-DEPUTADOS APROVAM LIBERAÇÃO DE CANDIDATURA DE QUEM FOI MULTADO POR CONTAS IRREGULARES
-BOLSONARO CHEGA HOJE A CHAPECÓ PARA MOTOCIATA NESTE SÁBADO
-SAÚDE INICIA TERCEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA
-PERFURAÇÃO DE POÇO DEVE ATENDER CERCA DE 150 FAMÍLIAS
-SEMAE CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DE EDIFICAÇÃO DA PASSARELA
-MUNICÍPIO RECEBE RECURSOS PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEFINE DATA PARA O RECESSO ESCOLAR
-ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO COMBATE ÀS DROGAS
-HOMICÍDIO E TENTATIVA TERIA SIDO MOTIVADO POR VINGANÇA NO CASO VICTOR
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO ATIVO É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O conflito de 12 anos entre o exército nigeriano e grupos jihadistas no nordeste da Nigéria causou a morte direta ou indireta de cerca de 350 mil pessoas, incluindo 324 mil crianças. A informação foi divulgada ontem pelas Nações Unidas. De acordo com dados regularmente apresentados por instituições internacionais, mais de 40 mil pessoas morreram em confrontos durante os 12 anos deste conflito sangrento e mais de dois milhões foram forçados a abandonar suas casas. A ONU estima que 13 milhões de pessoas vivam no nordeste da Nigéria em áreas afetadas por conflitos, das quais cinco milhões e 300 mil sofrem insegurança alimentar e precisam de ajuda para sobreviver.
Autoridades sanitárias da Índia estão em alerta após a identificação de uma mutação da variante Delta do coronavírus causador da Covid-19 , que provocou um colapso no país nos últimos meses. Classificada de "Delta plus", a cepa é potencialmente mais contagiosa, segundo relatos de cientistas locais à imprensa. Embora a variante já seja motivo de atenção no governo indiano, ela foi detectada em apenas 40 amostras. Vale ressaltar que o país aumentou a vigilância genômica desde o surgimento da variante Delta.
As operações de busca nos escombros do prédio que desabou na região de Miami, nos Estados Unidos, foi retomada nesta sexta-feira. O governador da Flórida, RON DESANTIS, declarou estado de emergência, o que significa que o estado terá acesso a recursos federais para o resgate. O bloco que caiu ficava de frente para o Oceano. Logo após o desabamento, 37 pessoas foram resgatadas da estrutura. Somente duas estavam debaixo dos destroços, nesse primeiro momento. Segundo as autoridades, 10 pessoas ficaram feridas e quatro delas precisaram de atendimento em hospital. Uma pessoa morreu.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira para suspender a convocação de governadores à CPI da Covid, no Senado. Cinco magistrados já acompanharam a decisão da ministra ROSA WEBER, que é relatora da ação impetrada por governadores de 17 Estados e do Distrito Federal em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI. A votação foi feita no plenário virtual, em que os ministros podem depositar seus votos sem estarem reunidos. O prazo para a manifestação dos magistrados vai até esta sexta-feira. O voto de ROSA WEBER foi acompanhado pelos ministro EDSON FACHIN, CÁRMEN LÚCIA, ALEXANDRE DE MORAES, GILMAR MENDES e MARCO AURÉLIO MELLO.
