ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 25/05/21

As escolas públicas de Nova York terão apenas aulas presenciais a partir do outono, sem opção de ensino remoto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito da cidade, BILL DE BLASIO. O prefeito afirmou também que os cerca de um milhão de alunos estarão em salas de aula com protocolos de Covid-19 ainda neste ano letivo, que acaba antes do meio do ano. Nova York fechou as escolas em março de 2020 e foi uma das primeiras grandes cidades dos Estados Unidos a reabrir prédios escolares no outono do ano passado, mas a maioria dos pais escolheu o ensino apenas online para seus filhos.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu à Colômbia que coordene a reabertura da fronteira comum, frente aos planos do governo de IVÁN DUQUE de reabri-la em primeiro de junho. MADURO advertiu que "nada unilateral vai funcionar". O presidente socialista expressou preocupação com a pandemia da Covid-19, motivo pelo qual propôs estabelecer "medidas de biossegurança" nas travessias. Na última quarta-feira, a Colômbia reabriu as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, fechadas há mais de um ano devido à pandemia, exceto aquelas que compartilha com a Venezuela. A Colômbia justificou a reabertura como forma de "avançar" na "reativação econômica" das zonas limítrofes.

O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, tomou posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato termina em 2025. A cerimônia de posse teve a presença do presidente brasileiro JAIR BOLSONARO. O rei da Espanha, FELIPE SEXTO, também participou. Em discurso logo depois da posse, LASSO criticou a corrupção e herança que recebeu de governos anteriores e que está assumindo um país com desigualdades lacerantes entre o mundo rural e o urbano; um país que falhou com sua juventude na educação e na criação de oportunidades.

A uma semana para o fim do prazo, cerca de nove milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 23 milhões 535 mil 609 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 72 vírgula um por cento do previsto para este ano. Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11 horas desta segunda-feira. Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32 milhões 619 mil 749 declarações. O prazo de entrega começou em primeiro de março e vai até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de 165 reais ou um por cento do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta terça-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Nesta terça, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até um salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em um. A segunda parcela do décimo terceiro para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da primeira parcela segue até oito de junho para os demais beneficiários. Já a segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e sete de julho. Em todo o país, 31 milhões de benefícios receberão a primeira parcela, o equivalente a 25 bilhões de reais. A antecipação será creditada junto com os benefícios de maio.

Pouco mais de quatro meses desde o início da vacinação no Brasil, o país atingiu nesta segunda-feira a marca de 42 milhões 510 mil 904 vacinados contra a covid-19, o que equivale a 20 por cento da população. Os totalmente imunizados, com as duas doses, somam 20 milhões 932 mil 747 brasileiros, o que representa nove vírgula 89 por cento da população. O país atinge a marca em meio a problemas com a falta de IFA, Instituto Farmacêutico Ativo para a fabricação de vacinas nos principais produtores: a Fiocruz e o Instituto Butantan. Os atrasos em maio começaram a ser resolvidos a partir da última semana, com a chegada das remessas da China. Em junho, a expectativa do governo é repor a entrega de vacinas da Fiocruz e Butantan com a chegada dos insumos e receber até 12 milhões de vacinas da Pfizer.

O Estado tem 61 mil famílias sem renda do trabalho. A afirmação é do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa, em 2020 o aumento foi de 30 por cento. A pandemia, principalmente entre março e junho do ano passado, foi a principal responsável. O coordenador geral do núcleo, LAURO MATTEI, enalteceu o poder de reação da indústria e do comércio. Ele também disse que a renda média dos catarinenses caiu nove por cento. A pesquisa apontou ainda que o estado tem cerca de 900 mil domicílios com até um salário mínimo e 61 mil sem renda alguma.

Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina manteve crescimento nas exportações e ampliou em 54 por cento o faturamento com os embarques em abril. No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína, gerando receitas que passam de 123 milhões de dólares, o segundo maior valor da série histórica iniciada em 1997. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O desempenho no mês de abril consolida a retomada das exportações catarinenses de carne suína e a presença internacional em importantes mercados consumidores. Esse foi o quinto melhor resultado já registrado pelo Estado, e 41 por cento a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O governo de Santa Catarina vai antecipar o início da vacinação de professores e de moradores de rua contra a Covid-19. A imunização de educadores que atuam com educação especial, que estava prevista para começar no dia 31 de maio, será iniciada nesta quarta-feira. Na mesma data, a população em situação de rua também passará a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS, em mensagem publicada no Twitter. Na mesma mensagem, o chefe do Executivo afirmou que o Estado pretende intensificar a vacinação dos profissionais de segurança pública e de pessoas com comorbidades. A vacinação vai começar por educadores que atuam na educação especial e infantil, avançando para os outros setores do ensino.

