-PRÉVIA DA INFLAÇÃO TEM ALTA DE 0,28% EM AGOSTO, PUXADA PELA CONTA DE LUZ
-GOVERNADOR CONFIRMA NOME DO NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇAO PRISIONAL
-ASSOCIAÇÃO PROMOVE LEILÃO DE GADO GERAL AMANHÃ NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
-SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI PARTICIPAR DE EVENTO NA UNOESC
-SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DE ENTIDADES E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
-MULHER SUSPEITA DE TORTURAR A FILHA DE 5 ANOS COM RELHO É PRESA PELA POLÍCIA
-HOMEM ARMADO INVADE RESIDÊNCIA, RENDE IDOSA E FOGE COM DINHEIRO
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Quase 24 horas após a queda de um avião em Moscou cuja lista de passageiros tinha o nome do líder do grupo Wagner, YEVGENY PRIGOZOHIN, o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, rompeu o silêncio sobre o caso. Em discurso transmitido pelas TVs do país, PUTIN, antigo aliado de PRIGOZHIN, enviou condolências a família do líder do grupo de mercenários e disse que vai investigar as causas do acidente. Recentemente, PRIGOZHIN liderou um rebelião contra o governo russo. Ontem, autoridades das Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram ao jornal "New York Times" que acreditam que a queda do avião foi provavelmente causada por uma explosão dentro da aeronave.
O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP deixou um presídio na Geórgia após pagar fiança. Ele se entregou às autoridades devido a uma investigação que apura supostas fraudes eleitorais nas eleições presidenciais de 2020. O empresário ficou no complexo por cerca de 20 minutos. O ex-presidente concordou com uma fiança de 200 mil dólares, valor que corresponde a cerca de um milhão de reais, e outras condições para liberação, incluindo não usar as redes sociais para intimidar outros réus e testemunhas no caso. A acusação diz que “TRUMP e os outros réus se recusaram a aceitar o resultado da votação e, consciente e voluntariamente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor” do ex-presidente.
Os dois candidatos de direita, que lideraram a votação nas primárias eleitorais da Argentina, JAVIER MILEI e PATRICIA BULLRICH se declararam contra a entrada do país no Brics, como anunciado pela cúpula do grupo nesta quinta-feira. MILEI fez sua declaração durante o Conselho das Américas, em plenária sobre as perspectivas econômicas e políticas da Argentina, nesta quinta e afirmou que o país não vai se alinhar com comunistas. Já BULLRICH, do partido Juntos por el Cambio, usou as redes sociais para criticar a aceitação da Argentina no bloco. Ele disse que não vai endossar que a Argentina se associe a autoritarismo populistas. A eleição presidencial da Argentina ocorrerá em 22 de outubro.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, considerado a prévia da inflação oficial do país, teve alta de zero virgula 28 por cento para o mês de agosto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O índice teve aceleração de zero vírgula 35 ponto percentual na comparação com o mês anterior, quando teve queda de zero vírgula zero sete por cento para julho. Com os resultados, o IPCA-15 acumulou quatro vírgula 24 por cento na janela de 12 meses. O principal impacto de alta vem do aumento da conta de energia elétrica residencial, que subiu quatro virgula 49 por cento no mês. O IBGE havia constatado, em julho, o principal impacto negativo para IPCA-15 justamente na redução de preços de energia elétrica residencial.
O Brasil registrou a abertura de dois milhões e 14 mil novas empresas nos primeiros seis meses deste ano. Os dados mostram dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Fazenda. O valor equivale à ativação de sete vírgula 73 CNPJs a cada minuto. Ainda que expressivo, a soma de empresas abertas é um e meio por cento menor que o total de dois milhões e 45 mil instalações contabilizadas ao longo do mesmo período do ano passado. A maior parte das aberturas realizadas no primeiro semestre deste é referente a microempresas, o equivalente a 94 por cento do total. O primeiro semestre também foi marcado pelo fechamento das portas de um milhão 119 mil empresas, volume 32 por cento maior do que o registrado entre janeiro e junho de 2022, quando 845 mil 997 negócios deixaram de existir.
O ministro ANDRÉ MENDONÇA, do Supremo Tribunal Federal, pediu mais tempo para avaliar o processo que julga a descriminalização da maconha para uso pessoal no Brasil na tarde desta quinta-feira. Com isso, o julgamento fica suspenso pelos próximos 60 dias. O placar está em 5 a 1 pela descriminalização. Antes de MENDONÇA, o ministro CRISTIANO ZANIN votou contra a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. O magistrado propôs que seja fixado um critério objetivo para diferenciar usuário de traficante. Para ele, o critério deve ser de 25 gramas de maconha ou de seis plantas fêmeas. A ministra ROSA WEBER decidiu antecipar seu voto, a favor da descriminalização. O entendimento firmado pelo STF neste julgamento deverá balizar casos similares em todo o país.
Os municípios de Balneário Gaivota e Sombrio, no Sul do Estado, decretaram situação de emergência em razão do temporal de granizo de quarta-feira. A chuva danificou casas, deixou famílias desalojadas e suspendeu aulas. Mais de seis mil pessoas tiveram prejuízos em Balneário Gaivota. Até esta quinta-feira, seis famílias encontravam-se desalojadas e foram para casa de parentes. O decreto de situação de emergência aponta “danos humanos e perdas consideráveis nos bens públicos, na agricultura e pecuária”. Já em Sombrio, o temporal de granizo que atingiu Sombrio deixou danos em pelo menos 400 casas, prédios públicos, indústrias, comércio, escolas municipais e ginásio de esportes também sofreram estragos.
Santa Catarina é líder em formalidade do mercado de trabalho com um alto índice de inserção econômica de jovens e adultos. Por esse desempenho, o Estado ficou em primeiro lugar em Capital Humano no Ranking de Competitividade dos Estados. Os dados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública que também colocou Santa Catarina em segundo no ranking geral, atrás apenas de São Paulo. Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, escolheu o policial penal CARLOS ALVES como novo Secretário de Administração Prisional e a vereadora de Florianópolis, MARYANNE MATTOS do PL, como secretária-adjunta da pasta. Além da mudança no setor da segurança, há alteração na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Com a exoneração de LAUDELINO BASTOS, o advogado EDSON MORITZ MARTINS DA SILVA, então diretor-financeiro da companhia, assume o cargo de presidente da Casan. No Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, FÉLIX FERNANDO DA SILVA sai, e entra LEANDRO BERTI, engenheiro da computação, PhD em Nanotecnologia e MBI em Indústria 4.0.
O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, divulgou nesta semana, dois chamamentos públicos em relação à Lei Paulo Gustavo. O principal objetivo destes chamamentos é proporcionar apoio financeiro e incentivos para a realização de ações culturais de audiovisual e outras áreas culturais que enriquecem a diversidade artística e criativa do município. Conforme a chefe de divisão da Cultura, REGIANE RODRIGUES, por meio desses chamamentos, o Governo Municipal busca atingir dois objetivos fundamentais: o incentivo à produção audiovisual local e a promoção de ações de outras áreas culturais que estimulem a expressão cultural em sua diversidade e enriquecem a diversidade artística e criativa do município. Os interessados podem buscar outras informações na prefeitura.
A Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar, neste sábado, mais uma edição do leilão de gado geral. O evento, que será realizado de forma virtual e presencial, está previsto para a uma e meia da tarde no Parque Rineu Gransotto em São Miguel do Oeste. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Pampa no YouTube, por meio do site Pampa Remates. Estarão à venda, neste sábado, bezerros e novilhas destinados à produção de carne. O objetivo é renovar os planteis dos produtores da região extremo-oeste. As instituições financeiras vão oferecer financiamento para a compra dos lotes.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir a importância da consolidação do ecossistema da inovação no município. O programa deste final de semana vai analisar o que ainda falta para conectar os setores da iniciativa privada, do poder público e das universidades no sentido de apoiar ideias de negócios inovadores. O debate vai reunir a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, ELIANDRA ROSSI, o consultor do Sebrae, TIAGO TENGATEN e a secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, INDIANARA HERBET e a diretora de inovação da CDL, ELIS REGINA MULINARI ZANIN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã deste sábado.
A Unoesc vai realizar, na próxima quinta-feira, um evento sobre inovação no Centro Cultural da Universidade. Organizado pelos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciência da Computação, o Unoesc Inova contará com a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Santa Catarina", ministrada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELLO FETT. Após serão apresentados cases de sucesso com IVONEI DALLA CORTE, de uma empresa de sementes, e NAIARA SEBBEN de uma agência digital. O Unoesc Inova começa as sete horas da noite da quinta-feira, dia 31, e não haverá cobrança de ingresso. O evento é aberto é aberto para acadêmicos, empreendedores e para a comunidade em geral.
O empreendedorismo é uma fonte de transformação social, incentivando a autonomia, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas na comunidade. A afirmação é daDiretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, ELIANDRA MIRLEI ROSSI. Ela explicou que a ciência, tecnologia e inovação são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, bem comogeração de novas oportunidades no mercado de trabalho. Na visão da professora, o objetivo do evento é promover, para os estudantes e comunidade regional, um momento de discussões sobre as oportunidades e desafios regionais da ciência, tecnologia e inovação. A previsão é de um grande público na próxima semana na universidade.
O economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, PABLO BITTENCOURT, proferiu uma palestra nesta quarta-feira sobre os diversos aspectos da Reforma Tributária. O evento foi realizado no Auditório do Sicoob, em São Miguel do Oeste, e reuniu empresários e profissionais da área de Contabilidade e Administração. Durante a palestra, BITTENCOURT declarou de forma enfática que o Brasil atualmente ostenta "o pior Sistema Tributário do mundo" e destacou a importância de estabelecer um sistema mais congruente com as práticas internacionais de tributação. O economista também enfatizou que a reforma, embora seja a parte central do sistema tributário, requer ajustes em outras etapas. A Fiesc está em contato com os três senadores catarinenses buscando defender os interesses da indústria e melhorar o projeto elaborado pela Câmara Federal.
O Núcleo da Mulher Empresária vai realizar, na semana que vem, mais uma edição da Sessão de Negócios. O evento está confirmado para o próximo sábado, dois de setembro, no Clube Comercial. A atividade começa as nove horas da manhã com um café. As 10 está programada uma palestra sobre Vendas e Gatilhos mentais. Logo depois, ocorre a segunda palestra sobre “empresas que mudam o mundo”. Na parte da tarde, a programação prevê a sessão de negócios, onde as participantes terão um espaço para network e contatos comerciais. Os interessados podem fazer a inscrição na Acismo ou com as integrantes do Núcleo da Mulher Empresária.
A Sessão de Negócios da Semana que vem vai reunir cerca de cem empresas, cinco de cada segmento da economia. A informação é da coordenador do Núcleo da Mulher Empresária, CAMILA BERTI. De acordo com ela, o evento tem o objetivo de aproximar as empreendedoras e gerar novos negócios na cidade. As inscrições custam 160 reais para não associadas da Acismo. Empresas que participam da Associação Empresarial pagam 130 reais e as nucleadas tem um desconto ainda maior: para elas a inscrição custa 100 reais. A Sessão de Negócio vai acontecer durante todo o sábado da semana que vem, no Clube Comercial.
Os vereadores de Paraíso realizaram no começo deste mês uma de um evento da União dos Vereadores de Santa Catarina. Segundo o vereador ALCIONE SCHENEIDER, na oportunidade foram tratados sobre vários assuntos. Ele disse que as palestras realizadas vieram para somar ao trabalho dos vereadores de Paraíso e também do estado em geral. Ele pontuou que a oportunidade também serviu para estabelecer contatos com os deputados em busca de recursos para serem investidos em Paraíso. ALCIONE SCHENEIDER citou que um dos gabinetes visitados foi do deputado ALTAIR SILVA, onde na oportunidade foram protocoladas várias emendas parlamentares no valor aproximado de um milhão de reais. Ele explicou que os pedidos são para três áreas: a conclusão do ginásio municipal do CIEF que está com as obras paradas, para a agricultura para que os trabalhos sejam continuados e também para a Saúde, visando a continuidade dos programas já existentes.
O vereador ALCIONE SCHENEIDER demostrou otimismo e projetou que no máximo até 2024 esses recursos estarão no caixa da prefeitura para que os investimentos sejam realizados no município. Ele criticou ainda aqueles que julgam as viagens feitas pelos vereadores para Florianópolis ou Brasília e pensam que essas ações existem apenas visando o aproveitamento das diárias. Ele declarou que esses momentos servem para aperfeiçoamento e também para buscar recursos junto aos deputados, senadores e com o próprio governo estadual e federal. Para ALCIONE SCHENEIDER, as viagens são de extrema importância para o desenvolvimento de Paraíso e também da região Extremo-Oeste catarinense. O vereador também destacou a importância da audiência pública da próxima sexta-feira em São Miguel do Oeste sobre a situação atual do leite.
Na sessão da Câmara de São Miguel do Oeste desta quinta-feira, os vereadores apresentaram requerimentos de informação à Administração Municipal. Os pedidos tratam sobre atendimentos de psicologia no município e serviços realizados em imóvel no interior. O primeiro é da vereadora, MARLI DA ROSA que solicita informações sobre atendimento com profissional de psicologia no Município. Ela questiona quantos profissionais da área atuam e quais setores e demandas que cada um atende. A vereadora pede também se existem psicólogos ou equipes que têm atuado em projetos de prevenção ao suicídio, drogadição e alcoolismo. O outro requerimento, do vereador PAULO DRUMM, solicita informações sobre imóvel na Linha Waldemar. O vereador questiona se o Município possui imóvel naquela localidade e se possui termo de cessão de uso com a comunidade.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar um leilão que contempla 12 itens, entre eles, veículos, máquina pesada, caminhão e pneus. De acordo com a secretária adjunta de Administração, THAÍS COSTA, os lances já podem ser efetuados pela internet. A sessão online de disputa de preços e encerramento dos lances será no dia 14 de setembro, a partir das 10 horas da manhã. Os interessados em vistoriar os bens a serem apregoados podem agendar visita com o Departamento de Patrimônio da Prefeitura, pelo telefone (49) 3631-2023.
O valor arrecadado deve ser reinvestido no patrimônio do Município, principalmente, na renovação da frota de veículos.
O município de São Miguel do Oeste promoveu, na manhã desta sexta-feira, o seminário municipal da pessoa com deficiência. O evento foi promovido pelo conselho municipal da pessoa com deficiência. De acordo com a presidente do Condefi, IRMA VAGNER, o objetivo do seminário foi divulgar os órgãos envolvidos no conselho e o trabalho desenvolvidos pelas entidades que atuam no atendimento das pessoas com deficientes, como Apas, Apae, Adefismo e Associação de familiares do autismo. IRMA disse que cada entidade deve um espaço para falar do trabalho e das ações desenvolvidas no município.
O seminário municipal da pessoa com deficiência também discutiu o processo e as dificuldades para inclusão desse público nos diferente espaços da sociedade. De acordo com a diretora de assistência social do município, JANE RIES, o evento fez uma avaliação dos avanços e dos obstáculos que precisam ser superados para efetivar a inclusão das pessoas com deficiência. JANE explicou os encaminhamentos que foram definidos no seminário desta quinta-feira.
Um princípio de incêndio em residência na cidade de Riqueza mobilizou o Corpo de Bombeiros de Mondaí na noite desta quinta-feira. Guarnições se deslocaram ao local, onde encontraram policiais militares e diversos populares, entre eles bombeiros comunitários, que já haviam controlado as chamas. A residência, de 92 metros quadrados, teve uma área de aproximadamente dois metros quadrados atingida pelas chamas. Como não havia mais fogo no local, os brigadistas realizaram apenas o levantamento preliminar da ocorrência. As causas do incêndio não foram confirmadas.
A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço apreendeu uma carga de vinhos e espumantes trazidos ilegalmente da Argentina nesta quinta-feira. Os produtos estavam em uma caminhonete Amarok abordada pelos policiais na SC-161 em Campo Erê. O veículo, com placa de Balneário Camboriú, era conduzida por uma mulher de 43 anos e tinha caroneiro um homem também de 43 anos. Eles estavam transportando 93 garrafas de vinhos e espumantes oriundos da Argentina, sem os devidos desembaraços aduaneiros. A mercadoria, avaliada em mais de nove mil reais, foi apreendida e levada para a Receita Federal.
A Polícia Militar prendeu duas pessoas com mandados judicias de prisão nesta quinta-feira em Maravilha. Pela parte da manhã, uma guarnição da PM abordou um homem que tem 68 boletins de ocorrência. Ele era foragido do sistema prisional desde o mês de março e estava com uma ordem judicial de prisão aberta. O homem, de 25 anos, foi preso levado para a unidade prisional do município. Na noite de ontem, a PM cumpriu mais um mandado de prisão por roubo. O homem, de 22 anos, foi detido e também levado para a cadeia da cidade.
A polícia militar de Iraceminha registrou uma ocorrência de roubo a residência no início da tarde desta quinta feira. O fato ocorreu na linha Campinas, nas proximidades da BR 282. A vítima, uma senhora de 61 anos, informou que um homem encapuzado e armado chegou pelos fundos da residência e a rendeu. O assaltante imobilizou a vítima, que sofreu lesões leves no joelho e cotovelo. O homem levou dois mil reais em dinheiro e fugiu em direção a uma área de mata. As guarnições policiais militares da região foram acionadas e iniciaram buscas pelo suspeito. O assaltante ainda não foi localizado.
Uma mulher suspeita de torturar a filha de apenas cinco anos foi presa nesta quinta-feira pela Polícia Militar. As equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar estiveram na residência da autora e, constatadas lesões corporais recentes na criança, a mulher foi conduzida a DPCAMI. Há semanas, as denúncias contra a mulher estavam sendo verificadas por órgãos da rede de proteção, como Polícia Civil, Conselho Tutelar e CREAS. Ontem, foi possível materializar as "denúncias" anteriores. O Laudo Pericial confirmou a compatibilidade das lesões dos braços e das pernas da criança com um relho apreendido na residência. Também foram verificadas situações de risco à saúde da criança, que dormia no chão, sem travesseiro, entre rações para cachorro e outros materiais. A mulher de 22 anos foi autuada em flagrante pelo crime de tortura. Como o crime é inafiançável, a mulher foi encaminhada a Unidade Prisional Avançada.