-GOVERNO PRORROGA POR MAIS 30 DIAS RESTRIÇÃO DA ENTRADA DE ESTRANGEIROS
-CPI VAI OUVIR EX-SECRETÁRIOS DE SAÚDE E DA CASA CIVIL AMANHÃ
-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE ÁGUA
-LEI QUE AUTORIZA TABELIONATOS A REALIZAR INVENTÁRIO AGILIZA ENCAMINHAMENTO DA ESCRITURA PÚBLICA
-COMUNIDADE DE JACUTINGA LANÇA AÇÃO ENTRE AMIGOS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA IGREJA
-PREFEITO DEFENDE ADIAMENTO E COBRA DEFINIÇÃO SOBRE REALIZAÇÃO OU NÃO DAS ELEIÇÕES
-PM ATENDE DIVERSAS OCORRÊNCIAS DE DESCUMPRIMENTO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO COVID-19
-FAKE NEWS SOBRE ABERTURA DE COVAS GERA TRANSTORNOS PARA FUNERÁRIAS
-SAÍDA DE PISTA MATA DOIS JOVENS E DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 13graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Na última sexta-feira, os chineses ligados à empresa CanSino publicaram na revista médica britânica The Lancet os resultados dos primeiros testes de segurança e dosagem de uma vacina contra o coronavírus.O artigo científico foi revisto por outros pesquisadores e é repleto de números e tabelas. Dos 108 participantes na cidade chinesa de Wuhan, 63 desenvolveram anticorpos neutralizadores em níveis considerados promissores. Mas 87 por cento também sofreram algum tipo de efeito colateral, a maioria deles, apenas dor ou vermelhidão. Das cerca de 120 candidatas a vacina registradas na base da Organização Mundial da Saúde, dez já chegaram à primeira fase de testes clínicos, entre elas as da Moderna dos Estados Unidos e da CanSino da China.
O governo da Argentina anunciou na noite deste sábado a prorrogação do lockdown em Buenos Aires até o dia sete de junho e o endurecimento das medidas de restrição na capital do país. Nos últimos dias, houve um salto no número de casos do novo coronavírus na região. O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ disse que o reforçará o controle de tráfego entre a capital e a província de Buenos Aires, que tem a segunda maior concentração de infectados na Argentina. A quarentena, que se encerraria neste domingo, está em vigor desde 20 de março, embora as autoridades tenham relaxado as restrições em algumas regiões do país. A Argentina proibiu voos comerciais até primeiro de setembro, uma das medidas mais rigorosas do mundo durante a pandemia.
Os Estados Unidos anunciaram neste domingo que irão barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil por causa da pandemia de coronavírus, através de um decreto assinado pelo presidente DONALD TRUMP. A entrada passa a ser proibida a partir do dia 29 de maio. O presidente já havia cogitado tomar a medida há alguns dias, devido ao aumento do número de casos no Brasil, que ocupa o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas, atrás justamente dos Estados Unidos.Neste domingo, os Estados Unidos registravam um milhão 635 mil 192 casos de Covid-19 e 97 mil 599 mortes pela doença, segundo a universidade Johns Hopkins.
O governo federal decidiu manter por mais 30 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no país. A medida começou a valer na última sexta-feira, após publicação em edição extra do “Diário Oficial da União” e vale tanto para quem chega por via aérea, através de voos internacionais, quanto por rodovias ou por outros meios terrestres e transporte aquaviário. A decisão foi tomada antes de os Estados Unidos decidirem barrar a entrada de brasileiros no país. Desde 23 de março que a entrada de estrangeiros no Brasil já estava restrita por via aérea pelo prazo de 30 dias devido à pandemia do novo coronavírus. A medida foi atualizada com a ampliação do prazo no mês seguinte, em abril. Esta é a terceira vez que a restrição da entrada de estrangeiros é determinada pelo governo.
