ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-07-2023 Terça-Feira

-PRÉVIA DO IPCA-15 TEM DEFLAÇÃO COM REDUÇÃO DA CONTA DE LUZ E ALIMENTOS

-SC VAI RECEBER QUASE 40 MILHÕES DO PACOTE PARA SEGURANÇA DO GOVERNO FEDERAL

-CORPO DE BOMBEIROS ADQUIRE NOVOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

-PISCICULTOR DE IPORÃ DO OESTE ORIENTA SOBRE CRIAÇÃO DE PEIXES NO INVERNO

-NOVA REUNIÃO TRATA SOBRE CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

-PROJETO SAÚDE NAS ESCOLAS ALCANÇA BOM RESULTADO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-CONDUTOR SEM HABILITAÇÃO SE ENVOLVE EM COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS

-CAMINHÃO CARREGADO COM SUÍNOS COLIDE EM ÔNIBUS ESCOLAR NA REGIÃO


O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 75 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.


O desabamento de um prédio residencial em Douala, capital econômica de Camarões, na madrugada de domingo, deixou ao menos 37 mortos e 21 feridos, segundo um novo balanço provisório divulgado nesta segunda-feira pelos bombeiros e autoridades locais. No domingo, um prédio residencial de quatro andares, localizado no norte da cidade, desabou sobre outro prédio residencial de um andar. Dos 21 feridos, cinco deles estão em situação de "emergência absoluta", segundo um bombeiro. As operações de busca e resgate incluíram a remoção de escombros com uma pá mecânica, e continuaram nesta segunda-feira com a esperança de encontrar sobreviventes, disse um morador à AFP.

O Kremlin disse na terça-feira que é impossível para a Rússia retornar ao acordo de exportação de grãos do Mar Negro por enquanto, já que um acordo relacionado aos interesses russos "não estava sendo implementado". O porta-voz do governo russo, DMITRY PESKOV, disse a repórteres, no entanto, que o presidente VLADIMIR PUTIN deixou claro que o acordo poderia ser revivido se a parte do acordo que beneficiasse a Rússia fosse honrada. O acordo, mediado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho passado, visava ajudar a prevenir uma crise global de alimentos, permitindo que os grãos bloqueados pelo conflito na Ucrânia fossem exportados com segurança.

O presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, decretou nesta segunda-feira estado de exceção na cidade de Durán e nas províncias costeiras de El Oro e Manabí, onde um prefeito foi morto a tiros neste domingo. As regiões terão toque de recolher das dez da noite as cinco da manhã, disse o presidente. A medida será aplicada por 60 dias, devido a "uma comoção interna grave", e permite ao governo mobilizar a força pública em patrulhas conjuntas entre a polícia e as Forças Armadas. Lasso já havia decretado estados de exceção para tentar conter a violência nacional, crescente em outras regiões do país.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, defendeu nesta segunda-feira que o Senado altere pontos da reforma tributária e pediu mobilização pela reforma administrativa. O texto já passou pela Câmara e agora está em tramitação no Senado. O senador EDUARDO BRAGA é o relator. Sem citar diretamente eventuais mudanças, LIRA disse que as alterações são necessárias para dar “tranquilidade”. Ao longo do seu discurso, o presidente da Câmara defendeu que haja um menor número de setores contemplados com as alíquotas reduzidas previstas pela reforma, de modo a preservar a alíquota global.

Os economistas do mercado financeiro reduziram novamente a estimativa de inflação deste ano, de quatro vírgula 95 para quatro vírgula 90 por cento. A informação constam no relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Mesmo com o recuo na estimativa de inflação do mercado para 2023, ela ainda segue superando o teto da meta definida pelo governo, fixada em três virgula 25 por cento pelo Conselho Monetário Nacional. Ela será considerada formalmente cumprida se oscilar entre um vírgula 75 e quatro virgula 75 por cento.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país — teve queda de zero vírgula zero sete por cento para o mês de julho. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice continuou em desaceleração na comparação com o mês anterior, quando teve alta de zero vírgula zero quatro para junho. Com os resultados, o IPCA-15 acumulou três vírgula 19 por cento na janela de 12 meses. De acordo com o IBGE, o item que trouxe principal impacto negativo para indicador foi a redução dos preços de energia elétrica residencial seguido pelos alimentos. Quatro dos nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram queda no mês.

