-BOLSONARO DIZ QUE MORO ACEITARIA TROCA NA PF SE FOSSE INDICADO AO STF
-EMPRABA VAI AUXILIAR NOS TESTES DE CORONAVÍRUS NO OESTE DE SC
-BELMONTE POSSUI MAIS DE UM MILHÃO EM EMENDAS IMPOSITIVAS CONFIRMADAS OU ENCAMINHADAS
-TUNÁPOLIS COMEMORA 31 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA NESTE DOMINGO
-CELEBRAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DESTE DOMINGO TERÁ PRESENÇA DO FREI PAUL KROETZ
-CONDER REALIZA PRIMEIRO PREGÃO ELETRÔNICO PARA COMPRA DE TESTES DO COVID-19
-INCÊNDIOS DESTROEM CAMINHÃO E GALPÃO E ATINGEM CASA
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163
-POLÍCIA MILITAR AMPLIA COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O ministro da Saúde da Polônia, LUKASZ SZUMOWSKI, avaliou nesta sexta-feira que adiar as eleições presidenciais de maio para 2022 é a "única opção segura" diante da pandemia do novo coronavírus. O ministro afirmou que "a única opção segura para a eleição" seria "em dois anos". Apesar da pressão de todas as partes - oposição, especialistas médicos, população e até aliados do governo - as autoridades se negam a adiar a eleição, prevista para o dia 10 de maio.
O comércio e as escolas da Bélgica reabrirão muito gradualmente, a partir de 11 e 18 de maio, respectivamente, após terem sido fechadas em meados de março por medidas de confinamento para conter a pandemia. Segundo o governo belga, a disseminação do novo coronavírus "desacelerou, mas não desapareceu". O país tem 11 milhões e 500 mil habitantes e cerca de seis mil e 700 mortos pelo Covid-19. Com exceção de mercearias e lojas de tecidos, que poderão abrir em 4 de maio para vender materiais para máscaras, as lojas abrirão a partir de 11 de maio, desde que sejam respeitadas as medidas de distanciamento social. Restaurantes e cafés não estão autorizados a abrir, devendo retomar as atividades em 8 de junho.
Os Estados Unidos enviarão respiradores ao Equador, El Salvador e Honduras para enfrentar a pandemia de novo coronavírus, afirmou nesta sexta-feira o presidente DONALD TRUMP. Em uma série de tuítes, TRUMP contou ter falado com os presidentes do Equador, LENÍN MORENO; El Salvador, NAYIB BUKELE; e de Honduras, JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ, aos quais anunciou que fornecerá respiradores para pacientes de Covid-19. Também informou que enviará respiradores à Indonésia.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, vai decidir sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar os fatos narrados e as declarações feitas pelo então ministro da Justiça e da Segurança Pública, SÉRGIO MORO. O ex-ministro acusou BOLSONARO de interferência política na Polícia Federal. MELLO foi sorteado relator do pedido de abertura de inquérito encaminhado nesta sexta-feira pelo procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, ao STF com base no pronunciamento feito por MORO ao informar sobre seu pedido de demissão. Se o inquérito for autorizado, MORO e BOLSONARO passariam a ser investigados. Para a PGR, em tese, a fala do ex-ministro da Justiça e ex-juiz indica crimes como falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada.
O presidente JAIR BOLSONARO rebateu as acusações feitas pelo agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, que deixou o cargo na manhã desta sexta-feira com críticas ao presidente. BOLSONARO negou interferência política na Polícia Federal e também criticou o ex-ministro. O presidente criticou MORO por, segundo ele, não investigar casos relacionados a ele, como a facada que sofreu em Juiz de Fora e o episódio da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde os suspeitos de matar a ex-vereadora do Rio de Janeiro, MARIELLE FRANCO, foram antes do crime. BOLSONARO ressaltou que tem a prerrogativa de nomear o diretor-geral da Polícia Federal e admitiu que gostaria de ter alguém no comando da PF que pudesse ter mais contato e interagir com ele. O presidente disse ainda que MORO teria dito que concordaria com a troca do diretor da Polícia Federal, mas somente depois de setembro quando fosse indicado para o Supremo Tribunal Federal.
