do Hezbollah no sul do país e nos subúrbios da capital, Beirute.
A Venezuela publicou um comunicado criticando o Brasil pelo veto ao ingresso do país no Brics. No texto, o regime de Nicolás Maduro compara as políticas do governo LULA às de BOLSONARO e diz que o Itamaraty reproduz "o ódio, a exclusão e a intolerância promovidos pelos centros de poder ocidentais". País aspirante a integrar o Brics, a Venezuela ficou de fora da lista se tornar parceiro do bloco econômico que tem Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul como países principais. O principal tema da cúpula de Kazan foi a entrada de novos países no bloco, na categoria recém-criada de "Estados parceiros". Eles poderão participar dos encontros, mas não terão direito a votar temas caros ao bloco, por exemplo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal EDSON FACHIN marcou para nove de dezembro uma audiência pública para debater a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. Na audiência, o ministro vai colher informações para balizar seu voto sobre a chamada uberização das relações de trabalho. Devido ao recesso de fim de ano no STF, o caso deve ser julgado pela Corte somente em 2025. O principal processo que trata do assunto foi protocolado pelo Uber. A empresa considera inconstitucionais as decisões do Tribunal Superior do Trabalho que reconheceram a relação de emprego da plataforma com um motorista do aplicativo. A decisão tomada terá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15 — considerado a prévia da inflação oficial do país — registrou uma alta de zero vírgula 54 por cento nos preços em outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. A alta foi puxada pelo forte avanço de uma vírgula 72 por cento no grupo de Habitação, influenciado sobretudo pela disparada de cinco vírgula 29 por cento nos preços da energia elétrica residencial. O grupo teve o maior impacto sobre o indicador no mês, com zero virgula 26 pontos percentual. A energia, que também foi o maior problema do IPCA-15 e da inflação cheia de setembro, ficou ainda mais cara em outubro, quando a bandeira tarifária vermelha patamar 2 passou a valer.
A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira contra vendas de sentenças no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul apreendeu cerca de quatro milhões de reais em espécie e 40 armas. De acordo com fontes da Polícia Federal, somente na casa do desembargador aposentado JÚLIO ROBERTO SIQUEIRA CARDOSO, foram apreendidos dois milhões e 700 mil dinheiros vivo. A Polícia Federal investiga possíveis crimes de corrupção nas vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Com base na investigação da PF, o STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas dos servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.
Os temporais que atingiram Santa Catarina na tarde desta quinta-feira causaram estragos em diversas cidades. Segundo a Defesa Civil do Estado, em boa parte do território, os ventos registraram velocidades entre 60 e 80 quilômetros por hora. Laguna, no Litoral Sul do Estado, no entanto, enfrentou rajadas de 100 quilômetros horários. Os fortes ventos, com chuvas intensas e até granizo, causaram destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias localidades. Cerca de 110 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no Estado, segundo o sistema da Celesc. De acordo com a companhia, mais de 300 equipes foram acionadas para tentar solucionar os problemas.
A realização do teste para a detecção da Atrofia Muscular Espinhal em recém-nascidos pode ser obrigatória em Santa Catarina. Os deputados estaduais aprovaram em plenário, nesta quarta-feira o projeto de lei, apresentado pelo deputado JAIR MIOTTO do União, que determina que os hospitais e maternidades da rede pública estadual de saúde façam o 'Teste Molecular de DNA" em bebês, para o diagnóstico precoce da deficiência. A medida se aplica também aos hospitais e maternidades particulares subvencionados pelo Estado. A iniciativa prevê que a coleta do material, que é feita por meio do Teste do Pezinho, seja efetuada na sala de parto ou no berçário do estabelecimento de saúde, por profissional devidamente habilitado. O projeto segue para sanção do governador.
O Governo de Santa Catarina e a República Dominicana consolidaram nesta quinta-feira uma parceria estratégica que vai impulsionar o desenvolvimento sustentável em diversas áreas. A cerimônia para a assinatura do memorando de entendimento, realizada na sede da Embaixada da República Dominicana em Brasília, contou com a presença do governador JORGINHO MELLO e da embaixadora da República Dominicana no Brasil, PATRÍCIA VILLEGAS. As áreas de atuação contempladas são turismo, comércio exterior, educação, ciência e tecnologia, meio ambiente, cultura, além da troca de experiências em áreas como segurança pública e gestão administrativa. Com a assinatura do acordo, os dois países se comprometem a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns como a promoção do turismo sustentável; o fortalecimento do comércio exterior; desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.
