ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-08-2020 Terça-Feira

-SENADO VOTA HOJE PEC QUE AUMENTA PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO NO FUNDEB

-GOVERNO DE SC AUTORIZA RETOMADA DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

-EPAGRI DE SANTA HELENA REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE PERDAS CAUSADAS PELA GEADA NAS LAVOURAS

-PASTORAL DA CRIANÇA ORIENTA MÃES SOBRE AMAMENTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

-ANO ELEITORAL IMPEDE DOAÇÕES DA RECEITA FEDERAL PARA ENTIDADES

-SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL SE MANTÉM AQUECIDO E FALTAM MATERIAIS PARA ATENDER DEMANDA

-POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CRIMES DE DESCAMINHO QUE MOVIMENTAM MILHÕES DE REAIS NA REGIÃO

-AGÊNCIA DO INSS É DANIFICADA POR VANDALISMO

-MORADOR DE MONDAÍ MORRE APÓS SAIR DA PISTA E COLIDIR MOTO EM ÁRVORES NA SC 386


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A companhia de biotecnologia americana Moderna anunciou "discussões avançadas" com a Comissão Europeia para fornecer à União Europeia 80 milhões de doses de sua vacina para a Covid-19, caso esta se mostre eficaz. Os países do bloco teriam ainda a opção de comprar 80 milhões de doses adicionais, totalizando portanto 160 milhões de doses nesse caso. A Moderna lembra que a fase 3 de ensaios clínicos de sua candidata, que usa RNA mensageiro, começou em 27 de julho, com cerca de 30 mil participantes, e deve ser concluída em setembro.


A Itália iniciou testes de uma candidata a vacina contra Covid-19 em humanos nesta segunda-feira, juntando-se a um esforço global em busca de uma reação ao coronavírus. O Instituto Lazzaro Spallanzani, um hospital de Roma especializado em doenças infecciosas, realizará testes com 90 voluntários nas próximas semanas na esperança de que uma vacina esteja disponível até a primavera local do ano que vem. FRANCESCO VAIA, diretor de saúde do hospital Spallanzani, disse à Reuters que o primeiro paciente será monitorado durante quatro horas antes de poder voltar para casa, onde será mantido em observação durante 12 semanas.


Ameaças de um Estados Unidos sombrio, dominado pelo "radicalismo socialista" no caso de uma vitória de JOE BIDEN e do Partido Democrata, deram a tônica da maioria das falas da primeira noite da Convenção nacional do Partido Republicano, nesta segunda-feira. DONALD TRUMP JR., filho mais velho do presidente, foi o primeiro membro da família TRUMP a falar a favor da reeleição de seu pai, destacando resultados econômicos positivos de sua primeira gestão e atacando seu oponente, o democrata JOE BIDEN. A noite teve ainda políticos leais a TRUMP, como ex-embaixadora do país na ONU, NIKKI HALEY.


O Conselho Monetário Nacional aumentou nesta segunda-feira o limite de crédito que poderá ser concedido por instituições financeiras a estados, municípios e órgãos públicos em seis bilhões de reais. O limite global passou de 12 bilhões e 400 milhões para 18 bilhões e 400 milhões. Segundo a divulgação do CMN, o limite para operações com garantia da União passou de quatro bilhões e meio para sete bilhões e meio. O mesmo aumento foi dado para operações sem garantia. A decisão foi anunciada após reunião extraordinária do conselho.


O Senado votará nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que aumenta a participação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e torna o fundo permanente. A tendência é de aprovação do texto já em dois turnos nesta terça e sem mudanças ao conteúdo aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado. Atualmente, a complementação federal sobre o que estados e municípios arrecadam para o fundo está em 10 por cento. A proposta prevê um incremento, de forma gradual, até essa participação chegar a 23 por cento a partir de 2026. Se o texto for aprovado nesta terça, uma sessão será convocada para quarta-feira a fim de o Congresso Nacional promulgar a emenda constitucional.


