-DEPUTADOS APROVAM LIBERAÇÃO DE CANDIDATURA DE QUEM FOI MULTADO POR CONTAS IRREGULARES
-BOLSONARO CHEGA HOJE A CHAPECÓ PARA MOTOCIATA NESTE SÁBADO
-AGRÔNOMO AVALIA CENÁRIO OTIMISTA PARA PRODUTORES DE LEITE
-MUNICÍPIOS AVANÇAM NA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
-HOSPITAL REALIZA ADAPTAÇÕES PARA MELHORAR ESTRUTURA E RECEBER MAIS RECURSOS
-CASOS DE COVID DEIXAM PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DA SAÚDE EM ISOLAMENTO
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA AGLOMERAÇÃO E POSSE DE DROGAS
-HOMICÍDIO DE JOVEM DA REGIÃO TERIA SIDO MOTIVADO POR VINGANÇA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O conflito de 12 anos entre o exército nigeriano e grupos jihadistas no nordeste da Nigéria causou a morte direta ou indireta de cerca de 350 mil pessoas, incluindo 324 mil crianças. A informação foi divulgada ontem pelas Nações Unidas. De acordo com dados regularmente apresentados por instituições internacionais, mais de 40 mil pessoas morreram em confrontos durante os 12 anos deste conflito sangrento e mais de dois milhões foram forçados a abandonar suas casas. A ONU estima que 13 milhões de pessoas vivam no nordeste da Nigéria em áreas afetadas por conflitos, das quais cinco milhões e 300 mil sofrem insegurança alimentar e precisam de ajuda para sobreviver.
Autoridades sanitárias da Índia estão em alerta após a identificação de uma mutação da variante Delta do coronavírus causador da Covid-19 , que provocou um colapso no país nos últimos meses. Classificada de "Delta plus", a cepa é potencialmente mais contagiosa, segundo relatos de cientistas locais à imprensa. Embora a variante já seja motivo de atenção no governo indiano, ela foi detectada em apenas 40 amostras. Vale ressaltar que o país aumentou a vigilância genômica desde o surgimento da variante Delta.
As operações de busca nos escombros do prédio que desabou na região de Miami, nos Estados Unidos, foi retomada nesta sexta-feira. O governador da Flórida, RON DESANTIS, declarou estado de emergência, o que significa que o estado terá acesso a recursos federais para o resgate. O bloco que caiu ficava de frente para o Oceano.Logo após o desabamento, 37 pessoas foram resgatadas da estrutura. Somente duas estavam debaixo dos destroços, nesse primeiro momento. Segundo as autoridades, 10 pessoas ficaram feridas e quatro delas precisaram de atendimento em hospital. Uma pessoa morreu.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira para suspender a convocação de governadores à CPI da Covid, no Senado. Cinco magistrados já acompanharam a decisão da ministra ROSA WEBER, que é relatora da ação impetrada por governadores de 17 Estados e do Distrito Federal em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI. A votação foi feita no plenário virtual, em que os ministros podem depositar seus votos sem estarem reunidos. O prazo para a manifestação dos magistrados vai até esta sexta-feira. O voto de ROSA WEBER foi acompanhado pelos ministro EDSON FACHIN, CÁRMEN LÚCIA, ALEXANDRE DE MORAES, GILMAR MENDES e MARCO AURÉLIO MELLO.
O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, declarou nesta quinta-feira o então juiz SERGIO MORO suspeito em mais dois processos relacionados ao ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A decisão vale para os processos relacionados a um sítio em Atibaia e a supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula. Com a decisão, os dois processos terão de recomeçar do zero, e as provas não poderão ser aproveitadas. Como GILMAR MENDES decidiu individualmente, cabe recurso do Ministério Público Federal. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a parcialidade de MORO ao condenar LULA no caso do tríplex em Guarujá.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira por 345 votos a 98, um projeto de lei que permite a candidatura de quem teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares. O texto segue para o Senado. A isenção vale só para os casos que tenham sido sancionados exclusivamente com pagamento de multa. Atualmente, a legislação diz que são inelegíveis cidadãos que tiverem contas relacionadas a exercícios de cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável” e que configurem “ato doloso de improbidade administrativa”. O prazo de inelegibilidade é de oito anos, contados a partir de decisão, irrecorrível, de órgão competente. A proposta, que vai para o senado, retira essa restrição e libera esses políticos para novas candidaturas.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que vai ouvir no dia 24 de agosto o jovem de 18 anos acusado de matar três crianças e duas profissionais de uma creche em Saudades no mês de maio. Ele dará seu depoimento à justiça via internet de dentro do Presídio Regional de Chapecó, mesma região, onde está preso. Antes dele, serão ouvidas pelo poder judiciário seis pessoas que sobreviveram ao ataque e 23 testemunhas de acusação. A defesa do acusado, segundo o TJ, ainda não informou quem serão suas testemunhas. A primeira audiência de instrução será em cinco de agosto. Já no dia 24 de agosto, além do acusado, outras 14 pessoas contarão suas versões do ocorrido.
