-PREÇOS SOBEM 0,54% EM OUTUBRO COM DISPARADA DA
ENERGIA ELÉTRICA.
-ALESC APROVA OBRIGATORIEDADE DE TESTE QUE
DETECTA A AME EM RECÉM-NASCIDOS.
-SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO OFERECE
CAPACITAÇÃO MENSAL AOS PROFESSORES.
-MESMO SEM CASOS DE POLIOMIELITE HÁ MAIS DE 30
ANOS, CUIDADOS AINDA SÃO NECESSÁRIOS.
-PARA RESPONSÁVEL PELA INFRAESTRUTURA NA REGIÃO,
OBRAS DA 305 PODERIAM ESTAR MAIS ADIANTADAS.
-MORRE EX-PREFEITO DE QUILOMBO E DE CHAPECÓ AOS
100 ANOS.
-CONDUTOR FICA FERIDO AO COLIDIR VEÍCULO EM
ESTABELECIMENTO COMERCIAL.
-ASSALTANTE BALEADO EM TENTATIVA DE ROUBO TEM
ALTA DO HOSPITAL E JÁ ESTÁ NA PRISÃO.
O tempo em Campo Erê apresenta-se com sol. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é 23 graus e décimos. Umidade relativa do ar é 64 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
A Inteligência militar da Ucrânia disse, nesta quinta-feira que as primeiras unidades norte-coreanas foram enviadas para a região de Kursk, na fronteira do país com a Rússia, onde forças ucranianas fizeram uma incursão. A declaração, feita no canal Telegram da agência, disse que cerca de 12 mil soldados da Coreia do Norte , incluindo 500 oficiais e três generais, já estão na Rússia, e o treinamento das tropas está ocorrendo em cinco bases militares. Em discurso nesta quinta, após a cúpula do Brics, na Rússia, o presidente russo VLADIMIR PUTIN não negou as alegações de que a Coreia do Norte enviou tropas para a Rússia, mas disse que cabe a Moscou executar sua cláusula de defesa mútua com Pyongyang.
Mais de 800 milhões de dólares, o equivalente a quatro bilhões e meio de reais, em ajuda humanitária para o Líbano foram arrecadados em uma conferência internacional em Paris. O anúncio é do ministro das Relações Exteriores da França, JEAN-NOËL BARROT. A conferência, iniciada pelo presidente francês, EMMANUEL MACRON, que doou 600 mil, reuniu países parceiros do Líbano, as Nações Unidas, a União Europeia e organizações internacionais, regionais e da sociedade civil. O Líbano está sofrendo pesados bombardeios desde o dia 23 de setembro, quando o Exército de Israel começou uma ofensiva contra redutos do Hezbollah no sul do país e nos subúrbios da capital, Beirute.
A Venezuela publicou um comunicado criticando o Brasil pelo veto ao ingresso do país no Brics. No texto, o regime de Nicolás Maduro compara as políticas do governo LULA às de BOLSONARO e diz que o Itamaraty reproduz "o ódio, a exclusão e a intolerância promovidos pelos centros de poder ocidentais". País aspirante a integrar o Brics, a Venezuela ficou de fora da lista se tornar parceiro do bloco econômico que tem Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul como países principais. O principal tema da cúpula de Kazan foi a entrada de novos países no bloco, na categoria recém-criada de "Estados parceiros". Eles poderão participar dos encontros, mas não terão direito a votar temas caros ao bloco, por exemplo.
-PREÇOS SOBEM 0,54% EM OUTUBRO COM DISPARADA DA
ENERGIA ELÉTRICA.
O ministro do Supremo Tribunal Federal EDSON FACHIN marcou para nove de dezembro uma audiência pública para debater a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. Na audiência, o ministro vai colher informações para balizar seu voto sobre a chamada uberização das relações de trabalho. Devido ao recesso de fim de ano no STF, o caso deve ser julgado pela Corte somente em 2025. O principal processo que trata do assunto foi protocolado pelo Uber. A empresa considera inconstitucionais as decisões do Tribunal Superior do Trabalho que reconheceram a relação de emprego da plataforma com um motorista do aplicativo. A decisão tomada terá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15 — considerado a prévia da inflação oficial do país — registrou uma alta de zero vírgula 54 por cento nos preços em outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. A alta foi puxada pelo forte avanço de um vírgula 72 por cento no grupo de Habitação, influenciado sobretudo pela disparada de cinco vírgula 29 por cento nos preços da energia elétrica residencial. O grupo teve o maior impacto sobre o indicador no mês, com zero virgula 26 ponto percentual. A energia, que também foi o maior problema do IPCA-15 e da inflação cheia de setembro, ficou ainda mais cara em outubro, quando a bandeira tarifária vermelha patamar 2 passou a valer.
