ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 25 05 2020

-GOVERNO PRORROGA POR MAIS 30 DIAS RESTRIÇÃO DA ENTRADA DE ESTRANGEIROS

-CPI VAI OUVIR EX-SECRETÁRIOS DE SAÚDE E DA CASA CIVIL AMANHÃ

-MISSA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO SERÁ TRANSMITIDA PELA PEPERI

-DEPOIS DE DOIS DIAS SEM REGISTRO, MUNICÍPIO CONFIRMA MAIS DOIS CASOS DE CORONAVÍRUS

-LACEN DESCARTA COVID-19 COMO CAUSA DE MORTE DE ADOLESCENTE

-PM ATENDE SEIS OCORRÊNCIAS DE AGLOMERAÇÃO EM BARES E RESIDÊNCIAS

-CAPOTAMENTO DE CARRO DEIXA DOIS MORTOS E DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Na última sexta-feira, os chineses ligados à empresa CanSino publicaram na revista médica britânica The Lancet os resultados dos primeiros testes de segurança e dosagem de uma vacina contra o coronavírus. O artigo científico foi revisto por outros pesquisadores e é repleto de números e tabelas. Dos 108 participantes na cidade chinesa de Wuhan, 63 desenvolveram anticorpos neutralizadores em níveis considerados promissores. Mas 87 por cento também sofreram algum tipo de efeito colateral, a maioria deles, apenas dor ou vermelhidão. Das cerca de 120 candidatas a vacina registradas na base da Organização Mundial da Saúde, dez já chegaram à primeira fase de testes clínicos, entre elas as da Moderna dos Estados Unidos e da CanSino da China.

O governo da Argentina anunciou na noite deste sábado a prorrogação do lockdown em Buenos Aires até o dia sete de junho e o endurecimento das medidas de restrição na capital do país. Nos últimos dias, houve um salto no número de casos do novo coronavírus na região. O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ disse que o reforçará o controle de tráfego entre a capital e a província de Buenos Aires, que tem a segunda maior concentração de infectados na Argentina. A quarentena, que se encerraria neste domingo, está em vigor desde 20 de março, embora as autoridades tenham relaxado as restrições em algumas regiões do país. A Argentina proibiu voos comerciais até primeiro de setembro, uma das medidas mais rigorosas do mundo durante a pandemia.

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo que irão barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil por causa da pandemia de coronavírus, através de um decreto assinado pelo presidente DONALD TRUMP. A entrada passa a ser proibida a partir do dia 29 de maio. O presidente já havia cogitado tomar a medida há alguns dias, devido ao aumento do número de casos no Brasil, que ocupa o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas, atrás justamente dos Estados Unidos. Neste domingo, os Estados Unidos registravam um milhão 635 mil 192 casos de Covid-19 e 97 mil 599 mortes pela doença, segundo a universidade Johns Hopkins.

O governo federal decidiu manter por mais 30 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no país. A medida começou a valer na última sexta-feira, após publicação em edição extra do “Diário Oficial da União” e vale tanto para quem chega por via aérea, através de voos internacionais, quanto por rodovias ou por outros meios terrestres e transporte aquaviário. A decisão foi tomada antes de os Estados Unidos decidirem barrar a entrada de brasileiros no país. Desde 23 de março que a entrada de estrangeiros no Brasil já estava restrita por via aérea pelo prazo de 30 dias devido à pandemia do novo coronavírus. A medida foi atualizada com a ampliação do prazo no mês seguinte, em abril. Esta é a terceira vez que a restrição da entrada de estrangeiros é determinada pelo governo.

O governo federal publicou nesta segunda-feira a resolução que permite a suspensão de parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus. O texto, publicado no Diário Oficial da União, permite suspensão de duas parcelas para contratos em fase de utilização ou carência e quatro parcelas para aqueles em fase de amortização. Não haverá cobrança de juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. O estudante que quiser pedir a suspensão deve entrar em contato com o agente financeiro que administra o seu Fies até o dia 31 de dezembro deste ano.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa, nesta segunda-feira, a pagar a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte do abono será realizado até o dia 5 junho. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo federal que tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública. A estratégia foi antecipar a verba que normalmente chega aos pensionistas apenas no segundo semestre. Em 2019, os pagamentos ocorreram em setembro e novembro. Neste ano, a primeira parcela foi paga entre o final de abril e o começo de maio.