O ministro SÉRGIO MORO apresentou à reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, trocas de mensagens que comprovariam a tentativa de influência do presidente Jair Bolsonaro na mudança da direção-geral da Polícia Federal e que também questionam a acusação de BOLSONARO, de que Moro teria exigido uma indicação a uma vaga no Supremo Tribunal Federal para aceitar a mudança no comando da PF. Na mensangem, BOLSONARO teria enviado um link do portal O Antogonista, sobre uma reportagem que mostraria que a Polícia Federal estaria “na cola” de 10 a 12 deputados bolsonaristas. A investigação citada na reportagem faz parte do inquérito das Fake News. Após o link, BOLSONARO escreveu: “Mais um motivo para a troca”. MORO revelou troca de mensagens com a deputada federal CARLA ZAMBELI do PSL, braço direto do presidente. A parlamentar pede que BOLSONARO aceite a troca na PF e a indicação para o STF. MORO respondeu que ele “não estaria à venda”.
Foi por telefone que o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA convidou o agora ex-ministro SÉRGIO MORO a integrar o primeiro escalão do governo de Santa Catarina nesta sexta-feira. O contato ocorreu pouco depois de MORO deixar o pronunciamento em que pediu demissão do cargo, em Brasília. MOISÉS estava na Casa D'Agronômica e enviou mensagens para se solidarizar com MORO por conta do momento. Durante a conversa, o governador aproveitou o embalo e disse: "aqui em Santa Catarina serás bem-vindo". O chefe do Executivo falou que há "algumas possibilidades no primeiro escalão". Nenhum cargo específico foi ofertado. Mais tarde, MOISÉS disse que seria a realização de um sonho contar com MORO na equipe de governo.
A Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, vai auxiliar os municípios do Alto Uruguai Catarinense no diagnóstico do Coronavírus. De acordo com a chefe da unidade, JANICE ZANELLA, a Embrapa vai auxiliar com sua estrutura o Ministério da Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. A partir da primeira quinzena de maio os laboratórios do Complexo de Sanidade e Genética Animal, que tem alta biossegurança, serão utilizados para os testes rápidos do Covid-19. Já foram definidos os critérios e orientações para a realização dos testes e os laboratórios, que foram finalizados em 2014, foram oficializados para os testes. São 15 profissionais das áreas de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia, biologia e laboratoristas que vão atuar nesta missão.
A instalação da iluminação decorativa da ponte Hercílio Luz deve ser paralisada, segundo recomendou o Ministério Público de Santa Catarina em documento enviado à secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, responsável pela licitação. A obra começou a ser feita no dia primeiro de abril com prazo de 50 dias. O valor total é de sete milhões 614 mil 798 reais. A principal justificativa para o pedido da promotora DARCI BLATT, é a contenção de gastos por conta da crise do coronavírus.A promotora recomenda ao secretário THIAGO VIEIRA a suspensão imediata da execução do contrato por, no mínimo seis meses. A volta deve ser condicionada à reavaliação da situação econômico do Estado ao final do prazo.
-BELMONTE POSSUI MAIS DE UM MILHÃO EM EMENDAS IMPOSITIVAS CONFIRMADAS OU ENCAMINHADAS
-TUNÁPOLIS COMEMORA 31 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA NESTE DOMINGO
-CELEBRAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DESTE DOMINGO TERÁ PRESENÇA DO FREI PAUL KROETZ
-CONDER REALIZA PRIMEIRO PREGÃO ELETRÔNICO PARA COMPRA DE TESTES DO COVID-19
Isenção dos pagamentos dos programas estaduais mantidos nos municípios seria um grande auxílio financeiro para as prefeituras. A afirmação é do presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO. Ele destaca que a Ameosc reconhece o trabalho fundamental que entidades como Epagri, Cidasc, Policia Militar e Corpo de Bombeiros fazem nos municípios e que a solicitação de isenção para as prefeituras não irá comprometer o trabalho. CASTRO explicou que a isenção solicitada nesta semana e debatida na assembleia de ontem da Ameosc auxiliaria os municípios a superar as dificuldades financeiras que tem se somado em função da pandemia do Covid-19, além de dar condições para que continuem prestando os serviços essenciais. O ofício salienta ainda as dificuldades que os municípios estão enfrentando em função da estiagem e que esse problema agrava ainda mais as contas municipais.
Câmara de Vereadores de Mondaí doa 150 mil ao executivo para enfrentamento ao coronavírus. O valor seria investido na construção da sede própria do legislativo. A doação foi feita esta semana ao prefeito VALDIR RUBERT, pelo presidente da Câmara de Vereadores, VOLMIR MIOTTO e os vereadores MARISA FLACH, ROBERTO BERNARDY, AUGUSTO WOHLFARTH e VALDORI GOLDBECK. Conforme o prefeito, deste valor, 120 mil serão investidos na saúde e 30 mil serão destinados para o hospital. RUBERT lembra que o município já repassa o valor mensal de 92 mil 338 reais ao hospital. O prefeito destaca que Mondaí não possui nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus até o momento, no entanto, a ideia é prevenir, adotando as medidas de prevenção e estruturando o setor de saúde e o hospital, caso venham ocorrer confirmações da doença.
