ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 25 05 2021

-20 POR CENTO DA POPULAÇÃO DO PAÍS JÁ RECEBEU UMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID

-GOVERNADOR ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO DE PROFESSORES

-UNOESC RECOLHE MAIS DE MIL MEDICAMENTOS VENCIDOS NA CIDADE

-PRESIDENTE DA ACISMO DIZ QUE ENTIDADE NÃO FICOU COM NENHUM CENTAVO DO VALE MERENDA

-MUNICIPIO RETOMA AMANHÃ VACINAÇÃO CONTRA COVID DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

-TRABALHADOR SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM QUEDA SETE METROS DE ALTURA

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

As escolas públicas de Nova York terão apenas aulas presenciais a partir do outono, sem opção de ensino remoto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito da cidade, BILL DE BLASIO. O prefeito afirmou também que os cerca de um milhão de alunos estarão em salas de aula com protocolos de Covid-19 ainda neste ano letivo, que acaba antes do meio do ano. Nova York fechou as escolas em março de 2020 e foi uma das primeiras grandes cidades dos Estados Unidos a reabrir prédios escolares no outono do ano passado, mas a maioria dos pais escolheu o ensino apenas online para seus filhos.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu à Colômbia que coordene a reabertura da fronteira comum, frente aos planos do governo de IVÁN DUQUE de reabri-la em primeiro de junho. MADURO advertiu que "nada unilateral vai funcionar". O presidente socialista expressou preocupação com a pandemia da Covid-19, motivo pelo qual propôs estabelecer "medidas de biossegurança" nas travessias. Na última quarta-feira, a Colômbia reabriu as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, fechadas há mais de um ano devido à pandemia, exceto aquelas que compartilha com a Venezuela. A Colômbia justificou a reabertura como forma de "avançar" na "reativação econômica" das zonas limítrofes.

O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, tomou posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato termina em 2025. A cerimônia de posse teve a presença do presidente brasileiro JAIR BOLSONARO. O rei da Espanha, FELIPE SEXTO, também participou. Em discurso logo depois da posse, LASSO criticou a corrupção e herança que recebeu de governos anteriores e que está assumindo um país com desigualdades lacerantes entre o mundo rural e o urbano; um país que falhou com sua juventude na educação e na criação de oportunidades.

A uma semana para o fim do prazo, cerca de nove milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 23 milhões 535 mil 609 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 72 vírgula um por cento do previsto para este ano. Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11 horas desta segunda-feira. Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32 milhões 619 mil 749 declarações. O prazo de entrega começou em primeiro de março e vai até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de 165 reais ou um por cento do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta terça-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Nesta terça, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até um salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em um. A segunda parcela do décimo terceiro para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da primeira parcela segue até oito de junho para os demais beneficiários. Já a segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e sete de julho. Em todo o país, 31 milhões de benefícios receberão a primeira parcela, o equivalente a 25 bilhões de reais. A antecipação será creditada junto com os benefícios de maio.

Pouco mais de quatro meses desde o início da vacinação no Brasil, o país atingiu nesta segunda-feira a marca de 42 milhões 510 mil 904 vacinados contra a covid-19, o que equivale a 20 por cento da população. Os totalmente imunizados, com as duas doses, somam 20 milhões 932 mil 747 brasileiros, o que representa nove vírgula 89 por cento da população. O país atinge a marca em meio a problemas com a falta de IFA, Instituto Farmacêutico Ativo para a fabricação de vacinas nos principais produtores: a Fiocruz e o Instituto Butantan. Os atrasos em maio começaram a ser resolvidos a partir da última semana, com a chegada das remessas da China. Em junho, a expectativa do governo é repor a entrega de vacinas da Fiocruz e Butantan com a chegada dos insumos e receber até 12 milhões de vacinas da Pfizer.

O Estado tem 61 mil famílias sem renda do trabalho. A afirmação é do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa, em 2020 o aumento foi de 30 por cento. A pandemia, principalmente entre março e junho do ano passado, foi a principal responsável. O coordenador geral do núcleo, LAURO MATTEI, enalteceu o poder de reação da indústria e do comércio. Ele também disse que a renda média dos catarinenses caiu nove por cento. A pesquisa apontou ainda que o estado tem cerca de 900 mil domicílios com até um salário mínimo e 61 mil sem renda alguma.

Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina manteve crescimento nas exportações e ampliou em 54 por cento o faturamento com os embarques em abril. No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína, gerando receitas que passam de 123 milhões de dólares, o segundo maior valor da série histórica iniciada em 1997. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O desempenho no mês de abril consolida a retomada das exportações catarinenses de carne suína e a presença internacional em importantes mercados consumidores. Esse foi o quinto melhor resultado já registrado pelo Estado, e 41 por cento a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O governo de Santa Catarina vai antecipar o início da vacinação de professores e de moradores de rua contra a Covid-19. A imunização de educadores que atuam com educação especial, que estava prevista para começar no dia 31 de maio, será iniciada nesta quarta-feira. Na mesma data, a população em situação de rua também passará a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS, em mensagem publicada no Twitter. Na mesma mensagem, o chefe do Executivo afirmou que o Estado pretende intensificar a vacinação dos profissionais de segurança pública e de pessoas com comorbidades. A vacinação vai começar por educadores que atuam na educação especial e infantil, avançando para os outros setores do ensino.

Os acadêmicos da primeira fase do curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste recolheram cerca de mil caixas de medicamentos vencidos no município neste ano. Foram recolhidos em torno de 300 tipos diferentes de medicamentos, a maioria analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Alguns estavam vencidos há mais de cinco anos. A ação faz parte da Atividade Prática de Ensino e Extensão da disciplina de Ambientação em Ciências Farmacêuticas, realizada com todos os cuidados de prevenção à Covid-19. Segundo o coordenador do curso, professor EVERTON BOFF, o objetivo é evitar que as pessoas se automediquem e tomem medicamentos que não são indicados ou que estejam vencidos.

O trabalho de recolhimento de medicamentos na comunidade também tem o objetivo de evitar o descarte incorreto desses materiais. De acordo com o professor EVERTON BOFF, a atividade aponta um problema social e sanitário, que existe no Brasil e em vários outros países: o não descarte de medicamentos ou o descarte errôneo. O professor acrescentou que a maioria da população faz o descarte incorreto, em vasos sanitários ou no lixo comum, colocando em risco a população em geral e gerando prejuízos ao meio ambiente. Ele reforçou que ainda é necessário promover campanhas de conscientização e trabalhos de recolhimento de remédios. BOFF destacou ainda que a iniciativa coloca o acadêmico em contato direto com a realidade e com problemas que fazem parte do cotidiano do profissional farmacêutico.

O trabalho da Epagri transformou cada real investido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em seis reais e 92 centavos em benefícios para a sociedade no ano de 2020. O resultado está no Balanço Social, cujos cálculos levaram em conta 112 tecnologias e cultivares desenvolvidos, lançados e difundidos pela Empresa. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, o Balanço Social também revela que, em 2020, a Empresa do Governo do Estado atendeu 105 mil famílias, duas mil e 700 entidades e 16 mil e 200 jovens rurais. Ao longo do ano, a Epagri executou 340 projetos de pesquisa e lançou 21 tecnologias. Ele disse que o retorno global gerado pelas tecnologias e ações da Epagri somou seis bilhões de reais no ano passado.

As ações da Epagri em 2020 geraram benefícios para toda a sociedade, mesmo em um ano difícil marcado pela pandemia da coronavírus. A avaliação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. Ele disse que os técnicos e pesquisadores da empresa tiveram que se reinventar e buscar soluções para continuar atendendo os agricultores e melhorando o trabalho no campo. SIMON disse que a Epagri atendeu cerca de 70 por cento das 12 mil famílias que vivem no campo do extremo-oeste. Para ele, o resultado é bastante expressivo e mostra a importância da Epagri para a economia e também para o desenvolvimento social do estado de Santa Catarina.

