-BOLSONARO DIZ QUE MORO ACEITARIA TROCA NA PF SE FOSSE INDICADO AO STF
-EMPRABA VAI AUXILIAR NOS TESTES DE CORONAVÍRUS NO OESTE DE SC
-VICE-GOVERNADORA DIZ QUE QUARENTENA ANTECIPADA FOI UM EQUÍVOCO
-CONDER FAZ COMPRA COLETIVA DE TESTES DE COVID-19 PARA MUNICÍPIOS
-CONSELHO DE ÉTICA VAI ANALISAR SE HOUVE QUEBRA DE DECORO ENTRE VEREADORES
-INCENDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA NO BAIRRO ESTRELA E GALPÃO NO INTERIOR
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA SC 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O ministro da Saúde da Polônia, LUKASZ SZUMOWSKI, avaliou nesta sexta-feira que adiar as eleições presidenciais de maio para 2022 é a "única opção segura" diante da pandemia do novo coronavírus. O ministro afirmou que "a única opção segura para a eleição" seria "em dois anos". Apesar da pressão de todas as partes - oposição, especialistas médicos, população e até aliados do governo - as autoridades se negam a adiar a eleição, prevista para o dia 10 de maio.
O comércio e as escolas da Bélgica reabrirão muito gradualmente, a partir de 11 e 18 de maio, respectivamente, após terem sido fechadas em meados de março por medidas de confinamento para conter a pandemia. Segundo o governo belga, a disseminação do novo coronavírus "desacelerou, mas não desapareceu". O país tem 11 milhões e 500 mil habitantes e cerca de seis mil e 700 mortos pelo Covid-19. Com exceção de mercearias e lojas de tecidos, que poderão abrir em 4 de maio para vender materiais para máscaras, as lojas abrirão a partir de 11 de maio, desde que sejam respeitadas as medidas de distanciamento social. Restaurantes e cafés não estão autorizados a abrir, devendo retomar as atividades em 8 de junho.
Os Estados Unidos enviarão respiradores ao Equador, El Salvador e Honduras para enfrentar a pandemia de novo coronavírus, afirmou nesta sexta-feira o presidente DONALD TRUMP. Em uma série de tuítes, TRUMP contou ter falado com os presidentes do Equador, LENÍN MORENO; El Salvador, NAYIB BUKELE; e de Honduras, JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ, aos quais anunciou que fornecerá respiradores para pacientes de Covid-19. Também informou que enviará respiradores à Indonésia.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, vai decidir sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar os fatos narrados e as declarações feitas pelo então ministro da Justiça e da Segurança Pública, SÉRGIO MORO. O ex-ministro acusou BOLSONARO de interferência política na Polícia Federal. MELLO foi sorteado relator do pedido de abertura de inquérito encaminhado nesta sexta-feira pelo procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, ao STF com base no pronunciamento feito por MORO ao informar sobre seu pedido de demissão. Se o inquérito for autorizado, MORO e BOLSONARO passariam a ser investigados. Para a PGR, em tese, a fala do ex-ministro da Justiça e ex-juiz indica crimes como falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada.
O presidente JAIR BOLSONARO rebateu as acusações feitas pelo agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, que deixou o cargo na manhã desta sexta-feira com críticas ao presidente. BOLSONARO negou interferência política na Polícia Federal e também criticou o ex-ministro. O presidente
criticou MORO por, segundo ele, não investigar casos relacionados a ele, como a facada que sofreu em Juiz de Fora e o episódio da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde os suspeitos de matar a ex-vereadora do Rio de Janeiro, MARIELLE FRANCO, foram antes do crime. BOLSONARO ressaltou que tem a prerrogativa de nomear o diretor-geral da Polícia Federal e admitiu que gostaria de ter alguém no comando da PF que pudesse ter mais contato e interagir com ele. O presidente disse ainda que MORO teria dito que concordaria com a troca do diretor da Polícia Federal, mas somente depois de setembro quando fosse indicado para o Supremo Tribunal Federal.
