Neste domingo, os eleitores alemães irão às urnas para eleger os membros do Bundestag, o Parlamento do país, e decidir quem será o substituto de ANGELA MERKEL, que deixa o cargo de primeira-ministra após 16 anos e quatro mandatos. OLAF SCHOLZ, do Partido Social-Democrata lidera as pesquisas, seguido por ARMIN LASCHET, da União Democrata Cristã, apoiado por MERKEL. ANNALENA BAERBOCK, do Partido Verde, que chegou a liderar as intenções de voto, está em terceiro nas pesquisas. O nome do novo chanceler, como é conhecido o premiê alemão, só deve ser confirmado, no entanto, daqui a algumas semanas, quando forem concluídas as negociações entre os partidos que irão se aliar.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu nesta sexta-feira na Casa Branca o primeiro-ministro da Austrália, SCOTT MORRISON, o da Índia, NARENDRA MODI, e o do Japão, YOSHIHIDE SUGA. Nas declarações iniciais do evento, vários dos líderes presentes, entre eles BIDEN, enfatizaram a importância de um "Pacífico livre", em um aparente recado à China. Os quatro países formam um grupo chamado "Quad", criado inicialmente em 2007 para ser um "Arco Asiático de Democracia". Em sua fala hoje, BIDEN destacou ainda o esforço para a produção de vacinas pelo mundo, com o país ajudando a Índia a produzir mais um bilhão de doses do imunizante contra a Covid.
A Organização Internacional para as Migrações consultou formalmente o Brasil para saber se o país pode receber alguns dos haitianos que estão acampados na fronteira entre os Estados Unidos e o México, segundo a agência de notícias Reuters. Sem mencionar o pedido da OIM, o Itamaraty afirmou em nota que "o tema foi tratado em conversas entre autoridades de diversos países e está sendo analisado à luz da legislação vigente". Cerca de 12 mil haitianos devem ser expulsos dos Estados Unidos. Eles estão reunidos embaixo de uma ponte no Texas e perto da fronteira com o México, mas o governo americano começou a deportá-los de volta ao Haiti.
No Brasil desde sexta-feira, SERGIO MORO terá encontros com a cúpula do Podemos, partido que quer lançá-lo candidato ao Palácio do Planalto, e com outros interlocutores para definir o seu futuro dentro ou fora da política. Entre as agendas políticas estão confirmados encontros com a presidente do Podemos, deputada federal RENATA ABREU e com os senadores ÁLVARO DIAS e ORIOVISTO GUIMARÃES, ambos do PR. A segunda possibilidade é a candidatura ao Senado, que poderia ser tanto pelo Paraná quanto por São Paulo. O terceiro caminho de MORO é optar por renovar o seu contrato com a consultoria Alvarez & Marsal, que vence em novembro.
Mais de 40 por cento da população brasileira está totalmente imunizada contra a Covid. Foram aplicadas 85 milhões 769 mil 785 doses de imunizantes em segunda ou dose única. Os que estão parcialmente imunizados são 144 milhões e 28 mil pessoas, o que corresponde a 67 vírgula 52 por cento da população. A dose de reforço foi aplicada em 521 mil 620 pessoas. Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 230 milhões 319 mil 693 doses aplicadas desde o começo da vacinação. O estado com maior porcentagem da população imunizada com segunda dose ou dose única é o Mato Grosso do Sulcom 54 vírgula 94 por cento. Depois aparece São Paulo com 53 vírgula 47 por cento.
A Anatel aprovou, nesta sexta, a versão final do edital do leilão do 5G marcado para quatro de novembro. O leilão deve movimentar 49 bilhões e 700 milhões de reais, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações. Desse total, 10 bilhões e 600 milhões devem ser desembolsados pelas empresas vencedoras do leilão para pagamento das outorgas, ou seja, pelo direito de explorar comercialmente o 5G. Esse valor irá para o caixa do governo. Outros 39 bilhões e cem milhões de reais terão que ser investidos pelas empresas vencedoras para cumprir as contrapartidas, exigências previstas no edital. A previsão do governo é que a oferta do 5G comece até julho de 2022, inicialmente nas capitais dos estados.
A média de avanço da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, é de 90 metros por dia. A draga responsável por levar areia do fundo do mar até a orla voltou a operar na quinta. A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente. Os trabalhos para o alargamento começaram em março deste ano e têm previsão para ficarem prontos em novembro.