O Peperi Debates deste sábado vai concluir a série de programas para avaliar os resultados e as consequências da eleição para a câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. O programa vai discutir as causas do aumento de mulheres no legislativo, a eleição de 10 vereadores da coligação do prefeito eleito e o que a população pode esperar dessa nova composição da câmara. Neste sábado, o debate vai reunir os vereadores eleitas pelo PSD, SISSE VELOSO e pelo PL, MARLI DA ROSA, além do vice-prefeito eleito e atual vereador, CARLOS AGOSTINI. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o delegado da Polícia Civil, LUCAS ALMEIDA. Ele é titular da delegada de Pinhalzinho, mas atua no plantão de diversas delegacias da região. LUCAS vai falar sobre os crimes que mais preocupam a Polícia Civil na região, como os golpes que vem sendo ampliados, e a estrutura policial para enfrentar a criminalidade. O Peperi Rádio Repórter começas as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o delegado LUCAS ALMEIDA está programada para as 11 e meia da manhã.
O Hospital Regional do Extremo-oeste realizou, na última semana, uma roda de conversa com os representantes dos postos de saúde de São Miguel do Oeste. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas relacionadas ao agendamento de consultas e exames. Desde julho deste ano, os agendamentos passaram a ser realizados exclusivamente pelos postos de saúde, substituindo o sistema anterior que permitia agendamentos por telefone ou presencialmente no hospital. Agora, os pacientes devem se dirigir ao seu posto de saúde para marcar o dia e horário do atendimento no Hospital Regional. De acordo com a unidade, o evento foi uma oportunidade importante para alinhar informações e garantir que a população tenha acesso claro e preciso aos serviços de saúde disponíveis.
Estão abertas até terça-feira da semana que vem as inscrições para seleção de bolsistas de estímulo à inovação, que atuarão a partir de janeiro de 2025 no Programa Agentes Locais de Inovação, nas modalidades de Produtividade e Rural. Ao todo são 115 vagas no Estado, sendo 18 para a região oeste catarinense. O valor da bolsa mensal é de cinco mil. Os municípios para base de atuação são: Chapecó, Concórdia, Iporã do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As inscrições podem ser feitas na agencia local do Sebrae ou pelo site do Sistema de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Santa Catarina.
A Cooperativa de Especialidades Médicas de Trabalho de Santa Catarina vai realizar, nesta sexta-feira, um evento sobre medicina e segurança do trabalho em São Miguel do Oeste. O encontro é gratuito e vai acontecer as sete horas da noite no hotel Figueiras. Ao todo serão abordados três assuntos. O primeiro será sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e será ministrado pelo médico GERSON WEISSHEIMER. A segunda palestra sobre ruído e perda auditivo será com RUY NEUMANN. O terceiro assunto sobre NR-12, NR-13 e amônia será abordado por UÓRANI GASPODINI. As vagas são limitadas e o evento conta com o apoio do SESI.
Um temporal com fortes ventos e chuva atingiu a cidade de Descanso nesta quinta-feira provocando estragos e transtornos para a população. O Bairro Vila Real foi um dos mais afetados, com quatro casas e uma igreja destelhada. Além disso, a queda de árvores provocou bloqueios em várias vias da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as guarnições registraram três ruas bloqueadas em razão de arvores caídas. Foi realizado o corte das árvores e realizado a limpeza e desobstrução das vias. A Defesa Civil do município distribui lonas para a cobertura provisória das residências atingidas.
O temporal que atingiu o Extremo Oeste catarinense nesta quinta-feira causou a interrupção de energia em diversas cidades. De acordo com a Celesc, mais de nove mil consumidores ficarem sem energia elétrica no começo da tarde de ontem. Cidades como Guaraciaba, Iraceminha, Cunha Porã, Caibi e São Miguel do Oeste foram afetadas. Segundo o gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMÓRBIDA, cerca de 85 por cento da região foi impactada, com quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica. As equipes da Celesc trabalhando até a noite de ontem para restabelecer o fornecimento de energia.
Os vereadores aprovaram nas sessão desta quinta-feira uma moção de apelo para que o Dnit faça a imediata contratação dos serviços licitados para as obras de recuperação da BR-163, avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O pedido é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele afirmou que é de conhecimento público a situação da rodovia, especialmente no trecho que corta o município. De acordo com NINI, as condições de trafegabilidade são insatisfatórias, com milhares de veículos e caminhões transitando diariamente pela via. Segundo o vereador, diversas medidas paliativas foram adotadas para amenizar essa situação, mas nenhuma delas abordou o problema de maneira definitiva. A moção será encaminhada a superintendência do DNIT no estado.
Durante a sessão do poder legislativo de ontem, os vereadores apresentaram e aprovaram dois requerimentos de informações. Um deles, da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, solicita informações sobre os uniformes escolares. A vereadora questiona se os uniformes estão sendo disponibilizados e quais são os estudantes que estão recebendo. MARIA TEREZA também está perguntando qual o custo dos uniformes para o município e em que período estão sendo fornecidos. O requerimento é destinado ao prefeito e à secretária de Educação.
