ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 25/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 16 graus. Umidade relativa do ar 91 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 92 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Um terremoto de magnitude cinco vírgula oito atingiu a costa oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira. De acordo com o Serviço Geológico do país, o tremor aconteceu por volta das dez e meia da manhã, horário local, com o epicentro próximo à cidade de Lone Pine, a 300 quilômetros de Los Angeles. O abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de seis quilômetros. Não há relatos imediatos de feridos ou de maiores danos. O tremor da Califórnia aconteceu apenas um dia depois do forte terremoto de magnitude sete vírgula quatro que atingiu a costa sul do México e deixou ao menos seis mortos no estado de Oaxaca.

JOE BIDEN, provável candidato do Partido Democrata à Casa Branca, apareceu 14 pontos à frente do presidente DONALD TRUMP na disputa das eleições de novembro nos Estados Unidos. De acordo com o levantamento feito pelo jornal "The New York Times" e o Sina College, Biden obteve 50 por cento das intenções de voto contra 36 por cento de TRUMP. A pesquisa leva em conta a preferência popular no país inteiro, e não as votações por estado, que realmente determinam quem vencerá as eleições norte-americanas.

Os presidentes de nove países da América Latina e Espanha pediram quarta-feira ao FMI e organizações financeiras regionais como o BID mais soluções contra os efeitos econômicos da pandemia, incluindo "possível reestruturação" da dívida. Os presidentes de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Paraguai, República Dominicana e Uruguai formularam suas demandas em uma declaração conjunta, assinada após teleconferência convocada por iniciativa do governo espanhol. O Brasil e o México, as duas maiores economias regionais, não estavam representados.

A força-tarefa da Lava Jato iniciou nesta quinta-feira a Operação Fiat Lux, contra fraudes na Eletronuclear. SILAS RONDEAU, ministro das Minas e Energia entre 2005 e 2007 no segundo governo LULA, é um dos alvos. O ex-deputado federal ANIBAL FERREIRA GOMES também é investigado. O juiz federal MARCELO BRETAS, da sétima Vara Federal do Rio de Janeiro, expediu, ao todo, 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. A Lava Jato pediu também o sequestro dos bens dos envolvidos e de suas empresas pelos danos materiais e morais causados no valor de 207 milhões de reais.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que institui o novo marco legal do saneamento básico e facilita a ampliação da participação privada no setor. O texto, aprovado por 65 votos a 13, segue para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A proposta tem como objetivos a universalização do saneamento, prevendo coleta de esgoto para 90 por cento da população e o fornecimento de água potável para 99 por cento da população até o fim de 2033. Atualmente, o saneamento é prestado majoritariamente por empresas públicas estaduais. O novo marco legal visa aumentar a concorrência. Segundo o Ministério da Economia, o novo marco legal do saneamento dever atrair "mais de 700 bilhões em investimentos" e gerar, "em média, 700 mil empregos no país" nos próximos 14 anos.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, por maioria de votos, proibir a redução de jornada e de salário de servidores por estados e municípios quando os gastos com pessoal ultrapassarem o teto de 60 por cento da Receita Corrente Líquida. O limite é previsto em lei.A redução salarial temporária está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas está suspensa desde 2002 pelo próprio Supremo pela possibilidade de ferir a Constituição. Nesta semana, a Corte retomou a análise de ações que questionavam diversos dispositivos da lei. Os ministros entenderam que a redução temporária de carga horária e de salários fere o princípio constitucional de irredutibilidade, contrariando a demanda de estados e municípios que ultrapassam o limite legal.

Santa Catarina está em estado de emergência fitossanitária devido ao risco de surto de gafanhotos. A nuvem que atingiu países vizinhos fez com que o Ministério da Agricultura declarasse o estado de emergência também no Rio Grande do Sul. A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária é por um prazo de um ano. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.

Dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira apontam que Santa Catarina manteve, em maio, a menor taxa de informalidade da economia do país, com 20 virgula nove por cento. A média nacional no mesmo período ficou em 34 vírgula sete por cento, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios específica para a pandemia, a PNAD COVID 19. Outro dado que chama a atenção no estudo é que os trabalhadores catarinenses foram os menos dependentes do auxílio emergencial no mês passado. De acordo com os dados do IBGE, 20 por cento dos domicílios de Santa Catarina têm alguém que recebeu a ajuda da União em maio, ao passo que esse percentual ficou em 38 vírgula sete por cento nacionalmente. A taxa de desocupação em Santa Catarina no mês de maio ficou em oito por cento.

Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha de Vacinação contra a gripe, a cobertura vacinal em Santa Catarina está em 74 por cento. A meta é imunizar o mínimo de 90 por cento do público-alvo. No entanto, do total de dois milhões 674 mil 128 catarinenses dos grupos prioritários, somente um milhão 979 mil 957 tomaram a dose. Cerca de 700 mil ainda não se vacinaram. A campanha termina na próxima terça-feira, dia 30 de junho. Dentre os 16 grupos prioritários da campanha, alcançaram a meta de vacinação somente os grupos dos idosos, dos trabalhadores da saúde, da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil comemora 116 anos no Brasil. O presidente nacional GERALDO SHÜLLER avalia como muito boa a trajetória nesse tempo todo. Lembra das dificuldades por que passaram os imigrantes da Alemanha que não tinham nenhum recurso e mesmo assim venceram as dificuldades. O dirigente comenta que a IELB começou no interior do Rio Grande do Sul. A partir de 1.824 a igreja foi se instalando no Brasil. Hoje ela está ramificada em todo o país, conduzida por cerca de 900 pastores.

A estrutura da IELB é excelente. De acordo com o presidente nacional, existe uma rede de escolas, universidade e um grande trabalho social. O seminário forma pastores em São Leopoldo. 75 por cento dos membros luteranos habitam os três Estados do Sul. por sua vez, pastor LEANDRO KONFLANZ, da sede da paróquia de Campo Erê, comenta que comemorar os 116 anos da igreja significa agradecer a DEUS por todas as conquistas e superação das dificuldades.

Paróquia de Campo Erê abrange São Lourenço do Oeste, São Bernardino e os interiores de Marmeleiro e Santa Terezinha do Progresso. Comemorações pelo aniversário foram suspensas por causa da pandemia. Os cultos presenciais passaram por grandes mudanças. Desde o fim de abril, o pastor divide o culto em dois para reduzir o número de participantes dentro da igreja. Assim, pode haver o distanciamento entre os cristãos como manda a lei. Os membros luteranos usam máscara e na entrada dispõe de álcool em gel. KONFLANZ faz questão de frisar que um cuidado especial para a ministração da Santa Ceia.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil veio dos Estados Unidos através de alemães. O pastor ARI GRIETZMANN informa que esses alemães formavam o chamado Sínodo de Missouri. Foram eles que se empenharam em trazer o evangelho, inicialmente a descendentes de alemães, e aos poucos abrangendo outras pessoas. O pastor deixa como mensagem a todas as pessoas que permaneçam fieis a palavra de cristo, pois todos que nele creem terão a vida eterna pela sua graça.

Professoras desenvolvem trabalho sobre gêneros jornalísticos. Atividade, que está sendo desenvolvida por educadoras do Centro Educacional Municipal, Irma Roberto Florêncio de Campo Erê, trouxe as educadoras até a Rádio Atalaia. A professora ELIZANI ZANINI, comenta que objetivo do trabalho é levar conhecimento para os alunos dos quartos anos. Destaca ainda que além de vídeos foram feitas também apostilas para reforçar o entendimento dos estudantes.

Notícia, entrevista e anúncio. ELIZANI informa que foram esses os gêneros jornalísticos escolhidos para serem abordados e explicados aos alunos dos quartos anos. Durante a pandemia do coronavírus, fica mais difícil levar o conhecimento aos alunos, devido ao distanciamento social. Por isso as professoras optaram por ensina-los nesse período através de vídeos. Outro motivo para a escolha desse modo de transmissão do conteúdo, foi para aumentar o interesse dos alunos.

É necessário criatividade para transmitir conhecimento. REJANE RAMBO – professora do Centro Educacional Municipal Irma Roberto Florêncio, comenta a necessidade de inovar, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Com o ensino a distância empregado em todas as modalidades de ensino, ela, juntamente com mais duas professoras da escola desenvolvem um projeto que busca atrair o interesse dos estudantes para o conhecimento.

Assunto no momento é o rádio. A professora menciona que no trabalho vão abordar três gêneros jornalísticos, a notícia, entrevista e anúncio. Conforme ela, isso faz parte da vida dos estudantes, mesmo sem eles ter conhecimento. Comenta que fora da pandemia trariam os alunos pessoalmente conhecer as instalações da Rádio Atalaia. Porém, devido ao distanciamento social exigido, levam as informações e mostram o funcionamento da emissora através de vídeos, que aproximam virtualmente os alunos e o jornalismo.

É importante trabalhar gêneros jornalísticos com alunos. LARISSA RIBOLI – professora do Centro Educacional Municipal Irma Roberto Florêncio, de Campo Erê, comenta que para transmitir o conhecimento aos estudantes do quarto ano da escola, foi desenvolvido um material impresso numa linguagem bem acessível a eles e também aos pais.

Instrução é dividida em três partes. LARISSA explica que primeiramente vem o ensino teórico em relação aos gêneros jornalísticos. Após isso, é trabalhada uma forma prática de análise e interpretação do conhecimento repassado. E num terceiro momento são enviados vídeos para os alunos, sobre os quais eles devem fazer produções textuais, verbais e escritas. Depois, os estudantes enviam as atividades para as professoras via WhatsApp.

