ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 25/06/2025

GLOBO EM FOCO – 25/06/25

-INSS DIZ QUE DEVOLUÇÃO DE VALORES PARA APOSENTADOS DEVE COMEÇAR EM 24 DE JULHO

-MICROEMPRESAS RESPONDERAM POR 40% DOS EMPREGOS GERADOS EM SC NESTE ANO

-ASSEMIT PREPARA CURSOS COM FOCO EM DEMANDAS DOS ASSOCIADOS

-EPAGRI DEBATE PRIORIDADES PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

-METAS DA ESCOLA EM TEMPO INTEBRAL NÃO FORAM ATINGIDAS

-CASAL FICA FERIDO EM QUEDA DE MOTOCICLETA EM ITAPIRANGA

-MOTORISTA DE UMA CARRETA DE ITAPIRANGA MORRE NA BAHIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com possibilidade de chuva o fim da tarde e noite. A mínima nas últimas horas foi de dois graus. A máxima pode chegar a 20 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 52 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0046 centavos.

O Parlamento iraniano aprovou nesta quarta-feira a suspensão da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão de supervisão nuclear da ONU, um dia após a entrada em vigor do cessar-fogo proposto pelo presidente americano DONALD TRUMP. O Irã foi alvo de uma série de ataques israelenses e americanos contra suas centrais nucleares nos últimos doze dias. Ao mesmo tempo, o chefe da Agência da ONU, RAFAEL GROSSI, afirmou nesta quarta-feira que a "prioridade número um" da agência é garantir o retorno de seus inspetores às instalações nucleares do Irã para avaliar o impacto dos ataques militares americanos e israelenses, além de verificar os estoques de urânio enriquecido do país.

O Exército de Israel informou que sete militares — um oficial e seis soldados — foram mortos em combates no sul da Faixa de Gaza nesta terça-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, os militares estavam na cidade de Khan Younis quando um explosivo plantado no veículo em que estavam detonou. Na mesma região, um soldado ficou gravemente ferido na terça-feira por disparos de armas de fogo. Mais de 860 soldados israelenses foram mortos desde o início do conflito, incluindo mais de 400 durante os combates dentro da Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse nesta terça-feira que 56 mil e 77 pessoas morreram na Faixa de Gaza desde outubro.

Ao menos dez pessoas morreram, oito ficaram feridas e pelo menos 15 estão desaparecidas após um deslizamento de terra ocorrido nesta terça-feira no município colombiano de Bello, vizinho a Medellín. Após anunciar a recuperação de dez corpos soterrados, o governador do departamento de Antioquia, ANDRÉS JULIÁN RENDÓN, pediu que as pessoas sejam removidas dessa área diante dos alertas de novos deslizamentos. Imagens de um repórter da AFP mostram os trabalhos de resgate entre a terra que desbarrancou de uma montanha e cobriu várias casas. O deslizamento foi causado pelas fortes chuvas que fizeram transbordar um riacho próximo, segundo as autoridades.

A Agência Nacional de Aviação Civil apontou que a Voepass operou dois mil e 600 voos com aviões sem manutenção adequada após a tragédia de 9 de agosto de 2024, quando a queda da aeronave operada pela empresa deixou 62 mortos - 58 passageiros e quatro tripulantes - em Vinhedo, São Paulo. Os números foram trazidos à tona na reunião da Anac que cassou, em definitivo, o Certificado de Operador Aéreo da Voepass. Com a decisão, a companhia aérea fica impedida de realizar o transporte aéreo de passageiros, ou seja, operar voos e vender passagens. A cassação da operação já havia sido determinada em primeira instância, mas a empresa recorreu. Agora, Voepass não pode mais recorrer da decisão.


O Senado deve votar nesta quarta-feira o projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais a partir da próxima legislatura. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados no início de maio e precisa do aval dos senadores para entrar em vigor. O objetivo da proposta é atender a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a atualização da distribuição das vagas da Câmara com base no Censo Demográfico de 2022. O prazo imposto pela Corte vence em 30 de junho. Santa Catarina ganharia mais quatro deputados. A Direção-Geral da Câmara estima um impacto de 64 milhões de reais por ano com a criação de 18 novas vagas de deputados federais.

O presidente do INSS, GILBERTO WALLER, afirmou nesta terça-feira que a ideia do órgão é começar a pagar valores que foram descontados indevidamente de aposentadorias e pensões a partir de 24 de julho. Ele deu a declaração durante audiência de conciliação convocada pelo ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, com representantes da Advocacia-Geral da União, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, além de integrantes do INSS. Em abril, a Polícia Federal revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS que pode chegar a seis bilhões e 300 milhões de reais. Conforme o presidente do INSS, os pagamentos começariam em 24 de julho, em lotes a cada 15 dias. No primeiro lote, cerca de 1,5 milhão de beneficiários receberiam os valores. O segundo pagamento seria em 9 de agosto; e o terceiro em 24 de agosto.