O lançamento do novo programa de transferência de renda, o Renda Brasil, que irá substituir o Bolsa Família, foi adiado pelo governo. O programa seria anunciado nesta terça-feira, dentro do Pró-Brasil, plano de retomada da economia. O lançamento do Casa Verde Amarela, no entanto, está mantido. Em reunião nesta segunda, ministros e técnicos decidiram adiar o anúncio do Renda Brasil e da reforma administrativa porque ainda faltam detalhes para deixar os projetos mais redondos. O Casa Verde Amarela é o programa que irá substituir o Minha Casa Minha Vida e deve focar em dinheiro para reformas, ao contrário de grandes obras.


O Ministério Público de Santa Catarina reconheceu que o Governo do Estado apresentou um plano de ações concretas que estão em adoção para impedir o desabastecimento de medicamentos que fazem parte do chamado kit intubação. Ele é destinado à sedação de pacientes internados em UTIs após diagnóstico positivo para Covid-19.No documento, o MP afirma entender que “o Estado apresentou o plano de ação, incluindo tratativas independentes do Ministério da Saúde, elaborado com a participação de representantes regionais da rede de saúde para o reabastecimento dos hospitais contemplados no Plano de Ação do Estado de Combate à Covid-19 com os medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares”. O pedido incluía a demonstração da situação atual dos estoques de medicamentos em todos os hospitais, a média de consumo diário e a previsão de uso no período de 90 dias, além das ações que serão adotadas pelo Governo do Estado para facilitar o reabastecimento.


O Procon do estado notificou as Centrais Elétricas de Santa Catarina nesta segunda-feira para que suspenda o reajuste na conta de luz, em vigor desde sábado. O órgão de defesa do consumidor disse que a concessionária deve considerar o momento delicado por causa da pandemia do novo coronavírus, que afetou a economia. A Celesc disse que está analisando a notificação e que, por enquanto, não vai se manifestar. Para justificar o reajuste, a empresa argumenta que os custos de aquisição de energia, de transmissão e os encargos setoriais, itens que não são de gerência da distribuidora, aumentaram. A média de aumento foi de oito vírgula 42 por cento para consumidores residenciais de baixa renda, rurais, iluminação pública e comércio, e de sete virgula 67 por cento para indústrias e comércios de grande porte.


A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira a portaria que autoriza a retomada do transporte coletivo intermunicipal. O serviço pode voltar em todos o território catarinense, independentemente da classificação da região no mapa de risco do coronavírus. De acordo com a portaria número 583/2020, a operação do transporte precisa seguir diversas regras sanitárias e já começou a valer a partir da publicação no Diário Oficial. Os prefeitos podem restringir o retorno da atividade se julgarem necessário. O transporte interestadual está liberado desde três de agosto.


-EPAGRI DE SANTA HELENA REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE PERDAS CAUSADAS PELA GEADA NAS LAVOURAS

-PASTORAL DA CRIANÇA ORIENTA MÃES SOBRE AMAMENTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

-ANO ELEITORAL IMPEDE DOAÇÕES DA RECEITA FEDERAL PARA ENTIDADES

-SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL SE MANTÉM AQUECIDO E FALTAM MATERIAIS PARA ATENDER DEMANDA


Colegiado da Educação da Ameosc concorda com a decisão do estado de prorrogar para 13 de outubro o possível retorno das aulas presenciais em Santa Catarina. De acordo com a coordenadora e secretária de Educação de Mondaí, SANDRA SCHU, todas as regiões do estado tem risco grave ou gravíssimo de contágio do coronavírus e por isso o adiamento da reabertura das escolas é uma decisão prudente e acertada. Ela entende que ainda não é hora de encaminhar o fim do ano letivo a distância e deixar o retorno para 2021. SANDRA destaca que o momento gera insegurança, mas é preciso pensar na situação dos professores que estão se reinventando para dar continuidade às aulas e é preciso pensar na situação dos profissionais temporários que dependem desse trabalho. Ela ressalta que a Ameosc está atenta e analisando com muito cuidado o possível retorno das aulas presenciais.