O governo federal publicou nesta segunda-feira a resolução que permite a suspensão de parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus. O texto, publicado no Diário Oficial da União, permite suspensão de duas parcelas para contratos em fase de utilização ou carência e quatro parcelas para aqueles em fase de amortização. Não haverá cobrança de juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. O estudante que quiser pedir a suspensão deve entrar em contato com o agente financeiro que administra o seu Fies até o dia 31 de dezembro deste ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social começa, nesta segunda-feira, a pagar a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte do abono será realizado até o dia 5 junho. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo federal que tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública.A estratégia foi antecipar a verba que normalmente chega aos pensionistas apenas no segundo semestre. Em 2019, os pagamentos ocorreram em setembro e novembro. Neste ano, a primeira parcela foi paga entre o final de abril e o começo de maio.
O Instituto Federal de Santa Catarina suspendeu parte dos editais de cursos que estavam previstos para o segundo semestre deste ano. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, após reunião do Colégio de Dirigentes da instituição, que reúne os diretores-gerais dos 22 câmpus e os pró-reitores. Foram suspensos os editais para os cursos técnicos subsequentes, concomitantes e integrados, de Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, de qualificação profissional presenciais, e pós-graduação com encontros presenciais. Estão mantidos os editais par cursos superiores com ingresso via Sisu, cursos de qualificação a distância e pós-graduação a distância.
O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, fez dois anúncios relacionados ao sistema de saúde do Estado na última sexta-feira. Conforme o governador, a dívida da saúde, que era estimada em aproximadamente 600 milhões de reais e um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento vai viabilizar um acordo de cooperação no valor de 800 mil dólares para Santa Catarina para projetar o Complexo Hospitalar de Florianópolis.Conforme MOISÉS, o dinheiro do BID será usado em um estudo para tornar possível uma parceria público-privada com investimento na casa de 500 milhões de reais da iniciativa privada para criar o complexo na Capital.
A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga supostas irregularidades na compra de 200 respiradores por parte da Secretaria de Estado da Saúde, prossegue os trabalhos nesta terça-feira. Depois de duas semanas de trabalho para compreender como funcionam os processos de compras e licitações no governo no regime de situação emergencial, a CPI vai ouvir amanhã os ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da Saúde, HELTON ZEFERINO, além da servidora MÁRCIA REGINA PAULI, ex-superintendente de gestão administrativa da Saúde. Ainda segundo o relator, também já foi solicitado o compartilhamento de informações dos inquéritos e informações da Policia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas no sentido de agilizar os trabalhos e a elaboração do relatório final previsto para entre 60 e 70 dias, embora o prazo regimental seja de 120 dias. O deputado IVAN NAATZ também analisa a possível inclusão do governador no processo de investigação, a partir de protocolo de intenção de compra assinado por ele, para aquisição de outros equipamentos a preços menores.
-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE ÁGUA
-LEI QUE AUTORIZA TABELIONATOS A REALIZAR INVENTÁRIO AGILIZA ENCAMINHAMENTO DA ESCRITURA PÚBLICA
-COMUNIDADE DE JACUTINGA LANÇA AÇÃO ENTRE AMIGOS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA IGREJA
-PREFEITO DEFENDE ADIAMENTO E COBRA DEFINIÇÃO SOBRE REALIZAÇÃO OU NÃO DAS ELEIÇÕES
CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis fará entrega de material impresso as famílias a partir do próximo mês. A diretora LORENI ALBAN, destaca que apesar das dificuldades que todas as escolas enfrentam neste momento, a escola especial está tendo o apoio das famílias para o encaminhamento das atividades a distância. Conforme a diretora, duas vezes por semana a equipe de profissionais se reúne de forma online. A partir de junho, LORENI destaca que está sendo organizada a entrega do material impresso as famílias. Durante as visitas os profissionais também irão repassar orientações diversas. A diretora acredita que dessa forma será possível atingir 100% das famílias, considerando que algumas não têm acesso a internet. A equipe técnica também retomou as atividades, com carga horária e salários reduzidos pela metade, com o atendimento a distancia dos estudantes. O CAESP atende hoje 62 alunos dos dois municípios.