Produtos usados no enfrentamento ao coronavírus estão dispensados de licitação. Conforme o secretário de Saúde de Descanso, CLEBER RECH, a dispensa da licitação em casos de calamidade pública emergência, como no momento acontece devido à pandemia, está prevista em lei. Ele explica que o objetivo é agilizar a compra dos produtos para o quanto antes promover a prevenção. RECH lembra que com os orçamentos das empresas em mão o município também analisa a documentação para conferir se está tudo em dia. Em Descanso, o secretário comenta que até o momento já foram investidos 70 mil reais em materiais como luvas, máscaras, tecidos para confecção de máscaras, álcool gel e testes rápidos de Covid-19. A maioria dos recursos são próprios, e há também uma parte de verbas do governo federal. Na tarde desta sexta-feira os agentes de saúde receberam as máscaras que serão entregues as famílias durante o final de semana.
Tunápolis projeta nova de rede de água para a próxima semana. A falta de chuva que afeta várias regiões gera problemas maiores em alguns municípios do Extremo Oeste. Tunápolis necessita de ações emergenciais para garantir água potável para a população, além de preocupações com animais e queda da produção agrícola. Conforme o secretário de Transportes e Obras, JULINHO ZINHANI, máquinas da prefeitura são disponibilizadas para abertura de fontes de água, no entanto o foco principal está em nova rede com captação no Rio Peperi e a segunda estação de tratamento. Testes serão feitos a partir de segunda-feira com a capacidade superior a 250 mil litros de água por dia. O secretário diz que a Estação de Tratamento tem previsão de ser concluída na próxima semana. Objetivo é sanar a falta de água na cidade.
Atualmente o município necessita transportar entre 250 a 300 mil litros de água por dia para o abastecimento no perímetro urbano. JULINHO ZINHANI alerta para outras necessidades e admite levar água para produtores rurais. O secretário de Transportes e Obras destaca que diversas granjas registram baixo estoque nas cisternas e fontes não correspondem por falta de chuva mais consistente. O secretário lembra que o município decretou situação de emergência e precisa fazer sua parte para garantir o abastecimento de água na cidade e interior. ZINHANI cita ainda que a secretaria trabalha na abertura de novos silos e cobertura de silagem do milho safrinha. De acordo com o secretário, nos últimos dias foram feitas melhorias em estradas vicinais, porém devido a falta de umidade do solo os serviços de manutenção de estradas foram interrompidos. O patrolamento somente será retomado após nova chuva.
Secretário da Saúde de São João do Oeste avalia que a pandemia da Covid-19 está em nova fase. Para VITUS RITTER, é preciso manter o máximo de cuidado na prevenção. Ele observa que várias regiões do país estão esgotando o limite de atendimento de pacientes com o coronavírus e o número de mortes é preocupante. Ele afirma que a secretaria de Saúde de São João do Oeste está fortalecida pelo apoio do comércio da cidade e interior do município. RITTER elogia o comprometimento de empresas que estão adotando medidas corretas com distanciamento de pessoas em todos os estabelecimentos. O secretário considera que a prevenção é feita de medidas simples como usar máscara e álcool gel. Isso tudo vai contribuir para a redução de pacientes de várias doenças respiratórias. RITTER reconhece enormes prejuízos causados pelo isolamento das pessoas e confia na retomada da rotina normal em breve.
São João do Oeste tem apenas sete pessoas com sintomas, nenhum caso suspeito e nenhuma confirmação da doença no município. Atendimento na unidade de saúde segue com restrições e acesso separado para pacientes com sintomas de gripe. O secretário da Saúde lembra que a avaliação é feita na triagem na chegada das pessoas e está mantido o revezamento da equipe médica, reduzindo a exposição dos profissionais da área com possíveis pacientes com o novo coronavírus. VITUS RITTER informa que alguns atendimentos estão sendo retomados como na pediatria com duas profissionais, ginecologistas, psicóloga, dentista e fisioterapeuta também estão atuando no atendimento a população. RITTER alerta que tudo deve ser feito por agendamento na secretaria de saúde. Informa que as agentes comunitárias de saúde vão retomar contato por telefone ou mensagem de WhatsApp informado sobre as novidades que estão sendo implantadas.
