-IPCA DESACELERA EM SETEMBRO, MAS PREÇOS DA ENERGIA ELÉTRICA TEM ALTA
-SANTA CATARINA REGISTRA CINCO CASOS DE ESTUPRO DE CRIANÇAS POR DIA
-ADUTORA DO RIO DAS FLORES DEVE ENTRAR EM OPERAÇÃO NO MÊS QUE VEM
-CANDIDATOS A VEREADOR RECEBEM CÓPIAS DO PROJETO CARTILHA VOZ ÚNICA
-ELEITORES DO INTERIOR TERÃO TRANSPORTE GRATUITO PARA A CIDADE NO DIA DA VOTAÇÃO
-PM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA GAÚCHA NO TERMINAL RODOVIÁRIO DO MUNICÍPIO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DEPOIS DE ATROPELAR CACHORRO NA BR 163
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 23 graus. A máxima pode chegar a 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
A Bolívia está perto de quebrar seu recorde de incêndios florestais, segundo dados mais recentes dos satélites, que mostraram os focos de incêndio superando a taxa do mesmo período durante os grandes incêndios de 2010, conforme boa parte da América do Sul pega fogo. Dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil mostraram que a Bolívia teve 70 mil 628 focos de incêndio até 22 de setembro, taxa maior do que o número registrado entre janeiro e setembro de 2010, pior ano já registrado. Aquele ano terminou com um recorde de 83 mil 119 focos.
Os ministros das Relações Exteriores dos países que compõem o G20 chegaram a um consenso inédito sobre um documento pedindo formalmente reformas na ONU, na Organização Mundial do Comércio e nas instituições financeiras globais, como o FMI e o Banco Mundial. O texto foi aprovado por todos os chanceleres do grupo e será apresentado na quarta-feira a ministros de pelo menos 90 países que confirmaram presença em uma reunião ampliada do G20, às margens da Assembleia Geral da ONU. Está previsto que uma declaração conjunta seja divulgada publicamente pelos ministros do G20 logo depois do encontro.
A escalada de guerras em curso e um risco de que o conflito em Gaza se amplie pelo Oriente Médio marcaram a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira. Os conflitos foram o tema principal do discurso de abertura, feito pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTONIO GUTERRES. Ele pediu que a comunidade internacional se mobilize para evitar que "o Líbano vire outra Gaza", em referência à escalada do conflito entre Hezbollah e Israel. A Assembleia Geral da ONU é um encontro anual que acontece entre os principais governantes e autoridades dos 193 Estados que fazem parte da organização.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, nesta terça-feira, pedidos de força federal para atuar no apoio e na segurança no primeiro turno das eleições municipais. A Corte Eleitoral analisou 53 processos em que os tribunais regionais eleitorais apresentaram as propostas de apoio de efetivo federal. Foram aprovadas as requisições de forças de segurança para cidades de 11 estados: Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Tradicionalmente, nas eleições, as Forças Armadas atuam no apoio logístico e realizam transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para locais de difícil acesso.
Em agosto de 2024, o setor aéreo brasileiro atingiu um recorde histórico, com o maior número de passageiros transportados para o mês desde o início dos registros, em 2000. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, mais de 10 milhões de viajantes utilizaram o transporte aéreo, tanto em voos domésticos quanto internacionais, representando um aumento de zero vírgula sete por cento em relação a agosto de 2023. Os oito primeiros meses do ano teve 77 milhões de pessoas transportadas, o que representa um crescimento de quase quatro em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento de voos nacionais, que transportaram oito milhões de passageiros em agosto, foi acompanhado por um crescimento no mercado internacional, com dois milhões de viajantes.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 13 por cento nos preços em setembro. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. A alta do mês foi puxada, sobretudo, pela energia elétrica residencial, que passou de uma queda de zero virgula 42 em agosto para um avanço de zero vírgula 84 por cento em setembro. Essa variação no preço da energia fez com que o grupo de Habitação tivesse a maior alta percentual, de meio ponto percentual e o maior impacto sobre o IPCA-15. O IPCA-15 acumula uma alta de três virgula 15 por cento até aqui em 2024. Já no acumulado em 12 meses, a alta é de quatro vírgula 12 por cento.