Cidasc alerta agricultores para golpes em todo o estado. O gestor técnico de defesa agropecuária no Extremo Oeste, ODY GOLÇALVES afirma que diante de tantos relatos a empresa decidiu emitir uma nota de esclarecimento com a finalidade de alertar os agricultores sobre essa situação. Conforme ele, até o momento, na regional nenhum golpe foi aplicado, mas, é fundamental que os agricultores fiquem atentos e desconfiem de situações suspeitas. Os criminosos chegam nas propriedades e solicitam dinheiro das famílias usando o nome da Cidasc e se identificando como funcionários da companhia. Eles ainda repassam aos agricultores que a propriedade possui irregularidades e por isso precisam quitar os débitos imediatamente. ODY declara que não é dessa forma que a Cidasc trabalha e por isso nenhum valor em dinheiro deve ser pago a qualquer pessoa.
Cidasc não presta nenhum serviço que precise ser pago com dinheiro em espécie para os funcionários. O gestor técnico de defesa agropecuária, ODY GOLÇALVES salienta que mesmo em casos onde existem multas, o produtor tem direito a defesa e caso a penalidade seja mantida, o pagamento é efetuado em qualquer agência bancária e não para funcionários da companhia. ODY alertou que os agricultores também devem ficar atentos aos veículos utilizados pelos criminosos. O gestor enfatiza que tanto a Cidasc quanto o Icasa prestam atendimento apenas em veículos oficiais. O gestor técnico reforça que em casos de dúvidas, os produtores devem entrar em contato com os escritórios municipais ou até mesmo com a Polícia Militar através do 190.
Concursos públicos e seletivos cancelados devem ser transferidos para o final do ano. O secretário da Ameosc, AIRTON FONTANA lembra que a associação realiza cerca de 50 a 60 processos por ano para as prefeituras e câmaras, média de um por semana. Alguns foram realizados no começo do ano e outros que estavam com edital em andamento foram adiados. A nova data deve ser organizada após regularização das atividades, já que, os concursos e testes reúnem grande número de pessoas. Não há como fazer provas de forma remota pela questão da lisura. O secretário comenta que os materiais ficam lacrados, dependem de fiscais e também há um programa de informática específico para correção dos gabaritos, inviabilizando qualquer alternativa. Ele afirma que a equipe é capacitada e trabalha na preparação de editais, provas, organização de locais e fiscais para que o concurso tenha validade. O secretário explica que existe um cuidado para cumprir a lei e há acompanhamento de outros órgãos para fiscalização.
Prefeituras do Extremo Oeste têm direito até dois editais por ano sem valores adicionais. As maiores demandas por vagas na região estão nas áreas da educação e saúde. O secretário da Ameosc afirma que existem cargos para todos os segmentos da administração pública, mas na educação devido ao grande número de professores contratados a oferta e procura por vagas é maior. Para saúde também existe oferta devido a rotatividade em cargos, a exemplo dos agentes de saúde. AIRTON FONTANA lembra que o concurso serve para efetivar o servidor no cargo e o seletivo, por sua vez, é para preencher vagas temporárias por atestado, licença ou exoneração. Ele explica que eles são importantes porque a avaliação do desempenho ajuda na contratação de pessoas preparadas e qualificadas. Há também situações com provas práticas como cargos de motoristas e operadores de máquinas. Além disso, estipula regras, cobra documentos e estipula salários. A expectativa é que no segundo semestre eles voltem ocorrer.
Programa Pró Empresa beneficia 41 empresas de Tunápolis com 464 mil reais. O Programa foi readequado com o objetivo de oferecer acesso à recursos para capital de giro com o subsidio de todos os juros dos empréstimos. De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, visando evitar futuras demissões e até fechamento de empresas a prefeitura ajustou o Pró Empresa e agilizou a liberação de recursos. Segundo LAWISCH, desde a análise do pedido até a liberação no banco, o encaminhamento ocorre em menos de sete dias. No momento somente o Sicoob Creditapiranga está credenciado para liberar recursos.