Prefeitos decidem manter suspensas também as atividades esportivas e culturais até 12 de outubro. Os prefeitos da Ameosc se reuniram ontem em assembleia virtual, para discutir os assuntos referentes à pandemia nos 19 municípios abrangidos. No final do mês passado, os gestores decidiram por manter suspensas até o dia sete de setembro, aulas, atividades esportivas e culturais. Com a proximidade desta data, a nova reunião teve o objetivo de avaliar a situação atual para definir quais serão as medidas adotadas. Segundo o secretário executivo da entidade, AIRTON FONTANA, a assessoria jurídica irá elaborar uma minuta de decreto que prevê as deliberações da suspensão das aulas até 12 de outubro, assim como as atividades esportivas e culturais. Os bares e restaurantes ficarão abertos até o limite de 22 horas, respeitando as regras de isolamento e demais cuidados sanitários.


Ocupação da UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste é de 94 por cento. O Hospital Regional do Extremo Oeste teve uma alta hospitalar de paciente de SMOeste e uma alta de UTI para enfermaria. A ocupação de hoje é 15 pacientes confirmados e dois suspeitos na terapia intensiva. Na enfermaria, com a alta da UTI, a ocupação é de apenas um paciente positivo que reside em Jardinópolis. Na UTI são quatro moradores de São Lourenço do Oeste, três pacientes de Itapiranga,três de Maravilha e duas pessoas de Dionísio Cerqueira. Já Iporã do Oeste, Nova Erechim, Flor do Sertão, SMOeste e Novo Horizonte contam com um paciente cada.


INSS adia pela sétima vez retorno presencial dos trabalhos nas agências do Brasil. Esse é o sétimo adiamento da volta aos trabalhos presenciais desde o início da pandemia em março deste ano. De acordo com o gerente da agência local de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO, a data prevista para o retorno era está segunda-feira, porém o Ministério da Economia suspendeu esse retorno. Conforme ele, a nova data prevista para retomada das atividades presenciais está marcada para o dia 14 de setembro. Segundo GUSMÃO, o objetivo do INSS com esse medida é evitar aglomerações de pessoas diante da pandemia. FERNANDO GUSMÃO comenta que desde o final do mês passado a agência do INSS de São Miguel do Oeste conta com uma urna para que os beneficiários possam depositar documentos faltantes pertinentes aos seus processos.


O gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste destaca que os documentos depositados na urna devem ser cópias e não os originais. FERNANDO GUSMÃO orienta que os mesmos devem ser envelopados e devidamente identificados. GUSMÃO destaca que após esse procedimento os funcionários do INSS realizam a digitalização e encaminham para análise de cada procedimento. Ele ressalta que o objetivo é proporcionar maior agilidade em todos os casos. O gerente declara que algumas pessoas não entenderam o propósito dessa urna instalada em frente ao INSS. Ele revela que isso acaba gerando transtorno para os profissionais e para as próprias pessoas que acabam não conseguindo ter um andamento dos seus processos perante o INSS. FERNANDO GUSMÃO afirma que todos os encaminhamentos iniciais de qualquer procedimento devem ocorrer através dos canais remotos do INSS.


Polícia Ambiental mantém ações para coibir caça e pesca na região. Trabalho ocorre em diversos municípios do Extremo Oeste. Conforme o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, irregularidades são constatadas com frequência. Ele destaca a necessidade de respeitar normatização para pesca mesmo fora do período de piracema. Os policias realizam apreensão de apetrechos que são usados de forma irregular na pesca. Lembra que o período de piracema ocorre a partir de outubro. De acordo com RONCAGLIO, a caça ocorre principalmente em região de fronteira com a Argentina devido à área de mata que proporciona presença de animais silvestres. O capitão informa que são realizadas operações específicas de combate a caça em fragmentos de matas nativas e também em lavoura.


