-SENADO APROVA URGÊNCIA DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE 17 SETORES ATÉ O FIM DE 2027
-CASOS DE COVID-19 AUMENTAM 8 VEZES EM TRÊS MESES E DEIXAM SC EM ALERTA
-SINDICATO DE IPORÃ DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES DO PROGRAMA LAR LEGAL RURAL
-FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL É REALIZADO HOJE NO PAVILHÃO CATÓLICO
-CÂMARA DE TUNÁPOLIS CONCLUI MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO VEREADOR MIRIM
-CRIANÇAS DE DESCANSO TERÃO ATENDIMENTO NA CRECHE DURANTE RECESSO
-POLÍCIA MILITAR ABRE PROCESSO DE SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS
-HOMEM É SOCORRIDO COM FERIMENTOS GRAVES APÓS ACIDENTE NA BR-158
O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é que o tempo permaneça dessa forma. A temperatura mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 24 graus. Umidade relativa do ar 78 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A sessão da Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para votar a resolução que os Estados Unidos elaboraram sobre a guerra no Oriente Médio terminou em atrito diplomático entre a ONU e Israel. O ministro das Relações Exteriores de Israel, ELI COHEN cancelou a reunião bilateral que teria com o secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, após Guterres dizer que "o ataque de Hamas não aconteceu por acaso", em referência aos atentados em série do grupo terrorista em solo israelense em 7 de outubro. Em represália, além de o ministro de Relações Exteriores cancelar a reunião que teria com GUTERRES, e o embaixador do país na ONU, GILAD ERDAN, pediu a demissão imediata do secretário-geral.
Uma “guerra de resoluções” deverá atingir a Organização das Nações Unidas, nas próximas 48 horas, em torno de diferentes propostas de texto para lidar com a escalada no conflito Israel–Hamas. A primeira versão poderá ser votada, na tarde desta quarta-feira, no Conselho de Segurança da ONU. Os Estados Unidos, autores da proposta, construíram um texto focado no “direito de autodefesa” de Israel e sem apelos por um cessar-fogo. Em seguida, Moscou apresentaria sua própria minuta no Conselho de Segurança.
Mais de quarenta estados americanos entraram com um processo contra a gigante tecnológica Meta, onde acusam o Facebook e o Instagram de prejudicarem "a saúde física e mental dos jovens", de acordo com o documento apresentado nesta terça-feira perante um tribunal na Califórnia. Os procuradores-gerais dos estados que entraram com a ação afirmaram que "a Meta explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair e prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros. A ação legal é o resultado de investigações iniciadas em 2021 sobre os métodos das duas plataformas, considerados "viciantes" pelas autoridades dos Estados Unidos.
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, de forma simbólica, o projeto de lei que reformula a Lei de Cotas para tornar permanente a reserva de vagas nas universidades e instituições públicas federais para estudantes pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. A proposta já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em agosto e não passou por alterações no Senado. Agora, o texto segue para a sanção presidencial. Pelo projeto aprovado nesta terça, a avaliação do sistema de cotas deve continuar a ocorrer a cada dez anos, como funciona atualmente. No entanto, deve se tornar uma avaliação, e não uma revisão, gerando menos insegurança jurídica.
O governo federal enviou nesta terça-feira ao Congresso Nacional projeto de lei com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, que propõe alterações no novo ensino médio, aprovado em 2017. O projeto de lei ocorre após as mudanças no currículo dessa etapa de ensino terem sido criticadas por entidades, estudantes, professores e especialistas. O projeto prevê, entre outros pontos, a volta de todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio como sociologia, filosofia e artes, incluindo língua espanhola em toda a rede no prazo de três anos. Além disso, a proposta estabelece a definição de quatro Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos Propedêuticos, os chamados itinerários formativos. Cada percurso deverá contemplar pelo menos três áreas de conhecimento.
O Senado aprovou nesta terça-feira a urgência do projeto que mantém a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027. O pedido de urgência acelera a tramitação da matéria. O presidente da Casa, RODRIGO PACHECO, afirmou que o conteúdo do texto será apreciado nesta quarta pelo plenário. A proposta foi aprovada pelo Senado em junho, mas sofreu mudanças quando passou pela Câmara em agosto e, por isso, voltou para análise dos senadores. Nesta terça, a Comissão de Assuntos Econômicos rejeitou todas as mudanças feitas pelos deputados. O projeto permite que empresas de 17 setores substituam a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento.