O Instituto Federal de Santa Catarina suspendeu parte dos editais de cursos que estavam previstos para o segundo semestre deste ano. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, após reunião do Colégio de Dirigentes da instituição, que reúne os diretores-gerais dos 22 câmpus e os pró-reitores. Foram suspensos os editais para os cursos técnicos subsequentes, concomitantes e integrados, de Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, de qualificação profissional presenciais, e pós-graduação com encontros presenciais. Estão mantidos os editais par cursos superiores com ingresso via Sisu, cursos de qualificação a distância e pós-graduação a distância.

O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, fez dois anúncios relacionados ao sistema de saúde do Estado na última sexta-feira. Conforme o governador, a dívida da saúde, que era estimada em aproximadamente 600 milhões de reais e um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento vai viabilizar um acordo de cooperação no valor de 800 mil dólares para Santa Catarina para projetar o Complexo Hospitalar de Florianópolis. Conforme MOISÉS, o dinheiro do BID será usado em um estudo para tornar possível uma parceria público-privada com investimento na casa de 500 milhões de reais da iniciativa privada para criar o complexo na Capital.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga supostas irregularidades na compra de 200 respiradores por parte da Secretaria de Estado da Saúde, prossegue os trabalhos nesta terça-feira. Depois de duas semanas de trabalho para compreender como funcionam os processos de compras e licitações no governo no regime de situação emergencial, a CPI vai ouvir amanhã os ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da Saúde, HELTON ZEFERINO, além da servidora MÁRCIA REGINA PAULI, ex-superintendente de gestão administrativa da Saúde. Ainda segundo o relator, também já foi solicitado o compartilhamento de informações dos inquéritos e informações da Policia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas no sentido de agilizar os trabalhos e a elaboração do relatório final previsto para entre 60 e 70 dias, embora o prazo regimental seja de 120 dias.O deputado IVAN NAATZ também analisa a possível inclusão do govenador Carlos Moises no processo de investigação, a partir de protocolo de intenção de compra assinado por ele, para aquisição de outros equipamentos a preços menores.

O município de Barra Bonita adquiriu um veículo novo para a secretaria de Educação. O carro custou cerca de 110 mil reais e foi entregue na última semana para a administração. De acordo com o prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA, o veículo será usado para o transporte da merenda escolar. Ele explicou que cem mil reais vieram de uma emenda parlamentar do deputado do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. A contrapartida da prefeitura foi de cerca de dez mil reais. Nesta semana, a prefeitura vai organizar a documentação e o veículo começará a ser usado nos próximos dias.

A Romaria em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Guaraciaba começou o tríduo de orações neste final de semana. Hoje à noite, as oito horas, ocorre a última atividade antes das celebrações previstas para amanhã. A atividade é tradicional, mas neste ano vai acontecer sem a presença do público. De acordo com o coordenador da comunidade de Caravaggio, CELSO GASPERIN, a tradicional festa não vai ocorrer neste ano em razão da pandemia do coronavírus. A parte religiosa está mantida, mas será sem a presença dos fiéis. A principal programação está marcada para esta terça-feira com duas celebrações no santuário que fica às margens da BR 163. A primeira missa será as seis da manhã e a segunda começa as nove horas com transmissão ao vivo pela rádio Peperi na frequência de 99 vírgula nove.