Associação empresarial registra grande procura pelo programa Pró Empresa. 50 empresas de Tunápolis encaminharam projetos,totalizando pedido de 567 mil reais em empréstimos. Até o momento 41 empresas foram atendidas. As empresas pagam somente o capital divididos em 34 ou 36 parcelas. Conforme o presidente da AEST-CDL, BRUNO SALDIVIA a rapidez e dedicação com a qual a prefeitura tratou do tema foi essencial para que as empresas pudessem se estruturar em meio a essa situação tão delicada. O comércio é muito dependente da economia local, e com o período de isolamento muitas empresas sentiram dificuldades. SALDIVIA avalia que os empréstimos serão decisivos na preservação do emprego e manutenção das atividades de diversas empresas de Tunápolis.
São João do Oeste amplia investimentos no sistema de água. Novas ações mudaram a estrutura de captação, tratamento e distribuição de água no município. Chuvas dos últimos dias também contribuíram para aliviar a estiagem, que elevou o custo para a prefeitura. Segundo o diretor do departamento de água, JAIR RODRIGUES DA SILVA, a rede de recalque de água do Rio Uruguai foi importante para atender a comunidade de Beato Roque, mas sem comportar toda a demanda. Uma situação considerada solucionada recentemente foi o abastecimento do Bairro Harmonia que tinha problema critico com falta de água. Novos reservatórios e ampliação na capacidade da rede proporcionaram maior condição para atender o consumo. O diretor destaca que várias ruas que estão sendo preparadas para a pavimentação asfáltica terão nova rede. Ele reconhece que ocorrem transtornos, porém as obras são para garantir melhor qualidade no abastecimento.
Setor de água de São João do Oeste amplia equipe de trabalho. Investimentos visam suprir carência que existia para os trabalhos diários. Segundo JAIR RODRIGUES DA SILVA, o município também investiu 58 mil reais na aquisição de um veículo utilitário Montana para o deslocamento dos funcionários e equipamentos para manutenção. Ocorreu ainda a contratação de mais dois servidores para atender a demanda de reparos na canalização. Agora a equipe conta com sete integrantes. O diretor do departamento de água, chama atenção que a estiagem que causou grandes problemas nos últimos meses expôs a necessidade de novos investimentos para ampliar a rede de distribuição. RODRIGUES entende que os ajustes aumentam a capacidade do sistema público para atender empresas e moradores da cidade e interior com diferentes fontes de captação de água.
Transporte de água vai passar por nova avaliação nesta semana. Reservatórios públicos de São João do Oeste ainda estão baixos. No momento continua o transporte de água para o abastecimento da Estação de Tratamento, na comunidade de Beato Roque. Conforme o diretor do departamento de água, JAIR RODRIGUES DA SILVA, a chuva registrada no município, na sexta-feira e sábado foi de aproximadamente 75 milímetros. O volume de chuva foi importante, mas insuficiente para acabar com a estiagem e garantir bom volume de água nos açudes que abastecem o sistema municipal. O município mantém o transporte de água do Rio Jundiá, em Vale Pio e também de açudes particulares. Este serviço ocorre somente para o tratamento na estação em Beato Roque. JAIR RODRIGUES diz que o abastecimento em propriedades agrícolas está em situação mais tranquila após a chuva.
Comunidade de Jacutinga lança ação entre amigos para construção de nova igreja. Conforme o integrante da comissão pró-igreja, VALDIR MESS, a atual igreja foi construída em 1986, e sua estrutura, toda em madeira, é considerada antiga. Ele comenta que a nova sede vem sendo planejada há cerca de cinco anos. O orçamento da obra está previsto em 150 mil, e metade desse valor a comunidade já possui de lucro obtido nos eventos do Kerb Fest. MESS comenta que a igreja católica da comunidade abrange 28 famílias. Também integrante da comissão, o morador NORBERTO KLOCK comenta que para arrecadar mais recursos foi lançada uma ação entre amigos. Ele cita que os números estão sendo vendidos pelos sócios e famílias ao valor de cinco reais, e no total, são 20 prêmios. O sorteio será realizado no dia 14 de junho, às 14 horas, na Rádio Oeste. Nesta data tradicionalmente era realizada a Kerb Fest, este ano cancelada devido à pandemia.