A última parada da comitiva de deputados estaduais de Santa Catarina na China foi no Consulado-Geral do Brasil, em Xangai. Em reunião com o cônsul-geral AUGUSTO PESTANA, nesta terça-feira, os parlamentares trataram de oportunidades para ampliar as relações comerciais entre Santa Catarina e o mercado chinês. Durante o encontro, o cônsul destacou o potencial da economia catarinense para conquistar ainda mais espaço no país asiático, especialmente em setores estratégicos como o agronegócio, a indústria de alimentos e a tecnologia. A comitiva catarinense que participou da missão oficial é composta pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual FERNANDO KRELLING do MDB, e pelos deputados MAURO DE NADAL do MDB, FABIANO DA LUZ do PT e RODRIGO MINOTTO do PDT.

As microempresas foram responsáveis pela maior parte dos novos empregos em abril de 2025 em Santa Catarina. No mês de referência, as microempresas geraram 70 por cento do saldo de empregos formais da Indústria, Construção, Comércio e Serviços no estado. Os dados estão na nova edição do Informativo Mensal de Empregos da Secretaria de Estado do Planejamento. A publicação traz como destaque a análise do emprego por tamanho do estabelecimento. No acumulado do ano, as microempresas criaram 41 virgula oito por cento das novas vagas de trabalho em solo catarinense, enquanto as grandes empresas geraram 24 por cento. As pequenas e médias empresas ofereceram, juntas, 34 por cento das novas contratações.


O programa Universidade Gratuita tem ao menos 700 casos identificados pelo governo do Estado como possíveis fraudes e que devem ser investigados. O número foi citado pela secretária de Estado da Educação, LUCIANE CERETTA, em audiência pública sobre o assunto nesta terça-feira na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Segundo ela, esses seriam estudantes com “grande inconformidade” no patrimônio informado às instituições. Na audiência na Alesc, a secretária da Educação defendeu que a renda média dos estudantes beneficiados é considerada baixa, mas admitiu a existência do grupo de 700 estudantes que teriam inconformidades nos dados de patrimônio. Os primeiros nomes de alunos envolvidos em indícios de irregularidades devem ser informados em até 30 dias pelo Tribunal de Contas do Estado ao Ministério Público. Eles podem ser responsabilizados penalmente.

Assemit prepara cursos com foco em demandas dos associados. O primeiro curso do Núcleo Agro da Associação Empresarial de Itapiranga já tem data marcada. A capacitação sobre Excel será nos dias 10, 17 e 24 de julho. Conforme a Consultora de Núcleos, CARLA KLEIN, será a primeira formação do núcleo, criado há pouco mais de dois meses. Será focado na atuação diária na propriedade, para os produtores possuírem facilidade no controle dos gastos. CARLA destaca que as inscrições ainda estão abertas, com poucas vagas disponíveis. Os cursos ocorrem de forma presencial na associação, com custo de 50 reais para as três noites.

Associação Empresarial prepara segunda edição do Café com associados. Iniciativa proposta neste ano, a primeira edição contou com palestrantes da FACISC e abordou formas de valorizar os funcionários. A segunda etapa, marcada para o dia 17 de junho, terá como tema a recolha do lixo na cidade de Itapiranga. Conforme a Consultora de Núcleos, CARLA KLEIN, servidores da prefeitura estarão em contato com os empresários para explicar as formas de funcionamento das coletas. O evento inicia às sete horas e será de forma gratuita. CARLA informa que os interessados devem reservar vagas, pois existe a restrição para 50 pessoas. A Consultora de Núcleos da Assemit considera que o evento é uma forma de unir o associado com a entidade.

Sarau literário da Madre Benvenuta começa hoje em São João do Oeste. Iniciativa ocorre há mais de cinco anos, com objetivo de desafiar os alunos a apresentarem obras de vestibulares. Conforme a Orientadora Educacional, ROSILENE SCHNEIDER, o evento desde ano inicia na tarde e noite de hoje e prossegue até amanhã, com apresentações de manhã e durante a tarde. Ela comenta que são seis obras preparadas pelos alunos do nono ano e ensino médio da escola. ROSILENE destaca que são obras de autores renomados, com temas variados. Ela menciona que o evento de hoje é aberto ao público, com início às 13 horas e 10 minutos. A noite as apresentações começam às 19 horas.

