-CÂMARA APROVA MP QUE PERMITE RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DO FIES
-SC TEM 46 MIL PESSOAS NA FILA PARA PERÍCIA APÓS FIM DA GREVE NO INSS
-MUNICÍPIO PODE FAZER ADITIVO PARA PRORROGAR CONTRATO COM A CASAN
-SINDICATO E PREFEITURA VÃO DISCUTIR PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO NESTA QUINTA
-VEREADORES APROVAM AUMENTO DE 50% DO VALE ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES
-POLICIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA TRAFICANTE NO EXTREMO-OESTE
-POLÍCIA CIVIL PRENDE DUPLA SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 83. O euro está valendo cinco reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O presidente da Hungria, VIKTOR ORBÁN, decretou nesta terça-feira um estado de emergência no país por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Com isso, ORBÁN consegue implementar medidas por decreto. Ele afirmou, em um vídeo publicano no Facebook, que o governo dele precisa de espaço de manobra para responder aos desafios com agilidade. ORBÁN já decretou estado de emergência no passado: uma vez por causa de um fluxo de refugiados, e outra por causa da pandemia de Covid-19. Ele venceu recentemente eleições para seu quarto mandato consecutivo.
Ao menos 19 crianças e dois adultos morreram no massacre a uma escola de ensino fundamental do Texas, na terça-feira. O ataque já é considerado o mais mortal do país desde o tiroteio na escola Sandy Hook, em 2012, quando 20 crianças e seis adultos foram mortos a tiros. O assassino, um homem de 18 anos, morreu no local, segundo a polícia americana. As motivações do crime são desconhecidas. Informações divulgadas pela imprensa americana dão conta de que o assassino teria atirado contra a sua própria avó antes de se dirigir para a instituição de ensino.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse em um pronunciamento nesta terça-feira que "é hora de agir" contra o lobby de empresas de armas no país. A fala ocorreu poucas horas depois que um homem de 18 anos abriu fogo contra alunos de uma escola de ensino fundamental do Texas, matando 19 crianças e uma professora. O democrata pediu ainda que os americanos pressionem seus representantes no Congresso para que deixem de barrar as votações de propostas que podem limitar o acesso às armas. Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, JOE BIDEN tem advogado contra a venda de armas e pede maior controle federal sobre o tema.
Mais uma operação policial na cidade do Rio de Janeiro voltou a chamar atenção pelo alto número de mortos no confronto. Até a tarde desta terça-feira, 22 pessoas haviam morrido na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha: foi a segunda mais letal da cidade, ficando apenas atrás da que aconteceu no Jacarezinho, em maio de 2021, com 28 óbitos. O comando da Polícia Militar afirmou que a operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal estava sendo planejada há meses, mas foi deflagrada de modo emergencial para impedir uma suposta migração para a Rocinha. O Ministério Público do Rio anunciou que vai apurar se a operação foi excessiva ou se houve violação de direitos.
O Senado aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e vai à sanção presidencial. O Fies é um programa pelo qual o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior enquanto eles cursam a faculdade. Por se tratar de um financiamento, o estudante precisa quitar a dívida posteriormente. A medida provisória, que autoriza a renegociação, foi editada pelo governo federal em dezembro de 2021 e entrou em vigor a partir de sua publicação no "Diário Oficial da União". Quando editou a medida, o governo explicou que dois milhões de contratos do Fies foram realizados até 2017 e que o saldo devedor soma 106 bilhões de reais com mais de um milhão de alunos inadimplentes.
O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que estabelece um teto de 17 por cento para a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e o transporte coletivo deve gerar uma redução de nove a 12 por cento no preço da gasolina, 10 por cento no do etanol e de 11 por cento no da energia elétrica. A estimativa é apresentada pelo autor da matéria, deputado DANILO FORTE do União do Ceará. O parlamentar se reuniu nesta terça-feira com o ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA, o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA e parlamentares de oposição na residência oficial da Presidência. O deputado estudava alterar alguns trechos da matéria, simplificando-a para facilitar a aprovação. Entretanto, diante da aceitação da oposição, ele disse que a matéria será mantida como está.
Cerca de nove mil pessoas ainda não declararam o imposto de renda em Santa Catarina, há uma semana para o final do prazo, que se encerra na próxima terça-feira. O valor mínimo da multa para quem atrasa é de 165 reais e 74 centavos. Os dados foram divulgados pela Receita Federal. Segundo o órgão, o número de pessoas que já estão em dia com o leão representa 73 por cento das declarações, um pouco mais de 25 mil dos 34 mil esperados em Santa Catarina. Além da multa, que declarar fora do prazo terá que pagar acréscimo de um por cento ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20 por cento do valor do imposto de renda.