Os vereadores de Guaraciaba rejeitaram na última semana um projeto de autoria do próprio legislativo que visava obrigar a prefeitura a publicar uma lista com o nome das pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. O projeto era de autoria dos vereadores, IRENEU PAPPIS e GERSON FERRONATO, do PT. Na prática, ambos queriam que o executivo divulgasse uma lista dos vacinados no Portal da Transparência. Apenas os autores do projeto votaram a favor, sendo que os outros seis vereadores foram contrários. O presidente acabou não votando nesta matéria.

Os dois vereadores queriam que nesta divulgação das pessoas vacinadas contra Covid-19 constassem uma série de dados pessoais. Entre as exigências estavam nome completo da pessoa vacinada, o CPF com os números finais visíveis, data de aplicação da vacina, grupo prioritário que pertence a pessoa vacinada e a função exercida pelo vacinado, além de local de trabalho no caso de ser trabalhador da saúde. O projeto dos vereadores IRENEU PAPPIS e GERSON FERRONATO também foi analisado pelas comissões de Constituição, Legislação, Justiça e Redação e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social e em ambas também acabou sendo rejeitado.

As rejeições por parte das comissões da Câmara de Vereadores de Guaraciaba em torno do projeto que obrigava a divulgação dos nomes das pessoas vacinadas contra Covid-19 seguiram o parecer jurídico. Conforme informado, a Lei Geral de Proteção de Dados prevê a minimização ao tratar dos dados referentes à Saúde. Outro ponto é com relação ao fato das pessoas se sentirem expostas e deixando de buscar a vacina devido a esse fato. Uma das constituições apontou ainda que a divulgação poderia ocasionar em direto a indenização por dano moral, visto violar o direito a intimidade de cada cidadão.

43 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outras 29 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 760 pessoas foram confirmadas com a doença no município e quatro mil 510 já se recuperaram. O número total de casos ativos é de 198. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação voltou a cem por cento nos setores destinados exclusivamente para pacientes da covid-19. Todos os 25 leitos de UTI e os oito de enfermaria estão ocupados por pessoas com a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai retomar a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira. O atendimento será na praça Walnir Botaro Daniel, entre oito da manhã e quatro da tarde. A vacina estará disponível para todas as pessoas dos grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Entre os públicos-alvo estão as pessoas com idade acima de 60 anos, pacientes transplantados, pessoas com Síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, portadores de doença renal crônica em diálise e pessoas acima de 18 anos que comprovem alguma das comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde. Em nota, a secretaria lembrou que é necessário pelo menos 15 dias de intervalo entre a vacina contra covid e da gripe.

A secretária estadual de saúde alterou os documentos que devem ser apresentados para receber a vacina contra a Covid. A informação é da secretária municipal de saúde, GENI GIRELLI. Ela comentou que para receber a dose da vacina, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário precisam apresentar Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG ou CPF e Comprovante de Residência. No caso de comorbidades, devem ser apresentados atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID ou atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa. Também é aceita prescrição médica ou exames ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados.

A Ameosc vai realizar uma assembleia extraordinária na tarde de hoje. Os prefeito vão se reunir no formato online para analisar o aumento de casos ativos de Covid-19 na região. De acordo com o presidente da associação e prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, a reunião está marcada para as duas horas da tarde. Ele explicou que os prefeitos vão analisar possíveis novas medidas restritivas para evitar a situação enfrentada pela região nos meses de fevereiro e março quando houve a superlotação e falta de leitos no Hospital Regional Ele disse que os municípios, que atualmente seguem as medidas previstas em decretos estaduais, podem voltar a adotar ações locais mais restritivas para enfrentar a pandemia.

O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, se manifestou agora a pouco no Peperi Entrevista sobre os questionamentos feitos pelo vereador GILMAR BALDISSERA a respeito do programa Vale Merenda. O vereador afirmou que os números apresentados pela prefeitura não fecham, já que, de acordo com ele, o valor do contrato com a Acismo era de aproximadamente 240 mil reais para repasse as famílias. A iniciativa repassou, no ano passado, seis parcelas de cem reais por mês para alunos beneficiários do bolsa família para a compra de alimentos. A Acismo recebeu os valores da prefeitura e fez a carga nos cartões. O problema, segundo GICA, é que a entidade emitiu cerca de 30 mil reais em recibos. DANIEL DE SOUZA disse hoje que o vereador deve ter confundido e não deve ter analisado direito os documentos.

