ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 25/06/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O conflito de 12 anos entre o exército nigeriano e grupos jihadistas no nordeste da Nigéria causou a morte direta ou indireta de cerca de 350 mil pessoas, incluindo 324 mil crianças. A informação foi divulgada ontem pelas Nações Unidas. De acordo com dados regularmente apresentados por instituições internacionais, mais de 40 mil pessoas morreram em confrontos durante os 12 anos deste conflito sangrento e mais de dois milhões foram forçados a abandonar suas casas. A ONU estima que 13 milhões de pessoas vivam no nordeste da Nigéria em áreas afetadas por conflitos, das quais cinco milhões e 300 mil sofrem insegurança alimentar e precisam de ajuda para sobreviver.

Autoridades sanitárias da Índia estão em alerta após a identificação de uma mutação da variante Delta do coronavírus causador da Covid-19 , que provocou um colapso no país nos últimos meses. Classificada de "Delta plus", a cepa é potencialmente mais contagiosa, segundo relatos de cientistas locais à imprensa. Embora a variante já seja motivo de atenção no governo indiano, ela foi detectada em apenas 40 amostras. Vale ressaltar que o país aumentou a vigilância genômica desde o surgimento da variante Delta.

As operações de busca nos escombros do prédio que desabou na região de Miami, nos Estados Unidos, foi retomada nesta sexta-feira. O governador da Flórida, RON DESANTIS, declarou estado de emergência, o que significa que o estado terá acesso a recursos federais para o resgate. O bloco que caiu ficava de frente para o Oceano. Logo após o desabamento, 37 pessoas foram resgatadas da estrutura. Somente duas estavam debaixo dos destroços, nesse primeiro momento. Segundo as autoridades, 10 pessoas ficaram feridas e quatro delas precisaram de atendimento em hospital. Uma pessoa morreu.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira para suspender a convocação de governadores à CPI da Covid, no Senado. Cinco magistrados já acompanharam a decisão da ministra ROSA WEBER, que é relatora da ação impetrada por governadores de 17 Estados e do Distrito Federal em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI. A votação foi feita no plenário virtual, em que os ministros podem depositar seus votos sem estarem reunidos. O prazo para a manifestação dos magistrados vai até esta sexta-feira. O voto de ROSA WEBER foi acompanhado pelos ministro EDSON FACHIN, CÁRMEN LÚCIA, ALEXANDRE DE MORAES, GILMAR MENDES e MARCO AURÉLIO MELLO.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, declarou nesta quinta-feira o então juiz SERGIO MORO suspeito em mais dois processos relacionados ao ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A decisão vale para os processos relacionados a um sítio em Atibaia e a supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula. Com a decisão, os dois processos terão de recomeçar do zero, e as provas não poderão ser aproveitadas. Como GILMAR MENDES decidiu individualmente, cabe recurso do Ministério Público Federal. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a parcialidade de MORO ao condenar LULA no caso do tríplex em Guarujá.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira por 345 votos a 98, um projeto de lei que permite a candidatura de quem teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares. O texto segue para o Senado. A isenção vale só para os casos que tenham sido sancionados exclusivamente com pagamento de multa. Atualmente, a legislação diz que são inelegíveis cidadãos que tiverem contas relacionadas a exercícios de cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável” e que configurem “ato doloso de improbidade administrativa”. O prazo de inelegibilidade é de oito anos, contados a partir de decisão, irrecorrível, de órgão competente. A proposta, que vai para o senado, retira essa restrição e libera esses políticos para novas candidaturas.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que vai ouvir no dia 24 de agosto o jovem de 18 anos acusado de matar três crianças e duas profissionais de uma creche em Saudades no mês de maio. Ele dará seu depoimento à justiça via internet de dentro do Presídio Regional de Chapecó, mesma região, onde está preso. Antes dele, serão ouvidas pelo poder judiciário seis pessoas que sobreviveram ao ataque e 23 testemunhas de acusação. A defesa do acusado, segundo o TJ, ainda não informou quem serão suas testemunhas. A primeira audiência de instrução será em cinco de agosto. Já no dia 24 de agosto, além do acusado, outras 14 pessoas contarão suas versões do ocorrido.

