-20 POR CENTO DA POPULAÇÃO DO PAÍS JÁ RECEBEU UMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID
-GOVERNADOR ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO DE PROFESSORES
-ESCOLA DE TUNÁPOLIS REALIZA POSSE DA TERCEIRA LEGISLATURA DO PROGRAMA JOVEM VEREADOR
-SETOR DE TRIBUTOS DE IPORÃ DO OESTE DISPONIBILIZA NOVA VERSÃO DO REFIS
-ESCOLA DE LINHA CRISTO REI VAI RECEBER CENTRO DE MEMÓRIAS
-POLÍCIA MILITAR VISTORIA ESCOLAS PARA OFERECER MAIOR SEGURANÇA
-INCÊNDIO DEIXA AVIÁRIO PARCIALMENTE DESTRUÍDO NA REGIÃO
- HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE DE TRABALHO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol.A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de três graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 50centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
As escolas públicas de Nova York terão apenas aulas presenciais a partir do outono, sem opção de ensino remoto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito da cidade, BILL DE BLASIO. O prefeito afirmou também que os cerca de um milhão de alunos estarão em salas de aula com protocolos de Covid-19 ainda neste ano letivo, que acaba antes do meio do ano. Nova York fechou as escolas em março de 2020 e foi uma das primeiras grandes cidades dos Estados Unidos a reabrir prédios escolares no outono do ano passado, mas a maioria dos pais escolheu o ensino apenas online para seus filhos.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu à Colômbia que coordene a reabertura da fronteira comum, frente aos planos do governo de IVÁN DUQUE de reabri-la em primeiro de junho. MADURO advertiu que "nada unilateral vai funcionar". O presidente socialista expressou preocupação com a pandemia da Covid-19, motivo pelo qual propôs estabelecer "medidas de biossegurança" nas travessias. Na última quarta-feira, a Colômbia reabriu as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, fechadas há mais de um ano devido à pandemia, exceto aquelas que compartilha com a Venezuela. A Colômbia justificou a reabertura como forma de "avançar" na "reativação econômica" das zonas limítrofes.
O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, tomou posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato termina em 2025. A cerimônia de posse teve a presença do presidente brasileiro JAIR BOLSONARO. O rei da Espanha, FELIPE SEXTO, também participou. Em discurso logo depois da posse, LASSO criticou a corrupção e herança que recebeu de governos anteriores e que está assumindo um país com desigualdades lacerantes entre o mundo rural e o urbano; um país que falhou com sua juventude na educação e na criação de oportunidades.
A uma semana para o fim do prazo, cerca de nove milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 23 milhões 535 mil 609 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 72 vírgula um por cento do previsto para este ano. Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11horas desta segunda-feira. Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32 milhões 619 mil 749 declarações. O prazo de entrega começou em primeiro de março e vai até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de 165 reais ou um por cento do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta terça-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Nesta terça, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até um salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em um. A segunda parcela do décimo terceiro para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da primeira parcela segue até oito de junho para os demais beneficiários. Já a segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e sete de julho. Em todo o país, 31 milhões de benefícios receberão a primeira parcela, o equivalente a 25 bilhões de reais. A antecipação será creditada junto com os benefícios de maio.
Pouco mais de quatro meses desde o início da vacinação no Brasil, o país atingiu nesta segunda-feira a marca de 42 milhões 510 mil 904 vacinados contra a Covid-19, o que equivale a 20 por cento da população. Os totalmente imunizados, com as duas doses, somam 20 milhões 932 mil 747 brasileiros, o que representa nove vírgula 89 por cento da população. O país atinge a marca em meio a problemas com a falta de IFA, Instituto Farmacêutico Ativo para a fabricação de vacinas nos principais produtores: a Fiocruz e o Instituto Butantan. Os atrasos em maio começaram a ser resolvidos a partir da última semana, com a chegada das remessas da China. Em junho, a expectativa do governo é repor a entrega de vacinas da Fiocruz e Butantan com a chegada dos insumos e receber até 12 milhões de vacinas da Pfizer.