Nenhum tipo de caça é permitido contra animais nativos ou exóticos. O capitão EVERTON RONCÁGLIO explica que a caça de Javali é legalizada em algumas situações que o animal causa danos ambientais e econômicos. Destaca que o estado de Santa Catarina permite o abate controlado com autorização da Polícia Ambiental. Neste caso, a pessoa interessada deve ter arma registrada, realizar um cadastro da propriedade que vai ocorrer à caça e relatar para a Polícia Ambiental o abate de cada animal. Segundo RONCÁGLIO, em algumas regiões de Santa Catarina a caça de Javali é liberada devido os problemas causados pela reprodução descontrolada. O comandante ressalta que na região, nenhuma caça é permitida.


O programa Mulher A1 Sicoob completa 20 anos e conta com duas mil integrantes. Trabalho conta com a parceria das cooperativas Cooper A1, Sicoob Creditapiranga e Sicoob Oestecredi. São duas mil mulheres integrantes em 62 grupos no Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Conforme a coordenadora dos programas sociais da Cooper A1, LUISA KOLLMANN, é uma atividade pioneira e um dos maiores programas nesta área no país. Ela destaca que são 20 anos de contribuição na educação, formação e capacitação continuada das associadas. O objetivo é o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional nas mulheres envolvidas. Em função da pandemia, as comemorações dos 20 anos de atividades sofreram mudanças significativas. LUISA aponta o envolvimento dos associados como fator positivo para manter capacitações de forma remota.


Um dos momentos de destaque foi a palestra online na manhã de hoje com o tema: O mundo está em crise, nós não”. A palestra ocorreu com o especialista em qualidade de vida, professor JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA.O intuito da palestra foi de lembrar o valor da família e do local onde se vive. LUISA KOLLMANN diz que o melhor lugar do mundo é onde vivemos e precisamos valorizar isso. A coordenadora dos programas sociais da Cooper A1, observa que o planejamento anual inclui três reuniões de núcleo, bem como, treinamento, cursos e eventos paralelos. O Programa Mulher A1/Sicoob envolve as associadas, esposas e filhas de associados. Os trabalhos são organizadas regionalmente em Núcleos Femininos Cooperativistas, onde além de exporem suas opiniões, as mulheres tem um importante espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.


De acordo com LUISA KOLLMANN, o objetivo dos Núcleos Femininos é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo em ações desenvolvidas pelas mulheres das três cooperativas parceiras, em prol da comunidade onde estão inseridas. Salienta que o programa Mulher A1/Sicoob completa 20 anos inovado e buscado formas de levar conteúdo através das mídias digitais em período de pandemia. Ela cita como exemplo a palestra desta terça-feira que vai permanecer disponível de forma online. LUISA lamenta que alguns projetos ficaram estagnados, e o setor precisou repensar como chegar até as famílias. Considera ainda que o Mulher A1/Sicoob contribui para transformar a realidade no campo.


Pastoral da Criança orienta mães sobre importância de manter a amamentação durante a pandemia. Conforme a integrante da Pastoral de Iporã do Oeste, DENISE KERN, o leite materno tem o potencial de transmitir anticorpos da mãe para o bebê, por isso se torna mais importante no período de pandemia. Ela explica que cientistas identificaram em estudos que a mãe que contrai a Covid, acaba quebrando o vírus e repassando partes dele a criança pela amamentação. Já o bebê em contato com estes pedaços produz anticorpos fortalecendo a imunidade contra o coronavírus e outros vírus. DENISE enfatiza que a mãe deve lavar as mãos antes de pegar o bebê e usar máscara durante a amamentação, já que o vírus pode passar de outras formas. Ela lembra que se a mãe não se sentir a vontade para amamentar o bebê da forma tradicional, pode extrair o leite para alimentar a criança de outra forma.


