-BOLSONARO ENVIA AO CONGRESSO PROJETO PARA CRIAR CRÉDITO AO AUXÍLIO BRASIL
-PELA TERCEIRA SEMANA, SC NÃO TEM NENHUMA REGIÃO NO RISCO GRAVÍSSIMO PARA COVID
-PRESIDENTE DO COREN-SC CRITICA CURSOS A DISTÂNCIA NA ÁREA DE ENFERMAGEM
-REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER TERÁ ATENDIMENTO NOTURNO NESTA SEMANA
-MUNICÍPIO AMPLIA HORÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID NA PRAÇA DO CENTRO
-ACIDENTE ENVOLVE TRÊS VEÍCULO E DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 158
-HOMEM FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo da Áustria apresentou neste sábado uma proposta para legalizar o suicídio assistido a partir de 2022, em resposta a uma decisão judicial que considerou que a proibição atual viola direitos fundamentais dos cidadãos. Em dezembro de 2020, o Tribunal Constitucional da Áustria ordenou ao governo que suspendesse a proibição atual da eutanásia, abrindo caminho para uma nova regulamentação. Atualmente, a prática pode ser punida com até cinco anos de prisão no país. Segundo um resumo da lei proposta pelo Ministério da Justiça austríaco, os adultos em fase terminal que sofram de uma doença crônica e incapacitante poderão se beneficiar de ajuda para pôr fim ao seu sofrimento.
A polícia alemã anunciou no sábado que deteve duas pessoas, em Munique, que fraudavam códigos QR para passaportes digitais de vacinação contra a covid-19 e os vendiam na internet. Uma delas é funcionário de uma farmácia na Baviera e utilizava a própria estrutura do estabelecimento para gerar códigos QR que comprovavam a imunização de pessoas que nunca receberam a vacina. A outra pessoa detida era cúmplice. Na Alemanha, as farmácias podem emitir os certificados de vacinação contra o coronavírus.
O chefe da Organização Mundial de Saúde, TEDROS ADHANOM, afirmou neste domingo que a pandemia do coronavírus não está perto do fim. Para ele, a pandemia só irá terminar quando todos decidirem acabar com ela. ADHANOM ainda voltou a insistir em uma distribuição mais equilibrada em todo o mundo das vacinas anticovid. A OMS estabeleceu como meta que 40 por cento da população de cada país esteja vacinada contra a Covid-19 antes do fim do ano e 70 por cento em meados de 2022.
A Câmara dos Deputados retoma nesta segunda-feira as atividades presenciais. Para entrar nas dependências da Casa, no entanto, será preciso apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19. A decisão foi tomada na última terça-feirapela Mesa Diretora. Os trabalhos presenciais na Câmara dos Deputados haviam sido suspensos em março de 2020, como medida preventiva à pandemia de Covid-19. Inicialmente, o retorno às atividades presenciais estava programado para a segunda-feira passada, mas acabou sendo adiado para esta semana. De acordo com os textos de dois atos normativos publicados na última quinta-feira será preciso ter tomado pelo menos uma dose da vacina da Covid-19.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, reafirmou neste domingo a flexibilização do teto de gastos do governo e cobrou do presidente do Senado Federal, RODRIGO PACHECO, a aprovação de reformas na casa legislativa, como as mudanças nas regras do Imposto de Renda. GUEDES deu a declaração junto do presidente JAIR BOLSONARO, durante um evento em Brasília. Ele defendeu a reformulação da regras do teto de gastos como forma de implementar o programa social Auxílio Brasil, sucessor do Bolsa Família. Segundo GUEDES, é preciso "flexibilizar um pouco para atender aos brasileiros mais frágeis".
O presidente da República, JAIR BOLSONARO, encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional para a abertura de crédito de nove bilhões e 300 milhões de reais para o Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família a partir de novembro. A proposta do chefe do Executivo tem o objetivo de permitir o remanejamento do saldo entre os programas de distribuição de renda. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o projeto segue as normas constitucionais e não afetam “a ‘regra de ouro’, tampouco o ‘Novo Regime Fiscal e é compatível com a obtenção da meta de resultado primário, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021”. Atualmente, os beneficiários do Bolsa Família recebem, em média, 190. Esse valor será reajustado em 20 por cento e vai elevar o benefício médio para 230 reais.
