ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 25/05/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Na última sexta-feira, os chineses ligados à empresa CanSino publicaram na revista médica britânica The Lancet os resultados dos primeiros testes de segurança e dosagem de uma vacina contra o coronavírus. O artigo científico foi revisto por outros pesquisadores e é repleto de números e tabelas. Dos 108 participantes na cidade chinesa de Wuhan, 63 desenvolveram anticorpos neutralizadores em níveis considerados promissores. Mas 87 por cento também sofreram algum tipo de efeito colateral, a maioria deles, apenas dor ou vermelhidão. Das cerca de 120 candidatas a vacina registradas na base da Organização Mundial da Saúde, dez já chegaram à primeira fase de testes clínicos, entre elas as da Moderna dos Estados Unidos e da CanSino da China.

O governo da Argentina anunciou na noite deste sábado a prorrogação do lockdown em Buenos Aires até o dia sete de junho e o endurecimento das medidas de restrição na capital do país. Nos últimos dias, houve um salto no número de casos do novo coronavírus na região. O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ disse que o reforçará o controle de tráfego entre a capital e a província de Buenos Aires, que tem a segunda maior concentração de infectados na Argentina. A quarentena, que se encerraria neste domingo, está em vigor desde 20 de março, embora as autoridades tenham relaxado as restrições em algumas regiões do país. A Argentina proibiu voos comerciais até primeiro de setembro, uma das medidas mais rigorosas do mundo durante a pandemia.

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo que irão barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil por causa da pandemia de coronavírus, através de um decreto assinado pelo presidente DONALD TRUMP. A entrada passa a ser proibida a partir do dia 29 de maio. O presidente já havia cogitado tomar a medida há alguns dias, devido ao aumento do número de casos no Brasil, que ocupa o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas, atrás justamente dos Estados Unidos. Neste domingo, os Estados Unidos registravam um milhão 635 mil 192 casos de Covid-19 e 97 mil 599 mortes pela doença, segundo a universidade Johns Hopkins.

O governo federal decidiu manter por mais 30 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no país. A medida começou a valer na última sexta-feira, após publicação em edição extra do “Diário Oficial da União” e vale tanto para quem chega por via aérea, através de voos internacionais, quanto por rodovias ou por outros meios terrestres e transporte aquaviário. A decisão foi tomada antes de os Estados Unidos decidirem barrar a entrada de brasileiros no país. Desde 23 de março que a entrada de estrangeiros no Brasil já estava restrita por via aérea pelo prazo de 30 dias devido à pandemia do novo coronavírus. A medida foi atualizada com a ampliação do prazo no mês seguinte, em abril. Esta é a terceira vez que a restrição da entrada de estrangeiros é determinada pelo governo.

O governo federal publicou nesta segunda-feira a resolução que permite a suspensão de parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior durante estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus. O texto, publicado no Diário Oficial da União, permite suspensão de duas parcelas para contratos em fase de utilização ou carência e quatro parcelas para aqueles em fase de amortização. Não haverá cobrança de juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. O estudante que quiser pedir a suspensão deve entrar em contato com o agente financeiro que administra o seu Fies até o dia 31 de dezembro deste ano.

O Instituto Nacional do Seguro Social começa, nesta segunda-feira, a pagar a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte do abono será realizado até o dia 5 junho. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo federal que tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública. A estratégia foi antecipar a verba que normalmente chega aos pensionistas apenas no segundo semestre. Em 2019, os pagamentos ocorreram em setembro e novembro. Neste ano, a primeira parcela foi paga entre o final de abril e o começo de maio.

O Instituto Federal de Santa Catarina suspendeu parte dos editais de cursos que estavam previstos para o segundo semestre deste ano. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, após reunião do Colégio de Dirigentes da instituição, que reúne os diretores-gerais dos 22 câmpus e os pró-reitores. Foram suspensos os editais para os cursos técnicos subsequentes, concomitantes e integrados, de Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, de qualificação profissional presenciais, e pós-graduação com encontros presenciais. Estão mantidos os editais par cursos superiores com ingresso via Sisu, cursos de qualificação a distância e pós-graduação a distância.

O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, fez dois anúncios relacionados ao sistema de saúde do Estado na última sexta-feira. Conforme o governador, a dívida da saúde, que era estimada em aproximadamente 600 milhões de reais e um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento vai viabilizar um acordo de cooperação no valor de 800 mil dólares para Santa Catarina para projetar o Complexo Hospitalar de Florianópolis. Conforme MOISÉS, o dinheiro do BID será usado em um estudo para tornar possível uma parceria público-privada com investimento na casa de 500 milhões de reais da iniciativa privada para criar o complexo na Capital.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga supostas irregularidades na compra de 200 respiradores por parte da Secretaria de Estado da Saúde, prossegue os trabalhos nesta terça-feira. Depois de duas semanas de trabalho para compreender como funcionam os processos de compras e licitações no governo no regime de situação emergencial, a CPI vai ouvir amanhã os ex-secretários da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e da Saúde, HELTON ZEFERINO, além da servidora MÁRCIA REGINA PAULI, ex-superintendente de gestão administrativa da Saúde.