O ministro SÉRGIO MORO apresentou à reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, trocas de mensagens que comprovariam a tentativa de influência do presidente Jair Bolsonaro na mudança da direção-geral da Polícia Federal e que também questionam a acusação de BOLSONARO, de que Moro teria exigido uma indicação a uma vaga no Supremo Tribunal Federal para aceitar a mudança no comando da PF. Na mensangem, BOLSONARO teria enviado um link do portal O Antogonista, sobre uma reportagem que mostraria que a Polícia Federal estaria “na cola” de 10 a 12 deputados bolsonaristas. A investigação citada na reportagem faz parte do inquérito das Fake News. Após o link, BOLSONARO escreveu: “Mais um motivo para a troca”. MORO revelou troca de mensagens com a deputada federal CARLA ZAMBELI do PSL, braço direto do presidente. A parlamentar pede que BOLSONARO aceite a troca na PF e a indicação para o STF. MORO respondeu que ele “não estaria à venda”.
Foi por telefone que o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA convidou o agora ex-ministro SÉRGIO MORO a integrar o primeiro escalão do governo de Santa Catarina nesta sexta-feira. O contato ocorreu pouco depois de MORO deixar o pronunciamento em que pediu demissão do cargo, em Brasília. MOISÉS estava na Casa D'Agronômica e enviou mensagens para se solidarizar com MORO por conta do momento. Durante a conversa, o governador aproveitou o embalo e disse: "aqui em Santa Catarina serás bem-vindo". O chefe do Executivo falou que há "algumas possibilidades no primeiro escalão". Nenhum cargo específico foi ofertado. Mais tarde, MOISÉS disse que seria a realização de um sonho contar com MORO na equipe de governo.
A Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, vai auxiliar os municípios do Alto Uruguai Catarinense no diagnóstico do Coronavírus. De acordo com a chefe da unidade, JANICE ZANELLA, a Embrapa vai auxiliar com sua estrutura o Ministério da Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. A partir da primeira quinzena de maio os laboratórios do Complexo de Sanidade e Genética Animal, que tem alta biossegurança, serão utilizados para os testes rápidos do Covid-19. Já foram definidos os critérios e orientações para a realização dos testes e os laboratórios, que foram finalizados em 2014, foram oficializados para os testes. São 15 profissionais das áreas de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia, biologia e laboratoristas que vão atuar nesta missão.
A instalação da iluminação decorativa da ponte Hercílio Luz deve ser paralisada, segundo recomendou o Ministério Público de Santa Catarina em documento enviado à secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, responsável pela licitação. A obra começou a ser feita no dia primeiro de abril com prazo de 50 dias. O valor total é de sete milhões 614 mil 798 reais. A principal justificativa para o pedido da promotora DARCI BLATT, é a contenção de gastos por conta da crise do coronavírus. A promotora recomenda ao secretário THIAGO VIEIRA a suspensão imediata da execução do contrato por, no mínimo seis meses. A volta deve ser condicionada à reavaliação da situação econômico do Estado ao final do prazo.
A agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste esteve aberta neste sábado para atendimento de serviços essenciais à população. O horário especial da agencia ocorreu entre oito e meio-dia para saque de INSS sem cartão, saque de Seguro Desemprego sem cartão e senha, saque do Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha. Os usuários também tinha a opção do pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha, saque de conta salário sem cartão e senha, além de desbloqueio de cartão e senha de contas. A agencia teve fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento foi permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina.
A Casan vai iniciar na próxima semana a instalação de uma nova adutora em São Miguel do Oeste. A informação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Conforme ele, a nova adutora de água tratada vai sair do bairro Estrela com destino ao bairro Progresso. Segundo ele, o encanamento terá 250 milímetros e vai passar por boa parte da cidade. De acordo com ele, atualmente a água abastece todas as residências e só após vai para o reservatório localizado no bairro Progresso. MELLO explicou que a partir de agora vai ocorrer o inverso, sendo que a água vai chegar primeiro ao reservatório para somente após abastecer a cidade de São Miguel do Oeste.