O Estado tem 61 mil famílias sem renda do trabalho. A afirmação é do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa, em 2020 o aumento foi de 30 por cento. A pandemia, principalmente entre março e junho do ano passado, foi a principal responsável. O coordenador geral do núcleo, LAURO MATTEI, enalteceu o poder de reação da indústria e do comércio.Ele também disse que a renda média dos catarinenses caiu nove por cento. A pesquisa apontou ainda que o estado tem cerca de 900 mil domicílios com até um salário mínimo e 61 mil sem renda alguma.
Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina manteve crescimento nas exportações e ampliou em 54 por cento o faturamento com os embarques em abril. No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína, gerando receitas que passam de 123 milhões de dólares, o segundo maior valor da série histórica iniciada em 1997. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O desempenho no mês de abril consolida a retomada das exportações catarinenses de carne suína e a presença internacional em importantes mercados consumidores. Esse foi o quinto melhor resultado já registrado pelo Estado, e 41 por cento a mais do que no mesmo período do ano anterior.
O governo de Santa Catarina vai antecipar o início da vacinação de professores e de moradores de rua contra a Covid-19. A imunização de educadores que atuam com educação especial, que estava prevista para começar no dia 31 de maio, será iniciada nesta quarta-feira. Na mesma data, a população em situação de rua também passará a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS, em mensagem publicada no Twitter. Na mesma mensagem, o chefe do Executivo afirmou que o Estado pretende intensificar a vacinação dos profissionais de segurança pública e de pessoas com comorbidades. A vacinação vai começar por educadores que atuam na educação especial e infantil, avançando para os outros setores do ensino.
-SETOR DE TRIBUTOS DE IPORÃ DO OESTE DISPONIBILIZA NOVA VERSÃO DO REFIS
-ESCOLA DE TUNÁPOLIS REALIZA POSSE DA TERCEIRA LEGISLATURA DO PROGRAMA JOVEM VEREADOR
-MOVIMENTO ECONÔMICO DA SUINOCULTURA REGISTRA QUASE DOBRO DE AUMENTO
-ESCOLA DE LINHA CRISTO REI VAI RECEBER CENTRO DE MEMÓRIAS
-POLÍCIA MILITAR VISTORIA ESCOLAS PARA OFERECER MAIOR SEGURANÇA
38 novos casos de Covid são registrados em Itapiranga. Com mais 38 novos casos da Covid-19, Itapiranga já chega a duas mil 298 pessoas que contraíram o vírus desde o início da pandemia. Atualmente, são 137 casos ativos. Os dados do boletim epidemiológico fornecidos pela Secretaria de Saúde são correspondentes ao final de semana. Com a chegada do inverno e dias mais frios, a tendência é de um aumento de casos ainda maior. Quatro mil 195 pessoas já foram vacinadas no município. Destas, duas mil 821 receberam a primeira dose, representando 16 por cento da população, e mil 374 já receberam a segunda, correspondendo a oito por cento da população. Os grupos vacinados são profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades conforme protocolo do Ministério da Saúde e forças armadas.
Setor de Tributos de Iporã do Oeste disponibiliza nova versão do REFIS. A informação é do responsável do setor, LEANDRO MAGNAGUAGNO. O Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) visa recuperar créditos dos contribuintes que estão vencidos ou tem alguma pendência. Conforme MAGNAGUAGNO, os contribuintes inadimplentes terão até 30 de junho para procurar o Setor de Tributos e renegociar as dívidas com o município. O contato pode ser feito por telefone na parte da tarde, pelo número 3634 1210, ou presencialmente. O requerimento para acessar o REFIS está disponível no site da prefeitura, junto à notícia do REFIS Iporã, em escritórios de contabilidade ou direto no Setor de Tributos.
LEANDRO MAGNAGUAGNO explica que para quitar as pendências à vista, a pessoa deverá efetuar o pagamento em até cinco dias úteis após a negociação. Nesta modalidade o pagamento oferece 100 por cento de desconto no valor do juro e da multa referente ao crédito vencido. A correção monetária, no entanto, precisa ser paga, pois segundo o responsável de Tributos, ela faz parte da receita principal. Uma alternativa é parcelar em até cinco vezes, com 75 por cento de desconto do juro e da multa sobre o crédito de origem. Já a terceira opção é parcelar em 18 vezes, com 25 por cento de desconto sobre o juro e a multa. Há ainda a condição de pagar em 24 parcelas, conforme prevê o código tributário do município. Esta opção, porém, não concede desconto ao contribuinte. MAGNAGUAGNO reforça que por meio do Programa de Recuperação Fiscal, o valor pendente é negociado e não há acréscimo de juro sobre o parcelamento do contribuinte.
A Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, de Tunápolis, realizou ontem a posse da terceira Legislatura dos jovens vereadores do educandário. Eles vão atuar na Câmara de Vereadores do município, por meio do Programa Jovem Vereador, criado a partir da lei mil 369, de 2018. Conforme a diretora DEOFANE BIEGER, o programa é desenvolvido em parceria com a Câmara de Tunápolis e visa inserir os jovens estudantes no poder legislativo, de modo a conhecer a função de um vereador. Nove estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio foram selecionados de acordo com o rendimento nas aulas, para fazer parte do programa. Cada um será auxiliado por um dos nove vereadores de Tunápolis, o que segundo DEOFANE pode ajudar a efetivar as ideias deles. Os jovens vereadores terão oportunidade de propor moções e projetos, e defender as ideias deles.
Segundo a diretora DEOFANE BIEGER, o objetivo é de que os alunos compartilhem a experiência com os demais estudantes, para instigar a todos. Ela reforça a importância de inserir os jovens no poder político, inclusive a escola oferece a disciplina de Educação Política aos alunos. Na posse desta segunda-feira, os jovens apenas fizeram a escolha da mesa diretora da Câmara, com o presidente e o vice, secretário e o vice. Nas próximas sessões eles poderão apresentar as ideias deles. A diretora ressalta que a escola dispõe de grupo de WhatsApp, pelo qual são apresentadas propostas e necessidades identificadas na sociedade, com colaboração das famílias. DOFANE enfatiza que alguns dos jovens vereadores são do interior, o que possibilita que também sejam discutidas propostas que envolvem localidades específicas. A ocupação do Legislativo de Tunápolis será restrito aos vereadores eleitos e aos jovens vereadores.
Com 45 por cento de elevação no movimento de 2019 para 2020, a suinocultura lidera a economia de Descanso. Conforme o responsável do Movimento Econômico do município, GEAN LORENCINI, o suíno apresenta aumento elevado na região da AMEOSC como um todo, principalmente no preço. A atividade é seguida pela avicultura e produção leiteira, que são os três principais setores econômicos de Descanso. Considerando todas as atividades agropecuárias, o município cresceu aproximadamente 24,52 por cento no último ano. Nos setores de Indústria e Comércio também houve avanço de 2019 para 2020 em Descanso. O aumento de um ano para outro foi de 10 milhões de reais, de 33 para 43 milhões. Este crescimento também é impulsionado pelo agronegócio. Empresas voltadas ao setor, como agropecuárias, tiveram o crescimento mais significativo.
O movimento econômico geral de Descanso cresceu 22,36 por cento entre 2019 e 2020, totalizando 359 milhões de reais em movimentação no último ano. Segundo GEAN LORENCINI, o município nunca havia atingido este número antes. Ele detalha que os valores vão se converter no Índice de Participação Municipal (IPM), que define o valor de retorno de ICMS ao município. Os números do ano novo, conforme o responsável do Movimento Econômico, são animadores. Em 2021, o município já arrecadou, em comparação com o mesmo período do ano passado, 22,7 por cento a mais. LORENCINI avalia que será um desafio manter esse patamar, pois a cada ano pode acontecer variação de preço e outras reviravoltas que influenciam na economia.
Escola de Linha Cristo Rei vai receber Centro de Memórias. Segundo a diretora ANDREA HACKENHAAR, da Escola de Educação Básica Cristo Rei, da comunidade do mesmo nome, no interior de SJO, o Projeto Centro de Memórias nasceu em 2019. É uma espécie de museu/biblioteca, no qual os alunos poderão resgatar memórias por meio de pesquisa e ter espaço para guardar material e contar histórias. A iniciativa começou através do Projeto Ambial, desenvolvido por alunos do Ensino Médio Inovador, em conjunto com os professores. ANDREA enfatiza que os docentes incentivam os alunos a fazer pesquisa local, sobre a colonização e história da região, tradições e língua.