O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, declarou nesta quinta-feira o então juiz SERGIO MORO suspeito em mais dois processos relacionados ao ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A decisão vale para os processos relacionados a um sítio em Atibaia e a supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula. Com a decisão, os dois processos terão de recomeçar do zero, e as provas não poderão ser aproveitadas. Como GILMAR MENDES decidiu individualmente, cabe recurso do Ministério Público Federal. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a parcialidade de MORO ao condenar LULA no caso do tríplex em Guarujá.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira por 345 votos a 98, um projeto de lei que permite a candidatura de quem teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares. O texto segue para o Senado. A isenção vale só para os casos que tenham sido sancionados exclusivamente com pagamento de multa. Atualmente, a legislação diz que são inelegíveis cidadãos que tiverem contas relacionadas a exercícios de cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável” e que configurem “ato doloso de improbidade administrativa”. O prazo de inelegibilidade é de oito anos, contados a partir de decisão, irrecorrível, de órgão competente. A proposta, que vai para o senado, retira essa restrição e libera esses políticos para novas candidaturas.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que vai ouvir no dia 24 de agosto o jovem de 18 anos acusado de matar três crianças e duas profissionais de uma creche em Saudades no mês de maio. Ele dará seu depoimento à justiça via internet de dentro do Presídio Regional de Chapecó, mesma região, onde está preso. Antes dele, serão ouvidas pelo poder judiciário seis pessoas que sobreviveram ao ataque e 23 testemunhas de acusação. A defesa do acusado, segundo o TJ, ainda não informou quem serão suas testemunhas. A primeira audiência de instrução será em cinco de agosto. Já no dia 24 de agosto, além do acusado, outras 14 pessoas contarão suas versões do ocorrido.
Santa Catarina ultrapassou a marca de um milhão de curados de Covid-19 nesta quinta-feira, segundo dados do governo estadual. Desde o início da pandemia, um milhão 38 mil 405 pessoas contraíram a doença no Estado. Dessas, um milhão e 242 se recuperaram. A taxa de recuperação é de 96 vírgula 32 por cento. O governo catarinense considera os pacientes recuperados depois de 14 dias do início dos sintomas para casos leves, ou com alta da internação para os casos graves. O cálculo é uma fórmula sugerida pelo Ministério da Saúde para trabalhar com os indicadores.
O presidente JAIR BOLSONARO deve desembarcar no Aeroporto Serafin Enos Bertaso de Chapecó as três da horas da tarde de hoje. DBOLSONARO ele deve visitar a Arena Condá e participar de um encontro com empresário no centro de eventos do município. O ministro da Infraestrutura TARCISIO FREITAS também deve falar no evento sobre os investimentos do governo federal na região. Amanhã, o presidente vai participar de uma motociata em Chapecó que deve reunir cerca de 50 mil pessoas. São esperados apoiadores dos três estados do Sul e de outras regiões do Brasil. A motociata vai começar as nove horas da manhã. Ontem, os agentes de segurança percorreram, por diversas vezes, o trajeto por onde o presidente deve passar hoje e amanhã.
A secretaria de Saúde Guarujá do Sul iniciou a terceira etapa de vacinação contra a Influenza. Esta etapa de vacinação contra a Influenza iniciou neste mês para as pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento. Além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional. A secretaria informou ainda que os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas também são contemplados nesta etapa, além da população privada de liberdade. As pessoas que se encaixam nesses grupos e os que estavam nos grupos de etapas anteriores que ainda não vacinaram, poderão comparecer na Unidade Básica de Saúde, na sala de vacina, em horário de expediente para receber a vacina. No dia 03 de julho será realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza. Os horários e local ainda serão divulgados.
Começa neste sábado a vacinação da Covid-19 para as pessoas entre 45 e 49 anos de idade. Mais uma etapa na imunização em Princesa foi confirmado pela secretaria da Saúde. De acordo com o secretário da pasta, MARCOS VIVAN, amanhã será vacinada a população a partir dos 45 anos de idade. Neste sábado também serão imunizadas gestantes, puérperas e lactantes. VIVAN faz um chamamento aos munícipes que fazem parte dos grupos liberados anteriormente, e que por algum motivo ainda não foram vacinados, para que aproveitem este sábado para se proteger contra o novo coronavírus. A campanha irá ocorrei na Unidade Básica de Saúde, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.
Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar realizam ação de conscientização no combate às Drogas. A secretaria de Assistência Social de Guaraciaba, em parceria com o Conselho Tutelar, está realizando ações sobre conscientização no Combate às Drogas. Conforme a secretária de Assistência Social. ANA REICHERT neste sábado, dia 26, é o Dia Internacional de Combate às Drogas. ANA mencionou que esta data foi instituída pelas Nações Unidas para conscientizar a população sobre o problema mundial. Outra informação é de que essa iniciativa por parte da secretaria e do Conselho Tutelar serve para alertar sobre o uso de todos os tipos de drogas e os malefícios que elas causam. O vício é uma doença, não um crime, e precisa ser tratado como tal. Ela destacou ainda que o município possui uma equipe disponível para auxiliar. Se alguém da sua família sofre com a dependência química, ou tem dúvidas de como orientar seu filho adolescente, procure ajuda nos órgãos públicos.