O Peperi Rádio Repórter de sábado recebeu o comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCOS ANTONIO EIDT. Um dos assuntos abordados pelo comandante foi o crescimento expressivo das ocorrências de incêndio na região extremo-oeste neste ano. Entre janeiro e a primeira quinzena de maio, o número de incêndios nos 28 municípios do batalhão foi 81 por cento maior do que no mesmo período do ano passado. No últimos 30 dias, o incremento foi ainda maior e chegou a 300 por cento. Para o comandante dos bombeiros, a estiagem, que deixou os ambientes secos, foi uma das razões para esse quadro. EIDT também disse que a pandemia do coronavírus levou as pessoas a ficarem mais tempo em casa e isso também pode ter contribuído para os incêndios, já que as famílias estão usando estruturas e equipamentos domésticos.

A maioria dos incêndios residenciais poderia ter sido evitada pelos moradores. O comentário é do comandante do do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCOS ANTONIO EIDT. Ele disse que os bombeiros procuram identificar as causas dos sinistros em edificações e as causas envolvem, basicamente, as instalações de gás e eletricidade. Dessa forma, muitos incêndios tem origem em vazamentos de gás, instalações indevidas e problemas na parte elétrica, como sobrecarga, fios mal instalados e sem a devida manutenção. Segundo EIDT, isso mostra que os moradores precisam ficar atentos em relação a essas questões. Ele disse que é importante que as pessoas precisam reforçar os cuidados em relação as instalações de gás e eletricidade para evitar acidentes domésticos que podem resultar em incêndios.

A campanha de arrecadação de valores via conta de luz para o Corpo de Bombeiros estão suspensas até o final da pandemia do coronavírus. A informação é do comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCOS ANTONIO EIDT. Ele disse que o trabalho de visitas as residências para o repasse de orientações e pedido das doações foi suspenso. Mesmo assim, as doações autorizadas antes do início da pandemia estão mantidas e são um importante acréscimo de recursos para as atividades dos bombeiros. O valor doado pelos moradores na conta de luz, normalmente, é usado para a aquisição de materiais, equipamentos e viaturas. O trabalho deve ser retomado assim que a situação voltar à normalidade.

A secretaria municipal de saúde está realizando a campanha de recolhimento de entulhos no bairro São Sebastião nesta segunda-feira. O trabalho deveria começar no sábado, mas acabou sendo adiado em razão das chuvas do final de semana. De acordo com o coordenador da equipe da dengue, CELIO SILVA, o contêiner para receber os entulhos foi colocado na frente do salao paroquial. O equipamento ficará no local até a próxima segunda-feira. A seleção dos entulhos para destinação a Acomar vai ocorrer no próximo sábado. SILVA disse que as pessoas podem levar pneus velhos, móveis em desuso e outros materiais recicláveis para o contêiner. O objetivo é evitar que esses entulhos fiquem jogados em quintais e terrenos do bairro. Os materiais, segundo SILVA, podem acumular água e resultar na formação de novos focos do mosquito da dengue.

A secretaria de saúde e a gerencia regional de saúde devem realizar uma nova aplicação de fumacê nesta semana para tentar eliminar os mosquitos da dengue. A informação é do coordenador da equipe da dengue, CELIO SILVA. Ele disse que o trabalho vai acontecer nos bairros Estrela e São Luiz. O cronograma com as ruas e os horários para aplicação do produto ainda está sendo definido. São Miguel do Oeste tem 136 casos confirmados da doença. A cidade está vivendo uma epidemia de dengue com mais de 316 casos para cada grupo de cem mil habitantes. O fumacê é mais uma ação para enfrentar esse problema.

Começa hoje o trabalho de vacinação contra a gripe com a imunização das pessoas dos grupos prioritários nos bairros. A Secretaria Municipal de Saúde alterou o formato da vacinação, desativando o posto que funcionava na praça e transferido a ação para os postos de saúde dos bairros. O roteiro iniciou hoje pela manhã no posto do bairro Santa Rita. À tarde, o atendimento será na unidade do bairro Progresso. Amanhã, o planejamento é vacinar os moradores no Salete pela manhã e no São Luiz à tarde. Na quarta-feira, a imunização vai acontecer pela manhã no Jardim Peperi e à tarde no São Gotardo. Quinta-feira, a equipe da sala de vacinas estará no São Jorge pela manhã e à tarde no São Sebastião. O roteiro termina sexta de manhã no Agostini e à tarde no Estrela. O horário é das oito as dez da manhã e entre uma e meia e três e meia da tarde. A vacina também estará disponível na Sala de Vacinas na Unidade Central de Saúde.