Santa Catarina ultrapassou a marca de um milhão de curados de Covid-19 nesta quinta-feira, segundo dados do governo estadual. Desde o início da pandemia, um milhão 38 mil 405 pessoas contraíram a doença no Estado. Dessas, um milhão e 242 se recuperaram. A taxa de recuperação é de 96 vírgula 32 por cento. O governo catarinense considera os pacientes recuperados depois de 14 dias do início dos sintomas para casos leves, ou com alta da internação para os casos graves. O cálculo é uma fórmula sugerida pelo Ministério da Saúde para trabalhar com os indicadores.
O presidente JAIR BOLSONARO deve desembarcar no Aeroporto SERAFIN ENOS BERTASO de Chapecó as três da horas da tarde de hoje. DBOLSONARO ele deve visitar a Arena Condá e participar de um encontro com empresário no centro de eventos do município. O ministro da Infraestrutura TARCISIO FREITAS também deve falar no evento sobre os investimentos do governo federal na região. Amanhã, o presidente vai participar de uma motociata em Chapecó que deve reunir cerca de 50 mil pessoas. São esperados apoiadores dos três estados do Sul e de outras regiões do Brasil. A motociata vai começar as nove horas da manhã. Ontem, os agentes de segurança percorreram, por diversas vezes, o trajeto por onde o presidente deve passar hoje e amanhã.
-CRAS RETOMA ATIVIDADES DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA
-AGRÔNOMO AVALIA CENÁRIO OTIMISTA PARA PRODUTORES DE LEITE
-ESCOLAS PROMOVEM ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DE SÃO JOÃO
-MUNICÍPIOS AVANÇAM NA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
-HOSPITAL REALIZA ADAPTAÇÕES PARA MELHORAR ESTRUTURA E RECEBER MAIS RECURSOS
-CASOS DE COVID DEIXAM PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DA SAÚDE EM ISOLAMENTO
Governo federal deve anunciar destinação de 120 milhões de reais para a BR 163. A informação é do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Segundo ele, com os 100 milhões disponibilizados pelo governo estadual e os 120 milhões da União, a empreiteira responsável pela revitalização da rodovia terá o suficiente para concluir as obras. O custo da reestruturação total da BR 163 está orçado em 220 milhões de reais. Conforme ESKUDLARK, a União deve anunciar os valores na vinda do presidente JAIR BOLSONARO para a motociata em Chapecó, neste sábado. O deputado comenta que a expectativa é grande sobre o anúncio dos valores por parte do governo federal e espera que isso se confirme na ocasião.
O vice-prefeito de Tunápolis, LOIVO ZOZ, faz balanço positivo dos serviços prestados pelo município. Ela valoriza o setor agropecuário, que tem tido resultados extremamente positivos no movimento econômico. Este ano foi implantado o Mais Serviços que já conta com 10 empresas credenciadas e que não conseguem atender a demanda dos produtores rurais. Por ser um período propicio para o preparo de lavouras, a procura é bastante grande e muitos agricultores realizam investimentos. De acordo com o vice-prefeito, a prefeitura pode contribuir com até mil e 700 reais por produtor rural nos subsídios servidos de máquinas. LOIVO ZOZ chama atenção que a meta é sempre aprimorar o atendimento no meio rural.
Para agilizar trabalhos e reduzir custos de manutenção, o município prepara leilão de máquinas e veículos que não estão mais em uso ou que exigem alto investimento em oficina mecânica. Entre as prioridades para compra então um caminhão pipa e rolo compactador que serão úteis nas atividades da secretaria de Transportes e Obras e também com reflexo na secretaria da Agricultura. LOIVO ZOZ também demonstra foco em ações na cidade em busca de recursos de emendas parlamentares e contrapartida da prefeitura para concretizar projetos de pavimentação de ruas. Ele avalia que a situação financeira da prefeitura permite dar um suporte nos investimentos necessários.
