ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-08-2023 Sexta-feira

-PRÉVIA DA INFLAÇÃO TEM ALTA DE 0,28% EM AGOSTO, PUXADA PELA CONTA DE LUZ

-GOVERNADOR CONFIRMA NOME DO NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇAO PRISIONAL

-PRAZO PARA SOLICITAR KIT DE TV DIGITAL TERMINA HOJE EM IPORÃ DO OESTE

-FESTA EM HONRA À PADROEIRA TERÁ SORTEIO DE 15 MIL REAIS EM SETEMBRO

-SOBERANAS INTENSIFICAM DIVULGAÇÃO DA FAIC NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-GOVERNO DE DESCANSO ANUNCIA ASFALTAMENTO EM MAIS SEIS RUAS NA CIDADE

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA MOBILIZA BOMBEIROS

-MULHER É PRESA POR TORTURAR A FILHA DE 5 ANOS NA REGIÃO


O tempo é de sol entre muitas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com variação de nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


Quase 24 horas após a queda de um avião em Moscou cuja lista de passageiros tinha o nome do líder do grupo Wagner, YEVGENY PRIGOZOHIN, o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, rompeu o silêncio sobre o caso. Em discurso transmitido pelas TVs do país, PUTIN, antigo aliado de PRIGOZHIN, enviou condolências a família do líder do grupo de mercenários e disse que vai investigar as causas do acidente. Recentemente, PRIGOZHIN liderou um rebelião contra o governo russo. Ontem, autoridades das Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram ao jornal "New York Times" que acreditam que a queda do avião foi provavelmente causada por uma explosão dentro da aeronave.

O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP deixou um presídio na Geórgia após pagar fiança. Ele se entregou às autoridades devido a uma investigação que apura supostas fraudes eleitorais nas eleições presidenciais de 2020. O empresário ficou no complexo por cerca de 20 minutos. O ex-presidente concordou com uma fiança de 200 mil dólares, valor que corresponde a cerca de um milhão de reais, e outras condições para liberação, incluindo não usar as redes sociais para intimidar outros réus e testemunhas no caso. A acusação diz que “TRUMP e os outros réus se recusaram a aceitar o resultado da votação e, consciente e voluntariamente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor” do ex-presidente.

Os dois candidatos de direita, que lideraram a votação nas primárias eleitorais da Argentina, JAVIER MILEI e PATRICIA BULLRICH se declararam contra a entrada do país no Brics, como anunciado pela cúpula do grupo nesta quinta-feira. MILEI fez sua declaração durante o Conselho das Américas, em plenária sobre as perspectivas econômicas e políticas da Argentina, nesta quinta e afirmou que o país não vai se alinhar com comunistas. Já BULLRICH, do partido Juntos por el Cambio, usou as redes sociais para criticar a aceitação da Argentina no bloco. Ele disse que não vai endossar que a Argentina se associe a autoritarismo populistas. A eleição presidencial da Argentina ocorrerá em 22 de outubro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, considerado a prévia da inflação oficial do país, teve alta de zero virgula 28 por cento para o mês de agosto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O índice teve aceleração de zero vírgula 35 ponto percentual na comparação com o mês anterior, quando teve queda de zero vírgula zero sete por cento para julho. Com os resultados, o IPCA-15 acumulou quatro vírgula 24 por cento na janela de 12 meses. O principal impacto de alta vem do aumento da conta de energia elétrica residencial, que subiu quatro virgula 49 por cento no mês. O IBGE havia constatado, em julho, o principal impacto negativo para IPCA-15 justamente na redução de preços de energia elétrica residencial.

O Brasil registrou a abertura de dois milhões e 14 mil novas empresas nos primeiros seis meses deste ano. Os dados mostram dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Fazenda. O valor equivale à ativação de sete vírgula 73 CNPJs a cada minuto. Ainda que expressivo, a soma de empresas abertas é um e meio por cento menor que o total de dois milhões e 45 mil instalações contabilizadas ao longo do mesmo período do ano passado. A maior parte das aberturas realizadas no primeiro semestre deste é referente a microempresas, o equivalente a 94 por cento do total. O primeiro semestre também foi marcado pelo fechamento das portas de um milhão 119 mil empresas, volume 32 por cento maior do que o registrado entre janeiro e junho de 2022, quando 845 mil 997 negócios deixaram de existir.

O ministro ANDRÉ MENDONÇA, do Supremo Tribunal Federal, pediu mais tempo para avaliar o processo que julga a descriminalização da maconha para uso pessoal no Brasil na tarde desta quinta-feira. Com isso, o julgamento fica suspenso pelos próximos 60 dias. O placar está em 5 a 1 pela descriminalização. Antes de MENDONÇA, o ministro CRISTIANO ZANIN votou contra a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. O magistrado propôs que seja fixado um critério objetivo para diferenciar usuário de traficante. Para ele, o critério deve ser de 25 gramas de maconha ou de seis plantas fêmeas. A ministra ROSA WEBER decidiu antecipar seu voto, a favor da descriminalização. O entendimento firmado pelo STF neste julgamento deverá balizar casos similares em todo o país.

Os municípios de Balneário Gaivota e Sombrio, no Sul do Estado, decretaram situação de emergência em razão do temporal de granizo de quarta-feira. A chuva danificou casas, deixou famílias desalojadas e suspendeu aulas. Mais de seis mil pessoas tiveram prejuízos em Balneário Gaivota. Até esta quinta-feira, seis famílias encontravam-se desalojadas e foram para casa de parentes. O decreto de situação de emergência aponta “danos humanos e perdas consideráveis nos bens públicos, na agricultura e pecuária”. Já em Sombrio, o temporal de granizo que atingiu Sombrio deixou danos em pelo menos 400 casas, prédios públicos, indústrias, comércio, escolas municipais e ginásio de esportes também sofreram estragos.

Santa Catarina é líder em formalidade do mercado de trabalho com um alto índice de inserção econômica de jovens e adultos. Por esse desempenho, o Estado ficou em primeiro lugar em Capital Humano no Ranking de Competitividade dos Estados. Os dados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública que também colocou Santa Catarina em segundo no ranking geral, atrás apenas de São Paulo. Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, escolheu o policial penal CARLOS ALVES como novo Secretário de Administração Prisional e a vereadora de Florianópolis, MARYANNE MATTOS do PL, como secretária-adjunta da pasta. Além da mudança no setor da segurança, há alteração na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Com a exoneração de LAUDELINO BASTOS, o advogado EDSON MORITZ MARTINS DA SILVA, então diretor-financeiro da companhia, assume o cargo de presidente da Casan. No Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, FÉLIX FERNANDO DA SILVA sai, e entra LEANDRO BERTI, engenheiro da computação, PhD em Nanotecnologia e MBI em Indústria 4.0.

A publicação da portaria do Ministério da Saúde que reconhece oficialmente o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia coloca o hospital no mapa nacional da oncologia. A afirmação foi feita pelo Diretor da unidade, RODRIGO LOPES. Ele concedeu entrevista para a Rede Peperi e explicou que o Hospital buscava esse credenciamento desde 2018 e, apesar de ser burocrático, o processo demorou um pouco mais do que o Instituto Santé imaginou. Nesses cinco anos sem o reconhecimento do Ministério da Saúde, os serviços foram mantidos com recursos estaduais, mesmo sendo uma área de complexidade e, portanto, de responsabilidade do governo federal. O estado vai continuar repassando cerca de 500 mil para a oncologia do Regional, mas agora poderá cobrar esse valor do Ministério da Saúde.

A habilitação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia vai permitir o cadastro de propostas e projetos específicos para o setor. Segundo o Diretor do Hospital, RODRIGO LOPES, será possível buscar recursos adicionais, além dos serviços, para a aquisição de equipamentos e custeio da oncologia. Ele explicou que o credenciamento no Ministério da Saúde não representa, automaticamente, um aumento do valor aplicado para a prestação do serviço, mas o estado, que será ressarcido pelo governo federal, poderá aplicar o que vinha gastando com a oncologia em outras necessidades da saúde. Com a qualificação, a unidade terá direito a um recurso anual no valor de quase 5,2 milhões do Ministério da Saúde.

RODRIGO LOPES ainda reforçou que o setor de oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realiza, em média, 450 sessões de quimioterapia por mês. Segundo ele, são 80 cirurgias, 250 exames para diagnósticos de câncer e cerca de mil consultas por mês. Ele comentou que o setor tem uma equipe multiprofissional que envolve médicos oncologistas, enfermeiros, técnicos e assistentes para o atendimento dos pacientes. O diretor ainda destacou que o setor tem capacidade para suportar um eventual aumento da demanda, mas a oncologia está contemplada no projeto de reforma e ampliação do hospital que está sendo finalizado pelo Instituto Santé.

O Diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, também disse na entrevista para a Rede Peperi que o projeto de ampliação da unidade deve ser encaminhado para análise da vigilância sanitária nos próximos meses. Ele explicou que depois que a proposta for aprovada pelo órgão, o Instituto Santé terá uma ideia exata dos custos e poderá discutir os detalhes do início das obras com o governo do estado. LOPES comentou que a Secretária de Saúde, CARMEM ZANOTTO, esteve recentemente em São Miguel do Oeste e o principal encaminhamento é que a ampliação do Hospital Regional deve ser feita por etapas.

Problemas no fornecimento de energia elétrica atrasam início da operação da usina de asfalto do Conder. Trabalhos devem ocorrer a partir de setembro. Na sequência de atrasos para o início das atividades da Usina de Asfalto da região da Ameosc, problemas no fornecimento de energia elétrica causam novo adiamento. Segundo o Diretor de Programa Mais Asfalto, VOLMIR GIUMBELLI, não foi possível acionar as máquinas devido a problemas na rede de distribuição da Celesc. O Conder deve assumir esta responsabilidade para agilizar a inauguração e prestar serviços aos 18 municípios da área administrada pelo Consórcio no Extremo Oeste de Santa Catarina. GIUMBELLI informa que já foi feito o concurso público para a contratação de servidores como motorista, operador, serviços gerais. Alguns já foram contratados e estão trabalhando.

De acordo com o Diretor do Programa Mais Asfalto, a prioridade agora é fazer os ajustes necessários na rede elétrica na área industrial de São Miguel do Oeste, no acesso a Barra Bonita, onde está localizado a usina de asfalto. VOLMIR GIUMBELLI destaca ainda a parceria com o Consórcio de Pinhalzinho para a capacitação dos funcionários da usina. O início das atividades que estava previsto para esta semana, deve acontecer durante o mês de setembro. O Diretor informa que já receber projetos para pavimentação nos municípios de Anchieta, Iporã do Oeste e Bandeirante. GIUMBELLI informa ainda que o Consórcio também trabalha na pintura de sinalização viária e já possui parceria com os municípios de Guaraciaba e Santa Helena.

O prazo para as famílias inscritas no Cadastro Único solicitarem o kit gratuito de TV Digital encerra nesta sexta-feira, em Iporã do Oeste. De acordo com a gestora do Cadastro Único, MARÍLIA RECH, o kit com antena e conversor faz parte do programa Digitaliza Brasil, ao qual o município aderiu e cedeu o terreno para instalação da torre. MARÍLIA salienta que as famílias aptas para receberem o kit são aquelas que possuem Cadastro Único ativo e que tenham feito a adesão antes do dia 31 de julho de 2022. A gestora observa que em Iporã do Oeste, no total, 432 famílias estão habilitadas para receberem o kit, porém, apenas cerca de 84 fizeram a habilitação para serem contempladas com antenas de TV digital, o que representa 19,2% do público-alvo. MARÍLIA RECH salienta que o cadastramento não é obrigatório, no entanto, quem não fizer a adesão até hoje, não terá nova oportunidade, pois o prazo não será estendido.

Uma comitiva iniciou nesta semana, o trabalho de divulgação e entrega de convites para a décima FAIC nos municípios da região. A divulgação da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Iporã do Oeste está sendo feita pelas soberanas, a rainha PATRÍCIA CAROLINA MARSARO, a primeira princesa LORENA DOS REIS LEÃO PEREIRA e pela segunda princesa, YASMIN SULZBACHER HOFF, acompanhadas da diretora de cultura, LUCIANE KIST e do assessor de imprensa, ADILSON KIPPER. Em entrevista para a Rádio Oeste, a diretora de cultura, LUCIANE KIST, salientou que a comitiva está participando de bate-papos em rádios, emissoras de TV e prefeituras municipais, apresentando as principais novidades da FAIC 2023 e convidando a população para prestigiar a feira, que acontecerá de 07 a 10 de setembro, em Iporã do Oeste.

LUCIANE KIST ressaltou ainda que no roteiro também estão inclusas visitas aos patrocinadores master e plus do evento, como forma de valorização das empresas. Na visão da diretora de cultura de Iporã do Oeste, a divulgação é fundamental para convidar toda a região para a festa. LUCIANE destacou que faltando menos de 15 dias para o início da feira, tudo está preparado para a abertura oficial no dia 07 de setembro, às 17h, que terá um lindo evento com presença de autoridades e o público em geral. Ela disse que a expectativa é grande para uma das maiores exposições já realizadas na história de Iporã do Oeste. Nesta quinta-feira também foi intensificada a ornamentação da cidade alusiva à FAIC e o tradicional Kerbfest, eventos que acontecerão em setembro na cidade. A montagem das estruturas e estandes no parque da feira também segue em ritmo acelerado. A Rádio Oeste estará presente na FAIC e fará a cobertura completa do evento.

O Governo Municipal de Descanso anunciou nesta semana, o asfaltamento de mais seis ruas na cidade. De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, JUCIMIR FRIGO, as ruas contempladas são a Thomas Coproski, 15 de novembro, Santo Estanislau, Rua da República, José Pietroski e José Bonifácio. FRIGO enfatiza que as vias possuem pedras irregulares e estão apresentando defeitos. Ele enfatiza que as obras contemplam mais de 16 mil metros de asfaltamento, totalizando um investimento superior à dois milhões de reais. O secretário frisa que por se tratar de ruas que dão acesso à locais importantes da cidade, as obras de pavimentação asfáltica vão beneficiar a população, melhorando a trafegabilidade dos usuários, o visual da cidade e ainda facilitando a limpeza pública realizada pelos servidores.

O Secretário de Obras e Serviços Urbanos de Descanso salienta que a ordem de serviço foi assinada na noite da última terça-feira e a empresa vencedora da licitação é a Gaia Rodovias. JUCIMIR FRIGO enaltece que o início das obras da pavimentação asfáltica e drenagem das águas pluviais devem iniciar já nos próximos dias. Ele observa que os trabalhos na parte de infraestrutura necessitam da colaboração do tempo para que ocorram dentro do prazo previsto, que é até o final deste ano.

Os preparativos para a festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês foram intensificados. O evento, promovido pela comunidade católica, é tradição de muitos anos em Iporã do Oeste. Os coordenadores estão trabalhando intensamente na organização e divulgação da festa. O dia da padroeira é comemorado em 24 de setembro e será celebrado com festividade no pavilhão católico. Conforme o coordenador do Conselho da Matriz, CLEITON OBERGER, a programação vai iniciar na quinta-feira, dia 21, com trido em honra à padroeira e benção das famílias, às 19h, na Igreja Matriz. No dia 22 acontecerá a benção da saúde, a partir das 19h. No sábado, haverá uma celebração com benção dos trabalhadores e voluntários, às 19h.

A programação da festa, no dia 24 de setembro, vai iniciar às 6h com alvorada festiva, santa missa às 09h, chegada da santa no pavilhão católico às 10h30 e início do almoço às 11h15. À tarde, a programação seguirá com jogos, tendas, parque infantil e música ao vivo, a partir das 14h. Às 16h será realizado o sorteio da ação entre amigos. O tesoureiro paroquial, PEDRO BERWANGER, destacou em entrevista para a Rádio Oeste que a venda dos números da ação entre amigos já está sendo divulgada entre os coordenadores do evento, que também farão visitas para mais de 40 famílias do município. Os prêmios somam 15 mil reais em dinheiro, sendo o primeiro de cinco mil reais, seis prêmios no valor de mil reais e oito prêmios no valor de 500 reais. Os recursos serão destinados para manutenções na matriz, salão paroquial e cemitério católico.

O coordenador de patrimônio da paróquia Nossa Senhora das Mercês, ALMIR TREVISAN, lembrou que juntamente com a ação entre amigos, estão sendo entregues panfletos referentes ao novo regimento do cemitério, com as normas que devem ser seguidas por cada família do município. TREVISAN pontuou que a festa em honra à Padroeira Nossa Senhora das Mercês terá novidades no setor de jogos, com novos atrativos em brinquedos para as crianças. A coordenação da festa da padroeira também está aceitando doações diversas para a tenda de bordados, bolãozinho e para a cozinha. Os interessados em contribuir devem procurar a Secretaria Paroquial, ou entrar em contato com os coordenadores do evento. A divulgação da festa será ampliada após a Feira FAIC, que acontecerá de 07 a 10 de setembro, em Iporã do Oeste.

Um homem armado invadiu uma residência, rendeu uma idosa e levou o dinheiro dela, em Iraceminha. O roubo foi registrado por volta das 13h30 desta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar, o fato ocorreu em uma residência na Linha Campinas, nas proximidades da BR 282, onde uma idosa, de 61 anos, informou que um homem encapuzado e de posse de uma arma de fogo chegou pelos fundos da casa, a rendeu e imobilizou, causando lesões em seu joelho e cotovelo. A vítima disse ainda que o homem pegou cerca de dois mil reais em espécie e saiu novamente pelos fundos da residência, entrando em uma área de mata. Guarnições da Polícia Militar fizeram buscas pelo suspeito, que ainda não foi localizado.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas com mandados judicias de prisão nesta quinta-feira em Maravilha. Pela parte da manhã, uma guarnição da PM abordou um homem que tem 68 boletins de ocorrência. Ele era foragido do sistema prisional desde o mês de março e estava com uma ordem judicial de prisão aberta. O homem, de 25 anos, foi preso levado para a unidade prisional do município. Na noite de ontem, a PM cumpriu mais um mandado de prisão por roubo. O homem, de 22 anos, foi detido e também levado para a cadeia da cidade.

Um princípio de incêndio em residência na cidade de Riqueza mobilizou o Corpo de Bombeiros de Mondaí na noite desta quinta-feira, por volta das 21h30. Guarnições se deslocaram ao local, onde encontraram policiais militares e diversos populares, entre eles bombeiros comunitários, que já haviam controlado o fogo. A residência, de 92 metros quadrados, teve uma área de aproximadamente dois metros quadrados atingida pelas chamas. Como não havia mais fogo no local, foi realizado apenas o levantamento preliminar da ocorrência. Após a coleta de informações, a edificação foi isolada e ficou sob responsabilidade da Polícia Militar.

Uma mulher foi presa por agredir a filha, de apenas cinco anos, com um relho, em São Miguel do Oeste. Equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar estiveram na residência e constataram as lesões corporais recentes na criança. As informações acerca das agressões estavam sendo verificadas há semanas pela Polícia Civil, Conselho Tutelar e demais órgãos da rede de proteção, sendo que na manhã de ontem, foi possível materializar as "denúncias". Conforme a Polícia Civil, o laudo pericial confirmou a compatibilidade das lesões dos braços e das pernas da menina com o relho apreendido na residência. Também foram verificadas situações de risco à saúde da criança, que dormia no chão, sem travesseiro, entremeio a um depósito de rações para cachorro e outros materiais. Com isso, a mulher, de 22 anos, foi autuada em flagrante pelo crime de tortura. Por se tratar de um crime inafiançável, ela foi encaminhada à Unidade Prisional Avançada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.