Escola de Linha Cristo Rei vai receber Centro de Memórias. Segundo a diretora ANDREA HACKENHAAR, da Escola de Educação Básica Cristo Rei, da comunidade do mesmo nome, no interior de SJO, o Projeto Centro de Memórias nasceu em 2019. É uma espécie de museu/biblioteca, no qual os alunos poderão resgatar memórias por meio de pesquisa e ter espaço para guardar material e contar histórias. A iniciativa começou através do Projeto Ambial, desenvolvido por alunos do Ensino Médio Inovador, em conjunto com os professores. ANDREA enfatiza que os docentes incentivam os alunos a fazer pesquisa local, sobre a colonização e história da região, tradições e língua.
Naquele mesmo ano, de 2019, conforme a diretora, os alunos desenvolveram o Projeto Vereador por Um Dia, pelo qual fizeram sessão na Câmara de SJO. Este projeto culminou em visita à Assembleia Legislativa de SC, na capital do estado. Foi nesta ida a Florianópolis que surgiu a ideia de pedir recursos para construir um Centro de Memórias no terreno da escola. ANDREA HACKENHAAR detalha que a escola entregou um documento aos deputados e conversou com seis deles sobre proposta de construir o Centro de Memórias. Em dezembro do último ano o deputado PEDRO BALDISSERA destinou emenda para a escola fazer a edificação. A empresa vencedora da licitação vai construir este espaço no terreno da escola, em frente à Rua da Matriz. O Centro de Memórias será em estilo germânico, para lembrar a colonização do município de SJO, que ostenta o título de Capital Catarinense da Língua Alemã.
Diante da chacina ocorrida há três semanas em Saudades, a Polícia Militar de Iporã do Oeste se organiza para ampliar as vistorias em escolas, a fim de proporcionar maior segurança a todos que frequentam estes espaços de estudo. Na manhã desta segunda-feira, o comandante da Polícia Militar esteve reunido com a secretária de Educação para discutir sobre a Rede de Segurança Escolar, que trata sobre medidas de segurança nas escolas. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, desde 2018 a polícia faz rondas e visitas diariamente nas escolas. Segundo WOLF, a presença policial é constante e ocorre de acordo com a disponibilidade de efetivos. Estas rondas ocorriam principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos nas escolas. A viatura escolhia uma escola, normalmente da cidade, para fazer a visita.
Com o recente reforço da frota da polícia, que recebeu nova viatura, e também com mais um efetivo que chegou neste mês, agora dois policiais poderão ir a escolas diferentes ao mesmo tempo. A Polícia Militar também vai fazer vistorias preventivas nos educandários, para obter diagnóstico da quantidade de alunos, professores e demais servidores que frequentam, os horários e verificar a estrutura física. Objetivo é encontrar necessidades de melhorias e evitar qualquer ponto vulnerável na escola, que poderia abrir margem para alguém cometer um crime. A expectativa da Polícia Militar de Iporã do Oeste é de concluir as vistorias na primeira quinzena de junho. Conforme MILTON WOLF, nessa semana praticamente todos os dias tem visita agendada em alguma escola. Após as vistorias, a PM vai encaminhar o diagnóstico aos diretores e também para a Secretaria da Educação, com sugestões para aumentar a segurança de cada local.
O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste enfatiza que a guarnição tem sete efetivos, o que também viabiliza escala diferenciada. Agora existem horários com dois ou até três policiais de serviço, o que permite fazer rondas com duas viaturas simultaneamente. MILTON WOLF destaca que isto é algo praticamente inédito no município. A PM também amplia as rondas no interior, com visitas quase diárias a algumas comunidades. Além disso, ocorrem operações diárias de trânsito, com vistorias em veículos para identificar situações de contrabando, descaminho ou tráfico de drogas. Em breve a Polícia Militar de Iporã do Oeste terá nova sede, entre a Rua Simões e a São Paulo.
-MULHER É DETIDA AO FURTAR ROUPAS EM LOJA DA REGIÃO
-INCÊNDIO DEIXA AVIÁRIO PARCIALMENTE DESTRUÍDO NA REGIÃO
- HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE DE TRABALHO
Incêndio destrói veículo parcialmente na região. Um veículo Fiat Strada com placas de Itapiranga pegou fogo na manhã desta terça-feira, na rodovia 163, em Linha Popi, interior de Itapiranga. O condutor de 25 anos relatou à reportagem da Rede Peperi que o fogo iniciou no compartimento do motor e consumiu totalmente a parte dianteira do veículo. Com auxílio de um extintor, populares ajudaram a apagar as chamas. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada e realizou o rescaldo. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar também esteve presente no local. O trânsito ficou interrompido por alguns minutos e uma intensa fila foi gerada.