Em apenas um mês, Santa Catarina teve aumento de 92 por cento nos casos ativos de Covid-19. De acordo com a secretaria de saúde, sete mil 819 pessoas ainda estavam em tratamento do vírus nesta segunda-feira. Em 23 de abril, eram quatro mil e 71 infectados. Também houve crescimento expressivo ao comparar com a situação da doença no início do mês. Em primeiro de maio, eram cinco mil e 68 casos, aumento de 54 por cento. De acordo com o estado, o crescimento tem ocorrido em todas as regiões do Estado. A Grande Florianópolis, por exemplo, concentrava mil 609 casos ativos em 10 de maio. Neste domingo, eram dois mil 129, aumento de 32 por cento em 12 dias.
Santa Catarina tem 46 mil 197 pessoas na fila de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social. O número considera pessoas que têm atendimento agendado para os próximos dias e foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Em todo o país, um milhão e cem mil pessoas aguardam por atendimento em datas próximas. A greve do INSS terminou nessa segunda-feira, após um acordo entre peritos médicos e o governo federal. A paralisação durava dois meses. A categoria aceitou um reajuste de cinco por cento nos salários e se comprometeu a repor os dias parados para atender segurados que, por enquanto, esperam por atendimento.
O prefeito JUAREZ FURTADO entregou, na manhã desta terça-feira, a ordem de serviço para execução de passeios públicos na cidade. O município fará a construção das calçadas na Avenida Brasil. Ao todo, serão quase três mil metros quadrados de passeio. A obra será executada pela empresa vencedora do processo licitatório, a Caibi Empreendimentos LTDA. A previsão é de que as obras comecem em 10 dias. O valor global é de 298 mil reais. Também nesta terça-feira começaram as obras para pavimentação asfáltica nas ruas Barão do Rio Branco e Castelo Branco. O valor de investimento é de 358 mil 395 reais com emenda parlamentar de 220 mil do Deputado Estadual MARCOS VIEIRA e 138 mil de contrapartida do Município.
A comunidade de Linha Caravaggio de Guaraciaba vai realizar amanhã a tradicional celebração no santuário de Caravaggio. Hoje será o última dia do tríduo com orações na comunidade a partir das oito horas da noite. Amanhã ocorre a programação religiosa e festiva em comemoração à Nossa Senhora do Caravaggio. Nesta quinta-feira, serão realizadas três celebrações as seis, dez e 19 e trinta. Como de costume, a missa das 10 horas vai contar com a transmissão da Rádio Peperi FM 99 vírgula nove. Além da parte religiosa, também haverá café da manhã, almoço e jantar. São esperadas entre cinco e seis mil pessoas na romaria de Caravaggio deste ano.
O município de Guaraciaba vem registrando baixa procura de alguns públicos a serem vacinados contra a gripe. Conforme a secretária de Saúde, DAIANE DORIGON, os públicos prioritários, principalmente as crianças e os idosos que não estão procurando as vacinas da Influenza como deveriam. Ela frisou que estão disponíveis as vacinas para idosos com 60 anos, pessoas com comorbidades, como hipertensos, oncológicos e diabéticos, além de caminhoneiros, motoristas de coletivos, policiais, bombeiros e profissionais de saúde. Até o começo da semana foram aplicadas duas mil 742 vacinas da Influenza, sendo mil 787 para idosos, 205 para profissionais da saúde, 329 para crianças e 421 em pessoas com comorbidades.
A secretaria da Saúde de Barra Bonita intensificou nas últimas semanas a divulgação sobre a recolha de materiais no interior do município que vai iniciar nesta semana. A informação é da secretária, AURÉLIA DOS SANTOS. De acordo com ela, na oportunidade, as informações foram amplamente divulgadas pelas próprias agentes comunitárias de Saúde durante visitas às famílias residentes no interior. Conforme ela, a coleta vai ocorrer após uma reunião entre o setor de Saúde, Epagri e Vigilância Sanitária onde foi constatado um alto volume de lixos em praticamente todas as comunidades e propriedades do interior.
As recolhas dos materiais no interior de Barra Bonita vão ocorrer a cada dois meses em todo o perímetro rural. A garantia é da secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS. Segundo ela, serão dois roteiros, contemplando dessa forma, todas as localidades, sendo que o primeiro vai abranger as Linhas São Judas Tadeu, Cruz e Souza, 13 de Maio, Rabo de Galo, Três Irmãos, 25 de Maio e Linha Polaca. Nesses locais a recolha será realizada nesta quinta-feira, dia 26, e após nos dias, 28 de julho, 29 de setembro e primeiro de dezembro. Já o segundo roteiro será para as Linhas, Beira Rio, Arvoredo, Águas do Araçá, Progresso e Alto São José, sendo nos dias dois de junho, quatro de agosto, seis de outubro e oito de dezembro.