Hospital de São João do Oeste pode ter novas especialidades. Atualmente a unidade atende cirurgias de otorrinolaringologia, ortopedia, urologia e cirurgia geral. Existe a projeção de aumento da oferta, com estudo de possibilidade de atender cardiologia e oftalmologia. Conforme a Diretora do Hospital Santa Casa Rural, MONICA CANTON, o objetivo é de proporcionar exames especializados, além das consultas de rotina. Ela comenta que com as especialidades atuais, a média de procedimentos cirúrgicos em São João do Oeste é de 50 a 70 pacientes. O foco dos atendimentos é nos moradores do município e de cidades mais próximas. Porém, de acordo com MONICA, as cirurgias são feitas para todos os municípios do Extremo Oeste. Com o aumento do repertório hospitalar, a situação continuaria da mesma forma, com atenção especial aos moradores locais.

Conforme a Diretora do Hospital Santa Casa Rural, MONICA CANTON, existe projeção otimista para aquisição de novos equipamentos e para reformas no prédio. A prioridade, de acordo com ela, são melhorias na capacidade elétrica do hospital. Com o crescimento dos equipamentos utilizados, será necessário investimento de 150 mil nesta parte. MONICA comenta que a projeção é de aquisição de dois equipamentos, que superam 600 mil reais. Ela aponta a compra de um item para a esterilização de utensílios, com custo de 240 mil reais. MONICA CANTON destaca a obtenção ainda de um instrumento para realizar procedimentos menos invasivos.

A Diretora do Hospital de São João do Oeste, MONICA CANTON, cita a necessidade de parcerias com entidades para o recebimento de recursos. Fundos sociais são fundamentais para viabilizar a compra de equipamentos e melhoras as condições do hospital. Na manhã de ontem, o Hospital de São João do Oeste foi contemplado com quatro mil 350 reais de recursos da Comarca de Itapiranga. Segundo MONICA, os valores contribuem para investimentos pontuais, como mobílias. Na semana passada, o Hospital Santa Casa Rural recebeu uma emenda parlamentar no valor de 200 mil reais da Senadora Ivete da Silveira para custeio das atividades. A verba possibilita melhorias importantes no atendimento aos pacientes.

Escola em tempo integral não atinte metas. A cada 10 anos são elaborados planos de ações em nível nacional, estadual e municipal. Existem algumas explicações para as metas não terem sido alcançadas. O Plano Nacional da Educação estabeleceu em 2014, como uma das prioridades a ampliação da escola em tempo integral. Objetivo era atingir 60 por cento dos alunos neste sistema de educação até o ano passado. Porém o Plano foi estendido até 2025 e ficou muito longe da meta estabelecida. Conforme a Secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE KUMMER MUELLER, alguns fatores influenciam de maneira direta.

Secretária afirma que a educação é um desafio constante sendo preciso atenção especial para atualização de programas. ELAINE MUELLER lembra que está em fase aprofundada do debate dos temas do novo Plano Nacional da Educação. O debate envolve 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias. Estão ocorrendo encontros em todas as regiões de Santa Catarina para coleta de sugestões e debates sobre ações necessárias para atender as demandas que surgem. Objetivos traçados neste ano vão valer por 10 anos e serão base para ações dos governos federal, estadual e municipal. ELAINE chama atenção que o Tribunal de Contas também está monitorado os municípios para que as metas sejam atingidas. A Secretária reforça que o Plano Nacional de 2014, válido por 10 anos, não foi atingido.

A Secretária comenta que o projeto de escola em tempo integral está em um ritmo muito lento no Brasil. ELAINE MUELLER lembra que Itapiranga iniciou o processo de escola em tempo integral em 2025 e mesmo assim não atingiu a meta nacional. O trabalho no município começou na Escola Bela Vista e na sequência também foi implantado na Escola Esperança, do Bairro Santa Tereza e atualmente integra apenas 35 por cento dos alunos da rede municipal de ensino. ELAINE diz que é muito difícil atingir 100 por cento. Ela reforça que a escola em tempo integral tem grandes benefícios com resultado positivo. Porém é um modelo de ensino que exige um espaço físico adequado para acolhimento. ELAINE MUELLER menciona que muitos municípios iniciaram recentemente a implantação da escola em tempo integral e enfrentam dificuldade ainda maior.