Epagri de Santa Helena realiza levantamento sobre perdas causadas pela geada nas lavouras. Segundo o extensionista, MARCIANO FROZZI, a geada da última semana não causou prejuízos para as pastagens de inverno, mas sim, nas pastagens de verão que ainda estão em produção. Uma das culturais mais afetadas foi a do fumo, e também há relatos de perdas na fruticultura. O extensionista destaca que apesar dos transtornos, os dias mais frios são importantes para o controle de pragas como cigarrinhas e lagartas. FROZZI diz que quanto mais dias de temperaturas baixas, mais eficaz é o controle das pragas. Ele considera que este ano o frio veio tarde, pois no início do inverno as temperaturas foram elevadas. Segundo o extensionista, o frio tardio acaba prejudicando a plantação, considerando que temperaturas mais baixas ainda podem ocorrer neste período, mas em outros anos agosto já era um mês com temperaturas mais elevadas.


Coronel enaltece contribuição dos soldados em ações realizadas pelo Exército em toda região. Neste dia 25 de agosto e lembrado o Dia do Soldado. Segundo o comandante do Décimo Quarto Regimento Interno de Cavalaria Mecanizado de SMOeste, coronel CARLOS VAZ, O Dia do Soldado é comemorado em alusão ao patrono marechal LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o Duque de Caxias. Em função da pandemia não haverá nenhuma confraternização para lembrar a data. O coronel VAZ enfatiza que anualmente mais de 200 jovens são incorporados no quartel como soldados, sendo que em 2020 foram 245 incorporações de onze municípios da região para prestação do serviço militar durante um ano podendo se estender para oito anos. Conforme o coronel, a seleção geral está ocorrendo nos municípios, e em Iporã do Oeste este trabalho ocorreu nesta segunda-feira. A seleção contou com cerca de 40 jovens.


Jovens que forem selecionados irão se apresentar no início do próximo ano para a seleção complementar no quartel. O coronel lembra que este ano o prazo para o alistamento militar foi prorrogado até 30 de setembro, devido à pandemia. O comandante do RCMEC ressalta que o lema do Exército Brasileiro é “braço forte e mão amiga”, e com base nisso é sua atuação. O coronel CARLOS VAZ cita a participação dos soldados em diversas operações, a exemplo da região de fronteira no combate aos crimes transfronteiriços, como contrabando, descaminho e tráfico, além de crimes ambientais. Desde o dia 23 de março está em andamento a operação Covid-19, em que tropas do Exército atuam na região da aduana em Dionísio Cerqueira e Paraíso, na divisa com a Argentina. Coronel VAZ destaca também o apoio do Exército em ações em prol de famílias afetadas por desastres naturais e a interiorização dos imigrantes Venezuelanos.


Ano eleitoral impede doações da Receita Federal para entidades. De acordo com o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, WALTER DURIGON, as mercadorias apreendidas são destinadas para leilão, destruídas no caso de produtos nocivos a saúde ou doados para órgãos públicos ou entidades da organização civil sem fins lucrativos. O delegado comenta que anualmente a Receita Federal realiza diversas doações para entidades, mas em 2020 devido ao ano eleitoral, há o impedimento desta ação. DURIGON destaca que estão permitidas as doações para órgãos municipais, estaduais ou federais, mas não para entidades que promovem, por exemplo, os bazares. Ele explica que para solicitar as mercadorias, a entidade deve comprovar atividade social, educacional ou assistencial, mediante encaminhamento de ofício ao delegado da alfândega. Apresentando todos os requisitos, as doações são liberadas.