Santa Catarina vai firmar um acordo inédito com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos para compartilhar informações e iniciativas sobre segurança escolar e criação de ambientes acolhedores. A informação é do Ministério Público. A ideia é buscar modelos de redução de violência nas escolas que já tenham funcionado em solo americano, país que tem os piores índices de ataques a escolas no mundo. Os programas foram intensificados após o trágico massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos. A proposta partiu da comitiva catarinense formada por integrantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, Comseg Escolar, em missão no país norte-americano.
As chuvas e as enchentes que castigaram o Estado nas duas primeiras semanas de outubro fizeram os preços dos alimentos disparar. Uma pesquisa da Epagri mostra que os maiores aumentos foram registrados em produtos comuns na mesa dos catarinenses, como repolho, batata, morango e abobrinha. Nessa última, o valor para o distribuidor saltou 165 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. A apuração mostrou que, em média, os preços dos hortifrútis no mês de outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior será 46 por cento. Dos 160 municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa dos temporais e inundações, 155 tiveram a área rural vistoriada até essa terça-feira. A constatação é de que 46 mil 941 propriedades tiveram perdas.
Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina mostram um aumento no número de casos confirmados de Covid-19 em outubro. Desde agosto, o índice vem crescendo e chegou a aumentar oito vezes em três meses, deixando o Estado em estado de alerta. As informações do boletim epidemiológico mostram que, entre o final de julho e começo de agosto, os casos registrados no Estado ficaram abaixo de 120. Desde agosto, o número subiu. Nas duas primeiras semanas de outubro foram notificados respectivamente 978 e 980 casos confirmados. Conforme a nota emitida pela Dive, o aumento ainda não chega perto dos números de anos anteriores, mas ainda é motivo de alerta.
O CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina vai realizar, no mês que vem, a eleição da nova diretoria da entidade. A votação está marcada para o dia 17 de novembro e será de forma online. Os profissionais poderão votar pelo celular, tablet ou computador, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, desde que tenham acesso à internet. Estará apto a votar todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema ConfeaCrea até 30 dias antes. Neste ano, dois candidatos disputam a presidência do CREA em Santa Catarina: o atual presidente, KITA XAVIER e o candidato da oposição, JOÃO ONEDA. Os dois já passaram por São Miguel do Oeste, fizeram contato com engenheiros e agrônomos e apresentaram as propostas para o comando da entidade em entrevista para a Rede Peperi.
O atual presidente do CREA está buscando o quarto mandato na entidade. KITA XAVIER disse que fez um boa gestão, investiu em programas inovadores e pretende continuar essa transformação do conselho. Ele ressaltou que no atual mandato, levou uma dinâmica de inovação e aproximou a entidade dos profissionais. KITA XAVIER comentou que a chapa faz uma mistura de nomes experientes com jovens que estão conquistando espaço. O candidato a reeleição do CREA-SC disse que tem uma postura de inovar e levar novas ferramentas para a entidade. Uma das principais propostas que ele defende é a fiscalização do exercício da profissão, mas com um viés de orientação para proteger a figura do profissional e da sociedade como um todo.
O CREA vem enfrentando muitas dificuldades, especialmente na fiscalização rigorosa para impedir o exercício irregular da profissão. A afirmação é do candidato de oposição, JOÃO ONEDA. Ele disse que o sistema não é voltado para os profissionais e isso o levou a lançar a candidatura à presidência do CREA. ONEDA comentou que tem uma série de propostas para a entidade, como por exemplo, a ampliação da fiscalização e ações para abrir o mercado para os profissionais. Ele disse que o CREA precisa se fazer presente, discutir os problemas com a sociedade e mostrar a importância do engenheiro para a comunidade. ONEDA disse que é importante oxigenar e mudar o sistema, começando pela alteração do grupo que está no comando da entidade.
As crianças de um a três anos terão atendimento durante o recesso escolar, em Descanso. A afirmação é do Secretário de Educação do Município, MAICON ROSIN. De acordo com ele, a Secretaria de Educação e Cultura irá manter o atendimento durante o recesso escolar para as crianças que frequentam as creches do município, como ocorreu nos últimos dois anos. Ele destacou que o atendimento especial será realizado na Creche Professora Gracinha, no período de 03 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024. ROSIN ressaltou que essa assistência será exclusiva para as crianças que já são frequentadoras das creches municipais, não havendo vagas disponíveis para novos alunos em janeiro.
