ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/05/2021

-20 POR CENTO DA POPULAÇÃO DO PAÍS JÁ RECEBEU UMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID

-GOVERNADOR ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO DE PROFESSORES

-SAÚDE RELIZA CAMPANHA PARA IMUNIZAR GRUPO PRIORÍTÁRIO CONTRA COVID

-ALUNOS PODERÃO ESCOLHER ENTRE CINCO ITINERÁRIOS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC AVALIAM CRIAR ASSOCIAÇÃO DOS CONSÓRCIOS DA SAÚDE

-MUTIRÃO PARA CASTRAR CÃES E GATOS SERÁ REALIZADO NESTA SEMANA

-PREFEITURA ABRE PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA MEU CRÉDITO

-PROGRAMA REDE DE FAMÍLIAS ACOLHEDORAS POSSUI CINCO LARES VOLUNTÁRIOS

-ESTABELECIMENTO É INTERDITADO E RESPONSÁVEL POR REALIZAR FESTA É AUTUADO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER POR FURTAR ROUPAS EM LOJA DO CENTRO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

As escolas públicas de Nova York terão apenas aulas presenciais a partir do outono, sem opção de ensino remoto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito da cidade, BILL DE BLASIO. O prefeito afirmou também que os cerca de um milhão de alunos estarão em salas de aula com protocolos de Covid-19 ainda neste ano letivo, que acaba antes do meio do ano. Nova York fechou as escolas em março de 2020 e foi uma das primeiras grandes cidades dos Estados Unidos a reabrir prédios escolares no outono do ano passado, mas a maioria dos pais escolheu o ensino apenas online para seus filhos.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu à Colômbia que coordene a reabertura da fronteira comum, frente aos planos do governo de IVÁN DUQUE de reabri-la em primeiro de junho. MADURO advertiu que "nada unilateral vai funcionar". O presidente socialista expressou preocupação com a pandemia da Covid-19, motivo pelo qual propôs estabelecer "medidas de biossegurança" nas travessias. Na última quarta-feira, a Colômbia reabriu as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, fechadas há mais de um ano devido à pandemia, exceto aquelas que compartilha com a Venezuela. A Colômbia justificou a reabertura como forma de "avançar" na "reativação econômica" das zonas limítrofes.

O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, tomou posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato termina em 2025. A cerimônia de posse teve a presença do presidente brasileiro JAIR BOLSONARO. O rei da Espanha, FELIPE SEXTO, também participou. Em discurso logo depois da posse, LASSO criticou a corrupção e herança que recebeu de governos anteriores e que está assumindo um país com desigualdades lacerantes entre o mundo rural e o urbano; um país que falhou com sua juventude na educação e na criação de oportunidades.

A uma semana para o fim do prazo, cerca de nove milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 23 milhões 535 mil 609 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 72 vírgula um por cento do previsto para este ano. Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11 horas desta segunda-feira. Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32 milhões 619 mil 749 declarações. O prazo de entrega começou em primeiro de março e vai até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de 165 reais ou um por cento do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta terça-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que em geral costuma ocorrer em julho, foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Nesta terça, o pagamento da primeira parcela será feito para quem recebe até um salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em um. A segunda parcela do décimo terceiro para este público será paga em 24 de junho. O pagamento da primeira parcela segue até oito de junho para os demais beneficiários. Já a segunda parcela será paga entre os dias 24 de junho e sete de julho. Em todo o país, 31 milhões de benefícios receberão a primeira parcela, o equivalente a 25 bilhões de reais. A antecipação será creditada junto com os benefícios de maio.

Pouco mais de quatro meses desde o início da vacinação no Brasil, o país atingiu nesta segunda-feira a marca de 42 milhões 510 mil 904 vacinados contra a covid-19, o que equivale a 20 por cento da população. Os totalmente imunizados, com as duas doses, somam 20 milhões 932 mil 747 brasileiros, o que representa nove vírgula 89 por cento da população. O país atinge a marca em meio a problemas com a falta de IFA, Instituto Farmacêutico Ativo para a fabricação de vacinas nos principais produtores: a Fiocruz e o Instituto Butantan. Os atrasos em maio começaram a ser resolvidos a partir da última semana, com a chegada das remessas da China. Em junho, a expectativa do governo é repor a entrega de vacinas da Fiocruz e Butantan com a chegada dos insumos e receber até 12 milhões de vacinas da Pfizer.

O Estado tem 61 mil famílias sem renda do trabalho. A afirmação é do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa, em 2020 o aumento foi de 30 por cento. A pandemia, principalmente entre março e junho do ano passado, foi a principal responsável. O coordenador geral do núcleo, LAURO MATTEI, enalteceu o poder de reação da indústria e do comércio. Ele também disse que a renda média dos catarinenses caiu nove por cento. A pesquisa apontou ainda que o estado tem cerca de 900 mil domicílios com até um salário mínimo e 61 mil sem renda alguma.

Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina manteve crescimento nas exportações e ampliou em 54 por cento o faturamento com os embarques em abril. No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína, gerando receitas que passam de 123 milhões de dólares, o segundo maior valor da série histórica iniciada em 1997. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O desempenho no mês de abril consolida a retomada das exportações catarinenses de carne suína e a presença internacional em importantes mercados consumidores. Esse foi o quinto melhor resultado já registrado pelo Estado, e 41 por cento a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O governo de Santa Catarina vai antecipar o início da vacinação de professores e de moradores de rua contra a Covid-19. A imunização de educadores que atuam com educação especial, que estava prevista para começar no dia 31 de maio, será iniciada nesta quarta-feira. Na mesma data, a população em situação de rua também passará a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS, em mensagem publicada no Twitter. Na mesma mensagem, o chefe do Executivo afirmou que o Estado pretende intensificar a vacinação dos profissionais de segurança pública e de pessoas com comorbidades. A vacinação vai começar por educadores que atuam na educação especial e infantil, avançando para os outros setores do ensino.

No próximo dia 27, a prefeitura de Palma Sola estará realizando o segundo mutirão de castração de cães e gatos. O município estará disponibilizando 150 vagas, sendo 59 destas serão subsidiadas pela prefeitura. Os tutores de baixa renda ou em situação de rua poderão solicitar a ajuda do município para pagar a castração. Os valores variam entre 165 a 345 reais dependendo do peso e raça do animal. Os interessados poderão buscar a secretaria de agricultura do município. O responsável, JULIANO ZANDONÁ, solicitou para que as pessoas busquem esse serviço. O objetivo da castração é evitar uma população expressiva de animais na rua.

É preciso encontrar uma solução para as crises de água. O comentário é do deputado MAURO DE NADAL. Ele disse que defende a ideia de se criar um projeto a médio e longo prazo que venha resolver o problema histórico. Ele comentou que tem país do tamanho de Santa Catarina, com índice anual pluviométrico menor que o nosso, e não enfrenta mais a mesma situação por falta de chuva. O deputado comentou que os auxílios atuais não resolvem o problema. O parlamentar disse também que emendas começam a ser pensadas para o ano que vem, sendo eu praticamente todos os municípios da região já contemplados. Essas medidas são importantes para os municípios realizarem projetos que não conseguiriam só com suas receitas.

Pavimentações possuem um alto valor de investimento e por isso precisam de mais tempo para ser executados. O comentário é do presidente da Assembleia Legislativa MAURO DE NADAL. A ALESC questionou o governo de Santa Catarina porque estaria investindo recursos em rodovias federais, como é o caso da 470, na região de Blumenau. Diante da explicação, a Assembleia questionou recursos para a BR 163, entre São e Dionísio Cerqueira. Segundo NADAL, CARLOS MOISÉS assumiu compromisso de aplicar 100 milhões de reais nesse trajeto. MAURO reconheceu que várias rodovias estaduais estão em péssimas condições e também precisam de revitalização.

A coordenadoria regional da educação em Dionísio Cerqueira se reúne hoje para avaliar a implantação do novo ensino médio na regional. Uma lei de fevereiro de 2017 alterou a lei de diretriz e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio em todo o país. O objetivo é ampliar o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais. O prazo para adaptação deste novo formato se encerra no próximo ano. Os detalhes são do diretor da Escola Serafim Bertaso em SJCedro, ADELIR HOELSCHER. De acordo com ele, a regional também se reunirá com os pais dos alunos para debater sobre o novo formato de estudos. O diretor explicou que a coordenadoria deverá explicar quais serão os itinerários a serem implantados. A regional de Dionísio Cerqueira possui dez escolas que possuem o ensino médio. Três destes são escolas pilotos, uma unidade escolar com pedagogia da alternância e as outras seis deverão se adaptar para oferecer o ensino a partir de 2022.

O diretor do Colégio Serafim Bertaso, ADELIR HOELSCHER, disse que a unidade possui 157 alunos matriculados. Ele lembrou que são cinco itinerários que a escola pode oferecer, entre eles, o de formação técnica e profissional. Os alunos escolherão qual cursar de acordo com as áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira. Escolas de ensino médio de todo o Brasil enfrentam o desafio de implementar essas novas diretrizes curriculares. A adaptação das escolas começou em 2018 e desde então vem sendo realizada de forma gradativa.