Condutor invade preferencial e causa acidente na Willy Barth. O acidente foi registrado por volta das 15h30 desta segunda-feira, na Willy Barth, proximidades do Posto Bertamoni, no local onde existia um semáforo, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem, o homem que conduzia um KA seguia pela Getúlio Vargas quando foi entrar na avenida e cortou a preferencial de um motociclista que seguia pela Willy Barth, sentido trevo da BR-282. Com o impacto, o rapaz caiu sobre a via e teve escoriações. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a condução até o Hospital Regional.
Dois Termos Circunstanciados foram confeccionados neste final de semana pela Polícia Militar por desrespeito às regras de distanciamento social, devido ao enfrentamento do Coronavírus. Em São José do Cedro, na Linha Santo Isidoro, a PM foi acionada ao meio dia de sábado para atender ocorrência onde estavam aproximadamente dez pessoas reunidas para uma festa de aniversário. A vigilância sanitária esteve no local e fez o Termo Circunstanciado. Já em Guarujá do Sul, na Linha Esperança, a PM foi informada que estaria acontecendo festa clandestina, na madrugada de domingo. No local foi constatado pelos policiais aproximadamente 30 pessoas aglomeradas, sem respeitar o distanciamento social e sem usar máscara. Já na chegada das viaturas, algumas pessoas fugiram para a área de mata, sendo então abordadas 20 pessoas, entre elas menores. Diante dos fatos, foi confeccionado Termo Circunstanciado para os presentes no local e o dono foi autuado pela Vigilância Sanitária.
Mulher é detida ao furtar roupas em loja da região. O fato ocorreu às 11h de ontem, na Rua Tiradentes, centro de São Miguel do Oeste. A proprietária de um estabelecimento relatou que estava trabalhando quando uma mulher entrou na loja e provou algumas peças. Ela foi até o caixa com algumas peças para em tese somar e verificar o valor. Quando a cliente saiu da loja, a proprietária suspeitou que a mulher havia furtado uma blusa. Depois de chamar a suspeita para dentro da loja, acionou a polícia. Foi constatado que na cintura da mulher tinha uma blusa e ela estava vestindo outra calça por baixo da calça dela. A proprietária identificou que os objetos que a mulher tentou furtar foram uma blusa de 172 reais e uma calça jeans de 479 reais. A mulher foi presa.
Duas pessoas com mandado em aberto são presas. As duas detenções ocorreram em São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira. A primeira, às 11h, foi na Rua Marechal Deodoro, bairro Santa Rita. A Polícia Militar abordou um homem e verificou que o mesmo possuía mandado de prisão por regressão de pena para o regime fechado, pelo prazo de um ano, nove meses e 20 dias. Diante dos fatos, o mesmo foi conduzido e entregue à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A outra prisão ocorreu às cinco da tarde, na Rua MARCO DOMENICO ORSO, próximo de uma pedreira, no bairro São Gotardo. Uma mulher foi detida por débitos de pensão alimentícia. A Polícia Militar localizou a mulher e efetuou a prisão.
Incêndio atinge aviário em Belmonte. Por volta das 12h40 desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros de SMO atendeu incêndio em aviário na Linha Bela União/Belmonte. A guarnição combateu as chamas que se estendiam pela serragem que estava no chão da edificação, por aproximadamente 360m². Foram utilizados aproximadamente seis mil litros de água. Feito rescaldo, os bombeiros orientaram o proprietário sobre demais procedimentos. O incêndio destruiu cerca de 30 por cento do aviário e causou prejuízo de 100 mil reais. A construção tem seguro.
Acidente de trabalho deixa homem gravemente ferido. O fato foi registrado em uma empresa de tratores localizada na Willy Barth, em São Miguel do Oeste, por volta das 16h15 desta segunda-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem sofreu uma queda de aproximadamente sete metros e foi atendido pela guarnição em estado grave, com suspeita de Traumatismo Craniano e perca de sangue também. A vítima foi imobilizada e levada às pressas para o Hospital Regional, onde está internada. A reportagem da Peperi foi até a empresa para saber mais detalhes, porém os colegas e direção preferiram não falar nada.