Santa Catarina ultrapassou a marca de um milhão de curados de Covid-19 nesta quinta-feira, segundo dados do governo estadual. Desde o início da pandemia, um milhão 38 mil 405 pessoas contraíram a doença no Estado. Dessas, um milhão e 242 se recuperaram. A taxa de recuperação é de 96 vírgula 32 por cento. O governo catarinense considera os pacientes recuperados depois de 14 dias do início dos sintomas para casos leves, ou com alta da internação para os casos graves. O cálculo é uma fórmula sugerida pelo Ministério da Saúde para trabalhar com os indicadores.

O presidente JAIR BOLSONARO deve desembarcar no Aeroporto Serafin Enos Bertaso de Chapecó as três da horas da tarde de hoje. DBOLSONARO ele deve visitar a Arena Condá e participar de um encontro com empresário no centro de eventos do município. O ministro da Infraestrutura TARCISIO FREITAS também deve falar no evento sobre os investimentos do governo federal na região. Amanhã, o presidente vai participar de uma motociata em Chapecó que deve reunir cerca de 50 mil pessoas. São esperados apoiadores dos três estados do Sul e de outras regiões do Brasil. A motociata vai começar as nove horas da manhã. Ontem, os agentes de segurança percorreram, por diversas vezes, o trajeto por onde o presidente deve passar hoje e amanhã.

Campanha de arrecadação de alimentos do Sicredi e Lions Clube encerra hoje. A ação chamada “Arraia do Dia de Cooperar” acontece em alusão do chamado Dia C, e visa juntar alimentos não perecíveis para distribuir a famílias carentes. De acordo com o Gerente do Sicredi de Campo Erê ALEX CANCELIER, as doações podem ser deixadas na agencia do município até hoje à tarde. Em clima de festa junina, o Sicredi vai disponibilizar comidas típicas da comemoração para quem for contribuir. A Campanha em alusão ao dia de cooperar acontece em todos os municípios atendidos pelo Sicredi. Segundo o gerente, o maior objetivo é ajudar as famílias que mais precisam. Após a arrecadação, todo o alimento recebido vai ser enviado ao Lions Clube do município, encarregado de distribuir as famílias.

Ainda dá tempo de colaborar. A presidente do Lions Clube de Campo Erê ROSELI RIGON, pede que a população colabore, fazendo doações de alimentos não perecíveis. Conforme ela, o Clube tem ideia de fazer algumas doações de alimento também para o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê, que precisa de todo tipo de ajuda.

Esse mês é comemorado o junho violeta, em conscientização da violência contra idosos. De acordo com assistente social de Saltinho FRANCIELI SELARIN, no seu município as ocorrências desse tipo são consideradas baixas quando comparado com outros locais. Ela informa que o junho violeta foi criado ainda em 2006, com objetivo de conscientizar sobre a gravidade desse tipo de violência, que pode ser através de abusos físicos, psicológicos entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Estatuto do Idoso, se encaixam nessa faixa pessoas acima dos 60 anos.

Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas através do disque 100. Assistente social de Saltinho – FRANCIELI SELARIN, garante que o relato pode ser feito anonimamente. Assim que o problema é informado, assistentes sociais vão até o local denunciado comprovar se a violência acontece e fazer os encaminhamentos necessários. Devido a pandemia, a Secretaria de Assistência Social não está fazendo trabalhos em prevenção a esse tipo de crime, mas antes do vírus, o assunto era incentivado em grupos de idosos, identificando possíveis casos. Ela acredita que o número de ocorrências seja baixo em Saltinho devido ao acompanhamento familiar.