MAICON ROSIN destacou que os pais que desejam aproveitar esse serviço devem efetuar a inscrição na Creche Professora Gracinha até o dia 06 de novembro. Além disso, é necessário apresentar um comprovante de que estarão trabalhando durante o mês de janeiro. O Secretário de Educação de Descanso destacou que as crianças têm direito a um mês de férias por ano e por isso, os pais deverão informar no ato da inscrição, quando será o período de férias do seu filho. ROSIN lembrou ainda que no período de 05 a 14 de fevereiro de 2024 não haverá atendimento na creche, devido à capacitação dos professores. Já no dia 15 de fevereiro, o ano letivo de 2024 será iniciado com a retomada do atendimento em todas as escolas do município.
Agrônomo alerta para cuidados com as lavoras em períodos de excesso de chuva. Conforme o Extensionista da Epagri de São João do Oeste, JORGE SCHROEDER, a erosão sempre leva nutrientes das lavouras e a reposição precisa ser feita com critérios para evitar o aumento de custo de produção. O agrônomo recomenda bastante cuidado na amostragem de solo para análise que vai indicar a necessidade de correção com calcário ou melhor adubação. Segundo SCHROEDER, é fundamental o monitoramento da fertilidade e constatação de perdas para fazer ajustes necessários e pontuais de forma efetiva. O cuidado na coleta de solo para a amostragem gera maior eficiência nas correções que serão feitas com adubação orgânica ou química.
Dias nublados prejudicam o desenvolvimento de lavoras de milho. Conforme o Extensionista da Epagri de São João do Oeste, JORGE SCHROEDER, estão sendo constatadas plantas de porte baixo e já com apendoamento. Ele considera que isso é normal nas atuais condições climáticas. O ideal seria após a chuva ocorrer um período de sol mais prolongado, porém, nas últimas semanas o cenários tem sido predominantemente de céu nublado. SCHROEDER também observa que reduziram os problemas com cigarrinha, lagarta e até percevejo. Ele recomenda acompanhamento constante das lavouras para constatar qualquer enfezamento de pragas, pois logo no início é mais fácil de fazer o controle e evitar maiores danos no plantio de milho.
A Secretaria de Educação de Iporã do Oeste, em parceria com o Departamento de Cultura, está realizando hoje mais uma edição do Festival Municipal da Canção Estudantil. Conforme a assessora dos programas educacionais da Secretaria de Educação, MÁRCIA LUTZ, o objetivo é promover um espetáculo artístico, onde os estudantes assumiram o desafio de mostrar o seu talento para toda a comunidade, além de promover um intercâmbio musical entre as escolas da rede municipal, estadual e filantrópica de ensino. MÁRCIA explicou que inicialmente os alunos participaram da fase escolar, onde foram classificados para a etapa municipal que ocorre hoje, no pavilhão católico. O acompanhamento dos calouros está sendo feito pelos professores de música do Município.
A novidade do Festival da Canção Estudantil deste ano é a realização das apresentações em três turnos. A assessora dos programas educacionais da Secretaria de Educação de Iporã do Oeste, MÁRCIA LUTZ, explicou que na parte da manhã se apresentaram os classificados da categoria um, com alunos da educação infantil. Durante a tarde vão se apresentar as categorias dois com alunos do 1º ao 3º ano das séries iniciais e três, com alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental. Já as categorias quatro com alunos do 7º ao 9º ano e cinco, com alunos do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos, irão se apresentar à noite. Os estudantes estão sendo avaliados pela afinação, técnica e performance nas apresentações. Haverá premiação em troféu para os três melhores colocados da segunda até a quinta categoria.
Foi lançado na última sexta-feira, na sede do Centro de Treinamentos da Epagri de São Miguel do Oeste, o Programa Lar Legal Rural. O Programa consiste em viabilizar a matrícula definitiva das edificações aos proprietários que ainda não as possuem. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste, DALVO MAYER, ainda não foi feito um levantamento da quantidade de propriedades não regularizadas no município, mas estima-se que ao todo são mais de 100 mil sem escritura no estado de Santa Catarina. Ele explicou que inicialmente o proprietário que não possui a escritura deve procurar o sindicato para se inscrever no Programa Lar Legal, para que depois possa ser feita a pré-seleção e os demais encaminhamentos para emissão da escritura.
DALVO MAYER destacou que para se inscrever no Programa Lar Legal Rural é preciso levar até o sindicato os documentos pessoais, certidão de nascimento, certidão de casamento ou contrato de união estável, matrícula mãe do imóvel, recibo do Cadastro Ambiental Rural, comprovante de posse ou utilização do imóvel, nota de produtor rural e comprovante de residência. A primeira remessa de escrituras já deve ser emitida em dezembro, mas para isso, DALVO MAYER chamou atenção que os agricultores precisam fazer a inscrição e apresentar a documentação o quanto antes. O custo do programa é de três mil e 600 reais para propriedades com até três hectares. Para áreas maiores, será acrescido o valor de 100 reais por hectare, até o limite máximo de 50 hectares. O valor da escritura poderá ser parcelado em até 15 vezes.
A Câmara de Vereadores de Tunápolis encerrou na noite desta segunda-feira, mais uma edição do Projeto Vereador Mirim. O Projeto foi criado em 2018 pelo então vereador, DONATO LAUSCHNER, com o objetivo de sensibilizar mais jovens a participarem do processo legislativo. No ano passado, o Projeto passou por uma reformulação com a criação de um regimento interno próprio dos vereadores mirins, por meio de uma proposição do vereador, FERNANDO WEISS. Além disso, as indicações apresentadas pelos vereadores mirins passaram a ser enviadas diretamente ao chefe do Executivo e ficou definida a realização de uma viagem anual à Florianópolis, onde os vereadores mirins conhecem de perto a Assembleia Legislativa e participam do encontro estadual dos vereadores mirins.
FERNANDO WEISS destacou que neste ano o Projeto Vereador Mirim teve a participação de nove alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Balduíno Rambo. Ele citou que na última sessão do ano foi feita uma avaliação positiva do trabalho desempenhado através do Projeto, já que os vereadores mirins mantiveram um olhar diferenciado para diversas demandas da comunidade. Dentre os principais assuntos pautados por eles, WEISS citou os pedidos de recursos para viabilizar projetos de infraestrutura, além de indicações para alterações de rotas e reformulação de estradas.
A última atividade deste ano será na terça-feira da semana que vem, quando os vereadores mirins de Tunápolis viajarão para Florianópolis para o encontro estadual, que terá diversas palestras e oficinas. O vice-presidente da Câmara e coordenador do Projeto Vereador Mirim, FERNANDO WEISS, destacou que na oportunidade também serão visitados outros órgãos públicos como o Tribunal de Contas, a sede do Governo na Casa d'Agronômica e a sede da Defesa Civil de Santa Catarina.
A Polícia Militar de Santa Catarina abriu nesta terça-feira, o processo seletivo para a admissão de voluntários ao Serviço de Auxiliar Temporário. Serão disponibilizadas 482 vagas – sendo 457 vagas amplas e 25 vagas para pessoas com deficiência, conforme necessidade e formação de cadastro de reserva para preenchimento das vagas que, eventualmente, deixem de ser ocupadas. Os principais critérios de seleção são a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e ter entre 18 a 23 anos. As inscrições vão até o dia 12 de novembro e serão feitas através do site Concursos PM. O agente temporário deverá realizar Curso Específico de Formação, que o habilitará ao desempenho das funções.
Segundo o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, os agentes temporários vão prestar serviços de atendimento telefônico nas centrais de emergência, nas centrais de videomonitoramento e auxiliar nas funções administrativas em turnos de serviço ou expediente, totalizando 40 horas semanais. O auxílio mensal será no valor bruto de dois mil 448 reais no primeiro ano de contrato. Caso haja renovação de contrato por interesse de ambas as partes, o valor do auxílio indenizatório no segundo ano será de dois mil e 600 reais mensais. Na Central Regional de São Miguel do Oeste devem ser preenchidas 12 vagas de agente temporário.
Um homem foi flagrado transportando bebidas contrabandeadas em Maravilha. A guarnição da Polícia Militar abordou um veículo que transitava na BR-282, na madrugada desta quarta-feira. Segundo informações da Polícia, no veículo havia apenas o condutor, o qual informou que seguia viagem para o litoral de Santa Catarina. Durante busca veicular foram localizadas 46 garrafas de bebida alcoólica de origem Argentina, sem o devido despacho aduaneiro. Diante dos fatos, em contato com a Receita Federal do Brasil, foi procedida a apreensão das mercadorias e do veículo. Após os procedimentos, o homem, de 55 anos, foi liberado no local.
Um motorista foi socorrido com ferimentos graves após se envolver em um acidente de trânsito no início da noite desta terça-feira, na BR-158, em Cunha Porã. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima de 58 anos dirigia um veículo Fiat Strada, que colidiu frontalmente contra uma caminhonete F1000, ambos com placas de Cunha Porã. O motorista da Strada estava encarcerado nas ferragens e foi retirado pela porta do caroneiro. Ele apresentava suspeita de fratura na costela e traumatismo craniano. Após avaliação no local, o homem foi encaminhado à Fundação Hospitalar de Cunha Porã. O motorista da camionete não se feriu no acidente e recusou atendimento. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e registrou a ocorrência. As causas não foram informadas.