Saúde segue com várias restrições aos pacientes. Ainda não está autorizado à realização de exames e consultas em hospitais de referência. Consultas com especialistas via SUS não estão sendo agendadas e os pacientes seguem na fila de espera para realização de cirurgias. Conforme o secretário da Saúde, a secretaria da saúde tem se empenhado para oferecer as melhores condições possíveis para os servidores da saúde. São desenvolvidas diversas ações com foco para preservar a equipe da saúde que atende a população. VITUS RITTER diz que já foram investidos 50 mil reais em Equipamentos de Proteção Individual e novas aquisições serão feitas nos próximos dias. Município possui orçamento e recebe recursos federais para enfrentamento a Covid-19. O planejamento de 2020 está sendo alterado. Trabalho feito com o Conselho Municipal de Saúde será analisado em reunião terça-feira.
Tunápolis comemora 31 anos de emancipação político administrativa neste domingo. Durante este final de semana estava prevista a décima quarta Efacitus, feira que foi cancelada em função da estiagem e a situação da pandemia. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, apesar de não haver nenhum evento de comemoração tradicional do aniversário do município, a data será lembrada por meio de uma celebração de Ação de Graças, a partir das oito horas, na igreja matriz. A celebração poderá ser acompanhada pela página de Facebook da prefeitura, o Tunápolis Stad. Conforme o prefeito, o momento é de agradecer a todos os colonizadores, que venceram a dificuldade da época, o empenho de todos os gestores, e também de parabenizar a todos os munícipes pelo trabalho e perseverança.
Celebração da igreja matriz deste domingo será alusiva aos 25 anos de vida religiosa do frei PAUL KROETZ. A Rádio Oeste FM fará novamente a transmissão da missa neste domingo, a partir das oito horas e 30 minutos, já que a participação de público ainda não é permitida. O frei PAUL KROETZ é natural da comunidade de Fortaleza, São João do Oeste, e desde 1993 atua como missionário na região amazônica. Hoje responde pela paróquia de Sapezal, Mato Grosso. Quando a família se mudou para o Rio Grande do Sul, o frei conheceu a Ordem dos Capuchinhos em Porto Alegre, onde ingressou em 1984. A ordenação se deu em 1995 na cidade gaúcha de Dois Irmãos, e este ano o frei completa 25 anos de sacerdócio. Frei PAUL explica que a diferença em relação ao padre é que o frei é de uma congregação religiosa diferente, que no seu caso é a Franciscano Capuchinho. Assim como o padre, o frei também assume paróquias.
Conder realiza primeiro pregão eletrônico para compra de testes do Covid-19. O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional, Conder, e prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, avalia que é uma ferramenta que auxilia nos trabalhos da entidade, principalmente agora que devem ser cumpridas as normas do distanciamento social. BRESSIANI ressalta que as licitações foram retomadas pelo Conder nos últimos dias, com os devidos cuidados, e nesta sexta-feira ocorreu o primeiro pregão eletrônico. A licitação experimental ocorreu com a compra de testes do Covid-19. O presidente destaca que os testes são para os municípios aplicarem em pacientes com sintomas suspeitos, com o objetivo de agilizar o resultado. A compra coletiva permite a redução de gastos. Segundo BRESSIANI, o consórcio está antecipando a exigência do governo federal que a partir de junho sejam realizados os pregões eletrônicos em compras com recursos da união.
O valor do teste para Covid-19, deste primeiro pregão eletrônico do Conder, reduziu de 200 para 89 reais a unidade. Conforme GENÉSIO BRESSIANI, o preço inicial das empresas começou em 200, reduziu para 111 e acabou saindo no valor final 89 reais. No total, foram adquiridos sete mil e 50 testes que serão distribuídos entre os municípios da Ameosc. A quantidade de testes leva em conta o número de habitantes de cada municípios. Para o presidente do Conder, as compras coletivas já permitiram uma redução significativa de gastos aos municípios. GENÉSIO BRESSIANI ressalta que as empresas que fazem as vendas para as prefeituras trabalham com uma margem maior quando se trata de setor público. Quando o volume da compra é maior, esse valor acaba reduzindo. BRESSIANI enfatiza que cada vez mais os municípios assumem compromissos do estado ou da união, mas os recursos estão cada vez mais escassos, o que justifica a importância da economia nas licitações.
Em relação à usina de asfalto, o presidente do consórcio afirma que havia expectativa para implantação neste ano. Somado as dificuldades financeiras ainda do ano passado, com o primeiro ano dos dois governos e este ano a pandemia, GENÉSIO BRESSIANI diz que não há previsão para liberação de valores pela união para concluir a licitação da usina em função da contenção de gastos. Um dos principais avanços do Conder, conforme o presidente, foi o licenciamento ambiental que passou a ser feito pelos municípios por meio do consórcio. BRESSIANI cita que até final do ano todas as leis foram aprovadas e os profissionais técnicos contratados por concurso público. Durante a pandemia, ele comenta que foram feitas as análises técnicas dos processos de forma online, com paralisação somente das vistorias. No momento um técnico está liberado e faz as vistorias.
Como prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI enfatiza que o município tem a confirmação ou o encaminhamento de mais de um milhão de reais em emendas impositivas. 250 mil são do deputado PEDRO UCZAI para infraestrutura urbana. A Caixa Econômica já fez a vistoria e é aguardada a autorização para licitação. Belmonte já fez a licitação para investir 100 mil do deputado PADRE PEDRO, e esta semana foi aberta conta para liberação de 200 mil para a saúde, do ex-deputado GELSON MERÍSIO. O município aguarda ainda mais 150 mil do deputado MAURO DE NADAL, para compra de veículos, mais 200 mil pelo deputado federal DARCI DE MATOS, 100 mil do senador JORGINHO MELLO e 150 mil do senador ESPIRIDIÃO AMIN, valores destinados para o setor da saúde. O prefeito cita ainda que o município se cadastrou para receber 200 mil da deputada MARLENE FENGLER, para investir na quadra coberta da escola João Revers.
-INCÊNDIOS DESTROEM CAMINHÃO E GALPÃO E ATINGEM CASA
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163
-POLÍCIA MILITAR AMPLIA COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE
Incêndio atinge casa em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu na manhã de ontem um incêndio em uma residência na Rua General Osório, no Bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. As chamas atingiram uma edificação mista de dois andares. Segundo informações, duas famílias residem no local. A casa fica nos fundos de um terreno, o que dificultou o acesso dos bombeiros. Apesar da ação rápida dos bombeiros, edificação foi praticamente toda tomada pelas chamas e as famílias perderam todos os pertences. Pelo menos três viaturas dos bombeiros e do Samu foram deslocadas para atender a ocorrência. A Defesa Civil e a Polícia Militar também prestaram auxílio.
Incêndio destrói caminhão e galpão no interior de SMO. A ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira, na Linha Santa Catarina, interior de São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem do Portal Peperi, um caminhão e um galpão ficaram destruídos pelo fogo. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, mas pouco pode ser feito. As causas que deram início ao sinistro são desconhecidas até o momento.
Motociclista fica ferido em acidente na SC 163. O acidente aconteceu por volta das 15 horas desta sexta-feira, na SC 163, na comunidade de Cordilheira, interior de Itapiranga. A colisão envolveu uma motocicleta Yamaha XTZ 150 e caminhão Mercedes Benz, os dois de Itapiranga. Os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, de Iporã do Oeste a Itapiranga quando ocorreu a colisão. O Corpo de Bombeiros atendeu o condutor da motocicleta, um jovem de 18 anos que sofreu escoriações na região lombar e dorsal e suspeita de luxação do ombro direito. Ele foi encaminhado para o Hospital Sagrada Família de Itapiranga. A Policia Militar Rodoviária fez o levantamento do acidente.
Polícia Militar amplia combate ao tráfico de drogas no extremo-oeste. Na noite de ontem a Polícia Militar atendeu duas ocorrências de tráfico de drogas em SMOeste. O primeiro fato ocorreu por volta das 21 horas, no Bairro Santa Rita, quando a guarnição do décimo primeiro Pelotão de Patrulhamento Tático realizava o policiamento preventivo e abordou um veículo que estava estacionado com duas pessoas em atitude suspeita, os quais já possuíam registros criminais envolvendo drogas. Durante as buscas foram localizadas 19 pedras de crack. Os dois foram presos em flagrante. Também foram apreendidos o celular, o dinheiro e as drogas.
Na segunda ação, após uma operação envolvendo vários grupos da Polícia Militar de Fronteira, um suspeito de estar vendendo drogas na cidade foi abordado em seu veículo na BR 282, próximo a Linha Aparecida, em SMOeste. Durante as buscas foram localizadas 300 gramas de maconha e 20 gramas de cocaína. O homem informou que adquiriu a droga em Chapecó e teria pago mil 340 reais. O homem foi preso em flagrante. O celular e o veículo suspeito de estar sendo utilizado na prática foram apreendidos.