Campo Erê registra mais uma morte por coronavírus. A preocupação da saúde pública aumenta dia após dia com o crescente e persistente número de casos de Covid-19. O boletim divulgado no fim da tarde de ontem, traz 97 casos ativos do coronavírus em Campo Erê e 11 óbitos. No início da manhã de hoje faleceu LEANDRO BRUNETTO, que estava internado no Hospital Regional de Chapecó. Ele estava intubado desde o dia três desse mês. Hoje Campo Erê chega a 12 óbitos em decorrência da doença. A orientação da saúde pública é que as pessoas se cuidem e que respeitem as medidas.

Novo estudo aponta como a Covid é mais transmitida. A médica MARTA GERBER, de Campo Erê teve acesso a esse estudo, pelo qual, pessoas que fizeram comemoração em família, como aniversário, apresentaram possibilidade de 30 por cento maior de positivar para coronavírus. A conclusão do estudo é que são nessas reuniões familiares onde acontece a maior parte das transmissões, e não em local público ou no trabalho como muita gente pensa. Não adianta ficar trancado em casa e trazer o vírus pra dentro. Doutora MARTA salienta também que em ambiente sem ventilação, com muita gente sem uso de máscara é alto o percentual de contágio. O problema é que no início da doença muita gente não sabe ainda que carrega o vírus.

Hospital Santo Antônio de Campo Erê não está tão lotado como nos últimos dias. Por causa da gravidade de saúde, alguns pacientes tiveram que ser transferidos porque precisaram de tratamento mais especializado. Os que ficaram estão estáveis, mas alguns ainda recebem ventilação mecânica. Conforme doutora MARTA GERBER, no início da pandemia os sintomas de coronavírus eram de gripe como tosse, febre e dor no corpo. Um percentual pequeno era de complicações nos pulmões. Agora, a forma como o vírus ataca o corpo das pessoas mudou. Depois do nonô dia a situação volta a piorar com agravamento. Alguns acabam retornando ao hospital com falta de ar, mesmo depois de liberados.

Tem pessoas de Campo Erê em UTI, entubadas com quadro de gravidade muito elevado. É motivo de grande comemoração de quem estava entubado e conseguiu voltar para casa. Conforme a doutora MARTA, tem vários casos de Covid em pessoas que tinham tomado a primeira dose da vacina e mesmo assim acabaram morrendo. Tem também situação em que mesmo com a segunda dose a pessoa pegou Covid, só que nesse caso, acabam se recuperando. A médica observa que varia bastante o grau de imunidade de uma vacina para outra. Existe um dado que diz que é preciso vacinar 115 pessoas para evitar um caso novo de Covid.

Objetivo do Comusa é levar informações a população. O Conselho Municipal de Sanidade Animal, segundo o veterinário da Cidasc regional - MILTON KASPER, funciona como uma parte da Cidasc, que tem a importante função de deixar o produtor bem informado. Comenta que quando a notícia chega ao homem do campo, o resultado do trabalho é muito mais expressivo. KASPER cita o exemplo de quando explica sobre brucelose e tuberculose na Rádio Atalaia, e o número de exames da doença aumentou muito em toda a região.

Brucelose e tuberculose já foram detectadas em mais de 30 propriedades de Campo Erê. MILTON KASPER – veterinário da Cidasc regional comenta que, infelizmente, muitas pessoas não entendem a importância de combater essas doenças. Ele explica que ambas são do grupo de zoonose, que passa dos animais para os humanos, e por isso a maior preocupação da Cidasc é proteger a vida do produtor. Segundo o veterinário, em todos os locais que a presença das doenças foi identificada, foram erradicadas. Para o bem do agricultor, os animais contaminados são sacrificados, porém, salienta que a indenização paga pelo Estado é boa.

