-SENADO APROVA URGÊNCIA DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE 17 SETORES ATÉ O FIM DE 2027
- CASOS DE COVID-19 AUMENTAM 8 VEZES EM TRÊS MESES E DEIXAM SC EM ALERTA
-MUNICÍPIO TEM MAIS DE 40 CASOS DE COVID EM 4 DIAS E SAUDE REFORÇA RECOMENDAÇÕES
-SECRETARIA DE CULTURA VAI PROMOVER FESTA DA CULTURA NESTE FINAL DE SEMANA
-NÚCLEO DA MULHER EMPRESARIAL DA ACISMO ELEGE NOVA DIRETORIA
-POLÍCIA MILITAR FAZ NOVA APREENSÃO DE PRODUTOS DE DESCAMINHO NA BR 282
-HOMEM FICA FERIDO EM COLISÃO ENTRE CAMINHONETES NA BR 158
O tempo é de céu parcialmente encoberto. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A sessão da Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para votar a resolução que os Estados Unidos elaboraram sobre a guerra no Oriente Médio terminou em atrito diplomático entre a ONU e Israel. O ministro das Relações Exterioes de Israel, ELI COHEN cancelou a reunião bilateral que teria com o secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, após Guterres dizer que "o ataque de Hamas não aconteceu por acaso", em referência aos atentados em série do grupo terrorista em solo israelense em 7 de outubro. Em represália, além de o ministro de Relações Exteriores cancelar a reunião que teria com GUTERRES, e o embaixador do país na ONU, GILAD ERDAN, pediu a demissão imediata do secretário-geral.
Uma “guerra de resoluções” deverá atingir a Organização das Nações Unidas, nas próximas 48 horas, em torno de diferentes propostas de texto para lidar com a escalada no conflito Israel–Hamas. A primeira versão poderá ser votada, na tarde desta quarta-feira, no Conselho de Segurança da ONU. Os Estados Unidos, autores da proposta, construíram um texto focado no “direito de autodefesa” de Israel e sem apelos por um cessar-fogo. Em seguida, Moscou apresentaria sua própria minuta no Conselho de Segurança.
Mais de quarenta estados americanos entraram com um processo contra a gigante tecnológica Meta, onde acusam o Facebook e o Instagram de prejudicarem "a saúde física e mental dos jovens", de acordo com o documento apresentado nesta terça-feira perante um tribunal na Califórnia. Os procuradores-gerais dos estados que entraram com a ação afirmaram que "a Meta explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair e prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros. A ação legal é o resultado de investigações iniciadas em 2021 sobre os métodos das duas plataformas, considerados "viciantes" pelas autoridades dos Estados Unidos.
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, de forma simbólica, o projeto de lei que reformula a Lei de Cotas para tornar permanente a reserva de vagas nas universidades e instituições públicas federais para estudantes pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. A proposta já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em agosto e não passou por alterações no Senado. Agora, o texto segue para a sanção presidencial. Pelo projeto aprovado nesta terça, a avaliação do sistema de cotas deve continuar a ocorrer a cada dez anos, como funciona atualmente. No entanto, deve se tornar uma avaliação, e não uma revisão, gerando menos insegurança jurídica.
O governo federal enviou nesta terça-feira ao Congresso Nacional projeto de lei com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, que propõe alterações no novo ensino médio, aprovado em 2017. O projeto de lei ocorre após as mudanças no currículo dessa etapa de ensino terem sido criticadas por entidades, estudantes, professores e especialistas. O projeto prevê, entre outros pontos, a volta de todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio como sociologia, filosofia e artes, incluindo língua espanhola em toda a rede no prazo de três anos. Além disso, a proposta estabelece a definição de quatro Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos Propedêuticos, os chamados itinerários formativos. Cada percurso deverá contemplar pelo menos três áreas de conhecimento.
O Senado aprovou nesta terça-feira a urgência do projeto que mantém a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027. O pedido de urgência acelera a tramitação da matéria. O presidente da Casa, RODRIGO PACHECO, afirmou que o conteúdo do texto será apreciado nesta quarta pelo plenário. A proposta foi aprovada pelo Senado em junho, mas sofreu mudanças quando passou pela Câmara em agosto e, por isso, voltou para análise dos senadores. Nesta terça, a Comissão de Assuntos Econômicos rejeitou todas as mudanças feitas pelos deputados. O projeto permite que empresas de 17 setores substituam a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento.