Lei que autoriza tabelionatos a realizar inventário de bens agiliza encaminhamento da escritura pública. De acordo com o escrivão designado da Escrivania de Paz de Iporã do Oeste, FÁBIO KERBER, o inventário, que é o levantamento de bens, é feito a partir do atestado de óbito de uma pessoa. Ele explica que em 2017, os cartórios e tabelionatos de notas foram autorizados em lei a fazer o inventário por escritura pública, diretamente no cartório de cada cidade. Antes o processo precisava passar pelo juiz e promotor, o que era mais demorado e caro. FÁBIO KERBER comenta que sobre esta escritura pública são recolhidos impostos estaduais, e após é feita a destinação de bens. Se forem bens imóveis o encaminhamento é para o registro de imóveis, veículos são encaminhados aos despachantes para a transferência e no caso de dinheiro em contas o inventário é apresentado na instituição bancária para a divisão.
Quando os herdeiros não chegam ao acordo, o processo volta para a justiça para o entendimento entre os envolvidos. O escrivão designado da Escrivania de Paz lembra que os herdeiros devem ser maiores de idade e capazes de entenderem a divisão de forma harmoniosa. FÁBIO KERBER lembra que a liberação de toda documentação da escritura pública depende de outros fatores como a tributação cobrada pelo estado, certidões negativas de outros cartórios ou extratos de banco. Em relação aos demais serviços, o escrivão designado destaca que houve um período de paralisação, e gradativamente tudo está sendo retomado. Ele chama atenção para o aumento nos registros de união estável, menos burocráticos que o casamento civil. O registro de casamentos se mantém estável, sendo que nesta sexta-feira dois foram realizados no tabelionato do município.
Prefeito de Santa Helena defende adiamento das eleições e cobra agilidade na definição sobre realização ou não do processo eleitoral. O congresso nacional iniciou recentemente a discussão sobre a possibilidade do adiamento das eleições. De acordo com o prefeito de Santa Helena, LUIZ GLUITZ, falar em eleições neste momento tão complicado que os municípios estão passando acaba sendo difícil, porque a preocupação está voltada a prevenção ao coronavírus. O prefeito afirma que há incerteza sobre a prorrogação ou não das eleições, e se isso se confirmar, não se sabe ainda se o processo eleitoral ocorre ainda este ano. GLUITZ acredita que pelas discussões já em andamento, a partir do próximo mês a comissão formada no congresso para discutir o adiamento ou não das eleições terá uma posição quanto a isso. Ele lembra que há inclusive dificuldade na realização de reuniões políticas neste momento, para discutir sobre possíveis candidatos.
A expectativa, segundo o prefeito de Santa Helena, é que quem tiver o poder de definir sobre o adiamento ou não, analise de forma consciente o que é melhor neste momento, considerando se há condições de realizar a eleição na data marcada. LUIZ GLUITZ afirma que no momento que houver uma definição, os municípios vão ter que se organizar para o que for decidido, mas avalia que haverá grande dificuldade em articular os prazos eleitorais caso a eleição se mantenha para 2020. Ele lamenta que em meio a turbulência, principalmente devido à pandemia e a indefinição eleitoral, fica difícil administrar um município, considerando que continuam valendo as regras e os prazos eleitorais em relação a obras e investimentos. Para o prefeito de Santa Helena, se forem mantidas as eleições para este ano, ficará claro que quem tem o poder de definir isso tem muito interesse particular com isso, contradizendo as dificuldades que municípios enfrentam.