O CRAS de Belmonte retomou nesta semana as atividades do serviço de convivência. Segundo a coordenadora SANDRA FIORI, existem regras a serem seguidas em virtude da Covid-19, por isso foi elaborado plano de retomada, com os cuidados necessários. O CRAS optou em ter somente um facilitador de oficinas nas atividades, além da orientadora social. SANDRA explica que o facilitador de oficinas é da área de artesanato e pinturas, e vai começar os trabalhos com as crianças. Lembra que artesanato e pintura são novidades e que em anos anteriores houve outras oficinas. Na avaliação da coordenadora, a demanda de atendimento ao público aumenta devido à pandemia. O órgão se organiza por meio de agendamento para atender melhor os usuários, entre eles, uma média de 78 crianças. O CRAS também visita algumas crianças no interior, enquanto na cidade elas devem se deslocar à sede para participar das atividades, uma vez por semana. SANDRA FIORI enfatiza que a entidade dispõe de equipe com auxiliar de serviços gerais, orientadora social, facilitador de oficina e técnico de referência. Ressalta que o CRAS está sempre aberto para quem precisa.
Cenário no momento é otimista aos produtores de leite. A avaliação é do agrônomo da Cooper A1, LEOCIR ALBAN. Ele lembra que vários meses foram de queda no preço do leite e custo em constante elevação. No momento estabilizou o custo da alimentação e aumentou a produção. O agrônomo afirma que nos últimos dois meses o preço pago ao produtor reagiu e a projeção é de alta no segundo semestre do ano. LEOCIR ALBAN observa que a alta constante no preço do milho e soja gerou muitos problemas, pois são produtos que servem de base para formulação de ração que atingiu preço fora da realidade. Para o agrônomo, as consequências da baixa produção do milho, ainda estão por vim. A silagem de qualidade inferior, em virtude do milho ter sofrido com estiagem e ataque severo na Cigarrinha afetou a formação de grãos.
Perdas pela baixa qualidade da silagem serão mais significativas a partir de outubro quando deve começar a faltar silagem em várias propriedades. O agrônomo da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, informa que já existe uma mobilização para disponibilidade de feno pré-secados para socorrer produtores rurais com pouco estoque de silagem. Existem situações de produtores com silos abaixo do ideal e que dependem da próxima safra que ainda está distante. O aumento na produção de leite também é um fator positivo no momento devido ao bom desenvolvimento das pastagens de inverno. O agrônomo LEOCIR ALBAN chama atenção para importância de seguir a qualidade do leite estabelecido pelas normativas do Ministério da Agricultura.
Leite é um produto que não se consegue melhorar a qualidade após a ordenha. A observação é do agrônomo LEOCIR ALBAN. De acordo com ele, uma série de trabalho no campo deve ser respeitado para atingir níveis de qualidade que são exigidos pelo mercado. Isso inclui produtores, transportadores e agroindústrias. ALBAN lembra que o consumidor é exigente e busca segurança alimentar e qualidade de vida. De acordo com o agrônomo, a cadeia de produção e consumo é que garante o fortalecimento do setor e por isso devem ser observadas as medidas para conservar a qualidade até chegar à mesa do consumidor.
Para lembrar o Dia de São João, nesta quinta-feira a Escola de Educação Básica São Lourenço, da comunidade do interior de Iporã do Oeste, realizou algumas atividades alusivas. De acordo com o diretor WAGNER FERRARI, o educandário não teve possibilidade de realizar o tradicional Baile Junino, que em tempos normais movimentava a região. A opção foi promover um dia diferente na escola, no qual os alunos dos últimos níveis de ensino vieram de manhã, enquanto os das turmas iniciais vieram à tarde. O diretor enaltece que os estudantes foram à escola vestidos a caráter e foi perceptível no semblante deles a alegria de se divertirem um pouco, inclusive estavam contando os dias para isso. A escola realizou desfiles e outras atividades dentro de todos os protocolos relativos à pandemia. FERRARI salienta que os alunos e turmas melhor trajados vão receber premiação.
A Escola de Educação Básica Cristo Rei, da comunidade do mesmo nome, no interior de São João do Oeste, está comercializando quitutes juninos alusivos ao Dia de São João, comemorado ontem, dia 24 de junho. Entre os petiscos, tem rapadura, puxa-puxa, cocada, bolo junino, espetinho de morango e pastel, além de crepe doce e salgado. O Clube de Mães, uma entidade parceira da escola, está preparando os quitutes, com ajuda de voluntários e servidores da escola. Segundo a diretora ANDREA HACKENHAAR, a tradicional Festa Junina da Escola de Cristo Rei ocorria sempre no início de junho, porém devido à pandemia, não pode ser realizada. Como alternativa, o educandário está comercializando os petiscos, que estão disponíveis na Cooper A1, unidade de Cristo Rei, nesta sexta-feira e no sábado.