Ex-apresentadora da Rádio Atalaia que mora na Itália está há mais de um ano no Brasil devido ao coronavírus. ODETE DELAZERI, que por 15 anos comandou um programa italiano na Rádio Atalaia, veio em 2019 passar as festas de natal e ano-novo com a família em Palma Sola, e devido à pandemia da Covid-19, não voltou para a Europa. Segundo ela, por ter cidadania italiana poderia ter retornado, mas optou por ficar mais perto dos filhos, também para tranquilizá-los devido ao perigo do vírus. Em julho ODETE recebe a segunda dose da vacina contra o Covid, e deve voltar à Itália até o início de setembro.

ODETE DELAZERI trabalha ajudando pessoas a conseguir cidadania Italiana. Conforme ela, atualmente é uma pesquisadora da imigração italiana, buscando arquivos e documentos antigos para pessoas de origem italiana que desejam conseguir a dupla-cidadania. Explica que pesquisa os documentos necessários em solo europeu, manda para o Brasil, e faz os primeiros encaminhamentos no consulado daqui. ODETE conta que mora lá há três anos, e por isso deixou de apresentar seu programa na Atalaia. Na província de Treviso, na Itália, ODETE tem um programa em dialeto vêneto, chamado La Hora Del Talian.

Após a perfuração do poço, implantação de caixas e realização de testes na estação, nessa semana deve iniciar as instalações de tubulações de água na Linha Gaúcha, interior de Palma Sola. A informação é do Secretário da Agricultura, JULIANO ZANDONÁ. Conforme ele, depois de algumas solicitações, os materiais necessários para iniciar a instalação devem chegar hoje no município. O Secretário destacou que a partir de segunda-feira, a empresa responsável começará as escavações e em seguida inicia a instalação de tubulações até as residências. Serão oito quilômetros de rede que deverão demandar de aproximadamente 15 dias para serem concluídos. Serão dez famílias atendidas com este investimento de aproximadamente 200 mil reais. Com isso, as demandas de transportes de água irão diminuir no município.

O Secretário da Agricultura, JULIANO ZANDONÁ, comentou que o interior do município enfrenta historicamente com a falta de água, sendo intensificado em períodos de estiagem. Além da Linha Gaúcha, ele citou a Linha Santa Lúcia que também deverá receber a implantação de rede que deverá atender dez famílias. Em fase de planejamento, o município pretende perfurar um poço artesiano nas Linhas Triques e São Paulo.

Prefeita de Campo Erê quer construir ciclovia na saída da cidade. Semana passada ROSANE MOREIRA esteve em Florianópolis, onde reivindicou recursos para construir 5 quilômetros de ciclovia, em direção ao portal. Com ALTAIR SILVA, Secretário de Agricultura de Santa Catarina, solicitou verba para comprar um rolo e uma patrola novos, porque o maquinário antigos só tem dado problema. O investimento é da ordem de mais de 1 milhão e meio de reais. Na Defesa Civil ROSANE reforçou o decreto municipal de emergência por causa da seca Ela confirma, por outro lado, que vai assinar ordem de serviço para conclusão do pavilhão de São Bras.

Na sua viagem a Florianópolis, a prefeita ROSANE MOREIRA aproveitou para ter uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Social. Explicou que a cidade tem déficit na habitação. O secretário se comprometeu a vir para Campo Erê em junho para conhecer a situação. Ela está na expectativa para o estado construir 12 casas. Na Secretaria Estadual de Saúde a prefeita pediu um micro-ônibus para transportar pacientes para fora. Para finalizar ROZANE informa que a Administração inaugura essa semana, duas ruas de calçamento no Bairro Mello.

Município recebe emenda de 250 mil reais de deputado. O prefeito de Palma Sola CLEOMAR MANTELLI, o KIKO recebeu a visita do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina-ALESC, MAURO DE NADAL. O objetivo da visita do parlamentar foi para entregar ofício de emenda para o município, no valor de 250 mil reais, para aquisição de uma retroescavadeira. O prefeito agradeceu pela parceria do deputado que no decorrer da gestão enviou recursos para Palma Sola que chegam perto de um milhão de reais.

Crime de estupro é qualificado quando a vítima tem menos de 18 e mais de 14 anos. A juíza PAULA FABBRIS PEREIRA da comarca de Campo Erê, informa que nesse caso a pena ao agressor varia de oito a 12 anos de reclusão. Já no crime de estupro de vulnerável, que é contra menor de 14 anos, a pena vai de oito a 15 anos de reclusão. Se o acusado tem alguma autoridade sobre a vítima, como ser um tio, por exemplo, a pena aumenta bastante, podendo chegar até 20 anos de cadeia.