Após mais de 48 horas sem novos casos de covid-19, São Miguel do Oeste voltou a ter registro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado neste domingo, mais dois casos foram confirmados neste domingo. São de duas mulheres, de 27 e 52 anos, que apresentaram os sintomas e foram submetidas ao testes rápido. O exame deu positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, as pacientes confirmadas estão em isolamento domiciliar. Até o momento foram confirmados 28 casos na cidade, sendo que quatro já foram recuperados.

A morte de um adolescente de 13 anos gerou um impasse entre a secretaria estadual de saúde e os municípios de Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira neste final de semana. No boletim divulgado no final da tarde de sábado com a atualização dos casos e óbitos por Covid-19, o governo do estado informou a morte de um adolescente de 13 anos em Dionísio Cerqueira em razão da nova doença. Logo depois do anúncio por parte do estado, as secretarias de saúde de Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira emitiram notas oficiais com detalhes sobre o caso. Os dois municípios confirmam que o teste rápido de Covid-19 feito no adolescente deu positivo, mas que a causa da morte só poderá ser confirmada depois do exame feito pelo laboratório central do estado.

O adolescente de 13 anos que morreu no final da tarde de sexta-feira sofreu um mal súbito enquanto brincava com amigos. De acordo com nota divulgada pela secretaria de saúde de Dionísio Cerqueira, ele foi socorrido e levado ao Hospital de Guarujá do Sul, onde já chegou sem vida. O corpo foi encaminhado ao IML para investigação da causa da morte. O teste rápido feito no local deu positivo. A nota informa ainda que, como o teste rápido não tem 100 por de eficácia, coletou-se material para ser encaminhado ao LACEN em Florianópolis para realização do exame definitivo. O município informou ainda que o adolescente era saudável, não tinha nenhuma comorbidade e sequer apresentava sintomas compatíveis com COVID-19. Até a divulgação do resultado do exame do Lacen, Dionisio Cerqueira trata o caso como em investigação.

A nota emitida pelo município de Guarujá do Sul também destaca que, ao contrário do que foi divulgado pelo estado no boletim de sábado, o exame do Lacen vai confirmar ou não a morte por Covid19. De acordo com o município, a vítima é residente do interior de Dionísio Cerqueira e foi conduzida ao Hospital de Guarujá do Sul por estar localizado mais próximo da residência da família. Ao chegar no hospital, o adolescente foi atendido e constatado o óbito. Durante a realização da perícia no IML, os profissionais do Instituto perceberam a presença de coágulos no pulmão, o que motivou a solicitação de realização de testagem para Covid19. A confirmação, no entanto, só vai acontecer depois do exame no Lacen. Diante do resultado preliminar, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou teste rápido nos familiares do adolescente e todos testaram negativo. Mesmo assim, a família está em isolamento domiciliar.

O exame feito pelo Laboratório Central do Estado deu NEGATIVO para Covid-19 no adolescente de 13 anos que morreu nas sexta-feira em Dionísio Cerqueira. O anúncio foi feito na manhã de hoje em coletiva de imprensa convocada pela prefeitura de Dionísio Cerqueira. O resultado do LACEN foi negativo conforme repassado pelo prefeito de Dionísio Cerqueira THYAGO GNOATTO e pelo secretário, DENIZ ROCHA. Segundo a informação, agora oficial, o adolescente não tinha nenhuma doença pré-existente. Na coletiva, o prefeito lembrou que o município não possui nenhum caso confirmado da Codiv 19. Guarujá do Sul também segue sem casos. No final de semana, as secretaria estadual de saúde divulgou um boletim incluindo o óbito do adolescente entre as mortes causadas por coronavírus. O caso gerou muita repercussão e agora está esclarecido com o exame do Lacen que descartou que foi Covid-19.