Santa Catarina vai firmar um acordo inédito com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos para compartilhar informações e iniciativas sobre segurança escolar e criação de ambientes acolhedores. A informação é do Ministério Público. A ideia é buscar modelos de redução de violência nas escolas que já tenham funcionado em solo americano, país que tem os piores índices de ataques a escolas no mundo. Os programas foram intensificados após o trágico massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos. A proposta partiu da comitiva catarinense formada por integrantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, Comseg Escolar, em missão no país norte-americano.
As chuvas e as enchentes que castigaram o Estado nas duas primeiras semanas de outubro fizeram os preços dos alimentos disparar. Uma pesquisa da Epagri mostra que os maiores aumentos foram registrados em produtos comuns na mesa dos catarinenses, como repolho, batata, morango e abobrinha. Nessa última, o valor para o distribuidor saltou 165 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. A apuração mostrou que, em média, os preços dos hortifrútis no mês de outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior será 46 por cento. Dos 160 municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa dos temporais e inundações, 155 tiveram a área rural vistoriada até essa terça-feira. A constatação é de que 46 mil 941 propriedades tiveram perdas.
Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostram um aumento no número de casos confirmados de Covid-19 em outubro. Desde agosto, o índice vem crescendo e chegou a aumentar oito vezes em três meses, deixando o Estado em estado de alerta. As informações do boletim epidemiológico mostram que, entre o final de julho e começo de agosto, os casos registrados no Estado ficaram abaixo de 120. Desde agosto, o número subiu. Nas duas primeiras semanas de outubro foram notificados respectivamente 978 e 980 casos confirmados. Conforme a nota emitida pela Dive, o aumento ainda não chega perto dos números de anos anteriores, mas ainda é motivo de alerta.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste emitiu uma nota de pesar na manhã de hoje a respeito do falecimento de LIZETE CATHARINA MOLIN TELÓ. Ela morreu no dia de ontem, aos 85 anos de idade, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. LIZETE era filha de SANTO MOLIN, um dos colonizadores de São Miguel do Oeste, e foi uma das primeiras mulheres candidatas a vereadora no município. Na época, ela ficou na suplência. LIZETE era casada com VALMIR TELÓ, tinha dois filhos e era ministra ativa na Igreja Católica. Ela residia em Novo Hamburgo há mais de 10 anos.
A Polícia Militar abriu, nesta terça-feira, as inscrições para seleção de novos Agentes Temporários. Ao todo, são 482 vagas, sendo 457 vagas amplas e 25 vagas para pessoas com deficiência conforme necessidade e formação de cadastro de reserva para preenchimento das vagas que, eventualmente, deixem de ser ocupadas. A região extremo-oeste também tem vagas abertas. Os principais critérios de seleção são a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e estar entre os 18 a 23 anos. As inscrições vão até dia 12 de novembro de 2023.
As inscrições para o processo seletivo de contratação de agentes temporários da Polícia Militar devem ser feitas pela internet. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico concursos.pm.sc.gov.br e confirmar a participação no processo. O Agente Temporário deverá realizar Curso Específico de Formação, que o habilitará ao desempenho das funções. A prestação dos serviços de atendimento telefônico nas Centrais de Emergência, nas Centrais de Videomonitoramento e de auxiliar nas funções administrativas se dará em turnos de serviços ou expediente. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.
O município de Santa Helena, em parceria com a Associação Empresarial, vai promover, neste final de semana, a Extenoleite 2023. A Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Santa Helena será aberta na sexta-feira, as sete e meia da noite e prossegue até domingo. Em paralelo vai ocorrer a nona Exposição da Terneira e Novilha do Gado de Leite, a oitava Exposição da Industria e Comércio e sétima Festa do Queijo. O prefeito de Santa Helena, BLASIO HICKMANN esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que o objetivo do evento é fomentar as potencialidades de Santa Helena. Os ingressos são gratuitos com exceção do show nacional com HUGO E TIAGO no sábado.