Segundo o relator, também já foi solicitado compartilhamento de informações dos inquéritos. Mais informações da Policia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas no sentido de agilizar os trabalhos e a elaboração do relatório final previsto para entre 60 e 70 dias, embora o prazo regimental seja de 120 dias.O deputado IVAN NAATZ também analisa a possível inclusão do govenador Carlos Moises no processo de investigação, a partir de protocolo de intenção de compra assinado por ele, para aquisição de outros equipamentos a preços menores.

Município recebe doação de dez toneladas de alimento. A confirmação é da secretária de Assistência Social de São Lourenço do Oeste SIMONE BATISTEL. De acordo com ela, omunicípio vai receber a doação de dez mil quilos de alimentos da empresa Parati Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., entre eles massas, biscoitos e cereais, produtos pertencentes ao seu portfólio e que devem ser entregues na próxima semana. O Termo de Doação leva em conta a declaração de pandemia do novo coronavírus – Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, bem como a publicação do decreto estadual de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense.

São Lourenço do Oeste tem estado de calamidade pública, reconhecido pelo decreto estadual. A secretária explica que as medidas de quarentena e isolamento social para combater a pandemia de Covid-19 causaram impacto econômico e financeiro na renda das famílias de trabalhadores lourencianos. Isso faz que que muitas passem por dificuldades para adquirir produtos essenciais para sobreviver. Várias ações estão sendo desenvolvidas para amenizar a situação dessas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Secretaria de Educação de Campo Erê trabalha na conscientização para violência sexual contra criança e adolescente. Conforme a secretária LEDI EHREBRINCK, está sendo enviado material para as casas através de vídeo, pelo WhatsApp e agora está sendo organizado folder contendo as principais informações que as famílias precisam saber. Junto ao folder vai constar um número de telefone que pode servir para fazer denúncia, caso alguém saiba de algum crime que está sendo cometido. O folder será distribuído junto ao o kit alimentação.

Secretária de Educação admite: sem presença de aluno em sala de aula fica muito difícil identificar violência sexual infanto juvenil. Explica que quando se cria uma relação de confiança entre professor e aluno, a criança ou adolescente acaba contando muita coisa. LEDI lembra que todos tem obrigação de denunciar a polícia ou ao Conselho Tutelar toda vez que sabe que está acontecendo violência, dentro de casa. Ela lembra de vários casos que ficou sabendo quando era professora e também como diretora de escola.

Escolas ampliam horário de atendimento. A informação é do secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI. A partir dessa semana, as unidades de ensino da rede municipal estarão com horário ampliado para atendimento. A medida deverá perdurar enquanto houver a suspensão das aulas, em razão da pandemia do novo coronavírus – Covid-19. As unidades de ensino estarão abertas das 7 horas e 30 minutos ao meio dia e das 13 às 18 horas, com exceção das escolas do interior.

Escolas se organizam para atender a população sem aglomerações e seguindo as medidas preventivas de acordo com decretos municipais. O secretário, explica que o horário diferenciado visa atender um pedido dos pais que, muitas vezes, por conta do horário de trabalho, estavam encontrando dificuldades em retirar os materiais dos filhos.

Psicóloga chama atenção para cuidados com saúde mental na quarentena. TAÍSE HOLLAS que trabalha junto a Secretaria da Saúde de Santa Terezinha do Progresso, informa que está desenvolvendo um trabalho especialmente com profissionais da saúde. Explica que esses trabalhadores são os que mais ficam expostos ao coronavírus. Diante dos problemas, observa ela, é muito comum ocorrer alto estresse e ansiedade. TAÍSE enfatiza que profissional de saúde tem que tem boa saúde física e mental para poder atender a população como precisa.

As pessoas não devem deixar de fazer aquilo que gostam em suas horas de folga. De acordo com a psicóloga, é preciso esquecer, mesmo que por alguns momentos, os problemas do dia a dia. TAÍSE acrescenta que se a pressão do trabalho não for controlada, pode fazer muito mal para qualquer um. Defende a ideia de que as vezes, períodos ruins, como esse do coronavírus que estamos vivendo, servem para tirar as pessoas da zona de conforto e começam a mudar muita coisa na sua vida. Ser humano precisa de mudanças, finaliza a psicóloga.

Jupiá confirma primeiro caso de coronavírus. A confirmação do primeiro caso foi no fim de semana, por meio de uma nota da Secretaria de Saúde do município. O exame havia sido coletado na última semana e enviado ao Laboratório Central, o Lacen, que divulgou o resultado no sábado. O paciente está em casa em isolamento domiciliar. Jupiá tem ainda um caso suspeito.