Uma carga com 288 garrafas de vinho foi apreendida na tarde deste sábado em Dionísio Cerqueira. A carga, avaliada em cerca de 70 mil reais, estava em um veículo abordado pela Polícia Militar por volta das três horas da tarde no distrito de Jorge Lacerda. Segundo a PM, uma guarnição realizava patrulhamento no interior do município quando avistou um Gol, emplacado em Bombinhas, abandonado em uma estrada rural. No veículo os policiais encontraram as garrafas, com origem da Argentina. As bebidas e o veículo foram apreendidos. O condutor do veículo não foi localizado.

Um veículo invadiu o pátio de uma casa e derrubou o portão de uma garagem neste domingo em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na rua La Salle, bairro Agostini. Segundo moradores que viram o fato, o condutor de um carro, que estava em alta velocidade, perdeu o controle da direção e colidiu na garagem de uma casa. Uma moto e um Uno também foram atingidos. A garagem ficou parcialmente destruída. Depois da colisão, o motorista fugiu do local com o carro deixando para trás a placa do veículo que acabou caindo com impacto. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos. A placa será usada para identificar e responsabilizar o motorista que provocou o acidente.

A Polícia Militar atendeu duas ocorrência do golpe do falso sequestro neste final de semana em São Miguel do Oeste. O primeiro caso foi registrado por volta das sete horas da manhã de sábado na rua Paraná, bairro Andreatta. A vítima relatou para a PM que os golpistas ligaram para o telefone fixo da casa e falaram que haviam sequestrado a filha dele. Os supostos sequestradores pediram 70 mil reais para o resgate. O morador relatou que tinha apenas nove mil reais e os golpistas pediram para a vítima levar o valor até um local da cidade. Nesse meio tempo, o morador localizou a filha, confirmou se tratar de um golpe acionou a polícia. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

O segundo caso do golpe do falso sequestro registrado pela Polícia Militar neste final de semana teve um novo aspecto em relação a outras ocorrências desse tipo. A novidade agora é o que o telefone da vítima foi “raqueado” para aumentar a possibilidade de que o golpe dê certo. Nesse caso, um morador recebeu uma ligação dos golpistas que anunciaram o sequestro de um familiar e pediram cinco mil reais. O homem desconfiou, desligou e ligou para o 190 da PM. Como o telefone estava raqueado, a ligação foi direcionada para um dos telefones dos golpistas que atendeu e se identificou como tenente. Ele orientou a vítima para fazer o depósito, pois os golpistas estavam sendo monitorados. O morador foi até o banco para sacar o dinheiro, mas os funcionários desconfiaram e ligaram para a PM. O depósito não chegou a ser efetuado.

A Policia Militar atendeu seis ocorrências de descumprimento das normas de segurança sanitária contra o coronavírus em estabelecimentos e locais privados. Três flagrantes ocorreram em São Miguel doOeste. Em uma associação no Centro da cidade, a PM localizou seis pessoas aglomeradas jogando baralho e o responsável não utilizava máscara. Em um estabelecimento na Willy, oito pessoas estavam jogando sinuca no interior da estabelecimento, sem respeitar a distância de segurança e sem usar máscara. No bairro São Gotardo, 13 pessoas estavam em um bar que não estava cumprindo as determinações para funcionamento. Em Descanso, a PM flagrou várias pessoas estavam jogando baralho em uma casa.Em Mondaí, 10 pessoas estavam jogando cartas em um bar que não possuía alvará. Em Riqueza, foi flagrada aglomeração em um bar e as pessoas não usavam máscara.

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente na madrugada de ontem na BR 282. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de um Focus de Chapecó perdeu o controle da direção, saiu da pista, bateu em pedras ao lado da rodovia e capotou. O acidente aconteceu por volta das três horas da madrugada nas proximidades da empresa Piracanjuba em Maravilha. Uma moça e um rapaz morreram na hora. Outras duas ficaram feridas, foram socorridas pelo Samu e levadas ao hospital São José para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.