A equipe do Cras e da Proteção Especial do setor social de SJCedro participou nesta semana de uma capacitação para a implantação do Plano de Contingência da Covid-19 para retomada das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. O encontro envolveu psicólogas, assistentes sociais, educadores sociais e técnicos. A Secretaria de Assistência Social está elaborando o seu Plano de Contingência para poder retomar as atividades do SCFV, o que está previsto para o começo de setembro. A coordenadora do Cras, CARLA SILVESTRI destacou que o atendimento deve ser retomado no início de setembro. Nestes dois próximos meses ocorre uma busca ativa nas turmas, organização dos espaços e definição das atividades que serão oferecidas. Ela esclarece que serão turmas pequenas com encontros presenciais voltados a Eixos Temáticos, ofertando oficinas de arteterapia, teatro entre outros.
O SEMAE de SJCedro concluiu a edificação da estrutura que irá sustentar a passarela pré-montada que será trazida em três etapas pela empresa responsável. Os materiais foram montados sobre o lajeado Cedro, onde até então existe uma estrutura danificada que será substituída. A passarela será de aproximadamente 28 metros de comprimento. A empresa que venceu a licitação é de Salto do Lontra, do Paraná. O investimento será aproximado de 167 mil reais. Com a conclusão dos trabalhos, a tubulação levará água para o centro de tratamento da autarquia. Conforme o diretor do SEMAE de SJCedro, OSVALDIR BOFF, o problema existe há algum tempo e desde que a administração assumiu a gestão foi dada prioridade para melhoria. Ele disse que desde quatro de janeiro a prefeitura vem trabalhando para evitar problemas com abastecimento para população. A estrutura metálica deve chegar ao município nos próximos 15 dias. A empresa tem prazo de 60 dias para concluir as obras, sendo que a ordem de serviço foi entregue neste mês.
Mesmo com as precipitações consideradas boas nos últimos dias, não foi o suficiente para tranquilizar a equipe do SEMAE. O uso consciente da água deve se manter nos próximos dias para que não seja registrado a falta de água para consumo humano. O diretor da autarquia, OSVALDIR BOFF destacou que a empresa tem realizado investimentos em reservatórios para auxiliar em períodos longos sem chuva. Além disso, o SEMAE irá realizar nos próximos dias a limpeza do reservatório número cinco, responsável por levar a água até o loteamento Alta Colina.
A chuva registrada recentemente foi relevante, principalmente para a produção agrícola. Segundo o diretor da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO a falta de água afeta muito na alimentação do gado, aliviando o agricultor que estava com medo de perder pastagens caso as precipitações não viessem. Porém, de acordo com DOUGLAS a estiagem ainda não acabou e os cuidados devem continuar. Ele informou que os reservatórios seguem muito baixos do que seria normal, mas as previsões indicam que mais chuvas devem ser registradas nas próximas semanas. O abastecimento na cidade de Palma Sola foi preparado para períodos mais secos. DOUGLAS explicou que em outros municípios da mesma bacia hidrográfica, mas que dependem apenas de poços profundos, as dificuldades enfrentadas são maiores. De acordo com RIBEIRO, o reflexo disso é que a cidade, mesmo precisando cuidar, não deve necessitar de racionamento de água.
A estiagem enfrentada por toda a região Oeste se prolonga desde 2019. Causada pela ocorrência do fenômeno La Niña, em média intensidade, o diretor do Meio Ambiente, DOUGLAS RIBEIRO explicou que o efeito oscila, causando períodos com mais e menos chuvas na região. DOUGLAS comentou que a Defesa Civil trabalha sabendo que os longos períodos sem chuva devem ocorrer, pelo menos, até o final de julho. Porém, setembro e outubro costumam ser o período mais chuvoso para toda a região. O diretor espera que as precipitações previstas para estes meses se confirme.