-PM ATENDE DIVERSAS OCORRÊNCIAS DE DESCUMPRIMENTO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO COVID-19
-FAKE NEWS SOBRE ABERTURA DE COVAS GERA TRANSTORNOS PARA FUNERÁRIAS
-SAÍDA DE PISTA MATA DOIS JOVENS E DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 282
Carga com garrafas de vinho avaliada em 70 mil é apreendida na região. Uma carga com 288 garrafas de vinho foi apreendida, na tarde deste sábado, no Distrito de Jorge Lacerda, em Dionísio Cerqueira. A carga é avaliada em aproximadamente 70 mil reais. Segundo a Polícia Militar, uma guarnição realizava patrulhamento no interior do município, quando avistou um veículo Gol, emplacado em Bombinhas, abandonado em uma estrada rural. No veículo os policiais encontraram as garrafas, com origem da Argentina. As bebidas e o veículo foram apreendidos. O condutor do veículo não foi localizado.
Carro colide em caixa de água na SC 386. O acidente ocorreu por volta das 17 horas e 45 minutos de sábado, na SC 386 em Iporã do Oeste. A guarnição do posto 12 atendeu uma saída de pista seguida de choque em caixa de água, envolvendo um Jetta de Iporã do Oeste. O motorista, um rapaz de 20 anos, não se feriu e houve apenas danos no veículo.
Vítima de tentativa de estelionato tem telefone raqueado pelos golpistas ao tentar acionar a PM. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 16 horas da sexta-feira, na Rua Almirante Barroso em SMOeste. A guarnição foi acionada para se deslocar até um banco no qual um homem informou que ligaram no seu telefone fixo dizendo que haviam sequestrado sua filha e que queriam cinco mil reais de resgate. Ao perceber que era golpe o homem inventou que tinha uma filha com o nome Maria, afirmando que deveria ser ela, o que foi confirmado pelo estelionatário. Diante do ocorrido, a vítima desligou o telefone e ligou no 190, já que o telefone da vítima estava raqueado, se tratando de mais uma parte do golpe dos estelionatários.
Ao ligar no número da PM um estelionatário atendeu e se identificou como "tenente" e informou que era para fazer tudo o que os estelionatários estavam pedindo, pois estavam sendo monitorados. Diante da orientação a vítima foi até o banco para sacar o dinheiro. Após o homem contar o que estava acontecendo, os funcionários do banco ligaram para PM. A Polícia Militar orienta que o seu telefone pode ser raqueado e qualquer ligação feita por ele cairá nos estelionatários. Por isso, a orientação é nunca informar o nome de familiares, não faça depósitos, peça um telefone emprestado para acionar a PM e mantenha a calma. No sábado de manhã a PM atendeu mais uma tentativa de estelionato, no Bairro Andreatta, em que a vítima percebeu se tratar de golpe pois conseguiu fazer contato com a filha, que os estelionatários diziam ter sequestrado.
Polícia Militar de Itapiranga recupera objetos furtados. A ocorrência foi registrada na sexta-feira. Um homem de 46 anos foi preso pela PM e entregue na delegacia. O furto ocorreu em uma residência na cidade de Itapiranga. A Polícia Militar recebeu informação que o autor do crime e os objetos furtados estariam em uma casa, em linha Santa Fé Alta, interior do município. Os policiais recuperaram uma bicicleta furtada e outros objetos. O suspeito de cometer o furto já é conhecido da polícia devido a outras ocorrências.
Ladrão de veículo foge após acidente em Itapiranga. A ocorrência foi registrada pela Policia Militar, às 23 horas e 30 minutos de ontem, na Rua São José, no Bairro Bela. A guarnição da PM foi avisada pelo sistema de Rede de Vizinhos sobre um acidente de trânsito, sendo constatada a tentativa de furto de veículo Fia Uno. O carro estava estacionado na rua, em frente a residênciado proprietário. O ladrão perdeu o controle de direção logo após o furto e colidiu em uma árvore. Antes da chegada dos policiais ele havia fugido do local e não foi localizado.