Santa Catarina registrou 518 acidentes de trânsito e 11 mortes envolvendo álcool e direção em rodovias federais apenas em 2021. Os números são da Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a setembro, e representam uma média de um vírgula oito acidente por dia. Se a média permanecer a mesma, o ano deve terminar com um número menor de acidentes relacionados a motoristas bêbados em comparação com 2020. No ano passado, foram 726 ocorrências e 28 mortos, segundo a PRF. A punição para quem dirigir embriagado é de cinco a oito anos de detenção. Além disso, a multa para a penalidade é de dois mil e 900 reais
Em boletim da Covid-19, divulgado neste sábado, o governo de Santa Catarina estima que 49 cidades não têm casos ativos da doença. A região de Xanxerê tem o maior número de casos ativos no momento, com 130 infectados para cada 100 mil habitantes. As regiões Nordeste e Grande Florianópolis estão sequência na lista de quantidade de infecções, com 116 e 104 casos para cada 100 mil, respectivamente. Os menores números de casos da Covid-19 estão no Alto Vale do Rio do Peixe, com 41; Meio-Oeste, com 44 e Alto Uruguai Catarinense, com 61 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de ocupação de leitos de UTI no SUS está em 64 vírgula nove por cento.
Santa Catarina apresenta quatro regiões com risco potencial moderado, na cor azul, para a Covid-19. O novo mapa de risco foi divulgado pelo governo do Estado neste sábado. A chamada Matriz de Risco Potencial Regionalizado aponta ainda 13 regiões em risco potencial alto, na cor amarela. Pela terceira semana consecutiva, o estado não tem regiões em risco gravíssimo na cor vermelha ou grave na cor laranja. Estão na bandeira azul as regiões do Alto Vale do Itajaí, Oeste e Alto Vale do Rio do Peixe. O extremo-oeste permanece na bandeira amarela que representa risco alto de contágio por coronavírus.
O Senac vai promover, nesta semana, a Semana do Livro e da Biblioteca. Entre as ações previstas para o evento está o lançamento do livro “Avaliação Institucional e a gestão estratégica em Instituições de Ensino Superior”. A obra é de autoria da professora RUTE DALMINA e do diretor do Senac São Miguel, ADILSON ALMEIDA. Amanhã, eles farão uma coletiva de imprensa sobre o conteúdo do livro. A coletiva está marcada para as cinco horas da tarde na biblioteca da Faculdade Senac que fica na rua Sete de Setembro, centro da cidade.
A Associação de Pais e Amigos dos Surdos vai promover um bazar com o objetivo de arrecadar recursos para a escola. A informação é da presidente da Apas, IRMA VAGNER. O evento está confirmado para o dia 13 de novembro, entre as sete e meia da manhã as cinco da tarde. De acordo com ela, nesse dia, serão comercializadas mercadorias doadas pela Receita Federal. Entre outros produtos, a Apas recebeu perfumes, desodorantes, crimes, videogames, celulares, fones de ouvido, brinquedos e rádios. IRMA comentou que as mercadorias serão vendidos por preços menores que os valores de mercado e qualquer pessoa da comunidade pode participar. O bazar será realizado na escola que fica no bairro São Jorge.
Os recursos adquiridos com a venda de mercadorias no bazar do mês que vem serão usados em ações voltadas para os alunos da Apas. De acordo com a presidente da associação, IRMA VAGNER, uma parte do valor será aplicada em viagens de estudos e conhecimentos para os alunos. O Bazar está marcado para o dia 13 de novembro e a forma de pagamento será em dinheiro ou transferência via Pix. IRMA comentou que a Apas realizou outro evento desse tipo em 2017, também com mercadorias doadas pela Receita Federal. A expectativa é de uma grande participação da comunidade. Os produtos vendidos no evento são novos e foram apreendidos em operações realizadas pelos órgãos de segurança na região.
O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Crianças, NELSON ARNS, vai participar de um encontro daqui a pouco em São Miguel do Oeste. Ele estará no salão paroquial a partir das três horas da tarde reunido com a equipe da pastoral da criança da paróquia São Miguel Arcanjo. A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB, a Conferencia Nacional dos Bispos no Brasil. A entidade atua na comunidade e na capacitação de líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, desde a gestação até os seis anos.