Cidasc não conseguiu impedir o pior que poderia acontecer nas propriedades. MILTON KASPER – veterinário da Cidasc regional, conta que em alguns lugares, principalmente onde os produtores resistiram para fazer o exame, acabaram contaminados com brucelose e tuberculose. Explica que o mais importante é saber que tem a doença, pois com o uso de remédios ela pode ser controlada, mesmo que depois de contraída seja incurável. O veterinário conta que se não forem tratadas, brucelose e tuberculose podem levar à morte.

Chuva registrada recentemente faz muita diferença principalmente para a produção agrícola. Segundo DOUGLAS RIBEIRO – diretor do Meio Ambiente e da Defesa Civil de Palma Sola, a falta de água afeta muito na alimentação do gado, aliviando o agricultor que estava com medo de perder pastagens caso as precipitações não viessem. Porém, de acordo com DOUGLAS, a estiagem ainda não acabou e os cuidados devem continuar. Informa que os reservatórios seguem muito abaixo do que seria normal, mas que as previsões indicam que mais chuvas devem vir logo

Abastecimento na cidade de Palma Sola foi preparado para períodos mais secos. DOUGLAS RIBEIRO – diretor do Meio Ambiente e da Defesa Civil, explica que em outros municípios da mesma bacia hidrográfica, mas que dependem apenas de poços profundos, as dificuldades enfrentadas estão muito maiores. Em prevenção a esses problemas, a Casan, em Palma Sola, investiu muito nos últimos anos, expandindo a capacidade do seu reservatório e preservando fontes. De acordo com DOUGLAS RIBEIRO, o reflexo disso é que a cidade de Palma Sola, mesmo precisando cuidar, não passa por racionamento de água.

Estiagem enfrentada por toda a região oeste se prolonga desde 2019. Causada pela ocorrência do fenômeno La Niña, em média intensidade, o diretor do Meio Ambiente e da Defesa Civil de Palma Sola - DOUGLAS RIBEIRO, explica o efeito oscila, causando períodos com mais e menos chuvas na região. Comenta que a Defesa Civil trabalha sabendo que as chuvas espaçadas devem ocorrer, pelo menos, até o final do próximo mês. Porém, setembro e outubro costumam ser o período mais chuvoso para toda a região.

Policiais civis de São Lourenço do Oeste retomam atividades externas. Horas depois de paralisarem o atendimento a ações como cumprimentos de mandados de prisão, busca e apreensão, intimações e fiscalizações relacionadas à Covid-19, os policiais civis de São Lourenço retomaram ontem as atividades externas. O protesto era por causa de uma posição adotada pelo Governo do Estado em retirar uma série de benefícios com a reforma da previdência. A retomada das atividades externas foi confirmada pelo delegado regional de São Lourenço.

Dois homens e uma mulher são presos em Francisco Beltrão. A mulher foi presa na Rua Odosio Dalla Maria, bairro Cantelmo, por volta das três e meia da tarde. Contra ela havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de Capanema. Ela foi entregue na ala feminina da cadeia pública.

Por volta de cinco da tarde, os policiais ficaram sabendo que um homem com mandado de prisão estaria numa residência na Rua Antônio Cogo, bairro Industrial. Eles foram até o local, onde o homem foi preso e encaminhado para a cadeia pública, ficando a disposição da Justiça. Cerca de uma hora mais a equipe da ROTAM fazia patrulhamento, quando abordou um veículo dirigido por um homem com mandado de prisão da comarca de Francisco Beltrão. Ele foi entregue na 19ª SDP.


Suspeito de praticar assalto é preso com motocicleta furtada. A Polícia Militar do 21º BPM recebeu informações na noite de ontem, de que um homem havia praticado uma tentativa de roubo no bairro Alvorada, em Francisco Beltrão, usando uma motocicleta Honda CG 125. As equipes policiais foram acionadas e uma equipe ROTAM encontrou o suspeito com a motocicleta na PR-483, no bairro Água Branca. Ao checar os dados da motocicleta foi constatado o registro de furto. O condutor confessou o furto da moto, foi preso e encaminhado junto com a motocicleta recuperada para a 19ª SDP.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.