Condutor colide carro em garagem e foge do local em SMOeste. A ocorrência foi registrada na noite de domingona rua La Salle, bairro Agostini. Segundo moradores que viram o fato, o condutor de um carro, que estava em alta velocidade, perdeu o controle e colidiu na garagem de uma casa. Uma moto e um Uno também foram atingidos. A garagem ficou parcialmente destruída. Após cometer o acidente, o motorista fugiu do local deixando para trás a placa do carro que acabou caindo com impacto. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos. A moradora da residência contou que só ficou sabendo da situação na manhã desta segunda-feira e está buscando meio de resolver a situação e o prejuízo.
Polícia atende diversas ocorrências de descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. Durante o final de semana a PM flagrou diversos descumprimentos de estabelecimentos e particulares que não estavam seguindo as medidas que evitam a contaminação do Covid-19. Em uma associação no centro de SMOeste foram flagradas seis pessoas aglomeradas jogando baralho e o responsável não utilizava máscara. Em um estabelecimento que estava de portas fechadas na Willy Barth oito pessoas jogavam sinuca, sem respeitar a distância de segurança e sem usar máscara. Em um bar, no Bairro São Gotardo, foram encontradas 13 pessoas, que além de aglomeração, estavam causando perturbação no local. Em Descanso, em uma residência, várias pessoas estavam jogando baralho. Em Mondaí em um bar, 10 pessoas estavam jogando baralho e o local não possuía alvará. E ainda em Riqueza, foi flagrada aglomeração em um bar, e as pessoas não usavam máscara.
Fake News sobre abertura de covas gera transtornos para funerárias da região. Um vídeo gravado no cemitério de Guarujá do Sul na última semana e que se espalhou pelos aplicativos de mensagens mostra várias "carneiras" recém-construídas. A mensagem falsa dá conta que o objetivo seria preparar o espaço para sepultamento de possíveis vítimas da Covid19, o que foi desmentido pelas empresas. As imagens foram gravadas em duas oportunidades e tem objetivo de gerar pânico na população quando na verdade a abertura de jazigos com antecedência é uma prática comum pelas empresas. Funerárias que atuam em Guarujá do Sul, SJCedro, Princesa e Dionísio Cerqueira esclareceram que a única diferença é que antes estas carneiras ficavam distribuídas nos cemitérios, mas, por falta de espaço físico ocorreram onze construções em sequência. Uma nota técnica encaminhada para as empresas do segmento recomenda o tempo mínimo para velórios. Este também é um motivo para a organização prévia dos espaços. A pessoa que propagou boatos pode ser responsabilizada.
Saída de pista mata dois jovens e deixa dois feridos na BR 282. A ocorrência foi por volta das três horas da madrugada de ontem próximo a empresa Piracanjuba, em Maravilha. Foi uma saída de pista seguida de colisão em pedra e descida em ribanceira de um Focus de Chapecó, ocupado por quatro pessoas. Duas vítimas foram encontradas já sem vida. Os mortos são CRISTIANE MYSSKOSKI, de Iraceminha, que foi ejetada do veículo e DARLAN DA SILVA, que estava no banco traseiro sem o cinto de segurança. No banco do motorista, estava um jovem de 23 anos, inconsciente, apresentando vários ferimentos, sendo imobilizado e conduzido pela equipe do SAMU ao pronto socorro. Ainda fora do veículo, foi encontrado um jovem de 18 anos apresentando ferimento cortante na cabeça e possível fratura na perna esquerda. Ele foi imobilizado e conduzido ao pronto socorro do Hospital São José pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Sobrevivente de acidente relatou que ocupantes do carro estavam em uma festa. O jovem conseguiu falar com a guarnição e relatou que eram da cidade de Chapecó, estavam a passeio ingerindo bebidas alcoólicas. A vítima contou que os três estavam em uma festa de confraternização em Maravilha sendo que por volta das duas horas da madrugada foram até o município de Iraceminha buscar a jovem que morreu no acidente. O motorista, de 23 anos está internado UTI do Hospital São José sem perspectiva de transferência para outra unidade. Já o jovem de 18 anos, ferido com menor gravidade, está em um quarto da internação. Os dois sobreviventes residem em duas comunidades do interior de Maravilha.