A instalação da nova adutora em São Miguel do Oeste vai beneficiar toda a população. A afirmação é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele destacou que o trabalho também vai evitar vazamentos, visto que nesse novo procedimento a pressão nos canos será menor. Ele revelou que essa instalação vai começar na próxima segunda-feira nas primeiras horas da manhã e o trabalho deve durar cerca de três meses. O chefe da agência local disse que espera a compreensão da população visto que será preciso realizar a abertura das ruas para a colocação da nova tubulação. MELLO admitiu que poderão ocorrer alguns transtornos mas espera o entendimento da população. Ao todo, a Casan vai investir cerca de 600 mil reais na instalação dessa nova adutora em São Miguel do Oeste.
O município de São Miguel do Oeste está em sistema de rodízio para o abastecimento de água desde a meia-noite. Entre a meia-noite e o meio dia, a Casan liberou água para os bairros São Sebastião, Estrela, Andreatta, São Gotardo, Progresso, São Jorge, Santa Rita e Linha Cruzinhas. A partir de agora até a meia-noite o abastecimento será para os bairros Agostini, Salete, Centro, Sagrado Coração de Jesus, Morada do Sol, Cohab, São Luiz e Jardim Peperi. O chefe da agencia local da Casan, EDNILSOM MELLO explicou que os reservatórios e mananciais de agua que abastecem a cidade foram afetados pela estiagem e isso levou a empresa a adotar o sistema. MELLO esteve à pouco no Peperi Rádio Repórter e os detalhes da entrevista estarão no Globo em Foco do próximo sábado.
O Conder realizou nesta semana o primeiro pregão eletrônico para compra de testes do Covid-19. O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional, Conder, e prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, avaliou que esta é uma ferramenta que auxilia nos trabalhos da entidade, principalmente agora que devem ser cumpridas as normas do distanciamento social. BRESSIANI ressaltou que as licitações foram retomadas pelo Conder nos últimos dias, com os devidos cuidados, e nesta sexta-feira ocorreu o primeiro pregão eletrônico. A licitação experimental ocorreu com a compra de testes do Covid-19 com redução de gastos. Segundo BRESSIANI, o consórcio está antecipando a exigência do governo federal que a partir de junho sejam realizados os pregões eletrônicos em compras com recursos da união.
O valor do teste para Covid-19, deste primeiro pregão eletrônico do Conder, reduziu de 200 para 89 reais a unidade. Conforme GENÉSIO BRESSIANI, o preço inicial das empresas começou em 200, reduziu para 111 e acabou saindo no valor final 89 reais. No total, foram adquiridos sete mil e 50 testes que serão distribuídos entre os municípios da Ameosc. A quantidade de testes leva em conta o número de habitantes de cada municípios.Para o presidente do Conder, as compras coletivas já permitiram uma redução significativa de gastos aos municípios. GENÉSIO BRESSIANI ressaltou que as empresas que fazem as vendas para as prefeituras trabalham com uma margem maior quando se trata de setor público. Quando o volume da compra é maior, esse valor acaba reduzindo. BRESSIANI enfatiza que cada vez mais os municípios assumem compromissos do estado ou da união, mas os recursos estão cada vez mais escassos, o que justifica a importância da economia nas licitações.
Não há previsão para liberação de valores pela união para concluir a licitação da usina de asfalto no extremo-oeste. A informação é do presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANE. Ele disse que havia expectativa para implantação neste ano, mas em função da contenção de gastos e da pandemia do coronavírus, o consórcio admite a possibilidade de que a implantação da usina atrase ainda mais. A usina de asfalto vai produzir material para a recuperação e pavimentação de ruas urbanas nas cidades da região. A expectativa é de que o custo do asfalto tenha uma redução muito expressiva com a usina. BRESSIANE reforçou que não nenhuma previsão de quando os recursos para o projeto serão liberados.