Os moradores que tiverem lixos em sua propriedade devem deixar os materiais organizados em pontos específicos de cada localidade conforme roteiro que está sendo divulgado. A afirmação é da secretária de Saúde de Barra Bonita, AURÉLIA DOS SANTOS. Ela destacou que alguns pontos escolhidos foram nas próprias propriedades enquanto outros foram nas sedes de cada comunidade. Ela explicou que só serão recolhidos plásticos em geral, incluindo lonas, garrafas pet e similares, além de papel, papelão, ferro, alumínio e eletrodomésticos. AURÉLIA revelou ainda que não serão recolhidos materiais como por exemplo, vidros, restos de alimentos, pneus, borrachas em geral, roupas, calçados, móveis, madeiras e também isopor.
O Feirão do Imposto, realizado pela Acismo e pelo Núcleo Jovem Empreendedor, vai ocorrer nesse sábado na área coberta da Praça Central. O evento será realizado entre nove da manhã e meio dia. Nesse dia, serão comercializadas unidades limitadas de pães de alho e pães fatiados sem impostos estaduais no Bonno Atacado e Varejo. No mesmo dia, as Óticas Recris vão promover o Dia Sem Imposto, com desconto de 20 por cento dos impostos estaduais em todos os itens da loja: relógios, armações e óculos solares. Na Praça Central, o Feirão trará atrações interativas, como um touro mecânico em alusão à ferocidade da carga tributária para os participantes subirem, jogos de tiro ao alvo informativos sobre tributação e exposição de itens com a carga tributária.
O vereador NINI SCHARNOSKI apresentou uma moção de apelo na sessão desta terça-feira para a implantação de uma clínica de recuperação psicológica em São Miguel do Oeste. O pedido, aprovado em plenário, será encaminhado ao governador CARLOS MOISÉS e a secretaria estadual de saúde. Ele citou inúmeras doenças psicológicas afetam a sociedade atualmente, além de outros motivos que levam o cidadão a precisar de atendimento psicológico e psiquiátrico. NINI disse que não há nenhuma clínica pública para atendimento de pacientes que necessitem de internação. Ele comentou que não é justo relegar pessoas ao sofrimento quando o Estado dispõe de recursos e condições para minimizar a dor.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, o Projeto de Lei que dispõe sobre a gestão democrática e sobre a participação da comunidade escolar nos processos pedagógicos da rede municipal de ensino. O texto, de autoria do vereador PAULO DRUMM, assegura a "autonomia pedagógica das escolas e a efetiva participação de toda a comunidade escolar na formulação, decisão, implementação e monitoramento dos processos pedagógicos de cada unidade escolar e da rede de ensino municipal". O projeto especifica como se dará a autonomia na gestão democrática e a autonomia da escola pública. Também estabelece que os estabelecimentos que vierem a ser criados após a publicação da lei terão o prazo de um ano para se adequar. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção da vereadora CRIS ZANATTA.
A Câmara de Vereadores rejeitou, por maioria, nesta terça-feira, o Projeto de Resolução que instituiria a paridade de gênero na composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa. No início da sessão, a vereadora CRIS ZANATTA solicitou que o projeto não fosse a votação em razão de que a vereadora MARIA TEREZA CAPRA, uma das autoras da proposta, está de licença durante o mês de maio. Ela sugeriu que o projeto fosse à votação em junho, quando a vereadora já terá retornado. Por seis votos a quatro, o plenário decidiu por manter o projeto na pauta da noite e a proposta acabou rejeitada por seis votos a quatro. Votaram contra a proposta os vereadores ELÓI BORTOLOTTI, MOACIR FIORINI, PAULO DRUMM, RAVIER CENTENARO, VAGNER PASSOS e VILMAR BONORA. Foram favoráveis CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA, VALNIR SCHARNOSKI e ZAIRE DE SOUZA. CARLOS AGOSTINI e NÉLVIO PALUDO não participaram da sessão.
O projeto de resolução que altera a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar tinha o objetivo de dar paridade de gênero para esse colegiado interno do poder legislativo. A redação do projeto previa que o conselho deveria ser constituído por três membros da Casa e igual número de suplentes, eleitos para mandato de dois anos, impedida a reeleição, observado a paridade de gênero, o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre partidos políticos ou blocos parlamentares não representados. A matéria também estabelecia que a fim de garantir a paridade de gênero e havendo mais de um interessado ou mais de uma interessada, o sorteio para o conselho será em separado, por gênero. O projeto foi rejeitado e será arquivado pelo legislativo.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade, em votação única, o Projeto de Lei que reajusta o auxílio alimentação dos servidores públicos em 50 por cento. O projeto prevê que o valor do auxílio será de 30 reais por dia trabalhado, não sendo pago o dia de falta, independentemente do motivo. O valor em vigor atualmente é de 20 reais por dia trabalhado. O projeto prevê que a lei terá efeitos retroativos a primeiro de maio. Conforme a justificativa do texto, assinada pelo prefeito WILSON TREVISAN, "a iniciativa visa à valorização do funcionalismo público, considerando o aumento do custo de vida". O projeto tramitou em regime de urgência. Também foi aprovado ontem o projeto que estende o valor de 30 reais de vale alimentação por dia trabalhado para os servidores do legislativo.