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, DENISE FRANCOSKI atendeu ao recurso do Ministério Público e derrubou a decisão que permitiu uma professora de Gaspar não se vacinar contra a Covid-19. Ela entrou na Justiça contra um decreto municipal que obrigava a imunização pelos servidores municipais. A juíza da Vara Cível de Gaspar, CIBELLES MENDES BELTRAME, havia concedido liminar favorável à professora. Ao analisar o recurso, a desembargadora do TJ, o que está em pauta é o direito à vida em um cenário “alarmante de pandemia”. Com a decisão liminar de efeito suspensivo, a professora passa a ficar regrada pelo decreto municipal que a obriga a se vacinar contra a Covid-19.
A microrreforma administrativa do governo CARLOS MOISÉS DA SILVA deve conter a extinção de uma das secretarias estaduais. Criada na primeira reforma feita pelo atual governador, em 2019, a secretaria de Integridade e Governança vai virar uma diretoria da Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, a pasta está sob o comando interino de CRISTIANO DA SILVA, que é o controlador-geral. Em julho de 2020, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, HERNEUS DE NADAL recomendou ao governo a incorporação da secretaria pela Controladoria porque os órgãos tem atribuições similares. Segundo o TCE, a medida reduzir os custos do estado em 740 mil reais por ano.
Em Campo Erê CARLOS MOISÉS anuncia mais de 19 milhões em recursos para a região. Na manhã de ontem, dando sequência ao roteiro de visitas pelo oeste catarinense, o governador destinou 19 milhões e 500 mil reais para oito cidades da região. Os municípios fazem parte da Amerios, Amnoroeste e Ameosc. Só para Campo Erê foram seis milhões 519 mil, 934 reais. Parte do valor será aplicado para o desenvolvimento das cidades, agricultura, além de convênio para a reforma e ampliação da sede da Apae em Campo Erê.
Municípios vão investir recursos em infraestrutura, educação, esporte e ações de saúde e desenvolvimento econômico e social. Em Campo Erê, a prefeita ROZANE MOREIRA disse que os mais de seis milhões serão para construção de uma nova creche, e a conclusão do ginásio de esportes do Bairro São Francisco. Ainda tem recurso para agricultura e pavimentações na cidade. O prefeito de São Bernardino DALVIR LUDWIG, recebeu das mãos do governador dois milhões e 75 mil reais. Segundo o chefe do executivo, esses valores são para reformas, ampliações de setores públicos, e construção de auditório, além de pavimentação asfáltica em diversas ruas da cidade.
CLEOMAR MANTELLI de Palma Sola foi contemplado com dois milhões e 55 mil reais. De acordo com o prefeito KIKO, os valores serão aplicados nas Secretarias de agricultura, saúde, educação e infraestrutura. A maior fatia será para asfalto e calçamento. Ainda recebeu recurso, Novo Horizonte um milhão e 900 mil, Jupiá 600 mil, Princesa também 600 mil reais, São José do Cedro um milhão e 17 mil e São Lourenço do Oeste um milhão e 81 mil.
Apae de Campo Erê recebe recurso para reforma e ampliação. Das mãos do governador CARLOS MOISÉS, a presidente da escola especial do município SONAIRA DALPIVA, recebeu convênio de 400 mil reais. Esse dinheiro será usado para a reforma e ampliação da sede. Conforme SONAIRA, hoje a Apae atende 110 alunos dos municípios de Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso e Saltinho.
O governador anunciou ainda o repasse de recursos do Programa SC Mais Solo e Água. Em sua visita a Campo Erê, fez uma entrega simbólica dos contratos de crédito aos produtores rurais que irão investir em melhorias nas propriedades com sistemas de armazenamento e distribuição de água. O agricultor GILMAR ALVES DO AMARAL, recebeu o contrato de financiamento no valor de 37 mil e 100 reais. Os recursos serão aplicados na proteção de fonte modelo caxambu, aquisição de dois reservatórios de água com capacidade total de 30 mil litros, visando suprir as necessidades da atividade de bovinocultura de leite.
Nos 19 municípios que compreendem a Gerência Regional da Epagri Chapecó estão sendo apoiados cerca de 317 projetos de crédito, com aproximadamente nove milhões 517 mil e 481 reais. Em Campo Erê, São Bernardino e Palma Sola, até o momento, foram apoiadas aproximadamente 42 famílias, com aproximadamente um milhão 104 mil e 323 reais. Ainda na área da agricultura, o governador assinou convênio com Palma Sola no valor de 100 mil reais para aquisição de implementos agrícolas.