A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira contra vendas de sentenças no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul apreendeu cerca de quatro milhões de reais em espécie e 40 armas. De acordo com fontes da Polícia Federal, somente na casa do desembargador aposentado JÚLIO ROBERTO SIQUEIRA CARDOSO, foram apreendidos dois milhões e 700 mil dinheiro vivo. A Polícia Federal investiga possíveis crimes de corrupção nas vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Com base na investigação da PF, o STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas dos servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.
-ALESC APROVA OBRIGATORIEDADE DE TESTE QUE
DETECTA A AME EM RECÉM-NASCIDOS.
Os temporais que atingiram Santa Catarina na tarde desta quinta-feira causaram estragos em diversas cidades. Segundo a Defesa Civil do Estado, em boa parte do território, os ventos registraram velocidades entre 60 e 80 quilômetros por hora. Laguna, no Litoral Sul do Estado, no entanto, enfrentou rajadas de 100 quilômetros horários. Os fortes ventos, com chuvas intensas e até granizo, causaram destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias localidades. Cerca de 110 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no Estado, segundo o sistema da Celesc. De acordo com a companhia, mais de 300 equipes foram acionadas para tentar solucionar os problemas.
A realização do teste para a detecção da Atrofia Muscular Espinhal em recém-nascidos pode ser obrigatória em Santa Catarina. Os deputados estaduais aprovaram em plenário, nesta quarta-feira o projeto de lei, apresentado pelo deputado JAIR MIOTTO do União, que determina que os hospitais e maternidades da rede pública estadual de saúde façam o 'Teste Molecular de DNA" em bebês, para o diagnóstico precoce da deficiência. A medida se aplica também aos hospitais e maternidades particulares subvencionados pelo Estado. A iniciativa prevê que a coleta do material, que é feita por meio do Teste do Pezinho, seja efetuada na sala de parto ou no berçário do estabelecimento de saúde, por profissional devidamente habilitado. O projeto segue para sanção do governador.
O Governo de Santa Catarina e a República Dominicana consolidaram nesta quinta-feira uma parceria estratégica que vai impulsionar o desenvolvimento sustentável em diversas áreas. A cerimônia para a assinatura do memorando de entendimento, realizada na sede da Embaixada da República Dominicana em Brasília, contou com a presença do governador JORGINHO MELLO e da embaixadora da República Dominicana no Brasil, PATRÍCIA VILLEGAS. As áreas de atuação contempladas são turismo, comércio exterior, educação, ciência e tecnologia, meio ambiente, cultura, além da troca de experiências em áreas como segurança pública e gestão administrativa. Com a assinatura do acordo, os dois países se comprometem a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns como a promoção do turismo sustentável; o fortalecimento do comércio exterior; desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.
-MESMO SEM CASOS DE POLIOMIELITE HÁ MAIS DE 30
ANOS, CUIDADOS AINDA SÃO NECESSÁRIOS.
-PARA RESPONSÁVEL PELA INFRAESTRUTURA NA REGIÃO,
OBRAS DA 305 PODERIAM ESTAR MAIS ADIANTADAS.
c
Show de talentos promove momento de interação com atendidos pelo Caps. VIVANE PRESTES coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Campo Erê lembra que a ação aconteceu ontem no Centro de Eventos. Pacientes tiveram a oportunidade de aprestar para colegas e seus familiares seus talentos e ainda os trabalhos que foram desenvolvidos até agora no Caps. Ela diz que a participação das famílias é importante pois assim os atendidos se sentem motivados por terem seus trabalhos reconhecidos. Esse foi o quarto evento realizado nesse ano reunindo os pacientes dos quatro município: Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Anchieta.
Eventos como o show de talentos são importantes para promover a conscientização da comunidade. A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Campo Erê VIVIANE PRESTES ressalta que infelizmente ainda existem muito preconceito com aqueles pacientes que frequentam o Caps. VIKA diz que essa é uma situação complicada e que muitas vezes é cultural.