O sindicato dos servidores públicos municipais vai se reunir nesta quinta-feira com a administração para discutir o plano de carreira do magistério. A informação é da presidente do sindicato VAINE PLAUTZ. Nesta terça-feira terminou o prazo de 15 dias solicitado pelo prefeito para analisar as reivindicações apresentada pelos servidores. Há duas semanas, o sindicato fez uma passeata pelo centro e entregou a pauta de reivindicações ao vice prefeito EDENILSON ZANARDI. O sindicato está pedindo a valorização salarial do magistério, além de incentivos para a formação dos profissionais na área. A reunião desta quinta entre servidores e a administração foi marcada para as quatro horas da tarde no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN.
A expectativa do sindicato dos servidores públicos é de que a administração apresente uma proposta concreta a respeito do plano de carreira do magistério, inclusive com a descompactação da tabela salarial. A afirmação é da presidente da entidade, VAINE PLAUTZ. Ela explicou que a discussão que será feita nesta quinta-feira será levada para a apreciação da categoria na assembleia geral que foi marcada para a quarta-feira da semana que vem, dia primeiro de junho. A assembleia será realizada no auditório da escola municipal Emma Balke. VAINE disse ainda que o governo municipal teve tempo suficiente para analisar a situação e formular uma proposta de acordo com a necessidade da categoria.
A Câmara de Vereadores vai realizar hoje a noite uma audiência pública para tratar sobre serviços públicos de saneamento básico, especificamente sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Miguel do Oeste. O encontro foi proposto pelo vereador PAULO DRUMM do PSD e aprovado pelos demais vereadores. Ele justifica o pedido em razão de que está finalizando o prazo do contrato de concessão pública dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A audiência será realizada no plenário da Câmara e é aberta à participação da comunidade. O evento está marcado para as sete horas da noite no plenário do poder legislativo.
A administração está tratando do novo contrato para concessão dos serviços de agua e esgoto na cidade há mais de um ano. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, o município buscou uma assessoria para fazer um levantamento técnico sobre as medidas que podem ser adotadas em relação a concessão do serviço. DIAS citou que a administração ainda não decidiu o que vai fazer e que as três possibilidade ainda estão abertas: a renovação do contrato com a Casan, uma nova licitação para definir um outro concessionário ou ainda municipalizar o serviço. DIAS reforçou que a prefeitura não está satisfeita com o trabalho realizado pela Casan em relação à agua e a falta de investimentos no tratamento de esgoto.
A audiência pública desta noite será importante para ouvir a comunidade a respeito da continuidade ou não da Casan na exploração dos serviços de água e esgoto em São Miguel do Oeste. O comentário é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que a ideia do município é ouvir todos os envolvidos e tomar a melhor decisão para a comunidade. Como o contrato vence em julho, DIAS admitiu que a administração pode fazer um aditivo ao contrato atual, ampliando o prazo até que a situação seja resolvida. Ele disse que, independentemente da decisão, o novo contrato será mais rigoroso do que o atual, especialmente em relação a metas e investimentos.
A Polícia Civil do Estado de Anchieta e Romelândia cumpriu na tarde ontem, um mandado de prisão preventiva de um homem pelo delito de tráfico de drogas. O mandado de prisão foi expedido pelo Juízo do Comarca de Anchieta, após pedido feito pelo Ministério Público. O suspeito havia sido indiciado pela Polícia Civil de Romelândia. Ele é suspeito de tráfico de entorpecentes no município. O suspeito foi preso ontem e levado para a unidade prisional avançada.
No início da tarde de ontem, a Divisão de Investigação Criminal da Fronteira de São Lourenço do Oeste, com apoio do Núcleo de Operações com Cães e da Polícia Militar, prendeu, em flagrante, dois homens pelo crime de tráfico de drogas. Um dos suspeitos de 23 anos já vinha sendo investigado pela DIC. Ontem, ele foi abordado na SC 157 quando retornava do Paraná. Na companhia do investigado foi identificado mais um ocupante do veículo, um homem de 21 anos de idade, que estava com 40 gramas de cocaína e tentou escondê-la numa mata próxima do local da abordagem. Os dois foram presos e levados para a delegacia de polícia.