Cerca de 30 pessoas são esperadas nos três dias da Extenoleite neste final de semana. A projeção é do prefeito de Santa Helena, BLASIO HICKMANN. De acordo com ele, a principal atração do evento, mais uma vez, é a exposição dos animais e o concurso de gado leiteiro. Ele ressaltou que outros setores da economia também estarão presentes. Mais de cem estandes foram vendidos para mais de cem empresas expositoras. HICKMANN disse que a projeção é de um grande público e de uma boa movimentação financeira. Ele lembrou que a última edição da Extenoleite foi há três anos e as empresas, além de fechar negócios durante a exposição, prospectam muitas vendas para o pós-feira. O prefeito destacou que esse valor gerado pela feira impacta positivamente na economia local.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste está se encaminhando para o final de mais uma campanha Outubro Rosa. A informação é da presidente da entidade, TEREZINHA BAROZZI. De acordo com ela, ao longo de todo esse mês as voluntárias estiveram envolvidas com as mais diversas atividades, sendo uma delas o horário diferenciado de atendimento na parte da noite, visando beneficiar as mulheres que trabalham no horário comercial. Segundo ela, o mês todo é voltado a prevenção do câncer de mama e também de colo de útero e dessa forma, o trabalho foi intenso. Conforme TEREZINHA, além do horário diferenciado, a entidade também realizou palestras explicando sobre o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina e também sobre a importância da prevenção da saúde da mulher.
A procura por parte das empresas para participar da ações do Outubro Rosa foi expressiva neste ano e todos os pedidos foram atendidos. A afirmação é da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, TEREZINHA BAROZZI. Ela lembrou que um pedágio também foi realizado na área central de São Miguel do Oeste no começo do mês visando divulgar ainda mais a entidade. TEREZINHA pontuou que outro ponto positivo foi em relação a procura por exames de preventivo, atendendo dessa forma as expectativas das voluntárias e ultrapassando a marca de 300 exames. A média foi de 20 mulheres atendidas por turno. Ela frisou que os exames seguem sendo realizados diariamente até o final do mês e também ao longo do ano, porém, o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa será nesta semana.
A última ação de grande destaque do Outubro Rosa será um jantar na próxima quinta-feira a partir das sete e meia da noite no Clube Comercial. De acordo com a presidente de Rede Feminina de Combate ao Câncer, TEREZINHA BAROZZI, na oportunidade haverá desfile de moda e demais apresentações, além de vários prêmios que serão sorteados. Ela salientou que a venda de ingressos está positiva, porém, a rede ainda possui ingressos à venda. O valor é de 70 reais. Ela orientou que as pessoas interessadas podem adquirir os convites na própria entidade através do telefone 3622-1395 ou com as voluntárias. TEREZINHA projetou que o jantar da próxima quinta-feira deve reunir cerca de 300 pessoas.
A Secretaria de Cultura vai realizar, no próximo final de semana, a Festa da Cultura 2023, na praça Walnir Bottaro Daniel. A programação prevê uma diversidade musical, danças, apresentações artísticas, artesanato e comidas típicas. De acordo com o secretário de Cultura, MOACIR TOMAZEL, serão dois dias cheios de atrações artístico-culturais para a população. Durante a festa acontece também Feira de Artesanato, Exposição de Artistas Plásticos Locais, e presença de escritores locais com Exposição de Livros, vendas e sessão de autógrafos. TOMAZEL ressaltou que todas as atividades previstas para o final de semana é gratuita e a previsão é de um grande púbico na praça.
A Festa da Cultura 2023 na praça Walnir Botaro Daniel começa as duas horas da tarde com musica ambiente para os visitantes. A partir das quatro horas começam as apresentações com Oficina de Capoeira, Centro Artístico Adamas e Oficina de Ballet. As atividades serão interrompidas para a missa as cinco e meia da tarde. A programação será retomada as seis e meia com aula de dança livre aberta ao público, com ADRIANA STAUDT seguida da apresentação do Studio de Danças. As sete e meia da noite tem a apresentação da Escola de Ballet CAROLINA ALANA. Durante toda a tarde serão vendidas comidas típicas em barracas montadas na praça.
A programação da Festa da Cultura prossegue na tarde de domingo na praça Walnir Botaro Daniel. Entre duas e seis horas, as crianças terão acesso a brinquedos infláveis. As apresentações culturais começam as três horas com o Coral Vozes da Primavera. Logo depois se apresentam o Coral Acosmo e os alunos da Oficina de Canto. As seis e meia da tarde será a vez do Cecondi e as sete e meia quem se apresenta são os alunos da oficina de violão. As oito tem o CTG Porteira Aberta. A última atração da Festa da Cultura será o show com a banda Os Forasteiros a partir das nove horas da noite no palco da praça Walnir Botaro Daniel.
A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, nesta semana, o projeto de lei substitutivo que regulamenta o horário de funcionamento dos clubes de tiro esportivo no município. O projeto abrange os estabelecimentos de instrução de tiro, clube, federação e confederação de tiro, destinado ao comércio, à capacitação e ao aprimoramento técnico para o manuseio de arma de fogo. O texto prevê que os estabelecimentos deverão obedecer ao cumprimento das condições de uso e de armazenagem das armas de fogo utilizadas no estabelecimento, e o funcionamento das oito da manhã as dez da noite. O projeto veda a instalação de novos estabelecimentos de instrução de tiro, clube, federação e confederação de tiro no raio de mil metros de distância dos estabelecimentos de ensino, públicos ou privados. A proposta é de autoria de 12 vereadores.