Os registros de "stalking" ou perseguição mais do que dobraram em Santa Catarina no ano de 2022. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado passou de mil 576 casos em 2021 para três mil 313 no ano passado - um crescimento de 110 por cento. Com o número, Santa Catarina alcançou o quatro índice do país com mais casos em número absoluto, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Até 2021, porém, a prática era enquadrada como contravenção penal, que previa o crime de perturbação da tranquilidade alheia. Agora, a lei prevê a pena de seis meses a dois anos de prisão para quem for condenado, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

O Governador JORGINHO MELLO e a Secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, entregaram, nesta segunda-feira, 21 novas ambulâncias para atender à população catarinense. Os veículos foram adquiridos com recursos da Bancada Catarinense e do Ministério Público do Estado. Doze ambulâncias serão direcionadas à renovação da frota do SAMU 192 em doze municípios, distribuídas da seguinte forma: 03 Unidades de Suporte Avançado para Araranguá, Balneário Camboriú e Chapecó e 09 Unidades de Suporte Básico para os municípios de Bom Retiro, Bombinhas, Blumenau, Criciúma, Fraiburgo, Itapema, Itapoá, São Lourenço do Oeste e Seara.

Santa Catarina vai receber quase 40 milhões de reais do governo federal para custear ações de segurança pública e prevenção a ataques em escolas. Os valores fazem parte do Programa de Ação na Segurança, pacote lançado na sexta-feira. Os projetos serão implantados em parceria com estados e municípios. 35 milhões são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O valor deve ser usado pelo Estado para custear ações de segurança e prevenção à violência, como qualificação de policiais e bombeiros, compra de equipamentos, modernização de sistemas eletrônicos e policiamento comunitário. Além dos valores do fundo nacional, o pacote também prevê o envio de três milhões por meio do programa Escola Segura. O programa também aprovou envio de recursos para 163 municípios que tiveram projetos aprovados.

O terceiro dia da décima terceira Deutsche Woche de São João do Oeste teve destaque para o Baile da Terceira Idade e desfile do Bierwagen. A programação de ontem da Semana Alemã, novamente reuniu grande público. Em três dias de eventos, os objetivos foram alcançados. O baile da Terceira Idade reuniu um grande público na Sociedade Aliança, com animação da Banda Foneboys, de Itapiranga. Durante a tarde ainda ocorreu a abertura do Biergarten na praça com show de bandinhas e desfile do Bierwagen nas ruas da cidade. Grupos de idosos de outros municípios da região também estiveram presentes. Uma ampla programação ocorre durante toda semana em São João do Oeste.

Feriado em comemoração ao dia do Colono e Motorista também terá grandes atrações na Semana Alemã. As atrações culturais são gratuitas, sendo cobrado ingresso somente para o baile de encerramento, sábado. Nesta terça-feira, feriado municipal de Colono e Motorista, a programação inicia às 14 horas com a abertura do Biergarten e apresentações folclóricas e culturais na praça. Ás 17 horas ocorre o desfile do Bierwagen. A noite, terá o tradicional Café Colonial na Sociedade Aliança. Conforme os organizadores, uma grande quantidade de fichas já foram comercializadas antecipadamente.

O Projeto Saúde nas Escolas está em andamento em São João do Oeste. Conforme a diretora de saúde do município, ELISANGELA MELO, o programa foi criado pelos Ministérios da Saúde e Educação e tem o objetivo de contribuir com a formação integral dos estudantes, através de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Ela explica que os profissionais da Secretaria de Saúde se deslocam até as Unidades Escolares, onde realizam palestras e entregam materiais informativos em conformidade com o calendário escolar de cada instituição. ELISANGELA salienta que o programa aborda 13 temáticas sobre saúde com destaque para a alimentação saudável, prevenção da obesidade, prática de atividades físicas, prevenção ao álcool e drogas, doenças negligenciadas, saúde bucal, ambiental, sexual, entre outras. A diretora avalia que o programa já alcançou resultados satisfatórios, principalmente nas áreas da nutrição, odontologia e acuidade visual.

A Secretaria Municipal de Educação de Iporã do Oeste promoveu atividades de formação para os professores no início do recesso escolar de julho, na última quinta e sexta-feira. Conforme a secretária de educação do município, NEUSA BEILKE, a proposta visa trabalhar as habilidades e competências dos anos iniciais e finais, bem como os campos de experiência na educação infantil. Ela explica que foram trabalhadas situações práticas de como os professores podem criar atividades e propostas de ensino para desenvolver as habilidades e competências dos estudantes. NEUSA salienta que atualmente os professores não se preocupam tanto em passar um grande volume de conteúdo para cada turma, mas sim, com as habilidades e competências que o aluno precisa ter para interagir com o seu contexto e entender a realidade que vive no dia a dia, em mundo cada vez mais tecnológico.