A Secretária da Educação de Itapiranga destaca que o município possui uma diversificação de modelos de ensino com escola Rural, integral como currículo e como projeto. ELAINE MUELLER cita que em nível nacional a escola em tempo integral está muito distante da meta. Ela considera que foi estabelecido um índice muito elevado para este modelo de ensino e dificilmente será alcançado. Conforme a Secretária, existe uma questão cultural das famílias manter os filhos em meio período em casa. Ela avalia que o ideal seria dar oportunidade de escolha para os pais. As famílias poderem optar em tempo integral ou apenas meio período.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Santa Catarina está na fase da oficinas nos municípios. Os eixos vão abordar a Resiliência Ambiental, Inovação e Inclusão Social no Espaço Rural. Conforme o Gerente Regional da Epagri, SIDINEI SIMON, as oficinas de planejamento estão ocorrendo em todas as regiões do estado. Em Itapiranga o evento ocorre no dia três de julho. Ele considera que este é um grande movimento de estruturação para ações nos próximos quatro anos. O encontro vai ocorrer às 13 horas e 30 minutos, no auditório da Gerencia Regional de Educação. SIMON considera que é um grande desafio, porém, algo que motiva pela importância que possui.

Planejamento da Epagri inclui ações do SC Rural o antigo programa Micro Bacias. Conforme SIDINEI SIMON, Santa Catarina já está na quarta edição e isso torna o estado referência nacional em programas voltados para assistência técnica e incentivos a produção agrícola. Entre as prioridades está a sucessão familiar, pois esta é uma preocupação bastante grande e algo que é preciso ser debatido. O Gerente Regional da Epagri afirma que 30 por cento do PIB de Santa Catarina está diretamente relacionado ao setor agropecuário. SIDINEI SIMON menciona os projetos Jovem Rural e Florescer que trabalha com as mulheres, além de ações nas escolas de campo. A elaboração do Planejamento Plurianual já recebeu em Itapiranga, por meio do formulário eletrônico, 120 participações dos produtores rurais, entidades e lideranças.

Oficinas da Epagri visam implantar políticas públicas com base nas sugestões que são apresentadas por quem realmente trabalha no meio rural. O Gerente Regional, SIDINEI SIMON destaca que a Epagri entregou um formulário online para coletar sugestões. Ele também chama atenção para a importância da participação dos jovens e das mulheres. O programa busca promover aumento de renda, competitividade e enfrentamento aos eventos extremos e estruturais, por meio da inovação tecnológica e na prestação dos serviços públicos ao espaço rural. A meta é o fortalecimento dos sistemas de produção de baixo impacto ambiental e a adequação ambiental. Também contempla o componente de bens e serviços públicos para dar suporte estratégico para as ações de apoio direto.

Casal fica ferido em queda de motocicleta no interior de Itapiranga. Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18 horas e 30 minutos, para atender duas vítimas de queda de moto naa ITG-070, em Laranjeira, nas proximidades da subestação da CELESC. Haviam dois ocupantes na moto, uma Titan 160, que seguia no sentido cidade ao interior. O condutor, de 46 anos, apresentava escoriações no pé e perna esquerda e relatava dores nas costelas. A caroneira, de 44 anos, estava com suspeita de luxação na mão esquerda. Eles foram encaminhados para o Hospital de Itapiranga.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão na tarde desta terça-feira. Em São Miguel do Oeste, por volta das 14 horas e 30 minutos, na área rural do município, um homem de 28 anos foi detido por invasão de domicílio. Os policiais foram até a residência do suspeito e efetuaram a prisão. Ele foi encaminhado à Polícia Científica e posteriormente à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Já na cidade de Riqueza, durante a Operação SULMaSSP, policiais militares abordaram um homem de 25 anos. Ele possui um madado de prisão pelos crimes de descumprimento de decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência e por perseguição, que envolve ameaça à integridade física ou psicológica, restrição de locomoção.

Carro colide contra um poste após água congelar em para-brisa. Foi por volta das seis horas e 10 minutos, em São José do Cedro. Segundo a Polícia Militar, o motorista, de 73 anos, perdeu o controle da direção após o para-brisa do carro congelar por conta da baixa temperatura. Ele estava acompanhado de uma mulher de 78 anos, que sofreu ferimentos leves no braço direito e foi levada ao hospital. De acordo com a Polícia Militar, o impacto da batida derrubou o poste de sustentação de cabos de internet, que ficaram sobre a pista. O local foi isolado com apoio do Corpo de Bombeiros até a chegada de uma equipe técnica para fazer a retirada dos cabos e liberar a rodovia.

Um caminhoneiro de São Miguel do Oeste, identificado como GILMAR MENEGON, faleceu na manhã desta terça-feira em Correntina, no oeste da Bahia. Segundo colegas de profissão, GILMAR passou mal e não resistiu, vindo a óbito no local. Ele estava em uma fazenda na região, aguardando para carregar grãos em sua carreta, com placas de Itapiranga, que permaneceu no local. A causa exata da morte não foi detalhada, mas o relato inicial aponta para um mal súbito. A empresa responsável pela carreta ficou responsável pelo traslado do corpo do profissional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.