Governador afirma que em novembro recebe projeto da SC-305. CARLOS MOISÉS, disse que algumas alterações estão sendo feitas no projeto dessa rodovia que há muitos anos é aguardada pela população. Existia uma grande expectativa de anúncios para a recuperação dessa estrada. No entanto, veio apenas a afirmação de que em novembro sai o projeto e logo vai licitação. Segundo MOISÉS, as obras devem iniciar no começo do primeiro semestre de 2022.
40 milhões serão investidos em na SC-160. O governador, CARLOS MOISÉS, apresentou o projeto de restauração do trecho de pouco mais de 23 quilômetros da rodovia entre a BR-282, em Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste. O projeto, prevê faixas de rolamento em placas de concreto apoiadas sobre o pavimento existente por meio de um sistema conhecido como whitetopping. O secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, explica que esse tipo de restauração é mais durável do que o convencional com asfalto. A projeção citou VIEIRA é que o estão não tenha problemas no pavimento da SC-160 pelos próximos 20 anos.
Saltinho e Santa Terezinha do Progresso recebem juntos mais de 10 milhões de recurso do governador. Também ontem, o governador do estado de Santa Catarina CARLOS MOISÉS, esteve em Saltinho junto com a comitiva de secretários do estado e deputados estaduais e federais. O prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS de Saltinho, recebeu das mãos do governador cinco milhões 350 mil reais. O valor será investido em vários setores da administração pública do município. Parte desse valor é para aplicar na pavimentação asfáltica que liga os municípios de Saltinho a Santa Terezinha.
A prefeita MARCIA DETOFOL de Santa Terezinha, também foi contemplada. Seu município recebeu cinco milhões 466 mil e 75 reais. Parte do valor é para pavimentação do asfalto que liga os dois municípios e o restante em diversos setores de Santa Terezinha do Progresso. O governo do estado, através da secretaria de estado da agricultura, da pesca e do desenvolvimento rural, colocou em prática atividades para investimentos em ações de resiliência hídrica no estado.
Com o programa SC Mais Solo e Água, o governo do estado busca promover ações para o enfrentamento das estiagens recorrentes em Santa Catarina. Esse programa tem por finalidade aportar recursos para estruturar a captação, armazenamento e distribuição de água no meio rural catarinense. Nos municípios de Saltinho, Bom Jesus do Oeste, Tigrinhos, Serra Alta, Sul Brasil e Modelo, até o momento, foram apoiadas cerca de cento e sete famílias, com aproximadamente dois milhões 438 mil e 503 reais em investimentos.
Representando todas as famílias beneficiárias de Saltinho, no ato, foi entregue o contrato de financiamento no valor de 99 mil 920 reais a ROZELI VAZ DA SILVA BARRICHELLO, do município de saltinho. Esse recurso será investido na construção de cisterna com capacidade de um milhão e 200 mil litros, visando suprir as necessidades da atividade de suinocultura.
Operação de Trânsito apreende veículos em Quilombo. A Polícia Militar realizou, ontem uma operação de trânsito em Quilombo, abordando aproximadamente 30 veículos. Conforme a PM, nada de ilícito foi encontrado, porém, foram confeccionados dez infrações de trânsito, dois veículos foram retirados de circulação e duas motos foram apreendidas. A PM destaca que as operações continuarão sendo realizadas. O objetivo é garantir a segurança da comunidade e evitar ações de furto, porte ilegal de armas, tráfico e posse drogas, por exemplo.
Veículos colidem na SC-305 em São Lourenço do Oeste. Uma colisão entre dois carros foi registrada no início da madrugada de hoje em São Lourenço. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, envolveram-se os veículos Ford F-1000 de Coronel Martins, conduzido por um homem de 40 anos, e um Palio de Coronel Vivida, dirigido por um homem de 60 anos. Neste acidente não houve feridos, mas as causas não foram divulgadas pela polícia.
Um motociclista ficou gravemente ferido ao colidir com um carro por volta das 8h da manhã de hoje, em Maravilha. SAMU e Corpo de Bombeiros atenderam o acidente, do tipo colisão transversal, na BR 282, próximo ao CTG Juca Ruivo. Envolveram-se um GM Cruze com placas de Maravilha e uma motocicleta Kawasaki Z900, com placas do Mercosul. O condutor da motocicleta apresentava múltiplas fraturas e traumatismo craniano grave, foi imobilizado e ao adentrar na viatura do SAMU, entrou em parada cardiorrespiratória. A equipe realizou a massagem cardíaca até o Hospital São José, onde foi entregue à equipe médica. Já o motorista do Cruze, de 33 anos, teve ferimentos leves na face, mas não conseguiu sair do veículo por meios próprios. Ele foi imobilizado, medicado e conduzido ao pronto socorro do Hospital São José.