A prefeitura lançou ontem a campanha Cobertor Solidário, juntamente com municípios parceiros e governo estadual. Palma Sola foi um dos municípios que adotou a campanha que tem o intuito de arrecadar cobertores, mantas e edredons, novos ou usados, para ajudar instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha será realizada até o dia 30 de junho. Em Palma Sola os pontos de coleta serão a prefeitura, por meio da Defesa Civil, secretaria de assistência social, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil. Ainda na Acepa, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, escola estadual Claudino Crestani, entre outros pontos. A população pode se dirigir nestes locais, fazer a doação de cobertores e aquecer aqueles que mais precisam. O prefeito CLEOMAR MATELLI comentou a importância de fazer doação e ajudar o próximo.

Cadastramento das empresas ou comércios do município para participar do Programa Meu Crédito inicia hoje me Guaraciaba. Após o envio do Projeto de Lei pela administração e a aprovação para instituir o Programa Meu Crédito. Os detalhes são do prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. Conforme ele, neste primeiro momento as empresas, prestadores de serviços e comércios, deverão se credenciar junto à secretaria de indústria e comércio, para estarem habilitadas para que o produtor rural quando receber a certidão de crédito, possa ir até o estabelecimento e adquirir o bem ou serviço desejado. Para se credenciar, os empresários devem apresentar o CNPJ e as negativas da empresa. Os credenciamentos iniciam hoje e irão até o dia 30 diretamente na secretaria. VANDECIR lembrou que uma exigência para se credenciar é de que as empresas deverão emitir nota eletrônica ou cupom fiscal da mercadoria adquirida pelo produtor para que a prefeitura faça o pagamento.

O Programa Meu Crédito tem o valor máximo de mil e 500 reais na certidão de crédito. A partir de julho, os produtores rurais que não possuem débitos com o município, poderão comparecer na secretaria de agricultura e meio ambiente para retirar essa certidão. O agricultor poderá escolher o estabelecimento que preferir desde que o mesmo esteja credenciado. Na hora da compra, o agricultor entregará a sua certidão de crédito e o estabelecimento irá emitir a nota. Para beneficiar pequenas empresas, o crédito será fracionado com valor de 300 reais. O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON disse que desta forma os pequenos comércios possam também ser beneficiados. Por exemplo, a prefeitura optou por fracionar as certidões de 900 reais, sendo que o produtor receberá três certidões de 300. Ou seja, ele poderá adquirir produtos de estabelecimentos menores, fortalecendo assim mais do que um comércio. O prefeito comentou ainda que o intuito é de que neste primeiro ano sejam investidos cerca de 400 mil reais no Programa.

Municípios da Ameosc devem criar a associação dos consórcios da saúde. A associação irá envolver todos os municípios do estado catarinense com objetivo de facilitar o debate entre os prefeitos e governo estadual sobre a saúde. A informação é do presidente da Cis, JOÃO DE ANDRADE. O presidente comentou que a União e estado desenvolvem vários programas, mas ao repassar recursos para cada município o valor é mínimo. Ele citou como exemplo SJCedro que, em abril, recebeu 300 mil reais para utilizar na saúde, porém o gasto no mês foi de 800 mil, sendo que para completar esse total, o município utilizou recursos livres. Outro objetivo para esta implantação está na busca de recursos que é de responsabilidade do estado aplicar na saúde, além de buscar destinação de ambulâncias e medicamentos. ANDRADE destacou ainda que no próximo dia primeiro será realizado uma reunião para definir quem serão os diretores desta associação.

Mesmo com a nova nota técnica da secretaria estadual da saúde, pessoas com comorbidades entre 18 e 49 anos devem possuir mais do que uma comprovação médica para doença. O comentário é da responsável pela Sala de Vacinas de SJCedro, SILENE LUNKES. De acordo com ela, as pessoas com até 49 anos também devem passar pelo médico do seu ESF para solicitar um documento que comprove a comorbidade. Já os maiores de 50 apenas a carteirinha de hipertenso. A responsável destacou que o setor possui vacinas para iniciar a imunização, mas outras remessas devem ser encaminhadas para os municípios. SILENE lembrou que o Ministério da Saúde solicitou para que as secretarias agilizem a vacinação deste grupo, porque no próximo dia 31 a saúde pretende iniciar a imunização de outro grupo. Por isso, a secretaria irá realizar amanhã e quinta-feira um mutirão de vacinas para este grupo no Centro de Idosos Romualdo entre as 11 e 30 e 16 horas.