O preço médio de carros usados em Santa Catarina teve leve queda de zero vírgula 16 por cento entre julho e agosto deste ano. O dado é referente a anúncios feitos na plataforma Webmotors, principal portal de negócios para o segmento e que criou um novo índice para mensurar os preços dos veículos. No caso dos carros zero quilômetro anunciados em Santa Catarina, a variação mostrou um aumento de zero vírgula 61 por cento no último mês. Os números ficam próximos do registrado no país, que teve queda de zero virgula 32 no mesmo período. Segundo EDUARDO JURCEVIC, CEO da Webmotors, os números do Estado refletem um cenário de estabilidade no mercado, que fica dentro das expectativas para o setor.
O número de inscritos no programa Nascer bateu recorde na fase de inscrições para a quinta edição. Ao todo, mi 211 projetos foram finalizados e 483 foram aprovados para o programa de pré-incubação que será realizado em 15 municípios catarinenses. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fapesc e do Sebrae. Este ano, as mulheres representam 35 por cento dos projetos aprovados, garantindo a representatividade feminina no ecossistema de inovação. Além disso, 70 por cento dos participantes já possuem experiência prévia em empreendedorismo, demonstrando um incremento na maturidade e no nível de experiência das ideias apresentadas.
Por dia, cinco casos de estupro de vulnerável foram registrados em Santa Catarina, segundo dados da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina. Ao todo, no ano passado, foram mil 936 denúncias do crime. Em níveis nacionais, o dado é ainda mais assustador: a cada hora, três crianças são abusadas. Mais da metade delas tem entre 1 e 5 anos. Santa Catarina instituiu o Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantil, nesta terça-feira para conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção das crianças e adolescentes contra esses tipos de violência.
A agência do Sine de São Miguel do Oeste tem 558 vagas de trabalho abertas nesta semana. Uma delas é destinada a pessoas com deficiência. No total, a região Oeste tem mil 725 oportunidades em diversas áreas e perfis e a agencia local do Sine é que a tem o maior número de vagas. Para concorrer, os interessados devem comparecer às unidades do Sine ou acessar o Portal Emprega Brasil, onde as vagas são atualizadas diariamente. É preciso ter um documento de identificação com foto. Cidades como Chapecó, Concórdia e Seara também estão entre as principais ofertantes de oportunidades para trabalhadores de toda a região.
Os servidores da Celesc promoveram, no começo desta semana, uma nova paralisação. A informação é do dirigente sindical, MARLON GASPERIN. De acordo com ele, o movimento começou na segunda-feira de manhã e foi encerrado no final da tarde do meio-dia. GASPERIN explicou que essa nova paralisação ocorreu por conta da intransigência da diretoria da Celesc na negociação do acordo coletivo de trabalho. Ele citou que a situação ainda é de redução dos direitos dos trabalhadores e valorização dos diretores, quebrando uma lógica de meio século de negociação. GASPERIN disse que a empresa voltou atrás e apresentou uma nova propostas para os servidores da Celesc. Ele disse que a oferta ampliou o vale alimentação e garantiu alguns direitos previstos nas negociações anteriores.
As celebrações em honra ao padroeiro São Miguel Arcanjo se intensificam nesta semana em São Miguel do Oeste. Na parte religiosa da festa, as celebrações nos núcleos centrais começaram as sete horas da noite de ontem e prosseguem nesta quarta-feira. O tríduo terá início amanhã e segue até sábado com missas na Igreja Matriz. Ainda no sábado, dia 28, acontece uma bênção especial com a Imagem de São Miguel Arcanjo pelas ruas da cidade a partir três horas da tarde. As cinco e meia tem missa na Igreja Matriz. A celebração do dia do padroeiro está programada para o domingo, dia 29.
A programação festiva do padroeiro São Miguel Arcanjo começou no última final de semana com a venda de mondongo no salão paroquial. Na próxima sexta e no sábado haverá a venda de assados de porco. A principal atividade, no entanto, vai acontecer no domingo, dia 29. A programação começa ao meio dia com o tradicional churrasco de confraternização. As pessoas poderão almoçar no salão paroquial ou levar o assado para casa. A festa se encerra no final da tarde, com bingo e sorteios. De acordo com o padre CLETO STULP, a previsão é de um grande público, tanto nos eventos festivos quanto nas atividades religiosas.