Apesar da fronteira estar fechada evitando a entrada de turistas para compras no exterior, o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira destaca que a entrada clandestina de produtos para o Brasil continua ocorrendo de forma muito intensa. WALTER DURIGON chama atenção para a grande quantidade de apreensões envolvendo bebidas alcoólicas, a maioria o vinho Argentino. O delegado cita que a Receita Federal de Dionísio Cerqueira é responsável pelo controle da fronteira desde a região de Capanema, Paraná, até Itapiranga, abrangendo mais de 50 municípios. DURIGON comenta que em 2019 o número de apreensões em bebidas alcoólicas foi de quase um milhão de reais, já este ano, até metade de agosto, o valor já chega a quase quatro milhões de reais. Além de bebidas, as apreensões são também em sua maioria de eletrônicos de alto valor.


Setor da construção civil se mantém aquecido e faltam materiais no mercado para atender a demanda. De acordo com o engenheiro civil, TIAGO BERWANGER, com a diminuição no rendimento da poupança os investidores passaram a optar por outros meios de investir o dinheiro, entre eles, a construção de imóveis, tanto residenciais como edificações comerciais. Proprietário de uma empresa de administração e gerenciamento de obras em Iporã do Oeste, o engenheiro cita que os investimentos na construção civil estão ocorrendo tanto com dinheiro próprio do investidor, como por recursos de financiamentos. BERWANGER comenta que a procura tem sido principalmente de imóveis menores, considerando a diminuição no tamanho das famílias. Os investimentos nas edificações também ocorrem com freqüência com a finalidade de aluguel, principalmente casas em que há opção de pátio e terreno.


Com a paralisação de muitas atividades devido à pandemia, inclusive empresas de construção, o aquecimento do setor no mercado interno e o favorecimento para exportação, o engenheiro civil cita que muitos materiais estão em falta no mercado. A conseqüência foi também o aumento nos preços. O profissional chama atenção para alterações no Plano Diretor de Iporã do Oeste que devem ser observadas quando da construção de obras na cidade. O Plano Diretor está em análise na Camara de Vereadores. TIAGO BERWANGER explica que entre as principais alterações está à liberação de atividades em ruas e locais que anteriormente não eram permitidos, o que vai ampliar a ocupação dos espaços além da avenida. Conforme o engenheiro civil, a exigência de elevador em edificações maiores exige planejamento por parte dos investidores sobre a viabilidade do custo. O Plano Diretor flexibiliza a opção de construir um ou mais pavimentos na extensão da avenida.


-POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CRIMES DE DESCAMINHO QUE MOVIMENTAM MILHÕES DE REAIS NA REGIÃO

-AGÊNCIA DO INSS É DANIFICADA POR VANDALISMO

-MORADOR DE MONDAÍ MORRE APÓS SAIR DA PISTA E COLIDIR MOTO EM ÁRVORES NA SC 386


Carro abandonado é consumido pelas chamas na cidade em Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros por volta das 20 horas desta segunda-feira, próximo a rua Claudino Henn, bairro Raio do Sol, em Iporã do Oeste. Um Siena Fire Flex, placas de Rio Negrinho, SC estava completamente consumido pelo fogo. Os bombeiros combateram as chamas que ainda restavam e fizeram o rescaldo. Na rua onde ocorreu o fato não havia nenhuma residência próxima, e por esse motivo ninguém deve ter percebido o incêndio logo no seu início. A Policia Militar de Iporã do Oeste relatou que o veículo estava abandonado há cerca de três anos, sem pneus, bateria e todo danificado.


Idoso é preso acusado de tentativa de homicídio. Um homem de 66 anos foi preso na madrugada de domingo, no bairro Santa Catarina, onde dois homens, um deles de 56 anos e outro que não teve a idade divulgada, foram feridos por uma arma branca, possivelmente uma faca. Ainda conforme os policiais, o homem de 56 anos estava sendo atendido na UPA 24 horas com ferimento na região do tórax. O outro homem foi encontrado na casa, no bairro Santa Catarina, ferido na região do abdômen. As duas vítimas foram conduzidas para o Hospital São Lucas, em Pato Branco, PR, devido à gravidade dos ferimentos. A PM informou que encontrou na sala da casa a lâmina de uma faca com sangue, arma possivelmente utilizada nas agressões. O dono da casa, de 66 anos, foi preso e conduzido à delegacia. Ele foi apontado pelas vítimas como autor de uma das agressões. O caso é investigado pela Polícia Civil.