Vítimas de abuso e violência Sexual, com menos de 18 anos de idade, tem uma rede de proteção para dar todo suporte e acompanhamento necessários. A juíza de Campo Erê lembra da Casa Lar, que serve para acolher crianças e adolescentes que tenham sofrido abuso dentro de casa. DRA. PAULA FÁBBRIS PEREIRA salienta que quando há uma denúncia, é feito registro policial. Daí o assunto vai parar no fórum. A magistrada faz uma observação importante: numa acusação de crime sexual, todos devem tomar muito cuidado para que ninguém seja condenado falsamente. A lei determina que processos dessa natureza corram em sigilo. Denúncias podem ser feitas no Disk 100, Conselho Tutelar, nas polícias e no fórum.

Programa de Segurança Escolar é implementado pela Polícia Militar. A Companhia da Polícia Militar, deu início a Rede de Segurança Escolar em escolas de São Domingos e região. Policiais militares estiveram realizando consultoria de prevenção ao crime escolar na Escola Estadual João Roberto Moreira, em São Domingos, além da escola Janete Cassol, em Xanxerê. A estimativa é que nas próximas semanas outras escolas sejam contempladas com o programa. Segundo a PM, essa ação consiste em aproximar ainda mais o policial das escolas, com contato direto com os gestores, através de grupos de interação por aplicativo de redes sociais.

O objetivo é trocar informações e dicas para melhorar o andamento das aulas e proporcionar mais segurança aos alunos e profissionais de educação. Dessa forma, cada unidade de ensino estará recebendo a visita técnica de policiais, para verificar in loco e apontar as melhorias necessárias na segurança de cada educandário. Segundo a PM, o projeto tem dado certo em dois municípios, por isso a ideia é expandir essa interação para todos os municípios da região da Amai.

Mulher fica ferida em acidente na SC-305. Por volta das 13 horas e 45 minutos de ontem, a guarnição do GBM de Campo Erê foi acionada via Polícia Militar de Campo Erê para ocorrência de acidente de trânsito no trevo sentido a Palma Sola. Foi uma saída de pista envolvendo uma Strada com placas de LondrinaPR. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com a condutora do veículo de 23 anos sentada dentro carro. Ela estava consciente e orientada com queixa de dores na região lombar, sem mais ferimentos aparentes e de queixa. Após procedimentos de APH foi estabilizada e conduzida ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. O local ficou sobre os cuidados da Polícia.

Mulher grávida fica ferida após acidente no centro. Foi na tarde de ontem no centro de Francisco Beltrão. Se envolveram um Celta que seguia pela Rua Palmas e uma moto que estava no cruzamento com a Rua São Paulo. A condutora da moto que está grávida, sofreu ferimentos e foi socorrida por uma equipe do SAMU e levada para atendimento médico.

Polícia Militar prende casal suspeito de praticar furtos e roubo a mão armada. Por volta de 15 horas e 30 minutos de ontem, a Polícia Militar (Equipes da Furto e Roubos, Patrulha Rural e Serviço Reservado foram acionadas para atender uma ocorrência de furto de ferramentas na Linha Delani. No local o proprietário informou que estava trabalhando, quando um Fusca encostou ao lado de seu veículo, uma mulher desembarcou, foi até ele e pediu informações, saindo em seguida. Na sequencia ele percebeu que uma caixa com ferramentas (compressor, lixadeira, rompedor, e extensões), avaliadas em cinco mil reais que estavam em seu veículo haviam sido furtadas.

Quando as equipes estavam deslocando para o endereço, foram informados que havia ocorrido um roubo e que uma mulher estava detida por populares. Conforme a polícia, a proprietária do veículo roubado informou que havia acabado de chegar na casa do namorado e enquanto estavam conversando na frente da residência os assaltantes chegaram no local e pediram ajuda para empurrar o Fusca que eles estavam que havia estragado. Segundo a vítima, logo em seguida eles anunciaram o assalto.

Um deles lhe agrediu com uma coronhada na cabeça, roubaram a chave do veículo Gol e o aparelho celular e exigiram dinheiro. Os assaltantes ainda ameaçaram o seu namorado dizendo, “você é PM ou Agente, vai ter que morrer”. O rapaz então correu em direção da casa e em seguida os assaltantes fugiram. O namorado da vítima e o pai dele saíram em buscas dos assaltantes e encontraram os suspeitos retornando. Um dos ladrões apontou uma arma para as vítimas e jogou o Gol contra o Corcel que eles estavam. O Gol capotou e o homem entrou em luta corporal com um dos assaltantes, mas ele conseguiu fugir para um matagal, deixando a arma, um revólver calibre 32, com três cartuchos intactos no carro tombado. Os policiais fizeram buscas e localizaram o assaltante escondido em um barracão, com a perna machucada e fazendo uso de tornozeleira eletrônica.

No Fusca foram localizadas as ferramentas furtadas na primeira ocorrência, e ainda foi recuperado no Gol um celular roubado da vítima. Já na delegacia compareceu o proprietário do Fusca alegando que também havia sido vítima de furto pelo casal e não tinha relação com os crimes praticados por eles. Os envolvidos foram entregues na delegacia por furtos, roubo, posse ilegal de arma de fogo e crimes contra o patrimônio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.