O aniversário de 17 anos do Nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira foi comemorado com uma solenidade na tarde desta terça-feira. O evento foi realizado na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar. De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel ALESSANDRO JOSÉ MACHADO, o Comando Regional tem o objetivo de apoiar as unidades da PM na região de fronteira. Ele destacou as operações que são realizadas em conjunto com a Polícia Militar do Paraná e Brigada Militar do Rio Grande do Sul para aumentar a segurança da população nessa região.
Além da parceria com as polícias dos estados vizinhos, as operações conjuntas com as forças de segurança da Argentina são importantes para o combate dos crimes transfronteiriços. A afirmação é do comandante do nono Comando Regional, coronel RICARDO ALEXANDRE SABATINI SILVA. Durante a cerimônia dos 17 anos da Nona Região, ele destacou as ações realizadas pela atual gestão, como ter pela primeira vez a realização de um curso de formação de sargentos no Extremo-oeste e o projeto para a implantação de uma sede própria para o Nono Comando. SABATINI disse que o projeto já foi aprovado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e a intenção é construir a sede no terreno do décimo primeiro batalhão da PM.
O período de inscrições para o segundo Festival de Música de São Miguel do Oeste termina na semana que vem. O prazo começou no dia primeiro de setembro e vai até a próxima terça-feira, dia primeiro de outubro. O Festival ocorre de 10 a 12 de outubro, na praça Walnir Bottaro Daniel. Ao todo, são quatro categorias em disputa: municipal adulto livre; nacional Infantojuvenil Livre; nacional Adulto PopularGospel e nacional Adulto SertanejoNativista. De acordo com a Comissão Organizadora, as inscrições são limitadas e serão efetivadas conforme a ordem, data e horário da realização e documentação de acordo com o regulamento do Festival.
O Femusmo, Festival de Música de São Miguel do Oeste, terá premiação em dinheiro e troféus para os vencedores. Para a classificação, serão avaliados os quesitos ritmo, afinação, apresentação, interpretação e dicção. Haverá premiação em dinheiro para os 10 primeiros colocados em cada categoria e troféus para os cinco primeiros colocados. O regulamento e demais informações estão disponíveis no site da Prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br, no ícone da página principal FEMUSMO. Para a efetivação da inscrição basta clicar no link que estará disponível no site da prefeitura.
A conclusão das obras de instalação da adutora da Casan para captação de água no rio das Flores está prevista para o mês de outubro. Com a finalização do serviço, haveráhaverá um período de 60 dias de testes para garantir que não há falhas no funcionamento da adutora. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela companhia do estado. O investimento da CASAN nesta obra em São Miguel do Oeste foi de 15 milhões de reais. De acordo com a empresa, a atual adutora precisa ser modernizada para evitar a possibilidade de vazamentos ou rompimentos frequentes. Como essa rede é responsável por abastecer todo o município, a melhoria vai beneficiar toda a população de São Miguel do Oeste que vai contar com mais segurança e estabilidade hídrica.
A nova adutora da Casan no rio das Flores terá 12 quilômetros e 700 metros de extensão. A estrutura vai captar água do Rio das Flores e levar para o Rio Camburim onde existe a Estação de Recalque de Água Bruta. Depois, a água segue para a Estação de Tratamento de Água de São Miguel do Oeste para, enfim, ser distribuída à população. Segundo a empresa, além da modernização, a nova tubulação também representa um aumento na vazão que passa dos atuais 250 para 400 milímetros de diâmetro. Hoje, a Estação de Tratamento opera com uma vazão de 100 litros por segundo, mas com a melhoria esse número também vai aumentar.