Neste sábado, a secretaria da saúde de SJCedro irá realizar o dia D da imunização contra a Covid-19. Nos três dias, os profissionais estarão aplicando a primeira dose da vacina. Conforme a responsável pela sala de vacinas, SILENE LUNKES, a campanha também irá ocorrer no Centro de Idosos Romualdo das 8 às 16 horas e 30 minutos. A responsável solicitou para que a população busque se vacinar. É necessário comparecer com caderneta de vacinas, identidade e documento que comprove a comorbidade. Também é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

A secretaria de assistência social de SJCedro possui cinco famílias acolhedoras cadastradas, sendo destas uma possui um adolescente acolhido. A informação é do Secretária da pasta, IRONI FEDRIZZI. Por meio da assistência social, o serviço de acolhimento familiar é realizado, o qual visa ao acolhimento de crianças e adolescentes. A decisão, expedida pela justiça, afasta as o menor da família em razão de violência física, sexual ou psíquica, negligência, abandono, vulnerabilidade social, por não ter mais interesse ou outros motivos. O acolhimento familiar é uma medida de proteção às crianças e aos adolescentes. O objetivo é que com as famílias acolhedoras, as crianças tenham convívio em ambiente familiar. O Secretário salientou que ao abrigar o menor a família passa a receber um salário mínimo mensalmente para ajuda nos custos com o acolhido. Caso alguma casa receba dois menores, a prefeitura auxilia com dois salários mínimo.

O Secretário da Assistência Social de SJCedro, IRONI FEDRIZZI, comentou que a Aprisco teve uma diminuição de vagas disponibilizadas. No período anterior à pandemia, a instituição oferecia cinco vagas, mas atualmente são quatro disponibilizadas para acolhimento. FEDRIZZI disse que, por cada criança ou adolescente a unidade acolhedora recebe três mil 990 reais. Já para as vagas não ocupadas o município paga dois 290 reais. O Secretário lembrou que ao completar 18 anos, o então acolhido deve deixar a Aprisco. Ele salientou que os profissionais da secretaria acompanham os acolhidos.

Condutor invade preferencial e causa acidente na Willy Barth. O acidente foi registrado por volta das 15 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na Willy Barth, nas proximidades do Posto Bertamoni, bem no local onde existia um Semáforo, em São Miguel. Segundo apurado pela Rede Peperi, o homem que conduzia um Ka seguia pela Getúlio Vargas quando foi entrar na avenida e cortou a preferencial de um motociclista que seguia pela Willy Barth, sentido trevo da BR 282. Com o impacto, o rapaz caiu sobre a via e teve escoriações. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a condução para atendimento médico.

Incêndio destrói parcialmente veículo em Itapiranga. Um veículo Strada com placas de Itapiranga pegou fogo por volta das 7 horas da manhã de hoje, na rodovia 163, em Linha Popi, no interior. O condutor de 25 anos relatou a reportagem da Rede Peperi, que o fogo iniciou no compartimento do motor e consumiu totalmente a parte dianteira do veículo. Com auxílio de um extintor, populares ajudaram a apagar as chamas. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada e realizou o rescaldo. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar também esteve presente no local. O trânsito ficou interrompido por alguns minutos e uma intensa fila foi gerada.

Acidente de trabalho deixa homem gravemente ferido. O acidente de trabalho foi registrado em uma empresa de tratores que fica localizada na Willy Barth em SMOeste nesta segunda-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem sofreu uma queda de aproximadamente 7 metros e foi atendido pela guarnição em estado grave, com suspeita de Traumatismo Craniano. A vítima foi imobilizada e levada às pressas para o Hospital Regional onde está internada. A reportagem da Peperi foi até a empresa para saber mais detalhes, porém os colegas e direção preferiram não falar nada.

PM prende mulher por furtar roupas em loja. Na manhã de ontem, por volta das 11 horas, a Polícia Militar de São Miguel foi acionada e se deslocou até uma loja na Rua Tiradentes, no centro. A proprietária da loja relatou que estava trabalhando quando uma mulher veio até o local e provou algumas peças. Depois a mulher foi até o caixa com algumas peças de roupas para em tese, somar e verificar o valor. Com a suspeita de que a mulher tinha realizado o furto de algumas peças de roupas, a PM foi chamada. Após a revista, a PM encontrou com a mulher uma blusa, e ainda estava vestindo outra calça por baixo da calça que usava. O valor furtado ultrapassa os 600 reais, sendo assim a mulher acabou presa.

Estabelecimento é interditado e responsável por realizar festa é autuado. Dois Termos Circunstanciados foram confeccionados pela Polícia Militar por não respeitar as regras do distanciamento social. Em SJCedro, na Linha Santo Isidoro, a PM foi acionada no sábado, por volta das 12 horas, para atender uma ocorrência onde estavam aproximadamente dez pessoas reunidas para uma festa de aniversário. A vigilância sanitária esteve no local e um Termo Circunstanciado foi realizado. Já em Guarujá do Sul, na Linha Esperança, a PM foi informada que estaria acontecendo uma festa clandestina, no início da madrugada de domingo, no local foi constatado pelos Policiais Militares aproximadamente 30 pessoas aglomeradas. Na chegada das viaturas no local algumas pessoas que estavam no ali fugiram para a área de mata, sendo então abordadas 20 pessoas entre elas menores de idade. Diante dos fatos, foi confeccionado o Termo Circunstanciado para os presentes no local e o dono foi autuado pela Vigilância Sanitária.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.