A secretaria de Agricultura auxilia produtores rurais com os Sistemas de Abastecimento Comunitários de Água em Guarujá do Sul. O município vem adotando medidas para auxiliar as famílias que vivem no meio rural através deste sistema comunitário, não só nos períodos de estiagem, mas durante todo o ano. Para este processo, são identificadas as comunidades que sofrem mais nesses períodos e onde é possível fazer um sistema de captação de água através de fontes superficiais. Nos locais onde não tem possibilidade de fazer essa forma de captação, é necessário fazer a perfuração de poços. Na primeira administração do prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER foi feito a perfuração de poços na comunidade da Linha Maidana e parte da Linha Barro Preto e Caravaggio. A prefeitura está investindo na perfuração de mais um poço na comunidade de Linha Pessegueiro, que atenderá por volta de 150 famílias.
Também estão sendo identificados mais três poços no interior de Guarujá do Sul. Esses estão localizados na Linha Catani e na outra parte da Linha Barro Preto, que atenderá mais de 200 famílias. Esse processo é feito para o consumo familiar, mas a administração deixa a critério das famílias se utilizarem da água para a unidade familiar ou para a demanda do consumo animal. Para as demandas das propriedades, principalmente com os rebanhos bovinos, é realizado o programa Guardar Água, que incentiva o produtor a fazer o armazenamento de água nos períodos de estiagem.
Vereadora de Princesa confirma indicação de emenda parlamentar de quase 100 mil reais. O valor será utilizado na aquisição de implemento agrícola. A emenda de bancada foi liberada pelo senador JORGINHO MELLO, através do Ministério da Agricultura, atendendo solicitação da vereadora FABI PANCOTTE. São 97 mil reais destinados para aquisição de uma carreta basculante, grade aradora e grade niveladora. Ontem a vereadora recebeu a oficialização dos recursos. O prefeito de Princesa também participou do ato. FABI agradeceu o senador pela liberação da emenda, e enfatizou que são ações que visam atender os pequenos agricultores do município.
A prefeitura de Palma Sola renovou a parceria com o Sebrae. O município lançou o ciclo 2021-2022 do Programa Cidade Empreendedora. A informação é do secretário de Administração do município RODRIGO CALEGARI. A iniciativa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Serão realizadas até dezembro de 2022 ações em cinco eixos principais sendo liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Palma Sola também definiu soluções específicas para atender as demandas locais. O secretário disse que neste ciclo o programa tem direcionamento para as vocações locais. Ele comentou que já foram melhorados vários processos na Administração e agora é dada a continuidade para avançar no desenvolvimento territorial. CALEGARI também ressaltou a contribuição do JEEP, pois os estudantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos com os familiares.
Outras prioridades serão as compras públicas, além de melhoramentos nos processos de gestão. Porém, o secretário de Administração de Palma Sola, RODRIGO CALEGARI disse que a executivo quer projeção de futuro, por isso é preciso ter políticas públicas consolidadas para tirar do papel o parque industrial. Segundo ele, a administração tem buscado facilitar as compras dos pequenos negócios locais, contudo, para determinados itens o Governo Federal exige a realização do pregão eletrônico. Os indicadores de compras da agricultura familiar para a merenda escolar são de aproximadamente 70 por cento, bem superior ao recomendado e o que comprova o comprometimento em favorecer os empresários do município.
A secretaria de Educação da Anchieta irá realizar no próximo mês o recesso escolar. O município foi o último na região a retomar as atividades presenciais em abril. Porém, os estudos eram dados de forma remota, o que garantiu o fornecimento de atividades aos estudantes. A afirmação é da secretária da pasta, SELMA GIONGO. Conforme ela, as férias inicia na segunda-feira, dia 19 de julho e termina na sexta-feira dia 30 do mesmo mês. O retorno ocorre no dia dois de agosto. A secretária destacou que o município ainda possui alguns alunos que estão no remoto. Para voltar ao presencial, ela enfatizou que necessita de um prazo mínimo de sete dias. SELMA explicou que neste período a escola realiza o cronograma de alimentação e transporte, se necessário. Ela disse que a secretaria tem buscado realizar todos os procedimentos precisos para evitar que alguém seja contaminado com o coronavírus.