O chefe da agencia local da Casan, SADI ERLO, esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a implantação da adutora do rio das Flores vai dar mais segurança para o sistema de abastecimento da cidade. Ele explicou que a adutora vai garantir o nível do rio Cambuim que costuma reduzir nos períodos de pouca chuva. ERLO destacou que além disso, a Casan finalizou a licitação para a compra de uma nova unidade resfriadora da temperatura da agua captada do poço do aquífero Guarani. De acordo com ele, isso vai permitir o uso dessa fonte aumentando ainda mais a segurança para o abastecimento da cidade.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste promoveu, nesta terça-feira, o encontro com os candidatos a vereador do município para a entrega oficial da Cartilha do Voz Única - Eleições Municipais. O evento ocorreu no espaço Coworking da Acismo e contou com a participação de cerca de 30 candidatos que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as demandas da comunidade empreendedora. A cartilha, resultado de um trabalho colaborativo entre os associados da Acismo, foi apresentada pelo coordenador do Programa Voz Única, FERNANDO SCHOENINGER. De acordo com ele, o objetivo é criar uma ponte entre as necessidades reais dos empresários e o planejamento de políticas públicas.
Durante o evento de ontem com os candidatos a vereador, o presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI, destacou a importância do diálogo entre o setor empresarial e o poder público, reforçando que a cartilha é um instrumento de apoio para que os futuros legisladores compreendam as prioridades do setor produtivo. Ele citou que o Voz Única é a voz dos nossos empreendedores e que através dessa cartilha, a classe empresarial busca garantir que as demandas da comunidade estejam no radar de quem assumirá as decisões políticas nos próximos anos. Na segunda-feira, o documento foi entregue para os candidatos a prefeito da cidade.
O cartório eleitoral da quadragésima quinta zona eleitoral reforçou, nesta semana, a alteração dos locais de votação em São Miguel do Oeste. Os eleitores que votavam na Escola Municipal Infantil Fundamental Amália Daltoé Agostini, na Escola Básica Marechal Arthur Costa Silva, Salão Comunitário da Linha Caxias e Salão Comunitário de Alto Guamirim vão votar, neste ano, na Unoesc. Já a Escola Básica Municipal Jucelino Kubitschek de Oliveira, localizada no Bairro Estrela, recebeu os locais de votação da extensão da própria escola, do Bairro São Sebastião e do Clube Comunitário Bela Vista das Flores. A chefe do Cartório Eleitoral, DEANA FANTON, ressaltou que os eleitores devem ficar atentos os novos locais de votação.
Além de São Miguel do Oeste, outras cidades da quadragésima quinta zona eleitoral também tiveram alterações em alguns locais de votação. Em Bandeirante, a Escola Municipal Bandeirante passou a abrigar os eleitores que votavam no Clube Social da Linha Novo Encantado e do Clube Social de Várzea Alegre. Em Santa Helena, as seções que funcionavam no Esporte Clube Internacional Santanense foram transferidas para a Escola de Educação Básica Santa Helena. Já em Belmonte, a seção que funcionava no Clube Comunitário Linha Lajinha foi transferida para a Escola de Educação Básica Professor Francisco Brasinha Dias, no Centro.
Além das alterações dos locais de votação, o Cartório Eleitoral confirmou que haverá transporte gratuito para os eleitores das áreas rurais de São Miguel do Oeste. De acordo com a chefe da cartório, DEANA FANTON, as rotas partem dos clubes comunitários de Linha Bela Vista das Flores, Linha Caxias e Linha Alto Guamirim até os novos locais de votação na cidade. Os horários variam entre sete e meia da manhã e quatro da tarde com pontos específicos como a UNOESC e a Escola Básica Municipal Jucelino Kubitschek de Oliveira. O edital com o detalhamento dessas informações foi afixado na sede da Zona Eleitoral e publicado no Diário Oficial da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, garantindo que todos os eleitores possam se organizar para as eleições de 2024.
Um homem ficou ferido ao atropelar um cachorro e sofrer uma queda de moto na BR-163 nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde na saída para Guaraciaba. O motociclista conduzia uma CG com placa de São Miguel do Oeste quando atingiu o animal e sofreu uma queda. O Corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu a vítima. O homem teve escoriações e foi encaminhado para o Hospital Regional.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na noite desta terça-feira em São Miguel do Oeste. Por volta das dez horas, uma guarnição da PM realizava operação e fiscalização dos ônibus oriundos da fronteira com o Paraguai no terminal rodoviário em São Miguel do Oeste, quando abordou um veículo de Foz do Iguaçu. Em consulta junto ao sistema criminal, foi constatado que um dos ocupantes, um homem de 39 anos, possuía um Mandado de Prisão expedido pela comarca de Caxias do Sul pelo crime de furto. Ele foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.