O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, disse que a entidade tem 50 anos de representatividade do setor empresarial e procura ser parceira do poder público, independentemente do partido que esteja no poder. Ele explicou que os cartões usados no programa Vale Merenda são de um convenio da Acismo com a Facisc. DANIEL disse que todo o valor repassado pela prefeitura foi colocado em créditos para as famílias e que a Acismo não ficou com nenhum centavo. O presidente comentou que a associação tem recibos que compravam o recebimento dos valores e a carga nos cartões. Para ele, o vereador deveria ter consultado a Acismo antes de criar uma dúvida desnecessária na comunidade.

O presidente da Acismo também confirmou que a prefeitura não faz parte do quadro de associados da entidade. DANIEL DE SOUZA disse que se o vereador GICA tivesse consultado a associação teria recebido a informação correta. De acordo com o presidente da entidade, os recibos tem um modelo padronizado e o campo do documento em que aparece a palavra “associado” seguido de “prefeitura de São Miguel” é apenas para fins de controle. A Acismo precisou lançar essa informação apenas para preenchimento do recibo com faz com qualquer outro fornecedor. O presidente reforçou que a Acismo faz um trabalho sério e de responsabilidade para ajudar no desenvolvimento do município.

A Vara Única de Pinhalzinho aceitou, nesta segunda-feira, a denúncia contra o rapaz de 18 anos que matou três crianças e duas funcionárias de uma creche em Saudades no dia quatro de maio. Com isso, ele virou réu no processo, que tramita em segredo de justiça. Ele está preso preventivamente. O advogado DEMETRYUS EUGENIO GRAPIGLIA, que faz a defesa do agora réu, afirmou que vai apresentar a defesa preliminar e pedir incidente de insanidade mental. O advogado alega que o rapaz é totalmente incapaz de entender a ilicitude dos atos dele. Na sexta passada, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o jovem por cinco homicídios consumados e 14 tentados com três qualificadoras: motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Uma mulher foi presa depois de tentar furtar uma calça e uma blusa em uma loja de roupas no centro de São Miguel do Oeste. A proprietária da empresa relatou que uma cliente foi até o local e provou algumas peças de roupas. Ao ir para o caixa a fim de pagar os produtos, a proprietária desconfiou da mulher e chamou a polícia. A cliente estava com uma blusa da loja escondida na cintura e também estava vestindo outra calça da loja por baixo da calça dela. O valor das mercadorias que ela tentou furtar somavam quase 700 reais. A mulher foi detida e levada para a delegacia de polícia.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde nas proximidades do Posto Bertamoni. O acidente ocorreu no cruzamento onde existia um Semáforo. Um Ka, que seguia pela avenida Getúlio Vargas entrou na Willy Barth e foi atingido por uma motocicleta que seguia em direção ao trevo da BR-282. O motociclista sofreu escoriações e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Hospital Regional.

A Polícia Militar de Maravilha, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, fez a apreensão de cerca de 300 quilos de maconha na noite de ontem na BR 282. Após receber informações da PRF, a PM montou uma barreira no trevo da cidade para abordar dois veículos que estariam transportando drogas. Ao perceber a barreira, o condutor de um Gol parou o carro fugiu em direção a uma área de mata e não foi localizado. Os policiais conseguiram abordar um Peugeot que servia como “batedor” do veículo Gol. Os dois ocupantes do Peugeot foram detidos. Dentro do Gol foram encontrados 295 quilos de maconha e uma máquina de passar cartão. A droga, os veículos e os ocupantes do Pegeout foram conduzidos para a delegacia de polícia.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente de trabalho na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma homem sofreu uma queda de aproximadamente sete metros de altura. O acidente foi registrado em uma empresa de tratores que fica na Willy Barth. O trabalhador foi atendido com suspeita de traumatismo craniano. A vítima foi imobilizada e levada para o Hospital Regional. O homem permanece internado na unidade de saúde. As causas do acidente não foram divulgadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.