Planejamento escolar recebe reorganização devido à pandemia. A professora LARISSA, conta que os conteúdos continuam os mesmos seguindo o currículo catarinense. O que mudou foi a maneira de trabalhar. Em relação aos gêneros jornalísticos, a profissional cita que no ensino presencial seriam utilizados mais recursos. Porém, devido às atuais dificuldades enfrentadas, foi necessário usar a criatividade e a tecnologia para transmitir de forma efetiva o conhecimento.

Câmara de Vereadores discute salário para próximo mandato. O vereador ADEMAR ALBERTON, de Campo Erê, informa que até o fim do mês é necessário que sejam decididos os valores para prefeito, vice, secretários e vereadores. Ele conta que atualmente o legislativo do município tem duas propostas. Uma da Mesa Diretora e outra feita por ele mesmo, com base num projeto de iniciativa popular. Esse projeto em questão, como frisa ADEMAR, foi considerado inconstitucional pelas comissões que dão o parecer.

Perspectiva é baixar os vencimentos dos políticos locais. O vereador traz dados que indicam salários brutos de: 17 mil e 900 reais para prefeito e oito mil 950 para vice. Atualmente, cita ADEMAR, vereadores recebem três mil 950, e o presidente da Câmara, devido ao direito de 50 por cento mais, recebe cinco mil e 900. Os secretários recebem cinco mil e 600 reais até o final do atual mandato.

Conforme o vereador ALBERTON, os números apresentados na proposta da Mesa Diretora, visa baixar o salário bruto do prefeito de 17 mil e 900 reais para 16 mil 459, e do vice de oito mil 950 até seis mil 920. No caso dos vereadores a redução seria de três mil e 950 reais para três mil 614, e o presidente da Câmara que recebe hoje cinco mil e 900, reduziria para cinco mil 421. Os secretários que atualmente ganham cinco mil e 600 teriam seu salário baixado à cinco mil e 212 reais.

Redução nos vencimentos dos políticos locais, proposta pela Mesa Diretora não é suficiente. Na opinião de ADEMAR ALBERTON, é necessário baixar ainda mais o salário dos servidores. Na proposta apresentada por ele, o prefeito passaria a receber oito mil reais e o vice três mil 135. O vencimento dos secretários seria reduzido para quatro mil e meio. Os vereadores passariam a receber dois salários mínimos, que correspondem à dois mil e 90. E seguindo a regra dos 50 por cento a mais para o presidente da Câmara, o correspondente pelo cargo ganharia três mil 135 reais mensais. ALBERTON acrescenta que essa redução possibilitaria uma economia de 600 mil reais por ano, que poderiam ser investidos em setores importantes do município.

Falta de unificação atrapalha o combate ao coronavírus. A opinião é do deputado federal CELSO MALDANER. Segundo ele, pensamentos diferentes do presidente da república, governadores e prefeitos deixam a população desnorteada. O avanço da infecção no interior preocupa o parlamentar, especialmente se atingirem as agroindústrias. Ele entende que o agronegócio não pode ser inviabilizado, porque representa 25 por cento do produto interno bruto do país.

Veículos colidem na SC-157. Foi ontem em Novo Horizonte. A colisão foi entre um caminhão Cargo de São Lourenço do Oeste, dirigido por um homem de 24 anos, e uma Boxer de Chapecó, conduzida por um homem de 30 anos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, os envolvidos não tiveram ferimentos.

Bombeiros socorrem homem a oito metros de altura. A vítima de 29 anos precisou de ajuda ontem, depois de ficar desorientado durante trabalho em altura. O caso aconteceu em Quilombo e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Conforme a guarnição, o homem estava cortando uma árvore quando foi atingida por um galho. Desorientado, o homem estava sendo segurado por um popular a cerca de oito metros de altura. Ele relatou estar com dores na região posterior do tórax e perna. A vítima foi encaminhada ao Hospital São Bernardo.

Casa fica destruída por incêndio. Os bombeiros de Anchieta foram chamados por volta das 21 horas e 20 minutos de ontem, para combater a um incêndio na linha Café filho, interior do município. O fogo atingiu uma residência feita de alvenaria, com aproximadamente 85 metros quadrados. Foram gastos cerca de dez mil litros de água. A guarnição de Anchieta contou com apoio do corpo de bombeiros militar de Palma Sola. Segundo o dono da casa, no momento do sinistro não havia ninguém na residência. A Polícia Militar de Anchieta esteve no local controlando o trânsito pois o incêndio foi nas proximidades da SC-161.

Acidente deixa homem ferido na PR-280. Um Corsa emplacado em Renascença, vinha de Vitorino sentido a Renascença, quando o motorista perdeu o controle numa curva, saiu da pista e bateu num barranco. O homem estava inconsciente e foi levado ao Hospital Regional em Francisco Beltrão pelo Samu. O Corpo de Bombeiros realizou os procedimentos de segurança e auxiliou a Polícia Rodoviária Estadual na retirada do veículo da pista.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.