O segundo requerimento de Informação que passou pelo plenário na noite de ontem é de autoria dos vereadores PAULO DRUMM, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA, MARIA TEREZA CAPRA, VANIRTO CONRAD e NINI VALNIR SCHARNOSKI. Eles solicitam informações sobre o diagnóstico socioambiental. Os vereadores ressaltam que no mês de maio, o prefeito informou a Câmara que a Secretaria de Planejamento e a empresa contratada estariam trabalhando para atender as solicitações de ajustes do diagnóstico socioambiental requeridas pelo Condema, o Conselho de Meio Ambiente. Os autores do requerimento questionam qual o prazo de conclusão do diagnóstico socioambiental e solicitaram uma cópia do documento. O pedido foi aprovado por maioria dos vereadores presentes, com voto contrário de VILMAR BONORA.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, durante a sessão desta quinta-feira, uma série de projetos de lei. Uma das matérias que passou pelo plenário do legislativo, de autoria de MARIA TEREZA CAPRA do PT, assegura o direito de atendimento com a presença de um acompanhante a toda mulher, durante a realização de serviço de saúde, público ou privado, no município. O projeto assegura às mulheres o direito de estarem acompanhadas por pessoa de sua livre escolha. Ainda, prevê que nos casos em que a paciente precisar de qualquer tipo de sedação, a presença de acompanhante torna-se obrigatória. O texto prevê a obrigação de os estabelecimentos informarem ao público sobre esse direito, em forma escrita ou verbal. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Outro projeto aprovado pelos vereadores da noite de ontem institui o Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar no município de São Miguel do Oeste. O programa trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violências e grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres. O texto, que também é de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, prevê atendimento psicossocial promovido por profissionais capacitados com relação a temática violências contra as mulheres, gênero e masculinidades; atendimentos através de grupos reflexivos e acompanhamento e busca ativa através de visitas domiciliares. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na sessão e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste realizou uma Audiência Pública para discutir a elaboração do orçamento de 2025 na noite desta quinta-feira. O ato, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, teve a participação de lideranças locais, representantes de escolas e a comunidade em geral. O prefeito WILSON TREVISAN e o vice-prefeito e prefeito eleito EDENILSON ZANARDI coordenaram a audiência ouvindo sugestões e discutindo prioridades para o próximo ano. TREVISAN explicou que o orçamento segue as diretrizes do Plano Plurianual e que os ajustes feitos visam atender às demandas atuais dos moradores, mas sempre respeitando o equilíbrio fiscal. O projeto de lei do orçamento será enviado para os vereadores até a próxima quinta-feira.
Nem sempre é possível atender a todos os pedidos, mas o município recebeu um bom suporte do governo estadual, o que permitiu realizar investimentos expressivos. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. O prefeito eleito, EDENÍLSO ZANARDI reforçou que as audiências públicas continuarão sendo uma prática no novo governo. Ele destacou que algumas mudanças foram sugeridas para o próximo orçamento, como aumento de investimentos em áreas essenciais como saúde e educação. ZANARDI comentou que essas mudanças são importantes para garantir o crescimento do município e atender melhor a população.
A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira cumpriu nesta quinta-feira mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário da Comarca contra um rapaz de 31 anos pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com a Polícia, o suspeito ofereceu bebidas alcoolicas para a vitima de 18 anos durante um evento no interior do município no dia oito de setembro. A mulher perdeu os sentidos e o estupro somente foi constatado no dia seguinte quando a vítima acordou. Ela foi encaminhada por familiares ao hospital e ao IML para realização do laudo de conjunção carnal, onde foi constatado o estupro. A Polícia Civil abriu inquérito e pediu a prisão preventiva do suspeito que foi deferida elo judiciário. Ele conduzido à unidade prisional de São José do Cedro.
Um acidente envolvendo uma moto XRE, de Belmonte, e um Uno, de Descanso, deixou uma mulher ferida na noite desta quinta-feira. A colisão ocorreu por volta das oito e 45 nas proximidades do CTG Candeeiro do Oeste, na SC-496, em Descanso. A vítima, que estava na motocicleta, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso com escoriações e suspeita de fratura no pé esquerdo. A condutora do carro não sofreu ferimentos.
Um veículo invadiu uma farmácia no final desta quinta-feira no centro de Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta das 11 horas na Rua Treze de Maio. O veículo envolvido é de câmbio automático e a condutora teria perdido o controle da direção. O carro avançou sobre a calçada, quebrou as portas de vidro e invadiu o estabelecimento. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, porém apesar dos danos de grande monta, ninguém se feriu.
Uma Fiorino, placa de Tiradentes do Sul no Rio Grande do Sul, passou pela balsa de Itapiranga e caiu no Rio Uruguai na tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das três e 45. De acordo com os relatores de funcionários da balsa e usuários, o motorista entrou na barca e acabou acelerando o carro. O veículo rompeu as cancelas que ficam na cabeceira e caiu no rio. O Corpo de Bombeiros foi chamado e retirou o corpo da vítima, de 51 anos. O Delegado responsável pelo caso, SANDRO ZANCANARO, informou que será instaurado um inquérito policial para avaliar as circunstancias do fato. Ele disse que duas pessoas que estavam na balsa já prestaram depoimento.