NEUSA BEILKE frisa que é preciso formar cidadãos capazes de fazer a sua autogestão, estimulando o poder de argumentação, comunicação, autoconhecimento, capacidade de decisão, senso crítico, senso estético-cultural, pensamento científico, empatia com os seus semelhantes e a apropriação do conhecimento. A secretária de educação de Iporã do Oeste considera que com a formação dessas competências, o aluno e cidadão será capaz de conhecer a realidade em que está em cada fase da vida e agir sobre ela, buscando o seu espaço no mercado. NEUSA considera que a atividade de formação foi fundamental para os professores ampliarem os conhecimentos para desempenharem o seu papel ainda melhor nas salas de aula. Nesta semana os docentes estão em recesso, com retorno ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 31. Os alunos também retornarão as aulas nesse dia.

O inverno exige cuidados especiais com a criação de peixes. Conforme o piscicultor de Iporã do Oeste, CRISTIAN DE SOUZA, essa é a época do ano mais difícil para quem trabalha na área, principalmente com a produção de tilápia. Ele explica que a tilápia é um peixe tropical que encontra conforto térmico em temperaturas acima de 24 graus. Porém, na região é comum o registro de valores abaixo de dez graus no inverno, o que causa estresse e abre portas para a proliferação de fungos e bactérias, razões pela maior mortalidade da tilápia nessa época fria do ano. DE SOUZA salienta que para evitar a mortalidade, é preciso iniciar a preparação de forma antecipada através do fornecimento de ração com maior valor de proteína, fazendo com que a imunidade da tilápia aumente. Com isso, elas se tornam menos suscetíveis ao ataque de fungos e bactérias.

O piscicultor observa ainda que a cada sete dias deve ser feita uma análise da água dos açudes para verificar diversos aspectos como a oxigenação, nitrito, amônia, alcalinidade, pH, transparência e temperatura da água. CRISTIAN DE SOUZA destaca que no inverno a atividade apresenta redução, pois é recomendado menor manejo com redes e despesca de açudes para evitar o estresse dos peixes. Ele observa que após a páscoa ocorre redução significativa nas vendas, que só voltam a subir no início de agosto. O sócio proprietário da Souza Pescados salienta que a agroindústria familiar, localizada na Linha São Vendelino, fornece peixes para os mercados, restaurantes, lanchonetes e consumidores finais de Iporã do Oeste. A empresa está trabalhando em um projeto de expansão das vendas, que devem iniciar em breve em alguns estabelecimentos comerciais na cidade de Itapiranga.

O grupamento do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste está trabalhando nos trâmites burocráticos para a compra de novos Equipamentos de Proteção Individual para os socorristas do quartel. Conforme o comandante, sargento OLDAIR SCHMITZ, a aquisição da nova versão dos equipamentos multimissão atende as mudanças nos procedimentos da corporação, com o objetivo de dar mais segurança aos bombeiros militares e comunitários que atuam no atendimento das ocorrências. SCHMITZ explica que os novos EPI’s podem ser usados em todas as ocorrências, com exceção dos combates a incêndios estruturais, que necessitam de proteção específica contra o calor.

OLDAIR SCHMITZ ressalta que a aquisição de uma parte dos Equipamentos de Proteção Individual multimissão está sendo feita através do convênio do Corpo de Bombeiros com a prefeitura de Santa Helena, por meio do sistema do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. O comandante do quartel de Iporã do Oeste destaca que as jaquetas e calças do kit são importadas e confeccionadas sob medida, conforme as necessidades de cada bombeiro. Já os capacetes de proteção estão sendo adquiridos por meio do convênio com a prefeitura de Tunápolis e consistem em um modelo novo, mais leve e que proporciona segurança para diversas situações que podem ocorrer durante o atendimento das ocorrências no dia a dia. SCHMITZ reforça que os investimentos visam garantir melhores condições de trabalho aos bombeiros e resposta mais rápida para a comunidade dos municípios atendidos.

O movimento que busca a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em São Miguel do Oeste teve uma nova reunião na última quinta-feira, em Chapecó. De acordo com a coordenadora do colegiado de educação da Ameosc e integrante do movimento, LAÍS TELOEKEN, o encontro contou com a presença de diversas lideranças públicas e privadas, que dialogaram diretamente com o reitor e com a vice-reitora da Universidade. Na oportunidade, ambos reforçaram o apoio para a instalação do campus. Com isso, o próximo passo consiste em conseguir a aprovação junto ao Ministério da Educação. LAÍS salienta que o movimento existe desde 2005 e tem o objetivo de conquistar a instalação de um campus em São Miguel do Oeste, já que a região Extremo Oeste necessita melhorias no ensino básico e isso só será possível através das Universidades, com formação de novos professores.