A secretária de Educação de Anchieta, SELMA GIONGO disse que já houve confirmação de casos de covid em professores. Mas explicou que a confirmação veio por parte do familiar do profissional, e não do educandário. Ela destacou que o familiar do professor positivou para a doença, e como protocolo, o familiar que reside na mesma casa também deve se isolar. Desta forma o profissional de educação acabou se contaminando. SELMA disse que os professores já tomaram a primeira dose contra a Covid. Porém os alunos ainda não receberam nenhuma injeção, por isso os cuidados ainda são necessários.
Polícia Militar prende homem com mandado de prisão ativo. A PM efetuou a prisão de um homem de 26 anos, mediante o cumprimento de um mandado de prisão que o mesmo possui em seu desfavor. Por volta das 8 horas da manhã de ontem, a Polícia Militar logrou êxito no cumprimento de mandado de prisão no município de Campo Erê. O homem foi entregue na Unidade Prisional Avançada em SJCedro.
O Ministério Público denunciou três homens que cometeram homicídios contra jovens em Guarujá do Sul. As vítimas foram encontradas feridas no início da madrugada de domingo, 21 de março, por volta da 00h10. Além de um homicídio consumado, os réus também são acusados de tentar matar outro homem. Segundo a ação penal, os denunciados cometeram os crimes porque acreditavam que as vítimas, ambos os jovens de 18 anos, teriam atirado contra o veículo de um deles horas antes no interior do município, numa comunidade conhecida como Casarão. O MP apresentou denúncia contra três homens acusados de praticar um homicídio e uma tentativa de homicídio em Guarujá. A denúncia foi recebida pela Justiça, que também converteu, após requerimento da promotoria de Justiça de SJCedro, a prisão temporária dos três denunciados em prisão preventiva.
A ação penal ajuizada pela promotora de Justiça, MARIANA MOCELIN destaca que os crimes teriam sido motivados por vingança, em função dos acusados acreditarem que as vítimas seriam responsáveis por tiros dados contra o veículo de um deles horas antes. Conforme relata o MP na denúncia, um dos denunciados teve seu carro alvejado por disparo de arma de fogo por volta das 22 horas de sábado, dia 20 de março. Em seguida, ele teria contatado os outros dois acusados, que teriam saído à caça do autor do disparo. Duas horas depois, por volta da meia-noite, os denunciados cruzaram com as duas motos, fazendo estalos com o motor, o que despertou a atenção dos acusados. Foi então que teriam perseguido os jovens pela BR-163, no trecho entre Guarujá do Sul e São José do Cedro, e disparado ao menos seis vezes contra os motociclistas, matando VICTOR LOPES e ferindo o outro.
A investigação policial apurou ainda que, após o crime, os dois supostos autores teriam se refugiado na casa da tia de um deles, ponto de encontro com o terceiro denunciado, irmão da mulher que os acolheu. Posteriormente, a filha e o genro da mulher que ajudou os supostos criminosos também teriam ameaçado a mãe da vítima sobrevivente para que houvesse mudança de depoimento à polícia. Para a promotora de Justiça, a prisão preventiva dos autores do crime é fundamental para a garantia da ordem pública para assegurar a aplicação da pena em caso de condenação. A denúncia contra os três, por homicídio duplamente qualificado, pelo motivo torpe e pela impossibilidade de defesa, foi recebida pelo Poder Judiciário. Também foi denunciada a mulher que acolheu os criminosos, pelo crime de favorecimento pessoal, assim como o casal, por coação no curso do processo. Com o recebimento da denúncia, os seis envolvidos passam à condição de réus em ação penal, na qual poderão exercer o amplo direito à defesa e ao contraditório, podendo ser levados a julgamento pelo Tribunal do Júri.