Saltinho registra alto volume de chuva. Quem conta é o secretário de agricultura no município, ADALBERTO PEIXOTO. Segundo ele, a chuva veio na hora certa, pois quem trabalha com gado de leite está no período de plantio da pastagem de inverno e essa precipitação auxilia a germinação das sementes. Ele orienta que, quem ainda não fez a semeadura, agora é o momento. Em Saltinho o volume registrado foi cerca de 125 milímetros, quantidade que, segundo o secretário, ajuda muito agricultura.

Apesar de diminuir o fluxo nas estradas, acidentes com mortes são registrados. FABIANO DOS SANTOS – subtenente da Polícia Rodoviária Estadual comenta que por isso, os trabalhos da corporação estavam voltados na conscientização dos motoristas. A conduta de quem está no volante faz a diferença, acrescenta o comandante do posto em São Lourenço do Oeste. Outra observação que ele faz é que nos últimos dias cresceu o número de acidentes por ingestão de bebida alcoólica, principalmente nos fins de semana.

Operação tapa buraco melhorou as condições de tráfego, mas no geral a situação preocupa. O comentário é do comandante FABIANO, se referindo as estradas que ligam os municípios da nossa região. Alguns trechos estão recebendo melhorias na sinalização, o que é necessário no inverno para facilitar a visão dos motoristas. O militar recomenda que em trecho ruim, o condutor deve automaticamente reduzir a velocidade.

Polícia encerra festa e outras aglomerações no fim de semana. A Polícia Militar divulgou na manhã de hoje o boletim com as ocorrências de fiscalização da ordem pública devido ao novo coronavírus - Covid-19, nas últimas 72 horas, em São Lourenço do Oeste. De acordo com a PM, foram cinco ocorrências no total por descumprimento das medidas preventivas previstas em decretos estadual e municipal. Ainda segundo a PM, as vistorias em estabelecimentos comerciais e residências se deram através de denúncias da comunidade que, ao notarem aglomerações de pessoas, entraram em contato com a polícia.

Um dos casos citados pela polícia foi em linha Gramadinho, em propriedade particular ontem à noite. No local estava sendo realizada uma festa, que foi encerrada depois da visita da polícia. O comandante da Polícia Militar em São Lourenço do Oeste, capitão VILMAR ROSA, pede que a comunidade respeite as normas de prevenção, evite aglomerações de pessoas e utilize os equipamentos de proteção pessoal. Em casos de descumprimento, o capitão pede para que as denúncias sejam feitas pelo 190. A prefeitura também disponibilizou um número exclusivo para denúncias, sendo o 9 8433-9568.

Polícia Militar registra aglomeração de pessoas e apreende cocaína. Foi sábado em Marmeleiro. Após denúncia informando que numa casa estava ocorrendo algazarra e aglomeração de pessoas, as equipes de Marmeleiro e Renascença foram até o local e encontraram mais de 30 pessoas de várias cidades, descumprindo o decreto sobre aglomeração durante a pandemia. Ao realizar abordagem foi localizado na residência sete buchas de cocaína que pesou sete gramas. O proprietário da casa foi detido e encaminhado a 19ª SDP de Francisco Beltrão.

Motorista fica ferido em capotamento na BR-280. Foi ontem, entre Marmeleiro e Flor da Serra do Sul. O Uno que vinha sentido Marmeleiro, quando o motorista perdeu o controle, saiu da pista, bateu num barranco e capotou. O condutor sofreu ferimentos moderados e foi atendido pelo Samu, que o levaram ao hospital em Francisco Beltrão.

Briga entre irmãos, termina com um ferido por golpe de canivete. Um homem foi preso na noite de ontem, em Marmeleiro. De acordo com a PM, por volta das 21 horas e 10 minutos a equipe foi informada que teria ocorrido um desentendimento entre dois irmãos e um deles estava ferido. No local, vizinhos informaram que um dos envolvidos havia sido conduzido pelo SAMU até o Hospital Regional de Francisco Beltrão, e que o autor estaria em sua residência. Conforme a PM, o homem de 32 anos disse que teve um desentendimento com seu irmão de 39 anos, e que desferiu um golpe com seu canivete no abdômen dele. O autor foi preso e juntamente com o canivete utilizado foi encaminhado a 19ª SDP.

Saída de pista mata dois jovens e deixa dois feridos na madrugada de ontem na BR-282. A ocorrência foi próximo à empresa Piracanjuba em Maravilha. O acidente envolveu um Focus, placas de Chapecó, com quatro ocupantes. O automóvel teve o teto arrancado com o impacto da batida. Dois dos ocupantes, um homem e uma mulher foram encontrados já sem vida pela equipe do Samu. Ambos não possuíam documentação e não foram identificados.

O motorista de 23 anos estava inconsciente, apresentando vários ferimentos. Ele foi imobilizado e conduzido ao pronto socorro. Fora do carro foi encontrado um jovem de 18 anos. Ele estava consciente, apresentando edema e ferimento cortante na cabeça e possível fratura no pé. Ele foi imobilizado e conduzido ao pronto socorro do Hospital.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.