LAÍS TELOEKEN observa que as Universidades Federais atuam nos campos do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando uma cadeia de desenvolvimento regional. A coordenadora do colegiado de educação da Ameosc pontua que o Extremo Oeste foi uma das últimas regiões colonizadas em Santa Catarina e ainda possui muitas coisas a serem descobertas através das pesquisas acadêmicas. Já no ramo da extensão, ela considera que a Universidade Federal da Fronteira Sul tem muito a contribuir na prática com o desenvolvimento agrícola, educacional e em diversas outras áreas no Extremo Oeste catarinense. LAÍS enaltece que o movimento também busca revalidar e fazer com que a sociedade volte a reconhecer a importância e a necessidade das Universidades Federais, que por muito tempo ficaram desacreditadas.

LAÍS TELOEKEN salienta que o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em São Miguel do Oeste já poderia estar instalado, não fosse o retrocesso vivido pela educação durante os últimos anos. A coordenadora do colegiado de educação da Ameosc e integrante do movimento pró campus da Universidade Federal da Fronteira Sul demonstra otimismo com a troca de comando no Governo Federal, pois conforme ela, o presidente LULA possui uma visão diferente das Universidades Federais e isso faz com que as perspectivas da instalação do campus em São Miguel do Oeste ganhem um novo rumo. Ela pontua que o movimento está cada dia mais forte e não vai desistir do pleito, pois entende que o Extremo Oeste merece uma instituição de ensino superior com a grandeza e a importância da Universidade Federal da Fronteira Sul.

A operação que iria interditar a BR-163 na manhã desta terça-feira em Dionísio Cerqueira foi adiada. Outra data deve ser marcada e divulgada pelo DNIT – o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O órgão também informou que resgatou dois tatus-peba durante as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Os animais foram encontrados à beira da rodovia em Dionísio Cerqueira, registrados e realocados em segurança em área de vegetação próxima. Conforme o DNIT, a equipe de gestão ambiental acompanha a execução das obras desde o seu início e atua para auxiliar no afugentamento de animais, resgate e registros ambientais. O programa mantém biólogos e técnicos em meio ambiente habilitados na linha de frente dos trabalhos para garantir a segurança dos animais e a correta execução das atividades possíveis de causarem impactos ambientais.

Uma saída de pista seguida de capotamento em ribanceira de aproximadamente sete metros foi registrada no final da tarde desta segunda-feira, no interior de Iraceminha. Ao chegarem no local, as guarnições dos bombeiros e do SAMU encontraram um veículo capotado com um homem, de 63 anos, preso em seu interior com suspeita de fratura no tórax e trauma abdominal. Além dele, duas pessoas foram encontradas fora do carro apresentando pequenas escoriações. Após os devidos procedimentos, todos foram encaminhados ao Hospital São José de Maravilha para atendimento.

Duas pessoas ficaram feridas após um caminhão carregado com suínos colidir contra um ônibus escolar e outro veículo na tarde desta segunda-feira, na BR-282, em Pinhalzinho. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo que transportava os animais se chocou na lateral de um caminhão baú e contra o coletivo, por volta das 14h30, chegando a capotar fora da pista. O motorista e um passageiro do caminhão com suínos já se encontravam fora da cabine na chegada do socorro. O motorista apresentava escoriações, ferimentos na cabeça e relatou não se lembrar do acidente. Já o carona possuía apenas escoriações leves pelo corpo. Ambos foram atendidos e conduzidos ao hospital de Pinhalzinho. Os motoristas do caminhão baú e do micro ônibus não se feriram. Não foi informado se os animais morreram no acidente e as causas da colisão também não foram divulgadas.

Um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste, no final da tarde desta segunda-feira. Foi uma colisão envolvendo duas motocicletas por volta das 18h30. Uma delas transitava pela Avenida Getúlio Vargas e acessou a Willy Barth, cortando a frente da outra moto que seguia pela Avenida. Por causa da colisão, os dois motociclistas sofreram uma queda. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e constatou que o motociclista que causou o acidente não era habilitado e conduzia uma moto que apresentava débitos de licenciamento de aproximadamente dez anos. Com isso, a moto foi guinchada e levada ao pátio conveniado. Nenhum dos condutores precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.