Depois de um mês sem edições em razão da pandemia do coronavírus, o Peperi Debates voltou à programa da rádio Peperi. O tradicional espaço de debates da Peperi retornou hoje com uma discussão sobre os impactos do coronavírus para a educação: quais são os caminhos para evitar um prejuízo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O debate contou com a participação da secretaria de Educação, JAQUELINE GABOARDI, da gerente regional de educação do estado, ELIANE GALIAZZI e do diretor do Senai, IVANOR FINATTO. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.
As escolas municipais estão se adaptando a esse novo momento e aos desafios gerados pelo coronavírus para a educação. O comentário é da secretária de Educação, JAQUELINE GABOARDI. Ela explicou que a tecnologia é a grande aliada para as atividades e aulas não presencias, mas os estudantes que não tem acesso a internet estão recebendo os materiais impressos para não perder conteúdo. JAQUELINE disse que o planejamento é para que o impacto seja o menos negativo possível. Ela acredita que os conteúdos terão que ser retomados quando as aulas presenciais forem reestabelecidas. A secretaria comentou ainda que cada estudante tem um ritmo de estudo e aprendizagem e os professores também tem a preocupação com o crescimento de todos os alunos neste momento.
As escolas da rede estadual também estão se adaptando e os professores passam por um processo constante de preparação e capacitação para o período de atividades à distância. A afirmação é do coordenadora regional de educação, ELIANE GALIAZZI. De acordo com ela, o estado tem a obrigação de prover os meios para garantir a oferta de educação e a solução encontrada foi o uso de atividades pela internet e entrega de materiais impressos para os alunos. Ela citou que existe lacunas abertas pela falta de contato pessoal, mas os professores trabalham para estimular os alunos a não abandonar os conteúdos e manter o hábito de estudar todos os dias. ELIANE citou ainda que essas experiências vão desenvolver novas habilidades relacionadas ao uso de tecnologias digitais. Para ela, o resultado disso tudo só será possível de verificar quando as aulas retornarem.
O Senai já usava o sistema hibrido de ensino, com muitas ferramentas de inteligência artificial com os alunos antes da pandemia de coronavírus. A declaração é do diretor do Senai, IVANOR FINATTO. Ele disse que não houve muita dificuldade no conteúdo teórico e que as maiores dificuldades estão nos cursos técnicos que tem aulas à distância. O grande impacto, segundo FINATTO está na geração dos professores tem uma dificuldade maior para se adaptar e criar conteúdo para uma geração digital. O desafio está, segundo o diretor, na preparação dos conteúdos adequadamente. Ele disse que esse é um período de testes e de verificações do que pode dar certo na educação distância. FINATTO ressaltou que o protagonismo dos estudantes é fundamental para avançar na construção do conhecimento neste momento.
A quarentena ocorreu de forma equivocada em Santa Catarina. A posição é da vice-governadora do estado, DANIELA REINEHR. Em entrevista a Rádio Oeste FM nesta quinta-feira, ela defendeu o isolamento seletivo da população e disse que o momento é de cautela. Ao mesmo tempo, ela citou que não é ficando meio ano em casa que o vírus vai passar. DANIELA afirmou que será necessário aprender a conviver com o Covid-19 e outros vírus que possam surgir. A vice-governadora considera que não apenas a quarentena foi determinada muito cedo, mas também a forma como ela ocorreu foi equivocava. DANIELA disse que deveria ter ocorrido um isolamento de pacientes com sintomas e pessoas do grupo de risco, e barreiras nas cidades onde havia casos da doença. Nas demais cidades, o governo não deveria ter aplicado essas restrições tão severas.