ANDREA detalha que um estande foi preparado na unidade da Cooperativa para vender os comes típicos juninos. Reitera que eles não podem ser consumidos no local por uma série de fatores, principalmente por conta da Covid-19, para não haver aglomeração. A diretora da Escola de Cristo Rei destaca que também serão sorteados brindes entre as crianças que visitarem o estande na Cooperativa com traje junino. ANDREA HACKENHAAR cita ainda a parceria com o Sicoob Creditapiranga, famílias, comunidade escolar, empresas e pessoas que fizeram doações ou ajudaram na organização. Caso a pessoa queira adquirir quitutes por encomenda, ela pode entrar em contato com a escola para fazer os pedidos. A diretora reforça o convite para todos participarem.
Iporã do Oeste vacina neste sábado a população de 46 a 48 anos contra Covid-19. Pessoas acima desta faixa etária e caminhoneiros que ainda não foram contemplados também poderão comparecer ao Centro Público de Convivência, munidos de documento de identidade. A aplicação será das 8h às 11h. Na manhã de hoje também houve etapa de vacinação, para gestantes, puérperas e mulheres que amamentam crianças até os seis meses. A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste pede para a população ficar atenta em relação às próximas etapas de vacinação, que serão divulgadas inclusive aqui na Rádio Oeste FM. Além disso, a solicitação é para reforçar as medidas de prevenção, considerando o aumento no número de infecções nas últimas semanas. Tunápolis também vai vacinar mais uma parte da população hoje, das quatro às seis da tarde, na sala de vacinas do posto de saúde. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, lembra que as doses serão para pessoas com 50 anos ou mais que ainda não foram vacinadas, gestantes, puérperas e caminhoneiros de transporte rodoviário, que deverão apresentar comprovante da atividade.
A Associação Hospitalar de Mondaí está sendo adaptada para providenciar melhor acesso à ambulância e também para sistemas de mamografia e radiologia. Conforme o presidente PAULINHO STECKER, mais de metade da obra está concluída e a expectativa é finalizar em dois a três meses. STECKER lembra que os hospitais devem se enquadrar rigorosamente às regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde para continuar funcionando e obter recursos. O hospital de Mondaí é considerado hoje de porte dois e conforme a graduação aumenta, mais recursos são destinados. O presidente pontua que o hospital pretende avançar para o porte três com as mamografias, o que também depende da vigilância sanitária. No porte dois, o hospital recebe 32 mil e 200 reais por mês de incentivo do governo federal. Caso suba para graduação três, receberia entre 40 a 50 mil mensais.
O presidente da Associação Hospitalar de Mondaí salienta que há entre 20 a 30 pessoas na ala psiquiátrica. Já na área para Covid-19, disponibiliza 20 vagas. Em dado momento da pandemia, ainda neste ano, PAULINHO STECKER lembra que faltavam leitos Covid para a demanda existente. Agora são em média duas a três internações por semana, o que confere maior tranquilidade ao sistema de saúde.
Belmonte ultrapassou nesta semana a marca de 250 casos de Covid-19, registrados desde o início da pandemia, para uma população de pouco mais de dois mil e 700 habitantes. Por conta de infecções recentes, duas profissionais da linha de frente da Saúde do município estão em isolamento domiciliar. Trata-se da secretária de Saúde, SIMONE RADKE, que está em casa por conta do marido dela, que positivou para o vírus. A outra profissional em quarentena é a enfermeira CRISTIANE, também da unidade de saúde, que precisou ir para o remoto em função de familiar com quem ela teve contato e que atestou positivo para coronavírus. Outras profissionais de enfermagem, médicas e farmacêuticas também foram testadas e o resultado foi negativo.
A secretária SIMONE RADKE relata que está dando suporte para a equipe, assinando documentos, entre outros trabalhos inerentes à pasta, dentro das possibilidades. Alerta que a população deve tomar cuidado, pois após um período mais calmo, os casos de coronavírus voltaram a ter aumento considerável em toda região. Entre segunda e quarta-feira, Belmonte registrou nove casos de Covid. Embora no momento não haja internação por conta da doença em Belmonte, a secretária espera que a situação melhore nos próximos dias. Devido aos casos de coronavírus entre profissionais da linha de frente da Saúde de Belmonte e por já haver equipe reduzida na unidade, a Secretaria pede para a população vir ao posto de saúde apenas em caso de emergência ou urgência. Se a pessoa tiver algum sintoma de Covid-19, SIMONE alerta para que logo busque atendimento, pois a equipe está lá para isso.