Noventa garrafas de vinho são apreendidas em Dionísio Cerqueira. A Polícia Militar, em continuidade a Operação Hórus, estava em patrulhamento próximo a Aduana de Cargas, quando flagrou dois veículos sendo carregados às margens da rodovia. Ao perceber a aproximação da viatura, vários homens que estavam carregando os veículos se evadiram, correndo em direção a Argentina, permanecendo no local somente os condutores dos veículos. Os carros estavam carregados com 15 caixas de vinhos provenientes da Argentina, e sem os desembaraços aduaneiros, totalizando 90 garrafas. O valor de mercado nacional foi estimado em torno de seis mil reais. A mercadoria foi apreendida.


Operação Hórus também apreende eletrônicos durante fiscalização em ônibus. Durante barreira em Dionísio Cerqueira por volta das oito horas da noite de ontem foi abordado um ônibus e realizada busca no seu interior. Nas mochilas pessoais de dois passageiros foram encontrados aparelhos smartphones e baterias de câmeras digitais, aparelhos celulares e receptores de TV tudo de origem estrangeira sem nenhuma nota fiscal ou indicação de procedência. Nas suas bagagens que estavam no bagageiro foram localizados mais eletrônicos, celulares e acessórios para câmera digitais. Diante do fato a guarnição confeccionou o boletim de ocorrência e fez o recolhimento dos objetos que foram levados para Receita Federal.


Polícia Federal investiga crimes de descaminho que movimentam milhões de reais na região. Na manhã desta terça-feira a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Barracão expedidos pela Justiça Federal. Na investigação apurou-se que os envolvidos possuem comércio na Argentina, havendo indícios de que realizam a venda de diversos produtos oriundos daquele país no Brasil, principalmente vinhos e cosméticos, mas de forma irregular. Além disso, há suspeitas de que os pagamentos ocorreriam através de remessas clandestinas de valores, o que pode configurar crime de evasão de divisas. Os dados indicam que os investigados movimentaram 18 milhões em seis anos, montante que pode estar relacionado à prática criminosa. Os investigados poderão ser indiciados por descaminho, evasão de divisas, e lavagem de dinheiro.


Agência do INSS é danificada por vandalismo em SMOeste. Segundo o Gerente da Agência do INSS em São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO, um homem compareceu à agência antes do meio dia desta segunda-feira e provavelmente por ela estar fechada para o atendimento presencial, se revoltou e partiu para a agressão, estragando os vidros. Ao jornalismo da Rede Peperi, também foi confirmado que o homem portava uma barra de ferro, que foi usada para danificar a estrutura do local. Após praticar o crime de vandalismo ele fugiu. A Polícia Militar foi acionada e fez um Boletim de Ocorrência. As câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem começa a destruir os vidros e a porta do INSS.


Motociclista morre em saída de pista e colisão de moto contra árvore na SC 386. O acidente ocorreu por volta das 15 horas desta segunda-feira, na SC 386, na linha Lajú, Mondaí. A colisão, próximo ao centro da comunidade, envolveu uma moto Yamaha XT 660. JAISON CHRISTMANN, de 31 anos, morador de Lajú, trafegava no sentido Mondaí à Iporã do Oeste, quando perdeu o controle em uma curva, saiu da pista por trás da proteção lateral do asfalto "guard-rail" e colidiu contra uma árvore à margem da rodovia. O motociclista foi ejetado há cerca de dez metros do local onde ocorreu a colisão da moto contra a árvore, em um barranco. Quando bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local, o homem já estava sem os sinais vitais. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência, e foi acionada ainda a Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.