O Núcleo da Mulher Empreendedora da Acismo tem nova coordenação. Em reunião realizada na última semana, o núcleo elegeu a nova coordenação para a gestão 20242025. A empresária LARISSA BITTENCOURT será a nova coordenadora do Núcleo. A direção do grupo ainda é complementada pela vice-coordenadora JENNIFER LOPES, a secretária CHRISTINA PRADO e a tesoureira KARINE PRIGOL ORSO. Segundo a coordenadora eleita, as atividades da nova gestão iniciam em fevereiro e o grupo já está organizando as ações e o planejamento para o próximo mandato.
A associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai promover o objetivo do Café com Inovação na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro. O evento é destinado aos associados da Acismo e discutirá ações de inovação no âmbito nacional, estadual e municipal para impulsionamento da economia. Vão participar do evento o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT ALVES e o Diretor de Operações Empresariais do Sebrae Santa Catarina, LUC PINHEIRO. A mediação do bate papo será feita pelo empresário, JUNGLES WEGHER. Em nota, a Acismo destacou que trata-se de um evento de atualização e inspiração para transformação dos negócios na cidade.
O Café com Inovação da semana que vem também será marcado pela entrega do Planejamento do Ecossistema de Inovação. A informação é do diretor de Inovação e Tecnologia da Acismo, TIAGO KLEIN. Ele explicou que esse trabalho foi desenvolvido em uma parceria entre o Sebrae Santa Catarina e representantes de entidades, empresas, universidades e poder público. De acordo com KLEIN, a construção de um ambiente inovador é realidade em São Miguel do Oeste e como não poderia deixar de ser, a Acismo deve ser parceira em todas as iniciativas. O planejamento do ecossistema de inovação pontua a realidade atual, as carências, as prioridades e as ações para fortalecer o segmento no município. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
A vigilância epidemiológica da secretaria de saúde emitiu uma nota de alerta para a população de São Miguel do Oeste em razão do aumento de casos de covid-19. De acordo com os dados do setor, foram confirmados 330 casos da doenças neste ano, 80 deles somente neste mês. Nos últimos quatro dias, foram 41 notificações, média de 10 novos casos positivos de coronaviurs por dia. O secretario de saúde ALFREDO SPIER esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e disse que o quadro acendeu um luz de alerta no setor. Ele reforçou que as pessoas devem voltar a ter alguns cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.
O alerta emitido pela vigilância epidemiológica da secretaria de saúde tem algumas recomendações básicas diante do aumento de casos de Covid na cidade. A explicação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele disse que o município ainda não adotou nenhum medida restritiva, mas reforçou algumas questões que devem ser observadas pelas pessoas, especialmente nas escolas e em postos de saúde.
O secretário de saúde também destacou que o setor de vigilância está monitorando, diariamente, a evolução dos novos casos de Covid na cidade. ALFREDO SPIER reforçou que além dos cuidados já previstos pela nota de alerta da vigilância, é importante que as pessoas mantenham a vacinação em dia. O secretário comentou que as pessoas fizeram o esquema primário com duas ou três doses, mas, depois disso, pouca gente continuou se vacinado contra a covid-19. SPIER destacou que é fundamental que a população mantenha os cuidados e continue se vacinando para evitar novos casos da doença.
A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de descaminho na madrugada desta quarta-feira na região. Uma guarnição da PM abordou um veículo na BR 282 e durante a revista do carro foram encontradas 46 garrafas de bebida alcóolica de origem Argentina. O condutor informou que estava seguindo viagem para o litoral. O produtor não tinha o devido despacho aduaneiro. Diante disso, a mercadoria foi apreendida e levada para Receita Federal. O homem de 55 anos foi liberado no local.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito no final da tarde de ontem na BR 158. A colisão aconteceu por volta das seis e meia na Linha Glória, interior de Cunha Porã e envolveu uma Strada e uma F-1000 ambas com placas de Cunha Porã. O condutor da Strada, um homem de 58 anos, foi preso nas ferragens. O motorista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura de costela e traumatismo craniano. Após avaliação, a vítima foi encaminhada a Fundação Hospitalar de Cunha Porã. O condutor da camionete Ford F-1000 saiu ileso do acidente.