A enfermeira CRISTIANE era responsável pela testagem de Covid e devido ao seu afastamento temporário, a enfermeira SOLANGE assumiu esta parte, com auxílio das colegas. Em relação às vacinas contra o vírus, SIMONE RADKE ressalta que Belmonte já atendeu a população de 47 anos com a primeira dose, na última semana. A aplicação segue nos próximos dias, quando gestantes, puérperas e lactantes serão contempladas, conforme o plano de vacinação. De acordo com a secretária de Saúde, neste ano ainda foram registrados dois casos de dengue no município, embora seja de pessoas que contraíram em outras cidades. Também foram contabilizados 32 focos do mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde está fazendo trabalho de prevenção em parceria com as agentes de endemias e pede a colaboração de todos, não só para evitar a proliferação do mosquito da dengue, mas também quanto ao coronavírus, que inclusive está matando pessoas jovens.
-MORADORES DENUNCIAM VANDALISMO EM PRÉDIO RESIDENCIAL
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA AGLOMERAÇÃO E POSSE DE DROGAS
-HOMICÍDIO DE JOVEM DA REGIÃO TERIA SIDO MOTIVADO POR VINGANÇA
Moradores denunciam vandalismo em prédio residencial. Um prédio residencial na região central de São Miguel do Oeste foi alvo de vandalismo. Um boletim de ocorrências foi confeccionado e a polícia investiga o fato. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira. Segundo o síndico, o ataque teria ocorrido por volta das três horas. Ele conta que um homem, utilizando roupão de banho, chegou à portaria do prédio e começou rasgar e esparramar aproximadamente dez sacos de cimento em frente à garagem do local. O cimento e as lajotas seriam utilizados para a adequação da calçada e passeio em frente ao prédio. Após esparramar o cimento ele empilhou algumas lajotas na saída da garagem. Câmeras de segurança flagraram a ação do homem.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou ocorrência de aglomeração e posse de drogas por volta da meia noite e meia de ontem, às margens da BR 282. A guarnição foi acionada com a denúncia de perturbação do sossego público, o que não foi confirmado pela polícia, porém havia quatro veículos no local, com nove pessoas aglomeradas, sem usar máscara e tampouco mantendo o distanciamento social. Durante o procedimento foram encontrados dois papelotes com resquícios de cocaína, próximo aos veículos estacionados e quatro pessoas estavam com resíduos de substância semelhante à droga em suas narinas. Eles confirmaram serem usuários. Os resquícios de cocaína foram apreendidos e foi confeccionado termo circunstanciado.
O Ministério Público denunciou três homens por uma tentativa e outro homicídio consumado contra jovens em Guarujá do Sul. As vítimas foram encontradas feridas no início da madrugada do dia 21 de março, num domingo. Além de um homicídio consumado, os réus também são acusados de tentar matar outro homem. Segundo a ação penal, os denunciados cometeram os crimes porque acreditavam que as vítimas, ambos os jovens de 18 anos, teriam atirado contra o veículo de um deles horas antes, no interior do município. A denúncia foi recebida pela Justiça, que também converteu, após requerimento da promotoria de Justiça de São José do Cedro, a prisão preventiva dos três denunciados. A ação penal ajuizada pela promotora de Justiça, MARIANA MOCELIN, destaca que os crimes, teriam sido motivados por vingança, em função dos acusados acreditarem que as vítimas seriam responsáveis por tiros dados contra o veículo de um deles horas antes.
Conforme relata o MP na denúncia, um dos denunciados teve seu carro alvejado por disparo de arma de fogo por volta das 22h do dia 20 de março. Em seguida, ele teria contatado os outros dois acusados, que teriam saído à caça do autor do disparo. Duas horas depois, os denunciados cruzaram com as duas motos, fazendo estalos com o motor, o que despertou a atenção dos acusados. Foi então que teriam perseguido os jovens pela BR-163, no trecho entre Guarujá do Sul e São José do Cedro, e disparado ao menos seis vezes contra os motociclistas, matando VICTOR LOPES e ferindo o outro. A investigação policial apurou ainda que, após o crime, os dois supostos autores teriam se refugiado na casa da tia de um deles, ponto de encontro com o terceiro denunciado, irmão da mulher que os acolheu. Posteriormente, a filha e o genro da mulher que ajudou os supostos criminosos também teriam ameaçado a mãe da vítima sobrevivente para que houvesse mudança de depoimento à polícia.
A mulher que acolheu os criminosos também foi denunciada, pelo crime de favorecimento pessoal, assim como o casal, por coação no processo. Com o recebimento da denúncia, os seis envolvidos passam à condição de réus em ação penal, na qual poderão exercer direito à defesa, podendo ser levados a julgamento pelo Tribunal do Júri.