A coordenadora reforça que a intenção de promover os eventos de interação social, é para que a comunidade também deixe o preconceito de lado.
Trabalho com música é realizado com frequência com pacientes do Caps. A professora de musicoterapia no Centro de Atenção Psicossocial de Campo Erê LUCIANA ROCHA ESCARAMBONI, percebeu que durante o dia a dia, os atendidos manifestavam muita vontade de se apresentar. Ela atende três grupos durante a semana com as aulas de música e foi assim que surgiu a ideia de criar o show de talentos do Caps unindo as pessoas dos municípios atendidos pela instituição. Além de promover a interação entre os atendidos, ela reforça que é importante para o desenvolvimento pessoal de cada um, elevando ainda a autoestima.
Pacientes já estão sendo preparados para festividades de fim de ano. A professora de musicoterapia do Centro de Atenção Psicossocial de Campo Erê LUCIANA ROCHA ESCARAMBONI, ressalta que agora ela já começa a ensaiar os atendidos com as músicas de natal. A ideia é sempre estimular a participação dos atendidos, fortalecendo principalmente a parte terapêutica. Ela garante que será um fim de ano de muita alegria e vivências entre todos as pessoas que recebem o atendimento no Caps de Campo Erê.
Natal Encantado 2024 de Campo Erê inicia semana que vem. De acordo com ROZANGELA MOCCELINI, secretária de educação cultura e turismo do município, as programações começam com um Espetáculo da Cultura na sexta-feira, dia primeiro de novembro. A atividade vai ser com os participantes do tempo integral e pró menor. Durante o mês mais eventos estão programados. Para dezembro, a secretária destaca que também já está tudo pronto. Todas as programações envolvem grupos e entidades de Campo Erê.
Pais não precisam mais formar filas em frente das escolas para matriculas. Quem reforça é ALEX TARDETTI, secretário de educação em São Lourenço do Oeste. Ele comenta que nos últimos dias está recebendo ligações frequentes de pais e responsáveis perguntando se é preciso formar filas nos portões dos educandários para vagas para o ano letivo de 2025. TARDETTI ressalta que há algum tempo era assim que funcionava, entretanto desde de 2017, existe um aplicativo, criado através da Secretaria de Educação que possibilita que as matriculas sejam feitas de forma online.
Existem vários critérios para matriculas na rede de educação de São Lourenço do Oeste. De acordo com o secretário de educação ALEX TARDETTI, dentro do aplicativo de matriculas, existe um regulamento que deve ser seguido. Entre ele, é preciso respeitar a questão de zoneamento, ou seja, estar morando em São Lourenço. Leva em consideração também a questão de renda familiar e número de filhos por família. Reforça que esses são inclusive critérios que o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente prevê. Quem não tem internet ou não conseguir realizar o processo de matricula de forma online pode procurar ajuda na Secretaria de Educação.
Santa Terezinha do Progresso oferece capacitação mensal aos professores. BETÂNIA GRAPSKI, secretária de Educação, explica que o município tem um projeto chamado LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Participam dos encontros professores de Santa Terezinha do Progresso, Bom Jesus do Oeste, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista e Romelândia. Uma professora é responsável por comandar o curso, que é realizado uma vez ao mês.
BETÂNIA ressalta que todos os educadores que participam do curso estão muito empenhados no desenvolvimento do projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ela acredita que esse projeto fará uma grande diferença na aprendizagem das crianças.
Santa Terezinha do Progresso não enfrenta problemas de evasão escolar. Segundo a secretária de Educação, BETÂNIA GRAPSKI, caso algum aluno falte por muitos dias à escola, a equipe pedagógica é responsável por avisar o responsável pelo estudante. Conforme ela, são poucos os casos em que é necessário acionar o Conselho Tutelar devido às faltas consecutivas de um aluno. É muito importante que os pais ajudem os filhos com as atividades escolares. Além disso, incentivar a leitura é um processo de muita relevância finaliza a secretária.