As raspadinhas da campanha de final de ano da CDL já estão movimentando o comércio local. A afirmação é da presidente da entidade, GLEICE KOPP. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje ela explicou que os consumidores já estão recebendo as raspadinhas nas compras feitas nas empresas que participam da campanha. Neste ano, 279 lojas de 77 segmentos aderiram a iniciativa. GLEICE disse que serão distribuídos 76 mil reais em prêmios para a comunidade e que todas as empresas envolvidas terão um prêmio instantâneo. Outra novidade será o sorteio final de uma moto zero quilômetro e cinco mil reais em vale-compras. O evento será no dia oito de janeiro na praça Walnir Botaro Daniel.
Em dez dias de campanha, três pessoas já foram contempladas com prêmios instantâneos das raspadinhas distribuída pelo comércio. Os valores são de 50 e cem reais. A presidente da CDL, GLEICE KOPP destacou que a campanha raspadinha de prêmios da CDL deve ter um impacto positivo para o aumento de vendas do comércio para a reta final do ano. Ela disse que as datas comemorativas deste ano tiveram números melhores do que no ano passado e isso deve acontecer também no Natal. GLEICE destacou que todas as empresas que aderiram já receberam as raspadinhas, mas a forma e o período de distribuição aos consumidores fica a critério de cada estabelecimento comercial.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer vai realizar atendimentos noturnos nesta semana. A informação é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Essa será a segunda semana com horário diferenciado neste mês. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa. Entre hoje e sexta, o atendimento, por ordem de chegada, será das seis e meia as oito e meia. Nesse período, serão realizadas orientações sobre o toque de mama, coleta de material preventivo e outros exames voltados a promoção da saúde da mulher. KELLY disse que a procura das mulheres aumentou neste mês. Em média, são realizados cerca de 20 exames por tarde. Nos horários especiais, no entanto, a procura é menor.
Todos os municípios da Ameosc tem casos ativos de Covid-19. No sábado, o governo do estado divulgou um boletim informando que 49 cidades do estado não tinham casos ativos da doenças, entre elas, Santa Helena. No entanto, a cidade teve a confirmação de dois testes positivos na tarde de sexta-feira. Com isso, Santa Helena, que ficou duas semanas sem nenhum caso, voltou a ter registros da doença. De acordo com a enfermeira do posto de saúde, CLARICE SAURING, Santa Helena já registrou 448 casos de covid desde o ano passado, com 443 recuperados, um óbito e, agora, dois casos ativos.
Sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 neste final de semana. Outras 24 pessoas entraram para a lista de recuperados. Desse modo, 65 moradores ainda estão com o vírus ativo na cidade. Oito estão internados no hospital e 57 permanecem em isolamento domiciliar. No Hospital Regional, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid subiu para 44 por cento com 11 pacientes internados. Na enfermaria, também houve aumento da ocupação com seis casos confirmados. 37 por cento dos leitos estão ocupados neste começo de semana.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste decidiu ampliar o horário de vacinação contra a Covid nesta semana. O atendimento, a partir de hoje, será das oito da manhã as seis da tarde. Até semana passda, o horário era das oito da manhã as quatro da tarde. Como o município recebeu novas doses, o público-alvo também foi ampliado. Hoje, será aplicada a segunda dose da Pfizer para vacinados em 24, 26 e 30 de agosto. Pessoas em atraso com a segunda dose deste laboratório também serão atendidas hoje. Amanhã, será aplicada a segunda dose da CoronavacButantan para vacinados em 27 de setembro e a terceira dose para profissionais da saúde vacinados até 29 de maio.
A vacinação contra a Covid continua na quarta-feira com a primeira dose da Pfizer para adolescentes de 13 anos. São 624 doses disponíveis para essa faixa etária e mais 72 doses para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Também na quarta-feira, será disponibilizada a segunda dose Pfizer para pessoas em atraso. Na quinta-feira, será aplicada a segunda dose para pessoas em atraso dos laboratórios CoronavacButantan e OxfordAstrazeneca. Na sexta-feira, poderão ser vacinadas as pessoas em atraso com a segunda dose da Pfizer. A secretaria de saúde também informou que para quinta e sexta-feira ainda podem ser inclusos novos públicos para a vacinação, conforme a disponibilidade de doses.