Por ter uma opinião diferente da do governador CARLOS MOISES, a vice-governadora afirmou que acabou sendo excluída das discussões. DANIELA REINEHR disse que a principal discordância é com relação ao isolamento, que na opinião dela, deve ser seletivo, para as pessoas do grupo de risco, e não universal, como fez o governador. A vice-governadora enfatizou que quando as dificuldades econômicas começaram a aparecer, foi ainda mais insistente para que as atividades comerciais fossem retomadas. DANIELA REINEHR ressaltou que apesar das divergências, descartou um possível rompimento com o governador, porque os dois foram eleitos para esta função até o final do mandato.
A câmara de vereadores repassou cerca de 150 mil reais para a prefeitura de São Miguel do Oeste. A informação é do presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, são 135 mil reais são referentes as sobras do dinheiro que o legislativo tem direito no orçamento do município. Cerca de 20 mil são relativos a retenção do imposto de renda dos servidores da casa. A devolução mensal para o executivo foi um acerto firmado entre o presidente da câmara e o prefeito WILSON TREVISAN diante das dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus. O valor será usado em ações na área da saúde.
A discussão entre os vereadores VANIRTO CONRADT e ODEMAR MARQUES durante a sessão virtual de quinta-feira vai ser analisada pelo setor de jurídico e pelo conselho de ética da câmara. O fato já foi encaminhado para os dois setores pelo presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que o caso é grave e os vereadores não podem usar os microfones da câmara para ficarem se ofendendo. DI BERTI informou que o jurídico e o conselho de ética vão analisar se houve quebra de decoro por parte dos parlamentares.
Os vereadores ODEMAR MARQUES e VANIRTO CONRADT, que são do mesmo partido, trocaram insultos durante a sessão virtual transmitida ao vivo pela rádio Peperi. Durante a palavra livre, o vereador ODEMAR MARQUES criticou um pedido feito por VANIRTO para que a prefeitura realizasse um serviço em um bairro da cidade. ODEMAR disse que esse tipo de pedido em tempos de coronavírus é politicagem. VANIRTO retrucou e disse que ODEMAR deveria parar de criticar os outros. VANIRTO disse ainda que o colega de partido é “destrambelhado” e vive “se passando”. ODEMAR retomou a palavra e disse que VANIRTO está louco e deveria ir para um hospício. Os dois foram ouvidos ontem pela reportagem da Peperi e se desculparam pela situação.
O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio na tarde de ontem na Linha Santa Catarina, interior de São Miguel do Oeste. Um caminhão e um galpão foram destruídos pelo fogo. A guarnição foi até o local, mas quando os bombeiros chegaram, o incêndio já havia consumido a edificação de madeira. As causas que deram início ao sinistro ainda não foram confirmadas pelos bombeiros.
Uma casa foi destruída em um incêndio na manhã de ontem no bairro Estrela. O fogo atingiu uma residência na Rua General Osório por volta das 10 horas da manhã. As chamas consumiram uma edificação mista de dois andares. Duas famílias residem no local. A casa fica nos fundos de um terreno, o que dificultou o acesso dos bombeiros. Apesar da ação rápida da guarnição, a edificação foi praticamente toda destruída pelas chamas e as famílias perderam todos os pertences e objetos pessoais. Pelo menos três viaturas dos bombeiros e do Samu foram deslocadas para atender a ocorrência. A Defesa Civil e a Polícia Militar também prestaram auxílio. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Um acidente deixou um motociclista ferido nesta sexta-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta das três horas da tarde na comunidade de Linha Cordilheira, em Itapiranga e envolveu uma motocicleta de Itapiranga e um caminhão de ração. Os dois trafegavam no mesmo sentido, ou seja, de Iporã do Oeste a Itapiranga, quando ocorreu a colisão. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista que teve ferimentos. Ele foi encaminhado para o Hospital de Itapiranga onde recebeu atendimento médico.