Mesmo sem casos de poliomielite há mais de 30 anos, cuidados ainda são necessários. O comentário é de SAMARA RONCHI, enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê. Ela lembra que ontem foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Em alguns países ainda existe o pólio vírus ativo, mas no Brasil já há bastante tempo não se tem mais casos, graças a vacinação. Reforça que por mais que seja uma doença erradicada, os cuidados e manter a vacinação em dia são pontos importantes. SAMARA lembra que a Polio é a paralisia infantil onde antigamente os infectados pela doença ficavam com dificuldade de movimentar membros inferiores, e consequentemente com sequelas para o resto da vida.
Imunização contra Poliomielite faz parte do calendário nacional de vacinação. O imunizante é aplicado aos dois, quatro e seis meses. SAMARA RONCHI enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, frisa que com um ano e três meses a criança recebe um reforço da vacinação contra a poliomielite. Aos quatro anos, o mesmo acontece. Conforme ela, até setembro, era aplicado em forma de “gotinha”, mas a partir do próximo mês não será mais dessa forma, e sim de maneira injetável. SAMARA diz que essa mudança acontece para que se tenha uma imunização mais eficaz. Em relação a reações pós vacinação, os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, pois são mínimas as reações nos menores.
Antigamente não existiam sistemas de registro tão eficazes quanto os de hoje em dia. SAMARA RONCHI diz que por esse motivo, não sabe se teve ou não casos de poliomielite em Campo Erê anos atrás. Entretanto ela comenta que existem possibilidades de existir pessoas que ficaram com alguma sequela dessa doença no município. A enfermeira coordenadora da vigilância em saúde reforça que para manter os casos de poliomielite erradicados é preciso que os pais e responsáveis sempre procurem a sala de vacinação para manter a caderneta de vacinação em dia.
Economia com o Plantio Direto começa com a diminuição dos gastos com maquinário. O pesquisador da área de manejo de solo da Epagri de Chapecó que atende a região, destaca que isso acontece pois com esse sistema não é mais preciso lavrar e nem mesmo gradear a lavora. Isso gera economia de combustível, lubrificantes para os equipamentos e principalmente de horas de trabalho. Para LEANDRO DO PRADO, o futuro da agricultura depende do Sistema de Plantio Direto para que se tenha uma sustentabilidade. Para incentivar o produtor, o governo de Santa Catarina tem políticas públicas de incentivo ao Plantio Direto.
Uma das medidas que o governo ajuda o agricultor é com o Kit Solo Saudável. LEANDRO DO PADRO destaca que o estado através da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina disponibiliza de maneira facilitada, a aquisição de plantas de cobertura do solo, por parte dos agricultores, para começar o Sistema de Plantio Direto. Para isso, o governo faz a intermediação por meio de técnicos da Epagri. LEANDRO frisa que profissionais estão espalhados por toda a região orientando os agricultores que queiram adotar o plantio direto em suas propriedades. Ele aproveita para lembrar que a Epagri de Santa Catarina não trabalha apenas com o Plantio Direto de milho, soja, feijão e outros do tipo, mas que ainda é pioneira no Plantio Direto de Hortaliças.
Para responsável pela Infraestrutura na região, obras da 305 poderiam estar mais adiantadas. EVERALDO DI BERTI se refere a construção do asfalto na SC que liga Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Contudo, os trabalhos estão dentro do cronograma de execução firmado entre o Governo do Estado e a Construtora Luiz Costa, do Rio Grande do Norte. O asfalto rígido deverá ser entregue no prazo de 24 meses. As equipes trabalham agora no alargamento das pistas e na abertura das terceiras faixas. 80 por cento dessa ação já foram executados. A próxima etapa vai ser colocação do pavimento de concreto, com maquinário apropriado.
Mesma empresa Luiz Costa está trabalhando no trecho Bom JesusPinhalzinho. Assim que concluir a obra, a pavimentadora será transferida para Campo Erê. Uma segunda máquina desse tipo, que está operando em outra região de Santa Catarina, também virá para a 305, para agilizar os trabalhos e poder entregar a obra antes do prazo. Quando as máquinas chegarem, as obras não devem passar de 6 meses. EVERALDO DI BERTI – da Infraestrutura regional admite que o trajeto de cerca de 30 quilômetros Campo Erê São Lourenço está com muitos buracos, que inclusive, estão provocando muitos prejuízos aos motoristas. É que a construtora contratada não trabalha com pavimento flexível. Quando chove os problemas nas pistas se agravam.
Prazo máximo para terminar a construção do asfalto na SC 305 é final do ano que vem. De acordo com EVERALDO DI BERTI, a Secretaria de Infraestrutura quer recuperar em 2025, as rodovias 157, 159 e 160 até metade do ano. O Governo Estadual quer recuperar todas as rodovias da nossa região. O coordenador regional diz que dinheiro para isso não vai faltar.
Morre ex-prefeito de Quilombo e de Chapecó aos 100 anos. ONÓRIO ROMANO ALBERTI, faleceu na manhã de ontem. A causa da morte não foi liberada. ALBERTI foi nomeado prefeito interino de Chapecó três vezes no ano de 1947. Também foi contador do município e de empresas privadas. Natural do Rio Grande do Sul, aos 14 anos ele chegou com a família na região do Passo do Bormann, em Chapecó, onde exerceu a função de escrivão de paz e aturou na criação do distrito de Marechal Bormann. Também foi suplente e assumiu o cargo de vereador durante dois anos em Chapecó. Ele ainda foi vereador entre 1969 e 1973 e prefeito do ano 76 até 1982 em Quilombo.
-CONDUTOR FICA FERIDO AO COLIDIR VEÍCULO EM
ESTABELECIMENTO COMERCIAL.
-ASSALTANTE BALEADO EM TENTATIVA DE ROUBO TEM
ALTA DO HOSPITAL E JÁ ESTÁ NA PRISÃO.
Condutor fica ferido ao colidir veículo em estabelecimento comercial. Um acidente foi registrado por volta das 6 horas e 20 minutos de hoje no bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão. A colisão envolveu um automóvel Santana que colidiu na parede de um imóvel, onde funciona uma sala comercial. O condutor do veículo de aproximadamente 25 anos sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital São Francisco. A filha dele de 6 anos estava junto no carro, mas não foram liberados detalhes se ela teve ferimentos. A Polícia Militar registrou a ocorrência e informou que o condutor estava indo para fazer uma consulta médica, quando teve um mal súbito, perdeu o controle de direção do veículo, ocorrendo o acidente.
Homem é preso por violência doméstica contra mulher e irmã. A Polícia Militar de Pato Branco foi chamada na madrugada para atender a ocorrência. No local a equipe presenciou um homem discutindo com sua mulher, que apresentava marcas de sangue nas mãos. O envolvido resistiu e ameaçou os policiais, exigindo o uso de técnicas de imobilização e algema. A vítima relatou ter sido agredida com puxões de cabelo e com um facão, além de ser ameaçada. Outra vítima, irmã do autor e grávida, relatou também uma tentativa de agressão. Ele foi preso foi preso por lesão corporal, ameaça, resistência e desobediência. As duas vítimas após atendimentos médicos, foram encaminhadas até a Central de Flagrantes para os procedimentos.
Uma pessoa é esfaqueada na região. O homem de 28 anos foi socorrido após ser esfaqueado no início desta madrugada numa residência na Rua Manoel Bandeira, bairro Novo Mundo em Francisco Beltrão. O fato aconteceu numa casa onde a vítima estaria na companhia de amigos e por motivos não liberados foi esfaqueado nas costas, perfurando o pulmão. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.
Assaltante baleado em tentativa de roubo tem alta do hospital e já está na prisão. Um dos envolvidos em tentativa de roubo ocorrido na madrugada de segunda-feira num pesque pague na Linha Macagnan, interior de Francisco Beltrão, deu alta do Hospital Regional, onde estava preso sob escolta policial e já está no DEPPEN. O homem foi baleado quando ele e o outro envolvido tentaram um roubo no pesque pague e o proprietário reagiu desarmando um deles e na troca de tiros ele e o outro foram baleados. O proprietário e um menor também foram baleados e após a Polícia Militar ser acionada foi localizado um dos assaltantes em óbito no local.
Segundo assaltante ferido foi localizado no bairro Vila Nova em Francisco Beltrão. De acordo com a polícia, ele foi preso e encaminhado ao hospital onde ficou sob escolta. O delegado ANDERSON ANDREI que é o responsável pelo inquérito policial, diz que foram localizadas e apreendidas próximo do local da tentativa de roubo mochilas que devem pertencer aos envolvidos. Agora esse material está sendo analisado.