Com o calendário programado para essa semana, o município vai completar o esquema vacinal de toda a população adulta com as duas doses do imunizante contra a Covid-19. A imunização acontece na Praça Walnir Bottaro Daniel e as pessoas devem ir ao local com máscaras e procurando manter o distanciamento. Para receber a segunda ou terceira dose, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência e, no caso dos adolescentes, estar acompanhado do pai, mãe ou responsável com documento de identificação. Caso não esteja acompanhado, é preciso apresentar uma Declaração dos pais consentindo a aplicação da vacina, junto com um documento de identificação de quem assinou a declaração.
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina começa, hoje, as ações do programa Coren-SC Mais perto de você. A iniciativa tem como objetivo levar ações, serviços e atividades até as cidades onde não há uma sede do Conselho, com atendimento aos profissionais de Enfermagem por meio de agendamento prévio. A primeira região que vai receber o programa será o Extremo Oeste. Até sexta-feira, a equipe formada por conselheiros, enfermeiros fiscais e empregados do Coren estarão presencialmente atendendo em sete cidades da região: São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e Itapiranga. Hoje, amanhã e quarta, o atendimento será na Unoesc a uma e meia da tarde.
O presidente do Coren-SC, GELSON LUIS DE ALBUQUERQUE, esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e ressaltou a importância da presença do Coren na região. Ele disse que o conselho tem seis subsecções no estado e a mais próxima de São Miguel do Oeste fica em Chapecó. Por isso, a campanha pretende aproximar o conselho de enfermagem dos profissionais que atuam no extremo-oeste. Ele citou que o Coren sobrevive com as anuidades pagas por enfermeiros, técnicos e auxiliares inscritos na entidade. Por isso, é muito difícil que o Conselho implante uma estrutura física em São Miguel do Oeste. O objetivo é investir em tecnologia para aumentar a presença das ações do Coren na região.
O presidente do Coren-SC, GELSON LUIS DE ALBUQUERQUE reforçou a importância dos trabalhos dos profissionais da enfermagem na saúde pública. No Peperi Rádio Repórter de sábado, ele destacou que a atuação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares foi ainda mais vital durante a pandemia do coronavírus. ALBUQUERQUE comentou que não faltam profissionais no mercado. Ele fez uma crítica a abertura de novos cursos de Enfermagem, especialmente na modalidade à distância.
A Polícia Militar recuperou, neste domingo, uma motocicleta com registro de furto em São Miguel do Oeste. Uma guarnição realizava rondas pela rua Elizabeth quando visualizou uma moto em um terreno baldio. Os policiais consultaram a placa do veículo, uma Honda CG 125, e constaram que a moto havia sido furtada. O furto ocorreu no dia 16 de outubro, sexta-feira da semana retrasada no município de Tunápolis. A motocicleta recolhida e será devolvida ao proprietário.
Três pessoas ficaram feridas em um grave acidente neste final de semana na BR 158. A colisão aconteceu por volta das oito horas da manhã de sábado em Cunha Porã e envolveu um Corsa de Joinville, um Ágile de Cunha Porã e um caminhão de Cruz Alta. O SAMU de Maravilha foi chamado e atendeu um rapaz de 25 anos que ficou preso nas ferragens do Corsa. Ele foi retirado do local e encaminhado para o Hospital São José de Maravilha. Já o Corpo de Bombeiros atendeu outras duas pessoas que estavam no Ágile e no Corsa. Elas também foram encaminhadas para o hospital de Maravilha.
Um acidente entre uma moto e um carro deixou duas pessoas feridas neste domingo em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu no final da tarde de ontem no bairro Agostini. De acordo com a Polícia Militar, o Gol era conduzido por um adolescente, portanto, sem carteira de habilitação. O casal que estava na moto sofreu ferimentos e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram encaminhados ao Hospital Regional. Segundo a PM, o proprietário do veículo Gol pode ser responsabilizado por permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.
Uma saída de pista seguida de capotamento deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na BR 163. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia na Linha Bela Vista das Flores, nas proximidades do Trevo da Cooperoeste. O repórter JUNIOR RECALCATTI, que já trabalhou nas emissoras da Peperi e que estava conduzindo o veículo, ficou preso nas ferragens. Ele sofreu ferimentos generalizados e foi socorrido pelos bombeiros. A esposa e a filha dele, de seis meses, saíram ilesas do acidente. Segundo relato da mulher, RECALCATTI tentou evitar a colisão contra um carro que estava seguindo na frente deles e acabou caindo em um buraco. Ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou.