-NÚMERO DE ASSASSINATOS CAI CINCO POR CENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022
-SANTA CATARINA TEM O MAIOR ÍNDICE DE DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS DO PAÍS
-CRAS DE IPORÃ DO OESTE ORIENTA SOBRE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL PROMOVE AÇÕES DA CAMPANHA AGOSTO LARANJA
-AGRICULTOR DE MONDAÍ PARTICIPA DE CURSO SOBRE O PROGRAMA TERRA BRASIL
-LEGISLATIVO DE SÃO JOÃO DO OESTE FOCA EM APROVAÇÃO DE PROJETOS
-DNIT CONFIRMA BLOQUEIO DA BR 163 PARA DETONAÇÃO DE ROCHAS NO DOMINGO
-BRIGA DE VIZINHOS RESULTA EM TRÊS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR
O tempo na região Extremo Oeste apresenta-se com sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
O presidente americano, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira que a maioria dos egressos do ensino superior nos Estados Unidos que mantêm dívidas estudantis terão um alívio de 10 mil dólares, o que equivale a 51 mil reais. O desconto anunciado só será aplicado para aqueles que ganham menos de 125 mil dólares, ou seja, 639 mil reais ao ano. Para quem frequentou a universidade com ajuda do governo por meio das bolsas Pell, o desconto será de 20 mil dólares, o equivalente a 102 mil reais. Segundo BIDEN, o desconto será financiado com a redução do déficit, alcançada em seu mandato.
O Movimento Popular de Libertação da Angola do presidente JOÃO LOURENÇO, tem 52 vírgula zero oito por cento dos votos nas eleições legislativas realizadas ontem no país. De acordo com a Comissão Eleitoral, até o momento já foram apuradas 86 por cento das urnas. Já a União Nacional para a Independência Total de Angola do líder opositor ADALBERTO COSTA JÚNIOR, registra 42 vírgula 98 por cento dos votos. A apuração começou logo após o fim da votação e é considerada a disputa mais acirrada na história democrática do país. Mais de 14 milhões de pessoas estavam registradas para votar no país do sul da África.
O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda em todo o mundo mais que dobrou desde 2019 e chegou a 345 milhões. Os dados são do Programa Mundial de Alimentos e foram divulgados nesta quarta-feira. O aumento recorde é relacionado à pandemia da Covid-19, aos conflitos como a guerra da Ucrânia que gerou crises de distribuição de grãos e a alta no petróleo e às mudanças climáticas. Antes da pandemia, 135 milhões sofriam de fome aguda em todo o mundo. A estimativa infelizmente é que esse número suba ainda mais ao longo de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral informou ontem que a Justiça Eleitoral recebeu mil, 330 denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país. As irregularidades foram detectadas durante a primeira semana da campanha, entre 16 e 23 deste mês. As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal que é uma ferramenta digital criada em 2014 que permite ao cidadão denunciar as campanhas. Após o recebimento, as queixas serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral. De acordo com os dados, foram recebidas 425 denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 355 a deputado federal, 100 a governador e 249 a presidente da República. O maior número de denúncias foi registrado na Região Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
O Ministério da Saúde protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos, com a dispensa de registro. A Anvisa informou que vai considerar as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada de 19 de agosto de 2022, e o fato de a Vacina Vírus Ankara Modificado, vacina jynneos, do fabricante Bavarian Nordic, ter sido avaliada por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa. A Agência acrescentou que, nessa análise, vai confirmar se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como, fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações. O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa e a decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.
O número de assassinatos no país continua em queda em 2022. Os dados são do Índice Nacional de Homicídios que tem como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, foram 20 vírgula um mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma queda de cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.. Mesmo assim, o número ainda é elevado e em média, mais de 111 brasileiros foram assassinados por dia no primeiro semestre de 2022. Os dados levam em conta as vítimas de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios, roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte.
A secretaria de Estado de Saúde vai entregar nos próximos dias quase 250 camas eletrônicas que vão substituir as antigas e proporcionar mais conforto aos pacientes. Ao todo, 11 hospitais da rede própria serão beneficiados. Os primeiros 140 itens chegaram ontem ao estado e já foram distribuídos, sendo que para o Hospital Regional de São José já foram direcionadas 40 unidades e outras 10 para o Instituto de Cardiologia. As camas possuem uma tecnologia superior, com colchões que evitam a formação de escaras para pacientes que permanecem por longos períodos, além de proteção da região renal e são controladas via botoeira e por pedal, o que facilita o manuseio do paciente. Elas serão distribuídas ainda para à Grande Florianópolis, Lages, Ibirama e Mafra.
Dos 582 internos do sistema prisional de Santa Catarina que receberam o benefício da saída temporária durante o período do Dia dos Pais, 26 não retornaram ao sistema prisional. A informação é do Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. O índice de evasão é de quatro vírgula 47 por cento. Na comparação com o mesmo período do ano passado houve uma queda, quando na época, 38 saíram e 10 não retornaram, o que representou uma evasão de 15 vírgula sete por cento. O levantamento mostra ainda que em um ano houveram 19 mil, 378 saídas temporárias e desse total, mil e 28 não retornaram, o que equivale a cinco vírgula 30 por cento de evasões. Por outro lado, as forças de segurança recapturaram neste mesmo período, 690 detentos, um índice de 67 vírgula 12 por cento do total das evasões.
Santa Catarina é o Estado do Brasil com maior percentual de demissões voluntárias do país. Do total de desligamentos registrados no território catarinense, entre janeiro e maio deste ano, 46 vírgula cinco por cento foram feitas por iniciativa dos trabalhadores, que resolveram se demitir. Segundo os números, o percentual de demissões voluntárias no Estado é maior que o índice nacional, que foi de 33 vírgula quatro por cento no período. Ainda segundo a análise feita pela entidade, a propensão para pedir demissão aumentou em todos os níveis de escolaridades, porém, profissionais com mais anos de estudo apresentam níveis mais altos de demissão por conta própria. A grande maioria são homens e entre as 10 ocupações que mais tiveram esse tipo de demissão, seis são da área de Tecnologia da Informação.
Com o início da propaganda eleitoral no rádio e TV a partir de amanhã, sexta-feira, a programação de jornalismo das emissoras da Rede Peperi de Comunicação será alterada. Pela manhã, a propaganda política vai iniciar às sete horas. Com isso, o RPN - Rede Peperi Notícias Primeira edição começará às sete horas e 25 minutos e terá um bloco a menos do que o formato tradicional. O noticiário vai até as oito horas e dez minutos. Já o Globo em Foco também terá novo horário a partir desta sexta-feira. O principal rádio jornal do Extremo Oeste catarinense vai começar ao meio-dia e 25 minutos e manterá o mesmo formato.
A propaganda eleitoral obrigatória gratuita que vai começar amanhã seguirá até o dia 30 de setembro, totalizando 36 dias. Nesse período, o horário político em rede será de segunda à sábado em todas as emissoras do país. Além disso, haverá ainda 70 minutos de inserções dos candidatos ao longo da programação, entre cinco horas da manhã e meia-noite. Diferente do horário político, essas chamadas serão veiculadas diariamente, ou seja, de segunda à domingo. Ao todo, o espaço da política vai ocupar 120 minutos diários das emissoras, ou seja, duas horas ao dia de segunda à sábado e uma hora e dez minutos aos domingos.
O Sindileite reuniu seus conselheiros ontem para tratar sobre a recente informação divulgada pela Embrapa Gado de Leite, quanto à previsão de queda no preço pago ao produtor rural. No encontro, a queda foi confirmada pelo sindicato. A informação é do presidente, SELVINO GIESEL. A queda para o leite padrão ficou em 32 centavos e para o de alto padrão ficou em 40 centavos. Para o presidente, isso é uma queda significativa para os produtores rurais. Após esse reajuste para baixo, é aguardada estabilização no preço para manter o produtor estimulado na atividade. Segundo ele, o poder de compra do consumidor e maior oferta da matéria-prima são os causadores da baixa. A queda no preço vai retirar quase todo o aumento registrado em julho, quando o produtor recebeu 42 centavos a mais. O presidente afirma que os produtores não estavam acostumados com as alterações repentinas positivas ou negativas em virtude das últimas mudanças de até dez centavos. Agora com essa queda, a atividade leiteira vai sentir forte impacto.
O setor leiteiro de Santa Catarina espera a estabilização da economia do Brasil com a criação de novos postos de trabalho para aumentar o consumo de leite. O presidente do Sindileite, SELVINO GIESEL, destaca que na reunião de ontem foi abordado sobre a situação econômica de outros países. Em muitas potências mundiais, a situação está mais acentuada se comparada com a do Brasil. Porém, ainda assim não evita o impacto sofrido pelos produtores rurais e indústrias em Santa Catarina. O presidente destaca que o poder de compra do brasileiro deveria melhorar para que o mercado pudesse manter o preço do leite como estava nos últimos meses. Desta maneira, a indústria e os produtores rurais poderiam manter o lucro satisfatório para ambos os lados. GIESEL ressalta que este reajuste para baixo também foi registrado no Rio Grande do Sul e Paraná, além de Minas Gerais que já informou a queda no preço do leite pago à quem produz.
Trabalho do Legislativo de São João do Oeste foca em aprovação de projetos. Demandas surgem de diversas situações. O Presidente da Câmara de Vereadores de São João do Oeste avalia que o ambiente é positivo entre Legislativo e Executivo. Segundo EVERTON WENHER, é normal ter ideias contrárias e algumas desavenças, no entanto, é preciso o máximo de respeito entre os poderes. Ele cita aprovações de projetos do Executivo na sessão desta semana que visam contemplar entidades comunitárias. O município destinou 35 mil reais para as localidades de Macuco e Jaboticaba. São recursos que visam proporcionar melhorias nas sedes sociais das entidades que também ficam à disposição de ventos públicos.
O Presidente da Câmara cita ainda que outras comunidades do interior já foram contempladas com recursos públicos. Segundo EVERTON WEHNER é uma forma da Prefeitura contribuir com a manutenção das atividades comunitárias. Ele também chama atenção que cada vereador possui sua atuação individual e busca atender demandas dos munícipes. EVERTON WEHNER observa que a manutenção de estradas sempre é um assunto que gera muito debate e que o Legislativo também está atento para proporcionar as melhores condições de trânsito possível. Avalia ainda como tranquilo o diálogo com o governo municipal, respeitando o ponto de vista e forma de atuação de cada um. Reitera que ocorre a discussão de debates enviados pelo executivo e a Câmara de Vereadores atua com objetivo de levar as demandas da população.
APAE de Tunápolis possui diversidade de atendimento aos alunos. A equipe de profissionais colocada à disposição é bastante ampla e permite ações pontuais no acompanhamento dos alunos. A Escola Especial atende alunos dos municípios Tunápolis e Santa Helena. Segundo a Presidente da APAE, ELISE TRENHAGO, o trabalho pedagógico visa desenvolver treinamentos e habilidades da vida diária dos alunos. A equipe multidisciplinar busca intervenção em conjunto com profissionais da fisioterapia, fonoaudiologia, assistente social, psicologia e terapeuta ocupacional. A APAE de Tunápolis também possui contrato com médico neurologista para atendimentos especiais.
ELISE TRENHAGO cita ainda atendimento de alunos com Autismo. Nestes casos eles recebem atenção especial com atuação de profissionais habilitados para o acompanhamento. Segundo a Presidente, a família possui importância fundamental no desenvolvimento das ações com os alunos e a Escola Especial valoriza esta parceria. A APAE de Tunápolis aguarda com expectativa sua sede própria. ELISE TRENHAGO cita investimentos com emendas parlamentares, que demanda um processo mais lento, com prestação de contas e liberação de novos recursos. Segundo a Presidente, ainda não tem previsão para o término da obra, pois depende de trâmites legais para recursos que ainda precisam ser liberados.
Escola Padre Vendelino Seidel desenvolve atividades alusivas à Campanha Agosto Laranja. Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é amparada por Lei Federal e lembrada anualmente de 21 a 28 de agosto. Em entrevista à Rádio Oeste, as professoras MARCIELE SCHNEIDER e ELIANE BRUGNEROTTO destacaram que a semana nacional das pessoas com deficiência possui um tema diferente a cada ano, sendo que em 2022 o tema é: “Superar barreiras para garantir a inclusão.” Dentre as atividades alusivas, elas destacaram ações de conscientização para as leis que amparam e garantem direitos para as pessoas com deficiências. Também foram feitas visitas em todas as salas para explicar o que é a Campanha Agosto Laranja e falar da necessidade de respeitar os portadores de deficiências, bem como foi promovida uma caminhada no centro da cidade.
Dentre as atividades alusivas à Campanha Agosto Laranja, ainda será montada uma nuvem de palavras. Essa atividade está sendo coordenadora pelas professoras de artes da Escola Padre Vendelino Seidel. Após debates com os alunos, o objetivo é de chegar numa palavra que define o entendimento da turma sobre o que é a inclusão das pessoas com deficiências. Depois, as palavras de cada turma serão reunidas em uma espécie de nuvem a ser montada em um local específico da escola. A professora, ELIANE BRUGNEROTTO, enfatiza também que um dos direitos da pessoa com deficiência intelectual é a presença de um segundo professor em sala de aula para auxiliar no aprendizado. Ela cita que a Escola possui profissionais disponíveis para prestar esse atendimento, que se estende também para a toda a turma através das adaptações curriculares e flexibilização dos conteúdos.
Uma capacitação virtual sobre o Programa Terra Brasil foi realizada no início do mês de agosto. Conforme o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí, FLÁVIO ZANG, um agricultor associado da entidade realizou a inscrição e participou do treinamento oferecido pela FETRAF de Santa Catarina, aos interessados em ingressar no novo Crédito Fundiário. ZANG explica que através do Programa Terra Brasil é viabilizada a compra de terras. Para ele, a capacitação foi importante para que o agricultor já conheça o funcionamento do programa e o seus deveres no encaminhamento da aquisição.
FLÁVIO ZANG observa que com o valor liberado pelo programa é possível comprar no máximo quatro hectares de terra. O coordenador destaca que as entidades sindicais tem buscado aumentar os valores subsidiados para ampliar o poder de compra dos agricultores. Além disso, caso eles possuam algum capital ou renda mensal em valor considerável, acabam sendo desenquadrados do programa e isso também deve ser mudado. Para ZANG, é preciso pensar em ações para permitir que os agricultores continuem em suas propriedades e dar condições para que comprem novas áreas de terra para ampliar suas produções agrícolas.
O mês de agosto é marcado por ações da Campanha Agosto Lilás em todo o Brasil. A data surgiu em alusão ao mês de publicação da Lei Maria da Penha, que pune os autores de violência contra as mulheres. De acordo com a psicóloga do CRAS de Iporã do Oeste, JANAINA BRESSLER, dados alarmantes apontam que 27 mulheres catarinenses foram vítimas de feminicídios somente de janeiro a maio deste ano. Segundo ela, o combate à violência acontece diariamente nos órgãos de atendimento, porém, de forma intensificada nesse mês especial. A Campanha Agosto Lilás tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para que mais pessoas saibam ajudar mulheres em situação de violência doméstica, bem como conscientizar as vítimas sobre seus direitos e formas de identificar abusos nas relações afetivas e familiares.
JANAINA BRESSLER ressalta que a Lei Maria da Penha é uma referência e classifica a violência contra a mulher em cinco tipos: a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A psicóloga do CRAS de Iporã do Oeste observa que é muito comum que as mulheres vítimas de violência tenham dificuldades para se libertar dessas situações, principalmente por causa do medo, dependência afetiva, modelos familiares ou condições econômicas. Com isso, acabam aceitando relações que não saudáveis para elas mesmas. As mulheres que desejam pedir ajuda são orientadas a buscar serviços de empoderamento como o serviço psicológico ou o acompanhamento psicossocial.
JANAINA BRESSLER destaca ainda que no momento em que a mulher se sentir segura e preparada, é importante que ela consiga efetivar a denúncia no Disk 100 ou 180, bem como na Polícia Civil ou Militar, para que o agressor seja responsabilizado pelos seus atos. Em caso de emergência, as mulheres podem acionar a Polícia Militar e havendo impossibilidade, a orientação é que procurem um local seguro para pedir ajuda como uma loja ou supermercado, por exemplo. Já as pessoas que presenciarem algum pedido de ajuda são orientadas a acionarem a PM e acalmarem a vítima, buscando apenas ouvi-la, sem fazer perguntas invasivas sobre o sofrimento vivido. Para abordar o tema, uma palestra será realizada amanhã, dia 26 de agosto, no Centro Público de Convivência, a partir das 14h.
O trecho da BR-163 terá o trânsito interrompido nos dois sentidos Neste domingo, a partir das 08h da manhã para operação de detonação de rochas. A medida é necessária para dar sequência nas obras de restauração, ampliação e eliminação de pontos críticos da rodovia federal. A detonação acontecerá no quilômetro 88 em Guaraciaba. O local fica próximo à comunidade de Linha Daltro Filho e a rotatória de acesso ao município de Anchieta. A previsão é de que a liberação do trânsito se dê em até duas horas, podendo ocorrer em menor tempo. O bloqueio do tráfego é necessário para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores. Porém, em caso de chuva ou outra condição meteorológica adversa como a prevista para este domingo, a operação poderá ser adiada.
Um adolescente, de 12 anos, foi surpreendido após furtar uma loja de calçados nesta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. O menor foi apreendido pela Polícia Militar cerca de 15 minutos depois de cometer o furto. De acordo com a Polícia Militar, por volta das dez horas, o jovem entrou na loja e realizou o furto. Os funcionários contaram à polícia que o adolescente entrou na loja e após ver alguns produtos, saiu do local levando o tênis. A PM foi acionada e ele foi localizado em um outro estabelecimento comercial. Em buscas, os militares localizaram o tênis. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou a ocorrência. O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para o registro do ato infracional e em seguida, foi deixado sob responsabilidade dos pais.
A Polícia Militar de São João do Oeste apreendeu na tarde desta quarta-feira, uma motocicleta por adulteração. Os policiais realizavam rondas por volta das 16 horas, quando visualizaram uma motocicleta estacionada na estrada geral no acesso à linha Macuco e Fortaleza, próximo à cidade de São João do Oeste. Em consulta ao sistema foram constatadas diversas adulterações. A motocicleta localizada tinha registro de uma XR 200 com placa de Braga - RS, sendo que a motocicleta é uma 125. Além disso, o chassi e o número do motor também haviam sido adulterados. A motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado e um boletim de ocorrências foi emitido. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Duas mulheres e um homem sofreram ferimentos em uma briga de vizinhos. A confusão iniciou por volta das 16 horas desta quarta-feira, na linha Cordilheira, às margens da SC 163, em Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer vítimas de briga entre mulheres. Duas delas foram socorridas com cortes na cabeça e escoriações provocadas por socos, arranhões e pedaço de madeira. As mulheres, de 32 e 54 anos, foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família. A briga entre os vizinhos foi retomada por volta das 19 horas e mais uma vez os bombeiros foram acionados. Desta vez, eles socorreram um homem, de 56 anos, que foi levado ao Hospital. A Polícia Militar também esteve presente no local e registrou um Termo Circunstanciado.
Um motociclista, de 31 anos, ficou ferido em uma colisão lateral contra um carro na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis. O acidente envolvendo uma motocicleta Honda NXR 150 Bros e um veículo Chevrolet Cobalt ocorreu por volta das 19h45 desta quarta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, que atendeu a ocorrência, o motociclista foi encontrado deitado sobre a via apresentando fratura exposta na perna direita, suspeita de fratura na clavícula direita e luxação no ombro. Ele recebeu os primeiros socorros no local e após imobilização, foi encaminhado ao Hospital de Tunápolis para atendimento. O condutor do carro não se feriu. A Polícia Militar também esteve no local da colisão para os procedimentos pertinentes.